VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Sábado, 30 de Maio de 2009

Quique: a vista do ponto e o ponto de vista.

A vista do ponto depende sempre do ponto de vista.

 

Assim, tal como o meu amigo Pedro Fonseca [link], considero que Quique Flores deveria ter sido mais solidário para com o Benfica ao longo da época. Da mesma forma, considero que deveria ter havido um maior apoio público ao treinador por parte de todas as estruturas do Benfica no último mês do campeonato e que Quique tem motivos para se mostrar desagradado com essa falta de apoio.

 

No entanto, não posso ignorar que antes do jogo em casa com o Trofense, Quique comunicou ao seu Director que desejava sair no final da época e inclusivamente pediu que o Benfica abdicasse da indemnização que ele (treinador) teria de pagar por quebra do contrato. Diga-se que ao treinador foi comunicado que o Benfica abdicava da dita indemnização.

 

Depois de este episódio, compreendo e partilho o desagrado do seu Director, quando, após o último jogo com o Belenenses, o mesmo Quique deu o dito por não dito e pediu, ele mesmo, uma indemnização para sair do Benfica.

 

O que é que mudara entretanto? Aparentemente foi a indignação pelo abandono a que se sentiu sujeito. Essencialmente foram os últimos resultados de Abel Resino no Atlético de Madrid. Só assim se explica que, depois de uma vitória por 3-1 ao Belenenses, o resultado que se ouvia discutir em castelhano, no balneário, fosse o 1-4 do Atlético de Madrid aos de Bilbau.

 

Felizmente, o campeonato espanhol acaba neste fim-de-semana.

_____

Já o disse [link e link] e repito-o: a avaliação de Quique não deveria ser feita em função dos resultados, pois estes foram inquinados essencialmente por arbitragens espúrias, mas sim em função das práticas diárias do treinador. Cada vez mais, concordo com a avaliação feita.

publicado por Pedro F. Ferreira às 13:25
link do post | comentar
97 comentários:
De Pedro a 30 de Maio de 2009 às 13:41
E isso será verdade? Claro q o apreço por q temos por Rui Costa leva-nos a acreditar nisso mas... já não entro às cegas nessa "viagem".

Uma coisa é certa e factual: Quique esteve isolado nestes últimas jornadas, há indefinição sobre o futuro treinador. Isto resolvia-se tudo de uma assentada, para bem ou para o mal, ficava resolvido.
De Dezito a 30 de Maio de 2009 às 15:15
Se gostam das antigas lendas da luta livre visitem http://cromoswwf.blogspot.com/
De Abel Pontes a 30 de Maio de 2009 às 15:30
Todo este processo está uma grande confusão e nesta altura já nem se sabe em quem acreditar. E não me refiro ao que vai saindo na comunicação social, mas ao que vai sendo escrito nos vários blogues benfiquistas e nas declarações e comunicados da direcção do Benfica.

Sendo a Tertúlia Benfiquista um blogue ponderado e credível, a inside information em que se baseia este poste deve ter algum fundamento. Por outro lado, encaixa-se perfeitamente no perfil dos envolvidos pelo que vou tomá-la como verdadeira, com ligeiras reticências.

Cruzando esta informação com outras, nomeadamente as palavras do irmão do Quique, compreende-se, em parte, o silêncio de Rui Costa relativamente a este assunto. Nesta altura deve estar a pensar para os seus botões "Porque é que não passámos logo para papel a rescisão?" e "Porque é que acreditei na palavra deste gajo?". O que lhe deve apetecer fazer neste momento é manter o Quique e sus muchacos e pô-los a treinar as balizas e os pinos todos os dias às 7 da manhã.

Fui pela continuidade do Quique até ao momento (declarações do maninho) em que se tornou evidente que o espanhol tinha a sua própria agenda e que nesta o Benfica pouco interessava. A situação que criou (fazendo fé na informação contida no poste) lança uma luz diferente sobre alguns comportamentos e declarações do espanhol ao longo da temporada e não lhe é muito favorável.

Parece-me que o melhor é aguardar calmamente pelo fim da novela e esperar que o Benfica consiga resolver a situação da melhor forma e só então fazer o balanço de tudo isto.

Saudações Benfiquistas
De Jorge Ventura a 30 de Maio de 2009 às 16:02
O que tem é que todo este processo é revelador da falta de profissionalismo que grassa no futebol do Benfica, tudo o resto são balelas e seja com Quique com Jesus ou outro qualquer partimos para o próximo campeonato fragilizados em vez de partirmos com a estrutura optimizada como os nossos rivais vão fazer...dito por outras palavras vem aí mais um 3º lugar na forja mas como também já percebi que para 90% dos Benfiquistas até que nem é mau de todo, é deixar andar...só me resta a mim e aos restantes 10% acreditar num milagre mas para isso precisava ser um homem de fé e afinal de contas sou profundamente agnóstico...!!!
Saudações Benfiquistas
De pge a 30 de Maio de 2009 às 16:15
Mas isso são novidades,que suponho venham de dentro do clube, se assim é, para mim fica claro quem é que se portou mal nesta história toda (eu sempre fui pela continuidade de Quique).
A ser verdade esta história, é mais uma prova que as histerias colectivas não têm razão de ser pois assim se prova que nunca sabemos todos os pormenores do que se passa na realidade.

Agora o que acho engraçado é falar-se na falta de apoio a Quique quando essas conversas vêm de pessoas que há muito deixaram de apoiar. Mas em que é que ficamos, apoiamos ou não apoiamos, decidam-se e sejam coerentes.

Apenas quero que a proxima direcção seja ela qual for seja capaz de conviver com as histerias dos mestres das tácticas da bancada e que consigam manter um treinador mais que uma época....Tou-me a cagar se metem o Cardozo ou não a jogar, se metem o Aimar á esquerda ou a defesa central....Eu quero um treinador mais que uma época.

Quique tá de saída, mais uma vez vamos ter um ano zero, preparem-se que pró ano não vamos ficar nem em 2º nem em 1º....O leproso do treinaor dos corruptos já vai (se se confirmar) prá 4ª ou 5ª época, o p bento penso que vai tambem para 5ª....Isto são argumentos, que contratemos os craques que forem dificilmente teremos um conjunto superior aos deles, se a isto somarmos as arbitragens, para mim está claro o que nos espera na proxima epoca.

Enquanto não abrirmos os olhos, não saímos disto.

De iBenfiquista a 30 de Maio de 2009 às 16:34
"Defender um erro é errar outra vez", Anónimo.

Não sei da veracidade dessas afirmações. Como sabe tudo isso, estava lá para ouvir? Ou foi mais um "disse que disse". No entanto, se ele disse isso, fez mal. Mas tem uma atenuante:

Dadas as especificidades do futebol em Portugal, nunca é demais repetir, os treinadores deviam ter sido mais acompanhados ao longo da época. E não foram. Não houve uma protecção inequívoca ao balneário. O balneário tem de ser acarinhado e apaparicado. E não foi.

"The assets have to be protected".

Até por uma questão de elegância e de educação. Quando se recebe alguém de fora em nossa casa, fazemos os possíveis e impossívies para lhes mostar e a dar a conhecer o seu novo ambiente. Não foi isso que aconteceu. O próprio RC não conhece bem, nem pode conhecer, o futebol em Portugal.

Por mais explicações que os benfiquistas dêem, por mais que os benfiquistas escrevam e por mais que exprimam a sua irritação e desapontamento, por mais que exprimam as suas frustrações, o facto é que o Benfica sofre de uma grande falta de liderança. Daquilo a que eu chamo, princípios básicos de gestão e de liderança. E tem sido assim ao longo dos anos.

Por mais que o Benfica esteja mais organizado - que está - melhor financeiramente - que está - com infraestuturas novas - que está - com as modalidades de novo a começar a ganhar - que está - o facto permanece: ninguém pode escamotear ou ignorar o facto que o Benfica, especialmente na vertente do futebol profissional, não é um modelo de gestão, liderança e eficiência. E DEVIA SER.

Por isso, meus amigos, embora não vislumbre actualmente ninguém com capacidade ou qualidade suficiente para substituir LFV, estas verdades têm de ser ditas.

O Benfica, na parte do futebol profissional, precisa de uma reorganização que não necessita de ser grande. De uma melhoria de estruturas, com a aquisição de pessoas competentes e conhecedoras do meio ambiente, vulgo bastidores do futebol em Portugal, com conhecimentos de futebol, pessoas com tomates e com capacidade e vontade de dar murros na mesa, se necessário fôr, para proteger os jogadores e os treinadores, sejam este quais forem. Sim porque com uma estrutura forte, estou-me borrifando para quem vem para treinador.

Se isto não fôr feito, dentro de uma ano estaremos aqui a carpir as mesmas mágoas, mais frustrados ainda, e a mandar os treinadores, o RC e o LFV á merda. Outra vez.

De acordo com os especialistas, os macacos nunca cometem o mesmo erro duas vezes. Será que os benfiquistas são menos espertos do que os macacos?

Estou farto de "déjà vus".

Saudações Benfiquistas

PS. O Cardoso e o Di Maria são para ficar. Quem defende a sua venda não sabe do que está a falar. Ou então não é benfiquista. É andrade com certeza. Os únicos a vender serão o Katso e, eventualmente, o Luisão. Mais nada.






De Mário Fonseca a 30 de Maio de 2009 às 17:33
Pedro, finalmente tiveste liberdade para nos contares isto, mas no entanto, acho que o próprio Rui o devia fazer em conferência de imprensa para todos os sócios e simpatizantes soubessem o porquê desta novela.

E eu tenho quase a certeza que nós já temos treinador para a próxima época e que a época está a ser devidamente preparada, mas em silêncio...

Força Rui, continua o teu trabalho!
De Alexandre Calado a 30 de Maio de 2009 às 17:42
Caro Pedro,

acredite que eu gosto muito de o ler e ouvir, mas em relação ao último parágrafo que escreveu, só posso dizer: Pel'amor de Deus?

Continuidade de Quique? Resultados maus, exibições más, fraco entendimento do Benfica, fraco entendimento do futebol português, incapacidade de reconhecer responsabilidades, ataques a jogadores (o mais fenomenal, como frisaste, foi a "assobiadela" ao Cardozo), treinos duvidosos (aquela notícia do I sobre os treinos de quinta-feira é preocupante e nunca foi esclarecida), ausência de melhoria na equipa.

O que sobrava era a conduta correcta do senhor e nem isso aguenta o teste.

Podem não gostar do Jesus. Eu percebo. Mas, por favor, não queimem o Benfica mais um ano por causa do Jesus.

Obviamente que este comentário final não é dirigido a ti, nem sei se gostas ou não do Jesus.

Abraço,
Alexandre
De Pedro F. Ferreira a 30 de Maio de 2009 às 17:49
Alexandre, obrigado pelas simpáticas palavras. Mas diga-me: onde é que eu defendo a manutenção de Quique?

O que estou farto de dizer, até à exaustão, é que, na minha opinião, deve pesar muito mais na sua avaliação as suas práticas no dia-a-dia do que os resultados, pois estes foram, e muito, manipulados por árbitros.

Abraço.
De Fernas a 30 de Maio de 2009 às 17:56
Bom...sempre fui pela continuidade de quique mas depois da entrevista do irmão de quique confesso que desconfiei da bondade das atitudes de quique.
Depois destas informações de pedro ferreira que tomo por crediveis quer-me parecer que o sr quique está a ser um mamão!...quer dizer...quer voltar para a sua terra de bolsos cheios.
Sendo assim compreendo perfeitamente o silêncio da direcção e a postura de rui costa.
Quanto a quique...perante a postura deste...que se vá.
Se não abdicar da indemnização que fique mas com os calos bem apertados pelo rui costa...se fizer mxrda o rui que o ponha a treinar os juniores.

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Cinzenta

Frustrante

Lamentável

Desnecessário

Desilusão

Estrelinha

Paciência

Incontestável

Difícil

Serenata

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds