VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Quinta-feira, 27 de Novembro de 2008

Descalabro

Foi um descalabro completo do Benfica esta noite, que resultou numa humilhação. Não há outro nome a dar-lhe. Este foi dos resultados que mais me custaram ver na história do Benfica. Quando perdemos em Vigo, daquela equipa do Benfica aproveitavam-se para aí o JVP e o Enke, e pouco mais. Mas esta equipa tem valor e obrigação para fazer mais, muito mais. Eu pelo menos espero muito dela. Antes deste jogo, a minha principal preocupação prendia-se com a ausência do Luisão. Infelizmente essa ausência notou-se muito mais do que eu esperaria.

Se a alteração na defesa, devido à ausência forçada do Luisão, não foi surpresa, já a presença do Binya a meio campo, no lugar do Katsouranis, foi uma meia surpresa. Talvez o grego não estivesse completamente recuperado. Mas a dada a sua experiência, ainda para mais jogando nós num ambiente que ele conhece bem, eu estava à espera que a sua inclusão na equipa fosse um dado adquirido. De resto, apresentámos o 4-4-2 tradicional. E quanto ao jogo, ele praticamente resume-se aos golos do Olympiacos, entrecortados pelo nosso ponto de honra. É que nem deu tempo para assentar: passados quarenta e dois segundos de jogo, já o primeiro golo tinha entrado. E logo nessa primeira jogada, ficaram expostas as fragilidades da nossa defesa neste jogo, em particular pelo lado esquerdo e pelo centro. O Galletti entrou, a exemplo do que fez durante todo o jogo, como quis pela esquerda, o Diogo apareceu solto pelo meio, e a bola acabou por ressaltar para o mesmo Galletti, que marcou. Tentámos reagir, marcámos um golo esquisito que foi bem anulado, e passado um quarto de hora os gregos resolveram atacar outra vez, fizeram o segundo remate, e marcaram o segundo golo. Desta vez um alívio do Maxi (que foi dobrar os centrais) caiu nos pés de um médio grego que, à vontade na área, rematou para o golo. Vinte e quatro minutos, o Diogo entra à vontade pelo meio, e três a zero. A estatística mostrava três remates para o Olympiacos, três golos. Eficácia absoluta (ou, se preferirmos, ineficácia total da nossa defesa). O Benfica até reagiu a esta desvantagem. Aproximou-se da área adversária, rematou, e marcou mesmo um golo, pelo David Luiz pouco depois da meia hora, na sequência de um canto. Mas quando acreditávamos que ainda seria possível entrar na discussão do resultado (eu pelo menos acreditava; mesmo se estivermos a perder por seis, se marcarmos um eu encaro sempre esse golo como o início da reviravolta), a fechar a primeira parte mais um golo ridículo, em que o Jorge Ribeiro ficou ali feito boi a olhar para um palácio enquanto o Galletti mais uma vez lhe fugia, para assistir o seu compatriota Belluschi, que entretanto aparecia mais uma vez à vontade no meio. Foi o quarto remate dos gregos na primeira parte. Quatro golos.

Sem alterações para a segunda parte, a única esperança que restava era a de conseguirmos amenizar o resultado, ou que pelo menos os gregos não o aumentassem, já que com tamanha ineficácia cá atrás as coisas poderiam ficar ainda pior. Não foi preciso esperar muito: mais uma bola para o Galletti, mais uma assistência do argentino, desta vez para o Diogo que, aproveitando uma saída algo estranha do Quim, conseguiu marcar de ângulo apertado. O Benfica fez entrar o Urreta e o Balboa, as coisas acalmaram um pouco, e o jogo foi-se arrastando. O Olympiacos felizmente não conseguiu rematar muito mais vezes à nossa baliza, e nós ainda construímos uma ou outra jogada decente, mas sem conseguirmos reduzir. Esta segunda parte para mim durou uma eternidade. Já só queria que o jogo acabasse (embora mantivesse a secreta esperança que, se marcássemos um, ainda iríamos ao empate - por isso fartei-me de chamar nomes ao Suazo quando este, isolado, em vez de rematar parecia querer entrar com a bola pela baliza e acabou desarmado). Acabou o jogo, sofremos um resultado humilhante, e praticamente acabou a Taça UEFA este ano, já que a vitória do Metallist em Istambul deixa a qualificação quase impossível.

Piores do Benfica? Por onde posso começar? Não vou estar aqui a bater em todos, por isso escolho apenas alguns: Jorge Ribeiro, para começar. Um buraco autêntico. Ainda por cima num jogo em que quase nem apoiou o ataque. Mesmo assim, o Galletti fez o que quis por aquele lado. Ou, devido a deficiente marcação, recebia a bola à vontade e depois ia por ali fora, ou então, com a bola controlada, com um ou dois toques libertava-se facilmente do nosso número vinte e cinco. David Luiz. Marcou o golo, mas na defesa revelou-se lento a reagir, e distraído na marcação aos adversários. Bem sei que ainda tem falta de ritmo, mas deve ter sido um dos jogos mais fraquinhos que lhe vi fazer. Outro buraco. Para não falar só de defesas, menciono também o Suazo no ataque. Um avançado da qualidade dele não pode falhar golos como aquele cabeceamento isolado na primeira parte, ou na segunda parte quando, também isolado, demorou uma eternidade a decidir o que fazer e acabou desarmado por um defesa. Menos mau, para mim: Reyes. Foi dos poucos que tentou sempre remar contra a maré. Mesmo com as coisas a não sairem sempre bem. Correu, desmarcou-se, pediu a bola, fez o que podia. Bom esforço também do Binya no meio campo, mas acho que neste caso ele acabou por mostrar-se mais durante a segunda parte, quando o jogo estava mais equilibrado e até era o Benfica quem tinha mais bola. Durante o descalabro defensivo da primeira parte, foi ao fundo com o resto da equipa.

Julgo que pouco mais poderemos esperar desta competição. Sabemos que o objectivo primordial desta época são as competições internas, mas uma saída precoce da Taça UEFA, ainda para mais desta forma, só pode ser considerada uma desilusão. Enfim, agora há que levantar a cabeça, e vencer já o próximo jogo contra o Setúbal.

P.S.- Não estou satisfeito; não posso estar satisfeito depois de uma noite negra destas. Sei, tal como vocês sabem, que andam à nossa volta muitos abutres, desvairados na sua sanha antibenfiquista, e esfomeados devido à falta de ocasiões que ultimamente lhes temos dado para nos moerem o juízo. É de ocasiões destas que eles andam à espera; é para isto que eles vivem, por isso vão obviamente aproveitar este episódio negro para nos atacarem de uma forma raivosa, tentando colocar tudo em causa, guiando-nos para o precipício. Estou-me nas tintas para eles. Amanhã vou almoçar ao Estádio da Luz, e se for preciso saio à rua com o cachecol do meu clube ao pescoço. Se julgam que o benfiquismo esmorece por causa de uma derrota, por mais pesada que ela seja, não sabem o que é ser-se Benfiquista. No meio de toda a tristeza e negritude que me invade quando o meu clube perde, há sempre uma pequena luz que me alegra. É quando verifico que mesmo um episódio destes não abala o amor que sinto por este clube. Pelo contrário, sinto vontade de ajudar o clube como puder, quero voltar a vê-los jogar, se preciso amanhã já, para com o meu incentivo mostrar que estamos juntos nisto. Quero amparar a sua queda, sacudir-lhe os joelhos esfolados, e ajudá-lo a reencontrar o rumo certo. É o normal quando se ama incondicionalmente. Força Benfica!

publicado por D`Arcy às 22:44
link do post | comentar
19 comentários:
De joao a 27 de Novembro de 2008 às 22:48
Hoje ninguém está satisfeito...
agora temos de levantar a cabeça...
todos a Luz, quem vai pagar isto é os gajos do choco

BORA BENFICA!!!
De tma a 27 de Novembro de 2008 às 22:52
Amanhã, se saires de cachecol do Benfica ao pescoço, não serás o único!
De Eduardo Terra Limpa a 27 de Novembro de 2008 às 22:52



Companheiros:
Porquê discutir problemas menores, se o que é necessário neste momento será unir forças, tendo como farol um braço feminino que numa noite qualquer ergue e agita um símbolo do SLB?
Toda a singeleza deste acto e de fervor, está neste instantâneo, que foi recolhido num jogo no dia 4 de Janeiro de 2004, representa a tudo o que de melhor há Num grande clube como é o caso do Benfica.
Pelo que eu me apercebo, há muitos vírus nos nossos blogues, com uma única finalidade: intoxicar para dividir.
Li as prosas menos felizes de alguns que dizendo-se estar no mesmo lado da barricada, lançam ataques a companheiros de jornada que gostam tanto um como outro do Benfica.
Chegar à provocação é um estádio superior de uma resposta, que muitas vezes não retorna aos caminhos certos.
Por outro lado quando pelo simples facto de não se concordar com determinadas afirmações ou análises se lançam ataques do tipo” está a pôr-se em bicos dos pés” “o que ele quer é mandar”, podem crer caros bloguistas que não se chega a parte nenhuma.
O SLB é o lema
A bandeira ou um simples cachecol é um símbolo e deve ser ao mesmo tempo além de tudo um elemento de união.
Cada um pense o que quiser, já que eu sei o que quero e podem ter a certeza que não me move mais nada que o ajudar a fazer um Benfica maior.

Boa noite a todos e sonhos vermelhos

EEBot.
De Anónimo a 27 de Novembro de 2008 às 23:01
se fosse o fernando santinhos... ui, ui...
De Arséne Lupin a 27 de Novembro de 2008 às 23:08
Foi péssimo, está tudo dito.

Quem me dera que jogássemos já amanhã, para limpar este sabor amargo.

VIVA O BENFICA!!!
De VmsR a 27 de Novembro de 2008 às 23:17
Caro D'Arcy.

Leio as tuas crónicas com tanto gosto e há tanto tempo que é como se nos conhecêssemos.
Amanhã, estarei no Estádio da Luz (espiritualmente, porque fisicamente é mesmo impossível) para almoçar contigo e com os todos os nossos.
Foi uma noite negra. Felizmente não vi o jogo, estava em viagem. Mas quando pude ligar o rádio e ouvi 4-1 ao intervalo, vieram-me as lágrimas aos olhos. Que raiva. Depois ouvir os comentários, ver o filme do jogo e perceber o que se passou. Um suplício.

Apenas uma vez na vida me envergonhei do que fizemos em campo e já foi há muito tempo. Todos nos lembramos desse dia.
Hoje não cheguei a sentir vergonha porque não vi o jogo...foi mais uma paulada por perceber (?!?!) o que se passou.

Estas coisas acontecem a todas as equipas. Creio que face às melhorias do nosso futebol deste ano face a anos anteriores ninguém esperava que isto fosse possível.
Mas quem já praticou um desporto sabe que é possível que num determinado dia, tudo saia mal. Hoje foi esse dia.

Mas em cada dia mau como este, depois do choque inicial, sinto mais força para apoiar o clube, puxar pelo pessoal que está há minha volta e gritar pelo Benfica.
Segunda feira, TODOS têm que estar presentes e apoiar o Benfica. E não é para "cobrar" a derrota, é para apoiar.
De Pedro a 27 de Novembro de 2008 às 23:18
Piores do Benfica e nem um comentário ao pior de todos? O Quim parece um matreco com pés de chumbo....em 4 golos foi comido de cebolada. Sempre a mesma coisa...bola a cruzar a pequena área e o Quim lento ou indeciso a sair à bola. Sempre a mesma coisa. Sempre o mesmo adiantamento e sempre o mesmo tipo de golo sofrido como o segundo...e o q dizer daquela saída para o quinto golo grego? Enfim....e qd temos bem melhor ...

Qt ao resto...é pá, q se desforrem já na segunda feira. Agora não há nada a fazer excepto não repetir os erros e lutar com todas as forças pelos trofeus ainda em disputa...
De pge a 27 de Novembro de 2008 às 23:20
Mau, muito mau.
A defesa foi um buraco
O meio campo (note-se o mesmo de Coimbra), nem cheguei perceber(se foi demérito nosso ou mérito deles), ninguem marca, ninguem pressiona, ninguem tapa linhas de passe enfim um autentico passador.
Ainda consegui gostar de um...do Reyes.

Mas há este ano algo de diferente no que sinto.
Passado 5min do jogo ter terminado fiquei estranhamente calmo (dentro do possivel, claro), mas deve ser dos +7 cabelos brancos que me apareceram este ano.

Cumprimentos.
De Vermelho Redundante a 27 de Novembro de 2008 às 23:24
Pena o jogo com o Setúbal não ser já amanhã ou até daqui a meia-hora!
Mais do que nunca é cerrar fileiras.
Os abutres aí estão, sequiosos de sangue, a arder em ódio.
Após o jogo,Rui Costa foi massacrado com perguntas cretinas, com insinuações estúpidas, com observações rídiculas e maldosas.
Como grande senhor que é, respondeu. À Rui Costa. À Benfica.
Agora é a nossa vez de responder.
Todos (mas mesmo todos) à Luz, segunda-feira.
Apesar da hora do jogo (mas será que querem mesmo ter público nos jogos???). Apesar de Atenas.
Pelo Benfica!

P.S.-Anónimo, se tens saudades do engº, podias ter aproveitado o charter e ficado por lá...
De Baron Davis a 27 de Novembro de 2008 às 23:26
bem com um gk mediano

um médio esquerdo adaptado a lateral esquerdo

um defesa direito que, na opinião de muitos, é raçudo LOLOL

Uma dupla de centrais promissora mas que NUNCA jogou juntas.

um meio campo ridículo sem rotina e incapaz de fazer pressão.

um ataque com o deus da imprensa.

este 442 coxo dá para ganhar, à rasca, contra academicas e aves.

cardozo está encostado à box. um jogador que no ano passado, com uma equipa banal atrás dele, marcou + de 20golos.

em suma: esquecer a UEFA e por um 4 3 3 ou um 4 4 2 losango a bombar.

este 4 4 2 coxo simplesmente não funciona!

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Retranca

Bis

Manita

#Reconquista

Um

Crer

Proveitosa

Pujante

Deplorável

Firme

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds