VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Domingo, 14 de Agosto de 2022

Complicado

Foi o jogo mais complicado que tivemos até agora, com a vitória a surgir através de um golo já na segunda parte, marcado pelo jogador que há meses anda a ser colocado pela imprensa na porta da saída todos os dias. O prolongar do nulo complicou a situação e aumentou os níveis de nervosismo, mas a vitória do Benfica não pode ser colocada em causa.

1.jpg

O Diogo Gonçalves foi recompensado pelo grande golo na Dinamarca com a titularidade em Leiria, relegando o Chiquinho para o banco. Foi a única alteração num onze onde se continua a destacar a ausência do David Neres - espero que tenha continuado de fora apenas por precaução e que possa estar disponível para o duplo duelo com o Dínamo de Kiev. O jogo foi, tal como se previa, marcado pela iniciativa do Benfica, frente a um Casa Pia que se fechava a sete chaves atrás e que depois, sempre que possível, tentava lançar bolas em profundidade para um rapidíssimo Godwin na frente. Para quem tiver idade suficiente para se recordar disso, a mim fez-me lembrar certos jogos do Benfica nos anos noventa contra o Beira Mar, com o Dino sozinho no ataque dos aveirenses. O Benfica mostrou bastantes dificuldades em furar a organização defensiva do Casa Pia, com as oportunidades a rarearem. O Gilberto esteve pouco inspirado na direita, falhando no ataque e depois deixando a equipa exposta por aquele lado, por onde o Godwin caía quase sempre em cima do Otamendi, com clara vantagem na velocidade. Do outro lado, o João Mário joga a uma velocidade diferente do resto da equipa, insistindo sempre em dar dois toques na bola quando se exigiria que jogasse de primeira (para mim é sempre um mistério quando joga os noventa minutos, mas suponho que é por isso que não sou treinador) e sem velocidade e jogo pelas alas é muito difícil desmontar uma defesa de nove jogadores. A melhor ocasião foi construída pelo inevitável Rafa, que veio à esquerda e dentro da área tentou assistir o Gonçalo Ramos, cujo remate em esforço e dividido com um defesa fez a bola encaminhar-se muito lentamente para a baliza, ainda a tempo do João Nunes (um antigo jogador da nossa formação) evitar o golo. Muito pouca produção ofensiva para o Benfica - temos que fazer muito mais para conseguir ultrapassar equipas destas todos os fins de semana. Em termos de arbitragem, o Tiago '5 Cents' Martins mostrou-se já em grande forma, distribuindo uns amarelos cirúrgicos por faltas a meio campo que deixaram o Florentino e o Otamendi limitados. E assim pela primeira vez esta época saímos para o intervalo em branco.

2.jpg

Logo ao intervalo, e com alguma naturalidade face ao jogo menos conseguido, o Gilberto deu o seu lugar ao Bah, e esta alteração acabou por revelar-se importante. O nosso lado direito foi bastante mais dinâmico com a entrada do dinamarquês, e de imediato se percebeu que estávamos a ser capazes de causar muito mais desequilíbrios e a levar mais perigo junto da baliza do Casa Pia. O golo acabou por surgir ainda antes de se completar o primeiro quarto de hora, e numa altura em que já se começava a adivinhá-lo. Passe do Enzo para o João Mário na zona central, deste a bola seguiu para o Rafa à entrada da área sobre a direita, e mais uma vez foi ele a desequilibrar, entrando na área e colocando a bola na zona central, onde o Gonçalo Ramos se conseguiu antecipar ao defesa e, com um segundo toque, desviá-la do guarda-redes para a fazer encaminhar-se lentamente para o fundo da baliza. Logo a seguir, trocámos o Florentino pelo Weigl (não por uma questão de rendimento, mas sim por causa do amarelo, e com o 2 Cents de apito na boca convinha não facilitar) e o Diogo Gonçalves pelo Yaremchuk, passando o Rafa a jogar mais encostado à direita - não é uma solução que me agrade muito, porque acho que é mesmo no meio onde ele rende mais. Mas foi novamente o Rafa quem voltou a criar perigo, com um remate à entrada da área que passou ligeiramente por cima. Durante a segunda parte achei que nos faltou mais calma no momento do último passe, porque foram diversas as vezes em que conseguimos libertar um jogador num dos flancos e depois invariavelmente o último passe saiu mal. em vez de sair para a frente dos avançados para empurrarem a bola para a baliza, ou atrasado para os jogadores que apareciam à entrada da área, a bola acabava sempre por sair direita aos defesas. Poderíamos ter deixado o jogo resolvido mais cedo, mas verdade seja dita que o Casa Pia foi uma equipa talhada para defender e tentar surpreender no contra-ataque, por isso quando o Benfica se colocou em vantagem e depois optou por uma postura um pouco mais cautelosa o Casa Pia nada conseguiu fazer - não me recordo de uma defesa do Vlachodimos na seguna parte. O maior sinal de perigo foi dado uma vez mais pelo Rafa, em mais um remate à entrada da área que fez a bola passar ligeiramente ao lado do poste. Até final, o 5 Cents conseguiu satisfazer o seu desejo e expulsou o Otamendi depois deste se embrulhar aos agarrões com um adversário, e o Grimaldo foi substituído aparentemente por algum problema físico, o que fez com que o Vertonghen disputasse os primeiros minutos esta época, na posição de lateral esquerdo.

3.jpg

O destaque do Benfica é para mim o Rafa. Já disse que o considero um dos jogadores mais importantes na manobra da equipa, pelos desequilíbrios que provoca, e neste jogo voltou a fazê-lo - foi aliás dos únicos. O golo nasce dos pés dele e praticamente todas as jogadas mais perigosas do Benfica tiveram a sua participação. Outros destaques para mim foram o Florentino, que continua a dar sequência ao excelente início de época e a agarrar a titularidade com todo o mérito. Ficou limitado pelo amarelo recebido logo à meia hora, mas foi inteligente e passou a tentar jogar em antecipação para evitar jogadas de choque e bolas divididas. O Gonçalo Ramos trabalhou muito e fez por merecer o golo, e o Bah entrou muito bem - é capaz de ter ganho o lugar ao Gilberto, na luta pela titularidade no lado direito da defesa.

 

Este jogo foi uma perfeita apresentação do que é a rotina da liga portuguesa ao nosso treinador. Se o Roger Schmmidt não tinha bem noção daquilo que terá que enfrentar semana sim, semana sim, é capaz de ter ficado já com uma boa ideia. Equipas a jogar com toda a gente atrás da bola, jogadores a queimar tempo (só aquele sabujo que jogava no Moreirense a época passada caiu e foi assistido umas três vezes durante o jogo), árbitros com critérios disciplinares incoerentes e treinadores adversários que são peritos em analisar o jogo do Benfica e a encontrar formas de o anular. Cabe ao Benfica encontrar fórmulas para dar a volta a estes obstáculos que nos são constantemente colocados, e não é com primeiras partes como a deste jogo que nos iremos safar sempre.

tags:
publicado por D'Arcy às 22:35
link do post | comentar
5 comentários:
De BI-CAMPEÃO EUROPEU a 15 de Agosto de 2022
"Continua tudo na mesma. Sem comentários." Otamendi no fim do jogo.
Benfica vê um cartão amarelo a cada duas faltas!!!!!

Não adianta nada mudar de "presidente" e de "Direcção", pois a COVARDIA E MEDO parecem ser intrínsecas dos Lisboetas que "dirigem" o Maior e Melhor de Portugal!!!

Dá até a entender que só quando o Benfica tiver um Presidente do Norte, bem coadjuvado por uma Direcção com Homens do Norte, o Maior e Melhor de Portugal será efectivamente DEFENDIDO E RESPEITADO!!!

Por agora continuam lá os lingrinhas engravatados, carregando vaidade, vaidade, vaidade e mais nada. Absolutamente mais nada!!!!

Continuem assim, que vão ver o fc penalty e até o seu ex-vassalo riporting de alvaLADRA a comer os títulos todos.

Quanto à equipa, este foi o pior jogo até agora!!!! Contra uma equipa acabada de subir à primeira Liga - esteve afastada OITENTA E TRÊS ANOS!!!! - viram-se à rasquinha para ganharem o jogo com um golo apenas!!!! É o que faz entrar em campo de BARRIGA CHEIA!!!!
Continuam os nossos jogadores a terem muito menos entrega e aplicação no jogo do que têm os nossos ARQUI-inimigos fc-penalty e o riporting?!
Pergunto:será que passam fome ou não lhes pagam ao fim do mês, ou é mesmo só petulância, jactância e pura MALANDRICE?!?!?!

Cuidado que se foram com essa "intensidade" e "aplicação" para o jogo contra o Dínamo de Kiev na próxima quarta-feira, o SEREM CORRIDOS da Campions League é uma presinha e uma naturalidade!!!

O que eu peço a toda essa "tropa", melhor, o que eu como Sócio efectivo EXIJO a todos os que representam o meu Glorioso Benfica, é que sejam capazes de ser na VERDADE ATLETAS DO BENFICA com competência e qualidade totais para o defender e honrar onde quer que seja.
É que para ver MOSCAS MORTAS, e tipos a jogar com tijolos nos pés, num raio de 15 quilómetros de onde eu habito, tenho mais de 20 clubecos.

BENFICA BENFICA BENFICA................. Sempreeeeeeeeeeeeeeee
De Anónimo a 15 de Agosto de 2022
Com o Casa Pia, Benfica 9 faltas, 4 amarelos 1 vermelho!

Com o Tondela, Benfica b 10 faltas, 8 amarelos 1 vermelho!

em suma ... o slbenfica, assim, fica proibido pelo comité de apitadores do futeluso de poder jogar futebol, certo ❓
De Luis Agostinho a 15 de Agosto de 2022
Muito insatisfatório. O Chalana merecia muito muito muito mais.

Herr Schmidt teve uma lição introdutória ao FRUTAbol tuga.
- Relvado inaceitável para uma primeira liga que se quer de qualidade;
- Árbitro (5 cent) inaceitável para uma primeira liga que se quer de qualidade;
- Táctica da equipa adversária inaceitável para uma primeira liga que se quer de qualidade.

Falta de qualidade na equipa do Benfica.
Pareceu deja vu. Voltámos ao tiki-treta (D'arcy, 2021), afunilado, tabelinhas, toque e toquinhos, para dentro, ineficazes, lento, pastoso, sem imaginação, sem repentismo, sem criatividade, sem remates à baliza... tabelinhas até irritamente perderem a bola, outra vez e outra vez e outra vez, na maior parte delas sem sequer encetarem um remate digno do nome. O João Mário foi o expoente máximo deste "futebolinho". O Diogo Gonçalves pouco ajudou, e o Rafa, esteve na maior parte do jogo "comido" pelos adversários, assim como o Gonçalo Ramos. Várias vezes vimos o Enzo a abrir os braços de frustração por não ter linhas de passe para a frente. E ganhámos, mas poderíamos bem não ter ganho e ficávamos já atrás dos fruteiros à segunda jornada. Sendo que o que se passou neste jogo é o que podemos esperar mais e mais desta liguinha de merda fruteira tuga, podemos continuar a arriscar perder pontos, ir ficando para trás, e passar mais um ano sem ganhar, ou até ficando em terceiro??? Rui Costa!

Vou citar o que escrevi no comentário do jogo anterior, na Dinamarca, onde já se adivinhada esta queda de qualidade e eficácia no futebol do Benfica. Escrevi, "Penso que necessitamos de reforçar as alas porque faltando o Neres, há logo um decréscimo de qualidade notável na equipa. Há uma grande diferença entre os titulares, e os outros em diversas posições, particularmente extremos.", e também escrevi, "Este jogo de gestão do resultado deu para mostrar que há jogadores que não dão mais do que aquilo, Chiquinho e Gilberto.", e após este jogo podemos acrescentar o Diogo Gonçalves, a extremo, apesar do golão na Dinamarca. Necessitamos desesperadamente de reforçar as alas (extremos) com jogadores como o Neres, e não como o Horta. Ainda por cima, o trolha quer fazer milhões com a parte do passe do Málaga. Assim também eu. Vender caro o que não é meu e ficar com o dinheiro. Nos média tuga, chamam a isto "um grande negociador", eu chamo trafulhice. Que está o Benfica à espera de terminar com esta novela rasca e ir buscar um extremo a sério? Quem quer ser respeitado tem de se dar ao respeito, e mais uma vez o Benfica está a deixar que um trolha qualquer nos faça de parvos. Vender o Gonçalo Ramos por 40M para dar metade ao trolha, pelo Horta??? Que merda de gestão desportiva/económica/financeira é esta?

Uma última palavra para o "5 cent". Vai dar banho ao cão, não serves para árbitro (uff, consegui não escrever nada insultuoso...). Mais uma vez, ouvi o treinador, ouvi o Otamendi, mas não ouvi o Benfica sobre a arbitragem do "5 cent).

Saudações Benfiquistas
De Armando Cravo a 15 de Agosto de 2022
Não são 5, mas 2cm!!!
De Botas de Mulher a 20 de Agosto de 2022
Vamos ver como correrão os próximos jogos!
De certeza com muitas glórias!

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Março 2024

Fevereiro 2024

Janeiro 2024

Dezembro 2023

Novembro 2023

Outubro 2023

Setembro 2023

Agosto 2023

Maio 2023

Abril 2023

Março 2023

Fevereiro 2023

Janeiro 2023

Dezembro 2022

Novembro 2022

Outubro 2022

Setembro 2022

Agosto 2022

Maio 2022

Abril 2022

Março 2022

Fevereiro 2022

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Persistência

Cumprida

Chave

Reflexo

Desastrosa

Inócua

Rajada

Consistência

Revolução

Medíocre

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds