Foi com uma sensação de alívio que ouvi o apito final deste jogo. Foi um Benfica sobretudo pragmático, e muito pouco exuberante, que arrancou os três pontos com uma vitória pela margem mínima frente a uma boa equipa do Vitória, mas nunca deu para estarmos tranquilos durante o jogo, em especial na segunda parte.
Face à ausência certa do Kökçü, foi talvez uma pequena surpresa que o escolhido para ocupar o seu lugar tenha sido o Leandro Barreiro. O candidato mais provável seria o Rollheiser por já ter desempenhado aquela função anteriormente, mas a opção foi por dar um pouco mais de músculo ao meio campo e abdicar da criatividade. Na minha opinião, notou-se a ausência do turco. Não foi uma entrada dominadora por parte do Benfica, apesar de termos um golo anulado logo ao oitavo minuto - o Pavlidis, sem surpresa, estava em posição irregular. A posse de bola foi sempre muito dividida, e o Vitória dava pouco espaço para jogar. Mantinha sempre linhas muito juntas e esperava pela altura certa para pressionar a nossa saída de bola, isto apesar de repetidamente vermos o Benfica a segurar e a trocar a bola na zona defensiva na esperança de chamar a equipa do Vitória. Fez aliás isto de forma tão óbvia que chegou a levar o público a manifestar a sua insatisfação. Na minha opinião acabou por ser um jogo bastante disputado mas aborrecido, com poucas situações de perigo criadas e quase nenhumas jogadas dignas de admiração. À excepção do referido golo anulado, acho que o Benfica nem remates deve ter conseguido fazer durante os primeiros vinte e cinco minutos - foi preciso ser o Di María a tentar um remate cruzado de fora da área, que não passou muito longe do poste, para conseguir quebrar o enguiço. Uma rara excepção acabou por ser o golo do Benfica, que apareceu pouco depois, quando estávamos quase a chegar à meia hora. Excepcionalmente o Bah conseguiu recuperar uma segunda bola no meio campo defensivo do Vitória e fez a bola chegar aos pés do Pavlidis, sobre a direita. Este tabelou com o Barreiro, que apareceu mais adiantado do que o ponta-de-lança, na zona da meia-lua, e depois fez uma grande abertura para a entrada do Aktürkoglu na área sobre a esquerda, completamente solto. Acho que em 90% dos casos, numa situação daquelas e tendo em conta o posicionamento do corpo do turco, toda a gente esperará um remate cruzado para o poste mais distante. Também o pensou o Varela, mas o Aktürkoglu surpreendeu com um remate puxado ao poste mais próximo, tendo o guarda-redes do vitória ainda conseguido tocar na bola mas não evitar o golo. Nova emoção apenas já perto do intervalo, e novamente pelo Aktürkoglu, que apanhou uma bola solta na área em posição frontal e quando o remate dele tinha tudo para dar golo apareceu um corte no último momento de um defesa do Vitória (e já vi penáltis assinalados por bem menos do que aquilo, porque a bola ainda vai ao braço de defesa, que está tudo menos junto ao corpo).
Se a primeira parte não tinha sido brilhante, a segunda foi ainda pior. Não houve propriamente um sufoco por parte do Vitória, até porque raramente criaram ocasiões de verdadeiro perigo - a grande excepção foi um lance oferecido por nós, em que não fomos lestos a afastar a bola da zona defensiva por causa da insistência quase dogmática em sair a jogar mesmo em situações de grande aperto, e o Florentino acabou por oferecer a bola ao adversário, que só não marcou porque depois de ultrapassado o Trubin foi o Otamendi quem conseguiu fazer o corte no limite junto ao poste. Mas o Vitória conseguiu ter bola durante períodos prolongados de tempo, enquanto que o Benfica foi quase inoperante no ataque, muito por culpa de uma percentagem altíssima de passes falhados, ou do passe nunca sair na altura exacta, com o jogador a manter a posse durante mais tempo do que devia e a acabar desarmado - e foi aqui que mais se notou a ausência do Kökçü. Achei aliás que nós passámos a maior parte do segundo tempo simplesmente a jogar para o resultado, preocupados sobretudo em não sofrer golos. Deve ter sido o jogo para o campeonato, desde que o Bruno Lage pegou na equipa, em que fizemos menos remates, e as estatísticas mostram que durante todo o jogo apenas acertámos uma vez na baliza, que foi precisamente no golo do Aktürkoglu. Pode dizer-se que bastou e foi suficiente para os três pontos, mas é muito pouca produção ofensiva para uma equipa como o Benfica. Para termos apenas um remate enquadrado também contribuiu mais um falhanço inacreditável por parte do nosso ponta-de-lança. Em mais uma rara excepção neste jogo conseguimos uma boa jogada de transição, em que o Di María lançou o Aktükoglu na esquerda e este colocou a bola na área para o Pavlidis, em posição frontal à baliza. O resultado foi um remate para a bancada. Achei que as entradas do Cabral e do Beste já na fase final do jogo (a doze minutos do fim) para os lugares do Pavlidis e do Aktürkoglu ajudaram a estabilizar um pouco a equipa, e por isso os minutos finais não foram de grande sofrimento - voltámos a conseguir ter posse de bola e até levá-la para mais perto da área do Vitória.
Tenho muita dificuldade em dar grande destaque a alguma exibição individual hoje. O Aktürkoglu acabou por estar em todas as situações de maior perigo - marcou o golo da vitória, quase marcou o segundo a fechar a primeira parte, e ofereceu um golo cantado ao Pavlidis. Mas por outro lado deve ter liderado a equipa em perdas de posse de bola, muitas delas em situação favorável para a transição que se perderam devido a maus passes ou a agarrar-se demasiado à bola. O Florentino esteve quase sempre bem defensivamente mas depois borrou a pintura toda com aquela perda de bola que poderia ter dado o golo do empate. Os centrais estiveram relativamente seguros, com destaque para o corte do Otamendi na tal situação causada pelo Florentino.
Conseguimos os três pontos e em duas jornadas ganhámos seis pontos ao líder, e hoje mais dois pontos ao segundo classificado. Significa isto que se conseguirmos vencer o jogo em atraso (e antes disso, o próximo jogo contra o AFS) poderemos assumir a liderança. Mas foram também duas exibições pouco conseguidas nestes últimos dois jogos. É óbvio que eu prefiro jogar menos bem e trazer os três pontos, mas já produzimos futebol muito melhor do que aquele que vimos nestes jogos, e a manter este nível a probabilidade de alguma coisa correr mal vai aumentar.
De BI CAMPEÃO EUROPEU a 8 de Dezembro de 2024
Exibição à Lage, muito longe de ser uma EXIBIÇÃO À BENFICA!!!!
Com este "músculo" não tardaremos muito tempo no regresso aos dissabores.
Repito: O nosso Glorioso SLBENFICA precisa e merece mais, muito mais, de quem enverga o MANTO SAGRADO VERMELHO.
Há falta de NERVO e EXIGÊNCIA MÁXIMA no futebolzinho da nossa equipa.
Futebol à Lage é uma coisa, futebol à BENFICA é outra, e é completamente diferente.
Diferente para melhor, MUITO MELHOR!!!!?
INFELIZMENTE NÃO ACREDITO NESTE TREINADOR NEM NESTE ADEPTO DO FUTEBOL BANAL RUI COSTA.
BENFICA SEMPRE.
De Anónimo a 8 de Dezembro de 2024
A tentação pelo Barreiro - estando o Florentino em campo - parece-me algo a não repetir.
De Anónimo a 8 de Dezembro de 2024
Ah, os comentários dee quem vive no mundo da Fantasia, como o bi campeão europeu ali em cima... Onde não existem adversários em campo, onde não existe desgaste e se ganha sempre 5-0 porque sim, "porque isso é que é Benfica" e obviamente o bom treinador é sempre o que não está.
De BI-CAMPEÃO EUROPEU 1960/61 e 1961/62 a 8 de Dezembro de 2024
Caro Benfiquista, infelizmente você - concluir pelo seu comentário - pensa muito pequenino.
É de adeptos como você que os que andam dentro dos relvados a PASSEAR o nosso glorioso MANTO SAGRADO VERMELHO em vez de darem SANGUE SUOR E LÁGRIMAS por ele, gostam.
É disso e de verem ENGORDAR as suas contas bancárias à custa de quem ama o BENFICA!!!!
Será que você conhece o BENFICA, o ENORME BENFICA de épocas GLORIOSAS?!?!
Dizer que eu vivo no Mundo da Fantasia é como dizer que o Astro Rei SOL gira em volta do Planeta Terra, quando o que acontece é precisamente o contrário.
Saudações da Águia Gloriosa e Eterna, e faça um esforço para mudar os seus conceitos sobre o futebol moderno.
BENFICA BENFICA BENFICA.... B E N F I C A.................. Sempreeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee o MAIOR e o MELHORRRRRRRRRRRRR... por isso tem de JOGAR E CORRER E LUTAR MAIS, MAIS, MAIS, MUUITOO MAIS.
De Anónimo a 9 de Dezembro de 2024
O que o bicampeão europeu disse foi que não há muita exigência no Benfica de há muitos anos para cá é um facto,ganhe ou perca parece que estão todos tranquilos da vida e depois temos que contar com adeptos como tu que em vez de criticar o que está mal no Benfica só criticam os adeptos quê não aceitam o que se passa
De BI CAMPEÃO EUROPEU a 9 de Dezembro de 2024
É isso mesmo, caro Benfiquista "anónimo".
Esse tipo de comportamento duma grande franja de Sócios
e Adeptos sustentado na resignação, e a verem apenas o nosso Glorioso BENFICA como mais um clube igualzinho a todos os demais, é o grande HANDICAP. do MAIOR E MELHOR DE PORTUGAL.
Somos muitos em número mas só poderemos ser ENORMES como Clube se efectivamente fornos capazes de vivermos o Benfica com EXIGÊNCIA MÁXIMA para com todos os que trabalham e/ou lideram o Clube, e também com essa mesma EXIGÊNCIA para com nós mesmos.
Abraço da ÁGUIA ETERNA e um Feliz Natal com muitas vitórias e Glória do nosso Glorioso e Inigualável SLBENFICA.
BENFICA SEMPRE.
De Fernando Valente a 8 de Dezembro de 2024
Ganhamos 3 pontos o que foi muito bom, Benfiquista de 7 costados e, desiludido com esta exibição e porquê? Fui educado em minha casa a ser mandão, foi para poupar esforsos para o Bolonha? Veremos,será que o tecnico não viu que Tino e Barreiros não casam' iguais, temos na equipa outra gente capaz, Pavlidis muito fraco, Cabral parece-me bem mais produtivo e combativo, são opções, Lage, põe-te fino e aprende a fazer os jogadores trocarem melhor a bola. Não gosto desse futebol.Até quarta. Viva o meu Benfica.
De B.S. a 8 de Dezembro de 2024
Que "valentão", especialista da especialidade. Deve ser o herói do paizinho, a jogar futebol.., na "playstation"!
De BI-CAMPEÃO EUROPEU 1960/61 e 1961/62 a 8 de Dezembro de 2024
"Comentário" inadequado e injusto.
BENFICA, sempreeeeeeeeeeeeeeeeeee.
De Anónimo a 9 de Dezembro de 2024
Caro BB, nos meus tempos de sócio o nosso futebol era jogado por homens de boa tempera, tenho quase 80 anos e, nunca serei queque de joguinhos de sofa, espera pelo resultado se não arrepiares caminho, vejo em ti, paleio de acomudado, jamais darei esmola para esse santo. Sentido abraço Benfiquista.
De BI-CAMPEÃO EUROPEU 1960/61 e 1961/62 a 8 de Dezembro de 2024
É isso mesmo, caro Fernando Valente. Penso o mesmo. Quero um GRANDE BENFICA, diferente para melhor do que qualquer outro clube cá da "paróquia".
Para ser igual aos guimarães, aos aroucas, etc,etc,etc,..... mais vale ficar a ver o meu clubezinho distrital em que os seus jogadores amadores lutam, e têm mais ganas do que os altamente PRIVILEGIADOS jogadores do nosso SLBENFICA.
Ingelizmente o Pavlidis não é o AVANÇADO MARCADOR DE GOLOS que o Benfica tanto precisa e MERECE.
Dá até a impressão pelo seu ar e expressão que já entra CANSADO nos jogos.
O Gyokeres do riporting de alvaADRA tem MIL VEZES mais energia e força do que o nosso jogador grego.
BENFICA SEMPREEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE
De Henrique Teixeira a 8 de Dezembro de 2024
Jornada fértil, produtiva, feliz.
O Benfica ganhou em 3 campos, ou mesmo em 4, se o Braga entrar na conta.
Só não foi alcançado o máximo sucesso devido à grande penalidade falhada pelo Famalicão.
Não faltará quem, com toda a razão, diga que o Benfica voltou a não jogar bem.
Muitos jogos tem havido no passado que o nosso clube não ganhou depois da realização de grandes exibições, devido aos mais diversos fatores, e há aqueles que tem ganho quando se esperava muito mais, como foi o caso deste jogo.
O apito final do árbitro foi um alívio, pois face ao que se viu, se o empate tivesse acontecido nada teria de surpreendente.
Penso que nenhum Benfiquista estará entusiasmado com o que a equipa ultimamente tem produzido, mas, certamente, todos estamos muito satisfeitos pelos inesperados pontos perdidos pelos principais adversários.
Todos estaremos expectantes com o que se vai seguir.
Saudações Benfiquistas.
De BI-CAMPEÃO EUROPEU 1960/61 e 1961/62 a 8 de Dezembro de 2024
Bom comentário. Absolutamente honesto e verdadeiro.
Parabéns.
BENFICA......... Sempreeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee.
De Tinoni a 8 de Dezembro de 2024
Bom jogo ontem na Luz
Senti o estádio tranquilo
Vitória é uma boa equipa…..mas pouco ou nada Perigosa no Ataque
Bloqueou sempre a saída de bola do Benfica,mas foi só isto que se Viu
Eficácia para não deixar Jogar o Glorioso
Ganhou bem o Benfica
Geriu o jogo e o resultado
Otamendi esteve sempre Bem assim como o Tomás Araújo
Equipa sem ó Korcu esteve congelada
Quarta-feira lá estarei
Olha olha estamos a 1 jogo de subirmos ao 1 Lugar da liga
Carrega Benfica
De Luis Agostinho a 8 de Dezembro de 2024
O jogo foi como o D'arcy, como habitualmente, tão bem descreveu.
Gostei do resultado, não gostei da exibição. Ainda por cima após uma semana inteira de treino, o que é uma raridade nos tempos que correm, o Benfica deveria ter estado bem melhor. Talvez órfão de Kokçu? O Aursnes também não me parece que nos últimos jogos esteja no seu melhor.
Era um jogo em que não podíamos falhar e, por pouco não falhámos, dada a fraca exibição. E já é a segunda fraca exibição seguida, apesar das vitórias. Mas, se o nível exibicional do Benfica não subir, durante quanto mais tempo as vitórias continuarão a acontecer? Acho que estivemos mais de meia hora sem rematar à baliza do Vitória, na Luz.
Relativamente ao Florentino, penso que o problema é que o Lage o colocou como construtor de jogo recuado, quando o Florentino é um trinco puro. Mas não é só o Florentino, os jogadores do Benfica continuam a ter perdas de bola perto da área do Benfica, que simplesmente não podem acontecer.
Mas, mesmo assim, o Benfica lá vai fazendo o seu caminho, e o que há tempos atrás parecia impossível, está ao nosso alcance e só dependemos de nós. A dragartagem até já entrou na habitual choradeira, que no caso dos sapos saqueadores do erário público através da banca intervencionada, resultou, vendo os critérios disciplinares do piço das Caldas. E nem falo no penalty. Já os fruterios das Antas, se fartaram de chorar após mais uma não-vitória. É que, como se viu em Moreira de Cónegos, quem não chora, não mama.
Saudações Benfiquistas
Comentar post