VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Segunda-feira, 30 de Março de 2009

Selecção de todos nós?

Quem me conhece sabe que eu não sou adepto da Selecção Nacional. Não festejo quando ganha, mas também não fico propriamente contente quando perde. A Selecção é-me indiferente, desde que, como acontece na actualidade, nela não joguem jogadores portugueses ou estrangeiros que alinhem no Benfica.

 

Podia até ter acontecido gostar da Selecção de Portugal, mas parece-me difícil algum dia vir a apoiar o que quer que seja que me tenha sido imposto. Assim, não é porque me aconteceu nascer português que apoio a Selecção de Portugal, da mesma maneira que se tivesse nascido no Porto não seria necessariamente do Boavista. Esta coisa da "equipa de todos nós" sempre me fez confusão.

 

Ainda que possa parecer paradoxal, gostava de que os jogadores do Benfica fossem maioritariamente portugueses. A razão é simples - tratando-se de um clube de Portugal, que, por exemplo, participa nas taças europeias com esse estatuto, faz todo o sentido que nele joguem jogadores portugueses.

 

Voltando à Selecção de Portugal, desagrada-me, talvez influenciado por más-línguas que vêem coincidências em todos os sítios, ir percebendo os critérios (económicos, clubísticos...) que estão por detrás da selecção dos jogadores nas várias convocatórias.

 

Desagrada-me ainda que esta paixão assolapada por Portugal e pela Nação nos momentos em que joga a Selecção de Portugal (beijar a bandeira, pôr uma bandeira na varanda) seja conivente com a escolha de jogadores que não são portugueses, independentemente de terem um bilhete de identidade igual ao meu. É que, ainda que um dia por uma razão qualquer fique com outra nacionalidade, não me parece que deixe de ser português no sentido em que se é português para jogar na Selecção de Portugal. A nacionalidade entendida enquanto coisa mutável é uma questão burocrática que não joga com o ser-se seleccionado para representar o país.

 

Além de tudo isto, se se apoia a Selecção porque se gosta de Portugal, por que razão não gostamos todos assim de Portugal no momento em que não pagamos os impostos, no momento de matar gente na estrada, no momento de deitar fogo à floresta, no momento de sujar as praias, no momento de enganar o Estado com pedidos indevidos de subsídios?

 

Desagrada-me também o facto de frequentemente ficar defraudado com o desempenho de excelentes jogadores de futebol na Selecção de Portugal. Quando vejo jogos da Selecção parece-me que os jogadores não são os mesmos quando jogam nos respectivos clubes e na Selecção - ou jogam melhor, quase parecem que pretendem ser comprados, ou jogam pior, quase parecem ter consciência de que aquilo que lhes permite levar as azeitonas para casa é o dinheiro do clube e não o da Selecção (ainda que, soube de fonte insegura, haja alguns que levam uns figos a mais para casa).

 

Como seria de esperar, agrada-me que a esta mísera campanha da equipa de Portugal não estejam associados nomes de jogadores do Benfica. E agrada-me também que o Scolari se esteja a rir do Queirós neste momento ao recordar as bocas reles deste último quando a equipa do Scolari perdeu uns jogos - o Scolari, que aliás, pela forma aparentemente isenta como seleccionou jogadores mas sobretudo pela forma declaradamente competente como os pôs a jogar, me fez acompanhar jogos da Selecção, o Scolari, dizia eu, é que tinha razão quando dizia que para perder jogos nas fases finais era preciso lá chegar. Isto diz-te alguma coisa, Queirós?

 

Por fim - e agora podem acusar-me de clubite e de outras coisas semelhantes - não consigo apoiar uma equipa em que jogue gente do calibre do Bruno Alves. Às vezes, e foi o que aconteceu neste jogo com a Suécia, dou por mim a torcer pela equipa que joga contra a equipa dos Brunos Alves do campeonato português.

publicado por p às 00:17
link do post | comentar
31 comentários:
De David a 30 de Março de 2009
Não compreendo a posição das pessoas que apenas olham para os seus clubes e esquecem a equipa que representa o futebol do nosso país.
De Constantino a 30 de Março de 2009
Não posso deixar de concordar. Tambem pertenço ao grupo dos que se riem das azelhices da selecção de porto...gal. Para mim mais inaceitavel do que ver o bruno alves na selecção é ver o rolando. Um jogador absolutamente banalissimo que apenas chega à selecção porque joga no fcp. rolando representa mais do que ninguem a selecçao pré Scolari e pós scolari. Um ninho de interesses utilizado para promover alguns jogadores. Mais do que todas as razoes atiradas contra o Felipão, o que mais doia aos senhores do futbeol portugues é que ele não cedia a pressões. E a verdade é que a selecção nunca foi tão feliz como com o brasileiro. E venham todos os ruis santos do mundo dizer o contrario, que contra factos não há argumentos.
De Miguel a 30 de Março de 2009
Com todo o respeito, acho que é uma tremenda tacanhice não apoiar a Selecção Nacional quando nela não está representado nenhum jogador do Benfica, assim como torcer pela equipa que contra ela joga. Apesar de ser benfiquista doente, sofro também imenso pela Selecção, pois, independentemente de quem esteja a jogar, está em campo o meu país. Mesmo que não goste do Bruno Alves e quejandos (porque não gosto, n é por serem do Porto ou do Sporting), vestem a camisola das quinas, por isso...
De editor69 a 30 de Março de 2009
Ipsis Verbis!
De helderrocha a 30 de Março de 2009
o mais estranho é para um jogo em que precisava de ganhar ter convocado três guarda redes e apenas um ponta de lança... e ainda por cima um dos guarda redes ter sofrido 8 golos em dois jogos... ou será antes por ter feito um grande jogo como o clube de rolando?

e tambem na percebi mt bem a ideia de queirós ter posto tres defesas centrais a jogar de inicio( esta parte aina compreendo tendo em conta a posiçã onde jogou um deles) e ter levado um mais um para o banco, deixando o outro defesa lateral fora do banco... depois como vimos teve-se o azar de lesionar o unico lateral de raiz que estava "convocado" para esse jogo, e la tivemos que jogar com 4 centrais num jogo em que precisavamos de ganhar...

Para nao bastar, temos um selecionador ainda mais cego que eu, pois aos 56 min tira o jogador que estava a fazer a difirença no jogo( pelo menos no inicio da segunda parte, era ele que criava quase os lances de maior perigo..)

Pelo menos salve-se que nenhum dos nosso jogadores nao ficam associados a esta grande qualificação que portugal esta a fazer
De Carlos Miguel Silva (Gwaihir) a 30 de Março de 2009
É isso tudo. Não podia estar mais de acordo.

Já o disse inúmeras vezes: a minha selecção é o Benfica, o meu seleccionador é o Quique.
Estou-me positivamente a borrifar para os pastores do politicamente correcto. Eles que apoiem a selecção se quiserem, e deixem de fazer juízos de valor sobre quem não apoia.
Só me faltava agora vir para aqui gente convencida que é moralmente superior emitir considerações sobre como os outros se devem comportar.
De p a 30 de Março de 2009
Miguel,

lamentavelmente, não percebeu que a minha "tacanhez" é tão grande que mesmo quando jogam jogadores do Benfica na "equipa das quinas" eu não a apoio, embora ela não me seja indiferente. Quando há benfiquistas envolvidos, interessa-me vê-los jogar. Apenas isso. E, para que fique ainda mais completa a minha tacanhez, posso dizer-lhe que nos tempos em que o João Pinto era o único jogador do Benfica a jogar na Selecção, quando ele saía, eu desligava a televisão.
De bruno a 30 de Março de 2009
David disse:

«Não compreendo a posição das pessoas que apenas olham para os seus clubes e esquecem a equipa que representa o futebol do nosso país.»

Que apenas olham para os seus clubes? Está a incluir o Benfica nessa lista de "clubes"? Mas será que algum benfiquista a sério gosta do Benfica como quem gosta de um "clube"? Estamos a brincar?

Eu concordo com o autor do post. Eu sou Benfica pq escolhi ser do Benfica (embora acredite mais que fui "escolhido", uma vez que nem toda a gente pode ser Benfiquista). Já em relação à selecção, será que faz sentido que ela me seja imposta? Não. Gosto do meu país, mas não tenho de gostar de uma equipa treinada por um imbecil, que conta com alguns jogadores que desprezo e que é da responsabilidade de uma federação corrupta. Posso, isso sim, ter vergonha (e tenho) que o meu país seja assim tão mal representado.

O Benfica é a minha raça, Portugal é o meu país. No entanto, o meu país é um chão, um pedaço de terra que estimo mas que não passa disso. O Benfica faz parte da minha identidade. São coisas diferentes. Até posso mudar de chão, mas a minha identidade vai comigo para a cova.
De Rui Pinho a 30 de Março de 2009
Pois eu acho que "tacanhice", "beatismo", pequenino ou o que quiserem chamar, é andar a apoiar uma cambada de chulos que se promovem na selecção e deviam pagar para lá jogar.
É andar a "apoiar" os mesmos jogadores a quem se passa o resto do ano a chamar nomes.
É andar a "apoiar" esses jogadores à espera que algum falhe para logo o acusar de ser do clube "A", "B" ou "C"...
É apoiar chulos brasileiros ou de onde quiserem, que po não terem lugar na equipa do país deles, se servem da portuguesa (selecção, federação corrupta, terra, gente) para se promoverem.

Isso tudo e mais algumas coisas é tacanhice.

Quanto ao Benfica não ter ali ninguém envolvido...
Pode-se dizer que é bom, se se quiser tapar o sol com uma peneira ou apoiar incondicionalmente a política(?) desportiva do clube.
Eu cá acho que é caso de ficar preocupado. Se naquele amontoado de fracos não temos nenhum... JAZUS! Que maus que nós somos. Mesmo!

Cumprimentos,
Benfica Sempre!
De Aguia Imperial a 30 de Março de 2009
Subscrevo inteiramente. Sou demasiado estúpido para ser um patrioteiro da bola dos Pepes e Decos, da selecção do BES, Galp e Sagres. E claro, dos 9 em 11 jogadores do Jorge Mendes.

Assinado: Águia Imperial, o tacanho.

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Confrangedora

Doloroso

Inequívoca

Tristeza

Deplorável

Descanso

Cumprido

Entradas

Regresso

Inadmissível

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds