VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Domingo, 8 de Agosto de 2021

Atribulado

Pontapé de saída para mais uma época do futebol nacional e felizmente entrámos com o pé direito. Acabou por ser um jogo mais atribulado do que seria necessário, para não variar por culpa própria, mas no final o mais importante foi regressar de Moreira de Cónegos com os três pontos na bagagem.

1.jpg

Depois da boa imagem deixada a meio da semana em Moscovo, foram seis as alterações no onze para esta partida - duas delas forçadas devido à indisponibilidade do Seferovic (lesionado) e do João Mário (suspenso). O esquema táctico voltou a ser o dos três centrais, o que era mais ou menos expectável - creio que sempre que tivermos estes três centrais disponíveis, eles irão jogar. Resumindo, por comparação com a equipa inicial de Moscovo entraram no onze o Gil Dias, Meïté, Taarabt, Everton, Waldschmidt e Gonçalo Ramos, e de fora ficaram o Grimaldo, Weigl, Joao Mário, Rafa, Pizzi e Seferovic. Todas estas alterações não impediram o Benfica de entrar no jogo a mandar completamente no mesmo. Pressão sobre o adversário e muita superioridade no meio campo, onde o estreante Meïté veio acrescentar uma componente física que até agora estava pouco presente, significaram um jogo quase de sentido único, e os resultados disso chegaram cedo. Foi logo aos nove minutos que, na sequência de um canto, o Lucas Veríssimo aproveitou a confusão na área que se seguiu para cabecear para o golo. Não houve abrandamento da parte do Benfica e dez minutos depois chegou o segundo: um óptimo passe do Lucas Veríssimo lançou o Diogo Gonçalves pela direita, a defesa do Moreirense não conseguiu aliviar a bola saída do cruzamento, e o Waldschmidt aproveitou a sobra para colocar a bola no fundo da baliza. Dois a zero ainda antes dos vinte minutos de jogo e domínio absoluto levavam a acreditar que teríamos uma tarde tranquila. Mas se há algo que nunca muda no Benfica é a tendência para o masoquismo. À meia hora de jogo, naquele que deve ter sido o primeiro ataque do Moreirense em todo o jogo, abriu-se uma cratera na nossa defesa por onde o Rafael Martins entrou e, com toda a tranquilidade, tirou o Vlachodimos do caminho e fez o golo. Animado pelo golo, logo a seguir o Moreirense teve mais um remate a levar algum perigo, que obrigou o Vlachodimos a aplicar-se. Mas o Benfica tinha o controlo do jogo e depressa voltou a levar perigo à baliza adversária, com remates do Gonçalo Ramos e do Waldschmidt, tendo o primeiro inclusivamente acertado na trave. A vantagem mínima com que chegámos ao intervalo era claramente magra para a superioridade que exibimos durante a primeira parte.

2.jpg

De qualquer maneira não havia motivos para grande preocupação, porque estávamos a ser tão superiores que não era crível que o Moreirense conseguisse fazer-nos passar por particulares dificuldades. Só que pelos vistos resolvemos entrar no campeonato com uma exibição de vários dos 'greatest hits' a que esta equipa já nos habituou. Para além dos clássicos 'desperdiçar e não aproveitar para matar um jogo' e do 'vamos conceder um golo na primeira ocasião do adversário', acrescentámos-lhe 'vamos ver de que forma conseguimos complicar ainda mais um jogo que está ganho'. A solução encontrada foi uma expulsão perfeitamente disparatada (e justíssima) do Diogo Gonçalves, numa entrada por trás ao tornozelo do adversário, junto da linha lateral e ainda no meio campo do Moreirense. Não havia qualquer justificação para uma entrada daquelas, e revistas as imagens pelo VAR era óbvio que o lance só poderia resultar em expulsão. O Benfica reagiu imediatamente com as entradas do Gilberto e do Weigl para os lugares do Waldschmidt e do já amarelado Taarabt (o alemão viu imediatamente o amarelo num lance em que é ele quem sofre falta primeiro) e a partir daqui o jogo foi basicamente esperar pelo final para garantir os três pontos - faltava ainda mais de meia hora para os noventa. Objectivamente, houve maior pressão da parte do Moreirense porque passaram a ter bola, coisa que raramente aconteceu enquanto estiveram onze para onze, e o Benfica desapareceu no ataque. Acho que este pormenor deve merecer atenção da nossa parte - e o nosso treinador mencionou-o no final. Ficar reduzido a dez é obviamente uma desvantagem, mas dada a tamanha superioridade do Benfica no jogo até então, não se justifica que tenhamos sido incapazes de criar qualquer perigo no ataque a partir daí. Fomos quase sempre incapazes de construir saídas minimamente organizadas em contra-ataque, que pudessem manter o Moreirense de sobreaviso e os impedissem de se balancear completamente para o ataque. Tínhamos obrigação de fazer um pouco mais e melhor, mesmo nestas condições adversas. Mas em termos concretos, a nossa vitória raramente esteve sob grande ameaça. Durante os cerca de quarenta minutos em que jogou em superioridade numérica (foram dados oito minutos de compensação) e apesar da vantagem na posse de bola, o Moreirense apenas criou uma ocasião de maior perigo, quando conseguiu libertar um jogador pelo lado esquerdo da nossa defesa e obrigou o Vlachodimos a uma defesa mais apertada. De resto, o Benfica foi mantendo o perigo longe da sua baliza com alguma eficácia.

3.jpg

O maior destaque neste jogo foi o Lucas Veríssimo. Marcou o primeiro golo, fez o passe que deu início à jogada do segundo golo, e na defesa esteve praticamente inultrapassável. Ganhou todos os duelos, quer pelo chão, quer pelo ar, e aventurou-se frequentemente em terrenos mais adiantados, aparecendo bem dentro do meio campo adversário a recuperar bolas em antecipação. Foi uma óptima contratação que o Benfica fez em Janeiro passado, e parece-me que temos nele um digno sucessor do Luisão. O Meïté mostrou bons pormenores e deverá ser um jogador muito útil para dar mais músculo no meio campo, acrescentando também argumentos no jogo aéreo. Além disso não parece ser propriamente um tosco. Bom jogo também do Gonçalo Ramos, que trabalhou muito e a quem só ficou a faltar um golo.

 

Duas vitórias nos dois primeiros jogos oficiais da época é algo que até é raro no Benfica com o Jorge Jesus. Pode ser um bom augúrio - eu gostei do que vi em Moscovo, e também do que vi ontem até à expulsão. Ainda há obviamente muito a corrigir, e jogadores a integrar mais e melhor na equipa, mas parece-me que temos mais soluções do que o ano passado. Até ver, acho que no entanto continuamos com um problema do lado esquerdo da defesa, já que o Gil Dias não me convence como alternativa ao Grimaldo. O que me parece normal, já que não me recordo de o ter visto alguma vez jogar como lateral esquerdo. Pode ser uma questão de adaptação às novas funções, mas se houver tempo e oportunidade até ao fecho do mercado, investir num jogador para essa posição era capaz de ser uma boa opção.

tags:
publicado por D`Arcy às 12:55
link do post | comentar
9 comentários:
De BI-CAMPEÃO EUROPEU a 8 de Agosto de 2021
Mais do mesmo: equipa muito superior ao adversário em todos os aspectos, e mesmo assim apenas consegue ganhar à RASQUINHA e a pôr os Benfiquistas a jeito para sofrerem um ataque cardíaco!!!!

J.jejum está mole e ultrapassado. A defesa continua a abrir buracos e a oferecer golos aos adversários com a maior facilidade do mundo.
qualquer equipazeca marca golos ao BENFICA porque j.jejum não sabe implementar um sistema defensivo a sério, que retire espaços livres aos adversários para progedirem com a bola sem a mínima oposição.

Os nossos jogadores quando a bola está no adversário só "jogam com os olhos"!!! Parecem os adeptos nas bancadas. Só lhes falta é a cervejola e as pipocas!!!

Vlachodimos continua igual. Evolução ZERO!! Bom entre os postes, medíocre fora deles a a ler o jogo. Uma lentidão para sair da baliza.
O golo que o Moreirense marcou, mesmo com todas as facilidades pela nossa defesa concedidas, seria perfeitamente evitado com um guarda-redes como por exemplo o nosso saudoso Manuel Galrinho BENTO, que a ler o jogo e a sair da baliza, era 1000 vezes melhor que o Vlachodimos.

O Benfica precisa de um TREINADOR A SÉRIO, que seja capaz de tirar de fato rendimento do Ferrari que é o Plantel do Futebol Profissional do Cube.

Quanto à apitadoragem, também nada mudou, ou seja, não existem árbitros em Portugal. O que existe, e existe em grande abundância, é APITADORES FORMATADOS para roubarem às descaradas o nosso querido SLBENFICA.

A nossa Direcção e Presidente continuam na mesmo MANSOS, MANSINHOS E CALADINHOS. NEM PIAM.
Até mete pena ver nas bancadas o Presidente Rui Costa a sofrer como um condenado a ver o Benfica a ser empurrado para a sua baliza pelo apitador víctor MERDA DE PORCO ferreira, e no fim do jogo não dizem nada de nada. Não miam nem piam.
Se não têm colhões para DEFENDEREM O MAIOR E MELHOR Clube de Portugal dediquem-se a dirigirem uma equipazinha de um convento de freiras.

Não conheço nenhum país do Mundo em que o seu MAIOR E MELHOR Clube seja o mais roubado, espezinhado, humilhado e até gozado, e que os seus dirigentes não o defendam com todas as suas forças.

BENFICA BENFICA BENFICA..... meu amor de sempre e para todo o sempreeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee.
De Luis Agostinho a 8 de Agosto de 2021
Olá, cá estamos para nova época, não é? O Benfica já reagiu através da newsletter, o que para já, serve como aviso. Vamos a ver se terá consequências se isto se repetir, ou será como no ano passado. Saudações Benfiquistas

(...)"E ainda mais o foram por se sentir a desigualdade de critérios, em prejuízo do Benfica, do árbitro que comandou a partida, nomeadamente na segunda parte. Nada temos a dizer, sublinhe-se, acerca da decisão de expulsão do nosso jogador. Vamos, no entanto, estar muito atentos no que respeita à aplicação do mesmo rigor em lances similares, em particular daqueles protagonizados por atletas adversários, recorrentes neste tipo de lances sem a adequada punição."(...)
De Marco a 8 de Agosto de 2021
Caro bi-campeão europeu, acompanho os seus comentários aqui há muito tempo e tenho curiosidade em saber qual é a sua opinião sobre estes tristes acontecimentos no nosso clube e a detenção do Luís Filipe Vieira. Que acha disto tudo? E o Rui Costa é melhor ou prefere outra solução?
De Ogamaras a 8 de Agosto de 2021
Eu diria de outra maneira.
Primeiro era o Rui "Derrotas", depois o Laje era "um aprendiz de treinador", agora, e também já foi, o Jorge "Jejum", há pouco tempo atrás, era o "Vieirinha dos Pneus".
Qual o cognome agora para Rui Costa (seguramente que já tem).
O que eu gostava de ouvir era qual o perfil desejado, por este senhor, para presidente/treinador do Benfica.
A minha dúvida sempre foi, e será, será que o homem é mesmo benfiquista?
De BI-CAMPEÃO EUROPEU a 9 de Agosto de 2021
Já toda a gente se apercebeu que infelizmente tens cérebro de minhoca.
Terás de nascer 1000 vezes para algum dia poderes chegar a Águia!!!!

Estás no mesmo patamar dos octários lopes, jorges amarais, fernandos mendes, aníbeis pintos, etc,etc,etc,.... isto apenas referindo alguns destes MONTES de esterco em pleno activo, porque infelizmente existem muitos mais, alguns felizmente já na inexistência eterna.

BENFICA BENFICA BENFICA........sempre. o Maior e o Melhor.

P.S. O Benfica com "adeptos" tipo Ogamaras será sempre um Benfica à lá vieirita dos pneus, ou seja, um Benfica de cócoras e submisso no PUTREFACTO futeboleco PORCOguês.

De BI-CAMPEÃO EUROPEU a 9 de Agosto de 2021
Oh "Ogamaras", comparar o teu comentário com os comentários do Luís Agostinho ou do Marco é o mesmo que comparar o Biafra com os Estados Unidos da América!!!

Tens o pequenote cérebro completamente atrofiado.
O "vieirismo" roeu-te o miolo por completo.

P.S 1 - Quanto ao ex-"presidente" L.F. Vieira, sinceramente e pelo BENFIQUISMO SÉRIO E TOTAL, desejo que esteja absolutamente inocente de tudo o que pretendem acusá-lo.

Se infelizmente para nós e principalmente para ele for verdade, só terá de pagar e pagar muito bem, tanto no aspecto criminal como no aspecto cível, ou seja, INDEMNIZAR o nosso Glorioso e Inigualável SPORT LISBOA E BENFICA.

P.S. 2 - Quando é que sairá a Operação CARTÃO AZUL e CARTÃO VERDE?!?!
Ou será que tudo isso é apenas um ataque directo e covarde ao BENFIQUISMO?!?!

Ficarei atento.

De BI-CAMPEÃO EUROPEU a 13 de Agosto de 2021
Caro Benfiquista ( como eu), Marco, antes de mais os meus parabéns por fazer parte da Enorme Família BENFIQUISTA.
Relativamente à questão que me coloca no seu comentário, a minha posição (pensamento) sobre a mesma é a seguinte:

Toda a gente que vive este espaço de BENFIQUISMO, supervisionado pelo grande Benfiquista D'Arcy, sabe que não nutro sentimento favorável sobre o ex-"Presidente" L.F. Vieira.

Reconheço no entanto que teve um trabalho positivo no Benfica, ao integrar e liderar equipas e projectos de gestão do Clube, mormente na área de edificação do novo Estádio da Luz - que, estando muito bom, poderia atingir o óptimo se a parte exterior do mesmo estivesse ao nível do Estádio do Arsenal, que é uma cópia do nosso -, mas todo esse digamos POSITIVISMO nessas áreas, não teve correspondência ao nível do Futebol Profissional, que é a REAL MOLA IMPULSIONADORA da Grandeza Inigualável do nosso Benfica.

Pessoa pouco EXIGENTE, e coragem e força e inteligência para defender o Benfica a roçar o ZERO ABSOLUTO!!!!

Nos jogos do campeonato PORCOguês, onde a ordem da ligueca do proençola era mandar os APITADORES FORMATADOS roubar o nosso querido SLBENFICA, esse "presidente" assistia a tudo calado e agachado de cócoras, não sendo capaz de levantar nem sequer uma palhinha em defesa do nosso Inigualável BENFICA!!!!!!

Pior ainda, ele nada fazia, nem deixava que ninguém da chamada Estrutura do Futebol Profissional do Clube o fizesse!!!!

Por isso bastas vezes eu dizia em tom de denúncia e alerta, que em Portugal (nas competições internas) roubar o Maior e o Melhor Clube do país era como limpar o cú a meninos, ou seja, era a coisa mais simples e fácil do Mundo, pois o Benfica não tinha ninguém com TOMATES e INTELIGÊNCIA para o defender!!!!

Agora esta RÁBULA do bimbo da bosta (humanóide que odeia o Benfica e implantou/semeou o ódio contra o nosso Clube) ser autorizado pelo tal "presidente" a fazer filmagens dentro da nossa Catedral, é de revoltar o espírito mais santo e tolerante!!!!!

Infelizmente, tudo o que eu pensava de Vieira estava certo. Não passa de um aprendiz/discípulo do bimbo de contumil!!!!

Quanto às alegadas ilegalidades e/ou crimes que são indiciados sobre ele, não o condeno nem absolvo, pois não emprenho pelos ouvidos nem pelos jornais, e muito menos pelos pasquins e canaisLIXO de TV.

Espero trabalho de investigação sério e justo, e que isto não seja apenas mais um ataque COVARDE ao BENFIQUISMO.

Não desejo mal nenhum a LFVieira - muito embora não lhe reconheça capacidade para liderar e defender um Clube como o nosso - , antes pelo contrário desejo sinceramente que as acusações que lhe pretendem fazer sejam todas improcedentes, e que a sua inocência seja absoluta.
No entanto, se se provar em Tribunal que cometeu crimes e ilegalidades contra o nosso Benfica, terá de pagar de acordo com a Lei e indemnizar o nosso Clube.

Quanto ao Presidente Rui Costa, ainda é cedo para podermos formalizar qualquer opinião, mas numa coisa é certa, a comunicar e a falar, goleia o LFVieira por 1000 (MIL) a zero.

Espero que tenha capacidade, inteligência, força e coragem, para não permitir que o nosso querido e amado SLBENFICA continue a ser o autêntico BOMBO DA FESTA da APITADORAGEM PORCOguesa, como ainda agora se viu em Moreira de Cónegos no jogo da primeira Jornada do Campeonato.

P.S. Quanto ao MP (Ministério Público), continuo a aguardar expectante a Investigação CARTÃO AZUL e CARTÃO VERDE!!!!!

A todos os que amam e defendem o Glorioso SLBENFICA, um grande abraço e uma grande época de êxitos do nosso Inigualável Clube.

BENFICA BENFICA BENFICA.............. desde sempre e para sempreeeeeeeeeeeeeeee
De Antonio Paiva a 9 de Agosto de 2021
assim sendo e assim continuando, teremos de lutar para o terceiro lugar do podium deste campeonato 2021/2022 ... sim é este o meu pressentimento ... este jogo teve a duração dos 90 minutos da praxe e mais 15 minutos de compensações (5 minutos ao fim dos 45 + 10 minutos ao cabo dos 90) ... como diria um outro apitador, caralho, vcs queriam que eu marcasse o golo do empate, foda-se ! ! !
De Luis Agostinho a 8 de Agosto de 2021
Olá a todos, já lá vão umas semanas desde que fizemos a tertúlia, e tanto já se passou.
Quanto ao jogo, confesso que estava a sentir-me ansioso (mas eu fico sempre ansioso quando joga o Benfica, mas mais ansioso do que costume) por muitas razões. Por ser o primeiro jogo da liga, por ter havido um jogo há tão pouco tempo na distante Rússia, por saber que ia haver uma pequena revolução na equipa inicial…
Mas o jogo até começou bem, com um Benfica solto, a dominar, a jogar bem, marcando dois golos, e pensei para os meus botões que isto iria ser o início de época mais calma de que me lembro nos anos mais recentes. Mas, numa altura em que o Moreirense nem chegava à nossa área, houve o bloqueio cerebral do costume da equipa e sofremos o golo da praxe, de forma muito facilitada pelo lado esquerdo da defesa. No intervalo havia 1-2, pensei que o resultado justo seria 0-3, mas, que a jogar assim, seria uma segunda parte tranquila e o resultado iria dilatar a favor do Benfica.
Mas não foi nada disso que aconteceu. Cedo verifiquei que a hostilidade da equipa de arbitragem, que ia crescendo pouco a pouco na primeira parte, se acentuou muito após o intervalo. Dualidade gritante de critérios, nas faltas e faltinhas, cartões, e expulsões. Se o nosso jogador foi bem expulso, foi, mas…antes, junto à bandeirola, foi alvo de duas entradas a roçar o violento, que os árbitros nada assinalaram. Perdeu a cabeça e…o resto já sabemos. Se na primeira parte perdoaram uma expulsão ao jogador do Moreirense, porque “tocou primeiro na bola”, na segunda esse critério deixou de existir e houve faltas assinaladas contra o Benfica onde o nosso jogador corta a bola, toca no adversário, e falta, sendo a falta assinalada ao Veríssimo a mais gritante. O cartão ao Weigl, depois de sofrer uma falta. O árbitro desde o início do jogo permitiu excesso de virilidade (vamos chamar-lhe assim) aos jogadores do Moreirense, que fizeram muitas faltas, repetiram as faltas, e, nada… Isto só piorou na segunda parte, e houve a agressão ao Ramos, que foi punida com…amarelo. Se a esta arbitragem suja juntarmos o penalty oferecido aos sapos no wc, podemos concluir que este ano o fontelas vai atacar em força. Cabe ao Benfica lutar contra isto e não continuar a política do “come e cala” do Vieria, para agradar a dragartos.
Gostei do Meite. E pensar eu só teve alguns treinos com os colegas…também gostei do facto de a equipa ter reagido bem às alterações, e quero ver que outra equipa em Portugal terá tanta profundidade de plantel como demonstrámos, sendo que o moreirense não é equipa fácil em casa, e ainda para mais contando com a inclinação do campo feita pelos árbitros. Também gostei do Veríssimo, claro, mas gostei muito do Gonçalo Ramos, que lutou, foi a todas do princípio ao fim, só faltando o golito, que poderia ter acontecido, mas inventou frente ao guarda redes tentando um chapéu muito de perto. É esta a raça que o Benfica necessita para lutar contra todas as adversidades.
Temos novo presidente desde a última vez que intervim na tertúlia. Apoio o Rui Costa. Não vou falar do carnaval judicial que tem acontecido, mas vou falar do incidente que feriu e agrediu o meu Benfiquismo até à medula. O incidente do padrinho ir filmar ao Estádio da Luz. Como foi possível? Onde é que o Vieira tinha a cabeça? O que é que pretendia Vieira?
Ando eu, e muitos como eu, a defender o Benfica por todo o lado, incluindo por vezes até o Vieira, na sua qualidade de presidente do Benfica, e ele abre a nossa Catedral a um dos cabecilhas das agressões de que somos alvo? Perdeu a cabeça? Nunca lhe perdoarei isto.
Vamos a ver terça-feira se esta início vitorioso de época é para continuar. Estou convencido que sim. Saudações Benfiquistas

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Derrocada

Absurdo

Brilhante

Embalados

Sexta

Susto

Eficácia

Unidos

Heróico

Aberto

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds