Domingo, 22 de Novembro de 2009
Aconteceu taça esta noite na Luz. Por mérito do Vitória, que soube sempre manter-se organizado na defesa e segurar a vantagem que conseguiu obter, e por (muito) demérito do Benfica, que jogou de forma desgarrada e desorganizada durante demasiado tempo, não sabendo encontrar inspiração ou soluções para romper a muralha defensiva adversária.
A primeira parte, em particular, foi demasiado fraca. Pelo meio era difícil construir jogo, devido à sobrelotação de jogadores do Vitória nessa zona, que quando não tinha a bola deslocava o lateral esquerdo para o centro, ficando na prática com três centrais, fechando o Desmarets esse lado. Para além disso, colocou três médios a fechar o meio, contando estes ainda com a ajuda do Assis (parece que os adversários já chegaram à conclusão que a melhor forma de atrapalhar o Benfica é mesmo acumular jogadores na zona frontal da sua área). Seria necessário, para contrariar isto, insistir bastante pelas laterais, mas o Amorim pouco apoiou o ataque na primeira parte, e do outro lado o Coentrão, apesar de ter vontade, não estava inspirado. E para complicar mais as coisas, o Aimar também não esteve nos seus dias. Quanto ao ataque, se o Saviola ia fazendo os possíveis para fugir às marcações, o Keirrison fez mais um jogo para esquecer, e esteve praticamente ausente do jogo, com a excepção de um remate. Se o panorama era sombrio, pior ficou quando, como tantas vezes acaba por acontecer em jogos destes, a equipa que está a jogar para não perder de súbito acaba por se apanhar em vantagem. Apesar do golo ter acontecido aos vinte e cinco minutos, era previsível que se o Benfica não alterasse a sua forma de jogar, as coisas acabariam mal. E a verdade é que pouco mudámos. Houve a troca de lados entre o Ramires e o Di María que, na minha opinião, só contribuiu para afunilar ainda mais o jogo, e não trouxe nenhuns resultados práticos, e até ao intervalo não me consigo recordar, à excepção de um livre do Aimar, de uma ocasião flagrante de golo por nós criada.
A segunda parte pareceu trazer um Vitória ainda mais defensivo, e um Benfica com alguma vontade de imprimir mais velocidade ao jogo, mas a falta de inspiração era evidente. Em termos territoriais e de posse de bola, o domínio do Benfica terá sido claríssimo (não sei quais foram os números, mas duvido que o Vitória tenha chegado aos 40% de posse de bola). Mas foi um domínio inconsequente, já que a baliza adversária raramente era ameaçada. Só nos quinze minutos finais, já com o Di María de regresso à esquerda, a saída do inconsequente Keirrison, e as entradas sobretudo do Weldon e do Felipe Menezes (teve uma entrada em jogo muito boa, e talvez teria sido útil se tivesse entrado antes), o Benfica começou a dar maior sensação de perigo. O Weldon veio dinamizar o nosso ataque, mas também é verdade que conseguiu falhar oportunidades claras, em particular um cabeceamento quase à boca da baliza, em que bastaria encostar a cabeça à bola. Julgo que não será exagero dizer que durante os quinze minutos finais conseguimos criar mais ocasiões de golo do que durante o resto da partida - e o Vitória terá sentido o perigo, já que teve que recorrer à simulação de lesões para queimar tempo, coisa que nem sequer tinha tido que fazer até então. Mas já era tarde para emendar os erros cometidos anteriormente, e faltou-nos acerto e calma na altura de finalizar, pelo que fomos penalizados com a derrota.
A desinspiração foi geral esta noite, e quando muito poderei escolher o Saviola como um daqueles que mais tentou remar contra a maré. Não fez um grande jogo, longe disso, mas nunca deixou de tentar desorganizar a defesa, estando sempre em movimento e desmarcando-se para receber bolas. Quanto ao pior, a escolha terá que ser obviamente o Keirrison. Mostra aqui e ali um ou outro pormenor, mas parece apático e completamente falho de confiança durante quase todo o jogo. O jogo do Benfica melhorou bastante após a sua saída.
Estamos fora da Taça, e se queremos queixar-nos de alguma coisa, julgo que teremos primeiro que olhar para nós próprios. Se é verdade que houve mérito na organização defensiva do nosso adversário, a verdade é que nos faltou quase sempre inspiração para resolver os problemas que nos foram apresentados - ao contrário do jogo com a Naval, em que conseguimos, de uma forma constante, ir criando oportunidades de golo ao longo de todo o jogo, e só por infelicidade e inspiração do guarda-redes é que foi necessário esperarmos quase até ao final para festejar. Hoje estivemos numa noite não, e infelizmente esta aconteceu num jogo da Taça, pelo que as consequências são irreparáveis. Agora, a melhor forma de levantarmos a cabeça é ganharmos no Alvalixo.
De John Wakefield a 22 de Novembro de 2009
acho que a época acabou...
taça de portugal - foi-se!
taça de liga - estou-me borrifando.
campeonato - certas pessoas irao fazer de tudo para nos impedir de vencer esse titulo.
taça uefa - é um sonho. temos fortes argumentos para ir longe. mas nao somos a unica equipa com tais argumentos. o liverpool e creio que a Juve (ou o Bayern) vao parar ainda á UEFA.
no ano passado, fomos abaixo quando eliminados pelo leixoes para a Taça. pois... ESTARÁ A HISTORIA REPETIR-SE?
mesmo seja pessimista, ACHO QUE NAO. a época pode ficar marcada agora, mas a diferença é que podemos ir longe e fazer uma boa campanha na UEFA e conseguirmos pelo menos ficar em segundo para disputar o acesso á champions. o FUTEBOL PRATICADO é mto superior em relaçao ao ano passado. Vamos ter PACIENCIA e ter FÉ.
eu nao largo a toalha e o apoio á equipa apesar de hoje ter sido um golpe que poderá ter sido fatal.
VAMOS CONTRA TUDO E CONTRA TODOS.
NADA DE CRITICAR TREINADOR E JOGADORES que embora hoje nao tenham estado a 1 nivel excepcional, fizeram o suficiente para vencer mas a SORTE nao esteve em nada do nosso lado.
Subscrevo. O Vitória de Guimarães mereceu claramente ganhar na Luz e continuar na Taça. Uma boa vingança por terem perdido contra nós em Guimarães.
Quanto a nós, há que levantar a cabeça. Agora são três competições em que estamos inseridos, sendo que o campeonato será, com certeza, o objectivo máximo.
De
D'Arcy a 22 de Novembro de 2009
Eu não digo que o Vitória mereceu ganhar. Muito menos 'claramente'. Teve mérito na forma como defendeu, mas julgo que o Benfica, apesar de desinspirado, jogou o suficiente para poder ter ganho.
De
Pedro a 22 de Novembro de 2009
Não temos sorte. Pagamos bem caro os erros q cometemos e qd, como contra a Naval, conseguimos algo é à custa de muito mas mesmo muito esforço. Não podemos depender da sorte pq não a temos.
Foi-se a Taça. Jesus tem a primeira nota negativa. Tal como nunca demos a volta a um resultado negativo tb é verdade q a seguir a um desaire temos respondido muito bem. Q agora seja igual. Tem q ser.
Demos uma lufada de ar fresco aos nossos rivais. Não podemos dar mais.
De Paulo Buchinho a 23 de Novembro de 2009
Merecíamos pelo menos o prolongamento.
Jogamos menos bem e O VG não jogou assim tão bem ...
Acho que devíamos de mandar menos bocas e tb gozar menos como os outros e só fazer a festa se houver motivos para isso.
Saudações BENFIQUISTAS!
De BENFIQUISTA DO CORAÇÃO a 23 de Novembro de 2009
AMIGO BENFIQUISTA D ARCY
ESTOU DE ACORDO CONSIGO
ELES TODOS CONTRA NÓS COLOCAM O AUTOCARRO
E ALGUNS VÃO TER SORTE
FOI O CASO DE HOJE. SAIU-LHES O BRINDE
AGORA É BOM QUE TODOS OS BENFIQUISTAS SE MENTALIZEM QUE NÃO VAMOS GANHAR SEMPRE
E QUE NÃO TEMOS UMA SUPER EQUIPA
TEMOS UMA BOA EQUIPA, MAS FALTA-LHE AINDA UMA PITADINHA PARA SALTAR MAIS UM DEGRAU
TEMOS GANHO CLARAMENTE, MAS ATENÇÃO, COM A EQUIPA COM O TURBO LIGADO. E É AQUI QUE ESTÁ A DIFERENÇA ENTRE BOA E SUPER EQUIPA. A BOA EQUIPA GANHA SITUADA NO SEU MÁXIMO ESFORÇO. A SUPER EQUIPA GANHA A MEIO GÁZ. ENTÃO QUEM COMANDA UMA BOA EQUIPA TEM QUE GERIR O ESFORÇO SOB PENA DE ESTOURAR COM O MOTOR. É O CASO DO BENFICA. TEM QUE TER MÁXIMA ROTAÇÃO NO CAMPEONATO ONDE OS PONTOS VALEM CONTOS. A TAÇA É DE LATÃO. DÁ MEDALHAS MAS NÃO DÁ LIGA DOS CAMPEÕES.
UMA EQUIPA É SUPER QUANDO TENDO 3 OPORTUNIDADES METE LÁ DENTRO 3 BATATAS. NÃO PRECISA ESTOURAR PORQUE SABE QUE NA PRIMEIRA CHANCE ESTÁ LÁ. A BOA EQUIPA PRECISA DE MUITAS CHANCES E DE CORRER MUITO PARA TER RENDIMENTO. NÓS HOJE TIVEMOS CHANCES MAS FALHÁMOS. SÓ O WELDON FALHOU DUAS. SE FOSSE O DROGBA JÁ LÁ ESTAVAM E TINHAMOS GANHO MESMO JOGANDO A MEIO GÁZ.
EU QUE ACOMPANHEI MUITO O CICLISMO POR FORÇA DA PROFISSÃO E TENHO LÁ GRANDES AMIGOS, MUITAS VEZES ME DISSERAM QUE O GRANDE CICLISTA É AQUELE QUE SEM APELAR AO SEU SUPREMO ESFORÇO CONSEGUE ACOMPANHAR OS PRIMEIROS E GANHAR PROVAS DE SEMANAS, ENQUANTO O CICLISTA MAIS FRACO PODE GANHAR UMA DOMINGUEIRA NO SEU MÁXIMO EMPENHO MAS JAMAIS GANHARÁ UMA PROVA GRANDE PORQUE NÃO TEM ESTOFO PARA ISSO
POR ISSO AMIGOS NÃO DEVEMOS EXIGIR GANHAR SEMPRE PORQUE NÃO TEMOS 20 JOGADORES PARA ISSO. FALTAM MAIS MEIA DÚZIA COM CATEGORIA EQUIVALENTE AO ONZE TITULAR QUE PERMITAM AO TREINADOR IR A MAIS JOGOS COM O CARBURADOR A FUNDO
QUE SE LIXE A TAÇA
AGORA NO CAMPEONATO TÊM QUE APERTAR
E EM JANEIRO UM AVANÇADO GOLEADOR E PRO ANO UM GUARDA-REDES DE 18 VALORES, PORQUE DE 14 JÁ TEMOS
BOA NOITE
O futebol é mesmo assim. Que importa termos jogado melhor que o adversário se não conseguimos marcar? O Guimarães fez o seu jogo, trouxe a lição bem estudada do Minho, soube marcar e depois soube gerir o resultado, pelo que, por aquilo que fez, é uma vitória justa. Nós pecámos por não termos conseguido materializar a superioridade demonstrada. Aliás, desta vez parece que a exibição foi apagada, ao contrário de noutros jogos. Se tivesse sido ao contrário, com o Benfica a jogar pior que o adversário e a ganhar, seria exactamente a mesma coisa, era merecido e nenhum de nós dizia que o Benfica não merecia claramente ganhar.
O Benfica jogou melhor em termos de futebol jogado, com mais posse de bola e mais remates, mas perdeu com uma equipa que defendeu muito melhor, com uma estupenda exibição do guarda-redes, e que marcou um golo que foi suficiente para se manter em prova.
Venha agora o Sporting e espero bem que ganhemos o jogo no recinto do nosso eterno rival.
Não sei que diga, tal é o choque em que me encontro.
O Benfica, apesar de tudo mereceu ganhar, mas perdeu precisamente o que não podia perder.Aqui já não se recupera. Vamos tentar fazer alguma coisa bonita esta época mas, como já disse anteriormente noutros comentários, com HUMILDADE, a começar por nós aqui. O que dissemos demais vai agora ser cobrado por todos, com.social, Spotens, Dragas, etc,.etc., vá lá o Ruizinho´(só ouvi o final) disse grandes verdades sobre aquilo do Oliveirense-Porto, o resto não ouvi (fraco consolo).
Não compreendi o Di Maria com tanto toque na linha de fundo com jogadores a correr na entrada da pequena área para marcar. O meu herói, hoje, não esteve bem. Quanto ao mais, repetindo (portanto não por ter sido eliminado) o figurino já descrito por mim variadíssimas vezes, como poderão verficar, o Benfica fez sempre um jogo muito igual, com poucas variações e, aí, é preciso a mão do técnico.
Palavra que trocava uma vitória de hoje por uma derrota no sábado, não se escandalizem.
Quanto a fez falta este ou aquele jogador, na minha óptica a pior ausência foi a de Luisão para pôr ordem naquilo tudo.
Vamos lutar para ganhar sábado e depois... e depois...e depois....
VIVA O BENFICA SEMPRE, QUER GANHE OU QUER PERCA.
P.S.- Ah, esqueci~me de dizer que continuam a faltar as meias distâncias.
Quando o Benfica sofre em primeiro lugar (e neste jogo ainda havia quase 70 minutos para jogar) e com equipas de estatura alta a defender o Benfica ainda não conseguiu virar um resultado que fosse... Parece-me que o discurso já é de rei na barriga quando afinal o Benfica ainda não ganhou nada. Jesus mais uma vez demonstra que no banco não sabe operar as substituições necessárias. Di Maria andou a jogar demasiado tempo na direita e Ramires na esquerda ...o que é incompreensível... Esperemos que não seja o Sporting a marcar primeiro, porque se assim for...
De Goncalo a 23 de Novembro de 2009
Acho que o resultado é um pouco injusto, mas penaliza as dificuldades que o Benfica tem quando se apanha a perder e ainda por cima não tem o Cardozo. Vai ser disto toda a época na luz.
Mas o guimarães tem muito mérito. Sabe trocar a bola e soube defender bem a vantagem e nós não conseguimos furar aquela defesa.
Uma unica nota para a arbitragem. Não a deste jogo propriamente, mas fazendo a comparação: reparam que usando o critério do golo anulado ao Luisão em Braga, o golo do guimarães era falta sobre o Javi e (esta então é igualizinha) há um lance na 2ª parte sobre o weldon onde o defesa para ganhar vantagem antes de saltar dá um toque com o braço no weldon, que cai. Marcar penalty numa situação destas? Está bem está. Mas é igualzinha à falta assinalada ao Luisão. Mas como é a atacar...
Enfim, é pena, é triste, mas o objectivo é chegar a Maio campeão. As restantes taças é fazer o melhor, mas já se sabe que em jogos a eliminar isto pode acontecer.
Abraços
Ps - por outro lado, esta derrota a juntar à goleada dos sapos vem trocar as voltas para o derby. Vamos lá ganhar limpinho.
Comentar post