Quinta-feira, 6 de Março de 2025
Mais um jogo com o Barcelona a deixar um sabor amargo. Mas ao contrário do jogo anterior, só podemos mesmo queixar-nos de nós próprios: não conseguimos materializar a domínio territorial e oportunidades criadas em golos, e ainda acabámos, num erro individual, por oferecer a vitória ao adversário.

Trocando no onze o Dahl pelo Barreiro voltámos a um mais tradicional 433, tendo o Schjelderuo também regressado à titularidade. O Benfica entrou no jogo a todo o gás, criando logo uma enorme ocasião de golo com ainda nem vinte segundos jogados, mas o Szczesny começou logo a sua noite inspirada com uma grande defesa ao remate cruzado do Aktürkoglu. Logo a seguir foi o Barreiro a atirar para fora em boa posição, e a resposta do Barcelona veio de imediato. Primeiro foi o Olmo, sozinho em posição frontal da área, a atirar ao lado, depois foi o Trubin, com duas defesas fantásticas, a negar o golo a um primeiro remate do Olmo e à recarga do Lewandowski, com a bola depois a morrer nas suas mãos quando o Yamal ainda tentou mais uma recarga. O Barcelona nesta altura já tinha tomado conta do jogo, instalando-se no nosso meio campo e trocando a bola com segurança, conseguindo recuperá-la com relativa facilidade sempre que a perdia. Mas aos vinte minutos o Pavlidis arrancou no círculo central e conseguiu ganhar em velocidade e força aos vários jogadores do Barcelona que o rodeavam, acabando derrubado à entrada da área pelo Cubarsi. Como já não tinha ninguém entre ele e a baliza, o defesa do Barcelona viu o natural cartão vermelho e o jogo mudou completamente. O Barcelona baixou linhas e passou a apostar no contra-ataque, enquanto o Benfica passou a ter muito mais bola e o jogo mudou-se para o meio campo dos catalães. O Barcelona praticamente deixou de criar ocasiões de golo, mas o Benfica também não conseguiu criar muitas situações flagrantes, apesar do elevado número de vezes que conseguimos levar a bola até à área do Barcelona. Acho que me ficou na memória apenas um cabeceamento do Aktürkoglu, para mais uma defesa por instinto do Szczesny.

A segunda parte foi mais ou menos um monólogo da parte do Benfica. Muita bola, muitos ataques, pouca produtividade, ou por má finalização, ou por má definição. Começámos a explorar mais o lado esquerdo, onde o Schjelderup jogava bem encostado à linha, e só o norueguês deve ter oferecido umas três ou quatro bolas que mereciam e deviam ter tido melhor conclusão na área, mas os remates saíram quase sempre fracos ou à figura do guarda-redes do Barcelona. Do outro lado, notou-se bem a ausência de um lateral direito de raiz que pudesse dar a largura e profundidade necessárias para desposicionar uma equipa em inferioridade numérica. O Tomás Araújo é central e não possui essas características, e acho que isso se tornou de tal forma evidente que a nossa primeira substituição foi mesmo para trocá-lo pelo Dahl. Mesmo sendo canhoto, tem rotinas de lateral e achei que o Benfica ganhou com a troca. Infelizmente, pouco depois da sua entrada sofremos o golo. Sem pressão, numa saída para o ataque o António Silva fez um mau passe na direcção do Carreras, que acabou por colocar a bola nos pés do Raphinha. Em teoria a situação nem era de muito perigo, porque ele estava sozinho e a defesa fechou imediatamente. Sem mais opções, ele optou pelo remate a uns vinte e cinco metros da baliza, tendo a felicidade de ver a bola passar entre as pernas do Otamendi e desviar muito ligeiramente nele, o suficiente para fazer a bola entrar colocadíssima junto à base do poste. Um balde de água fria e um golo que o Barcelona definitivamente não merecia naquela altura. O Benfica continuou a tentar, sem grande sucesso, chegar ao golo. Voltámos pouco depois a apostar nos dois avançados, com a entrada do Belotti, mas isso pouco ou nada mudou. Nos minutos finais assistimos a mais um regresso do Renato Sanches, que eu até achei que veio dar alguma necessária dinâmica ao meio campo (ainda teve um bom remate, para mais uma defesa do guarda-redes) e ainda houve um lance em que foi assinalado penálti sobre o Belotti, mas que acabou anulado por um fora-de-jogo milimétrico ao italiano. Acabámos o jogo instalados na área do Barcelona, com pontapés de canto sucessivos, mas sempre sem qualquer sucesso.

Acho que o Otamendi terá sido um dos melhores do Benfica, e um dos responsáveis por se ter visto muito pouco do Lewandowski. O Aktürkoglu esteve muito em jogo, tal como o Aursnes, e o Pavlidis lutou bastante, mas desta vez esteve sempre longe de conseguir acertar com a baliza.
A eliminatória já seria sempre muito difícil, e depois deste resultado ainda mais complicada ficou. Não está fechada ainda, mas oportunidades destas para vencer o Barcelona não se podem desperdiçar. Tem sido a sina do Benfica na Champions, em especial nos jogos em casa. Cometemos demasiados erros, e a este nível pagamos quase sempre caro por isso.
De Anónimo a 6 de Março de 2025
Boa tarde.
Questão: porque é que não há ninguém que, DURANTE OS TREINOS, corrija, de uma vez por todas, as falhas do António Silva? Tem talento, tem vontade, tem amor à camisola. Mas tem falhas. CORRIJAM-NAS. Os treinos devem servir para isso.
De resto, parabéns. Com um pouco mais de serenidade no momento dos remates (também se treina), o Barça podia ser derrotado com categoria.
Abraço benfiquista.
De Nick Name a 6 de Março de 2025
Que desilusão... Nem tanto pelo resultado, porque em teoria perder 1-0 com o Barcelona pode acontecer a qualquer equipa, mas pelo que se passou. A jogar com mais um desde os 22 minutos e completamente instalados a partir daí no meio-campo do Barcelona, devíamos ter conseguido melhor. Só que os numerosos remates à baliza foram quase todos inofensivos, e um erro de palmatória ofereceu o único golo do jogo ao Barcelona. Tal como em Janeiro, embora de maneira totalmente diferente, foi um jogo perdido de forma absurda.
Não sendo eu admirador do Lage, como é sabido, não posso desta vez atribuir-lhe culpas por esta derrota. O Benfica fez (quase) tudo bem, e o treinador não é culpado da incapacidade de muitos no momento do remate, e muito menos que o António Silva continue a fazer passes estúpidos para a zona central. A propósito, o que se passa com este rapaz? Acumula asneiras sucessivas há muito tempo, assim não dá. E só temos 3 centrais, um dos quais joga a lateral direito... Será que vai ter que continuar a jogar, numa fase em que muitos benfiquistas já não o conseguem suportar?
Não consigo destacar individualmente nenhum jogador, nem pela negativa nem pela positiva. Foi uma exibição globalmente boa, anulada pelos erros que referi. Só mais uma nota para o Banahl, perdão, Dahl, que desperta entusiasmo em alguns sem que eu consiga perceber porquê, dado que para além de razoável marcador de cantos nada faz de particularmente interessante. Já escrevi que ele e o Belotti são jogadores apenas para o banco e ainda não vi motivo para mudar de opinião.
Uma última palavra para descrever o comportamento dos NN: como é habitual, foi vergonhoso. Que ninguém lhes chame adeptos, porque não o são. Até quando?
De Luís Manuel a 6 de Março de 2025
Olá D'Arcy, e obrigado pelo post.
Foi realmente um resultado muito amargo. Mais uma vez, não merecíamos perder o jogo contra o Barcelona. De facto, o António Silva cometeu um erro, mas em circunstâncias normais o remate do jogador do Barcelona não daria em nada. Até isto nos aconteceu. Paciência. De qualquer modo, eu não crucifixo o António Silva e não me esqueço das grandes exibições que fez contra a Juventus e Mónaco, por exemplo.
Concordo com a tua análise ao jogo. Achei que com 10 o Barcelona ia baixar e fazer um jogo 'chato', e seria difícil marcar-lhes. Também é verdade que, sem a expulsão, estavam a dominar totalmente o jogo. Eles perderam o Cubarsí e quem entrou fez o lugar da mesma maneira. Se tivéssemos ficado sem o Otamendi, por exemplo, quem teríamos para o lugar dele? A verdade é que o Barcelona tem um grande guarda-redes e uma grande equipa. Muita gente prefere agora esquecer-se que no espaço de meses o Barcelona ganhou por 5 e por 4 ao Real Madrid. Não tenho nada a apontar aos jogadores, que deram tudo, nem ao nosso treinador, que na minha opinião esteve bem. Achei apenas que o Dahl talvez pudesse ter jogado de início. Parabéns a todos porque dignificaram o símbolo que têm ao peito. Claro que não gosto de perder seja que jogo for, mas o que não consigo aceitar são exibições como as que fizemos contra o Casa Pia e Aves, por exemplo, e não as derrotas como a de ontem. Há muita gente que tem de olhar para os resultados da CL e perceber que é uma estupidez criticar-se o Benfica por ter perdido com o Barcelona. Concordo com os teus destaques individuais. Muito bem esses quatro jogadores (enorme o Otamendi), e também gostei do Barreiro. E não nos podemos esquecer que não tivemos 3/4 jogadores titulares. O Florentino e o Bah, por exemplo, fizeram muita falta.
Eu sempre preferi jogar fora a segunda mão das eliminatórias. É evidente que será quase impossível passarmos aos quartos-de-final, e corremos o risco de uma derrota pesada, mas não custa tentar. E agora é foco no jogo contra o Nacional, muito importante e decisivo, como serão todos neste campeonato que querem entregar de mão beijada.
De Tinoni a 6 de Março de 2025
Ontem estive n Luz e agradeço a sua crónica por corresponder o que vi
Foi um bom jogo,mas falhamos na finalização
Já sabem porque o escrevi aqui que o AS anda com algum
Problema
Ele estava a ser dos melhores,mas perdeu concentração e 🌪️💥
Gostei do Trubin e do Grego
Otamendi Dahl Bem
Pedri do Barca e Grande jogador
Ficou tudo em Aberto …..
Sábado estarei n luz
Vamos lá Benfica
De adepto da margem sul a 6 de Março de 2025
Caro D'Arcy,
Como sempre um post excelente.
Sei que o post se refere e deve ser, sobre o que se passou em campo, mas nem uma palavra sobre as idiotices que um grupo de idiotas fizeram. Bom o SLB vai provavelmente pagar caro, mas a nossa Direção assobia para o lado, apesar do comunicado. Obrigado
De Tinoni a 6 de Março de 2025
Quero confirmar que aqueles energúmenos de M…
Dos NNBoys são um excremento que deve ser lavado dás bancadas
Do estádio do Glorioso
Não percebo o que é que o Presidente está à espera para mandar entrar a polícia e varrer esta gente do estádio
Fora com esta gente
Excelente crónica do jogo.
É futebol.
Carregámos em cima deles, faltou uma pontinha de sorte sempre necessária.
Na terça acredito que com a mesma postura mesmo 11 para 11 podemos ser felizes e mostrar pelo 3° jogo consecutivo, como se joga contra o actual melhor ataque europeu.
Carrega Benfica!
De Anónimo a 7 de Março de 2025
A diferença de jogadores é abiçal tem a ver com o país,falhas e,morres na praia, vendes uma pérola e compras jogadores que precisam de levarem os pés ao torneiro.Haja paciência deixemo-nos de lirismos, nós bem queremos meter o AS na montra mas faltam-lhe predicados para enganar-mos terceiros, um central que não joga com dois pés morre na praia para não falar nos erros posicionais, um desastre nos grandes palcos.Custa-me imenso pensar assim, vamos a Barcelona desejo muita sorte ao meu Benfica se ficarmos pelo caminho não morre ninguem resta o campeonato, se o queremos ganhar temos que ficar vigilantes a tudo. Carrega Benfica!...
Comentar post