Algumas considerações sobre o triste espectáculo do passado sábado. Em primeiro lugar, é óbvio que neste tipo de acontecimentos nunca há 'santinhos' e, quando se atiram pedras de parte a parte, a culpa é obviamente de quem as atira. Em segundo lugar, as generalizações são sempre perigosas: não é por um grupo relativamente pequeno provocar desacatos que devemos condenar um todo. Como em todo o lado, há quem vá ao futebol para causar problemas e há quem lá vá só para apoiar. Estar a confundir os dois, apenas porque se sentam na mesma bancada, não é inteligente. Dito isto, deixo aqui algumas perguntas sobre o que se passou:
- Porque é que os sócios organizados que vão apoiar o Benfica nos estádios dos rivais são SISTEMATICAMENTE retidos até muito depois de o jogo começar? Será que não têm direito a ver a partida desde o início? Aconteceu este ano no Dragão e Alvalade e agora em Alcochete. Será que as autoridades não entendem que o nível de stress e contestação sobe exponencialmente quando as pessoas que compraram bilhetes se vêem impedidas de ver o jogo desde o início? Experimentem pôr uma tampa numa panela a ferver... É curioso que isto só suceda com os adeptos do Benfica, já que não me lembro de ver as claques dos rivais entrarem na Luz depois de a partida ter começado.
- Não teria sido mais lógico colocar os adeptos do Benfica na bancada mais perto da saída em vez de os obrigar a contorná-la para se situarem na do lado oposto? Ainda por cima, estando nessa bancada as claques dos lagartos? E, já agora, como é que não se impediu que os elementos dessas claques pudessem sair à vontade da bancada para irem dar as 'boas-vindas' a quem chegava?
- Se é lamentável que alguém tenha aproveitado as pedras do caminho para as atirar a outras pessoas, o que dizer de quem as leva para a bancada? Ou será que o piso das bancadas também tem pedras?
- Como é possível marcar-se um jogo entre clubes rivais para um sítio cujo único acesso é feito através de um caminho empedrado? Hello?!?!?!
- Como é possível ter-se pensado que 30 polícias conseguiriam controlar 3.000 pessoas?
Parece-me que este tipo de problemas só ficará resolvido quando se começar a fazer como em Inglaterra e se impedir as pessoas que causam desacatos de frequentar estádios de futebol. Está tudo filmado, só não se pune porque não se quer. Mas como estamos num país em que é possível uma claque num piso superior de um estádio atirar tochas e petardos para quem está no piso inferior e não haver uma ÚNICA intervenção da polícia para o impedir, é de esperar que tudo fique na mesma. Até que aconteça uma verdadeira tragédia.
De B. Stream a 29 de Junho de 2009
Concordo que não se devem fazer generalizações. concordo ainda que o recinto em causa não tinha as condições para o jogo.
Por isso a organização não se pode eximir ás suas responsabilidades.
Mas questão deve ser esta "As claques são necessárias ao futebol/desporto?" e deve ser respondida com toda a calma e ponderação.
Confesso sentimentos mistos, ainda ontem no futsal, apesar dos insultos dos pasteis de nata, os adeptos do SLB, muitos ao que me parece das claques, não pararam de incentivar os jogadores e acredito que foram importantes para a reviravolta mas depois da marcação do, penso que foi o 5º golo, lançam no meio deles um petardo!!!!??? qual é a lógica disto???
Com a consequente intervenção policial, pessoas a cairem pelas bancadas...por sorte nungúem se magoou.
Uma palavra para o policiamento, a responsável da PSP que teve a brilhante ideia de colocar os adeptos portistas por cima dos benfiquistas na LUZ, que por um triz não deu origem a um Heysel, aparentemente ainda comanda as operações de segurança no futebol como se nada se tivesse passado.
Também aqui há muita coisa a mudar. Independentemente de tudo, o futebol só tem futuro se eu ou qualquer pai de familia poder levar o seu filho a qualquer estádio deste país, apoiar uma das equipas e não ter receio de ser agredido, insultado, cuspido ou apedrejado, só dessa maneira posso incutir nos meus filhos o amor ao jogo e ao clube.
Já para não falar do poder económico que certas claques e em particular os seus lideres ostentam sem profissão conhecida além da sua relação mais ou menos estreita com o bas-found da noite e do crime.
É altura de se parar e pensar mas, desculpem a piada seca, sem atirar pedras uns aos outros.
Ps eu não tenho filhos mas quando tiver no futuro gostaria muito de levá-lo a um qualquer estádio deste país para apoiar o SLB sem ter esta peocupação.
De
Pedro a 29 de Junho de 2009
O choradinho lagarto mete nojo.
E quem terá sido a inteligência que coloca os adeptos do SLB num descampado cheio de calhaus??? Inacreditável...
Não há inocentes nesta história mas facilmente se percebe quem começou tudo. Em foruns os lagartos planearam esta recepção aos adeptos do Glorioso. Agora fazem-se de coitadinhos...
Prefiro dar relevãncia ao brutal espectáculo q foi dado no pavilhão Acácio Rosa. Aquilo sim foi brutal.
De Valter a 29 de Junho de 2009
Com tudo isto, se alguém for castigado, que seja o Sporting e o Benfica. Por favor, não castiguem os miúdos, que esses, tanto os do Sporting como os do Benfica suaram muito para ali chegarem.
Não os deixar disputar o titulo é tão, ou mais criminoso, do que aqueles actos por parte de "adeptos".
Não deixar os miúdos disputar o titulo é ser tão grunho e símio como os tais "adeptos".
De Joao a 29 de Junho de 2009
"Até que aconteça uma verdadeira tragédia."
Que verdadeira tragédia seria essa?Morrer um benfiquista?Sim, isso seria muito mau porque quando é um Sportinguista a morrer com verylights não é tragédia nenhuma.Que frase mais infeliz essa a sua, é a única coisa que me ocorre...
Quando alguém quer ser parvo, não há nada a fazer. É ÓBVIO que o que se passou no Jamor foi uma tragédia, CLARO que foi. Como seria se alguém tivesse sido morto à pedrada no sábado. Não percebo como é que as duas frases são incompatíveis...
De Joao a 29 de Junho de 2009
Acredita que se tivesse morrido alguém no sábado algo ia mudar?Continuam a entrar very lights nos estádios depois do Jamor e vão continuar a ser arremassadas pedras depois de Alcochete...
De SLBSEMPRE a 29 de Junho de 2009
Sâo incompativeis aos olhos de um lagarto que tem sempre o mesmo discurso e faz sempre de coitadinho. Esta constante choradeira mete nojo. Fazerem dos benfiquistas os verdadeirs culpados do que se passou quando até as proprias imagens dão para perceber que as boas vindas dos lagartos foram à pedrada e que foram eles a invadir o campo para se acercarem da rede onde atrás estavam os benfiquistas, diz tudo.
De Goncalo a 29 de Junho de 2009
Bom, tragédias já aconteceram (no jamor) e nada mudou. Se não muda nada quando uma pessoa morre por um very light atirado da outra bancada, porque haveria de mudar por umas pedritas? Enquanto não se começar a punir as pessoas a sério (incrivel o que se passou com os superdragões: os gajos partem tudo, a policia chega, identifica-os e não faz detenções!!! tal é o medo), e com punir não estou a falar os clubes, estou a falar dos bandidos que fazem isto, nada vai mudar.
Quanto ao resto, acho giro a esta lógica: portanto, o sporting não tem culpa (apesar de ser o organizador do jogo) porque os adeptos do outro clube se portam mal. Mas, a culpa dos super dragões no 3º piso começarem a mandar coisas cá para baixo é do benfica porque não os devia ter posto ali. Ou seja, a culpa é sempre do Benfica e ponto final. É uma boa lógica.
Gosto também de quem diz que isto era apenas um jogo de juniores logo nao eram necessárias grandes medidas de segurança: eh pa, até podia ser berlinde!!! A partir do momento em que duas claques se cruzam, pode haver porcaria, logo não podemos andar a brincar às escoltas de claques, com 4 policias a escoltarem 150 pessoas.
Enfim, tudo normal. E mais um motivo para os sapos chorarem como virgens ofendidas.
Abraços
De Tadinhos dos sapinhos a 29 de Junho de 2009
Joao (assim, sem til),
estás aqui estás a levar com um calhau no sobrolho.
De Joao a 29 de Junho de 2009
Antes de mais, um gajo que tem tadinho no nick mandar vir com um gajo que nao tem til nao sei bem qual é a moral, mas lá está, já todos sabem que "tadinho é corno" como se diz na gíria por isso até compreendo essa tua revolta...
Comentar post