VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Quinta-feira, 6 de Março de 2025

Amargo

Mais um jogo com o Barcelona a deixar um sabor amargo. Mas ao contrário do jogo anterior, só podemos mesmo queixar-nos de nós próprios: não conseguimos materializar a domínio territorial e oportunidades criadas em golos, e ainda acabámos, num erro individual, por oferecer a vitória ao adversário.

1.jpg

Trocando no onze o Dahl pelo Barreiro voltámos a um mais tradicional 433, tendo o Schjelderuo também regressado à titularidade. O Benfica entrou no jogo a todo o gás, criando logo uma enorme ocasião de golo com ainda nem vinte segundos jogados, mas o Szczesny começou logo a sua noite inspirada com uma grande defesa ao remate cruzado do Aktürkoglu. Logo a seguir foi o Barreiro a atirar para fora em boa posição, e a resposta do Barcelona veio de imediato. Primeiro foi o Olmo, sozinho em posição frontal da área, a atirar ao lado, depois foi o Trubin, com duas defesas fantásticas, a negar o golo a um primeiro remate do Olmo e à recarga do Lewandowski, com a bola depois a morrer nas suas mãos quando o Yamal ainda tentou mais uma recarga. O Barcelona nesta altura já tinha tomado conta do jogo, instalando-se no nosso meio campo e trocando a bola com segurança, conseguindo recuperá-la com relativa facilidade sempre que a perdia. Mas aos vinte minutos o Pavlidis arrancou no círculo central e conseguiu ganhar em velocidade e força aos vários jogadores do Barcelona que o rodeavam, acabando derrubado à entrada da área pelo Cubarsi. Como já não tinha ninguém entre ele e a baliza, o defesa do Barcelona viu o natural cartão vermelho e o jogo mudou completamente. O Barcelona baixou linhas e passou a apostar no contra-ataque, enquanto o Benfica passou a ter muito mais bola e o jogo mudou-se para o meio campo dos catalães. O Barcelona praticamente deixou de criar ocasiões de golo, mas o Benfica também não conseguiu criar muitas situações flagrantes, apesar do elevado número de vezes que conseguimos levar a bola até à área do Barcelona. Acho que me ficou na memória apenas um cabeceamento do Aktürkoglu, para mais uma defesa por instinto do Szczesny.

2.jpg

A segunda parte foi mais ou menos um monólogo da parte do Benfica. Muita bola, muitos ataques, pouca produtividade, ou por má finalização, ou por má definição. Começámos a explorar mais o lado esquerdo, onde o Schjelderup jogava bem encostado à linha, e só o norueguês deve ter oferecido umas três ou quatro bolas que mereciam e deviam ter tido melhor conclusão na área, mas os remates saíram quase sempre fracos ou à figura do guarda-redes do Barcelona. Do outro lado, notou-se bem a ausência de um lateral direito de raiz que pudesse dar a largura e profundidade necessárias para desposicionar uma equipa em inferioridade numérica. O Tomás Araújo é central e não possui essas características, e acho que isso se tornou de tal forma evidente que a nossa primeira substituição foi mesmo para trocá-lo pelo Dahl. Mesmo sendo canhoto, tem rotinas de lateral e achei que o Benfica ganhou com a troca. Infelizmente, pouco depois da sua entrada sofremos o golo. Sem pressão, numa saída para o ataque o António Silva fez um mau passe na direcção do Carreras, que acabou por colocar a bola nos pés do Raphinha. Em teoria a situação nem era de muito perigo, porque ele estava sozinho e a defesa fechou imediatamente. Sem mais opções, ele optou pelo remate a uns vinte e cinco metros da baliza, tendo a felicidade de ver a bola passar entre as pernas do Otamendi e desviar muito ligeiramente nele, o suficiente para fazer a bola entrar colocadíssima junto à base do poste. Um balde de água fria e um golo que o Barcelona definitivamente não merecia naquela altura. O Benfica continuou a tentar, sem grande sucesso, chegar ao golo. Voltámos pouco depois a apostar nos dois avançados, com a entrada do Belotti, mas isso pouco ou nada mudou. Nos minutos finais assistimos a mais um regresso do Renato Sanches, que eu até achei que veio dar alguma necessária dinâmica ao meio campo (ainda teve um bom remate, para mais uma defesa do guarda-redes) e ainda houve um lance em que foi assinalado penálti sobre o Belotti, mas que acabou anulado por um fora-de-jogo milimétrico ao italiano. Acabámos o jogo instalados na área do Barcelona, com pontapés de canto sucessivos, mas sempre sem qualquer sucesso.

3.jpg

Acho que o Otamendi terá sido um dos melhores do Benfica, e um dos responsáveis por se ter visto muito pouco do Lewandowski. O Aktürkoglu esteve muito em jogo, tal como o Aursnes, e o Pavlidis lutou bastante, mas desta vez esteve sempre longe de conseguir acertar com a baliza.

 

A eliminatória já seria sempre muito difícil, e depois deste resultado ainda mais complicada ficou. Não está fechada ainda, mas oportunidades destas para vencer o Barcelona não se podem desperdiçar. Tem sido a sina do Benfica na Champions, em especial nos jogos em casa. Cometemos demasiados erros, e a este nível pagamos quase sempre caro por isso.

tags:
publicado por D'Arcy às 11:27
link do post | comentar
8 comentários:
De Anónimo a 6 de Março de 2025
Boa tarde.
Questão: porque é que não há ninguém que, DURANTE OS TREINOS, corrija, de uma vez por todas, as falhas do António Silva? Tem talento, tem vontade, tem amor à camisola. Mas tem falhas. CORRIJAM-NAS. Os treinos devem servir para isso.
De resto, parabéns. Com um pouco mais de serenidade no momento dos remates (também se treina), o Barça podia ser derrotado com categoria.
Abraço benfiquista.
De Nick Name a 6 de Março de 2025
Que desilusão... Nem tanto pelo resultado, porque em teoria perder 1-0 com o Barcelona pode acontecer a qualquer equipa, mas pelo que se passou. A jogar com mais um desde os 22 minutos e completamente instalados a partir daí no meio-campo do Barcelona, devíamos ter conseguido melhor. Só que os numerosos remates à baliza foram quase todos inofensivos, e um erro de palmatória ofereceu o único golo do jogo ao Barcelona. Tal como em Janeiro, embora de maneira totalmente diferente, foi um jogo perdido de forma absurda.
Não sendo eu admirador do Lage, como é sabido, não posso desta vez atribuir-lhe culpas por esta derrota. O Benfica fez (quase) tudo bem, e o treinador não é culpado da incapacidade de muitos no momento do remate, e muito menos que o António Silva continue a fazer passes estúpidos para a zona central. A propósito, o que se passa com este rapaz? Acumula asneiras sucessivas há muito tempo, assim não dá. E só temos 3 centrais, um dos quais joga a lateral direito... Será que vai ter que continuar a jogar, numa fase em que muitos benfiquistas já não o conseguem suportar?
Não consigo destacar individualmente nenhum jogador, nem pela negativa nem pela positiva. Foi uma exibição globalmente boa, anulada pelos erros que referi. Só mais uma nota para o Banahl, perdão, Dahl, que desperta entusiasmo em alguns sem que eu consiga perceber porquê, dado que para além de razoável marcador de cantos nada faz de particularmente interessante. Já escrevi que ele e o Belotti são jogadores apenas para o banco e ainda não vi motivo para mudar de opinião.
Uma última palavra para descrever o comportamento dos NN: como é habitual, foi vergonhoso. Que ninguém lhes chame adeptos, porque não o são. Até quando?
De Luís Manuel a 6 de Março de 2025
Olá D'Arcy, e obrigado pelo post.

Foi realmente um resultado muito amargo. Mais uma vez, não merecíamos perder o jogo contra o Barcelona. De facto, o António Silva cometeu um erro, mas em circunstâncias normais o remate do jogador do Barcelona não daria em nada. Até isto nos aconteceu. Paciência. De qualquer modo, eu não crucifixo o António Silva e não me esqueço das grandes exibições que fez contra a Juventus e Mónaco, por exemplo.

Concordo com a tua análise ao jogo. Achei que com 10 o Barcelona ia baixar e fazer um jogo 'chato', e seria difícil marcar-lhes. Também é verdade que, sem a expulsão, estavam a dominar totalmente o jogo. Eles perderam o Cubarsí e quem entrou fez o lugar da mesma maneira. Se tivéssemos ficado sem o Otamendi, por exemplo, quem teríamos para o lugar dele? A verdade é que o Barcelona tem um grande guarda-redes e uma grande equipa. Muita gente prefere agora esquecer-se que no espaço de meses o Barcelona ganhou por 5 e por 4 ao Real Madrid. Não tenho nada a apontar aos jogadores, que deram tudo, nem ao nosso treinador, que na minha opinião esteve bem. Achei apenas que o Dahl talvez pudesse ter jogado de início. Parabéns a todos porque dignificaram o símbolo que têm ao peito. Claro que não gosto de perder seja que jogo for, mas o que não consigo aceitar são exibições como as que fizemos contra o Casa Pia e Aves, por exemplo, e não as derrotas como a de ontem. Há muita gente que tem de olhar para os resultados da CL e perceber que é uma estupidez criticar-se o Benfica por ter perdido com o Barcelona. Concordo com os teus destaques individuais. Muito bem esses quatro jogadores (enorme o Otamendi), e também gostei do Barreiro. E não nos podemos esquecer que não tivemos 3/4 jogadores titulares. O Florentino e o Bah, por exemplo, fizeram muita falta.

Eu sempre preferi jogar fora a segunda mão das eliminatórias. É evidente que será quase impossível passarmos aos quartos-de-final, e corremos o risco de uma derrota pesada, mas não custa tentar. E agora é foco no jogo contra o Nacional, muito importante e decisivo, como serão todos neste campeonato que querem entregar de mão beijada.
De Tinoni a 6 de Março de 2025
Ontem estive n Luz e agradeço a sua crónica por corresponder o que vi
Foi um bom jogo,mas falhamos na finalização

Já sabem porque o escrevi aqui que o AS anda com algum
Problema
Ele estava a ser dos melhores,mas perdeu concentração e 🌪️💥
Gostei do Trubin e do Grego
Otamendi Dahl Bem
Pedri do Barca e Grande jogador
Ficou tudo em Aberto …..
Sábado estarei n luz
Vamos lá Benfica

De adepto da margem sul a 6 de Março de 2025
Caro D'Arcy,
Como sempre um post excelente.
Sei que o post se refere e deve ser, sobre o que se passou em campo, mas nem uma palavra sobre as idiotices que um grupo de idiotas fizeram. Bom o SLB vai provavelmente pagar caro, mas a nossa Direção assobia para o lado, apesar do comunicado. Obrigado
De Tinoni a 6 de Março de 2025
Quero confirmar que aqueles energúmenos de M…
Dos NNBoys são um excremento que deve ser lavado dás bancadas
Do estádio do Glorioso

Não percebo o que é que o Presidente está à espera para mandar entrar a polícia e varrer esta gente do estádio

Fora com esta gente
De Fernando Tomás a 6 de Março de 2025
Excelente crónica do jogo.
É futebol.
Carregámos em cima deles, faltou uma pontinha de sorte sempre necessária.
Na terça acredito que com a mesma postura mesmo 11 para 11 podemos ser felizes e mostrar pelo 3° jogo consecutivo, como se joga contra o actual melhor ataque europeu.
Carrega Benfica!
De Anónimo a 7 de Março de 2025
A diferença de jogadores é abiçal tem a ver com o país,falhas e,morres na praia, vendes uma pérola e compras jogadores que precisam de levarem os pés ao torneiro.Haja paciência deixemo-nos de lirismos, nós bem queremos meter o AS na montra mas faltam-lhe predicados para enganar-mos terceiros, um central que não joga com dois pés morre na praia para não falar nos erros posicionais, um desastre nos grandes palcos.Custa-me imenso pensar assim, vamos a Barcelona desejo muita sorte ao meu Benfica se ficarmos pelo caminho não morre ninguem resta o campeonato, se o queremos ganhar temos que ficar vigilantes a tudo. Carrega Benfica!...

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Abril 2025

Março 2025

Fevereiro 2025

Janeiro 2025

Dezembro 2024

Novembro 2024

Outubro 2024

Setembro 2024

Agosto 2024

Maio 2024

Abril 2024

Março 2024

Fevereiro 2024

Janeiro 2024

Dezembro 2023

Novembro 2023

Outubro 2023

Setembro 2023

Agosto 2023

Maio 2023

Abril 2023

Março 2023

Fevereiro 2023

Janeiro 2023

Dezembro 2022

Novembro 2022

Outubro 2022

Setembro 2022

Agosto 2022

Maio 2022

Abril 2022

Março 2022

Fevereiro 2022

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Forte

Sobranceria

Resolvida

Histórico

Boa noite

Tangencial

Tranquilo

Mentiroso

Cinzento

Poupança

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds