A melhor exibição da era Rui Vitória resultou numa barrigada de golos e consequente massacre do Belenenses. Neste jogo o Benfica conseguiu ser muito do que não tinha ainda conseguido ser esta época até agora, e os benfiquistas foram presenteados com uma exibição de gala que nos deixa cheios de confiança para os próximos desafios que temos pela frente.
No onze inicial vimos o Lisandro cedeu o lugar ao regressado Jardel e houve mais duas alterações, com o Talisca e o Gonçalo Guedes a merecerem a preferência do treinador, por troca com o Pizzi e o Víctor Andrade. Ao contrário do que já tinha acontecido esta época desta vez vimos o Benfica entrar no jogo logo em alta rotação, a pressionar muito alto e a apostar em triangulações rápidas com bastante incidência nos flancos, onde os laterais se envolviam frequentemente nas acções ofensivas, em vez da posse de bola estéril e lenta que tínhamos visto nos anteriores jogos em casa, com insistentes tentativas de furar pelo meio e que resultaram em nulos ao intervalo. Desta vez tivemos o Benfica dos últimos quinze minutos desses jogos durante praticamente todo o jogo, e o resultado não podia ter sido melhor. Até porque a confiança só pode ter ficado reforçada com o golo madrugador que abriu caminho à goleada, obtido logo aos seis minutos pelo Mitroglou, que com aparente facilidade cabeceou a bola cruzada pelo Jonas. O grego é um jogador muito diferente do Lima, mas que nos dá uma presença muito forte na área e que mesmo assim consegue ter mobilidade mais do que suficiente para oferecer outras soluções no ataque. Prova disso foi a sua participação na jogada do segundo golo, uma triangulação na esquerda em que ele acabou por libertar o Gaitán. A bola por ele centrada sofreu um primeiro desvio na cabeça do Gonçalo Guedes e foi parar aos pés do Jonas, que rematou certeiro. Foi aos dezasseis minutos de jogo, e logo por essa altura começou a cheirar a goleada. É que o Benfica jogava bem, mostrava uma grande eficácia no ataque, e asfixiava o Belenenses no seu meio campo - foi frequente ver os defesas centrais do Benfica, em especial o Luisão, bem dentro do meio campo do Belenenses a pressionar para recuperar a bola e não deixar que o Belenenses começasse sequer a organizar a saída para o ataque, recorrendo até muitas vezes à falta útil (este deve ter sido o jogo em que cometemos mais faltas, a maior parte delas no meio campo adversário). A cinco minutos do intervalo o Jonas voltou a marcar, no seguimento de um canto e de um primeiro desvio do Samaris, e a questão passou a ser apenas em que número iria parar o Benfica. Depois dos nulos ao intervalo e sofrimento dos jogos anteriores, foi uma muito agradável mudança ver a equipa para o balneário com o jogo praticamente resolvido.
No reatamento o Belenenses até pareceu ter vontade de mudar alguma coisa e procurar um eventual golo madrugador que pudesse voltar a lançar alguma incerteza no resultado, e conseguiu mesmo fazer um remate à nossa baliza (que acabou por ser o único no jogo) para forçar o Júlio César a ter algum trabalho. Mas foi mesmo apenas um fogacho, porque praticamente num abrir e fechar de olhos o Benfica fez o resultado crescer para números já pouco vistos. Foram três golos no espaço de dez minutos, entre os cinquenta e três e os sessenta e três, e se não tivessem havido poupanças depois disso se calhar os números teriam continuado a crescer até ao final. O Gaitán esteve absolutamente imparável e fez praticamente o que quis da defesa belenense, destroçando em particular o pobre lateral direito que tentou fazer-lhe frente. A jogada do quarto golo foi um exemplo disso, para depois uma tentativa de corte de um adversário fazer a bola chegar aos pés do Mitroglou, que imitou o Jonas e bisou na partida. A seguir, uma tabelinha com o Jonas permitiu que, com um toque de calcanhar, o brasileiro o deixasse na cara do guarda-redes para finalizar de pé direito. Para finalizar a goleada o Talisca enviou uma bomba de bem longe que só parou no fundo da baliza. Seis golos quando ainda faltava cerca de meia hora para o final até nos fazia pensar que o resultado poderia ser ainda mais histórico, mas seguem-se dois jogos importantes e a gestão do esforço dos jogadores nucleares era um factor que não podia ser ignorado. Deu para retirar do jogo o Mitroglou, o Jonas, e o Gaitán (com este a ter uma saída triunfal do campo) e com isto até fazer algo que era muito raro acontecer nas últimas épocas, que é dar oportunidade e minutos de jogo a jovens jogadores. Desta vez foi o Nuno Santos a poder estrear-se com a nossa camisola, tornando-se já o terceiro jogador vindo da equipa B a fazê-lo em apenas quatro jornadas. O jogo tornou-se naturalmente menos exuberante com as saídas dos três jogadores referidos, mas o Benfica nunca deixou de ter controlo absoluto, gerindo a posse de bola e o esforço de forma exemplar.
Houve vários jogadores que se destacaram, mas apesar da dificuldade na escolha, para mim o Gaitán conseguiu ser o melhor. Creio que o seu desagrado por ter permanecido no Benfica deve ter ficado bastante evidente em tudo aquilo que fez. É um jogador simplesmente fabuloso, como não há igual no nosso campeonato. Marcou um golo e esteve directamente ligado a mais três. Neste momento quando a bola lhe chega aos pés tenho a mesma sensação que tinha há umas épocas atrás sempre que o Di María pegava na bola, de que alguma coisa especial vai acontecer. O Jonas fez também uma exibição fantástica, com dois golos e duas assistências, e parece até sentir-se ainda mais confortável a jogar ao lado de um avançado com mais presença na área do que com um avançado mais móvel como o Lima. O Mitroglou fez dois golos e aos poucos vai recuperando a melhor forma. Pode vir a ser um jogador muito importante esta época e é um candidato a ocupar o lugar deixado vago pelo Cardozo, que nunca foi preenchido. Dos outros jogadores, menção para o Gonçalo Guedes, que fez um jogo muito agradável na direita e se mostrou menos egoísta e ansioso por mostrar serviço. Jogar mais para a equipa só o beneficia a ele e à própria equipa. Também gostei muito do jogo do Samaris.
Foi uma fantástica vitória contra um Belenenses que, ouço e leio hoje, 'não jogou nada', isto apesar de durante a semana me ter cansado de ouvir repetir que o Benfica iria passar um mau bocado frente à equipa que mais jogos oficiais tinha disputado esta época e que ainda não tinha perdido nenhum. O habitual, portanto. Importante agora é aproveitar o alento e confiança que este resultado dá para tentarmos manter este nível de jogo e conquistar os melhores resultados possíveis nos jogos que se avizinham.
De Manuel Afonso a 13 de Setembro de 2015
Após o jogo passado foi preciso alguma imaginação para encontrar pontos positivos a salientar.
Ãpós este jogo seria necessário sair do campo da imaginação e entrar no campo da esquisofrenia para encontrar pontos negativos a salientar.
Assim é o futebol.
O que mais me agradou foi que os pontos positivos apontados após o Moreirense se confirmaram agora, nomeadamente a assimilação de um novo modelo de jogo baseado na posse e progressão em passe até à criação segura de espaços que permitam aos nossos virtuosos romper, e o comprometimento evidente dos jogadores para com o clube e sucesso do seu treinador.
A mudança do modelo de jogo traz vantagens evidentes.
Em primeiro lugar, sendo certo que estes indicadores só por si dizem pouco, agrada-me bastante que acabemos estes jogos com mais de 70% de posse de bola.
Depois, este modelo dá tempo à equipa para subir em bloco com segurança na progressão ofensiva, tornando a equipa menos sujeita a ser apanhada defensivamente em situações de inferioridade numérica como acontecia nos tempos do cretino treinador que passa mais tempo a falar do Benfica do que o próprio Rui Vitória.
Depois, permite à equipa pausar o jogo sem dar a iniciativa ao adversário, como acontecia nos tempos do imbecíl que acredita ser o criador da expressão "nota artística", e que tantos dissabores nos causou.
Dos muitos pontos positivos a retirar mas que ainda carecem de confirmação salientaria os seguintes:
1-Confiança revelada pelos jogadores no que estão a fazer. Ainda não se tinha visto esta época. Acabaram os passes falhados e as recepções desastradas.
2-Enorme evolução na adaptação à táctica utilizada(da qual eu continuo a desconfiar profundamente, o que é um problema só meu), o que permitiu uma dinâmica de jogo de deixar água na boca a qualquer um que goste de futebol.
3-O entendimento crescente entre Mitroglou e Jonas. As trocas posicionais entre Jonas e Guedes. A evolução notória dos nossos jovens jogadores. Tudo isto revela qualidade do treino administrado.
Para terminar uma palavra para o ambiente na catedral. Um público fantástico que mais uma vez deixou uma mensagem clara.
Venham de lá os Taliban, os cumentadeiros ou os jornaleiros que vierem, estamos com o nosso presidente, com o nosso treinador e com os nossos jogadores.
De inês Lima a 13 de Setembro de 2015
Marcámos cedo, e assim ficámos sem saber se o super Belenenses não viria com a mesma estratégia dos outros, a lesionarem-se com tropeções na relva...
Penso que é justo destacar também o trabalho do Eliseu, certo, criterioso, deu-me ali muita segurança.
Mais do que a barriguinha cheia, foi o jogarmos bem, bonito, que me embalou! E estávamos mais de 40 mil na Luz.
Sempre Presente
De Terceiro Anel a 13 de Setembro de 2015
Foi bonito, sem dúvida.
Em cima deles desde o início, primeiro golo oas 6', segundo aos 17'... foi isto que não aconteceu contra Estoril e Moreirense... e quando assim é, as doninhas têm de sair do buraco...
Depois... quiseram continuar a jogar contra nós de igual para igual, com brio.
É bonito... mas o resultado foi o que se viu: foram trucidados!
Um vendaval de bom futebol como há muito não se via na Luz, a fazer lembrar os melhores tempos do 1º ano do basófias, levou vezes sem conta o exigente 3º anel ao delírio - e isso não é fácil! - e o desejo de que momentos como estes se repitam.
Para a semana, outro jogo contra os azuis... e este. sim, é o que verdadeiramente interessa ganhar.
CARREGA, AMOR DA MINHA VIDA!!!
De antonio fonseca a 13 de Setembro de 2015
Boa tarde,
Belíssima vitória sobre os Belenenses. Mais do que a vitória está o bom jogo a lembrar os da época passada.
O antigo treinador, burro como sempre foi, quando um jornalista afirmou que o nosso clube tinha ganho com nota artística, ele como sempre demonstrando arrogância e desdém pelo trabalho dos outros disse "qual nota artística ?".
Coitado parece que não sabe outro nome que não o nosso SLB quando entrevistado, que fique na m**da dos viscondes e que tenha um final de campeonato como o seu actual clube teve nas ultimas épocas, isto é ficar a olhar para cima...
De resto a continuar assim temos a volta do campeão, para vender cara a conquista do título com os nossos rivais , andrades e viscondes.
Saudações benfiquistas.
De Fernando Lopes a 13 de Setembro de 2015
Não sendo meu hábito, vou remeter o meu comentário para o grande comentário do Manuel Afonso.
Parabém Manuel, subscrevo na integra tudo o que diz, mesmo quando perdemos com o Arouca por manifesto azar. Curiosamente nesse jogo tivemos mais ocasiões de golo do que neste. É assim o futebol...
Oiçam, pensem e analisem bem as palavras que o nosso presidente, treinador e outros com poder dentro do Benfica andam a dizer há já algum tempo...
Já agora um pedido a todos os Benfiquistas, que vá lá saber-se porquê, não são ainda subscritores da BTV. Subscrevam-na o mais depressa possível e vejam um programa de análise, que é para mim, o melhor e mais inteligente programa de análise da realidade benfiquista que existe hoje no panorama televisivo português. O seu nome é Lanças apontadas, todas as quartas feiras às 21.30. Parabéns e obrigado.
Vai ser um ano difícil em vários aspetos, preparem-se para todas as armadilhas e ataques de vária ordem que aí se aproximam.. Mas não se esqueçam onde estávamos há pouco mais de uma década... Se assim for não estou nada preocupado. O maior inimigo do Benfica está dentro dele...
Benfica Sempre, Unidos também
Fernando Lopes
De Zico a 14 de Setembro de 2015
Vitória NATURALÍSSIMA de uma equipa que na verdade joga À BENFICA.
Volto a dizer, e fá-lo-ei sempre que for necessário (re)lembrar os "esquecidos" anti-Benfica, que se não fossem os ROUBOS do apitador jorge sousa na Super-Taça contra o riporting dos falidos de alvalixo, e o do apitador nuno almeida em Aveiro contra o arouca, Nós BENFICA tínhamos neste momento mais um Título e, com toda a NATURALIDADE lideraríamos a classificação do presente Campeonato.
Esta é a VERDADE e a VERDADE deve ser dita e redita as vezes que forem necessárias para que os tais "esquecidos" não pensem que os BENFIQIUSTAS andam a "DORMIR NA FORMA".
Ainda quanto ao jogo só não gostei da saída da equipa do Lisandro Lopez, pois penso que o jogador estava a cumprir integralmente as suas funções, sendo em muitos aspectos para mim, melhor do que o Jardel, e gostaria que o Nuno Santos tivesse tido mais tempo ( 45 minutos) de jogo. Está ali um GRANDE FUTURO JOGADOR DO BENFICA, com "olhinnos na ponta das chuteiras, e LEITURA de jogo realmente À BENFICA.
Temos um plantel muito bom, embora com algumas "baixas de forma", como por exemplo Pizzi, mas realmente o palntel do BENFICA CONTINUA A SER O MELHOR DE pOERTUGAL. Na equipa B, e só para destacar dois jogadores, temos lá duas PÉROLAS que já para o ano vão BRILHAR na equipa principal, OSTENTANDO O SÍMBOLO DA ÁGUIA AO PEITO no MANTO SAGRADO VERMELHO. Querem os seus nomes?! Ora façam então o favor de anotar:
JOÃO CARVALHO e RENATO SANCHES.
P.S. Em qualquer jogo que o Benfica participe, tem sempre 70% de possibilidades de o ganhar. Quando nesses jogos em vez de um apitador, os mesmo são dirigidos por um ÁRBITRO, as possibilidades de os ganharmos sobem para 95%. ESTA É QUE É A REALIDADE. A luta do BENFICA passa essencialmente por garantir o EXTERMÍNIO dos apitadores, e a existência de árbitros, dé VERDADEIROS ÁRBITROS. Nos nossos jogos e nos jogos dos nossos INIMIGOS, porco e riporting.
Se assim for, teremos o caminho aberto para sermos TRI-CAMPEÕES.
BENFICA BENFICA BENFICA.... sempreeeeeeeeeee o Maior e o Melhor.
O BENFICA É UMA CIVILIZAÇÃO. Eternaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.
P.S. 2 - Agora já não coro de vergonha nem me levanto da mesa do café, ao ouvir falar o treinador do BENFICA, como acontecia quando a "coisa" estava no nosso Clube.
P.S. 3 - A entrevista de Ricardinho, o MELHOR JOGADOR MUNDIAL DE SEMPRE de FUTSAL, dada ao jornal EXPRESSO, é absolutamente BRILHANTE.
Que a leiam todos os BENFIQUISTAS que puderem. Ricardinho, o MAIOR E O MELHOR, dentro e fora dos terrenos de jogo e um VERDADEIRO BENFIQUISTA.
De RyanRed a 14 de Setembro de 2015
Espero que esta vitoria traga ao Benfica confiança e faca o Benfica regressar aos registos que estava habituado e se possível melhorar ainda. Seria bom mostrar a outros que não estamos dependentes de ninguém e que com trabalho somos capazes de fazer muito melhor! Esta e a melhor resposta que podemos dar a quem nos vem picando (por um lado faz bem mas descer ao mesmo nível depois do que lhe fizeram não é bom)
Merece também destaque o "Grande capitão" Luisão.
Ele tem sido um PAI dentro do campo para os jovens que serão estrelas no futuro: V.Andrade; G. Guedes, N.Semedo, mesmo o Talisca, N. Santos e muitos mais que serão lançados por Rui Vitória!.
Um verdadeiro "PAI".
Pena que quando Luisão chegou não tivesse assim um PAI dentro do campo...e a sua ambientação tivesse demorado mais.
Mas vai ficar na História do Glorioso SLB....!!!
De Rogério Moreira a 14 de Setembro de 2015
PRONTO ... OS PROFETAS DAS DESGRAÇAS - DESGRAÇADAS ..EMIGRARAM.!!!
GRANDE --MR. RUI VITÓRIA-- E GRANDE CONJUNTO DE JOGADORES, COM OS ..MIÚDOS.. "JUNIORES" INCLUIDOS E QUE ...RUI VITÓRIA..SABE TÃO BEM APROVEITAR (SEM MEDOS) AO CONTRÁRIO DO -- JAVARDO-- QUE FUGIU PARA O clube dos incendiários de alvalade (onde encaixa que nem luva)...
BRILHANTE ver como os nossos JOGADORES - MANDARAM - na TOTALIDADE do campo ... e NÃO foi porque o BELÉM --não jogou NADA -- foi SIM porque o BENFICA ... jogou MUITO e não DEIXOU que o BELÉM saísse daquele "SUFOCO" de estar encostado às tábuas ...
Afinal Mr. Rui Vitória ... Andou sempre a TRABALHAR e mesmo nas tais PRÉ-EPOCAS em que muitos lhe atiravam "FACAS" ao mesmo tempo que Elogiavam o BRONCO -ARRUACEIRO....ele ESTAVA a TRABALHAR...
Foram as DESGASTANTES viagens ... os DESGASTANTES climas e altitudes e que com toda a certeza , não devem ter sido do seu agrado, mas VITÓRIA não é o BRONCO-VAIDOSO-ESTUPIDO e ARRUACEIRO que FUGIU cobardemente, RUI VITÓRIA É um Homem com DIGNIDADE e HONRA e BENFIQUISTA que sabe perfeitamente que é um FUNCIONÁRIO do BENFICA ao contrário do "LABREGO" que se ...punha acima de "tudo"....
Aquele PAPELINHO tão silencioso (SEM SALTINHOS ou CAMBALHOTAS ou GRITINHOS APALHAÇADOS e HISTÉRICOS) aquele PAPELINHO....VIROU TUDO do AVESSO e DEU NAQUELES TAIS ... 15 minutos à BENFICA, mas não foi muito valorizado.e até houve IMBECIS que o ridicularizaram....MAS o CERTO é que VIROU TUDO do AVESSO e o rabisco ó desenho era afinal UMA OBRA de ARTE co 15 MINUTOS .. e um INFERNO para os Moreirenses ...
SÓ VOLTEI A ACCIONAR A BENFICA TV...QUANDO TIVE A CERTEZA QUE O JAVARDO arruaceiro, tinha saído deste BENFICA que, não merecia uma MERDA de GENTE como aquele "débil mental" que, CONTINUADAMENTE envergonhou BENFICA e BENFIQUISTAS, actuando como se estivesse num clube da liga dos últimos....
NESTES ULTIMOS --SEIS ANOS ou ÉPOCAS .. OUVI ALARIDO a MAIS FOLKLORE e PALHAÇADAS a MAIS, QUE NADA TÊM a VER COM A - GRANDEZA -- DESTE GRANDE CLUBE .... mas, o que para mim FICOU foi a lembrança daquela histórinha infantil ..em que a inocente criança diz.: MAS o REI VAI NU .. e verdade ... FOI SEMPRE ASSIM que VI o BRONCO que FUGIU "CHEIO" €€€€.E PARA tRÁZ FICARAM ......... 1 uma TACA PORTUGAL .... 3 três CAM. NAC. e sempre a abanar e a tremer .....O zero EUROPA de TITULOS e dos records que ninguém fala ..... os 5-0 contra os batoteiros nortenhos ....o 2º lugar a 21 (vinte e um ) pontos dos batoteiros nortenhos .... uma época 2010/11 em que GANHAMOS ZERO ou NADA..excepto uma "CERVEJA"...... mas claro que o "grande mestre" coitado NÃO TINHA JOGADORES de JEITO ...enfim esse merda de gente .. finalmente.. tá no lugar certo ....
Quem não viu em CAMPO ...ALEGRIA (pareciam "crianças" a jogar nas ruas) a GARRA..TRABALHO..FATO MACACO..ENTREAJUDA.. que DEU NAQUELA ..OBRA D'ARTE ..... EMBALADO por tudo que VIA em CAMPO...ATREVI-ME a PENSAR QUE HAVIA POR ALI ....AMOR ÀQUELA _LINDA_ CAMISOLA.,,.BEM HAJAM Mr.RUI VITÓRIA e outros e AQUELA GENTE GRANDE em CAMPO. por terem feito subir os meus niveis de BOA DISPOSIÇÃO sem ter que recorrer a medicamentos
................................................................
A ÁGUIA VOA MAIS ALTO
Rogério Moreira
De Luís Manuel a 15 de Setembro de 2015
Olá D'Arcy.
Também gostei muito da nossa exibição, e de facto precisávamos de um jogo assim para trazer mais confiança à equipa. Temos qualidade, mas estamos a começar um novo ciclo e é natural que as coisas não tenham saído tão bem noutros jogos. Acho que esta paragem foi benéfica e a nossa equipa começa a estar mais entrosada. Grande dinâmica ofensiva, e muita confiança dos jogadores. Excelentes exibições individuais de vários jogadores - e concordo com todas as apreciações individuais que fazes. Não é fácil "meter" dois miúdos na equipa titular do Benfica, mas ambos estiveram em excelente plano. É importante sentirem-se apoiados por colegas mais velhos, e foi o que aconteceu. Há muito boa gente que nos dá já como derrotados em toda a linha e em todas as competições, mas acredito muito nesta equipa e naquilo que o o nosso treinador está a tentar fazer. Haverá percalços, momentos bons e menos bons, como sucede a todas as equipas de futebol do mundo que entram num novo ciclo, mas ou muito me engano ou este colectivo vai começar a crescer progressivamente. Não há nenhum cérebro providencial ou sobrenatural a comandar estes jogadores, ou quaisquer outros de qualquer outra equipa do mundo. Tem de haver união. Jogadores que confiem no treinador e treinador que saiba explorar ao máximo as capacidades dos seus jogadores. Temos ainda muito trabalho pela frente e dois jogos extremamente difíceis nesta semana. Tenho muita fé que vão correr bem, mas se não correrem é preciso continuar a lutar. Estamos no início e, como disse, acho que temos qualidade no nosso plantel para demonstrarmos a muito boa gente que não nos deitam abaixo assim tão facilmente. Jogo importante já amanhã! Era bom que a Catedral estivesse bem composta no apoio aos nossos :) Força Benfica!!
Comentar post