Muito duro ser eliminado da taça num jogo que parecia estar completamente controlado. Mas é com isto que temos que lidar. Ontem, hoje, e em todos os jogos de uma época. Caímos nos penáltis, reduzidos a nove e espoliados de um penálti flagrante que nos poderia dar o 2-0 pelo mesmo árbitro que, então no VAR, conseguiu descortinar um penálti no teatro do Paulinho na Luz.

O mesmo onze dos últimos jogos, e um jogo completamente diferente daquele do campeonato. Para colocar as coisas de uma forma simples: não fomos melhores do que Braga na primeira parte do jogo, fomos muitíssimo melhores. Chegámos ao golo na sequência de uma jogada clássica esta época na marcação de um pontapé de canto, em que a bola acabou por tabelar num jogador e sair enrolada para a cabeçada do Gonçalo Guedes. Depois disso, banalizámos o Braga. Não é uma figura de estilo, a pressão que fizemos foi tão adiantada e tão eficiente que o Braga passava largos minutos sem sequer conseguir sair do seu meio campo. Foi nesse período que o Tiago '5 cents' Martins fez vista grossa a um penálti evidente sobre o Gonçalo Guedes, no que foi acompanhado pelo compincha da Associação de Futebol do Porto que estava no VAR (um tal de Fábio Melo). Este mesmo recuperou a visão à meia hora de jogo para alertar o 5 cents que deveria alterar o amarelo ao Bah para vermelho, e o jogo mudou completamente a partir daí. Até porque o Braga, sem nada ter feito que o justificasse, teve a felicidade de chegar ao empate na sequência de um canto, no qual o Gilberto (que após a expulsão tinha entrado para o lugar do Gonçalo Guedes) ficou a dormir ao segundo poste. Não gostei da opção do nosso treinador de retirar o Gonçalo Guedes para deixar o Neres sozinho na frente, preferia que tivesse feito o contrário. Acho até que a saída do Neres ao intervalo é uma prova de que a opção não terá sido a mais acertada. Nessa altura retirámos também o Florentino (outra opção que não me agradou) e fizemos entrar o Gonçalo Ramos e o Morato, passando a jogar com três centrais. Percebi que a opção seria por um lado reforçar a defesa perante o previsível assédio do Braga, e por outro lado talvez conseguir libertar mais os laterais, mas essa parte não funcionou. Já defensivamente estivemos bem, e as melhores ocasiões que o Braga conseguiu criar foram quase todas através de remates de fora, mas ofensivamente não fizemos nada. Tivemos apenas uma ocasião de maior perigo, num remate cruzado do Aursnes de fora da área, e pouco mais. O Gonçalo Ramos andou a servir de saco de pancada a segunda parte toda e quando fomos para prolongamento acabou mesmo por ser trocado pelo Rafa. Durante a segunda parte aquele rapaz do VAR voltou a perder a visão, e já não achou que o pisão do Racic no tornozelo do Chiquinho merecesse o mesmo tratamento do Bah. São critérios, e como sempre, 'há que dar o benefício da dúvida ao árbitro'. O prolongamento teve pouco a assinalar, a não ser a burrice da expulsão do Morato já perto do final. Nos penáltis, o Aursnes - que voltou a fazer um óptimo jogo - falhou e fomos eliminados.

Não vou escolher melhores em campo, acho que fomos obrigados a jogar de uma forma pouco típica para nós e fomos sólidos como equipa, mas demasiado curtos para ameaçar consistentemente no ataque. Conforme disse, não gostei muito das opções tomadas pelo Roger Schmidt (incluindo a substituição mesmo antes dos penálltis do Chiquinho pelo Veríssimo, quando o Chiquinho é um bom marcador de penáltis) mas nada me diz que as coisas pudessem ter corrido de outra forma se tivessem sido tomadas outras opções.
Daqui até final da época as coisas vão continuar a ser assim. A cada nomeação e posterior decisão que vemos ser tomada dentro do campo e nas cabines do VAR percebemos o quanto as coisas estão controladas pelos nossos inimigos. Sabíamos que esta nomeação do '5 cents' só poderia trazer problemas, e acho que ninguém terá ficado surpreendido com a nomeação do pasteleiro para o jogo dos ladrões contra a outra metade da sociedade do Altis. No final, o que fica é mais uma competição perdida, na qual conseguimos o azar de ser sorteados para jogar fora em todas as eliminatórias. Não sei se o Benfica tomará alguma posição face ao que se passou hoje, mas também não tenho dúvidas de que se alguém disser alguma coisa será imediatamente corrido a castigos. Enfim, ao menos para os jogos da Champions ainda não conseguem nomear gente cá de dentro.
De Redpower a 10 de Fevereiro de 2023
Pouca vergonha! 30 anos depois o roubo continua. Agora com o VAR já nem é possível disfarçar.
Daqui em diante apoiemos o nosso Benfica com ainda mais força.
De Luis Agostinho a 10 de Fevereiro de 2023
O 5 cent e sua equipa vinham com uma missão, e cumpriram-na.
Poderia falar aqui do entrada do Bah, que se colocou a jeito, do Gilberto, que se baixou deixando a bola passar para o trolha....mas bolas, isso é branquear o que se passou.
Não é só os lances do penalty e da não-expulsão do jogador dos trolhas perante um lance semelhante ao do Bah, é toda uma dualidade de critérios na amostragem de cartões que foi por demais evidente. Na segunda parte o Ramos foi agarrado, placado, várias vezes e os cartões ficaram no bolso, só na parte final do jogo começou a mostrar alguns cartões aos trolhas, para disfarçar. Árbitros erram, é um facto, mesmo com var, mas a melhor maneira de analisar a seriedade de uma arbitragem, ou a ausência dela, é analisar como em lances semelhantes, as decisões caem sempre para o mesmo lado, ou contra o mesmo lado.
O que se está a passar ainda são efeitos das políticas dos últimos anos do Vieira, onde resolveu dar todo o ouro ao bandido, retirando o Benfica de todos os centros de decisão. Já tinha acontecido com o Fernando Martins, grande amigo do bandido, e isso trouxe-nos trinta anos disto, a o Vieira, outro grande amigo do bandido, voltou a repetir o erro, e vamos ver quantos anos mais vamos ter disto. O apito está bem vivo, aliás, como vemos na imunidade disciplinar que é oferecida ao w52-frutis, ao contrário do Benfica. Ainda para agravar mais a situação, o 5 cent foi o var no jogo do Benfica com os Viscondes do Campo Grande, e foi quem assinalou aquele penalty...não consigo deixar de pensar que, se o Benfica (estrutura) tem feito o seu trabalho nessa altura, se agora tínhamos sido alvo do Roubo, parte II, por esse individuo. Os lags na altura ficaram todos satisfeitos com a arbitragem pasteleiro-5 cent, agora vão levar com o soares fruteiro dias novamente, só que agora contra os Donos da Fruta, os favorecimentos vão inverter-se totalmente. Faz lembrar o que aconteceu com o trapaceiro paulinho no jogo da Luz, e depois no duelo de trapaceiros paulinho-otário. Aí os Vmocs do Lumiar já choraram....
Não posso deixar de relembrar que tanto as direcções da federação como da liga (pelo menos no primeiro mandato foi, não tenho a certeza do segundo) foram apoiados pelo Benfica liderado por Vieira. O que espero do Rui Costa, até como sócio de longa data e pequeno accionista, é que o Rui Costa inverta completamente a política do Benfica, também neste aspecto.
De resto, nós agora vamos lamentar-nos durante uns dias, o sistema irá ignorar-nos, e provavelmente até premiar os ladrões, digo, árbitros infractores, os dragartos até irão troçar de nós, e daqui a uns dias teremos os verdíssimos, motas, pasteleiros, pinheiros, godinhos, 5 cents, etc, desta vida a repetir impunemente a dose...tem sido assim há mais de 40 anos! Também muito por culpa nossa, Benfica.
De Pedro Qwara a 10 de Fevereiro de 2023
O estádio da pedreira ontem mais parecia o estádio da ladeira, tal foi a inclinação.
Parecia até que estávamos de volta aos infames anos 90, quando a fruta para dormir, os rebuçados e o café com leite, ditavam as suas regras.
O Benfica entrou muito bem no jogo e estou plenamente convencido que 11 contra 11 o Braga não teria a mínima chance e teria sido muito provavelmente cilindrado. E mesmo quando o jogo ficou 10 contra 15, os únicos guerreiros do Minho, ontem, foram os que equiparam de amarelo, apesar de terem sido vítimas de um roubo maior que a Sé de Braga.
E Pluribus Unum !
De Luis a 10 de Fevereiro de 2023
O Titulo Duro ? deveria ser a corrupção em braga não me vou alongar o Rui Costa disse tudo ,
tomar providências para ser realizada uma assembleia geral extraordinária para debater a centralização dos direitos televisivos que é onde dói aos falidos , os sócios têm de ser soberanos nessa decisão e não há governo algum que mande no Benfica é aí que a porca torce o rabo é aí que o sistema instalado procura chegar e o Pedreiro salvador é um deles , Rui Costa tem a palavra e o apoio dos sócios e adeptos , Benfica Sempre !
De Ricardo a 10 de Fevereiro de 2023
Uma opinião:
As opções do Roger são as dele...e claro que ele queria o melhor para a equipa...e não foi pela equipa q o Benfica não passou em Braga.
Concordo a 100% ctg no "relato" q fazes.
Uma última nota:
Por falta de jogos à mesma hora...vi os sapos VS braga...e a atitude e a agressividade do braga...foi como é óbvio de 0 a 100! Incrível!!!
Ricardo
De Joao Coelho a 10 de Fevereiro de 2023
Ontem senti-me nos anos 80 e 90. Lembrei-me das grandes borgas e da vida linda da minha juventude. Mas depois lembrei-me das arbitragens e da corrupção no futebol, liderada pelos corruptos do Norte e todas as boas memórias desapareceram num ápice.
Para além do gamanço, o Schmidt também não foi feliz. Colocou uma equipa de tração atrás e ficamos sem profundidade no ataque.
Há que lamber as feridas e vamos que vamos ao 38!
Um abraço a todos os amigos Benfiquistas
De Anónimo a 10 de Fevereiro de 2023
Isto é mais do mesmo e vai ser assim até nos colocarem no quarto lugar.
Eu imagino o gozo dos 3 marretas no onojo a dizerem que foi penálti sobre o Guedes.
Imagino a excitação do Melo na cidade do futebol a gozar com o Benfica.
Imagino o peidoso e os seus bonecos a gozar com o panorama.
Imagino o vagandas e os seus juizes a imaginarem o quanto lhes vai dor no rabo no domingo, mas como é da fruta vão gostar e calar.
A posição do Rui Costa ontem não pode ficar por ali. Urge tomar medidas drásticas e vetar o 5 ct, o melo, o pasteleiro e mais uns quantos.
O Benfica deve já deixar claro que não aceita a idiota centralização da bilhética e dos direitos televisivos, pois já nos roubam dentro do campo e ainda querem roubar fora dele.
O Benfica deve já iniciar conversações com a federação espanhola e ir jogar na La Liga, e deixar está merda de futebol.
Sócio há 29 anos, hoje mais Benfiquista que ontem.
De Anónimo a 10 de Fevereiro de 2023
Lamentável o vosso jeito de tratar os outros clubes.
Assim, nunca o desporto é o que o futebol poderia ser: o verdadeiro astro-rei.
Se fosse o SCB a escrever isto, caiam raios e trovões contra ele.
Enfim!
Por tudo isto, o futebol já não tem o significado que tinha de outros tempos.
Maldito VAR.
JP
De
D'Arcy a 10 de Fevereiro de 2023
Sim, claro. O Benfica é sempre muito bem tratado em Braga. E falo por experiência própria, porque já lá fui algumas vezes. O Braga neste momento tornou-se num sucedâneo do Porto, com uma sub-cultura muito típica baseada no ódio ao Benfica. E está a dar resultados, porque a roubalheira sempre que o Benfica vai lá começa a tornar-se uma constante, tal como é habitual no antro portista.
De Anónimo a 10 de Fevereiro de 2023
???? Não percebi nada. Nem há ligação lógica de cada frase para a seguinte sequer. O vinho aí em Braga é assim tão mau?
De Luis Agostinho a 11 de Fevereiro de 2023
Lamentável, e inútil, vir dizer isso a quem é sistematicamente ofendido e ouve a sua mãe ser ofendida pelos ervados desse país fora, incluindo a "pedreira"...e perante a passividade das autoridades (in)competentes e perante a instigação dos dirigentes desses clubes. Estão mal habituados a ver os Benfiquistas dar a outra face perante as agressões, insultos e roubos. Este Benfiquista, eu, e só posso falar por mim, não o faz. Eu acredito mais, e sigo a filosofia de olhos por olho, dentes por dente.
De Anónimo a 10 de Fevereiro de 2023
A taça de liga já foi assim como ontem a de Portugal. Ficámos de fora de ambas de forma inglória, numa sem perder e onde se houvesse mais eficácia tinhamos passado, e ontem por ação do árbitro em dualidade de critérios.
Parece que a pandilha do clube com o presidente criminoso e o treinador arruaceiro não se conforma com a enorme probabilidade de perder o campeonato.
De Luís Manuel a 10 de Fevereiro de 2023
Olá D'Arcy, e obrigado pelo post.
Subscrevo por inteiro a tua análise ao jogo, incluindo as observações que fazes em relação às opções tomadas pelo nosso treinador (não foi por causa delas que fomos eliminados, mas em minha opinião também não foram - mais uma vez - as melhores), e a tua apreciação à "arbitragem". Tem que ser entre aspas, não há outra maneira. As tais armadilhas de que tantas vezes aqui falámos. Mais outra que nos foi lançada, claro. Esta nomeação foi tudo menos inocente, e daqui para a frente podemos contar com muito mais doses da mesma receita. Só uma observação: a entrada do Morato foi estúpida e para amarelo, mas o primeiro que lhe é mostrado é mais outra vergonha cortesia do escarro que é o tiago dos cêntimos.
Muito triste pela eliminação. Pela forma como aconteceu. Quando somos eliminados e merecemos sê-lo, nada a dizer. Mas o que se passou ontem é revoltante. Esta escumalha que nos sai ao caminho semana sim, semana sim, não vai parar nunca de nos roubar. E nós nunca iremos parar de lutar em campo.
Custou-me muito a eliminação porque queria reconquistar a Taça de Portugal na final frente aos porcos. Mas agora é preciso seguir em frente, defender o Benfica, lutar contra a escumalha. Obrigado aos jogadores, que deram tudo, obrigado aos nossos adeptos, que nunca se calaram no apoio à equipa, obrigado a Rui Costa pelas declarações de ontem.
Viva o Benfica!
Comentar post