Sexta-feira, 25 de Abril de 2014
Um jogo de duas partes distintas resultou numa vantagem mínima na eliminatória, que deixa tudo em aberto para a segunda mão. Parece-me no entanto que podemos esperar grandes dificuldades em Turim, face ao que a Juventus mostrou esta noite.

Achei algo surpreendente a titularidade do Cardozo em vez do Lima. Na baliza jogou o Artur, e no lugar do Gaitán o Sulejmani. De resto, a equipa habitual, com o André Gomes a manter a titularidade no meio campo. O início do jogo foi de sonho para o Benfica, porque logo aos dois minutos já festejávamos o primeiro golo. Canto na esquerda apontado pelo Sulejmani (depois de uma arrancada do Enzo com passe para o Sulejmani desaproveitar) e cabeçada vitoriosa do Garay. A entrada do Benfica no jogo foi muito boa: conseguimos bloquear a construção de jogo da Juventus, não demos liberdade ao Pirlo (o Enzo ou o Rodrigo, à vez, caíam sobre ele) e fizemos uma boa posse de bola. Sempre que a Juventus tentava sair a jogar a partir da defesa, a nossa equipa subia muito no campo e bloqueava todas as possibilidades de passe para os três defesas e o médio defensivo, obrigando ao despejo da bola para a frente. Quando a Juventus se adiantava um pouco mais, fomos capazes de a manter em respeito com saídas rápidas para o contra-ataque. Neste particular foi onde se notou mais a ausência do Gaitán, pois o Sulejmani não tem a mesma velocidade com a bola nos pés, e muito menos ainda a técnica dele. Talvez com o argentino em campo tivéssemos conseguido marcar mais um golo na primeira parte. Mas à medida que o jogo foi caminhando para o intervalo a Juventus foi conseguindo assentar o seu jogo, e passou a ter cada vez mais bola. No entanto o Benfica manteve-se sempre organizado, não permitindo que a Juventus fizesse muito mais do que tentar surpreender com bolas longas para as costas da nossa defesa, capítulo em que os italianos estiveram muito pouco inspirados.

A segunda parte foi completamente diferente, e pertenceu à Juventus. A sensação que deu foi que os nossos jogadores acusaram o cansaço do trabalho que fizeram na primeira parte. No meio campo a Juventus ganhou superioridade, pois o Rodrigo deixou de recuar, o Pirlo passou a ter maior liberdade, e o Enzo não dá para tudo. Até porque o André Gomes passou a maior parte do jogo mais preocupado com uma marcação individual ao Pogba, e pouco ajudava no meio. A posse de bola passou a ser claramente favorável à Juventus, que passou a jogar mais no nosso meio campo e cada vez mais próxima da nossa área. O Benfica parecia mais preocupado em defender a magra vantagem, e a Juventus carregou, sendo agora a vez dos italianos exercerem uma pressão muito forte na saída de bola, que conseguiu fazer com que nós praticamente não jogássemos. Cada bola que recuperávamos era praticamente entregue no instante seguinte aos italianos. O cenário certamente não iria dar bons resultados, pelo que era necessário mudar algo. Quando o André Almeida substituiu o Sulejmani, que na altura já pouco mais fazia do que figura de corpo presente, pensei que fosse para passar o Rodrigo para a esquerda e reforçar a zona central, mas numa opção que me pareceu estranha foi o André Gomes quem ficou a fechar o lado esquerdo, ainda e sempre preocupado com o Pogba. Entrou também o Lima para o lugar do Cardozo (mais um jogo apagado), mas esta foi a pior fase do Benfica em todo o jogo. A Juventus era claramente a melhor equipa em campo, e acabou por chegar naturalmente ao golo, através do Tévez, que dentro da área conseguiu ultrapassar o Luisão e rematar à saída do Artur. Faltavam dezoito minutos para o final, e já não esperava que o Benfica conseguisse reagir, mas a entrada do Ivan Cavaleiro espevitou a equipa, e a seis minutos do final voltámos a colocar-nos em vantagem. Foi um golaço do Lima, num remate de primeira à entrada da área após uma simulação (ou um passe falhado, nem sequer percebi bem) do Ivan Cavaleiro a deixar passar a bola. Depois do golo, o jogo ficou mais aberto, e as duas equipas até poderiam ter voltado a marcar nos poucos minutos até ao final do jogo.

No Benfica destaco as exibições dos dois centrais, do Siqueira e do Enzo como as mais positivas. O Lima e o Ivan entraram bem no jogo e foram importantes para evitar a derrota. O André Gomes fez um jogo fraco. Andou demasiado tempo dedicado a funções de marcação para as quais não está claramente talhado, e foi até displicente em ocasiões nas quais tentou sair a jogar quando tal não era indicado. O Sulejmani não fez esquecer o Gaitán e o Cardozo fez aquilo que tem feito nos últimos tempos: quase nada (o jogo também nunca me pareceu, logo à partida, como o mais indicado para ele).
A discussão da eliminatória está em aberto, é certo, mas levamos uma vantagem bastante magra para Itália. Creio portanto que a estratégia do Benfica para a segunda mão deverá passar por tentar marcar em Turim, e não pensar exclusivamente em defender uma vantagem tão escassa (já vi o Benfica perder uma meia final assim, embora nesse caso a expulsão do Mozer à meia hora de jogo pouco mais nos deixasse fazer). Por aquilo que a Juventus mostrou na segunda parte, se formos para Itália apenas para defender parece-me que iremos passar um mau bocado.
P.S.- Acho que começo a perceber porque é que o Proença é tão bem cotado na UEFA.
De Freud Explica a 25 de Abril de 2014
* Juventus mais forte do que eu pensava. Acho que foi a mehor equipa que passou este ano pelo Estádio da Luz.
* Fizeram falta as "cavalgadas" do Salvio, e a genialidade do Gaitan.
* Grande jogo do Siqueira
* Voltou o problema da "lentidão" do Andre Gomes, com perdas de bola perigosas no meio-campo.
* E o Benfica vai ter que marcar em Turim. Eu concordo. De preferencia primeiro.
De Manuel Afonso a 25 de Abril de 2014
Não me apetece muito falar deste jogo.
O resultado foi bom e acho que me devia ficar por aqui.
Dar o palco aos crentes, que eu cada vez sou menos. E a cada jogo que nós não temos a obrigação absoluta de ganhar fico ainda menos crente, se ainda é possivel.
Venham então os crentes dar-me esperança que virá o dia em que ganharemos a uma equipa que não tenha um plantel inequivocamente inferior ao nosso. Deve ser disso que eu preciso, de fé cega para acreditar que vamos passar esta eliminatória.
De fé cega, senão em Deus que seja no Diabo. Já agradeci ao Diabo pelas lesões do Cardozo, do Sálvio e do Artur, que muito nos ajudaram a conquistar o campeonato. Agora podia dar outra vez o jeito.
Mais umas quantas lesões que façam acabar os erros de casting evidentes. Que forcem a utilização de uma táctica que, sacrilégio, até preveja a existência de um meio campo.
E no fim que se cantem odes em honra de Jesus, que graças ás "suas" brilhantes alterações ganhou a aposta.
A verdade é que confio muito mais no Diabo para conduzir esta equipa, que de transpirar tanta fé e moral me faz sentir que neste momento poderia ganhar sem espinhas a qualquer adversário, do que em Deus e nos seus filhos.
Não, do que eu preciso mesmo não é de fé, nem em Deus nem no Diabo.
Eu preciso mesmo é de alguém, e certamente não faltarão candidatos, que me lembrem que a Juventos é maior do que nós, e que portanto o resultado não foi bom, foi excelente, e que dificilmente vamos passar a eliminatória o que é normal e espectavel.
E têm toda a razão. Toda mesmo. Não que ache que têm melhores avançados, melhores defesas centrais, melhores alas, ou que o Pogba chegue sequer aos calcanhares do Enzo.
Mas a verdade é que basta ouvir o discurso do treinador, que depois passa para os jogadores, para se perceber que neste momento a Juventus é, indiscutivelmente, muito maior do que nós.
De Genica Benfiquista a 25 de Abril de 2014
Em Turim: Malenco ou Skomina
De Rui a 25 de Abril de 2014
A ver
http://www.youtube.com/watch?v=AyEZWrFptPY
De Joao Coelho a 25 de Abril de 2014
Face ao poderio do adversário o resultado é bom e deixa tudo em aberto para a 2ª mão. Mas, confesso que me irritaram algumas situações :
1. A falta de capacidade fisica na 2ª parte. Como já tinha escrito anteriormente, a festa do último Domingo ia fazer mossa neste jogo. Como há por aí especialistas a dizer que não, então temos a tal falta de competência do preparador físico!
2. Falta de reacção do nosso treinador relativamente ao André Gomes. O rapaz tremeu que nem varas verdes e este jogo passou-lhe ao lado. E a ideia peregrina de o colocar na esquerda e depois na direita aquando da substituição do Sulemani, é própria de grande Mestres da Táctica. A Juventus mandou à vontade no meio campo e o JJejum a assistir!
3. E falar em táctica não se compreende a entrada do Cardozo num jogo com estas características. A equipa não está com mecanismos que favoreçam as características do Cardozo. Logo, num jogo destes, ele tem de ficar de fora da equipa inicial.
4. O árbitro. Jogamos contra 16!
5. Os comentários da SIC. Um deles só pode ser lagarto! O gajo repetiu à exaustão que o Enzo tinha agredido o adversário e que era penalty e expulsão. Quando viu que não era penalty fartou-se de repetir que o Enzo devia ter sido expulso. Parecia Italiano. Quando do golo da Juventus o outro reporter disse, e bem, que o árbitro não marcou um penalty e a Juventus iguala! O outro fdp diz logo que a bem da verdade o Benfica não se pode queixar porque o Enzo devia ter sido expulso e o outro riposta dizendo que o italiano agarrou primeiro. Estava a ver que se pegavam em directo!
6. Carlos Daniel! Dizem que o Sr. é Benfiquista! Mas nos seus comentários é doentio ver o ódio que tem ao Cardozo e ontem fiquei pasmado quando diz em directo que o Benfica tem 30% de hipóteses em Turim. Ó Daniel pelo menos temos 50,1% porque vamos à frente!
No demais grande exibição de toda a defesa excepto Maxi ( tem vontade, bate-se mas é um jogador fraquíssimo ), de Enzo Perez, Sulemani e Markovic. Os suplentes entraram bem e o golo de Lima é divinal!
Na 2ª mão é conveniente que Gaitan e Fedja possam dar o seu contributo. E André Almeida deve substituir Maxi. Na frente Lima e Rodrigo. Cardozo precisa de tempo e não pode ser lançado inicialmente porque a forma de jogar da equipa está mais orientada para uma dupla como Rodrigo e Lima. Que a seu favor têm ainda o facto de defenderem melhor. Estou convicto que em Turim vamos dar luta à Juventus, embora não me custe admitir que eles têm algum, pequeno, favoritismo,
Temos de fazer descansar jogadores e não me incomoda nada ser eliminado na Taça da Liga pelo Porto desde que alinhemos com suplentes e alguns da equipa B.
De
D'Arcy a 25 de Abril de 2014
Por acaso também pensei imediatamente no Skomina para Turim...
De João Norte a 25 de Abril de 2014
Concordo contigo. Penso que se tivéssemos jogado com Lima de inicio talvez o resultado fosse mais favorável. O Cardozo já fez muito por nós e eu não sou ingrato, mas neste momento em jogos destes não dá mesmo.
Oblak também acrescenta qualidade e confiança, não compreendo a escolha por Artur.
De Pedro Moreira a 25 de Abril de 2014
Nós benfiquistas somos mesmo os maiores e a CS portuguesa, no sentido geral, é uma m.... Então o Benfica não ganhou? Não ganhou ao quase tricampeão italiano, um campeonato considerado superior ao Português e uma equipa com historial quiça superior ao do Benfica? Não é Juve uma equipa considerada no mercado superior ao do Benfica? Não criou o Benfica melhores e maioes oportunidades de golo? Então valorizemos esta vitória justa e merecida. Agora a CS , na SIC e TVI são uma vergonha para a CS portuguesa. As barbaridades que dizem sobre e contra o Benfica é... simplesmente vergonhoso.
O Benfica neste momento tem todas, iguais ou mais possibilidades de passar à final. Carrega Benfica.
De ÁGUIA GENIAL a 25 de Abril de 2014
GANHAMOS BEM!
O ÁRBITRO PREJUDICOU O BENFICA, ENTÃO AQUELE PENALTY FOI CLARÍSSIMO.
ESTAMOS EM VANTAGEM E TEMOS TUDO PARA PASSAR À FINAL.
AGORA É CONTINUAR A GANHAR TODOS OS JOGOS.
FORÇA BENFICA!
De Bruno Martins a 25 de Abril de 2014
Boa tarde a todos os benfiquistas!
Raramente comento, apesar de ler todos os posts e comentários aqui publicados porque gosto de ler tudo sobre o Benfica.
Confesso que a paixão pelo meu clube me tolda muitas vezes a razão mas, dai até desejar a lesão de jogadores do meu próprio clube......
Em relação ao jogo de ontem, o Benfica apresentou duas partes distintas. Na 1ª parte o Benfica apresentou-se a um nível elevadíssimo e com grande intensidade de jogo, na 2ª parte veio ao de cima o cansaço da equipa e, quanto a mim, o erro de Jorge Jesus em ter mantido André Gomes em campo numa posição mais descaída para as alas e, Já com amarelo.
Algumas considerações sobre o jogo na primeira parte:
1ª - Na minha opinião Jorge Jesus esteve bem ao colocar Cardozo de inicio, um Jogador mais fixo na frente que fixou os centrais da Juventus no meio permitindo espaço para Rodrigo, Markovic e Sulejmani subirem pelas alas.
2ª - Os médios ala da Juventus tiveram de se preocupar mais em defender do que atacar, especialmente com as subidas de Siqueira (que grande jogo, na minha opinião)
3ª - Pirlo ficou entalado entre Cardozo Rodrigo e Enzo o que fez com que não tivesse bola. Atenção isto foi possível com Cardozo porque é um jogador que se fixa no meio.
Algumas considerações sobre o jogo na segunda parte:
1ª - O cansaço físico da equipa foi o principal motivo de termos perdido o controlo do meio campo. Muitos dizem que foi o desgaste dos festejos, talvez... mas o desgaste da equipa na primeira parte também contribuiu, isto porque jogámos contra a Juventus. Não estou com isto a dizer que a Juventus é mais forte que o Benfica, estou apenas a dizer que a Juventus também é uma equipa com grande intensidade e luta até ao fim por qualquer bola dividida e nós na primeira parte corremos muito mais do que eles.
2ª - Jorge Jesus esteve mal na troca de Sulejmani por André Almeida pois desmontou a equipa e ele próprio reconheceu nas declarações do final do jogo que a equipa só se equilibrou novamente com a entrada de Ivan Cavaleiro. Compreendo que Jorge Jesus quisesse colocar Rodrigo numa das alas mas quanto a mim Rodrigo também já estava exausto.
3ª - O Benfica demonstrou grande garra porque marcar o segundo golo depois de sofrer o empate e já com um desgaste enorme não é para todos. E ainda tivemos mais duas oportunidades muito boas por Markovic e Cavaleiro porque a Juventus se lançou no ataque á procura do empate.
Em conclusão, não sei como se consegue dizer que o Benfica desiludiu ontem (parece que jogou com um clube de 2ª linha da Europa) e não sei como se deseja que os nossos jogadores se lesionem só porque achamos que sabemos mais que o treinador e não concordamos com as suas opções.
Chego a pensar que os maiores antis estão nos nossos adeptos!
Eu acredito que vamos passar a eliminatória, pois se ganhamos á Juventus a jogar contra 14......
Saudações Benfiquistas!
Comentar post