VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Quinta-feira, 9 de Julho de 2009

Balas de borracha

Por estes dias pululam pelas caixas de comentários dos posts desta casa alguns snipers munidos de balas de borracha/pólvora seca que aqui vêm sistematicamente deixar gotas bacocas de desconfiança sobre a gestão do Benfica. Não sei, honestamente, qual é o seu intuito (mas posso adivinhar).

 

Vêm, pé ante pé e, por entre elogios com água no bico e manifestações irresponsáveis de ignorância sobre as questões de que falam, lançam suspeições vagas, comentários à chico-esperto portuga que sabe coisas (mas não as quer dizer todas), bocas à lá Octávio Machado (‘investiguem’, ‘vocês sabem do que é que eu estou a falar’) e pequenas adivinhas hipócritas e plenas de segundas intenções ('sabem onde foi contabilizado isto', 'sabem o que anda a fazer o senhor tal', 'sabem quanto se gastou em clips?').

 

Comigo, what you see is what you get. Posso ser bruto, sim senhor, mas levam com o que penso, sem subterfúgios, sem qualquer tipo de fitos encapotados. Não há cá agendas escondidas sob pretensas maciezas, não adoço a pílula, não danço à volta dos assuntos, não visto hipocritamente peles de cordeiros. Gosto de pessoas que são o que são, que dizem ao que vêm, que frontalmente me escarrapacham a agenda em frente mesmo que ma atirem à cabeça. Não gosto, não tolero, não compreendo – foge à minha percepção - gente que envolta em capas de nobres intenções e polida lisura vai dando navalhadas e fugindo, vai mandando tiros para o ar a ver se acerta numa águia.
É absolutamente legítimo criticar o que se queira criticar no Benfica. Mais, esse sentido crítico, na plena demonstração desta profunda democracia que será sempre parte intrínseca do que é o Benfica, é essencial e vital para o clube. Mas exercido de uma forma responsável, justa, honesta. E não com base em equívocos, em farpas irresponsáveis, desinformando e incubando pequenos e purulentos furúnculos que vão infectando e crescendo para focos de desconfiança mal nascidos e injustificados.
O que estes atiradores furtivos dizem mostra um profundo desconhecimento da forma como é gerido o Grupo Benfica, qual a relação entre as empresas do grupo, como funciona o project finance do estádio e como funcionam os mecanismos de controle das contas das empresas e de auditoria. O que não os impede, no entanto, de elaborar irresponsavelmente sobre meias verdades. Como se isso não bastasse, sugerem, de forma intelectualmente desonesta, a existência de práticas pouco correctas e profundamente amadoras. Se há uma coisa com que não se pode pegar é com as contas do Benfica. São públicas, são transparentes como nunca foram, são objecto de um controlo apertado por parte das autoridades competentes e, muito especificamente, por parte dos auditores. Se algum clube há que permite ter a noção real e cabal de toda a sua realidade enquanto grupo económico, é o Benfica. Não estamos nos anos 80 nem no início dos anos 90.
Podia o Benfica estar melhor? Podia. Cometem-se erros? Cometem. É tudo uma maravilha? Não é. Mas está-se no bom caminho e o grupo é, acredito, gerido por gente séria com os superiores interesses do Benfica em mente.
O Benfica é gerido como um grupo, não como um conjunto de empresas isoladas, e é visível no seu todo. As empresas do grupo são todas detidas e controladas pelo Benfica. Todas – repito, todas – as empresas são integradas nas contas consolidadas. Há contratos celebrados com a Benfica Estádio no âmbito do Project Finance do estádio, há contratos celebrados com a Benfica SAD, há contratos celebrados com o Benfica, há contratos celebrados com a Benfica Comercial, há contratos celebrados com a Benfica Multimédia. Nas contas do grupo todas são consolidadas, o passivo global está absolutamente identificado. É muito complicado? Se calhar o que faz confusão a esta gente é que não façamos o mesmo que o SCP ou o FCP e escondamos dívida em empresas que não consolidam e que embelezemos as contas das SAD ou lá consolidemos apenas algumas empresas que fiquem bem na fotografia.
O que interessa é o grupo. Que raio interessa se alguma das empresas angaria financiamentos e funciona ou não como centro de financiamento das outras ou não, se isso é transparente e claro e se depois nas contas consolidadas tudo está incluído e se vê a verdadeira relação entre o cash flow gerado pelo grupo e a dívida total?
Há, evidentemente, contratos cujas receitas estão a ir directamente para os bancos com os quais se têm financiamentos de médio e longo prazo. Resulta directamente da reformulação da estrutura contratual associada ao project finance do estádio. É público, foi amplamente explicado pelos responsáveis do Benfica para quem verdadeiramente quis ouvir. A estrutura do financiamento passou inclusivamente por uma alteração no sentido da libertação de uma série de garantias e mordaças contratuais tipicamente associadas a um project finance - passando a assumir praticamente a natureza de uma dação ‘pro solvendo’, cuja figura jurídica implica o recebimento dos pagamentos de um conjunto de Contratos Comerciais associados ao Novo Estádio directamente em contas dos bancos, por forma a amortizar os financiamentos tidos com estes. O Contrato Comercial de Naming e Pouring Rights com a Centralcer era um deles.
Estão a ver? É simples, não configura qualquer prática pouco clara e é, inclusivamente, uma medida de gestão de absoluta racionalidade. A gestão financeira do Benfica é feita por gente séria, que sabe o que faz, na plena observância da lei.
Registo, não sem uma ponta de náusea, que foi exactamente este tipo de expediente das bicadas sistemáticas e pouco sérias com base em meias verdades que foi utilizado ao longo de meses por um candidato que ainda agora numa corrida a dois conseguiu ficar em terceiro.
Ainda não assentou a poeira de um processo eleitoral agitado por gente com o mesmo tipo de oposição irresponsável. Qual é o objectivo, qual é a necessidade disto, agora que tudo acabou e nos preparamos para, mais uma vez, nos equilibrarmos no ténue fio da esperança que nos separa do abismo e enfrentar mais uma época contra tudo e contra todos?
Como não quero ferir a susceptibilidade de quem ainda acredita no Pai Natal, na Fada dos Dentes e no Coelhinho da Páscoa (nada me surpreende: ainda há quem pense que o Cláudio Ramos é heterossexual e que o Augusto Duarte foi a casa do Pinto da Costa para ter aconselhamento familiar), e de quem poderá achar que ando para aqui à estalada com moinhos, vou-me abster de apontar as óbvias ilações a tirar de tudo isto.
De pirómanos com défice de atenção estou eu farto.
publicado por Carlos Miguel Silva (Gwaihir) às 12:30
link do post | comentar
25 comentários:
De Rui Pinho a 9 de Julho de 2009
Boas!

Sou um crítico de muitas coisas que se passam no Benfica e da forma como muitas dessas coisas se passam. Nunca o escondi nem escondo.
Preocupam-me também outros aspectos mais 'invisíveis' pelo comum adepto 'futeboleiro/desportista', que sou na maior parte das vezes.
O crédito de Vieira e da sua equipa para mim já esgotou há algum tempo. Nunca o escondi nem escondo.
Terão o meu apoio e a minha critica, consoante o ache relevante e apropriado.

Mas deixa-me dizer que neste post, estou plenamente de acordo contigo.
Não é tudo um paraíso, mas também não é tudo desgraça e coisas mal feitas.

Cumprimentos,
Benfica Sempre!
De Carlos Silva a 9 de Julho de 2009
"Como não quero ferir a susceptibilidade ... de quem poderá achar que ando para aqui à estalada com moinhos, vou-me abster de apontar as óbvias ilações a tirar de tudo isto.

De pirómanos com défice de atenção estou eu farto."

obviamente que, perante a referência aos "moinhos" e aos "pirómanos" (o meu último título tem a palavra "fogueira") poderei entrar na corrente conspirativa e pensar que algumas destas tuas balas de chumbo serão dirigidas a mim

se for o caso, acredito na nudez de fito e espero que chames directamente este boi pelo nome que achas deves

caso contrário, ao menos, reconhece a legitimidade de me rever nas tuas referências (ainda que não as vista, muito menos como barrete)


em ambos os casos

abraços
De Fernando Lopes a 9 de Julho de 2009
Como sempre, muito bem explicado. Parabéns!!!

Mas, para quem lança suspeições vagas, comentários à chico-esperto portuga que sabe coisas (mas não as quer dizer todas), bocas à lá Octávio Machado, vão continuar, porque não lhes interessa a verdade, apenas o boato para descredibilizar o Benfica e em especial a direção.

VIVA O BENFICA!!!
De Carlos Miguel Silva (Gwaihir) a 9 de Julho de 2009
Carlos (LEC),

A dos moinhos é para quem pensa que muitas das coisas que eu e o Pedro, entre outros, denunciamos só existem nas nossas cabeças. Se enfiaste o barrete, olha, nem te fica mal que assim não nos cegas com a tua careca reluzente.

Quanto aos pirómanos, sabes muito bem de quem estou a falar (não sejas cromo). O homem gosta de andar de avião e começou uma série de pequenos fogos mas depois até se queimou na fogueira das eleições…

Abraços e apernas
De ro a 9 de Julho de 2009
Gostei de ler.
Simples e espero eficaz.

Um abraço
ro
De GeracaoBenfica a 9 de Julho de 2009
O povo é sereno, tenham calma e não se exaltem.

Os que criticam, façam como o GB, apresentem soluções. Boas ou más, são alternativas.

Cabe depois a quem de direito avaliá-las e decidir se são ou não proveitosas para o nosso Benfica.

Há dois dias lancei os direitos televisivos, ontem a organização que gostaria de ver na SAD e hoje (14.30) aparece o tópico sobre modelo para o futebol profissional.

Podem até ser uma cambada de MERDA de ideiais. Mas é o que penso e acho que devo partilhar. Aproveita quem quer...
De BT26 a 9 de Julho de 2009
Concordo com plenamente contigo,em todos os meus comentários tento sempre dizer o que penso,e aquilo que não sei deixo bem vincado que não tenho a certeza,e se possível nem digo nada.E penso que juntamente com estas palavras que dizes em relação a parte financeira do Benfica,gostava de deixar também a minha confiança em relação a parte desportiva,neste caso,trabalho do Rui Costa,e tal como dizes,eu não sou daqueles que acredito no pai natal...e nos aconselhamentos familiares,acho que os problemas de casa têm de ser resolvidos em casa,tal como os (alguns) Benfiquistas fizeram nestas eleições.

Benfica sempre
De Carlos Silva a 9 de Julho de 2009
Carlos (Gwaihir)

acabei de escrever que não enfio barrete nenhum (tenho um trabalho do caraças a descobrir a careca para depois a esconder com barretes, não? não enfio barretes sejam eles de que tamanho forem ou tricotados por quem quer que seja)

qto ao que só existe ou não na tua cabeça, isso já é questão que não me cabe a mim legitimar ou não. limito-me a perocupar-me, essencialmente, com o que se passa na minha, a partir mais do que vejo do que do que me contam

(ainda que a história a que te referes seja um conjunto de factos, muito bem recolhidos e ligados, que suscitam uma interpretação quase óbvia, podemos sempre dizer que poderá não passar disso uma - interpretação - não é? afinal, quando só vês uma possibilidade para o desfecho da história, quem é que acredita no pai natal? eu, pelo menos, escolho admitir que o painatal existe, mas tb poderá não passar de um gajo gordo de barbas brancas, e tudo, que se parece com ele, mas não é. E, se queres saber, eu já estive na casa do pai natal da lapónia, vi as renas, a mulher, os duendes, os brinquedos e apertei-lhe a mão. agora, diz-me que não há pai natal e eu digo-te que há. acreditas?)


De Carlos Miguel Silva (Gwaihir) a 9 de Julho de 2009

Carlos (LEC),

para continuar este tipo de conversa só mesmo com (muitas) imperiais à frente. Os grilos devem estar todos contentes.

Vai mas fazer qualquer coisa de útil, anda.
De Jorge Ventura a 9 de Julho de 2009
Concordo com o post na totalidade, acho que realmente em todo o grupo empresarial Benfica, a gestão é altamente profissionalizada e só por isso conseguimos neste momento estar competitivos com os nossos rivais...além disso não tenho nenhuns conhecimentos técnicos que me permitam duvidar do mérito da gestão que tem sido feita...!
Em relação aos dinheiros aplicados na gestão do plantel do futebol profissional aí sim...sou critico e continuo a achar que se cometem verdadeiros atentados...só agora de repente e por serem prementes, recordo o caso do Reyes em que compramos 25% do passe por 2,6 milhões de euros (?????)...e o do Makukula (onde é que ele anda ???) em que investimos 4,2 milhões para agora o estarmos a desvalorizar...há mais pérolas ainda, mas se isto não é má gestão que outro nome é que lhe querem dar ???
Saudações Benfiquistas

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Exemplar

Madrugadora

Pouco

Inconsistência

Confrangedora

Arrasador

Sofrível

Solidez

Escasso

Profundidade

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds