VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Quarta-feira, 27 de Setembro de 2017

Desprestigiante

Uma exibição sem ponta por onde pegar e um resultado desastroso e desprestigiante para o Benfica. Nada, absolutamente nada daquilo que o Benfica fez durante os noventa minutos esta noite é digno de ser considerado positivo (só mesmo o comportamento dos nossos adeptos na bancada). Não é um jogo para esquecer, é para lembrar mesmo, porque apenas encontro paralelo a isto na nossa história mais recente nos episódios de Vigo e de Atenas.

 

 

Nem posso escrever muito sobre o futebol jogado num jogo em que, da parte do Benfica, praticamente não existiu. Podia começar a criticar a defesa, já que na primeira vez que o adversário passou a linha do meio campo - e isto infelizmente nem é uma força de expressão, porque foi mesmo literalmente na primeira vez que isso aconteceu - colocou-se em vantagem. Defender tão mal já é preocupante quando jogamos cá dentro, mas numa prova como a Champions, defender assim faz o adversário parecer uma equipa fabulosa. A sensação que dá neste momento é que basta o adversário ter um jogador mais veloz na frente para desbaratar por completo a nossa defesa. Foi mesmo em contra-ataque que o Basileia construiu este resultado: deu-nos a bola, nós andámos lá na frente a fazer aquilo que ultimamente melhor sabemos fazer, ou seja, mostrar zero objectividade no ataque e total incapacidade para criar ocasiões de golo (conseguimos acertar zero remates na baliza durante todo o jogo, apesar de termos mais posse de bola) e depois recuperar a bola e sair em contra-ataque, aproveitando as crateras da defesa. Podia por isso criticar de forma igualmente veemente um ataque completamente inoperante, incapaz de criar uma única real ocasião de golo apesar de ter a bola em seu poder muito mais tempo do que os suíços. Se eles em três ou quatro toques criavam uma situação complicada, nós em vinte na maioria das vezes acabávamos no mesmo sítio onde tínhamos começado. O segundo golo é, à falta de um adjectivo mais inspirado, anedótico. Sofremo-lo aos vinte minutos, na sequência de um canto a nosso favor e de um contra-ataque conduzido por dois jogadores. Dois jogadores. Contra quatro ou cinco nossos, e a bola acabou dentro da baliza. E o jogo ficou praticamente decidido aí, porque nessa altura já não via qualquer capacidade na nossa equipa para inverter o rumo dos acontecimentos, e apenas esperava que a coisa não acabasse num desastre.

 

Mas um desastre foi mesmo o que aconteceu. A substituição previsível ao intervalo (Salvio no lugar do Cervi), penálti do Fejsa a dar o terceiro golo, e depois desnorte completo da equipa. Quando um jogador com a experiência do André Almeida se faz expulsar (bem expulso, independentemente de ter motivos de queixa por não ter sido assinalada uma falta anterior sobre ele) daquela forma, está tudo dito quanto à estabilidade emocional da equipa. A mim parecia-me que nessa altura a única decisão racional seria reorganizar a equipa e tentar minimizar os estragos, mas nada disso aconteceu. O que eu vi foi uma equipa completamente à deriva, sem rei nem roque, com nove jogadores de campo a correr desmioladamente de um lado para o outro e a atacar sem critério, como se bastasse um golo para inverter o resultado, enquanto que a defesa (completamente entregue a si mesma, já que a equipa estava partida e os jogadores mais adiantados nem pareciam preocupar-se em ajudar a defender) deixava avenidas abertas para os jogadores adversários. O Basileia apenas teve que fazer o que tão bem tinha feito até aí: esperar calmamente pelos erros e aproveitá-los, sendo que nesta altura era ainda mais fácil tirar partido deles. O quarto golo surge após uma assistência brilhante do Pizzi, a solicitar a reconhecida velocidade e destreza de rins do Luisão, e no quinto acho que se fosse necessário ainda apareceria o guarda-redes suíço a fazer mais uma recarga sem que algum jogador nosso conseguisse afastar a bola. E mais alguns ficaram por marcar, como por exemplo numa jogada em que o Basileia enviou a bola por duas vezes aos postes.

 

Com duas derrotas (uma em casa, outra por números copiosos) frente às duas equipas teoricamente mais fracas do grupo, parece-me que a questão do apuramento para a próxima fase começa a ser uma miragem, e mesmo para a Liga Europa está severamente comprometida. A não ser que consigamos uns quatro pontos nos jogos contra o Manchester United, cenário que nesta fase me parece completamente inverosímil. Repito: nada se aproveita do jogo de hoje. Nem dentro (nem vou mencionar jogadores individualmente, porque conseguiria desancar cada um deles, da baliza ao ataque) nem fora do campo, já que para mim o banco revelou uma total incapacidade para meter a mão e segurar uma equipa perfeitamente desnorteada. Espero que mostre agora a capacidade para juntar os cacos e vencer já o difícil e importante jogo do próximo fim-de-semana. E contando com a nossa união ao redor da equipa - aquela que os nossos adeptos mostraram precisamente esta noite. Não há outro caminho possível.

tags:
publicado por D`Arcy às 22:35
link do post | comentar
20 comentários:
De Redpower a 27 de Setembro de 2017 às 23:29
Totalmente de acordo. Neste momento somos uma equipa vulgar, muito muito fraquinha. Hoje foi só o confirmar de muitos sintomas que se têm vindo a manifestar. Acho que os cacos não se aproveitam para nada.

Mau posicionamento, má qualidade de passe, má qualidade na receção, incapacidade de pressionar, incapacidade de desiquilibrar, falta de intensidade, enfim é tão mau que torna-se difícil explicar. Podem vir dizer que é por causa dos jogadores que vendemos, mas será que a venda de um lateral direito, um guarda-redes e um central explicam a total inoperância com que jogamos atualmente? Não creio.

Não sei como é que a equipa treina nem sei que ordens recebem antes de entrar em campo, mas há muito tempo que não via o nosso Benfica a apresentar tamanha incapacidade de jogar bem e ganhar. E não é por este jogo. Os sintomas começaram no jogo com o Portimonense e desde aí, o que é mais preocupante é que não há melhorias nenhumas. Pelo contrário, acho que há uma total incapacidade de melhoria, o que para mim é difícil de explicar, visto que grande parte do onze é o mesmo da época passada.

Não resta outra opção senão trabalhar e sentir o peso da camisola que vestem. Não podemos aceitar mais humilhações destas.
De Cyber a 27 de Setembro de 2017 às 23:39
É, no mínimo, ultrajante!!
O jogo do SLB é lento, previsível, com posse de bola, é verdade, mas a jogar para o lado e para trás. Assim se vai desprestigiando o emblema do SLB na Europa do futebol.
É hora de reunir as tropas e fazer uma introspecção profunda dentro da equipa e ter a humildade de mudar aquilo que tem que ser mudado e arrepiar caminho.
Eu sempre desconfiei de RV, mas ainda assim acho que deve continuar à frente da equipa, pois tem o crédito dos 2 últimos campeonatos.
Se este tipo de futebol muito rendilhado, lento e sem eficácia, for para continuar, ele que ponha o lugar à disposição ou senão ponho eu, recusando-me a assistir a qualquer jogo do SLB até final da temporada.
De Anónimo a 27 de Setembro de 2017 às 23:57
Boa noite. Quer dizer, tanto quanto for possível...
Infelizmente, os meus receios continuam a confirmar-se, jogo após jogo.
O nosso futebol é absolutamente patético! Ridículo, mesmo!
Qualquer que seja o adversário, o nosso "registo" é sempre o mesmo: uma defesa medíocre, desesperantemente lenta, totalmente ineficaz, sem capacidade de pressão e sem qualquer clarividência nem sentido prático de processos, e uma capacidade ofensiva que arrepia, de tão paupérrima que é! A nossa manobra ofensiva actual é uma constante ameaça para a defesa, tão fácil é a perda do controlo da bola e o subsequente contra-golpe.
Qualquer Boavista, Portimonense ou Paços de Ferreira - equipas bem piores do que o Basileia, mesmo sendo este de uma terceira linha europeia!... - disputam actualmente os jogos taco-a-taco connosco, independentemente de jogarem na Luz ou em qualquer outro lugar.
Como já anteriormente considerei, vimos mantendo um registo muito pobre, desde há demasiado tempo. Fomos sendo ludibriados pelas conquistas recentes, que foram mais demérito dos nossos adversários do que mérito nosso, e esquecemos deliberadamente o que estava à vista de todos. Vitórias muito sofridas, sempre uma extrema dificuldade para fazer, ou aguentar, um resultado, e uma qualidade quase sempre a um nível inaceitavelmente baixo.
A par desse quadro, negro, uma inacreditável política de gestão de recursos, que foi alienando jovens promissores e de qualidade, mantendo atletas em fim de carreira e com respostas já notoriamente limitadas, e comprando sempre (muito) mais em quantidade do que em qualidade, e a preço elevado, acabou por nos empurrar para uma situação de onde não parece haver saída. Ainda mais quando se percebe que uma equipa técnica que beneficia de uma situação estável e de "créditos" pelos resultados obtidos no passado imediato, é clara e comprovadamente incapaz de ser parte da solução, antes contribuindo para agravar a situação. Na verdade, RV nunca provou estar à altura de uma equipa como o Benfica. E se, antes, a "cortina de fumo" criada pelas vitórias nos permitia aceitarmos a sua discutível qualidade e o seu discurso monocórdico, a actual situação já nos (ou me...) deixa incapaz de o tolerar.
Neste contexto, RV já nada trará ao Benfica e, como tal, deverá ser substituído. Por alguém que venha trazer mais qualidade de trabalho, mais rigor e mais exigência, e que seja capaz de sentar as "vacas sagradas" do plantel, e apostar na qualidade que exista, em detrimento do primado da antiguidade. Se não for assim, os próximos tempos vão cavar fossos intransponíveis entre a equipa e os adeptos, que se vão agravar continuadamente, em direcção a um final imprevisível.
Por isso, D'Arcy, em minha opinião, não só há um outro caminho possível, como defendo que esse seja o único capaz de dar uma quota de garantia à altura das necessidades do SL Benfica.
Domingo vamos à Madeira. Temo que tenhamos a continuação do que foi Basileia. E as coisas terão que mudar logo no imediato ao jogo do Funchal...
Estou devastado, mas lúcido...
Saudações benfiquistas!
De Dias Pereira a 27 de Setembro de 2017 às 23:58
Acabei de deixar aqui um comentário, mas não o assinei.
Aqui fica o registo: Dias Pereira.
De Luís Manuel a 28 de Setembro de 2017 às 00:27
Olá D'Arcy, e obrigado pelo teu post. Obrigado e saudações Benfiquistas, porque escrevê-lo não deve ter sido nada fácil para ti (eu não conseguiria escrever nada sobre o que se passou hoje). Estás sempre aqui quer quando ganhamos, quer quando perdemos, e tiro-te o meu chapéu.

Estou muito desapontado e triste, para dizer o mínimo. Depois daquele jogo igualmente desprestigiante em Atenas, julguei que isso não se repetisse. Concordo com o que escreves. Para ser sincero, não me importa muito que não sejamos apurados para a fase seguinte. Se contra Basileia e CSKA fazemos isto, nos oitavos da CL não temos hipóteses. Não podemos é dar espectáculos destes. Parece-me que temos de reconstruir uma equipa, mentalmente, fisicamente e estrategicamente, e concentrarmo-nos nisso mesmo. Houve erros enormes na pré-época, sobretudo o facto de não termos colmatado devidamente saídas muito importantes. Vai ser difícil corrigir agora esses erros, mas é preciso fazer-se alguma coisa a começar já pelo próximo jogo na Madeira. Lamento muito pelos fantásticos adeptos que estiveram hoje no estádio, tantos deles emigrantes, que sofreram esta derrota na pele.
De BI-Campeão EUROPEU a 28 de Setembro de 2017 às 00:43

HIPER-VERGONHOSO.
Esta equipazeca e este proto-treinador são uma verdadeira ofensa a todos aqueles que amam o Glorioso Sport Lisboa e Benfica.

A mim, esta derrota nem sequer me consegue surpreender, pois os sinais da extrema fragilidade destes pseudo atletas / jogadores há muito que estão escarrapachados em quase todos os anteriores jogos desta tristérrima época.

Equipa lentíssima, pesadíssima, com a intensidade de jogo e força física próprias de um campeonato feminino de juvenis, etc,etc,etc,..
Será que os "treinos" destes privilegiados da vida não passam de umas corridinhas para tomar banho, e depois matar o tempo na play-station e a emborcar umas cervejecas????????

Uma equipazeca que sofre golos PATÉTICOS, num exercício de autêntico SUICÍDIO.

Os "professsores" e "catedráticos" da bola estão sem argumentos. Se não tivesse jogado hoje o Fejsa e em seu lugar jogado um outro médio defensivo qualquer, viriam logo esses teóricos agarrar-se à ausência do nosso jogador sérvio, bla, bla, bla, bla,.

O problema do Benfica, o seu grande problema não é a ausência ou a presença do jogador A, B, ou C, D, etc,etc,etc,... O grandíssimo problema do nosso Benfica é a falta de PROFISSIONALISMO A SÉRIO, é a falta de INTENSIDADE DE JOGO, é a falta de força FÍSICA e presença atlética.
É a FATALIDADE de uma equipa que anda a FAZER TURISMO, e que por isso entra nos jogos a 5 à hora e sai dos mesmos a 2 à hora.

Uma VERGONHA sem medida para uma equipa do Maior e Melhor clube de Portugal.

Falta muito trabalho, TRABALHO A SÉRIO aos "profissionais" do Clube. Vê-se a OLHO NU que qualquer equipazinha cá do burgo - sem sequer é preciso dar o exemplo do Basileia - corre, salta e luta mais, e muito mais do que os PRIVILEGIADOS que andam a AJAVARDAR o nosso Inigualável MANTO SAGRADO VERMELHO.

É o que dá o nosso amado BENFICA ser "dirigido" por um HÍBRIDO que é apenas um MEIO-Benfiquista, a fazer de presidente, que é um MANSOLA e que é MESTRE na "arte" das PALMADINHAS NAS COSTAS.

Tudo lento e denunciado, não há garra, não há força, não há vontade, enfim não HÁ NADA a não ser os CHORUDOS CHEQUES ao fim de cada mês.

Como dizia uma senhora de mais de 70 anos de idade, e todos eles de verdadeiro Benfiquismo, com a amargura e dor / revolta na voz, " os nossos jogadores até parece que foram a pé e com um saco de 50 kilos às costas para a Suíça.

Apoiar verdadeiros Atletas / Jogadores e o BENFIQUISMO??? Seemrpeeeeeeeeeeeeeeeeee Sempreeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee.

Apoiar PARASITAS / TURISTAS e um Híbrido MANSOLA que tudo vê e consente e não passa das recorrentes PALMADINHAS NAS COSTAS????

Nuncaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
NUNCAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA.

Eu que até sou ATEU, prefiro ir à MISSA ou rezar o TERÇO.

ACIMA DE TUDO E DE TODOS SÓ UM: O GLORIOSO SL-BENFICA.
De RedRyan a 28 de Setembro de 2017 às 08:09
sim... um golpe muito baixo que se trata de um escandalo por ser uma equipa que nem e nada de especial ma champions e que um Benfica normal venceria com mais ou menos dificuldade. Mas o que dizer agora e queixar?
O problema foi a falta de accao do Presidente e da direcao enquanto o mercado esteve aberto. Eles estiveram activos mas foram buscar jogadores que nada acrescentam ao Benfica.
A epoca passada vencemos mas nao se esquecam de como vencemos. Os adversarios nao iam dormir e agora eis o que se passa. Sou apenas simpatizante de futebol e entendi perfeitamente que a equipa mesmo nao vendendo ninguem teria de se reforcar em todos os sectores. Os nossos melhores jogadores sao lesionados quase cronicos. Obviamente que e necessario precaver essas situacoes com jogadores do mesmo nivel ou melhores. Nos fomos buscar piores e que nem jogam na equipa principal.
Vendemos pecas importantes e nem sequer fomos buscar substitutos. Apostamos em jogadores que raramente jogam e cujo tempo de ouro ja passou. Talvez agora queiram vender e nao vlham metade.
A culpa e dos jogadores? Claro que nao. Eles nao valem mais do que vemos neles. Pessoalmente acho que mais de metade desta equipa nao tinha lugar num Benfica de ha 2 ou 3 anos. Agora sao titulares. Isto e sofrivel.
Nao querendo ir atras da culpa etc aquilo que sempre fazemos... mas o desinvestimento esta a vista.
De Joao Coelho a 28 de Setembro de 2017 às 10:59
Há muito tempo que venho dizendo que um Clube que é governado por um cadastrado e que tem em lugares chave sportinguistas convictos não tem futuro. Esta época foi vergonhosamente planeada pela nossa SAD. Desleixaram-se e convenceram-se que tudo se resolvia. Os resultados, até à data, estão à vista. Podemos fazer melhor? Sim podemos! Mas este ano o FCP está muito melhor e com Sérgio Conceição e jogadores que tinham sido dispensados a outros clubes, estão a jogar bem melhor. Os escarradores do Lumiar acertaram nas contratações e também parecem estar melhor. Mas com JJ, cedo ou tarde, caem. Pelo menos assim o espero.

Admiro Rui Vitória e sempre disse que lhe deviamos dar, no minimo, 3 anos. Os 2 primeiros correram a contento, mas a segunda volta da época passada deu para perceber que RV não é o comandante ideal. Mesmo que ganhe o Campeonato esta época. Nota-se que é maleável, não sabe nem quer bater o pé à SAD no que diz respeito à constituição do plantel e pelo outro lado é visível a olho nu as dificuldades na gestão do mesmo. É fácil enviar Varela para o banco. Mas quando algumas vacas sagradas continuam a jogar, quando se nota que o seu tempo já lá vai, aí é preciso tê-los no sítio e RV parece que é o tipo de pessoa que não gosta de arranjar conflitos. Assim sendo é imperioso substituir RV no final desta época e vital para o nosso desenvolvimento correr, nem que seja à pazada, LFV e sus muchachos lagartoides. Não tenho a mínima das dúvidas que LFV usa o Benfica como uma ponte de lançamento para os seus negócios mais os do seu amigo Mendes e uma vez fora vamos ver que as falcatruas feitas vão ser de monta.

Levar 5 dos Basels desta vida é desprestigiante. Excepto para os palhaços Afonsos e outros seres vegetativos. Para eles o SLB foi fundado por Vieira. Estes são os mesmos que apoiaram V&A e que mais tarde voltaram o bico ao prego. Adoram gajos como o Antunes e o Pedro Guerra. Como disse anteriormente, considero esta gente pessoas sem coluna vertebral. São uns tristes e repugnantes. Piores, mil vezes, que os lagartos e adoradores da fruta.

A época não está perdida e como Benfiquista que sou cumpre-me apoiar. Lá estarei na minha Madeira a gritar pelos nossos jogadores. E também deixar um recado a LFV para que se vá. Para sempre de preferência ...

PS: Alguém que avise o LFV e a estrutura que o 3º lugar só dá acesso à Liga Europa!
De picalagartixas a 28 de Setembro de 2017 às 11:11
Muita coisa a correr mal ao mesmo tempo:

• Falta de rigor tático, sobretudo, nas transições defensivas
• Jogadores fora de forma
• Meio-campo em inferioridade numérica
• Arbitro incompetente

E ao Vitória no final do jogo teria ficado bem pedir desculpa a todos os adeptos do Benfica, mas, possivelmente, por nos clubes por onde passou ser normal levar 5 de equipas do nível do Basileia, esse pedido nem lhe passou pela cabeça (ainda) formatada para treinar clubes pequenos.

Tetra Saudações
De Anónimo a 28 de Setembro de 2017 às 11:29
Despacito, pasito a pasito, suave suavecito...!!! Que poquito juega este equipito viejecito, sugadito, chupadito.

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Longe

Arraial

Panaceia

‘Feeling’

Pequeno

Miséria

Normalidade

Selado

Horrível

Sem comentários

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds