Que vergonha, Herr Schmidt. Parabéns por ter conseguido igualar o JJ neste aspecto, e deixar o seu nome directamente ligado a uma mancha tão negra na história desportiva do Benfica. Uma exibição completamente desastrosa, com a agravante que no caso do JJ enfrentámos uma equipa altamente motivada numa das suas melhores épocas da história, enquanto que hoje defrontámos um Porto absolutamente banal, que consegue perder ou empatar com equipas pequenas e estava nove pontos atrás de nós. Não é vergonha do Benfica, porque só me orgulha ser benfiquista, é vergonha na forma como as pessoas não souberam estar à altura dos nossos ideais.

A época passada vim ao Dragão com uma confiança quase absoluta de que conseguiríamos ganhar o jogo. Esta época regressei com a convicção de que só um milagre nos impediria de perder este jogo. Vim na mesma, porque eu vou ver jogos para ver a minha equipa, não apenas para nos ver ganhar, e se fosse possível e necessário amanhã estaria aqui no Porto outra vez. Mas depois de saber a constituição da equipa, e como tantas vezes tem acontecido esta época, levei mais um forte golpe na minha já escassa confiança e não só passei a achar que não aconteceria qualquer milagre, como também que o que acabou por acontecer era uma possibilidade forte. Não há muito para dizer sobre o jogo da nossa parte, porque fomos uma nulidade completa. Uma única ocasião de perigo, em que o Tengstedt fez aquilo que normalmente faz: aparece em frente à baliza e foge dela, para depois finalizar de ângulo mais difícil (para fora). Aguentámos vinte minutos num jogo em que o Porto fazia o que queria pelas alas, sobretudo na esquerda, onde o Morato, de forma absolutamente expectável para o mundo inteiro menos uma pessoa, era incapaz de parar o Conceição no 1x1, quanto mais quando levava com mais jogadores a surgirem-lhe por ali sem serem devidamente acompanhados. O primeiro golo surge num pontapé de canto, com a bola a ser desviada no meio (e logo pelo Morato, quem mais) para o segundo poste, onde o Galeno estava completamente sozinho para marcar. Lá conseguimos fazer um par de remates, um do Rafa e outro do Di María, um defendido (se não estiver enganado, foi o único remate que o Benfica fez à baliza em todo o jogo) e o outro para fora. Para fechar da melhor forma a primeira parte, sofremos o segundo golo, em mais um dos muitos cruzamentos vindos da esquerda e com uma demonstração de falta de intensidade e permissividade defensiva, com os jogadores do Porto a ganharem as duas bolas divididas dentro da nossa área para o Galeno voltar a marcar - muito mal o António Silva, demasiado macio na abordagem à segunda bola. Não tive quaisquer dúvidas que o jogo estava acabado ali mesmo.

Ao intervalo, Florentino e Carreras nos lugares do Kökçu e do Morato, nada de novo e o Porto a chegar ao terceiro golo aos dez minutos praticamente no primeiro remate que fez, com a bola rematada pelo Wendell (que veio completamente desacompanhado da nossa direita até à entrada da área) a desviar em alguém para bater o Trubin. Trocámos de imediato de ponta de lança, lançando o Cabral, e também o Neres para o lugar do Di María. Depois o nosso capitão, provavelmente a querer dar sequência à brilhante exibição de quinta-feira em Alvalade, onde foi um dos principais responsáveis pela derrota, voltou a fazer asneira, viu dois amarelos no espaço de dez minutos e foi para a rua. Não é que estivéssemos a jogar alguma coisa até esse momento (acho que não fizemos um único remate na segunda parte) mas sabendo que obrigatoriamente estaríamos completamente remetidos ao contra-ataque, consegui irritar-me ainda mais com a opção de retirar o Rafa para colocar outro central, o Tomás Araújo. No fundo, foi um convite ao Porto para subir ainda mais as suas linhas e não ter que se preocupar com algum espaço que pudesse deixar atrás, já que o Cabral encostou-se aos centrais e foi sempre presa muito fácil. A desculpa de poupar o Rafa num jogo que já estava perdido também não pega. Se não o poupámos antes em jogos contra equipas mais fracas que já estavam mais do que ganhos e ele continuou a fazer os noventa minutos ou quase em todos eles, não sei porque o faríamos agora. A goleada era agora quase uma certeza, era apenas uma questão de saber quantos golos o Porto conseguiria marcar frente a uma equipa que parecia ter aceite o seu destino, em inferioridade numérica e encostada atrás. Sobretudo quando era mais do que visível a forma como a nossa esquerda continuava a ser uma via aberta - para além do Conceição, o Pepê vinha sempre do meio para aquele lado, e surpreendentemente o supersónico João Mário não revelava ser grande ajuda defensiva. Portanto foram mais dois golos surgidos por ali, o primeiro pelo Pepê, que simplesmente fugiu por ali e com o Trubin pela frente colocou-lhe a bola no poste mais próximo (péssimo acompanhamento defensivo do Carreras, e Trubin mal batido), e o último pelo Namaso, aproveitando um centro vindo daquele lado (completa falta de agressividade da nossa defesa, incapaz de afastar a bola das imediações da nossa área por um largo período de tempo, e depois o Tomás Araújo ou o Aursnes nem sequer atacam a bola, com o avançado a surgir à vontade no espaço entre eles).

E porque é que menciono directamente o treinador na abertura deste post? Porque acho que é preciso um talento muito peculiar ou uma teimosia inabalável, a ultrapassar a linha da casmurrice, para conseguir extrair tão pouco do plantel que lhe colocaram à disposição. Perante um dos Portos mais banais de que me recordo nos últimos anos conseguimos jogar pior do que uma qualquer equipa que lute pela manutenção e ser goleados. Estamos em Março. Nesta altura ainda não temos um onze base definido. Mudamos de jogo para jogo, quanto mais não seja para baralhar e voltar a dar, redistribuindo os jogadores por diferentes posições ou funções. Continuamos, de forma absurda, a jogar com adaptações, forçando jogadores a jogar fora das suas posições naturais em detrimento das opções naturais para as posições. Ristic, Juràsek, Bernat, Carreras, nenhum deles serviu ou serve para a posição de lateral esquerdo, e em vez disso continuamos a ter que levar com a aberração Morato, ou o Aursnes. Na direita, ainda bem que não gastámos dinheiro em mais um lateral neste mercado porque certamente não jogaria também. O Bah regressou da lesão, estava a subir de rendimento à medida que somava os necessários minutos, voltou para o banco para metermos um médio centro na sua posição. Temos dois médios que podem desempenhar as funções mais defensivas no plantel. Um anda ocupado a jogar a defesa direito, esquerdo, ou médio ala. O outro foi uma peça importante a época passada, mas este ano para jogar ali levamos sistematicamente com um número dez que custou 30 milhões ou ultimamente com o João Mário, que não tem a intensidade física necessária para essa posição, sobretudo em jogos mais exigentes. João Mário que também serve para jogar na direita. Ou na esquerda. Ou atrás do avançado. Tal como o Aursnes ou o Kökçu. Já os inúmeros alas que temos no plantel, são quase sempre segundas opções ou nem isso para o lado esquerdo. Até gastámos um pouco mais para trazer um ala já em Janeiro. Não joga, há sempre um médio centro que pode fazer a posição. Gastámos vinte milhões num ponta-de-lança, depois mais dezoito noutro. Não jogam também, e quando um até começava a dar sinais de alguma utilidade e a marcar golos com alguma regularidade, foi recambiado para o banco. Repito: estamos em Março, e parece que ainda andamos a fazer experiências típicas de uma pré-época. Eu já nem peço muito ao nosso treinador, simplesmente que estabeleça um onze base que consiga criar rotinas de jogo e que coloque os jogadores a jogar nas suas posições. Acho que não é estar a pedir demasiado.
Depois de uma derrota destas espero que haja alguém com o mínimo de noção para dar um murro na mesa, porque este pode ser um momento absolutamente fulcral nesta época. A capacidade ou não da equipa para reagir a isto determinará o resto da época. E espero também que haja um mínimo de noção para perceber que este resultado não veio do nada, muita gente previa esta possibilidade quando chegássemos a estes jogos. Houve razões para que isto acontecesse, e essas razões têm sido cada vez mais óbvias a cada jogo que passa. Acho que todos tínhamos pelo menos algum receio de que isto poderia acontecer contra uma equipa que jogasse com a intensidade suficiente e a esperteza para explorar as lacunas e fraquezas que a nossa equipa persiste em demonstrar desde o início da época. Temos andado a tentar a sorte constantemente e desta vez acabou por correr mesmo muito mal.
De Anónimo a 4 de Março de 2024
subscrevo inteiramente, D'Arcy.
De Nick Name a 4 de Março de 2024
Depois desta catástrofe, temos que tratar finalmente do verdadeiro problema: Schmidt não serve, é um incompetente que conseguiu disfarçar durante uns meses quando ainda tinha Enzo mas depois disso já há muito se perdeu nos seus disparates. O Benfica investe rios de dinheiro em jogadores que jogam pouco ou nada para depois a equipa ser um caos de jogadores adaptados e experiências absurdas.
Ainda há pouco, a ideia de génio era o ataque móvel e jogar sem PL. Algum tempo antes, eram os 3 centrais. Cabral começou finalmente a marcar? Sai. Bah, o único LD, regressou à titularidade depois de lesão? Sai. Leonardo está a marcar? Sai.
Ontem, jogou-se com PL, e lá apareceu o inenarrável Tengstedt a correr para a frente para trás (eu sei que tem os seus fãs, ainda há dias alguém aqui proclamava que devia ser este o titular). Temos laterais adaptados como habitual, e isto dá o desastre que se podia infelizmente prever contra um Porto de pontapé para a frente e pouco mais.
Chega o intervalo e o nosso génio mexe na equipa. Para fazer o quê? Para trocar um médio criativo por um médio defensivo que nunca em toda a carreira fez um passe de rotura (bastante astuto quando se está a perder 0-2...) e o lamentável Carreras, sem dúvida o único jogador capaz de fazer brilhar o Morato a LE por comparação. Meter 2 jogadores defensivos quando se está a perder (isto partindo do princípio que o Carreras consegue defender...)? É de mestre da táctica, sem dúvida.
Já sabemos o que aconteceu depois, e não vale a pena bater mais no ceguinho. O ponto é que Schmidt perdeu o contrôle e alguém tem que pegar no volante antes que seja tarde demais. Não podemos passar por mais vergonhas destas. Sim, o título ainda é possível, muitas coisas são possíveis, mas assim é que não.
De NiclesNicles a 4 de Março de 2024
Hilariante. Em riso de goleada, com o meio campo desequilibrado, em vez do Florentino provavelmente deveria ter colocado mais uns pontas de lança, e mais uns extremos.... e em vez de 5 teriam sido 10... genial.
De Nick Name a 4 de Março de 2024
NiclesNicles, ainda bem que há alguém que gostou das decisões do treinador ao intervalo e conseguiu ver o génio a que eu me tinha referido. Gosto do seu raciocínio, que é de facto hilariante: como escreve, teria sido um erro fazer substituições atacantes ao intervalo quando se estava a perder, porque se podia perder por 10 em vez de 5! É muito bom, faz lembrar aquela frase lendária dos golos e assistências que não são tudo no futebol. Nada de pontas de lança nem extremos, defesas é que é bom.
Vejo que na sua opinião devemos então estar gratos a Schmidt, porque "só" perdemos por 5, graças a estas substituições geniais. Enfim...
De BI Campeão Europeu a 6 de Março de 2024
Muito bem observado.
Concordo inteiramente.
Benfica sempre.
De BI-CAMPEÃO EUROPEU a 4 de Março de 2024
Bom comentário!!! Real. Verdadeiro.
Apenas acrescento que para mim esse "treinador" schmidtzeco" sempre foi um ZERO X ZERO X ZERO X ZERO = Z E R O !!!!!!
Um NOJO ABSOLUTO. Um ASQUEROSO armado em "bonzinho" que apenas está à espera dos milhões de indemnização que o PATETA-mor que faz de presidente, sim, esse tal rui B A N A N A costa lhe garantiu ao apressadamente e cheio de "tesão de mijo" lhe foi renovar o contrato em mais um exercício do seu "professor", o inefável LABRÊGO l.f.vieira!!!!!
Oh costinha BANANOLA, aproveita a ocasião e ESTURRICA mais uns milhões do Benfica - que por este andar daqui a pouco está pior financeiramente do que o fc-porco-penalty - , e oferece a esse ESCARRO de "treinador" mais um ponta de lança de 20 milhões de €uros para o PALERMA schmidtezeco "inteligentemente" mandar para o banco dos suplentes ou para a bancada!!!!!!
O apitador com pescoço de girafa também mostrou que estava bem preparado para beneficiar os andrades no que fosse preciso!!!!
Logo no início do jogo, numa saída rápida pelo Rafa para o contra-ataque, um jogador do porco (wendel) agarra o Rafa, o apitador marcou a falta mas esqueceu-se do cartão amarelo!!!
Logo a seguir o Aurnes faz um corte de bola LIMPÍSSIMO - só na bola, porque chegou bem preimeiro do que o adversário -, este pprocurou ostensivamente o contacto com o nosso jogador, mandou-se depois para o chão a fazer-se de dorido e logo o apitador marcou falta contra nós Benfica e ainda deu uma reprimenda ao Aursnes, como quem diz, devias ter deixado o andrade passar!!!!!
Não houve falta alguma neste lance por parte do nosso jogador e a haver seria do jogador dos andrades, que esse sim, se esbarrou de propósito contra o Aursnes!!!!
Durante o jogo casos similares a este se repetiram sempre contra nós Benfica!!!
Esse peescoço de girafa é um GFDPUTA a quem eu desejo tudo de mal na sua vida. TUDOOOOOOOO.
Toda a gente HUMILHA, BATE E GOZA com o Benfica!!! Porquê, se somos o Maior e o Melhor Clube Nacional, aquele que mais contribui para alimentar esta ligazeca?!
A resposta: porque temos um "direcção" e um "presidente" AUTENTICAMENTE COVARDES, MEDROSOS, INAPTOS, PALERMAS E MANSOS, que são a antítese do que é o verdadeiro SLBENFICA!!!!
Somos fracos dentro do relvado - afinal só jogámos com um jogador verdadeiro (João Neves) contra uns QUINZE ou DEZASSEIS elementos, a maioria deles simuladores e um a fazer de conta que era o árbitro, o tal pescoço de girafa, joão pinheiro - , e somos ORFÃOS de treinador!!!
Somos fraquérrimos fora dos relvados porque como já tenho dito muitas vezes, temos um ABORTO da cabeça a fazer de presidente e toda uma estruturazeca de PARASITAS VAIDOSOS a mamar à grande e à americana nas "tetas" do nosso Glorioso Clube!!!!
A todas essas "virtudes" que referi, soma-se-lhes a INCOMENSURÁVEL COVARDIA na tomada de posições em defesa do Clube!!!
Ora, os jogadores - a sua grande maioria - tornam-se cópias desse "presidente" BANANOLA e do seu "treinador" intelectualóide de mãos nos bolsos e com cara de PÂNICO a observar os jogos!!!
São moles, lentos, pouco atléticos e com mentalidade de que estão, não no Glorioso SLBENFICA, mas no Resort de Luxo, FÉRIAS LISBOA E BENFICA!!!!!.
UMA VERGONHA INCOMENSURÁVEL!!!
O Maior Clube do País com o melhor e mais caro plantel, com tudo do melhor no que se refere a logística e condições, etc,etc,etc,.... apontado por todos no início da época como o super-favorito para ser Campeão nacional e não só, leva uma ABADA de 5-0 (até podiam ter sido mais) de uma equipa banal que apenas simula e corre até à exaustão, senão nem água o bimbo lhes põe na mesa!!!!!
O "pai" desta DESGRAÇA TODA que atormenta MILHÕES de pessoas que amam o Benfica é esse super BURRO que faz de conta que é presidente, e que ainda nem sequer se deu conta de que o "treinador" que ele escolheu e paga a peso de ouro é um autêntica FIASCO!!!
UMA VERDADEIRA FRAUDE!!! Para mim, já o disse e repito, é o pior "treinador" de toda a História Gloriosa do Benfica!!!!
RUA RUA RUA RUA... oh costa BANANOLA.
Reabre lá o ESPAÇO 10 e leva o schmidtzeco contigo pata servir á mesa uns bitoques ou umas pataniscas de bacalhau!!!!
Somos HUMILHADOS, ENVERGONHADOS E ROUBADOS e ninguém levanta uma palha para acabar com esta situação!!!!
Viva o Benfica, o VERDADEIRO, sempre..
De Anónimo a 4 de Março de 2024
Só um pequeno reparo, o bah está lesionado
De
D'Arcy a 4 de Março de 2024
Sim, mas o comentário é geral, não é específico para o jogo de ontem. O Bah desde que regressou, uma vezes joga, outras não. Nunca alinhamos de início com dois laterais.
De Anónimo a 4 de Março de 2024
No caso do Bah, até tem jogado quase sempre desde que esteja disponível, desde que regressou penso que tem-se feito gestão por causa da lesão..o problema mesmo é ter-se achado que o aursnes poderia ser o suplente todo o ano e o desastre que foi a gestão da lateral esquerda..
De Anónimo a 4 de Março de 2024
Faltam me as palavras....5-0 ..o treinador já sabemos o que vale, viagem no dia do jogo(está é de master) João neves no flash...o presidente a pedir desculpa e a dizer para a equipa reagir na quinta..... peço aos adeptos atrás do banco do Schmidt que lhe mandem mais garrafas de água façam alguma coisa se o Rui Costa não o despede temos que ser nós a fazer um escândalo na luz para o rui perceber que com este treinador não dá, toda a gente vê o que se passa e ninguém na estrutura faz nada cambada de chulos quero o meu Benfica de volta, revoltem se caraças
De Anónimo a 4 de Março de 2024
Comentário apagado.
De Anónimo a 4 de Março de 2024
Ó sapo tens que aprender história antes de vir para aqui dizeres disparates
De Filipe a 4 de Março de 2024
O Rui Costa devia era demitir-se em vez de pedir desculpa. Sempre me disseram que as desculpas evitam-se nao se pedem.
O que se passou ontem foi vergonhoso demais.
De mlm a 4 de Março de 2024
Alguém imagina que alguma coisa irá mudar? Desde o início da época que a equipa não é uma equipa. Em meses consecutivos não conseguiu pôr a equipa a funcionar e é agora com super pressão em cima que vai conseguir?
Desde o princípio da época que afirmei que esta época era o desastre anunciado. Todos os sinais estavam à vista. Temos 5 pontos de vantagem (e não seis, em igualdade de pontos perdemos para o fcp). Vai ser preciso um milagre para aguentarmos essa vantagem, porque o título já é uma miragem. Sem esse milagre vai ser a derrocada.
Rezemos.
De Anónimo a 4 de Março de 2024
Em relação ao treinador já deu pra ver q é incompetente, já no final da época passada deu um cheirinho do que era. Agora é esperar q na quinta não corra tão mal, mas olhando para a intensidade com q joga o Rangers, acho q ainda vamos sofrer mais alguns.
É continuar a assobiar e a bater palminhas ao treinador q vamos longe.
De Anónimo a 4 de Março de 2024
Foi apenas mais uma triste exibição como tantas outras que têm sido disfarçadas com rasgos de genialidade dos excelente jogadores que integram o plantel. Desta vez a outra equipa jogou como sempre joga contra o Benfica,,,,,como se fosse o ultimo jogo da vida deles e o Benfica jogou igual a si mesmo,,,,,recheado de talento individual mas uma nulidade enquanto equipa.
De Henrique Teixeira a 4 de Março de 2024
Como habitualmente, subscrevo tudo o que o D´Arcy escreveu.
Desastrosa, sim, a exibição do Benfica foi isso mesmo.
Enquanto os nossos jogadores, com exceção de João Neves, andavam de bicicleta de pedal os jogadores adversários andavam todos de mota.
Até agora tenho evitado falar mal de Roger Schmidt e passo a citar porquê:
Porque ao fim de três épocas de jejum absoluto o Benfica voltou a ser campeão, com exibições muito superiores às dessas épocas de jejum, e porque também na Liga dos Campeões esteve muito bem.
Porque na época em curso, apesar da equipa ter baixado bastante de rendimento em comparação com a transata, mesmo assim tem estado a lutar como Sporting pela liderança do campeonato.
Porque a substituição do treinador com o campeonato a decorrer tem dado maus resultados. Podia citar outros casos, mas bastará recordar as saídas de Camacho e de Jorge Jesus, substituídos respetivamente por Chalana e Nélson Veríssimo. A não ser que Rui Costa quisesse e tentasse trazer já alguém, como por exemplo, Abel Ferreira.
Agora, depois do Benfica ter perdido a grande oportunidade de ter conquistado a Taça da Liga, sendo vergonhosamente afastado pelo Estoril quando Sporting e Porto já estavam fora da corrida; depois de ter levado um banho de bola do Sporting durante uma hora para a Taça de Portugal e agora um banho ainda maior do Porto durante todo o jogo bem expresso numa humilhante derrota, devo dizer que Roger Schmidt está a ser para mim uma grande desilusão.
Também as contratações para esta época, com exceção de Trubin, têm-se revelado más. Aqui as maiores culpas terão que ser atribuídas a Rui Costa, mas, naturalmente, não será o único culpado.
Confesso que já não acredito na revalidação do título, e possivelmente o Benfica nem o 2.º lugar conseguirá segurar, até porque com a expressiva derrota de ontem já só pode perder menos 5 pontos que o Porto.
Penso que estamos todos muito tristes e frustrados.,
De Henrique Teixeira a 4 de Março de 2024
Perdão, no meu comentário queria dizer que o Benfica só pode perder mais 5 pontos, e não menos 5, que o Porto.
Comentar post