Foram mais uma vez várias as mudanças em relação ao que costuma ser o nosso onze mais habitual, mas isso não impediu o Benfica de dominar o jogo contra o Boavista do princípio ao fim, e obter uma vitória inteiramente merecida e escassa para tanto domínio e oportunidades criadas.

O Bruno Lage voltou a optar pela disposição táctica em que o Carreras actua como falso terceiro central, com o Dahl mais encostado sobre a esquerda. Do lado oposto, o Leandro Santos. A dupla de centrais foi constituída pelo Tomás Araújo e o Otamendi, o meio campo teve os dois únicos médios disponíveis Kökçü e Aursnes, e na frente jogaram desta vez o Amdouni, Belotti e Bruma. A fase inicial do jogo até foi algo morna, apesar do Benfica ter tomado imediatamente a iniciativa. Mas perante um Boavista fechado atrás e que deixava apenas o Bozenik na frente, o Benfica circulava a bola sem velocidade suficiente para desmontar e encontrar brechas na defesa adversária. Foi por volta dos vinte minutos que o Benfica resolveu aumentar a velocidade e aí o Boavista começou a mostrar ser incapaz de acompanhar o nosso ataque e a abrir buracos por todo o lado. A grande excepção, que acabou por se tornar na grande figura do jogo, foi o guarda-redes Vaclik, que só à sua custa terá evitado uma goleada das antigas. Nem posso estar aqui a enumerar todas as ocasiões de perigo que o Benfica criou, porque senão este post seria enorme - foram mais de 30 remates e duas mãos cheias de oportunidades flagrantes de golo. O marcador funcionou pela primeira vez apenas aos vinte e oito minutos, quando o Bruma na esquerda se livrou com facilidade do marcador directo e meteu a bola no centro da área para uma finalização de primeira do Belotti, que assim se estreou a marcar pelo Benfica. Depois foi ver as oportunidades a acumularem-se e o Vaclik e engatar para uma exibição épica. Só na primeira parte o Belotti poderia ter chegado ao hat trick, com o Benfica a descobrir que podia criar perigo com alguma facilidade se conseguisse colocar a bola rapidamente na área, onde o italiano conseguia quase sempre antecipar-se aos defesas. Acertou no poste numa ocasião, e viu o Vaclik negar-lhe o golo noutra, tudo em lances deste tipo. Quando o apito para o intervalo chegou, já o resultado era insatisfatório para aquilo que se tinha visto.

A segunda parte, para a qual o Boavista regressou com considerável atraso, foi a continuidade da primeira. O Benfica ameaçou o golo pelo Aursnes e a seguir pelo Bruma, e neste último lance o VAR alertou o árbitro para uma falta anterior ao remate do Bruma que levou à amostragem do cartão vermelho a um jogador do Boavista. A inferioridade numérica nada mudou, porque seria difícil o Boavista ser ainda mais dominado do que já estava a ser, mas a falta de jeito à frente da baliza e a inspiração quase absurda do Vaclik continuavam a retardar o segundo golo. Depois de mais uma defesa a uma situação do Amdouni isolado (passe magnífico do Carreras) e a seguir outra defesa a mais um remate do Belotti, confesso que comecei a ficar enervado com a possibilidade remota de um golo fortuito do Boavista acontecer completamente contra a corrente do jogo. No entanto, aos sessenta e oito minutos trocámos o Amdouni e o Belotti pelo Aktürkoglu e o Pavlidis, e bastaram dois minutos para esta dupla construir o segundo golo: passe do Kökçü a desmarcar o compatriota sobre a direita da área, e passe deste para o Pavlidis, completamente à vontade à frente da baliza, empurrar para o golo. Finalmente alguma tranquilidade no marcador, que aumentou sete minutos depois (com mais uma defesa incrível do guarda-redes do Boavista pelo meio, a um remate à queima-roupa do Kökçü), altura em que o Dahl foi puxado na área e o Kökçü converteu o penálti - teve que colocar a bola bem junto ao poste para evitar a defesa do Vaclik. Para os minutos finais, o Benfica fez entrar o Cabral e o Nuno Félix, mudando para um 442 clássico (saíram o Carreras e o Kökçü), e depois ainda deu para vermos a estreia oficial do Diogo Prioste pela equipa principal. O resultado, esse, não voltou a mexer apesar do Benfica nunca ter deixado de carregar à procura de mais golos.

Quanto aos melhores do Benfica, começo pelo Belotti. Não é um portento técnico, mas é muito forte fisicamente e foi sempre um perigo para a baliza do Boavista. Se calhar com um guarda-redes que não estivesse em modo super-herói, poderia facilmente ter feito um hat trick. Kökçü também muito bem como cérebro do jogo ofensivo do Benfica. E estou muito bem impressionado com o Dahl. Bom pé esquerdo, muito disciplinado tacticamente, e é muito inteligente a movimentar-se sem bola - acho que quando a equipa estiver mais familiarizada com ele, podemos tirar muito partido disso. Com ele a jogar naquela posição, quando temos bola o Carreras deixa de ser central e pode explorar terrenos mais interiores, com o sueco a manter-se mais sobre a linha. O lado esquerdo funcionou muito bem com estes dois mais o Bruma em combinações constantes. Do outro lado, o Leandro jogou demasiado pelo seguro e não conseguiu ser tão incisivo como o Dahl.
Mesmo dando o desconto de ter sido um jogo contra o último classificado, que está praticamente a recomeçar do zero, gostei bastante daquilo que o Benfica fez, principalmente tendo em conta que apresentámos uma equipa tão diferente do habitual. Os reforços de Janeiro estão a mostrar que podem ser ajudas preciosas para enfrentar a fase final da época. Tendo em conta o cada vez mais evidente nervosismo do Sporting, esperemos que consigamos manter o bom momento e continuar aproveitar a quebra do outro lado. A desvantagem pontual para o primeiro lugar, para já, está anulada.
De BI-CAMPEÃO EUROPEU 1960/61 e 1961/62 a 24 de Fevereiro de 2025
Quando uma equipa é derrotada por três golos a zero, e o seu guarda-redes é unanimemente considerado - e com toda a propriedade - o melhor dos mais de 22 jogadores que pisaram o relvado, é muito fácil imaginar por quantos mais de três golos de diferença poderia ter sido o jogo!!!
Parece que começamos a ter mesmo o BENFICA REAL E VERDADEIRO!!!
Andreas Belotti está a ser para mim uma grande e agradável surpresa. Felizmente que me enganei quando teci algumas considerações negativas ao seu futebol. Às vezes gosto mesmo de não ter razão, quando essa circunstância joga a favor do meu querido SLBENFICA.
Parabéns Belotti, espero que continues nesse registo e que marques muitos golos pelo Maior e Melhor de Portugal. Remate forte e espontâneo, jogador que não se "senta" na área, antes por ela deambula, sempre à procura de se antecipar aos defesas contrários para melhor poder chegar ao golo!!! Muito bem. Vejo agora que tem a escola do Futebol Profissional italiano.
Peço apenas que tentes rematar não tanto para o centro da baliza, onde normalmente está o guarda-redes, mas mais bolas enviadas para imediações dos postes para assim fazeres mais golos para o Glorioso Benfica.
Samuel Dahl, é de facto uma jóia de jogador. Merece ser titular e o Benfica deve contratá-lo quanto antes de forma DEFINITIVA, pois quanto sei, me parece que está na situação de emprestado!!!
Bruma, outro que evidencia que é mesmo REFORÇO. Muito melhor e mais eficaz e confiável nos seus movimentos atacantes, do que o jovem Sheldrup, que tem ainda que passar por uma fase de crescimento mais eficaz, pois a potencialidade para atingir patamar elevado está lá toda.
Se conseguirmos pelo menos manter a qualidade, vontade e entrega que tivemos neste jogo contra o Boavista - desejo que se mantenha na 1ª Liga, pois se não o conseguir a cidade do Porto fica totalmente dominada pelo fc-penalty, DESCARADAMENTE BENEFICIADO em Faro com um golo ABSOLUTAMENTE BATOTEIRO E FALSO - , e se, SE, SE, SE , SE,... o nosso Presidente e Direcção forem capazes de não permitirem ROUBOS e FALTAS DE RESPEITO ao nosso querido SLBENFICA, teremos 90% de possibilidades de ganhar a Taça de Portugal e o Campeonato Nacional.
É o que eu mais quero e desejo, Glórias para o GLORIOSO.
Sábado, 22-02-2025 aconteceu "MILAGRE", melhor, aconteceu mesmo MILAGRE na Catedral do Futebol português, o nosso belo Estádio da Luz. Perguntarão os caros Benfiquistas, qual foi o MILAGRE!!!!
Pois eu respondo: há muitos e muitos jogos e até anos, que não se via nos jogos do Benfica e não só, um Árbitro mesmo Árbitro!!!!!
Temos tido contentores de palermas apitadores disfarçados de Árbitros sempre a puxarem o nosso Clube para baixo e outros a GUINDAREM os clubecos dragartos para cima, como muitas vezes o nosso caríssimo D'Arcy, se vê forçado a denunciar e criticar, mas felizmente e MILAGROSAMENTE, desta vez tivemos um Árbitro.
Para que fique registado e porque é justo dizê-lo, seu nome é J.Bessa, e é da cidade (CIDADE!!!!!) do Porto. Parabéns jovem Árbitro, que prestigiou a sua função com elevadíssimo nível.
Espero e desejo que seja para continuar, pois uma só andorinha não faz a Primavera.
Viva o Maior. Viva o Melhor. Viva o BENFICA......... Sempreeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
De Fernando Valente a 24 de Fevereiro de 2025
Um Benfica fazendo o que era preciso, mandou no jogo, pena foi tanto tiro ao boneco, os nossos jogadores devem usar mais a cabeça quando o adversário permite.Vem jogos diferentes temos de estar á altura. Samuel Soares devem dar-lhe mais oportunidades, cai melhor que Trubin para o lado esquerdo.Carrega Benfica.
De Anónimo a 24 de Fevereiro de 2025
Boa crónica, apenas acho relevante um pormenor que constatei.
Muitos remates foram executados em força e saíram à figura do guarda redes.
Nos remates em força a eficácia é serem à baliza, depois depende muito da sorte o guarda redes estar no caminho da bola ou não.
Mas gostei, foi um jogo muito entusiasmante.
Carrega Benfica!
De Tino i a 24 de Fevereiro de 2025
Estive no estádio e o resultado só peca por escasso
A crónica está perfeita
Mais uma vez recordo o que escrevi aqui a semanas é que ontem teve mais um episódio na vila das Aves
Atenção aos lagartos e aos famosos comentadores
Ai está mais do mesmo
Fábio. Verdinho é um tanso
Que se presta a fazer fretes
Var e inqualificável nas suas decisões
Que vai fazer fazer o CÁrbitragem ,,,Nada
Rui Borges incrível os comentários
Proença é um Ambicioso e vaidoso
A comunicação do meu clube reagiu…..até que enfim
Estamos atentos aos próximos capítulos
Quarta-feira estarei na Luz
Não sei porque este meu comentário entrou como anónimo mas aquilo vai com identidade.
Boa crónica, apenas acho relevante um pormenor que constatei.
Muitos remates foram executados em força e saíram à figura do guarda redes.
Nos remates em força a eficácia é serem à baliza, depois depende muito da sorte o guarda redes estar no caminho da bola ou não.
Mas gostei, foi um jogo muito entusiasmante.
Carrega Benfica!
De António Madeira a 24 de Fevereiro de 2025
Olá, D'Arcy.
A mais um texto fidedigno, faltou referir algo muito importante que aconteceu ao intervalo. Não, não me refiro a mais uma xico-espertice de entrar atrasado no jogo, mas a presença de um dos jogadores mais míticos da história do nosso Clube.
Sei que, tal como eu, és mais benfiquista hoje por teres vivido o período negro dos anos 90, em que o melhor guarda-redes do mundo vestia a nossa camisola num estádio gigante muitas vezes às moscas e à chuva.
Foi aí que vi ao vivo defesas impossíveis feitas por um jogador que voltou a emocionar-me com o regresso à Luz que não foi a dele.
Estive também na final da taça, o único troféu ganho por alguém que ficará para sempre na memória coletiva dos Benfiquistas.
Para ver e rever:
https://youtu.be/ykJA5bbtq3I
Abraço.
De BI-CAMPEÃO EUROPEU 1960/61 e 1961/62 a 24 de Fevereiro de 2025
Subscrevo na íntegra o seu comentário, e penalizo-me por não ter feito nenhuma referência, ao então melhor guarda.redes do Mundo, o para sempre nosso, Michel Prudhomme, que teve o enorme AZAR de apanhar um Benfica em grandes dificuldades, em período de VACAS MAGRÍSSIMAS, e com o futebol português ( aqui incluo toda a espécie de "dirigentes", apitadores, jornaLIXEIROS, etc,etc,etc,... a ser autenticamente dominado, escravizado, aldrabado e esmagado pelo chamado Apito Dourado/AZULADO.
Se Portugal nessa altura fosse um país a SÉRIO, como por exemplo Espanha, França, Inglaterra, Alemanha, etc,etc,etc,.... muita gente do fc-penalty, a começar pelo então presidente desse clube, veriam à época o Sol aos quadradinhos, como muito bem dizia o grande Artur Semedo, cineasta e actor de primeira categoria em Portugal.
Quanto ao mais importante, o Michel Prudomme ( desculpem-me a transcrição incorrecta do seu nome, se a houver) apenas tenho a dizer que a homenagem que lhe fizemos foi JUSTÍSSIMA e MERECIDÍSSIMA.
Este senhor, juntamente com o nosso querido Manuel Galrinho BENTO, infelizmente já falecido, foi um dos três melhores guarda.redes do Benfica, talvez até mesmo o melhor de todos, não só no Benfica como em Portugal.
Para ele os meus parabéns e agradecimentos, e os votos de longa vida com toda a saúde do Mundo.
Este SENHOR, em muitos e muitos jogos teve tanta valia e qualidade, que era praticamente meia-equipa, numa época em que o nosso BENFICA era obrigado a jogar sempre contra duas equipas em simultâneo, o adversário em campo, mais o trio de APITADORAGEM!!!
Muito obrigado, senhor Michel Prudhomme.
BENFICA Glorioso e Eterno, o Maior e o Melhorrrrrrrrr....Sempreeeeeeeeeeee
De Nick Name a 24 de Fevereiro de 2025
Tem toda a razão, faz muito bem em recordar a merecida homenagem a esse fantástico jogador. Quantas vezes eu não o vi a salvar o Benfica de resultados humilhantes numa fase sinistra em que o clube estava de rastos? Para mim, é um herói.
De Nick Name a 24 de Fevereiro de 2025
Como não tenho nada a acrescentar a esta excelente crónica de um jogo sem grande história nem nada de especial a assinalar, só queria referir a palhaçada total que foi o jogo, e até o pós-jogo, dos nossos rivais esverdeados. Então não é que ainda foram capazes de se queixar da arbitragem? Quantos golos em fora de jogo e vermelhos perdoados é que queriam? Completamente alucinante...
De
D'Arcy a 24 de Fevereiro de 2025
Em todos os jogos há 500 situações em que os defesas andam ao tabefe ao adversário dentro da área e não se marca penálti, só marcam contra o Sporting. O Borges (que deixou de andar tão sorridente) tem toda a razão em queixar-se.
Há um princípio básico do futebol português: o Sporting nunca é beneficiado por erros de arbitragem. É sempre prejudicado, e mesmo quando as imagens mostram um claro benefício, a estratégia é fazer barulho generalizado e falar no Benfica.
Depois temos situações surreais destas em que fazem escândalo não por não ter sido penálti, mas sim por ter sido assinalado. O pobre do Verdíssimo andou ali a tentar ajudar o clube do coração e a evitar que o Diomande fosse para a rua, transformou o vermelho directo no penálti em amarelo (que, repito, acontece 500 vezes em todos os jogos), fechou os olhos ao segundo vermelho directo (sim, é entrada para vermelho), mesmo assim conseguiu mais uma vez mudá-lo para amarelo, e o escândalo é o VAR tê-lo chamado 'para dar segundo amarelo' - não, o VAR se o chamou foi para recomendar um possível vermelho. E assim se desviam as atenções.
De Luís Manuel a 25 de Fevereiro de 2025
Olá D'Arcy. Obrigado pelo post.
Fiquei muito feliz com esta vitória, porque sinceramente, após o jogo contra o Mónaco (e após a sequência de jogos que temos tido) estava com algumas dúvidas sobre o estado físico da equipa. Além disso, contra uma equipa que normalmente é formatada para o antijogo, nunca se sabe. Mas entrámos muito bem, e só foi pena termos marcado o segundo golo já tarde, porque assim pode acontecer algum azar. E foi também pena termos marcado apenas 3 golos, porque a produção ofensiva da equipa merecia mais. Extraordinária exibição do Vaclik, é preciso dizer. Mas gostei muito do Dahl e do Belotti, do Otamendi e do Kokçu. Acho que todos, os que jogaram de início e os que vieram do banco, estiveram bastante bem. E foi uma jornada boa para nós, que assim nos colamos ao primeiro lugar. Com o calendário difícil que vamos ter pela frente, e sobretudo nas últimas jornadas, todos os pontos amealhados são bem-vindos. No entanto, até podíamos ter saído desta jornada com um ponto à frente. Inacreditável aquela arbitragem na Vila das Aves. Gostava que me explicassem como é que os dois golos do Sporting são legais, além de outros truques de magia que o Verdíssimo conseguiu fazer. De qualquer modo, o treinador do Aves também não fez muito barulho sobre esses golos. Nem a própria 'comunicação social desportiva'. Se fosse contra nós, queria ver. Já tinham saído comunicados e pedidos de audiência ao presidente da República. Ao invés, o Sporting faz o costume: gritaria, berraria e vitimização. A manobra de diversão de sempre (curiosamente, a mesma que o Porto tanto gostava e gosta de fazer) como se fôssemos todos estúpidos e tivéssemos nascido ontem... o presidente deles não andou a dar a cara pelo Proença para agora levar com arbitragens e VARs destes...
Agora é foco no jogo de amanhã. É a eliminar e contra o Braga, e todos nos lembramos do jogo contra eles para o campeonato. Vamos ter de jogar nos limites e concentrados do início ao fim, até porque o Pinheiro vai estar atento.
Comentar post