Terça-feira, 24 de Novembro de 2009
É importante – claro que é – analisar o jogo, tirar lições para o futuro e perceber as razões da derrota com o Guimarães. Entre as quais está uma que não tenho visto ser apontada com a devida proeminência: a falta de sorte. Não explica tudo (não é isso que estou a dizer) mas explica alguma coisa, como algumas decisões da arbitragem (um golo ilegal, ainda para mais quando é o único do desafio, claro que até é muito bem capaz de explicar é tudo).
Agora o que não percebo é do que é feita a espinha dorsal de toda esta gente que num dia acha a equipa do Benfica um conjunto de génios e no dia seguinte – após um jogo – a considera um conjunto de incompetentes sem atitude.
Imagino que se aquela bola do Keirrison no início do jogo tivesse entrado, ou se uma das múltiplas oportunidades que tivemos nos últimos minutos se tivessem concretizado e tivéssemos ido para prolongamento (e ganho, como aposto que ganharíamos), hoje estaríamos a debater a atitude guerreira da equipa, a perseverança e o acreditar até ao fim. Imagino que se aquela pobre amostra de árbitro tivesse anulado o golo ilegal do Guimarães, como devia ter feito (e como já foi amplamente demonstrado na comunicação social, inclusivamente por quem nunca pensei que o fizesse) e como nos têm feito sistematicamente a nós, e tivéssemos naturalmente chegado à vantagem, o que se estaria a discutir hoje seria a consistência da equipa nas várias provas, a qualidade do plantel, a superior sagacidade táctica do Jesus, a confiança que essa gente teria em ganhar tudo.
É engraçado, é muito engraçado, ver como as convicções de muita gente voam ao sabor do vento. Do mesmo vento que empurra uma bola cabeceada na sequência de um lance faltoso para dentro da nossa baliza. Agora critica-se a atitude e, de forma instantânea, os mesmos jogadores que eram um poço de virtudes até agora passaram a ser uns mimados irresponsáveis.
Não contem comigo para este circo: a minha coluna pode ter escolioses mas não se dobra para este tipo de acrobacias.
Toda a gente tem dias maus. Sim, ter um dia mau numa competição a eliminar pode significar o fim, e é objectivamente uma pena. Jogámos bem? Claramente, não teremos tido a qualidade dos últimos jogos, mas ainda assim o suficiente para merecer marcar. Nada disso me faz mudar de ideias em relação a um grupo que se tem comportado de forma exemplar e que tem mostrado uma atitude notável, pleno de jogadores que sentem de forma genuína o Benfica.
É preciso saber sofrer com dignidade, e como dizia ontem Jorge Jesus, ainda vamos ter de sofrer muito. É preciso determinação, confiança, estofo, capacidade de sofrimento: têmpera de campeão. Que nos é exigível a nós, sócios e adeptos, na mesma medida em que o exigimos a quem está dentro do campo.
Força Benfica, sempre!
De RICARDO a 24 de Novembro de 2009
SUBSCREVO, COM TODAS A LETRAS QUE ESCREVES-TE
É IMPORTANTE CONTINUAR A APOIAR, NO MEU PONTO DE VISTA O BENFICA ATÉ FEZ UM BOM JOGO, POR ISSO NÃO ESTOU NADA PREOCUPADO.
O BENFICA NO JOGO CONTRA O GUIMARÃES SE TEM CARDOZO GANHA O JOGO, DISSO NÃO TENHO DUVIDAS.
POR ISSO DIGO, O BENFICA TEM DE ENCONTRAR UM PONTA DE LANÇA SEMELHANTE A CARDOZO, SEI QUE NÃO É FACIL, MAS É NECESSÁRIO, POIS SE TEMOS O AZAR DELE SE LESIONAR, VAMOS TER DIFICULDADES NO FUTURO.
CUMPRIMENTOS
S.L.B ATÉ MORRER
De O GLORIOSO a 24 de Novembro de 2009
Grande Comentário Carlos concordo em absoluto.
O que me faz mais pena é que mesmo alguns benfiquistas já entrarem nesta onda como tenho visto em alguns blogs. De repente tudo é posto em causa e até já vi escrito (neste caso no grande blog Ser Benfiquista) que se perdemos com o 8º classificado o proprio Jesus deve começar a arrumar a troxa. Simplesmente vergonhoso que benfiquistas pensem assim, mas nem tudo é perfeito.
Por outro lado gostei das reações sobre o clube patetico do Campo Grande. Pois é bastou ganhar a esse colosso da 3ª divisão (corresponde aos antigos regionais) mesmo depois de estar 30 minutos a perder para os paineleiros já acharem que vao trucidar. Gosto deles assim muito confiantes ainda mais agora com o Carvalhal, faz-me lembrar muitas coisas.
De Red Rabbit a 24 de Novembro de 2009
Concordo plenamente contigo Gwaihir. Não percebo que após um mau resultado se desate a dizer mal de uma equipa que nos tem feito sonhar, não só pelos resultados mas também pelo futebol praticado. Não jogámos assim tão mal. Como dizes, faltou-nos a sorte e um apitadeiro que, no mínimo, tivesse visto o que jorge porco sousa disse que viu em braga. Vivo longe, raramente e infelizmente vou à Catedral, mas faço o que eu considero o mínimo, que é ser sócio e ter as quotas em dia. É o que chapo na cara de alguns benfiquistas que quando ganhamos é tudo muito lindo e quando perdemos desatam a dizer que os jogadores é que o levam e outras patacoadas idênticas. Por mais ue me digam que não, continuo a achar que há, não direi de 1ª e de 2ª, benfiquistas diferentes...
SLB4EVER
De Ferrao a 24 de Novembro de 2009
Culpo o Braga de nos ter tirado os 3 pontitos importantes que nos dava a liderança, e de ser o causador de nos afastar da taça.
Repudio o futebol de Braga, festejarei cada derrota sua como uma vitoria do Benfica
De John Wakefield a 24 de Novembro de 2009
olhem o árbitro para Alvalade cá para mim, vai ser omesmo de Braga e será o mesmo do Benfica- FCP deste ano.
eu ja estou a prever isso!
De Ferrao a 24 de Novembro de 2009
Já era altura de JJ começar a repensar as estratégias, os adversários (que não são (burros)) fazem o trabalho de casa e têm o estratagema de JJ mais que esmiuçado.
Acredito (quero acreditar) que vai dar a volta por cima.
De Yur@n a 24 de Novembro de 2009
Completamente de acordo, apesar de tudo, o que fizemos mais do que justificava pelo menos o prolongamento.
Mas nem é tanto a sorte que nos está a faltar, bastava que o julgamento dos bois de preto fosse sempre o mesmo e, é claro, um guarda redes que de vez em quando conseguisse fazer uma defesa com um grau de dificuldade maior, estou convencido que dos poucos golos sofridos até hoje uma boa parte podia ter sido evitada com boas intervensões, este ultimo jogo e o jogo em braga são bons exemplo disso, e nem eram precisas defesas do "outro mundo", bastava um GR com presença na àrea e que não se limitasse a cumprir com os serviços mínimos.
De MRC a 24 de Novembro de 2009
Este post é absolutamente pertinente! Ontem, ao ler os comentários à análise do jogo do fim-de-semana, como habitual, qual não foi a minha surpresa quendo vi o ressurgimento dos habituais profetas da desgraça! De facto é mesmo uma questão de espinha dorsal (ou de ausência dela). A análise pessoal que faço disto é que muitos benfiquistas, talvez influenciados por anos sucessivos de desilusões, desenvolveram um pessimismo crónico e uma fraca resistência à adversidade! Perante qualquer desaire entram em depressão profunda! A minha análise é simples: a época é longa, estamos bem, não somos perfeitos longe disso! Não podemos ganhar tudo, infelizmente, mas os desaires que ocorreram até à data não põem em causa os superiores objectivos deste época! Por isso só nos resta continuar optimistas, confiantes, acreditar e apoiar a equipa!
De Joe Parsons a 24 de Novembro de 2009
O Benfica é o clube com melhor plantel em Portugal !
Pratica um futebol que está longe de ser comum em Portugal, há muito tempo !
Nós, Benfiquistas, só temos que apoiar a equipa "no matter what " ! [
Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]
O Benfica é o clube com melhor plantel em Portugal ! <BR>Pratica um futebol que está longe de ser comum em Portugal, há muito tempo ! <BR>Nós, Benfiquistas, só temos que apoiar a equipa "no matter what " ! <BR class=incorrect name="incorrect" <a>Graeme</A> Souness , aquando a sua passagem pelo Benfica disse que "às vezes o Benfica parece não ter adeptos. Parece ter espectadores". É claro que se tratou da opinião de um homem que (diga-se de passagem) não teve vida fácil no Benfica, ainda mais se tivermos em conta que foi no pior período da história do Benfica. Contudo, ver a nossa equipa ser assobiada por Benfiquistas, é dar razão ao "Grande Xonas " ! <BR class=incorrect name="incorrect" <a>Porra</A> , eu sou Benfiquista. E se apoiei jogadores como Martin Pringle ou Paredão, só pelo facto de usarem a camisola do Glorioso, não posso NUNCA deixar de apoiar o Di Maria, o Ruben Amorim ou outro jogador qualquer só porque teve um dia não e perdeu um jogo para o Guimarães ! <BR>Ser Benfiquista não é uma moda. Isso é ser portista. Não é mania de ser diferente, com complexos de supeioridade inferiodade à mistura. Isso é ser sportinguista. Ser Benfiquista é um estado de alma ! <BR>Vamos continuar a apoiar a equipa ! Estarei em Alvalade no sábado, com o meu cahecol e só saio de lá com uma vitória digna de um clube como o Sport Lisboa e Benfica ! <BR>Saudações gloriosas !
De Agostinho a 24 de Novembro de 2009
Eu não gostei de ver hoje na capa do pasquim-voz do regime corrupto- uma foto de Jesus a abraçar o diabo. Eu sei que essa capa tem um objectivo específico dado o resultado do último jogo e o jogo que se aproxima, mas, que raio, o Jesus necessitava mesmo de andar abraçado a esterco?
Comentar post