VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Sábado, 22 de Novembro de 2008

E amanhã, o 11 será este

De volta aos assuntos do pontapé na bola, no fundo aqueles que nos interessam a todos em primeiro lugar, pese a importância dos outros que têm dado pano para mangas nos últimos dias, vou tentar entrar na cabeça de Quique Flores e dar-vos em primeira mão (ou em segunda, vá, porque a primeira está destinada ao Quique) a constituição do nosso 11 para amanhã em Coimbra.

 

Na baliza continua o Quim do Benfica, esperando nós que o Quim da selecção só volte em meados de Março do ano que vem. O quarteto defensivo manter-se-á, pese alguns jornais terem alvitrado uma possível entrada do David Luiz para o centro da defesa. Nunca por nunca Quique faria uma alteração suicida destas em vésperas de confronto decisivo para as competições europeias.

 

No meio campo e ataque irá apostar na mesma equipa que defrontou o Vitória de Guimarães. Ou seja, Katsouranis, Yebda, Ruben Amorim e Reyes no meio campo e Aimar e Suazo na frente.

 

E agora, para algo completamente diferente, seguem-se alguns pensamentos que se têm entretido a jogar pingue-pongue do meu neurónio direito para o esquerdo (e vice-versa).

 

Assim, ao ver os últimos jogos do Benfica e tendo sempre presente o percurso do Suazo desde os tempos em que brilhava no Cagliari, penso que uma das formas de encaixar Cardozo no 11 seria o de fazer com que o hondurenho caísse para uma das alas de forma a dar uso à sua enorme velocidade (chegam a ser impressionantes alguns dos lances que ele ganha aos adversários mesmo partindo com vários metros de atraso) e aproveitando a presença tranquilizante de Ruben Amorim para fechar no flanco direito. A dúvida maior seria perceber se a dinâmica do conjunto permitia a saída de um dos dois médios (Katsouranis/Yebda) para a entrada de Aimar, sendo que ao argentino seria exigida uma prestação muito mais equilibrada do que a que tem sido obrigado a desempenhar quando actua no apoio ao ponta de lança.

 

Mais uma vez e como tenho dito desde que vi os primeiros jogos de Amorim no clube, eu que duvidava da bondade da sua contratação, é ele que tem nas suas mãos o decisivo papel de joker do Benfica. É sobre ele que recaem as maiores responsabilidades de equilibrar a equipa. Devido às suas características e também à forma como encara o jogo, procurando sempre a melhor solução para a equipa mesmo quando isso por vezes possa ir contra os seus interesses pessoais imediatos (frase que pode parecer um contra-senso mas estejam atentos a alguns jogadores e vejam se muitas vezes não optam pelo mais difícil em detrimento do mais fácil, não porque estejam a defender os interesses da equipa mas sim porque o adorno lhes pode dar outra visibilidade), penso que a sua presença em campo pode de facto validar um 11 com Suazo, Reyes, Aimar e Cardozo.

 

Pensando numa equipa tão ofensiva parece-me óbvia a necessidade da defesa subir 10/15 metros e aí poderá entrar em jogo o joker nº 2, David Luiz. Com a defesa actual não me parece sensato pedir a tal subida no terreno uma vez que a velocidade não é uma das características do Luisão e com tanto espaço nas costas e sabendo nós que grande parte das equipas portuguesas optam por jogar em contra-ataque o mais certo seria esta táctica se revelar suicida. No entanto, se juntassemos um David Luiz completamente restabelecido ao surpreendente Sidnei talvez ela tivesse pernas para andar. Ou melhor, para correr.

 

Tudo ideias à desgarrada, quem não se julga o melhor treinador de bancada qu'há, portanto, mandem vir os vossos onzes e digam de vossa justiça. Aproveitem o espaço, ele é vosso. Ou nosso, se quiserem (agora parecia o Joaquim Rita).

publicado por Superman Torras às 08:29
link do post | comentar
18 comentários:
De pge a 22 de Novembro de 2008 às 10:13
Nem há razão prá equipa ser outra (o Ruben Amorim já tá bom?, é que isto de não ler jornais e não ver programas desportivos tem os seus contras). Concordo em absoluto ainda para mais jogando fora e com o proença a apitar.

Em relação a encostar Suazo a uma faixa não concordo, Suazo é uma força da natureza tem de jogar na frente, em jogos em casa aí até poderia ser testado pra ver como corre, mas amanha não e nem pretendo ver a jogar o Cardozo de inicio nos jogos fora, pois nestes tem de ser Aimar e Suazo.

O DAvid Luiz é que não tou a ver, mas se calhar passará por encostar um a uma lateral isto se Luisão continuar em boa forma.

PS1 : Obrigado pelo link dos Monty Python

PS2 : Vejo que tal como eu tambem es fan desse grande vulto que é Joaquim Rita e não é pelos comentários mas sim pela linguagem, o gajo tira-me do sério.

PS3: Era pra ir a Coimbra, alguns amigos vão, mas vou continuar a não dar dinheiro a esses clubecos

Cumprimentos.
De releaser a 22 de Novembro de 2008 às 10:29
Num post foram colocadas em "campo" todas as opiniões que eu também partilho sobre a forma de jogar (10/15 metros à frente) mesmo com Luisão , bem como a importância do joker " (Ruben Amorim) no jogo do Benfica. Ruben Amorim é um médio extremamente equilibrado, defende muito bem pela ocupação inteligente dos espaços e tem técnica suficiente para avançar com a bola controlada e a colocar na área como aliás já aconteceu esta época. Suazo numas das alas (preferencialmente a esquerda) não me desagrada, a sua velocidade fazendo disgonais para dentro podem dar grandes resultados, como se viu no golo frente ao Guimarães, além de que, com as defesas concentradas na sua marcação - sim, porque qualquer treinador sabe que não pode colocar um defesa apenas para marcar o Suazo , quando ele arranca é abébia em qualquer defesa na certa - o espaço ficará livre para a entrada de um dos médios. Quanto a David Luiz , neste momento não mexia na defesa, está rotinada , tem feito excelentes exibições e David Luiz não é um jogador que crie problemas por não jogar, até porque ele próprio sabe que perdeu espaço com as lesões e não é jogador de se desmotivar. Vamos a Coimbra com os olhos na manutenção da diferença de 1 ponto para o surpreendente Leixoes que continua a somar pontos e até, pasme-se, exibições consistentes e bem conseguidas.

Saudações Benfiquistas
De Ferrao a 22 de Novembro de 2008 às 11:25
A minha opinião é a mesma, qualquer 11 é bom desde que o N. Gomes fique no banco, sim sei que no ultimo jogo opinei da mesma maneira e ele teve aquele passe espectacular que deu em golo (o único da partida) mas só tivemos UM GOLO porque ele esteve em campo!!
De norte vermelho a 22 de Novembro de 2008 às 11:38
quanto ao cardiozo entrar na equipa é muito discutivel pois ardoso é daqueles jogadores esquesitos que tem tantas qualidades como defeitos
é lento e pouco movel á lances em que me enerva tem de pedir licença a uma perna para mexer a outra

luisao sofre do mesmo mal q cardozo sao gajos muito grandes mas lentos
para mim um jogador de futebol tem de ser sempre um gajo rapido e instantaneo seja qual for a posiçao

com isto nao quero dizer q luisao e cardozo n sao bons jogadores mas eu se fosse o rui costa tentava cada vez mais contratar jogadores rapidos sempre rapidos o futebol é velocidade e movimento
De D`Arcy a 22 de Novembro de 2008 às 12:24
Não me parece muito sensato considerar-se qualquer tipo de cenário que inclua o desfazer da dupla Yebda/Katsouranis. Quase sempre que isso aconteceu esta época, o resultado foi mau.

E parece-me que a única forma de encaixar o Suazo na direita seria jogar em 4-3-3, ou seja, Reyes-Cardozo-Suazo na frente, constituindo-se o triângulo do meio campo ou juntando o Aimar à dupla Yebda/Katsouranis (opção mais arriscada) ou o Ruben Amorim (opção mais conservadora, até porque, se o Reyes já mostrou que sabe contirbuir do lado esquerdo na altura de defender, não me parece que o Suazo seja jogador para fazer isso na direita).

E depois, que raio, o Suazo no Cagliari sempre jogou no meio (com liberdade total). Adaptar jogadores a novas posições só para conseguirmos encaixá-los todos na mesma equipa pode não ser a melhor solução.
De pge a 22 de Novembro de 2008 às 12:52
D' Arcy concordo a 100% e tambem estou como o Ferrao "desde que o NG fique no banco".

Mas será que vamos ter um losango amanha e será esta a pretensão do Quique para a equipa base pro futuro de modo a encaixar Aimar mais 2 avançados.

Da táctica do losango tenho opinião que pra jogar pro resultado e pra dar sono é a melhor.
Sei lá, entre adormecer em todos os jogos e ser campeão e ter emoção e não ser campeão...Acima de tudo quero é ser campeão, que se lixe o espetaculo, já tou por tudo.


Cumprimentos
De pge a 22 de Novembro de 2008 às 13:02
Mas andava a gostar de ver a equipa a jogar com as duas linhas de 4 homens e notavam-se progressos e como aqui já disse é como jogam algumas grandes equipas europeias, Arsenal, Manchester etc.

O problema que eu vejo nisto, é o Reyes a fechar o lado esquerdo que não se tem mostrado muito consistente e tambem a falta de um trinco com mais pulmão (era o Petit dos velhos tempos).

Cumprimentos.
De Francis a 22 de Novembro de 2008 às 13:24
Um jornalista dizer que o David Luiz vai entrar na defesa agora, só pode estar grogue.
Continuo a não concordar com a posição do Aimar.
O Benfica, neste momento tem bons jogadores mas continua com muitos desequilíbrios no 11.
Ele não quer prescindir dos 2 médios defensivos, e como sabe que o aimar não é propenso a defender, coloca-o mais avançado, privando-se desta forma de apostar num extremo ou num jogador de área.
Os resultados falam por sí. Temos ganho, mas têm sido vitórias sofríveis.
O meu receio é que cheguemos ao final da época e continuemos tal como agora.
Também espero sinceramente estar enganado.
De alves de sousa a 22 de Novembro de 2008 às 13:34
O Suazo jogar descaído para uma das faixas não era nada estranho para ele, aínda esta semana na selecção das Honduras jogou a extremo direito.
De Tasqueiro a 22 de Novembro de 2008 às 17:22
Quim
Maxi Luisão Sidnei J.Ribeiro
Katso Yebda
Suazo Aimar Reyes
Cardozo

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

#Reconquista

Um

Crer

Proveitosa

Pujante

Deplorável

Firme

Soberba

Complicado

Merecida

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds