VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Domingo, 11 de Agosto de 2024

Bravo

Bravo, Herr Schmidt. Entrámos na nova época novamente com uma derrota, a exemplo do ano passado. E se escrever que perdemos contra o Famalicão de forma inteiramente merecida (e o resultado até poderia ter sido ainda mais dilatado) acho que isso diz tudo sobre aquilo que jogámos hoje. Foi um jogo muito pouco inspirado e conseguido da nossa parte, mas quando se persiste de forma quase autista em coisas que já está por demais comprovado que ou não funcionam bem ou não resultam mesmo de todo, estamos a chamar o desastre.

 

 

No fundo, o jogo de hoje foi um desfilar dos greatest hits de Roger Schmidt ao leme da nossa equipa. Ao ponto de não ser sequer necessário estar a escreve muito sobre o futebol jogado, porque quem quer que tenha visto um jogo típico do Benfica a época passada já viu tudo aquilo que vimos hoje. A começar pela imutável e absurdamente incompreensível persistência no João Mário. A coisa já atingiu um ponto em que se eu vejo o João Mário no onze inicial, imediatamente fico com o pressentimento de que o jogo vai correr mal. Mas houve mais. António Silva no banco para jogar o Morato, uma decisão inteiramente lógica. Afinal de contas, o António regressou de férias mais tarde e ainda não deve estar entrosado ou em forma. Mas depois vemos o Di María a passar directamente da praia para o campo. Regressou, praticamente não treinou, foi convocado, entrou no jogo. Presumo que faça sentido para quem percebe muito mais disto do que eu. Em Lisboa ficou o Neres, de quem pelos vistos iremos abdicar para podermos proporcionar um farewell tour mais descansado ao Di María. Persistência em jogar sem alas, metendo médios-centro a fazê-las em ambos os lados, também é um clássico que a audiência já antecipa. Passando ao jogo propriamente dito, sofremos um golo relativamente cedo e não estarei a exagerar se disser que logo aí fiquei com a sensação de que o jogo estava perdido. Jogámos um futebol horrível e sem ideias, como habitualmente a tentar furar pelo meio contra uma equipa que, naturalmente e já sabendo que é essa a forma do Benfica jogar, acumulou jogadores na zona central. Depois, assim que a bola é recuperada e se consegue ultrapassar a primeira linha de pressão (que hoje não funcionou de todo) ficamos completamente expostos. Nem um remate conseguimos acertar na baliza durante toda a primeira parte, e acho que chegámos ao final com apenas um. Na altura de fazer alterações, ainda e sempre a casmurrice de manter o João Mário os noventa minutos em campo. Assim que o Di María saltou lá para dentro, era também previsível a constante procura em meter a bola nos pés dele para ver se ele inventava alguma coisa, porque era exactamente o que fazíamos a época passada. Nos minutos finais, com um meio campo com o João Mário e o Kökçü e a sua mais do que natural falta de agressividade defensiva, numa jogada simples e muito bonita entre três jogadores (bastou uma simples tabela para deixar pelo caminho uns cinco jogadores nossos) o Famalicão chegou ao segundo golo e sentenciou o encontro. Uma vez mais, de forma inteiramente justa. Nem consigo fazer um destaque na nossa equipa, de tão desinspirados que estiveram todos.

 

O que espero agora é o aumentar exponencial da instabilidade e contestação em redor da equipa, o que é perfeitamente natural dadas as condições em que arrancámos para a nova época. Tendo isso em conta, seria de particular importância fazer tudo para evitar uma má entrada na mesma, porque isso só proporciona uma grande oportunidade para aproveitar a onda de insatisfação e dificultar ainda mais a nossa tarefa. Infelizmente, não me pareceu que tenhamos entrado em campo com a atitude certa para vencer este jogo, isto para além da falta de qualidade no futebol exibido. A época já se afigurava difícil, e com esta entrada em falso acabámos de a fazer ainda mais.

tags:
publicado por D'Arcy às 20:15
link do post | comentar
29 comentários:
De Jorge Albuquerque a 11 de Agosto de 2024
Quando o Rui Costa anunciou que mantinha o Roger Schmidt como treinador, apostei com uns amigos uma mariscada em como iria ser despedido à 3ª jornada...
De Francisco a 12 de Agosto de 2024
Jorge Albuquerque que Deus te ouvisse mas a terceira jornada ja vai tarde infelizmente.
De Anónimo a 11 de Agosto de 2024
A arte de transformar um grupo de bons jogadores numa má equipa,se é que se pode chamar equipa.
Jogadores em molhos, não sabendo o que é mudar de flanco, não sebando que é preciso correr e ser rapido para destabilizar a defesa adversária.
Pelo contrário o treinador do Famalicão mostrou com se transforma um grupo de jogadores medianos numa excelente equipa.
De Anónimo a 11 de Agosto de 2024
Vejo que temos catedráticos. E malcriados. É grosseiro e irresponsável usar assim a expressão "autista". Eu também andei semanas a torcer por di Maria... No rosário central. Mas também sei que fomos campeões com João Mário e aursnes nas alas. Só que havia Rafa, Grimaldo e ramos.
De D'Arcy a 12 de Agosto de 2024
Autismo (depreciativo): Ausência de interesse pelo que é exterior

"autismo", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2024, https://dicionario.priberam.org/autismo.

Que é o que nosso treinador tem feito. Quando é criticado quase unanimemente pelos adeptos e crítica por opções que toma, age como se nada se passasse.

'Grosseiro e irresponsável', pode ser para si, que se ofende com facilidade. Eu não me considero assim tão susceptível. Quanto ao malcriado, devolvo-lho. Não fui eu quem foi para um espaço alheio insultar outros.
De D'Arcy a 12 de Agosto de 2024
Ah, e quando fomos campeões não foi com João Mário e Aursnes nas alas. Nessa época não havia Di María, e jogavam sobretudo João Mário e Neres. Ou seja, havia um extremo a sério, não jogávamos só com médios centro nas alas. Com a saída do Enzo abriu-se espaço no meio, para onde o João Mário foi progressivamente desviado, e começou o Aursnes a jogar mais à esquerda, acabando depois a época como lateral direito após a lesão do Bah no jogo contra o Porto.
De Anónimo a 11 de Agosto de 2024
Caro D’Arcy
Vi o onze; vi o primeiro quarto de hora; e a perder por uma bola pensei que a minha televisão não estava bem, pois eu estava a ver o jogo de há 3 meses…
Vi uma equipa apática! Sem extremos puros! Com dois laterais completamente à nora, com destaque negativo para o Bah; vejo dois centrais completamente dessincronizados, com realce para o Morato… se é verdade o que dizem que é o treinador que não o deixa sair, então há mesmo um problema grave com o treinador; dois médios centro na mesma zona e a ocuparem os mesmos espaços… não há agressividade, não há passes a rasgar, e para cúmulo falham passes de meio metro. Os dois supostos alas andavam encostados um ao outro no centro do terreno, a não pressionar, a não ganharem segundas bolas, a dar duas voltas com a bola para a passarem para trás e para o lado.
Prestiani muito trapalhão e inconsequente. Pavlidis o único que procurava a bola, que procurava tabelar, mas à sua volta era um deserto!
Já todos sabemos que o treinador não sabe o que fazer! Mãos nos bolsos e por ali está! Não corrige posições, não grita para dentro do terreno do jogo, pura e simplesmente apenas deve pensar nos milhões que entram na conta bancária…
Lá dentro não há um líder! Não há um jogador que grite, que berre com os colegas, nada de nada… prima donas com conta recheada, pois sabem que o treinador nada lhes diz… e as bolas paradas? Meu Deus, cada vez pior! Aquelas almas não treinam? Afinal que merda fazem nas horas de treinar? Fazem cócegas à bola!
As substituições nada acrescentaram e pioraram a equipa… eu estava a ver os jogos da época passada.
Abdicar do Neres e do Rafa é o melhor caminho para mais uma época de merda com este treinador e com a mentalidade de mimados e ricos que já vimos a época passada…
Quanto ao presidente, melhor ficar por aqui.
Sócio há 30 anos, hoje mais Benfiquista que ontem, mas ou isto muda ou que vá tudo embora.
De Anónimo a 12 de Agosto de 2024
Dei por mim a pensar que houve um tempo em que o Benfica despediu um treinador campeão porque ganhava sempre pela margem mínima e era pouco ambicioso.
De BI - CAMPEÃO EUROPEU a 12 de Agosto de 2024
NO COMMENTS!!!!!
De Fernando Valente a 12 de Agosto de 2024
Nada melhor para o meu Benfica começar o campeonato como o anterior, pior, ir a Famalicão com um futebol de principiante, inovar com este burro jamais o faremos, agarrado ás vacas sagradas seguiremos até ao abismo, meter o pé ai jesus que dói, podem gastar fortunas com esta anedota de treinador não pega um, o lateral é melhor que o Carreras' duvido, mas é alemão.Começar a perder é fabuloso, o banana nada pode dizer, culpado nº um, somos 3º a contar do fim.
De Redpower a 12 de Agosto de 2024
O que mais me preocupa é que não há evolução. Os erros são sempre os mesmos. Com laterais de origem ou adaptados, com ou sem João Mário, com Pavlidis ou sem, a falta de bom futebol continua a ser gritante.

Falou-se muito na pré-época como se tivesse sido fantástica, mas não vi nada disso. Foi perfeitamente normal, com pontos altos e baixos. E sabendo como são as equipas do nosso campeonato, geralmente bem organizadas e super motivadas frente ao Benfica (o que é normal), não fiquei totalmente surpreendido com o jogo de ontem nem com a exibição.

Há falta de sintonia na altura de pressionar, falta de imaginação e espontaneidade na altura de atacar, ninguém remata à baliza ou tenta um desequilíbrio. E nem falo das bolas divididas que quem vê diria que os nossos nem estão para se chatear.

Sim, a culpa é do treinador. Mas os jogadores têm que assumir 50% da culpa porque os erros individuais e a falta de atitude atribui-se a eles. E se os há que não lutam pela bola, que não se dispõem a superar o adversário na atitude, então há que meter outros que estejam com ganas de jogar.

Espero uma resposta séria, de quem quer ser campeão, no próximo e em todos os jogos, porque os benfiquistas não se contentam com menos do que isso.

De Luis Agostinho a 12 de Agosto de 2024
Que merda!

Deja vu. Passados tantas semanas voltámos ao mesmo.

Receei isto mas tinha esperança que não fosse assim, mas os meus piores receios estão a confirmar-se. Mau inicio de época. Guerra civil, e quando o treinador se for será tarde de mais.

Na Eusébio Cup contra uns holandeses em "mode" de praia esta equipa esteve muito bem e até goleou.

Mas, já no Algarve contra os ingleses esta mesma equipa mostrou o que vimos ontem.

Mas, aparentemente o treinador só teve olhinhos para a primeira parte do jogo contra o Feyenoord e esqueceu ou não quis ver o resto.

Com quatro médios com características de jogar pelo meio, dois mais defensivos e dois mais ofensivos, o treinador deixou as alas aos laterais sobrepovoando o centro (um clássico Schimdtidiano). Obviamente que o treinador adversário não é parvo e colocou dois jogdores a prender os laterais, e o jogo do Benfica ficou bloqueado. Fala-se do João Mário, e com razão, mas o Aursnes não fez muito mais. Até tive pena do puto (Prestianni) a remar contra a maré, rodeado de jogadores adversários, e do Pavlidis, onde as bolas não chegavam. Por outro lado, no meio era uma aglomeração enorme de jogadores, tanto adversários como do Benfica. Eram tantos que ficavam parados à espera para ver o que as coisas davam, entretanto os corredores laterais eram um vazio imenso.

Duas coisas que, como Benfiquista de coração e de alma me causaram muita preocupação, irritação, angustia foi ver que após sofrermos o golo não houve reacção, nem um remate à baliza durante imenso tempo, e a confusão táctica quando o treinador em desespero começou a mexer na equipa. Dois muito maus agoiros.

Perdemos por demérito próprio. Não tivemos um penalty à maneira como uns tiveram, nem erros infantis dos adversários como os outros tiveram, e o campeonato vai ser mais disto...

Mas é muito por culpa própria. Vivemos as consequências de uma política de comunicação errada, há anos, e de uma política desportiva errada, há anos.

Injustas as referências ao Di Maria. Se houve alguém que entrou e agitou o jogo, foi ele. Segundo li, o Neres quis sair, talvez por saber que não tem lugar na equipa estando as alas ocupadas pelo João Mário e o Aursnes, dois favoritos do treinador. De resto foi uma pasmaceira até ao fim.

Que merda!

Saudações Benfiquistas




De BI-CAMPEÃO EUROPEU a 12 de Agosto de 2024
Esse ruizeco BANANA costa está a transformar o Benfica num clubeco de ÓCIO!!!!

Com esse "treinador" a presente época vai ser ainda mais MISERÁVEL do que a que acabou há poucos meses!!!

"CHULO" que apenas está agarrado a um CONTRATO DAS ARÁBIAS dado pelo APEDEUTA rui costa, que deveria pagá-lo era do bolso dele e não dos cofres do Benfica.
Além de a equipa não existir - aquilo é um conjunto desconjuntado de jogadores - ainda teve a capacidade inigualável de DESVALORIZAR em mais de 50% o Plantel do Benfica!!!!!

RUA RUA RUA RUA RUAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA.

BENFICA SEMPREEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE
De D'Arcy a 13 de Agosto de 2024
Não está em causa o valor do Di María, está em causa o tratamento privilegiado. Um não é convocado porque, pelos vistos até para surpresa do próprio, não está totalmente comprometido com o clube. Outro fica no banco presumivelmente porque teve férias mais prolongadas por causa do Euro e começou a preparação mais tarde. E o Di María chega e praticamente sem treinar é convocado e vai a jogo. Não é assim que se gere um grupo. E por muito que eu goste do Di María e reconheça o valor dele, sabemos que está em fim de carreira e já não tem muito mais tempo para dar ao Benfica. O que para mim, faz com que seja um erro abdicar de um jogador como o Neres, que nos pode dar muito mais, apenas para permitir ao Di María ter uma última época com ainda menos concorrência. Depois no final da época vai-se o Di María e já não há Neres.

Há um jogador que, não interessa aquilo que produza, está sempre a ter lugar no onze. Na esquerda, na direita, no meio, atrás do ponta-de-lança, onde quer que o consigam encaixar. E depois, mesmo que não esteja a produzir nada no jogo, fica lá dentro quase sempre os noventa minutos, enquanto que outros têm que sair - ao ponto do treinador preferir retirar do campo um jogador que joga naturalmente nessa posição para deslocar o outro e adaptá-lo lá. Isto não pode ser apenas embirração minha, já que há tanta gente a ficar irritada com isto. Repito: não é assim que se gere um grupo, isto ultrapassa a racionalidade.

Eu já estou a prever que, muito em breve, sem férias e acabadinho de chegar, o Otamendi salte logo para o onze (veremos se não é já no próximo fim-de-semana). Isto depois das declarações lamentáveis a dizer que a selecção tem prioridade sobre o clube que lhe paga (e bem) e lhe permite continuar a jogar ao mais alto nível com 36 anos.

Para além das opções tácticas, a gestão humana que o nosso treinador anda a fazer do plantel tem o condão de me irritar. Depois não consigo deixar de pensar que isso leva a que assistamos ao que parece ser uma falta de compromisso ou empenho por parte dos jogadores. Não é normal que soframos um golo aos doze minutos e não consigamos ver qualquer tipo de reacção em campo. Continuamos a jogar exactamente da mesma maneira (mal) e de forma pouco empenhada, como se o facto de estarmos a perder não fizesse diferença nenhuma. Não é normal que a maior parte de nós, que assistíamos ao jogo, ao fim de meia hora já tivessemos mais ou menos percebido que muito provavelmente não ganharíamos este jogo. Isto não é o Benfica. O problema neste momento já começa a ser uma questão de mentalidade. Há uma entalidade quase que conformista instalada na equipa e no clube, e que me parece cada vez mais difícil de mudar enquanto não houver um safanão muito forte. Sinceramente, e por mais que me digam o contrário, a sensação que me fica quando vejo a equipa jogar é a de que a maior parte dos jogadores não tem grande crença nas capacidades do treinador e não acredita nas ideias dele. Não vejo qualquer alegria no nosso jogo.
De Luis Agostinho a 13 de Agosto de 2024
Caro D'Arcy, concordo em tudo excepto a parte que diz respeito ao Di Maria e Neres, onde escreves, segundo percebi, que o Benfica está a abdicar do Neres para manter o Di Maria uma época. O Benfica tem de abdicar do Neres para manter o Di Maria uma época? Não percebo porquê, até porque o Neres começou a pré-época, e até estava bem e parecia feliz, e o treinador retirou-o, não para ser substituído pelo Di Maria, que ainda estava de férias, mas pelo João Mário, no famoso, por várias razões, jogo da Eusébio Cup contra o Feyenoord, e no jogo seguinte, no Algarve, a equipa inicial foi a mesma, sem o Neres e com o João Mário, e perdeu, sendo que a equipa inicial contra o Famalicão, foi a mesma, com o João Mário e o Aursnes... Sendo assim, o Neres quer sair ou é o Benfica que o quer vender? Se o Neres quer sair, foi desde o inicio da época, a partir do momento em que perdeu o lugar para a dupla Aursnes/João Mário, ou a partir do momento que o Di Maria chegou e assinou, sendo que já se sabia há muito que o Di Maria iria fica? Na minha opinião o Neres quer sair, mas não por causa do Di Maria mas porque perdeu o lugar para médios centro, ou interiores que sabe, têm lugar garantido nas equipas afuniladas do treinador.
De Vitor Pereira a 12 de Agosto de 2024
Pessoalmente acho que aqueles que amam o clube e não são de ninguém se devem unir em diálogo, porque com este presidente. Se o treinador não for bem substituído temos mais uma época perdida.

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Setembro 2024

Agosto 2024

Maio 2024

Abril 2024

Março 2024

Fevereiro 2024

Janeiro 2024

Dezembro 2023

Novembro 2023

Outubro 2023

Setembro 2023

Agosto 2023

Maio 2023

Abril 2023

Março 2023

Fevereiro 2023

Janeiro 2023

Dezembro 2022

Novembro 2022

Outubro 2022

Setembro 2022

Agosto 2022

Maio 2022

Abril 2022

Março 2022

Fevereiro 2022

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Bruno Lage ou o prego no ...

Surpresa?

O 'meu' treinador

Incapaz

Emendar

Bravo

Roger Schmidt – o erro im...

Apropriado

Despedida

Vergonha

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds