VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Domingo, 4 de Outubro de 2020

Cinzenta

Exibição muito cinzenta da parte do Benfica, que durante largos períodos de tempo foi dominado pelo Farense, equipa recém promovida à primeira liga. Salvou-se o mais importante, os três pontos da vitória, mas a exibição de hoje representou uma regressão em relação aos dois primeiros jogos da liga.

1.jpg

Onze mais ou menos previsível, com duas alterações forçadas no centro da defesa. O Rúben infelizmente já não é nosso jogador, e o Vertonghen está lesionado. Depois das desculpas esfarrapadas do nosso treinador dadas na conferência de imprensa, já se sabia que a escolha seria a dupla Jardel/Otamendi. O facto do Jardel já ter trabalhado muito tempo com o Jesus foi dado como justificação para a titularidade de um jogador que esteve lesionado e há dois meses não jogava. O critério aparentemente já não se aplicou ao Otamendi, que treinou um par de vezes e foi logo para titular. Honestamente, respeitaria mais o nosso treinador se ele fosse honesto e dissesse que para ele o Ferro não conta para o totobola e está apenas a fazer número. Eu confesso que depois de gastarmos quase 100 milhões e termos um treinador pago a peso de ouro, quando olho para o onze titular e continuo a ver por lá vários jogadores directamente associados ao degradante final da época passada não consigo evitar ficar com um mau pressentimento. Passando ao jogo, depois da bola ter rondado as duas balizas nos instantes iniciais, o Benfica pegou na iniciativa do jogo e foi à procura do golo, que obteve ao fim de quinze minutos. O Rafa aproveitou um mau passe para recuperar a bola, progredir pela direita e colocar a bola à entrada da área para o remate do Pizzi, que ainda desviou num defesa antes de entrar. Um bom início de jogo, confirmado pela tentativa de chegar rapidamente ao segundo golo. O Benfica continuou por cima no jogo e mantinha o Farense remetido ao seu meio campo. Até que perto da meia hora o Farense criou uma ocasião de algum perigo - cabeceamento do Stojiljkovic que o Vlachodimos defendeu com alguma dificuldade, apesar da bola levar pouca força - e a partir daqui o jogo mudou. O Farense não ficou exactamente por cima no jogo, mas o Benfica deixou de criar qualquer perigo no ataque, enquanto que as perdas de bola e passes sem nexo se sucediam. Por pouco um mau atraso do Jardel seguido de uma hesitação do Vlachodimos não resultou no golo dos algarvios.

2.jpg

Se esperávamos melhorias após o intervalo, passou-se exactamente o contrário. O Farense tomou mesmo conta do jogo, e pressionou à procura do empate. Ainda nem cinco minutos tinham decorrido e um penálti cometido pelo Otamendi (bem assinalado pelo VAR) deu-lhes a ocasião para o conseguirem. O Vlachodimos defendeu a primeira tentativa do Gauld, mas o árbitro mandou repetir quando me pareceu que se houve alguma infracção, foi invasão da área por parte dos jogadores do Farense. Mas o Vlachodimos também defendeu a segunda tentativa, seguindo a bola para canto. Na marcação do mesmo, golo do Farense, num cabeceamento quase sem oposição bem no coração da área. Reacção ao golo do empate? Não houve. O Farense continuou por cima no jogo e chegou mesmo a introduzir a bola na nossa baliza uma segunda vez, mas o golo foi bem anulado por posição irregular. O Benfica fez três alterações de uma assentada logo aos dez minutos da segunda parte, retirando Rafa, Waldschmidt e Gabriel para entrarem Pedrinho, Weigl e Seferovic. E acabaria por ser o suíço a chave para os três pontos. Não imediatamente, porque o Benfica continuou sem conseguir reagir ao ímpeto do Farense e durante mais alguns minutos o cenário mais provável continuava a parecer ser o segundo golo do Farense. Só quando entrámos nos vinte minutos finais é que conseguimos reestabelecer algum controlo no jogo. Entretanto, talvez surpreendentemente para alguns, o Jardel rebentou e teve que sair. Como não há apanha-bolas e suponho que nenhum tratador de relva estivesse ali pronto para o substituir, lá teve que entrar o Ferro. Que a dez minutos do final acabou por ter um papel importante no segundo golo do Benfica, ao fazer o passe para a desmarcação do Grimaldo pela esquerda, que depois cruzou a bola de forma certeira para a entrada de cabeça do Seferovic. O Farense acusou o golpe e já não conseguiu reagir a este golo, ficando o Benfica por cima no jogo e mais próximo de chegar ao decisivo terceiro golo. Este apareceu a um minuto do final do tempo regulamentar, numa recuperação do Weigl que depois lançou o Seferovic pela zona central. Este combinou com o Darwin já descaído sobre a esquerda, que depois de bater um defesa lhe devolveu a bola para que o suíço, com bastante tempo no interior da área, controlasse a bola e a rematasse cruzada para entrar na baliza depois de ainda bater no poste. O jogo só não ficou fechado porque no último minuto de descontos o Otamendi perdeu a bola para um adversário em zona proibida e o Farense reduziu para 3-2 (fiquei no entanto com a nítida sensação que houve falta sobre ele).

3.jpg

O Seferovic é obviamente o homem do jogo. Foram os seus dois golos que resolveram uma situação potencialmente muito complicada para nós e nos permitiram somar os três pontos. De resto, não consigo mesmo pensar em mais nenhum jogador que se tenha evidenciado muito acima dos outros a não ser o Vlachodimos. Fez o que foi possível para evitar os golos do Farense, incluindo defender duas vezes um penálti. Mas não consegue parar tudo. Quanto ao estreante Otamendi, dificilmente conseguiria ter uma estreia mais desastrosa. Na fase inicial do jogo ainda fez vários cortes e recuperações de bola, mas acabou por cometer um penálti, depois foi batido no ar no pontapé de canto que resultou no primeiro golo do Farense (quase nem tirou os pés do chão) e para fechar em beleza, foi directamente responsável pelo segundo golo algarvio. Não é um jogador com quem eu simpatize, mas vale certamente muito mais do que isto e terá que o mostrar.

 

Esta foi a pior exibição do Benfica esta época, incluindo todos os jogos de preparação. Acabámos por conseguir somar os três pontos, o que foi ainda mais importante dada a derrota do Porto. Não será mau se conseguirmos ir ganhando mesmo quando jogamos mal. Mas vai ser necessário jogar mais e regressar ao nível dos primeiros jogos se quisermos ganhar alguma coisa esta época. Este jogo só serve mesmo como exemplo do que não devemos fazer.

tags:
publicado por D`Arcy às 22:52
link do post | comentar
8 comentários:
De Alberto Pina a 5 de Outubro de 2020
A equipa voltou a mostrar uma total falta de auto confiança após sofrer uma contrariedade como aconteceu na desgraçada fase final da última época. Felizmente há sangue novo no plantel, não podem deixar que a mesma fraqueza mental se volte a instalar.
Também não simpatizo com o Otamendi pelas razões óbvias, mas ele jogou bem até rebentar fisicamente.
O Jardel acabou. Tenho pena e tenho muito respeito pelo que deu ao clube ao longo de já quase dez anos. Não vale a pena esticar mais, não é bom para ninguém. Deve sair com honra.
O Pizzi. Não sei o que pensar mais do Pizzi. Detesto o futebol de tabelinhas e toquezinhos em que insiste. Acho impossível um jogador com a sua incapacidade para a recuperação jogar nesta equipa, muito menos num meio-campo com dois jogadores. Mas depois marca golos. É necessário um jogador mais equilibrado para aquela posição.
Continuo a gostar muito do Darwin, apesar de se notar a sua ansiedade a crescer com a falta de golos. Trabalha, desequilibra, já vai na quarta assistência. Não o queimem!
Finalmente, o Seferovic. Fiquei muito feliz por ele. Não param de querer deitá-lo abaixo, mas ele não desiste e volta a ser decisivo. É honesto, trabalha e está sempre disponível. Tem limitações, mas tem também muito para dar, assim saibam aproveitá-lo e dar-lhe confiança.

Parabéns D'Arcy pelos seus textos, continuam a ser dos poucos que vale sempre a pena ler.
De Anónimo a 5 de Outubro de 2020
Era para estarmos a jogar o dobro... Mas parece que estamos a jogar o mesmo que na época passada!!
De Ricardo a 5 de Outubro de 2020
Cinzenta, pálida, inexistente e pobre.
Com duas jornadas a jogar bem, como é se joga tão mal na 3ª?
Mérito do adversário? Sim algum...mas não explica tudo.
E mais, se o Farense jogar assim 50% dos jogos do campeonato, ficará certamente na 1ª Liga e que o Benfica, aproveite para contratar o preparador físico da equipa de Faro.

A 1ª passagem do JJ pelo Benfica, com plantéis brutais (tal como este e que outros não tiveram), sempre me pareceu que a equipa estava constantemente cansada e a existência de "Vacas Sagradas" nos 11 iniciais.
Há claramente jogadores em baixo de forma, isso é notório...e não existe "tradição" no JJ de remover jogadores que ele gosta.
Até dá impressão que o JJ faz de propósito, enquanto não tiver o tal central que tanto quer😁

O Jardel não arrebentou, levou uma bolada na cara...que o deixou quase sem sentidos.

A entrada directa do Otamendi, foi um claro sinal de que Ferro (que até esteve muito bem) não conta mesmo...tal como Diogo Gonçalves. Fazem parte do plantel, pela condição de formados localmente.

Infelizmente, acho (espero estar completamente errado) que iremos ter mais exibições destas com JJ.

Viva o Benfica!
De Anónimo a 5 de Outubro de 2020
Verdade, jogo fraquinho da nossa parte e difícil de explicar...

Faltou perguntar: onde estava o VAR quando o Otamendi levou a sarrafada que levou ao segundo golo do Farense???

Percebo a desconfiança em relação ao Otamendi que jogou no nosso maior rival, mas no futebol moderno, amor à camisola é coisa que não existe. Os jogadores jogam onde lhes derem melhores condições. O Otamendi é agora jogador do Benfica e desejo-lhe muita sorte.

Quanto ao Jorge Jesus, sempre vi muita gente embirrar com o seu mau português e com as dificuldades em comunicar corretamente. Pois a mim interessam-me mais as qualidades como treinador, que são indubitavelmente boas. De pseudo intelectuais está o Benfica cheio, interessa alguém sem bullshit e que leve a equipa a vencer. No final isso é que interessa!
De Anónimo a 5 de Outubro de 2020
Mais um exemplo do efeito PAOK.
De Anónimo a 5 de Outubro de 2020
Boa tarde.
Embirro com a falta de respeito do chiclas e as bazófias de que vamos colocar problemas ao adversário.
Pede-se mais respeito e só retido muita concentração para Vila do conde.


De Anónimo a 5 de Outubro de 2020
D‘Arcy obrigado pela análise, concordo completamente!!

Nunca escrevi um texto aqui e não costumo a comentar em redes sociais, mas tenho algo entalado ha muito!!

Primeiro, admito que não gosto de JJ,
Nunca gostei das atitudes já na primeira passagem Muito menos de tudo que se passou depois.
Não gosto da política desportiva de LFV. Não sou adepto de qualquer presidente ou candidato...
Sou adepto e sócio do BENFICA.

Agora ...
Para mim é inexplicável como uma parte deste plantel que já fez a cama ao RVitoria continua no plantel.
Sim, já desde RV ...porque depois de um futebol miserável, a equipa mudou de noite para o dia com a entrada de Lage e ganhou tudo e todos.
Um ano depois de grandes exibições com Bruno Lage (coincidência ou não , com entrada de Weigl e o folclore que se fez) o futebol destes jogadores caíram de forma“ ridícula“ !!
-provavelmente por falta de atenção da empresa aos famosos craques/ tipo crianças mimadas-(por exemplo Almeida, Rafa, Gabriel, Pizzi, Seferovic)

Agora tentam a vender aos sócios que com JJ tudo vai mudar ... era o antigo treinador que não tinha mão... e a inconsistência da equipa era pela imaturidade (obviamente dos jovens do Seixal), sem o dizer -JJ-mas mandando indiretas sempre que pode.

Mas pior que tudo é que os nossos dirigentes parecem-me refém do treinador e a sua filosofia.
E tudo é ignorado, que fizeram de bom no Seixal...porquê???

Em uma janela de transferências, “livrámos” de
Zlobin
Bruno Varela (pior que Helton?)
Pedro Pereira (nem nos treinos)
Tomás Tavares (pra B e sem minutos)
Ruben Dias (por falta de dinheiro)
Alfa Semedo (este até compreendo)
David Tavares
Nuno Santos
Jota (este ate precisa de um clube com menos conforto)
Gedson ( ainda na era Bruno L)
Florentino (decisão 100 % incompetente)
...
E sejamos sinceros o Ferro está entalado, o Diogo G fez pela vida no Famalicão e não deu argumentos para
Ser encostado e a pressão de empresa em questão de Gonçalo Ramos não era saudável para o esperto JJ, isto ele sabia!!
Nos estão a vender que ...
Foi por eles que perdemos o pentá e o campeonato o ano passado !?!?!?

NÃO , foi por falta de investimento -no penta- em bons jogadores e más contratações nos últimos anos !!!
(Boas equipas na CL com formação, sim é possível, mas tipo Ajax que tinha deLigt, deJong, vdBeek, deWit etc. mas também Tadic, Tagliafico, Neres, Ziyech)

Vamos continuar de levar com os craques semi-profissionais, que várias vezes mostraram sua falta de compromisso com o GLORIOSO !!


Abraço desportivos e continuam com essa forma construtiva de críticas e opiniões

Ps:
Desculpem o meu português, mas sou luso-alemão e estava/não estou muito triste e negativamente emocionando com a nossa política desportiva
Principalmente agora que estamos no fim da janela de transferências e a Luz no fundo do túnel está muito fraquinha!!
De Sérgio a 6 de Outubro de 2020
Gosto bastante das crónicas que o D' Arcy faz sobre os jogos e geralmente concordo com ele. Neste caso há um aspeto com o qual não concordo: ele achar que o Otamendy não podia ter tido uma estreia mais desastrosa. Pois eu não concordo. Enquanto teve pernas, ele limpou tudo o que podia limpar. A caminhar para o final do jogo notou-se que ele ficou cansado e que lhe faltaram forças para sobretudo reagir melhor no lance aos 95 minutos de jogo, apesar de ter sofrido falta.
Permitam-me um off-topic em relação às investidas no mercado do fcp, há um pormenor de que ninguém fala: eles compram o Nanu 2 dias depois deste jogador ter tido uma grande contribuição na vitória do Marítimo em casa deles? Se, como se diz, eles já há vários meses ponderam esta compra, porque razão deixaram que ele jogasse esse jogo? Bastava tê-lo comprado 2 dias mais cedo. Se eu fosse adepto desse clube não ficaria nada contente com a ingenuidade do papa. Aquele clube anda com umas falhas nada normais para o seu modus operandi. Nota-se a falta de guito.

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Incontestável

Talento

Qualidade

Cinzenta

Curto

Vendaval

Fracasso

Balanço

Regresso de Jorge Jesus

Treinador interino

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds