VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Segunda-feira, 25 de Agosto de 2008

Desilusão

Mais uma época, e mais um início de campeonato com o pé esquerdo, para não variar. E nem sequer vou dizer que estou particularmente surpreendido, porque regra geral estou sempre à espera de uma coisa destas. Já estou farto de ver qualquer equipazita atirar onze troncos para dentro do campo, a chutarem bolas para onde estão virados, e a comerem a relva com o único objectivo de sacarem um empate que aparentemente valerá muitas vezes o seu peso em ouro, e depois os nossos jogadores, cujos ordenados de um mês pagariam o orçamento da época inteira dos referidos troncos, não serem capazes de ultrapassar este obstáculo.

É evidente que há melhorias. O Benfica ontem, do primeiro ao último minuto, procurou sempre jogar futebol. Nunca pareceu ser uma equipa perdida em campo, mostrou sempre ter um rumo definido, e nunca optou pelo irritante chutão dos defesas centrais directamente para a frente, táctica a que nos habituámos nos últimos anos. Houve sempre a preocupação de jogar pelos flancos, procurar a linha e centrar (mesmo que depois 90% dos centros fossem feitos para cima do guarda-redes adversário). Mas caramba, isso serve-me de pouco consolo. O Benfica precisa é de ganhar, nem que seja com o chutão para a frente.

Nunca pensei vir a dizer isto, mas fiquei lixado com a saída do Carlos Martins a meio da primeira parte (se ele continua com o velho hábito de se lesionar semana sim, semana não estamos tramados). Até porque a dupla Bastos/Yebda no centro não é propriamente prendada no capítulo do passe - têm outros méritos, mas a distribuição de jogo definitivamente não é um deles. O Aimar continua a não me convencer naquela posição de segundo avançado, porque pura e simplesmente desaparece do campo. Eu não vi o início do jogo, e durante a primeira parte cheguei a pensar se o Aimar estaria a jogar ou não, porque não o via intervir em qualquer jogada. Quando, na segunda parte, ele se foi encostar ao lado esquerdo passou a estar muito mais em jogo.

Com 0-0 ao intervalo, sendo que as maiores ameaças que conseguimos fazer foram na sequência de bolas paradas (uma cabeçada à trave do Yebda foi o mais próximo que estivemos de marcar), fiquei à espera do típico golpe de teatro, em que invariavelmente a equipa que quer empatar consegue colocar-se em vantagem. Num lance muito consentido por nós, isso aconteceu mesmo, tendo o adversário saltado quase à vontade na sequência de um canto, o Quim não conseguiu segurar a bola, e apesar desta ter ficado numa zona em que estavam três jogadores do Benfica, foi um jogador do Rio Ave quem conseguiu chegar primeiro e marcar. Os males só não foram maiores porque praticamente na jogada seguinte empatámos. Na sequência de mais um centro feito para cima do guarda-redes, este conseguiu afastar a bola direitinha para a cabeça do Nuno Gomes ao segundo poste, que empurrou para golo. A este golo seguiu-se aquele que terá sido o melhor período do Benfica no jogo, mas sempre sem arte nem engenho para chegramos ao segundo golo.

Numa apreciação global, fiquei desiludido com a nossa estreia no campeonato. Era importante termos começado com uma vitória, e um empate contra uma equipa recém-promovida não é um bom cartão de apresentação. Gostei das exibições do Luisão e do Léo, mas parece-me que o problema maior está no ataque, já que revelamos sempre dificuldades em marcar golos. Os últimos passes ou toques saem mal, e há alguns posicionamentos que continuam a não me agradar: o já referido do Aimar como segundo avançado, e também o do Amorim como médio direito; pareceu-me que com a entrada do Balboa para aquele lado fomos capazes de criar muito mais perigo de uma forma consistente sempre que atacávamos por ali. Talvez com as previsíveis entradas do Reyes e do Di María na equipa isto possa sofrer alterações.

publicado por D'Arcy às 14:10
link do post | comentar
25 comentários:
De pjff1 a 25 de Agosto de 2008
Como é normal a tua crónica é quase um espelho daquilo que acho, logo pouco mais há a acrescentar, até porque o título escolhido espelha o que eu sinto.

Americano
De Tarwin a 25 de Agosto de 2008
Foi mais do mesmo. A única coisa que não é semelhante ao ano passado é que o treinador não foi (ainda...) despedido. Mas vamos aguardar pela segunda jornada e ver se temos outra vez mais do mesmo ou não.

www.reflexoesbenfiquistas.blogspot.com
De Jorge Ventura a 25 de Agosto de 2008
D'Arcy
Como sempre uma análise super correcta de tudo mas noto em ti uma certa descrença e penso que isso é negativo para a Família Benfiquista...afinal de contas nada está perdido, faltaram-nos peças importantes na equipa, Reyes e Di Maria, o Aimar anda nitidamente perdido como 2º avançado e acho uma enorme estupidez vender o Nélson por 5 milhões, acho que ele imprime muito mais dinâmica a todo o flanco do que o Maxi ...de todas as formas na realidade e como penso que também tu acreditas no trabalho que está a ser realizado pelo Quique havemos de melhorar muito e logo teremos uma equipa à altura dos pergaminhos do nosso clube...eu acredito e quero ganhar já no Sábado...!!
Saudações Benfiquistas
De BENFICA SIM!!! a 25 de Agosto de 2008
Já estão a querer despedir o treinador???

Para os iluminados, por favor comparem o o jogo do BENFICA que começou o ano passado e o deste ano. Depois verifiquem se este tem pernas para andar, porque o do ano passado não jogou nada. Se este jogou melhor apesar do empate, e se tem pernas para andar que tal, (se são realmente BENFIQUISTAS), terem paciência para se construir uma equipa sólida, não esperarem por títulos este ano, mas continuando a haver trabalho, e a consolidarem a equipa, então sim esperar pelo título na próxima época e aí sim, terem razão para exigirem mais!!.

Neste momento as vossas criticas não fazem sentido nenhum. Não tem qualquer razão. Apenas mostram-se uns fanáticos do jogo a querer ganhar a qualquer custo.
De Paulo a 25 de Agosto de 2008
Foi tudo bem feito até ao meio-campo. Daí para a frente foi um rol de passes falhados. Pena ter começado assim.
Para a semana eles ganham aos porcos e então serão os maiores!
De Arsène Lupin a 25 de Agosto de 2008
Eu só gostava de ter uma bola de cristal e saber quais seriam os comentários que seriam feitos caso:

1. a bola na barra do Yebda entrasse;

2. os elogios à reviravolta caso o Aimar marcasse aquele golo ou aquele ressalto que passou a rasar o poste entrasse.

De certeza que seriam bem diferentes.

No entanto, não adianta fazer este tipo de análise porque o facto é que empatámos. O que é sempre um mau resultado para o Benfica. Nunca fico contente nem quando o empate é no lumiar ou no outro sítio lá em cima.

No entanto, empatámos e nem todas as lágrimas ou histerias negativas (algumas bem divertidas, como se lêem noutro post...) alteram isso. Podem dizer-me que nem todo o optimismo altera isso. Fair enough. Mas a desilusão e vontade de mudança têm de ser temperadas e se possível substituídas pela confiança no trabalho que está a ser feito, pela paciência, porque esse trabalho não se faz num dia (nem num mês. não, nem sequer dois.). E sempre, temos de apoiar o Benfica. Não podemos deixar que estas desilusões temporárias nos desviem da nossa rota. E se o Vasco da Gama voltasse para trás porque estava um bocado de vento, e tal? Ridículo, tal como seria desistir de um projecto que acredito ser sério e ter pernas para andar tal como o do Rui/Quique. Que se esforçaram para trazer jogadores de classe que agora vão ter de transformar numa equipa. E aí é que leva tempo. Paciência, não é ser cego às mudanças (só quem está de má vontade - ou chateado com o resultado, percebe-se - é que é que se esquece disto
).

Não acho que não se deva nunca criticar o trabalho que é feito no Benfica. Isso seria muito perigoso. Mas é preciso compreender a situação do clube. O ano passado foi mau de mais, inaceitável. Logo, mudamos. Concordo. Agora, se decidimos (bem) mudar, há que "regar esta planta", não desistir nunca (que é a atitude à Benfica), e apoiar.

FORÇA BENFICA, o campeonato é longo e o mundo não acaba esta época (espero eu), e muito menos nesta jornada.
De Arsène Lupin a 25 de Agosto de 2008
Acrescento, porque me esqueci no comentário anterior:

O que me interessa não é especificamente este campeonato - é toda uma batelada de campeonatos que venham aí, todos ganhos pelo Benfica.

Mas para construir uma equipa que ganhe consistentemente, leva tempo.

Era só isto e desculpem qualquer coisinha. :)
De Zé Manel a 25 de Agosto de 2008
Boas. Uma informação sobre futebol:
Acabo de saber que o Meo vai lançar a partir de 15 de Setembro, em exclusivo, os canais de TV dos 5 maiores clubes da europa. A saber: Chelsea FC, FC Barcelona, Inter de Milão, Manchester United e Real Madrid.

Ou seja os cinco grandes onde também há Portugueses, sejam eles jogadores ou treinadores. :)

Mas há mais: com os novos canais acede-se a notícias dos clubes e dos jogadores em primeira-mão, conferências de imprensa, transmissão dos treinos e preparação dos jogos dos jogadores e dos clubes, transmissões em diferido dos jogos da temporada 2009/10, debates, follow up e antevisão das jornadas semanais, documentários e entrevistas com jogadores e equipa técnica, transmissões de jogos clássicos, e um longo etc. :)
Abraço.
De Marreta Vermelho a 25 de Agosto de 2008
Fiquei triste com o empate, reconheço que existiram algumas condicionantes. A questão do Reyes por exemplo, mesmo que não fosse ainda titular, seria uma excelente opção para lançar no jogo. E gostei da enorme chapada que o Grande Nuno Gomes deu a muitos Benfiquistas da treta, que não reconhecem o valor que temos em casa.

Vamos a eles !
De André Maricato a 25 de Agosto de 2008
Agora eu pergunto o que é que o Aimar já fez no Benfica para justificar ser melhor que o Nuno Assis?

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Maio 2024

Abril 2024

Março 2024

Fevereiro 2024

Janeiro 2024

Dezembro 2023

Novembro 2023

Outubro 2023

Setembro 2023

Agosto 2023

Maio 2023

Abril 2023

Março 2023

Fevereiro 2023

Janeiro 2023

Dezembro 2022

Novembro 2022

Outubro 2022

Setembro 2022

Agosto 2022

Maio 2022

Abril 2022

Março 2022

Fevereiro 2022

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Apropriado

Despedida

Vergonha

Emendar

Calendário

Poucochinho

Gestão

Curta

Perdido

Frustrante

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds