Não sei (e acho que ninguém pode ter a certeza, apesar da especulação jornalística) qual o guarda-redes que o Quique Flores irá colocar a titular mais logo. Muitos viram na convocação do Quim para Guimarães um castigo ao Moreira pelo jogo da Trofa, mas eu não julgo que tenha sido assim. Primeiro, porque tem sido normal o Quique apostar no segundo e terceiro guarda-redes do plantel para os jogos das Taças (a excepção foi a ida a Matosinhos para a Taça de Portugal que surgiu somente duas semanas depois da crise do Quim) e segundo porque, se assim fosse, o Moreira manter-se-ia fora dos convocados para esta partida frente ao Braga o que não aconteceu. Seguindo esta lógica, o mais natural seria o Moreira manter a titularidade. No entanto, a exibição do Moretto em Guimarães pode ter baralhado as contas. Sem ter sido brilhante, é certo que esteve seguro (apesar daquele finta ao avançado me ter deixado com os cabelos em pé!) e, por isso mesmo, pode passar de terceiro a primeiro guarda-redes do plantel.
É altura de fazer a minha declaração de interesses: tenho muito respeito pelo Quim, não gosto particularmente do Moretto (capaz do melhor e do pior no próprio jogo) e o meu preferido é o Moreira. Mas não é por isso que eu defendo que ele deveria continuar a ser o titular. As preferências pessoais não são para aqui chamadas e, da mesma maneira, que o Quim mereceu a titularidade nas duas últimas épocas, tendo sido dos jogadores mais regulares do plantel, o Moreira não merece sair da equipa por causa de um único jogo. Deu um frango, toda a gente viu e ele o saberá melhor que ninguém, mas não acho boa política andarmos a mudar de guarda-redes à primeira falha de cada um deles. Assim não se lhes dará a confiança necessária, porque ao primeiro erro saberão que irão perder a titularidade. O próprio Quim teve uma tolerância de alguns jogos (erros em Nápoles, Paços de Ferreira, Olympiacos e Setúbal) antes de sair da equipa. Por outro lado, para a semana teremos dois jogos seguidos para a Taça da Liga, portanto o Moretto terá competição já a seguir.
De uma coisa, no entanto, estou certo: não precisamos ir ao mercado já por causa de outro guarda-redes. E, se formos no futuro, espero que não seja para trazer Marcos e outros afins (com o devido respeito). Ou são Preud’hommes ou não valerá a pena.
O problema de Moreira não é o frango na Trofa. O problema é que já antes (Nacional) tremera.
De
tma a 11 de Janeiro de 2009
Plenamente de acordo, sobretudo com o último parágrafo.
De Ferrao a 11 de Janeiro de 2009
Este é um tema muito delicado, pois é na baliza que se ganha ou perde jogos.
Quanto ao Quim, na minha opinião a sua franguice teve em sua grande culpa na linha de defesa (ausência de Luisão) etc etc
Moreira, é bom rapaz sim senhor, tem garra de génio, consegue antever a bola QUANDO CONCENTRADO.
Mouretto, ai jesus que tremi com o seu malabarismo, mas esteve a altura a dar cartas, e não lhe vi nenhuma renuncia.
Por ser um tema muito delicado só vou dar a minha opinião pessoal, como o S.L.B. disse e muito bem esta não conta para nada, mais mais um jogo ou dois e apostava no Quim.
De diabonabaliza a 11 de Janeiro de 2009
A verdade é que nenhum dos 3 tem a qualidade suficiente para ser guarda redes do Benfica.
Quim é um guarda redes medíocre que o Veiga enfiou no Benfica e que assina contratos de patrocinio com tudo o que é empresas do Jorge Mendes e Olivedesportos. Basta ver que só fala para O Jogo.
Moreira teve a sua oportunidade há 3 anos. Não teve sorte e a carreira ficou por aí.
Moretto poderia ter sido um guarda redes à altura mas os "amigos do Quim" destruiram-lhe a carreira e agora já é tarde.
O Benfica deve ir contratar um indiscutível, um daqueles que só o nome assusta o avançado e deve ir buscar outro mais jovem a um país com tradição em guarda redes como a Holanda ou a Bélgica.
Devo confessar que eu fui um dos que ficaram seduzidos pela exibição do Moreto em Guimarães. Na verdade lembrei-me dos tempos em que achava que com a sua vinda a baliza do Benfica tinha encontrado um dono para os próximos anos. Como se sabe isso esteve longe de se confirmar, por erros próprios e razões alheias e mesmo que nesta altura eu esteja inclinado para cometer novamente o mesmo erro (?) acho que não se deveria tirar o Moreira da baliza só por causa de um erro.
Assim, basicamente concordo com o S.L.B., nomeadamente com a ideia final de que uma nova mudança de guarda-redes nesta altura poderia ter um efeito perverso nas mentes dos 3 que temos no nosso plantel, mas fica já feita aqui a minha declaração de interesses uma vez que encontro no Moreto características que não encontro nos outros.
Só mesmo para finalizar, concordo igualmente com quem diz aqui nos comentários que é uma posição muito importante e que o Benfica não perdia nada em ter a guardar as suas redes um jogador de classe que infelizmente nenhum destes 3 possui. Sendo todos eles bons, nenhum deles é fantástico.
De Aguia Imperial a 11 de Janeiro de 2009
Moreira não saíu da equipa por um único jogo, saíu da equipa porque comeu um perú de Natal na Trofa, meteu água por todos os lados contra o Nacional onde não sofreu golos porque a bola foi caprichosa e decidiu não entrar na baliza, e sofreu o golo que deu o 0-1 e a derrota contra os metalúrgicos da Ucrânia, ajoelhado no relvado a observar calmamente a bola a entrar na baliza.
Depois do Moreira já ter substituído o Quim ( recordista qualquer de golos sofridos em todas as competições), é caso para perguntar o que mais seria preciso para o único guarda-redes do SLB de nível internacional seja o titular da baliza. Mais ainda, a psicose é mesmo grande, quando num lance que é um brilharete e nada mais que isso, em que o Moretto finta um avançado com a bola nos pés, é motivo de crítica. Especialmente se formos adeptos que nos lembramos de pelo menos umas 4 situações diferentes em que o Moretto já o fez e sempre com classe e com a segurança necessária para que nenhuma tragédia tenha acontecido, uma delas ao próprio Miccolli. Um passe rasteiro para o Moreira feito sob pressão pelos defesas é pontapé e bola para a bancada, nesse aspecto é como o Rui Franguício que também é medonho a jogar com os pés, enquanto isso o Moretto dribla avançados com toda a calma (o Hélton também o faz, embora com menos classe, e não é criticado por isso).
Mas o Quique lá saberá o que anda a fazer se logo à noite fôr o Moreira titular outra vez.
De Alberto a 11 de Janeiro de 2009
De uma maneira geral estou de acordo com este post . Só que confio plenamente nas decisões tomadas pelo treinador. É certo que também tenho as minhas simpatias por este ou aquele jogador em detrimento de outro. A questão é que a equipa técnica lida todos os dias com os atletas e são eles, melhor do que ninguém a avaliar da capacidade dos mesmos. Se assim não fosse, a direcção do clube arranjava um qualquer treinador de bancada por meia dúzia de patacos e poupava uns milhares ao fim do ano. Não sei qual vai ser o guarda-redes de hoje. Seja o Moreto , Quim ou Moreira, só espero que os sócios e adeptos saibam recebe-los sem assobios e com aplausos.
Quando o Benfica contratou Trapattoni comentei com alguns amigos que o Campeonato e a Taça já cá cantavam. Falhei na Taça. Com o espanhol, o meu comentário é que seriamos campeões. Mantenho o que disse, apesar de todos os roubos de que temos sido vítimas. Não só nos resultados, mas também nos amarelos. Aliás, julgo que a amostragem de cartões aos nossos jogadores se insere numa táctica bem planeada para alguns dos principais atletas estarem afastados quando dos jogos com o porto e sporting . A ver vamos.
De pge a 11 de Janeiro de 2009
O Moreira sempre foi um caso de fé dos adeptos, há muitos que ainda acreditam naquela, "o Moreira será o futuro guarda-redes da Selecção", acho que além da simpatia que todos sentimos por ele devemos sempre avaliar pelas capacidades e se assim continuar esta onda, qualquer guarda-redes que venha será sempre um nado morto. Ainda me lembro num Benfica-Anderletch que fui ver, assobiarem o Yannik, só porque sim, porque todos queriamos ver o Moreira na baliza o nosso D.Sebastião.
E mais, muitos erros que se apontam a outros, o Moreira não os comete porque simplesmente nunca se sai a um cruzamento. Assim eu tambem não erro.
Agora a simpatia por ele eu também a tenho, fazer a cama a outros só porque sim, isso é que não.
O Moretto só se for o que vimos em setubal, se não mais vale estar quieto.
Cumprimentos.
De útlimos a 11 de Janeiro de 2009
O problema do Quim e do Moreira é que não saiem da baliza e as bolas enviadas para a àrea são sempre resolvidas pelos centrais o que muitas vezes dá segundas bolas aos adversários, o Moretto é o único que agarra bolas fora da pequena àrea.
Também concordo que se deva ir buscar uma titular indiscutivel todos tem defeitos.
De
S.L.B. a 11 de Janeiro de 2009
Pge: nesse jogo contra o Anderlecht, quem ficou no banco foi o Quim. O Moreira estava na selecção olímpica em Atenas. Na 2ª mão, os papéis inverteram-se e foi o Quim o titular. Entretanto, o Moreira voltou (depois do descalabro olímpico) e foi o titular até aos malfadados 1-4 em Belém.
Comentar post