VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Domingo, 29 de Novembro de 2009

Morno

Foi um jogo morno, que terminou com o resultado mais morno possível: uma igualdade a zero. É sempre difícil jogar contra estas equipas que agora aprenderam que a melhor maneira para tentar sacar um empate ao Benfica é atafulhar o meio campo de jogadores. Se, por um lado, o empate acaba por ser um mal menor sob um ponto de vista pragmático em termos de campeonato, e mantém os nossos adversários desta noite a onze pontos, por outro não me deixa totalmente satisfeito, porque sei que perdemos dois pontos com uma equipa que nos é inferior, tendo ficado com a sensação de que a vitória estava ali bem perto.

O Benfica apresentou um onze sem surpresas. O Maxi e o Peixoto regressaram às laterais, enquanto que no ataque o Cardozo estava de volta. Do outro lado apareceu o sportém com um meio campo de cinco jogadores, com dois trincos, deixando o esfomeado sozinho lá na frente, na esperança que ele conseguisse fazer outro dos milagres que costuma fazer contra nós. O sportém pareceu querer ter uma entrada forte, tirando partido do sobrepovoamento da zona central, que lhe permitia recuperar bolas nessa zona. Mas esta vontade ficou-se por pouco mais de cinco minutos, já que rapidamente o Benfica se organizou e equilibrou as coisas. Após pouco mais de um quarto de hora, o Benfica mudou tacticamente, de forma a equilibrar o duelo no meio campo, e abandonou o 4-1-3-2 habitual, dispondo-se em 4-4-2, com o Ramires a auxiliar mais na zona do Javi, e o Aimar a cair para a direita. O jogo entrou assim numa toada morna e equilibrada, que foi o tom geral do resto da primeira parte, embora nos últimos dez minutos o Benfica tenha crescido um pouco, tendo levado o jogo a desenrolar-se mais no meio campo adversário, mas sem que houvessem grandes sobressaltos. A qualidade do nosso jogo ofensivo sofreu com o facto do Di María ter passado praticamente ao lado do jogo durante esta primeira parte, enquanto que o Aimar, encostado à direita, também não esteve ao nível a que nos tem habituado, sendo muito menos interveniente no jogo (curiosamente, enquanto esteve na direita, o Ramires pareceu ser capaz de causar mais desequilíbrios).

A segunda parte iniciou-se com o Benfica a parecer ter ascendente no jogo, mas após cerca de dez minutos o sportém respondeu com o seu melhor período no jogo, e durante aproximadamente cinco minutos instalou-se perto da nossa área, conquistando vários cantos e culminando com um grande remate do Veloso, a proporcionar a defesa da noite ao Quim, e um remate do Moutinho para fora. O jogo pareceu depois entrar na mesma toada de equilíbrio da primeira parte, mas quando faltavam pouco mais de vinte minutos para o final o nosso treinador fez entrar o Rúben Amorim para o lugar do Aimar, o que veio alterar o equilíbrio do jogo. O Amorim foi colocar-se perto do Javi, regressando o Ramires à direita (onde voltou a criar desequilíbrios) e teve uma entrada bastante boa no jogo. Também me pareceu que os jogadores do sportém quebraram fisicamente, de forma que acabámos por ter algum ascendente sobre o nosso adversário até ao final do jogo, e desperdiçámos algumas situações que nos poderiam ter dado a vitória: uma situação em que o Di María, bastante à vontade sobre a esquerda da grande área conseguiu rematar contra o Patrício, outra em que o Amorim, desmarcado, voltou a rematar contra o Patrício quando poderia ter servido o Saviola no centro, e ainda uma oportunidade do Ramires, que de baliza aberta não conseguiu acertar bem na bola. A isto o sportém apenas conseguiu responder com um livre muito perigoso na meia lua, que foi mal marcado pelo Veloso contra a barreira. O apito final chegou, e deixou-me com a sensação de que se tivéssemos carregado um pouco mais, ou o jogo durasse mais alguns minutos, poderíamos ganhá-lo.

Os jogadores do Benfica que mais me agradaram foram o Ramires, e muito em particular quando esteve na direita, e o Saviola. A defesa esteve geralmente bem, mas também a verdade é que não teve propriamente muitas situações complicadas para resolver, já que a bola passou muito tempo na zona do meio campo, longe das áreas - durante a maior parte do jogo o esfomeado era o único adversário com que tinham de se preocupar, e conseguiram anulá-lo sem grandes dificuldades. O Di María esteve praticamente desaparecido na primeira parte, subindo de produção na segunda, mas sem grandes brilhos. O Cardozo também pouco se viu, e o Aimar, que passou quase todo o tempo encostado à direita, teve uma participação discreta no jogo.

Só no final do campeonato saberemos se isto foi ou não um bom resultado. Eu fiquei com a sensação de que poderíamos (e temos mais do que capacidade para) ter obtido um resultado melhor. É que eu senti-me quase sempre bastante tranquilo durante o jogo, porque o sportém nunca revelou capacidade para nos empurrar para a nossa baliza à procura da vitória. Pelo contrário, estive sempre com aquela sensação de que a vitória estava mesmo ali à mão, se nós quiséssemos arriscar um pouco mais para a ir buscar. O jogo raramente pareceu fugir de controlo, tacticamente estivemos sempre bem, e se havia alguém que teria que lutar desesperadamente por uma vitória, era o sportém. Não só não o fizeram, como nem pareceram ter capacidade para o fazer. Julgo que a equipa terá encarado este jogo como mais um de uma prova longa. Ou seja, uma vitória hoje, embora fosse sempre agradável, não era tão desesperadamente necessária que justificasse corrermos demasiados riscos para a obtermos.

publicado por D'Arcy às 05:28
link do post | comentar
81 comentários:
De inês Lima a 29 de Novembro de 2009
Não pude ver o jogo, vi só os resumos, de modo que só comento o resultado. Não sendo o ideal, não me desanima.
O meu irmão esteve lá, e diz que o que se passou, é que ninguém quis perder. Diz ele, que faltou-nos mais ousadia. Pelos resumos, não fico com essa impressão.
Depois de um jogo importante, dou sempre atenção ao modo como acordo no dia seguinte. E hoje, acordei tranquila...
Sempre presente!
De José, o Alfredo a 29 de Novembro de 2009
Ora nem mais. A mim também me pareceu que o Benfica fez apenas o necessário para não perder o jogo e para não se cansar nem arranjar lesões antes do Bate Borisov. Esse é que pode ser decisivo.

Claro que dá pena ver aqueles Viscondes da Diferença ali à mercê e não lhes dar a tosa que na realidade deveriam levar. Sempre que acelerámos um bocadinho o reptilário tremia todo.

Sinceramente acho que lhes levantámos o moral. Para nós é difícil conceber semelhante sentimento depois de 6 jogos sem ganhar na Liga, mas o pessoal do Zbordn é diferente... calculo que tenha havido alguns a festejar o empate no Marquês.

Só para terminar: se bem se lembram, era assim que o Mourinho encarava os derbis.
De nuno a 29 de Novembro de 2009
amigo D arcy fiquei disiludido com o nosso treinador não esperava tanto medo de este jogo quando este e o fraco pnantel dos queques
De tma a 29 de Novembro de 2009
De facto o empate não foi mau e acaba por ser um resultado justo, mas também fica a sensação de que podíamos ter feito um pouco melhor.
Mantenho a opinião que tinha antes do jogo: o Aimar devia (tal como em Goodison Park) ter começado no banco e entrado durante a 2ª parte, para tirar melhor partido do desgaste do adversário. Assim, acabou por ser ele a desgastar-se sem que tivéssemos tirado grande partido dele...
De Superman Torras a 29 de Novembro de 2009
Gostei da nossa dupla de centrais e sobretudo gostei, tenho de o dizer, do Quim! Aquela defesa ao remate do Veloso é fantástica! Eu que já o critiquei por vezes, agora tenho de dar a mão à palmatória (e ainda bem que o faço!), Quim esteve muito seguro ontem. Mesmo no seu ponto menos forte, a saída aos cruzamentos, também não falhou um.

De resto, gostei de Javi e do Ramires, pese embora a este último falte aprimorar a sua técnica de passe/cruzamento. Factores deveras essenciais se jogar sobre a direita, quase como se um ala fosse, tal como tem acontecido nos últimos jogos.

Não gostei de Aimar e Di Maria, Aimar então teve uma entrada verdadeiramente horrorosa em jogo, falhando diversos passes que poderiam ter criado perigo para a nossa baliza. Já Di Maria desiludiu-me por completo, acho inadmissível que num jogo em que os seus adversários directos se chamaram Abel e Pedro Silva, não tenha conseguido marcar um golo ou dar algum a marcar.

De resto, compreendo a tese do Jesus de que o relvado não dava para muito mais. Especialmente o corredor esquerdo pelo qual o Benfica atacou na 2ª parte estava pouco menos que impraticável.

Sinceramente, apesar de nos últimos 15/20 minutos me ter parecido que a equipa partiu pelo lado esquerdo, com várias situações nas quais Peixoto foi deixado com 2 adversários para lidar, fiquei com um amargo de boca no final. Se o resultado não é de todo negativo, não posso deixar de sentir que perdemos 2 pontos.

Uma última ressalva para o seguinte: desaprendemos de marcar cantos?
De SuperBat a 29 de Novembro de 2009
Bem D´Arcy , tudo dito sobre o jogo e mais uma vez muito bem, obrigado!
Eu não gostei da nossa atitude, de que ganhamos um ponto a um adversário directo, não gostei mesmo.
Uma equipa com 11 pontos de distância, que está em oitavo lugar... por amor de Deus!

Fiquei contente por ver o Quim a fazer uma ou duas defesas mais apertadas. Da ânimo para um guarda-redes, que praticamente na Liga não tem tido nada para fazer, mas que tem de estar lá, concentrado a 100% quando tiver de entrar em acção ...! Muito bem!

Falou-se muito da relva, não sei, não estive lá e não percebo muito de relvas.
Eu fiquei com a impressão que nos faltou a última garra para marcar o golo.

A minha sensação depois do jogo: Perdemos 2 pontos, pena.

Obrigado pela vossa atenção e viva o Benfica!
De Manuel Baptista a 29 de Novembro de 2009
Totalmente de acordo com o post. Mas não tenho a mínima dúvida de que perdemos dois pontos. Empatar no dragão é ganhar um ponto. Mas empatar em alvalade, este ano, é sem dúvida perder 2 pontos. O sportém esforçou-se, mas realmente vi duas coisas ontem: o sportém a render o máximo de que é capaz, e o Benfica a meio gás. Uma boa arbitragem e um resultado lógico.
Sem querer fazer piadinhas sobre o sportém, este empate frustrou-me tanto como um empate fora contra um adversário do meio da tabela.
O que me incomodou mais for sentir que a equipa (e sobretudo o Jesus) pareceram acomodados. Nunca tinha visto isto esta época: não demos tudo por tudo para ganhar o jogo. Ora se isto fosse o jogo contra os porcos lá na pocilga, tudo bem: teríamos mantido um concurrente directo a cinco pontos. Mas isto não foi um jogo contra um concurrente directo: estou-me marimbando para conservar a vantagem pontual sobre o sportém! O que me interessa é que muito provavelmente iremos perder 2 pontos em relação aos porcos (ou perder a oportunidade de manter/aumentar a vantagem). Quanto ao Braga, é sabido que mais tarde ou mais cedo se vão cansar, por isso também não me interessa.
Jogámos em alvalade como se o sportém estivesse no nosso campeonato. Não está. Jogámos contra o nome do adversário, não contra a realidade do adversário.
CARREGA BENFICA!
Manuel
De Thiago Rosa a 29 de Novembro de 2009
Boas amigos com cordo com a tua analize D' Arcy e tambem dos 2 primeiros comentarios e queria acrecentar umas coisinhas... fiquei com a sensação de o proença tambem ajudou um pouco a nao ter um bom futebol o polga deveria ter ido para rua msm enfrente ao fiscal de linha e nada fizeram e avia falta que nao foram marcas e tal....
peixoto tambem me desiludiu novamente axo que deveria apostar no shaffer pelomenos na parte ofenciva pq eles pelas laterais pouco faziam o maxi tambem esta um pouco em baixo ja algusn jogos... mais enfim com um relvado ke a bola nao rolava e sim ai aos saltinhos compreendo o mal futebol...

Abraço e viva o benfica
De dezazucr a 29 de Novembro de 2009
"Só no final do campeonato saberemos se isto foi ou não um bom resultado"
Possas! Não se percebe já o péssimo resultado que foi. Cedemos 2 pontos ao Braga e perdemos 2 ao porto. Péssimo resultado contra um sporting em péssima forma. Claramente 2 pontos perdidos pelo Benfica. Se Jesus não perceber isso, estamos mal. Já começam a ser sinais a mais do abaixamento de forma do Benfica.
Braga, Guimarães e Sporting. Já perdemos 3 jogos decisivos. E a jogar assim, estamos espostos às influências dos árbitros, como bem se viu ontem com o penálti perdoado pelo proença. A 2 jornadas de jogar com o porto, isto foi um péssimo, péssimo resultado.
De Vermelhusco a 29 de Novembro de 2009
Concordo com esta analise. O resultado foi justo, mas ficou a impressao de que o Benfica poderia ter feito melhor! No entanto, faltou inspiracao a alguns elementos essenciais do nosso ataque: ao Aimar e ao Di Maria. O resto da equipa exibiu-se a um nivel aceitavel mas com tantos passes falhados do Aimar e tanta atrapalhacao do Di Maria as coisas nao correram melhor.

Acho que o Jesus montou a equipa bem, mas foi lento a fazer mudancas na equipa. O Amorim entrou bem mas gostava de ter visto o Menezes em campo...

O Proenca la nos prejudicou mais umas vezes, perdoou a expulsao do Adrien e do Polga.

Quero ressalvar que o Benfica poderia ter entrado com mais ganancia no jogo, como fez na fase das goleadas mas contra o Sporting arriscava-se muito mais. Assim arrumou as hipoteses dos lagartos para o titulo e nao os permitiu moralizarem-se bem como mantem o Porto a uma distancia razoavel (3 pontos, no entanto em caso de igualdade o Benfica mantem-se a frente por causa dos golos).

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Dezembro 2024

Novembro 2024

Outubro 2024

Setembro 2024

Agosto 2024

Maio 2024

Abril 2024

Março 2024

Fevereiro 2024

Janeiro 2024

Dezembro 2023

Novembro 2023

Outubro 2023

Setembro 2023

Agosto 2023

Maio 2023

Abril 2023

Março 2023

Fevereiro 2023

Janeiro 2023

Dezembro 2022

Novembro 2022

Outubro 2022

Setembro 2022

Agosto 2022

Maio 2022

Abril 2022

Março 2022

Fevereiro 2022

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Aproximação

Louco

Sete

Simples

Zero

Longe

Arte

Único

Apagão

Normalidade

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds