Tivemos um teste muito duro nos Açores mas a resposta foi, para mim até de uma forma algo inesperada, bastante boa. Acabámos por conseguir rodar a equipa, poupando titulares para a Champions, e conquistámos os três pontos em casa de uma das equipas que têm estado a fazer uma campeonato muito acima das expectativas esta época.

Quando olhei para o onze escolhido, que significava uma autêntica revolução, não consegui evitar desconfiança. Veio-me imediatamente à memória o que fizemos no jogo contra o Casa Pia, também com o objectivo de nos pouparmos para a Champions, com o péssimo resultado de que todos nos lembramos. Para o onze foram escolhidos o Leandro Santos, que já tinha sido anunciado para lateral direito neste jogo, e ainda Dahl, Barreiro, Amdouni, Belotti e Bruma. De fora ficaram, por opção, Pavlidis, Kökçü, Aktürkoglu, Tomás Araújo ou Schjelderup, lançando também a dúvida sobre como é que o Benfica se apresentaria sobre o terreno. Acabou por parecer que a intenção era que o Carreras se juntasse mais aos centrais, fazendo uma defesa a três, com o Leandro e o Dahl como laterais mais ofensivos. O Florentino e o Barreiro formavam a dupla do meio campo, sem ninguém no apoio directo aos três da frente. O estado do relvado começou por ser o primeiro obstáculo, parecendo estar bastante pesado e afectando a qualidade de jogo. Na fase inicial o Benfica tentou imediatamente controlar o jogo e mostrou uma atitude competitiva muito boa. Vi a nossa equipa a recuperar muitas bolas ainda em zonas adiantadas e a disputar todos os lances, o que em jogos disputados nestas condições é sempre um factor de peso. Mas o Santa Clara espreitava sempre o contra-ataque e conseguiu criar perigo num par de em lances nos quais mais uma vez o Trubin mostrou estar a atravessar um bom momento. A melhor ocasião de toda a primeira parte foi nossa e ainda na fase inicial, num mau corte de um defesa do Santa Clara depois de um livre marcado pelo Dahl para a área. A bola caiu à frente do Belotti, cujo desvio na bola permitiu a defesa ao guarda-redes, para depois já no chão e com o guarda-redes batido não ter conseguido tocar bem na bola para a recarga, enviando-a ao lado. Ainda tivemos uma bola a tocar no ferro da baliza adversária, num desvio de cabeça do António Silva, mas o golo estava difícil.

Apesar do espírito combativo da equipa, faltava criatividade e o Bruno Lage viu isso, trocando o Florentino pelo Kökçü ao intervalo. Até foi um pouco surpreendente, tendo em conta que o Florentino estará suspenso do jogo da próxima terça. Mas a entrada do Kökçü teve um efeito positivo no nosso jogo, e ele esteve directamente envolvido no lance que nos deu o golo da vitória. Foi as cinquenta e cinco minutos, quando após uma triangulação entre o Kökçü, o Leandro e o Amdouni na zona lateral direita da área o passe do turco desmarcou o suíço para ganhar a linha de fundo, e o cruzamento saiu tenso e rasteiro para o Bruma, de forma um tanto ou quanto atabalhoada, empurrar a bola para a baliza quase em cima da linha. Estava dado um passo muito complicado, que era chegar ao golo. Mas depois fiquei com a sensação de que reduzimos demasiado depressa a intensidade e isso permitiu ao Santa Clara equilibrar mais o jogo em termos de posse de bola, embora sem criar grandes situações de perigo. Só quando a vinte minutos do final fizemos mais duas substituições é que voltámos a criar um lance de verdadeiro perigo, quando uma bola sobrou para o Barreiro à entrada da área a o remate deste passou muito perto do poste. Logo a seguir, um jogador do Santa Clara foi expulso e pensei que isso seria determinante para termos um final de jogo tranquilo, mas estava enganado. De forma inesperada o jogo ficou mais partido e isso foi aproveitado pelo Santa Clara para se aproximar mais da nossa baliza, tendo os açorianos tido uma situação de bastante perigo em que depois de um cruzamento a bola foi afastada pelo Pavlidis directamente para os pés de um adversário, que demasiado à vontade acabou por atirar para fora. Só a cinco minutos do final, depois de mais duas trocas que permitiram a estreia ao Nuno Félix pela equipa principal é que me pareceu que voltámos a ter o jogo controlado. Para além do Félix entrou também o João Rego, e saíram o Bruma e o Leandro, com o Dahl a terminar o jogo na lateral direita. Ainda deu tampo para, já em período de descontos, o Pavlidis estar muito perto de marcar, mas o bom remate que fez de pé esquerdo ainda de fora da área foi muito bem defendido para canto pelo guarda-redes.

Foi um jogo de muito trabalho e pouca arte. Achei que a entrada do Kökçü acabou por se revelar decisiva. O Otamendi continua a atravessar um momento de forma muito bom, e o Trubin voltou a demonstrar muita segurança, sendo importante para manter a nossa baliza a salvo nos minutos iniciais. Dos estreantes a titulares, o Leandro cumpriu mas ainda mostrou algum nervosismo, achei que o Dahl, sem deslumbrar, cumpriu com segurança, o Bruma foi decisivo pelo golo e foi sempre dos mais incómodos no ataque, e o Belotti lutou mas foi demasiado atabalhoado no ataque, mostrando pouca qualidade técnica (o que não é grande surpresa para quem já o conhecia).
Numa jornada em que havia o perigo de vermos aumentar a distância para o primeiro lugar, acabou por correr tudo de forma perfeita. Poupámos alguns titulares, ganhámos numa deslocação difícil, e acabámos por ver acontecer o contrário do esperado e ficar mais perto da liderança, passando novamente a depender exclusivamente de nós próprios para lá chegar. Uma boa motivação para nos ajudar a aturar os próximos dias, dedicados à tentativa de beatificação de uma das personagens mais sombrias da história do futebol português.
De BI-CAMPEÃO EUROPEU 1960/61 e 1961/62 a 16 de Fevereiro de 2025
"Uma boa motivação para nos ajudar a aturar os próximos dias, dedicados à tentativa de beatificação de uma das personagens mais sombrias da história do futebol português."
Caro D'Arcy, essa apreciação que fazes aos jornaLIXEIROS e quejandos está verdadeiramente de MESTRE!!!! Parabéns.
Quanto ao nosso jogo nos Açores, digo que apenas gostei da vitória, não do resultado (0-1), pois uma equipa de MILHÕES (Benfica) contra uma equipa de CÊNTIMOS (Sta. Clara) tem OBRIGAÇÃO de ganhar com muito mais à vontade e categoria, e não com um MAGRICELA 0-1 e com o sofrimento habitual, mesmo estando nessa altura a jogar contra 10 adversários.
Aos, salvo o erro 81 minutos, num livre a favor dos açoreanos por mais um agarrão estúpido e sem necessidade e nada À BENFICA do Nuno Félix - parecia um jogador dos dragartos - estivemos muito perto de sofrer golo - que provavelmente daria empate final - em mais um remate dum adversário que teve tempo e espaço para rematar como quis, sem a mínima oposição da parte dos nossos jogadores!!!!!
Milagrosamente para nós, a bola tomou direcção que não a da baliza do nosso Anatoliy Trubin.
Para mim estas vitoriazinhas contra este género de equipas que apenas defendem, muitas vezes à bruta, e jogam no osso e nas simulações não me dão grande contentamento, pois acho que o Benfica tem de ganhar com mais PODER, MAIS CATEGORIA E POR MAIS GOLOS DE DIFERENÇA.
Temos muita posse de bola (às vezes) mas é em zonas onde o adversário não está. Demoramos muito a chegar à baliza contrária e fazêmo-lo de forma lenta e denunciada, quase dizendo aos adversários para onde vamos passar a bola para eles melhor defenderem!!!!
Vi o jogo com mais cinco amigos Benfiquistas- BENFIQUISTAS do Norte - e todos tivemos a mesma opinião, uma vitória um tanto ou quanto INSOSSA e sempre com receio de sofrermos um dissabor no final do jogo.
Gostei do chavalinho Leandro Santos e do também chavalinho sueco Samuel Dahl.
Quanto a este, me parece que arranjamos um bom marcador de pontapés de canto e de livres cruzados para a área adversário.
É caso para dizer até que enfim!!!!
Quanto ao apitador, embora não seja muito do meu agrado, pois mostra muito medo nos jogos dos dragartos, principalmente do fc-penalty, não tenho nada de especial a apontar.
Talvez alguns erros menores, que nada tiveram a ver com o resultado final.
Terça-Feira temos de jogar A SÉRIO e à BENFICA. Correr e lutar mais, muito mais, pois os monegascos apesar de estarem ao intervalo a perder por um golo, são uma equipa rápida e muito forte fisicamente, e estão com muito vontade de nos ganhar.
Estou com algum receio principalmente pela falta do Florentino Luís, que é o melhor médio defensivo em Portugal, mesmo apenas jogando futebol, isto é, jogando limpinho limpinho limpinho!!!!
Está a melhorar a qualidade de passe, a qual já atingiu um bom nível, e não compreendo como um jogador como ele não é chamado à selecção nacional. Talvez seja por ser apenas um muito bom jogador de futebol, jogar no Benfica, não ter tatuagens nem andar nas redes sociais e NÃO TER "PADRINHOS"!!!!!
Alguém do Benfica que avise o espanhol que lidera a selecção para ABRIR OS OLHOS e não ter medo da máfia anti-Benfica.
BENFICA BENFICA BENFICA................ Sempreeeeeeeeeeeee
De Fernando Valente a 16 de Fevereiro de 2025
Valeram os 3 pontos,sobre o jogo pouco a dizer,com tantas mexidas pouco funciona embora, tenhamos enfrentado uma equipa de caceteiros que mais pareciam jogadores de "Favela" onde o apitador colaborou um pouco. Venha o Monaco. Carrega Benfica.
De Henrique Teixeira a 16 de Fevereiro de 2025
Fiquei surpreendido com tantas alterações na constituição da equipa, mas muito feliz pela conquista dos 3 pontos contra a equipa sensação do campeonato, num terreno onde era quase impossível jogar-se bem, como o provaram as escorregadelas dos nossos jogadores, das quais uma logo nos primeiros minutos quase dava golo ao adversário.
Voltando às alterações, estranhei a não utilização em tempo parcial do tecnicista Schjelderup e do Arthur Cabral, este em vez de Belotti, que falhou um golo de forma incrível.
A importantíssima vitória do Benfica foi merecida, mas um tanto feliz, já que o adversário também teve várias oportunidades de golo, mas, felizmente, umas vezes foi incompetente e em outras valeu-nos Trubin, para mim o melhor elemento em campo.
A perda de mais 2 pontos dos nossos vizinhos foi também para nós muito agradável.
Saudações Benfiquistas.
De Nick Name a 16 de Fevereiro de 2025
Grande jogo do Benfica em... Alvalade, onde os nossos rivais lagartos voltaram a mostrar o estado em que se encontram, com asneiras hilariantes como a do primeiro golo do Arouca. Ainda agora não consegui parar de rir! Geração nutella? Aquilo é mais geração comédia!
Nos Açores, não teve tanta piada, mas o essencial foram os 3 pontinhos. Tenho dúvidas quanto à ideia de pôr titulares a descansar nos jogos da Liga, visto que a Liga deve ser o objectivo principal, mas visto que se ganhou, não vale a pena bater nessa tecla.
Das novidades no 11, só fiquei com vontade de rever a titular o Bruma, um jogador experiente e técnicamente evoluído. Fiquei com pouca ou nenhuma vontade de rever o tosco Belotti, o banal Dahl e o verdinho Leandro Santos, embora este tenha a desculpa da inexperiência e por isso justifique uma nova oportunidade. São jogadores cujo futuro deverá ser o banco ou a bancada. Ainda menos vontade tenho de continuar a ver jogo após jogo a crescente arrogância do Carreras, que pode vir a custar caro se o dito não ganhar juízo.
Bem, além de Bruma, Barreiro, a dupla de centrais e em particular Trubin. Depois de uma primeira época que foi uma relativa desilusão, nesta época tem sido seguríssimo a defender, já garantiu bastantes pontos em jogos como o de ontem, em que o Benfica ganha pela diferença mínima, e não merece alguns assobios dos adeptos que por vezes ouve na Luz. É um facto que continua a não inspirar confiança nas saídas de bola a jogar com os pés, mas globalmente tem sido dos melhores.
Terça-feira espero uma qualificação não muito difícil no jogo contra o Monaco, com o regresso dos melhores jogadores, em especial de um Pavlidis em grande forma. No campeonato, e tendo em conta a situação de colapso de verdes e azuis, basta o Benfica ser mínimamente regular e o título estará ao nosso alcance.
De mlm a 16 de Fevereiro de 2025
Não concordo com esse banal Dahl. Pelo contrário, mostrou personalidade e mostrou que para ele a bola é redonda. O Leandro tem 19 anos. Na primeira vez como titular, contra uma equipa de sarrafeiros e naquele campo...não se podia pedir mais.
Espero que ambos tenham mais oportunidades.
Quanto ao Carreras concordo totalmente. Que ganhe juízo antes que seja tarde.
mlm
De Nick Name a 16 de Fevereiro de 2025
Para além do jogo, queria ainda comentar a última frase do texto do D'Arcy: "a tentativa de beatificação de uma das personagens mais sombrias da história do futebol português".
Totalmente de acordo! Não vou escrever mais nada sobre a personagem em questão, por respeito a quem acabou de falecer, mas tinha que sublinhar que essa frase resume de forma lapidar (em todos os sentidos!) o que há que dizer neste momento.
Boa vitória, num contexto extremamente difícil (lesões, nem 3 dias comlpetos entre jogos...).
Agora é ganhar ao Boavista do lagarto Vidigal (sempre equipas muito chatinhas) e que luta pela vida e depois ter um mês de Março assertivo, se tal acontecer as hipóteses melhoram significativamente. Ter em atenção que a partir de hoje teremos de contar com quem está neste momento em 3*, porque a Liga e os árbitros quererão usar este campeonato como homenagem. Muita, muita atenção.
De BI-CAMPEÃO EUROPEU 1960/61 e 1961/62 a 16 de Fevereiro de 2025
"Ter em atenção que a partir de hoje teremos de contar com quem está neste momento em 3*, porque a Liga e os árbitros quererão usar este campeonato como homenagem. Muita, muita atenção."
Completamente de acordo com a transcrição acima.
Só espero que Rui Costa saiba de facto ser o Presidente do Benfica, assim como toda a sua Direcção, e que não permita que o nosso querido SLBENFICA seja "comido de cebolada", como muito bem alguém (Rui Vitória,) afirmou há uns anos atrás, passe a redundância do português.
Só dependemos de nós e da nossa capacidade de jogar o melhor futebol possível dentro dos relvados, e também da forma como seremos capazes de nos defendermos da TERCEIRA EQUIPA, ou seja, dos apitadores, VARs, etc,etc,etc,... para sermos CAMPEÕES e também - já faz mais que tempo - ganharmos a Taça de Portugal.
Viva o Benfica, ontem hoje, amanhã e Sempreeeeeeeeeeeeeeeeeeeee o Maior e o Melhor Clube de Portugal.
De Tinoni a 16 de Fevereiro de 2025
Crónica do jogo sempre assertiva
Temos que rodar os jogadores e correr riscos pela inexperiência de alguns
Vejam o que aconteceu os lagartos nao podem com as Botas
Trubin sempre em Cima
António Silva esteve Bem
Otamendi sempre Bem
Defesa direito Leandro,esteve mtos furos abaixo da estreia do
Nelson Semedo
Dahl esteve certinho
Começou. Limpeza Ética
Nada tem. Ver e reconhecer importância e relevância do PC
Sempre em prejuízo dos demais
Terça estarei na Luz
De BI-CAMPEÃO EUROPEU 1960/61 e 1961/62 a 16 de Fevereiro de 2025
Off topic: "Uma boa motivação para nos ajudar a aturar os próximos dias, dedicados à tentativa de beatificação de uma das personagens mais sombrias da história do futebol português." Autor: D'Arcy).
Caríssimo D'Arcy, e caros Benfiquistas, ainda quanto ao que está escrito acima, vejam as capas dos PASQUINS desportivos de hoje!!!!
AUTÊNTICA VASSALAGEM por jornaLIXEIROS om nível muito abaixo de provinciano ridículo e obtuso.
O "nojo" NUNCA o comprei e nem sequer o quero ler de borla - até já deixei de frequentar alguns cafés porque só lá têm esse pasquim -, o "rascord" já há muito deixei de o comprar - "sou Benfiquista, não compro o pasquim", como está assinalado neste blog - , e o " a bosta" também vai passar a NUNCA MAIS ver um cêntimo meu.
À GPPÔDREQUE OS PARIU A TODOS.
Um indivíduo que trouxe a malcriadez para o futebol em Portugal, que se regozijava por ver os seus ridículos apoiantes BERRAR que só queria ver LISBOA A ARDER, que foi o pai, o tio, o padrinho, etc,etc,etc, do APITO DOURADO/AZULADO que ROUBOU cerca de 20 (VINTE) Campeonatos Nacionais ao Benfica, que foi suspeito de ter ganho em 1987 a Taça dos Campeões Europeus - durante o período de suspensão das equipas inglesas que à época DOMINAVAM a seu bel-prazer o Futebol Profissional Europeu - que foi suspeito de a ter ganho com batota, como afirmou o então presidente do Farense Fernando Barata, não tendo o processo seguido para a UEFA e para os tribunais comuns apenas porque quando a denúncia foi feita os crimes já se encontrarem prescritos.
Enfim, depois de tudo isso e mais alguma coisa como por exemplo acusar o nosso Benfica de práticas ilícitas e até criminosas que eles próprios praticavam - o APITO DOURADO/AZULADO é prova disso - , vêm ainda os pseudo-jornalistas ou jornaLIXEIROS fazerem não a beatificação mas mesmo a CANONIZAÇÃO desta para mim e milhões de Benfiquistas, personagem sinistra e negativa do Futebol português!!!
Tantos títulecos?! Sim, sem dúvida, num país sem Lei no Desporto e não só, em que por dezenas de anos dominaram tudo e todos - todas as entidades desportivas, davam dragões de ouro a tudo o que era político de relevância, Cavaco, Eanes, etc,etc,etc, para que todos fechassem os olhos e pudessem reinar à vontade, e por isso iam sempre à Liga dos Campeões.
O Benfica principalmente, e também o riporting de alvaLADRA foram muito muito muitíssimo prejudicados.
Faltou ao Benfica nessa época ter um Presidente como António Duarte BORGES COUTINHO, ou Joaquim Ferreira BOGALHO - e não um mero lerdo-tapadinho Fernando Martins, que não passava de uma espécie de marioneta do presidente do fc-penalty, onde este e os seus acólitos se riam de gozo e à fartazana do Fernando Martins nas suas costas.
Por isso esta tentativa de CANONIZAÇÃO é para mim um acto de puro provincianismo e VASSALAGEM TOTAL.
PASQUINS?!?! NUNCA MAIS. NEM DE BORLA. Notícias na Internet?! Só notícias sobre o BENFICA. MAIS NADA. ABSOLUTAMENTE NADA.
BENFICA SEMPREEEEEEEEEEEEEEEEEEE
De Joe Nash a 16 de Fevereiro de 2025
Mais uma vitória sofrida mas o que conta são os três pontos, os lagartos já conseguem ver o Ferrari pelo retrovisor voltámos a depender de nós espero que o lage tenha mãos para aquilo este campeonato se tivéssemos gente competente na direção e no banco de suplentes já estava no papo
De BI-CAMPEÃO EUROPEU 1960/61 e 1961/62 a 16 de Fevereiro de 2025
Inteiramente de acordo. Infelizmente ainda há muita gente que diz gostar do Benfica mas que não é capaz de ver as insuficiências do treinador e do Presidente.
O nosso querido SLBENFICA precisa e merece, sobretudo MERECE, gente muito mais capaz de dirigir os destinos do Clube, e gente também muito mais capaz de efectivamente colocar um grande plantel de jogadores profissionais a jogar futebol com mais qualidade, mais garra, mais querer , mais crer, mais profissionalismo e com COMPROMISSO TOTAL com o Benfica, pois só assim poderemos chegar à Glória e manter e até reforçar ainda mais a nossa posição inquestionável de Maior e Melhor Clube de Portugal.
Viva o Maior. Viva o Melhor. Viva o B E N F I C A.... Sempreeeeeeeee
Concordo totalmente com a análise do jogo e até nos pormenores (incluindo a beatificação a quem eu desejava sinceramente muitos mais anos de vida).
Apenas comento para elogiar e acrescentar um pequeno detalhe.
O relvado não estava apenas pesado, estava também muito escorregadio.
Claro que o foi para ambas as equipas mas isso aliado à competência do adversário, fez a meu ver que o jogo tivesse muitas disputas de bola , causadas pela dificuldade dos jogadores colocarem devidamente os apoios, posicionarem-se correctamente e executar os gestos técnicos de forma mais eficaz.
No meu blog descrevo outro factor que infuenciou directamente um jogo nestas circunstâncias.
Não falo muito de erros de arbitragem mas após a exibição de António Nobre e refletir sobre o crescente peso na opinião publica das pressões, campanhas(até as pré-eleitorais) e peso das redes sociais , sendo que a percepção que mais me interessa é a dos benfiquistas, resolvi adicionar uma rubrica semanal à opinião sobre o jogo do Benfica.
Com a vossa permissão aqui deixo mais uma vez o link:
https://benficatecomneve.blogs.sapo.pt
Carrega Benfica!
Comentar post