VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Domingo, 12 de Maio de 2024

Despedida

Uma despedida da época na Luz muito tranquila, coincidente com a despedida ao Rafa. Foi uma goleada que até peca por escassa, com dois golos dele, numa tarde que para além disso só terá ficado marcada pela excelente operação de relações públicas pelo nosso treinador lançada pela principal claque do Benfica. Com o seu habitual tacto, conseguiram virar praticamente todo o resto do público contra eles, e o Roger Schmidt certamente terá agradecido o desviar das atenções.

1.jpg

Duas equipas sem objectivos, num jogo de final de época. Mesmo assim não houve lugar a experiências. No Benfica, e com as ausências forçadas do Marcos Leonardo e o Cabral, o Rafa foi o jogador mais avançado. Também previsível era que com a indisponibilidade do Neres, o nosso treinador aproveitasse para enfiar mais uma vez o João Mário no onze. De uma forma simples, o jogo pode descrever-se pelo falhanço completo da defesa em linha do Arouca. A tentativa de jogar com a defesa muito subida e a armadilha de fora de jogo falhou completamente e providenciou o cenário ideal para a despedida do Rafa, que normalmente agradece todo aquele espaço livre à sua frente. Os primeiros minutos até deixaram antever que teríamos uma exibição vintage do Rafa, já que primeiro desperdiçou uma ocasião ao não fazer o passe para o Di María, e depois falhou ele uma oportunidade isolado, permitindo a defesa ao guarda-redes. O Arouca ainda conseguia equilibrar na posse de bola, já que tem uma equipa com bons jogadores e bem organizada, mas com a defesa a falhar constantemente a casa começou a ruir assim que o primeiro golo entrou, aos vinte e cinco minutos, quando o Benfica já tinha desperdiçado outras boas ocasiões, incluindo . Penálti por mão na área, o Rafa recusou marcá-lo e o Di María tratou do assunto. O segundo apareceu pouco depois da meia hora e outra vez de penálti, depois de mais uma bola metida nas costas da defesa arouquense, pelo Di María. A tentativa do fora de jogo  falhou e o Kökçü isolou-se, chegando primeiro do que o guarda-redes à bola e sendo derrubado. O turco encarregou-se de converter o penálti desta vez (mais uma vez o Rafa não quis marcá-lo) e tal como o Di María enviou a bola para um lado e o guarda-redes para o outro. O momento alto apareceu já quase sobre o intervalo: o Rafa combinou com o Aursnes na direita e apareceu solto na área, perto da esquina. De forma até surpreendente, decidiu-se pelo remate e colocou a bola bem junto do ângulo mais próximo, num remate quase à futsal. Grande golo.

3.jpg

E o Rafa começou a segunda parte como terminou a primeira, a marcar. Foi logo no segundo minuto, em que recebeu de costas para a baliza a bola vinda do Carreras, virou-se sobre o defesa que o marcava, aguentou a falta, evitou um segundo defesa e à saída do guarda-redes, picou a bola. Mais um grande golo, que foi festejado com dedicatória ao Pizzi, já que ao marcá-lo o Rafa igualou o Pizzi na lista de marcadores pelo Benfica. Se o jogo já estava praticamente resolvido antes, ainda mais ficou. A única dúvida seria mesmo quantos golos mais conseguiria o Benfica marcar, porque o Arouca foi pouco menos que inofensivo no ataque - se a memória não me falha, o Trubin apenas teve que fazer uma defesa durante todo o jogo, e foi um remate inofensivo. Esteve mais em jogo só porque os colegas lhe passavam a bola e o envolviam na saída de bola, caso contrário não teria tido nada mais para fazer.  Houve mais ocasiões para marcarmos (um falhanço inacreditável do João Mário, sem exagero a um metro da linha de golo) e em algumas situações a armadilha do fora de jogo até funcionou mesmo - o que por exemplo resultou num golo anulado ao Di María, a passe do Rafa (e seria mais um bonito golo, com um chapéu ao guarda-redes). A quinze minutos do final o Benfica fez mais duas substituições (antes já tinha entrado o Morato e o Tiago Gouveia para os lugares do António Silva e Florentino) e entraram o Rollheiser e o Tengstedt para os lugares do Di María e do Kökçü, e na primeira vez que o dinamarquês tocou na bola desmarcou-se a passe do Rafa (mais um passe para as costas da defesa), contornou o guarda-redes e marcou de ângulo apertado, sobre a direita. Até final, tempo para a substituição já perto do final do Rafa para o merecido aplauso - entrou para o seu lugar o jovem João Rêgo, para fazer a estreia pela equipa principal. E ainda estivemos muito perto do sexto golo pois o Rollheiser, uma vez mais isolado, falhou o golo de forma incrível atirando ao lado, e mesmo a fechar o João Rêgo teve por duas vezes na mesma jogada o golo nos pés.

2.jpg

O homem do jogo é o Rafa, que quando tem pela frente tanto espaço para explorar agradece. Marcou dois golos, fez uma assistência (e podiam ter sido ainda mais, pois foram dele os passes para a bola do João Mário ao poste ou para o golo anulado ao Di María) e deixou-nos com uma imagem do melhor Rafa. Está longe de ser um jogador unânime, por vezes sofre apagões inexplicáveis, mas falando por mim, é um dos meus jogadores preferidos e vou sentir saudades. Foram oito épocas a vê-lo com a nossa camisola e em muitos jogos a esperar que viesse dele o rasgo que resolveria um jogo, o que fez por diversas vezes e em jogos importantes. Outras boas exibições do inevitável João Neves e do Kökçü, que andámos a maior parte da época a desperdiçar em posições mais recuadas. Acrescento ainda que se possível, se deixem de inventar na posição de lateral esquerdo. Que se contrate mais um, para termos uma opção, mas que se mantenha o Carreras, que provavelmente se tivesse começado a jogar regularmente mais cedo já estaria ainda melhor. Parece-me estar claramente a progredir à medida que ganha experiência e confiança e tem muita margem de progressão. Gosto da largura que ganhamos ao jogarmos com um lateral de raiz.

 

A Luz fechou as portas por esta época, uma época nada memorável. Há muitas decisões a tomar, que acima de tudo devem ser tomadas com ponderação e não a reboque de gritaria, cuspidelas, garrafadas e tochas. Não espero também autênticas revoluções no plantel, na minha opinião existe qualidade em quantidade, apenas necessitamos de alguns retoques em posições específicas. Revoluções normalmente significam recomeçar do zero, e eu sei que esta época não foi boa mas também não foi propriamente zero. Lá estarei de regresso ao meu lugar em Agosto.

 

P.S.- Parabéns às nossas mulheres, que conquistaram com todo o mérito o tetracampeonato apesar de uma personagem fechada numa cabine ter tentado o que podia para o entregar a outra equipa. Desde que esta equipa nasceu que só sabe ganhar, primeiro na segunda divisão, depois na primeira - e poderia ser pentacampeã se o campeonato não tivesse sido anulado na época da COVID. Falta apenas mais um jogo para conseguirem o pleno das competições nacionais esta época, o que seria mais um marco memorável na história desta equipa.

tags:
publicado por D'Arcy às 22:44
link do post | comentar
13 comentários:
De AP a 13 de Maio de 2024
Começar pelo fim.
Parabéns à equipa de futebol feminino que provou esta época que quando se trata do Benfica, para ganhar não basta ter um excelente equipa, comandada por uma excelente equipa técnica e a jogar um excelente futebol. É preciso lutar contra muita coisa ... o golo que foi anulado e que dava o 2-0 é prova disso! Vergonhoso!
Quanto ao resto, tudo foi sendo escrito neste espaço a cerca da equipa sénior. Apenas desejo que haja muita ponderação, muita frieza a tomar as decisões que devam ser tomadas, tendo também sempre ciente que há muita coisa boa a aproveitar.
De Nick Name a 13 de Maio de 2024
De acordo com toda a analíse do jogo, mas fico surpreendido por não haver nenhuma referência ao comportamento repugnante do grupo de arruaceiros que dá pela designação de No Name, que tudo fizeram para estragar a despedida do Rafa, com cânticos de insultos, arremesso de tochas e outras atitudes lamentáveis. A grande maioria do estádio VAIOU repetidamente os energúmenos, que são neste momento o maior problema do clube.
Eu também vou ter saudades do Rafa, que não merecia estes comportamentos de um bando de anormais. Quanto ao resto, é hora de reflectir e tomar decisões, mas é possível agir JÁ para criar um ambiente mais saudável no estádio na próxima época.
De D'Arcy a 13 de Maio de 2024
A referência ao comportamento dos NN está feita logo no parágrafo inicial; foi a operação de RP que fizeram pelo Schmidt.
De Nick Name a 13 de Maio de 2024
Muito bem, tinha-me escapado, mas essa referência foi redigida de tal forma que não dá ideia nem da boçalidade dos arruaceiros em causa nem (e sobretudo, porque é o mais significativo) da reacção dos outros sectores do estádio às atitudes dos ditos imbecis. Para mim uma coisa é evidente: a esmagadora maioria dos benfiquistas está farta do comportamento do bando da bancada sul e quer que sejam tomadas medidas. Acrescento que mesmo fora desta zona houve indivíduos a criar problemas e confrontos.Para mim, é este neste momento o problema mais grave do clube, mais grave que o de saber quem vai ser o treinador na próxima época. Se não se agir, vamos ter problemas muito sérios muito em breve.
De D'Arcy a 13 de Maio de 2024
Não lhes quis dar demasiado destaque, porque é o que desejam. Mas menciono que eles conseguiram virar praticamente toda a gente contra eles, o que diz bem da reacção do resto do estádio.

Eu sinceramente acho que o sonho de quase todas as claques é conseguirem chegar à posição que os Super Dragões têm (ou tinham) no FCP. Terem uma voz mais do que activa, mas mesmo decisiva na vida do clube. Demorou, mas finalmente parece que o reinado dos SD está a chegar ao fim. Do lado verde, as claques tiveram também o seu momento de glória nos tempos do aspirador lunático, e vimos como tudo acabou. Os nossos ainda não conseguiram chegar a ter esse nível de influência - os pontos mais altos são berrarias e insultos nas AGs, e tochas nos estádios - e por isso estão permanentemente insatisfeitos.
De Nick Name a 13 de Maio de 2024
Totalmente de acordo. O problema é que estes energúmenos estão a tentar compensar a sua falta de influência com um crescendo de agressividade e isso pode vir a criar situações muito mais graves ainda do que aquele ambiente deteståvel que se está a viver no estádio que é nosso e não daquela cambada.
De AP a 13 de Maio de 2024
Totalmente de acordo!
De Joe Nash a 13 de Maio de 2024
Vais ter saudades do Rafa...e eu vou vomitar depois de ter lido essa barbaridade
De D'Arcy a 13 de Maio de 2024
Não tenho direito? É um jogador qualquer que consegue fazer oito épocas, mais de trezentos jogos e quase cem golos pelo nosso clube? Que nos deu vitórias em vários jogos decisivos? Ou os jogadores que podemos ou não apreciar também são uma marca de água do nosso benfiquismo?
De Anónimo a 13 de Maio de 2024
Podias ter vomitado antes e aproveitado para te cagares todo antes de vir aqui escrever. Era um serviço que nos fazias a nós todos.
De Luis Agostinho a 13 de Maio de 2024
Finalmente!

Finalmente consegui ver o meio campo do Benfica com o triângulo Florentino, Neves e Kokçu. Não consigo deixar de pensar o que teria sido se o treinador tivesse apostado nessa estrutura ao longo da época.

Estando longe e tendo visto o jogo na tv, pareceu-me que a grande maioria do público está com o treinador, pois só os ouvi manifestar nos golos e contra o sector sul. Durante o resto do jogo, só faltaram os cachorros quentes e as colas para parecer a audiência de um jogo de baseball.

Esta época miserável nunca mais acaba, ontem até houve mais um jogo com mais um longo prolongamento, pelos vistos há quem não queira que isto termine. Seria interessante comparar o tempo total de prolongamentos do contumilense, dos vmocs, e do resto das equipas, nesta época. Não tenho esses dados, não tenho tempo para procurar nem sei se existem, mas seria interessante.

Saudações Benfiquistas







De carlos a 13 de Maio de 2024
O Rafa, não é mau jogador mas é muito intermitente se fosse mais consistente de certeza que já não estaria no Benfica, à muito tempo.
De Fernando Valente a 13 de Maio de 2024
Benfiquista de V. do Castelo,apenas falta mais um jogo, o de hoje foi estremamente calmo e, nem assim existe paz nas bancadas claques que vivem no inferno desta época, um conselho acalmem-se e,façam um balanço! Esperemos pelos próximos capítulos, acabou-se a acalmia do nosso Presidente, espero que ponha o leme no rabo da àguia e a leve a bom porto.

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Maio 2024

Abril 2024

Março 2024

Fevereiro 2024

Janeiro 2024

Dezembro 2023

Novembro 2023

Outubro 2023

Setembro 2023

Agosto 2023

Maio 2023

Abril 2023

Março 2023

Fevereiro 2023

Janeiro 2023

Dezembro 2022

Novembro 2022

Outubro 2022

Setembro 2022

Agosto 2022

Maio 2022

Abril 2022

Março 2022

Fevereiro 2022

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Apropriado

Despedida

Vergonha

Emendar

Calendário

Poucochinho

Gestão

Curta

Perdido

Frustrante

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds