VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Quinta-feira, 24 de Outubro de 2019

Calhou

Começo este post com uma declaração de intenções: quem costuma ler o que eu escrevo sabe que não tenho por hábito criticar gratuitamente, nem me dá qualquer especial prazer falar mal da nossa equipa. Posto isto, em relação ao jogo desta noite, só posso mesmo dizer que foi uma vitória caída do céu (ou neste caso, das mãos do Anthony Lopes) num jogo em que o que produzimos pouco a justificou. Quase que posso dizer que ganhámos porque calhou.

 

 

Tomás Tavares, Cervi e Gedson foram as surpresas num onze que contou com os regressos do Florentino e do Rafa à titularidade, tendo o Pizzi sido relegado para o banco. A entrada do Benfica no jogo até foi agradável, quase sempre impulsionado pelas investidas do Rafa, e foi mesmo o Rafa quem inaugurou o marcador logo aos quatro minutos, aproveitando um passe do Cervi no meio de uma confusão para rematar cruzado. Mas cedo no jogo ficámos privados do Rafa por lesão (entrou o Pizzi para o seu lugar) e a partir daí a opção do Benfica foi simplesmente jogar para o resultado. Linhas fechadas atrás, iniciativa de jogo dada ao Lyon e quase nenhum risco nas saídas para o ataque - quase todas as transições eram travadas para se optar pelo ataque organizado. Logo aí dei por mim a pensar que estava a ver o filme do costume na Champions, e que mais cedo ou mais tarde o empate surgiria. Verdade seja dita que conseguimos impedir o Lyon de ter qualquer ocasião de golo, e até podíamos ter chegado ao segundo golo se o Seferovic não tivesse desperdiçado de forma absolutamente incrível uma ocasião soberana, quando apareceu sozinho em posição frontal para finalizar um bom passe do Tomás Tavares e atirou por cima. Por isso ao intervalo nem podia dizer que a estratégia era má de todo. Só que na segunda parte as coisas foram bem piores. As nossas linhas recuaram ainda mais e o Lyon passou a ter toda a iniciativa no jogo. No ataque simplesmente não existimos, e chegou a fazer-me impressão ver aquilo que parecia basicamente falta de ambição nos nossos jogadores. A Champions é a maior prova de futebol para clubes, a maior montra que existe, e no entanto os nossos jogadores pareciam ter medo de arriscar, de meter o pé, de correr a uma bola que não lhes fosse direitinha para os pés. Continuámos de facto a impedir o Lyon de criar ocasiões de golo, mas como sempre na Champions é apenas uma questão de tempo. Basta uma situação para o adversário marcar, e isso acabou por acontecer a vinte minutos do final. Um cruzamento longo da direita para o poste mais distante, onde de alguma forma apareceram três jogadores adversários para apenas o Tomás Tavares, e o Depay finalizou de primeira. E nos minutos que se seguiram ao empate a sensação com que se ficou era a de que o Lyon iria à procura da vitória. Só nos minutos finais é que a nossa equipa finalmente deu um arzinho da sua graça e subiu linhas, passando a ganhar e a recuperar mais bolas no meio campo. O Pizzi acertou no poste a cinco minutos do final, num remate de fora da área, e um minuto depois em antecipação interceptou uma reposição de bola do Anthony Lopes para a zona central e de primeira rematou para a baliza deserta. Obtida a vantagem, foi tempo de cerrar fileiras e segurá-la até ao apito final.

 

Numa exibição sem grande brilho acho que o Rúben Dias foi um dos melhores. O Gabriel também não foi mau de todo, e o Cervi e o Tomás Tavares deram boa conta de si pelo menos no aspecto defensivo. O Seferovic esteve muito mal, tal como o Gedson - sobretudo quando passou para segundo avançado depois da saída do Rafa.

 

Foi importante conquistar os três pontos, que nos relançaram na corrida para o apuramento. Talvez esta vitória possa retirar alguma da pressão sobre a equipa na Champions - eu continuo convencido que sofremos de um verdadeiro bloqueio mental nesta competição, em que tudo o que pode correr mal acaba por correr mal. A qualidade do futebol apresentado deixou mesmo muito a desejar e será necessário muito mais do que isto se queremos ter algumas ambições em prosseguir nas competições europeias, mesmo em relação à Liga Europa. De qualquer maneira, já foram muitos os jogos na Champions em que eu vi a vitória cair do céu para os nossos adversários. Hoje caiu para nós.

 

P.S. - Não alinho na campanha miserável que anda a ser semeada na comunicação social contra o nosso treinador e a favor do JJ, muito fomentada pelos amigos que o nosso antigo treinador tem estrategicamente colocados. O Bruno Lage é o meu treinador e nem nos meus piores pesadelos consigo imaginar o regresso de JJ.

tags:
publicado por D'Arcy às 01:26
link do post | comentar
29 comentários:
De Mário Jorge Santos a 24 de Outubro de 2019
Como disse o Maradona...
Temos pena
De Anónimo a 24 de Outubro de 2019
Olá D'Arcy, e obrigado pelo post.

É verdade muito do que dizes, mas, em minha opinião, dos nossos 3 adversários o Lyon parece-me o melhor. E o jogo em França não vai ser nada fácil. Sinceramente, penso que podíamos ter feito 3 ou 4 pontos nos dois jogos anteriores, não fosse, talvez, esse bloqueio mental de que falas. Talvez esta vitória tenha servido para mostrar aos nossos jogadores que a CL é a competição onde podem superar-se a todos os níveis. Tivemos azar com a lesão do Rafa, mais uma vez... e ele estava a ser tão importante. E o Lyon foi fazendo de tudo um pouco com a complacência do árbitro - não serve de desculpa, claro, porque o Gedson também teve uma entrada desnecessária. Mas pelo menos duas entradas dos franceses aos nossos mereciam expulsão. Acho que com o Florentino e o Gabriel mais aptos fisicamente podemos melhorar muito. Acredito que o próprio Gedson pode melhorar também. Grande jogo do Rúben, do Gabriel, do Ferro, bem o Cervi e mesmo o T. Tavares. O Pizzi marca um grande golo. É verdade que aproveitou um erro, mas adivinhou o lance e rematou de primeira. Nem todos o conseguiriam fazer. Temos que melhorar muito, concordo contigo. E temos condições para o fazer, jogadores para isso, embora, na minha opinião, aquilo que era mais importante era contratar um jogador com as características do João Félix logo no início da época - o que não é fácil, concordo... por isso, vamos esperar que o nosso treinador consiga pôr-nos a jogar de outra forma, com outro jogador naquela posição, e que em alguns jogos até possa ser o Rafa - que nada de grave tenha acontecido com ele, pareceu-me apenas uma recaída da lesão que arranjou quando apanhou sarrafada de todas as formas e feitios contra o Setúbal. E já agora, continuo a dizer: quem for à Luz para assobiar o Benfica é melhor ficar em casa.

Totalmente de acordo com o teu P.S.

Força, Benfica!
De Anónimo a 25 de Outubro de 2019
Boa noite.
Foi mais uma exibição na linha dos miseráveis com que temos vindo a levar nos últimos (largos) meses...
O que é verdadeiramente dramático é que o paupérrimo futebol que exibimos não é só nos jogas da Champions League; é também no futebol doméstico, sejam quais forem os adversários e os palcos dos jogos!
Concordo com quase tudo do que está dito no post, à excepção de uma coisa, que é a defesa da manutenção do Bruno Lage. Por muito que queiram acreditar nisso, o actual treinador não tem suficiente arcaboiço para liderar a equipa. No ano passado, as coisas foram acontecendo embrulhadas entre bons resultados e medianas exibições, aliadas aos tropeções dos nossos adversários mais directos e, qual bola de neve, lá acabámos por nos embevecer num final feliz - muito feliz, mesmo! - sem que nunca se visse nada de especial no nosso futebol.
É verdade que temos na actual equipa muito gato a passar por lebre e que o plantel que Bruno Lage tem ao dispor não tem a qualidade dos que teve Jesus. Mas - e eu não sou suspeito, porque nem dado quereria ver o dito de novo como nosso treinador!... - a verdade é que Jorge Jesus é, incomparavelmente, muito mais treinador do que Bruno Lage. A perder de vista! Ainda ontem estive a ver a segunda meia final da Libertadores, e o Flamengo lembrou-me o Benfica de há uns anos atrás, onde se jogava com intensidade, vivacidade, intencionalidade e... qualidade. É verdade que, com o freio nos dentes, JJ começou depois a disparatar, a considerar-se o maior da sua rua e a permitir-se ser intratável e mal educado, e que, por via disso, mesmo os que mais de perto o rodeavam, começaram a perceber ser insustentável a sua permanência. Mas que tinha, inegavelmente, um potencial tremendo, isso é inegável...
O nosso jogo de ontem, mesmo na primeira parte, foi mais um enxovalho na montra do futebol. Marcámos um golo, caído do céu, deixámo-nos muito cedo encostar lá atrás, desperdiçámos duas boas ocasiões surgidas de contra-ataques sempre muito em esforço e aos repelões... e ficámo-nos por aí. O resultado ao intervalo já nos era bem lisonjeiro! E na segunda parte... foi uma exibição horrível, onde à falta de qualidade e esclarecimento, juntámos, também, muita falta de atitude e uma postura de equipa (muito!) pequena, limitando-nos a ficar colados lá atrás, a tentar que o tempo passasse e com o credo na boca, deixando que o adversário - esse colosso descomunal do futebol internacional... - jogasse como quisesse, ao ritmo que quisesse e nos terrenos que mais jeito lhe desse. Na segunda parte, fizemos dois - sim, dois!... - remates, ambos já depois do minuto oitenta, e ambos pelo Pizzi - que passou o jogo todo ao seu nível habitual em jogos de maior dificuldade, ou seja quase no zero absoluto...
É melhor ganhar, jogando miseravelmente, do que perder jogando bem? Claro! E isso até seria aceitável, se... fosse a excepção e não a regra!
Como estamos, o desastre está à espreita em todas as esquinas...
Num dos meus comentários mais recentes, tinha pedido ao Pai Natal um treinador, de preferência antes de 23 de Outubro...
Mas, como todos sabemos, o Pai Natal não existe.
O que existe são fulanos que vêem luzes, durante a noite! E, depois, lixamo-nos nós, como é evidente...
Mas, atenção, a empresa está sólida, financeiramente muito saudável e a trilhar novos rumos, em direcção aos mercados emergentes e à procura de novas oportunidades de negócio. Mesmo se para isso tivermos de moldar o nosso emblema aos ditames dos chineses e dos estrategas do marketing moderno...
(Claro que tudo isso será apenas depois das próximas eleições, para prevenir sobressaltos e manter o Rei Sol no seu trono dourado, onde ficará à coca de algum pescoço de sócio que possa estar ali mais à mão...)
Acorda, Benfica! Acordem, benfiquistas!
Viva o Benfica!
Saudações benfiquistas!
De Dias Pereira a 25 de Outubro de 2019
Boa noite.
Foi mais uma exibição na linha dos miseráveis com que temos vindo a levar nos últimos (largos) meses...
O que é verdadeiramente dramático é que o paupérrimo futebol que exibimos não é só nos jogos da Champions League; é também no futebol doméstico, sejam quais forem os adversários e os palcos dos jogos!
Concordo com quase tudo do que está dito no post, à excepção de uma coisa, que é a defesa da manutenção do Bruno Lage. Por muito que queiram acreditar nisso, o actual treinador não tem suficiente arcaboiço para liderar a equipa. No ano passado, as coisas foram acontecendo embrulhadas entre bons resultados e medianas exibições, aliadas aos tropeções dos nossos adversários mais directos e, qual bola de neve, lá acabámos por nos embevecer num final feliz - muito feliz, mesmo! - sem que nunca se visse nada de especial no nosso futebol.
É verdade que temos na actual equipa muito gato a passar por lebre e que o plantel que Bruno Lage tem ao dispor não tem a qualidade dos que teve Jesus. Mas - e eu não sou suspeito, porque nem dado quereria ver o dito de novo como nosso treinador!... - a verdade é que Jorge Jesus é, incomparavelmente, muito mais treinador do que Bruno Lage. A perder de vista! Ainda ontem estive a ver a segunda meia final da Libertadores, e o Flamengo lembrou-me o Benfica de há uns anos atrás, onde se jogava com intensidade, vivacidade, intencionalidade e... qualidade. É verdade que, com o freio nos dentes, JJ começou depois a disparatar, a considerar-se o maior da sua rua e a permitir-se ser intratável e mal educado, e que, por via disso, mesmo os que mais de perto o rodeavam, começaram a perceber ser insustentável a sua permanência. Mas que tinha, inegavelmente, um potencial tremendo, isso é inegável...
O nosso jogo de ontem, mesmo na primeira parte, foi mais um enxovalho na montra do futebol. Marcámos um golo, caído do céu, deixámo-nos muito cedo encostar lá atrás, desperdiçámos duas boas ocasiões surgidas de contra-ataques sempre muito em esforço e aos repelões... e ficámo-nos por aí. O resultado ao intervalo já nos era bem lisonjeiro! E na segunda parte... foi uma exibição horrível, onde à falta de qualidade e esclarecimento, juntámos, também, muita falta de atitude e uma postura de equipa (muito!) pequena, limitando-nos a ficar colados lá atrás, a tentar que o tempo passasse e com o credo na boca, deixando que o adversário - esse colosso descomunal do futebol internacional... - jogasse como quisesse, ao ritmo que quisesse e nos terrenos que mais jeito lhe desse. Na segunda parte, fizemos dois - sim, dois!... - remates, ambos já depois do minuto oitenta, e ambos pelo Pizzi - que passou o jogo todo ao seu nível habitual em jogos de maior dificuldade, ou seja quase no zero absoluto...
É melhor ganhar, jogando miseravelmente, do que perder jogando bem? Claro! E isso até seria aceitável, se... fosse a excepção e não a regra!
Como estamos, o desastre está à espreita em todas as esquinas...
Num dos meus comentários mais recentes, tinha pedido ao Pai Natal um treinador, de preferência antes de 23 de Outubro...
Mas, como todos sabemos, o Pai Natal não existe.
O que existe são fulanos que vêem luzes, durante a noite! E, depois, lixamo-nos nós, como é evidente...
Mas, atenção, a empresa está sólida, financeiramente muito saudável e a trilhar novos rumos, em direcção aos mercados emergentes e à procura de novas oportunidades de negócio. Mesmo se para isso tivermos de moldar o nosso emblema aos ditames dos chineses e dos estrategas do marketing moderno…
(Claro que tudo isso será apenas depois das próximas eleições, para prevenir sobressaltos e manter o Rei Sol no seu trono dourado, onde ficará à coca de algum pescoço de sócio que possa estar ali mais à mão...)
Acorda, Benfica! Acordem, benfiquistas!
Viva o Benfica!
Saudações benfiquistas!
De D'Arcy a 25 de Outubro de 2019
Quando o Benfica de Lage andou a golear adversário atrás de adversário, conseguiu sempre encontrar motivos para criticar - até mesmo quando vencemos por 10-0. Agora vem elogiar a vitória do Flamengo do JJ por 5-0? Eu também vi o jogo, e honestamente não fiquei particularmente impressionado. Qual intensidade, vivacidade e mais não sei o quê. O ritmo daquele jogo não teve absolutamente nada a ver com o ritmo do futebol europeu. E a goleada é construída com quatro golos de bola parada na segunda parte: um penálti, dois cantos e um livre. Foi precisa uma intensidade brutal para marcar esses golos.

E mais, aposto tudo que mesmo quando o JJ treinava o Benfica, para si não havia cá intensidade, vivacidade, qualidade e essas coisas. É que o presidente era o mesmo nessa altura, por isso para si era, tal como agora, criticar, criticar, criticar, e certamente que o JJ não era treinador para o Benfica - era uma escolha do Vieira, por isso nunca podia ser uma boa escolha - e andava também a pedir um treinador novo. O seu único critério, já deu para perceber há muito tempo, é que se o Vieira é presidente, é para criticar tudo o que conseguir. Afinal de contas, cinco campeonatos em seis épocas é um desempenho horrível e temos que nos apressar a correr com um incompetente que apresenta resultados destes. Certamente que um Rui Gomes da Silva ou outro dessa extirpe que consiga criticar o nosso clube de formas que nem um lagarto ou andrade pensariam, esse será um bom líder para o nosso clube e conseguirá que o Benfica volte a ganhar, em vez desta vergonha de só ganharmos cinco campeonatos em seis.
De Dias Pereira a 25 de Outubro de 2019
Um pouco de honestidade nunca fica mal a ninguém. Quando se é o anfitrião, isso é mesmo uma obrigação...
Se quando "o Benfica de Lage andou a golear adversário atrás de adversário..." (sic.) eu encontrei motivos para criticar, é porque certamente eles estavam lá. Eu nunca uso a mentira para nada! Aliás, é por ter, sempre, como princípio básico de conduta o estrito respeito pela verdade, que eu, ao contrário de outras pessoas, nunca digo que é bom aquilo que apenas é suficiente, ou nem tanto...
Quanto ao facto de eu ter criticado o desempenho da equipa quando, em 10 de fevereiro de 2019, vencemos o Nacional por 10-0, tem que ir reler o comentário que então fiz (https://tertuliabenfiquista.blogs.sapo.pt/perfeito-1393371#comentarios) e ser honesto, consigo e com os que o lêem. Nesse comentário, eu escrevi, de entre outras coisas, o seguinte:
"Vi centenas de jogos, nacionais e internacionais, particulares e oficiais, na velha Luz e neste estádio, e muitos também fora de portas, mas nunca - repito, nunca... - vi um jogo tão sublime como o de ontem. Estive no estádio nos 5-0 ao Sporting, e em Alvalade no 6-3, onde vibrámos de maneira quase a roçar a insanidade, mas qualquer um deles ficou longe, muito longe, do que foi o jogo de ontem!"
E, em linha com o tom geral do meu comentário, escrevi, ainda:
"Muito obrigado pela noite de ontem!
Ontem, sim, senti um enorme orgulho no Benfica, e uma imensa felicidade por ser, ter nascido e ir morrer, benfiquista!"
O único reparo que fiz - e, não, não é uma crítica!... - foi o seguinte:
"... o facto é que o jogo poderia, ainda, ter sido, vá lá, digamos... perfeitérrimo. Se tivéssemos concretizado mais aquela mão cheia de oportunidades que falhámos - lá está, chegaríamos ao "quinje a jero"... - teria sido a perfeição total e absoluta."
Portanto, seja honesto e retrate-se lá do que referiu.
Quanto à "... intensidade, vivacidade e mais não sei o quê" (sic.) com que não ficou particularmente impressionado no jogo do Flamengo, é uma opinião sua. Mas imagino, então, a particular impressão que lhe tem causado o modo como este Benfica de Bruno Lage se está a exibir, desde há um bom par de meses, por esses estádios nacionais e internacionais...
A crítica é um exercício de inteligência e uma metodologia incontornável na busca sistemática da perfeição. Pelo contrário, a contemporização e a aceitação sistemática do erro e da mediocridade, são sintomáticas dos sistemas falidos, ou em ritmo de aceleração para a falência. Eu já escolhi, desde há muito, de que lado quero estar...

(continua...)
De Dias Pereira a 25 de Outubro de 2019
(... continuação)

Quando Jesus veio para o Benfica, pôs a equipa a jogar como nunca se vira nos períodos antecedentes. Nunca existiu perfeição, mas estivemos durante algum tempo a um nível muito bom. Com o passar do tempo, a situação foi-se degradando e, naturalmente, havia que procurar inverter a situação. Ou deveríamos ter mantido JJ como treinador ad eternum?
O mesmo se passa com LF Vieira e a sua corte. Fez alguma coisa de bom pelo clube - embora tenha feito, antes, muita coisa muito mal feita!... - mas o seu tempo já passou! A partir do momento em que inverteu a lógica dos propósitos de um clube como o Benfica, subalternizando a vertente desportiva e competitiva à empresarial e comercial, passou a estar claramente a mais no Benfica. Hoje, está criada uma malha de interesses divergentes dos do clube, uma lógica de procedimentos desconformes com os propósitos do clube, e, mais do quer isso, instituída uma corte de gestores, funcionários e colaboradores, que, subservientes ao Rei-Sol, o vão mantendo no poder e, ao mesmo tempo, se vão alimentando também a si mesmos.
Até aqui tem valido tudo! Desde a conformação, à medida, dos estatutos, até ao agarrar o pescoço dos sócios! Ou, em outro caso, desde o servir-se dos dinheiros do clube para pagar o casamento da filha, até aos elogios públicos ao rival - que é, também, o clube do coração!
Não creio - e não desejo, realmente... - que RG Silva venha a ser solução para a presidência do clube - até porque, a avaliar pela amostra, LF Vieira só de lá sairá por via de um golpe de estado... ou por ordem judicial! - mas tenho a certeza que, na remotíssima hipótese de isso vir a acontecer, teríamos no clube muito menos lagartos, andrades, e outras espécies nefastas, do que os que lá temos agora...
O Benfica tem de voltar a ser Benfica!
O Benfica tem de voltar a ser dos benfiquistas, dos sócios, adeptos e simpatizantes!
E, para isso, é preciso acordar. Acorda, Benfica!
Viva o Benfica!
Saudações benfiquistas!
De D'Arcy a 26 de Outubro de 2019
Retratar-me? Não sei para que é que esteve a transcrever o seu comentário quando apenas confirma aquilo que eu escrevi: mesmo quando ganhámos 10-0, conseguiu encontrar alguma coisa para criticar. Porque senão até estranhava. E foi quando ganhámos 10-0, porque quando fizemos resultados mais miseráveis estilo um 4-0 então já dava para desancar. Num 10-0 até dá para reclamar com alguma coisa. Já num 5-0 do JJ num jogo ao ritmo brasileiro com quatro golos de bola parada, foi tudo perfeito e o ritmo foi diabólico. A diferença? É que o 5-0 não teve relação nenhuma com o Vieira. Quando se afirma em tom sério que um treinador que em 26 jogos para a liga venceu 24, empatou um e perdeu outro, marcando 88 golos e sofrendo 19, tendo numa volta feito uma recuperação quase impossível para acabar campeão, não presta para o Benfica, então está tudo dito. Imagino que um treinador capaz de ganhar 26 jogos em 26 está mesmo ali ao virar da esquina. Tenho a certeza de que bastará não ser uma escolha do Vieira ou de qualquer membro da sua equipa, que de certeza será melhor do que o Lage. Quando JJ chegou pôs a equipa a jogar como nunca se vira? É verdade que sim. E depois piorou. E consegue ter honestidade suficiente para dizer o mesmo sobre Bruno Lage? Ou o facto dele ser o actual treinador do Vieira impede-o de fazer essa concessão? Porque quando o Bruno Lage pegou na equipa a época passada, também a pôs a jogar como nunca se viu. Nem sequer no tempo do JJ - eu nunca vi a equipa do Benfica jogar como jogámos na segunda volta da época passada.

A constante em todos os seus comentários é apenas uma: a crítica. E é por isso que é difícil levá-la a serio, porque é crítica sem critério; é crítica porque quer e gosta de criticar, e porque a única regra é se é algo ligado ao LFV, então é para criticar.

Não gosta de LFV, está no seu direito. E nas próximas eleições, só tem é que ir lá colocar os seus votos no candidato que lhe agradar. Se a maioria dos sócios tiver uma opinião semelhante à sua, LFV deixará de ser presidente. LFV não usurpou o poder, está lá mandatado pelos sócios (uma expressiva maioria deles) e se não gosta dessa situação, paciência. Isso não lhe dá o direito de estar constantemente a criticá-lo como se ele tivesse obtido o cargo de forma ilegal ou contra a vontade dos sócios. A sua postura e discurso permanentes nesse sentido não se distinguem em nada da dos 'brunistas' do Campo Grande, que também falam como se o líder deles tivesse sido injusta e ilegalmente afastado do poder. Ou como os antigos apoiantes de Vale e Azevedo, que depois de perdidas as eleições de 2000 também andaram uns bons anos a lamuriar-se como se lhes tivesse sido tirado o poder de forma ilegal. O Dias Pereira não é mais bem informado, mais inteligente, mais visionário ou elucidado do que todos os outros sócios do Benfica. Ou então acredita mesmo nisso, e não há nada a fazer. É o proverbial soldado que é o único a marchar ao passo certo na parada.
De Dias Pereira a 26 de Outubro de 2019
Está a ser deliberadamente mentiroso, e reincidente na mentira...
E isto não é uma opinião - à qual eu teria, naturalmente, direito... - mas é um facto.
Quer o tom, quer o teor do que escrevi, então, desmentem a sua afirmação. Das duas, uma: ou está a ler o jornal ao contrário, ou está a tentar alcandorar-se ao nível da mentira e trafulhice que são o retrato de alguém que muito bem sabemos quem é!
Não se quer retratar, não se retrate! Fica-lhe mal, e não lhe dá direito a ter razão. E, quanto a isto, ponto final.
Quanto a mim, não tenho - nem nunca tive! - pretensões a ser "... mais bem informado, mais inteligente, mais visionário ou elucidado do que todos os outros sócios do Benfica.". Mas pode ter a certeza que só penso pela minha cabeça, e só digo o quero dizer e não o que outros querem que eu diga. Ao contrário de outros, mantenho a coluna sempre na vertical. Foi assim ontem, é assim hoje e será assim amanhã!
E pode ter a certeza que não tenho medo rigorosamente nenhum de marchar com o passo certo, mesmo quando todos os outros se prostituam para me fazer crer que o tenho trocado!
De Anónimo a 27 de Outubro de 2019
Comentário apagado.
De D'Arcy a 27 de Outubro de 2019
Mas quer mesmo que eu me dê ao trabalho de ir recuperar diversos comentários seus (são tantos que é facílimo encontrá-los) depois de goleadas nossas para mostrar o quão evidente é a sua má vontade e o quão mal intencionado é? A parte mais irritante dos seus comentários nem é a repetitividade da crítica sem critério ou a tão patente má vontade que uma pessoa até chega a pensar que fica mal-disposto quando o Benfica ganha, porque assim a sua argumentação perde força. Pior ainda, depois de um mau resultado do Benfica uma pessoa fica com a impressão de que está satisfeito com isso, porque lhe dá a oportunidade para criticar mais e assumir aquela postura repugnante do 'Estão a ver como eu sempre tive razão?'. Que é mais ou menos como começar o ano a dizer que vai chover, e quando finalmente isso acontece vangloriar-se de o ter previsto. A parte pior é mesmo parecer estar convencido que ninguém percebe as suas intenções ou aquilo que o move.

Ao menos seja honesto e admita de uma vez por todas que aquilo que o move é o ódio ao Vieira. Não é qualquer benfiquismo exacerbado, não é o desejo do melhor para o Benfica, é simplesmente um ódio pessoal ao Vieira. Se houvesse a possibilidade de trocar o Vieira por alguém que fosse manifestamente pior para o Benfica, não tenho a menor dúvida que se estaria nas tintas e faria a troca na mesma. O importante mesmo seria tirar de lá o Vieira e depois o resto logo se veria. Ao contrário daquilo que se esforça permanentemente por insinuar, eu não tenho especial apreço pelo Vieira. Eu estou-me aliás mais ou menos nas tintas para quem lá esteja, desde que ache que estão a fazer um trabalho positivo pelo clube. A pessoa em si, tanto se me faz. Eu pela primeira vez na minha vida vi o Benfica ganhar cinco campeonatos em seis possíveis, fazendo o primeiro tetra da sua história, e vi o clube reerguer-se daquilo que parecia ser um poço sem fundo há vinte anos atrás. Isso para mim é um trabalho positivo. Não anseio em meter lá qualquer um simplesmente para trocar por trocar, e aquilo que quem lá está agora anda a fazer não é para mim tão mau que justifique uma ânsia em trocar. A ideia com que fico é tudo isso para si é irrelevante, porque o único factor que lhe importa e que guia a sua linha de pensamento é um ódio pessoal. Eu ainda me lembro do golpe palaciano que afastou o Jorge de Brito para lá meter o Damásio, e as consequências dessa linha de pensamento. Por isso lamento imenso se não tenho pressa em alinhar com a corrente que quer trocar apenas porque sim, ou porque não gosta das orelhas ou do bigode do homem. Mesmo se isso o faça confabular que eu sou um fervoroso apoiante do Vieira.
De Dias Pereira a 27 de Outubro de 2019
Não seja patético...
Está a perder-se por argumentos nos quais nem mesmo a sua pessoa acredita...
É óbvio que, a mim - como, naturalmente, a qualquer benfiquista... - só as vitórias do Benfica me deixam satisfeito. Às vezes a satisfação é um tanto amarga, por acontecer sem qualquer ponta de brilho ou, até, com alguma felicidade. Como foi esta tarde, frente a um adversário que devíamos ser capazes de, mesmo a meio gás, vencer de forma categórica. Ou como foi na passada quarta-feira, com um brinde ao cair do pano, depois de termos voltado a ser vulgarizados, para a Europa ver, na nossa própria casa!
E deixe-me que lhe diga que o que é, para mim, realmente repugnante, asqueroso, mesmo nojento, é insinuar que alguém tenha, alguma vez, tido uma postura que, na realidade, nunca teve. Nunca fiquei - naturalmente! - "... satisfeito..." por o Benfica ter perdido e ter, como insinua, a oportunidade para "... criticar mais e assumir aquela postura repugnante do 'Estão a ver como eu sempre tive razão?'". Como bem sabe, as críticas que faço têm sempre muito a ver com substância e muito pouco a ver com lógicas resultadistas ou com calendários de situacionistas ou oposicionistas! Posso, por isso, retribuir-lhe o alvitre: seja honesto!
Não me conhece de lado nenhum, e eu tão pouco o conheço a si, a não ser deste espaço de troca de ideias e opiniões. Mas, acredite se quiser, honestidade para mim não é uma opção; é uma obrigação, um princípio que sempre norteou todas as rotas da minha vida. Por isso, venha devagar, para não escorregar...

E, honestamente, não nutro qualquer sentimento de ódio por LF Vieira, nem lhe desejo qualquer mal. O que não me impede de ter opinião sobre ele, sobre os seus métodos, propósitos e prioridades, bem como sobre os seus méritos, deméritos e (ir)responsabilidades.
LF Vieira nem sonha que eu existo, nem eu estou interessado em que ele o faça. Ainda arranjava oportunidade e apertava-me o pescoço! Afinal eu sou um sócio como qualquer outro...
A prova de que nada me move contra a pessoa em causa é que, ainda numa anterior resposta a este mesmo post referi que LFV tinha tido méritos, mas que entendia, na minha legítima opinião, que a "... partir do momento em que inverteu a lógica dos propósitos de um clube como o Benfica, subalternizando a vertente desportiva e competitiva à empresarial e comercial, passou a estar claramente a mais no Benfica.".
Aliás, embora - segundo creio... - não seja historiador, talvez não lhe fizesse mal algum colocar na tertúlia um post com o deve e o haver da permanência de LF Vieira no Benfica. De 2000 a 2003, salvo erro, como Chefe do Departamento de Futebol, com Manuel Vilarinho, e de 2003 até hoje, como Presidente. São 19 anos! Nesse período vencemos sete campeonatos - 04/05, 09/10, 13/14, 14/15, 15/16, 16/17 e 18/19.
Sei que há muita gente que acha que o Benfica nasceu com Vieira, mas estão redondamente enganados. Em sentido figurado, claro...
E se é verdade que nos últimos anos 6 anos ganhámos 5 campeonatos, também é verdade que houve períodos em que, em 7 anos ganhámos 6, em 11 ganhámos 9, em 15 ganhámos 12, e em 18 ganhámos 14! Claro que isso foi nos anos em que o Benfica era respeitado, dentro e fora de portas, era gerido por benfiquistas e o seu core business era o futebol, e o desporto, em geral, e não as negociatas com os amigos, as comissões, o betão armado and so on...
Acredito que lamente imenso não ter "... pressa em alinhar com a corrente que quer trocar apenas porque sim, ou porque não gosta das orelhas ou do bigode do homem.". Mas acredito, também, que vai lamentar muito mais, ainda, quando perceber que a sua inacção e passividade amortalharam o gigante que é o Benfica, porque o deixou aprisionar por anões, pigmeus e outras aberrações da natureza desportiva...
De BI-Campeão EUROPEU a 27 de Outubro de 2019
Dias Pereira e "D'Arcy (Gonçalo Andrade), dois Cérebros, e portanto, duas formas naturalmente diferentes de verem e entenderam uma realidade, uma grande realidade, que é o nosso querido e amado SPORT LISBOA E BENFICA.
Iguais de certeza absoluta, no insuperável BENFIQUISMO que os habita.

Da "discussão" nasce a LUZ. E a LUZ é a VERDADE. E a Verdade é o BENFICA.

Por isso, "discutir" o Benfica e o BENFIQUISMO, sem baixar ao nível dos nossos ESCABROSOS e ODIOSOS inimigos oporco e riporting, é garantir que o nosso Clube tem MASSA CRÍTICA para continuar a defendê-Lo, e a fazer Dele o MAIOR e o Melhor Clube de Portugal e um dos dez Maiores de Todo o Mundo.

Conclusão: PARABÉNS A ESTES DOIS ENORMES BENFIQUISTAS.

BENFICA BENFICA BENFICAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
Sempreeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
De Anónimo a 25 de Outubro de 2019
Bom remate DÀrcy. Adorei
De vitor a 25 de Outubro de 2019
Concordo na íntegra com a análise.
Por ouro lado se é isto que Lage tem para nos dar, sou outra vez a favor do regresso de Jorge Jesus.
De BI-Campeão EUROPEU a 25 de Outubro de 2019
Exibição ao nível de um equipa feminina do Sarilhense Futebol Clube.
Os treinos desta equipazeca à La lage devem ser uma autêntica BRINCADEIRA.

A equipa não tem INTENSIDADE E FORÇA para jogar na Europa, principalmente na sua maior prova, a Liga dos Campeões.

Os nossos treinos são de intensidade mínima, próprios para enfrentar e talvez derrotar "colossos" coo o Cova da Piedade, O Tondela?!?!, algumas equipas femininas e pouco mais.

Jogadores hiper-vaidosos e um "treinador" deslumbrado, que nem sequer deve realmente acreditar que é treinador do Benfica!!!

Depois de uma primeira parte apenas aceitável, vem esse ANEDOTA burro lage, passar um atestado de estupidez aos Benfiquistas, dizendo que "fizemos uma primeira parte fantástica"!!!!!!!!!!!?????????

Por essa declaração se vê o nível (BAIXÉRRIMO) desse treinadorzeco.

Golos na sequência de livres e golos na sequência de canto apenas temos direito a eles de Natal em Natal!!!!

Golos de fora da área e golos de cabeça em cruzamentos para a área adversária apenas de Páscoa em Páscoa!!!!!

Qualquer equipazeca da 2ª ou 3ª Divisão exige que os seus jogadores corram, lutem e cheguem primeiro à bola do que os jogadores deste "Benfiquinha" do burro lage!!!!!!

Uma VERGONHA. Este "Benfiquinha do inefável l.f.vieira e do patareco burro lage é uma V E R G O N H A para os VERDADEIROS BENFIQUISTAS, que querem e exigem mais, mas mesmo muito MAIS.

No Benfica deste presidentezeco covarde aperta pescoços a Sócios "calçado" pelos seguranças, faz-se de conta que se trabalha.
Falta TRABALHO SÉRIO e dedicação total ao Clube.

Estou farto de dizer que para estar no Benfica tem de se ter esta mentalidade: se os outros dão 100%, os jogadores do Benfica têm de ter capacidade para darem 1000%.
Mas infelizmente o que se vê é - com raras excepções - os jogadores do Benfica darem apenas 30 ou 40% da sua aplicação nos jogos.

E o presidentezeco BANANA, que não percebe um BOI de Futebol, de tão banana que é, permite que tudo isso se passe no Clube sem TUGIR nem MUGIR.

Um dos grandes problemas do Benfica é ter muitos adeptos e Sócios com mentalidade de clubecos pequenos. Estão sempre dispostos a perdoar treinadores e jogadores incapazes, e alguns até malandros e displicentes, com medo que um simples assobio de outros sócios desagradados com certos "jogadores" os possa afectar de tal maneira que podem cair fulminados em campo!!!

Quanto ao J.Jesus, nem que ele pagasse para treinar o Benfica, eu o aceitaria de volta.
Para mim quem ofende o meu querido e amado SPORT LISBOA E BENFICA, não tem perdão.
E basta fazê-lo uma vez.
Quanto ao Flamengo dele, ganhar ou perder, não me aquece nem me arrefece.

Concluindo: O Glorioso e Inigualável SL-BENFICA precisa de facto de um verdadeiro grande treinador - e não um treinador grande - , e exigência inerente ao Futebol Europeu Moderno, capaz de colocar esta equipa a correr pelo menos o dobro e a ter intensidade de jogo de Atletas Masculinos e não de meninas, que é o que se vê hoje na nossa EQUIPAZINHA.

Acima de tudo e de todos só um e apenas um, o Glorioso SL-BENFICA.

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Março 2024

Fevereiro 2024

Janeiro 2024

Dezembro 2023

Novembro 2023

Outubro 2023

Setembro 2023

Agosto 2023

Maio 2023

Abril 2023

Março 2023

Fevereiro 2023

Janeiro 2023

Dezembro 2022

Novembro 2022

Outubro 2022

Setembro 2022

Agosto 2022

Maio 2022

Abril 2022

Março 2022

Fevereiro 2022

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Persistência

Cumprida

Chave

Reflexo

Desastrosa

Inócua

Rajada

Consistência

Revolução

Medíocre

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds