VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Domingo, 19 de Dezembro de 2021

Descanso

Um descanso de jogo. Daqueles que sabem muito bem ver e nos quais a superioridade do Benfica é tão evidente que nem dá para nos preocuparmos: marcamos cedo, avolumamos o resultado, e mesmo quando entramos em modo de gestão continuamos a criar ocasiões para marcar (acho que em relação a isto, o facto do Rafa ter ficado os noventa minutos em jogo foi decisivo, porque ele não parece ter modo 'off').

1.jpg

Nos onzes do Benfica ultimamente a dúvida tem sido quem ocupa o lugar direito da defesa, e quem são os dois que acompanham o Rafa no ataque. Hoje jogou o Gilberto na direita, e o Darwin e o Yaremchuk no ataque. Entrámos no jogo literalmente a ganhar. Antes de se completarem três minutos já o Darwin nos fazia festejar o primeiro golo, num lance em que o Rafa conduziu pelo meio e soltou no Gilberto para cruzar na direita, tendo o corte falhado de um defesa do Marítimo deixado o Rafa e o Darwin em frente à baliza só com o guarda-redes pela frente. Depois de um primeiro toque na bola do Rafa, o Darwin foi mais rápido a rematar para o golo quando qualquer um deles estava em situação de finalizar. O Marítimo acabou por pagar caro o atrevimento, ao tentar pressionar no campo todo e dificultar logo a saída de bola do Benfica. Já se sabe que com espaço para explorar nas jogadores como o Rafa e o Darwin são letais nas transições, e o Benfica mostrava muito boa dinâmica nos homens da frente, em constante movimento, com o Darwin pelas alas e o Rafa pelo meio a causarem inúmeros problemas às marcações adversárias. Na direita, o Gilberto esteve muito activo e foi um apoio constante ao ataque. Não sei se a postura do Marítimo foi planeada ou a reacção à desvantagem madrugadora, mas tendo em conta aquilo que é habitual nas equipas que nos visitam, apostaria mais na segunda hipótese. A história do jogo é praticamente o avolumar dos resultados, com o Benfica a parecer poder marcar praticamente de cada vez que se aproximava da área. Com um pouco mais de acerto aliás não teria sido difícil despachar o Marítimo com um resultado parecido ao que conseguimos com o Nacional há uns tempos. O segundo golo tardou quinze minutos, e surgiu num mau alívio da defesa que deixou a bola nos pés do João Mário. Sobre a direita, o cruzamento largo seguiu para o Darwin aparecer junto ao poste oposto para finalizar de cabeça. E o terceiro apareceu aos trinta e quatro minutos. Mais uma investida do Benfica, com o Rafa a conduzir pelo meio e a soltar para o Gilberto entrar na área pela direita e finalizar com uma bomba indefensável que ainda levou a bola a tocar na trave antes de entrar. Três a zero à saída para o intervalo, que poderiam ser mais, e com o Marítimo a ser completamente incapaz de se aproximar sequer da nossa baliza, estava tudo mais do que decidido.

3.jpg

Confesso que antecipava uma daquelas segundas partes de 'gestão' típica à Benfica, em que tiramos completamente o pé do acelerador e deixamos o adversário jogar. Mas voltámos a repetir o cenário da primeira parte: aos três minutos, mais um golo. Um golo merecidíssimo do melhor jogador em campo, o Rafa, que entrou pelo meio solicitado por um bom passe do Yaremchuk, e em frente ao guarda-redes picou-lhe a bola por cim com classe. A finalização costumava ser o grande defeito do Rafa nos primeiros tempos no Benfica, mas hoje em dia está um jogador muito melhor nesse aspecto. Nove minutos depois, o Rafa retribuiu a oferta: passe muito largo do Darwin da esquerda para a direita a solicitar o Rafa, e este já na área deu um toque na bola para a controlar e outro para a colocar no meio, onde o Yaremchuk estava para finalizar. Logo no minuto seguinte o Darwin falhou de forma escandalosa o sext golo e o seu possível hat trick, ao cabecear mal quando estava em posição privilegiadíssima depois de um passe, claro está, do Rafa. A vinte e cinco minutos do final fizemos então as primeiras substituições, trocando o Grimaldo e o João Mário pelo Morato e o inevitável Taarabt (o André Almeida passou para a lateral esquerda e o Morato foi experimentado como central do lado direito, não me parecendo muito confortável nessa posição) e a partir daí o Benfica pareceu de facto abrandar um pouco o ritmo, embora as coisas acelerassem sempre que a bola chegava ao Rafa. Durante uns quinze minutos vimos o Marítimo conseguir ter finalmente alguma bola e até chegar perto da nossa baliza. Fizemos depois três substituições de uma vez, trocando os dois pontas de lança pelo Seferovic e o Gonçalo Ramos, e o Gilberto pelo Lázaro. O Marítimo aproveitou para chegar ao golo, num cruzamento largo da esquerda que permitiu a entrada vitoriosa de cabeça do Alipour entre os nossos centrais. O golo pareceu espevitar a equipa, que nos minutos finais fez mais dois golos, permitindo assim o pleno aos nossos avançados: todos eles marcaram. Primeiro o Seferovic escapou pela esquerda, ganhou a linha de fundo e fez o passe atrasado para o Gonçalo Ramos rematar forte para o golo, acabando com a seca de golos pessoal, e depois já mesmo a acabar o Rafa (claro) arrancou um cruzamento perfeito da direita para o Seferovic aparecer na zona frontal da baliza a cabecear para o golo.

2.jpg

Para mim o Rafa é obviamente o homem do jogo. Um golo marcado, quatro assistências e uma série de jogadas de perigo que poderiam ter resultado em mais golos (ficou a dever a si próprio mais um golo, quando na área rematou para as nuvens uma bola que merecia melhor direcção). No final do jogo reparei que para a Liga o Darwin, que marcou dois golos, é que foi eleito o homem do jogo. Fez obviamente um bom jogo, mas esta escolha em vez do Rafa parece-me injusta. Aliás, tendo em conta a época que o Rafa tem estado a fazer nem sequer percebo como é que ele só foi eleito uma vez o homem do jogo - já leva treze assistências (quase o dobro do segundo jogador com mais assistências) e sete golos. O Gilberto, mais uma vez, voltou a mostrar que é, e a larga distância, a opção mais sólida para a direita. Está muito mais jogador do que a época passada e imprime uma dinâmica àquele flanco que nenhuma das outras opções parece conseguir acompanhar.

 

Foi um bom resultado e extremamente motivador para os dois desafios que se aproximam. Muito da nossa época vai jogar-se nestes dois jogos, nos quais teremos que defrontar o Porto e, com quase toda a certeza, num deles também o Artur Soares Dias, o que aumenta sempre exponencialmente a dificuldade do jogo. Seria importante levarmos esta dinâmica para estes jogos. E prepararmo-nos também para a inevitável e tradicional campanha de destabilização que os antecede.

tags:
publicado por D'Arcy às 21:32
link do post | comentar
6 comentários:
De Redpower a 20 de Dezembro de 2021
A campanha de desestabilização já começou há muito tempo... primeiro criam um patinho feio, o Gilberto, mas como este deu uma resposta cabal desistiram. Aliás, não me lembro de um defesa direito com a média de golos que ele tem, tendo em conta os minutos de utilização!

Depois tratam de tentar colocar o treinador fora, inventam encontros "secretos" e fazem entrevistas a antigos jogadores que, quais florzinhas, falam mal dele.

Agora, não param com a novela "Everton".

O pior é que os sinais vêm das bancadas da Luz, a imprensa só segue e fomenta esses sinais.

Ontem o nosso adjunto disse que depois de um resultado destes a equipa só tinha que ser ovacionada. Agora já não basta ganhar, tem que ser por 7, para se aplaudir a nossa equipa.

Relembro aos distraídos que o Porto já saiu da Taça da Liga e da Liga dos Campeões. Não há contestação e a imprensa nem no assunto toca. Nós estamos em todas as frentes, qualificamo-nos brilhantemente na Liga dos Campeões e não param de alimentar novelas, muitas apoiadas infelizmente pelos próprios benfiquistas...

Do jogo não acrescentaria muito ao que disse D'Arcy. Só gostava de ver o estádio cheio e ao rubro para assistir a mais uma tarde/noite sensacional.

Benfiquistas juntos para 5ª feira!!!

VAMOS BENFICA!
De Luis Agostinho a 20 de Dezembro de 2021
Foi um bom resultado. Mas, por demérito do Marítimo, que deu imensos espaços na defesa, mérito nosso que tivemos um futebol demolidor, ou ambos? Não tenho resposta para isso, mas pareceu-me que realmente o Marítimo deu espaço na defesa, no entanto, isso já tem acontecido e o Benfica falhar na concretização, portanto, também houve mérito dos jogadores do Benfica. Enfim, a prova dos nove será na Frutaria do Contumil, na quinta feira.

Lá sofremos o golito habitual, da esquerda, foi-se o Grimaldo, ficou o Almeida na esquerda e, pumba...irra!!! São sempre as mesmas personagens...

Uma palavra para o João de Deus, adjunto do Jesus, que se recusou responder à cmtv, e à rtp...uma vez que por lei não podemos impedir a entrada dessa gente nas conferências de imprensa poderíamos pelo menos fazer sempre como fez o adjunto do Jesus. Não responder. Todos os média que nos insultam, tentam criar destabilização no Benfica, inventam mentiras, não respondemos, e isso deveria ser todo o universo Benfica, desde o tratador da relva ao presidente passando por todos das modalidades, e adeptos. Não compreendo como há Benfiquistas a dar entrevistas a essa gente, ou a ir aos seus programas de telelixo.

O Rúben Amorim, que diziam ser Benfiquista de gema, encarnou completamente na pele a nobreza frustrada falida caloteira do Lumiar e está um completo "saporim". Não é que passa a vida a lamentar-se do jogo com do Benfica com o belém sad e os sete golos? Lamentar-se-á também dos jogos onde o Benfica foi forçado a jogar no ano passado nas condições em que foi, em particular com o nacional e o braga para a taça da liga???

Tenho descartado tudo o que o jornalixo cofineiro na sua campanha anti-Benfica tem divulgado sobre o Jesus, com um objectivo específico de colocar sal na ferida, mas na verdade, os indícios já são muitos de que o ambiente no balneário deve ser mau, e acho que grandes culpas vão para o sistema táctico do Jesus que não se adequa a um clube como o Benfica nem à maior parte dos jogadores que o Benfica tem, castrando o seu futebol, e continuo a colocar as mesmas questões que tenho colocado desde o inicio. Serão estes jogadores, quase tudo de selecções com prestígio, assim tão maus, ou haverá outros factores que os impedem de explanar o seu futebol? Porque é que bons jogadores, com cartel, chegam ao Benfica e apagam-se? Porque é que os jogadores do Benfica jogam sem chama, não fazem um cruzamento de jeito, a defesa é tão vulnerável, não têm força, fazem erros técnicos que nem os juvenis...terá a relação do Jesus com os jogadores influência nisso? Porque é que há jogadores com lugar cativo no onze inicial ou para entrar, façam os erros que façam e falhem o que falham, e há jogadores que parecem estar excluídos à partida? A ser assim, não há necessidade de os ter no plantel e diminui-se a despesa, não é? Ficamos com um plantel de 14/15 jogadores.

Uma vergonha a arbitragem do Tiago "5 cent" Martins no jogo dos lagartos, e seus compinchas no var. Raramente vejo jogos dos viscondes do Campo Grande, mas vi a primeira parte deste e fiquem abismado. Se sempre que há uma entrada como a do jogador do Gil, que deu origem à expulsão, fosse punida com vermelho...quantas vezes o Benfica não jogaria em superioridade numérica. Relembro à partida a entrada do defesa central marroquino ao João Mário no malfadado jogo na Luz contra a lagartagem, por exemplo, logo seguida por mais duas ou três semelhantes, sempre ao mesmo jogador (grande treinador este saporim). Depois houve mais. Critério que não foi mantido e assim poupou uma expulsão ao médio dos lagartos, uma defesa com o cotovelo que não foi penalty...neste momento acho que estamos a viver sob um sistema esverdeado que leva os parasitas esverdeados ao colo. Muito por culpa do Benfica e da sua ausência.

Saudações Benfiquistas
De BI-CAMPEÃO EUROPEU a 20 de Dezembro de 2021
Notável. Concordo com todo o texto.

Precisamos de Dirigentes de COLHÕES e de escorraçar os que são bolinhas de berlim.

O nosso querido slBenfica precisa que volte a aparecer um Borges Coutinho ou Joaquim Bogalho, para que o Clube, que é o Maior e o Melhor de Portugal, volte a ser respeitado dentro e fora dos relvados.

Estes dirigentes de agora são DEMASIADO MANSOS e INCAPAZES.
O Presidente Rui Costa - que gosta é de umas boas "futeboladas" - está a desiludir-me, pois tem-se revelado a continuação da vulgaridade!!!

O nosso querido slBenfica não apresenta nem de perto nem de longe a postura relativa ao seu estatuto de Maior e Melhor Clube do País, e deixa-se apequenar e roubar com a maior das facilidades, porque não tem dirigentes à altura dos dois ex-PRESIDENTES que referi acima!!!!!!

Cá por mim, será sempre assim: BENFICA BENFICA BENFICA...............Sempreeeeeeee......, acima de TUDO e de TODOS.

BENFICA BENFICA BENFICA.........BENFICAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA.

P.S. Preocupante num domingo à tarde e solarengo, não chegarmos aos 28 mil Sócios / Adeptos na nossa Catedral da Luz num jogo da 1ª Liga portuguesa!!!!

Pouco, muuito poucoooooooooo, para um Estádio com lotação de 65.000 espectadores, e principalmente para um Clube enorme e o mais belo de Portugal, como o nosso querido SLBENFICA!!!!!
De Luis Agostinho a 20 de Dezembro de 2021
Sim, num Domingo pré-Natal à tarde, era para o estádio estar cheio. Talvez o covid...

De uma coisa tenho a certeza. A nação Benfiquista está descrente, desmoralizada, desmotivada, apática, tal como a equipa.

E mais uma vez repito que vem de cima, de uma direcção na linha da anterior, mansa e desmobilizadora. Sinto muito pois votei no Rui Costa e gosto do Rui Costa, mas queria uma mudança de rumo e não uma continuação no mesmo rumo em que estávamos.

Tivesse acontecido com o Benfica o que vi em Barcelos, e não vi o jogo mas Vizela também teve as suas coisas...a dragartagem já estava num frenesim a chorar-se e a rasgar as vestes. No Benfica, no se passa nada. Aliás, eu como sócio, e accionista, não sei nada do que se passa, até gostaria de ter alguma informação relativa ao investidor americano que parece ter-se desvanecido em fumo...mas, nada.

Saudações Benfiquistas
De Antonio Paiva a 20 de Dezembro de 2021
O Supremo Tribunal Administrativo (STA) confirmou a multa de 61.200 euros aplicada ao Benfica, por lesão da honra e reputação, após recurso da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), segundo o acórdão a que a Lusa teve acesso.

Em causa estava a multa aplicada pelo Conselho de Disciplina aos encarnados, a 11 de junho de 2019 por críticas à arbitragem, através da newsletter oficial do clube, em março do mesmo ano, que foi alvo de recurso por parte do clube.

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) julgou procedente o apelo do Benfica, reduzindo a multa a aplicar ao emblema da Luz para 45.900 euros, tendo a FPF recorrido para o Tribunal Central e Administrativo do Sul (TCAS), que manteve a decisão do TAD, e, posteriormente, para o STA.

«Pelo exposto, acordam em conceder provimento ao recurso, revogando o acórdão recorrido e confirmando o acórdão do pleno da secção profissional do Conselho de Disciplina», lê-se na decisão do STA, datada de 9 de dezembro.

(para leitura aos 'situacionistas' e aos 'talibãs' afetos ao sport lisboa e benfica ... saudações vermelhas ❣❣❣)
De Anónimo a 22 de Dezembro de 2021
Caro D’Arcy
Quanto a este jogo está tudo dito e nada a acrescentar.
O que lamento é a novela Jesus vs Flamengo, com o patrocínio da direcção do Benfica ao permitir o jantar de Jesus com os dirigentes do Flamengo.
Quando o motivo central e para onde deveriam ser carreadas todas as forças é os jogos com o Porto, assistimos a este amadorismo.
O comunicado do Benfica é pior que autorizarem o treinador a reunir com os dirigentes do clube brasileiro.
Votei Rui Costa e pensei que se ia pensar mais no Clube e em futebol do que nestes episódios.
Quanto a mim, o Benfica deve mandar o Jesus para o Flamengo e com desconto. Vê-se que Jesus não está com a cabeça no Benfica.
Sócio há 27 anos, hoje mais Benfiquista que ontem.

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Maio 2022

Abril 2022

Março 2022

Fevereiro 2022

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Formação

Exemplar

Brilhante

Brio

Dignos

Darwin

Erros

Incómodo

Extraordinário

História

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds