VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Quarta-feira, 6 de Abril de 2016

Enorme

Um enorme jogo da nossa equipa, em casa de uma das mais fortes equipas do planeta, que me deixou cheio de orgulho. Perdemos pela margem mínima e até podíamos ter empatado, porque tivemos ocasiões flagrantes para o fazer. E foi lindo passar a segunda parte quase toda a ouvir apenas os nossos adeptos.

 

 

Porque é importante uma equipa manter a sua identidade, o onze apresentado em Munique foi exactamente o mesmo que tinha goleado o Braga na última sexta-feira. E este pormenor transmite logo uma imagem de confiança - quantas vezes, num passado não muito distante, vimos a equipa ser muito alterada antes de jogos de dificuldade acrescida, quase sempre com maus resultados? O início de jogo fez temer o pior, com o Bayern a chegar à vantagem ainda antes de se completarem dois minutos na partida. Um cruzamento a partir do lado direito da nossa defesa foi encontrar o Vidal, que entrou vindo de trás no espaço entre o lateral esquerdo e o central sem que ninguém o acompanhasse e cabeceou sem dar qualquer possibilidade de defesa ao Ederson. A primeira impressão do lance seria a de que quem falhou foi o Eliseu, mas ele estava preocupado com o extremo adversário e o que falhou foi o acompanhamento da movimentação do Vidal por um dos médios (Renato Sanches). O Bayern fazia o seu jogo habitual, com muita posse de bola mantendo sempre os extremos bem abertos, que depois aproveitava com variações rápidas do flanco do jogo. Os laterais jogavam de forma bastante ofensiva e integravam-se frequentemente no ataque, o que obrigava os nossos alas a atenções defensivas redobradas para evitar situações de 2x1 sobre os nossos laterais. Isto foi particularmente evidente sobre o nosso lado direito, onde até o Pizzi acertar com a marcação ao Bernat o André Almeida se viu muitas vezes em dificuldades - foi assim mesmo que o lance do golo nasceu. Durante os primeiros vinte minutos o Benfica passou por dificuldades, com o Ederson a ter que se mostrar num par de ocasiões. As nossas tentativas de saída para o ataque eram sobretudo através de pontapés longos para o Mitroglou, para que este segurasse a bola ou a ganhasse no ar aos defesas alemães para solicitar os colegas. O grego estava nesta fase algo desacompanhado, pois o Jonas recuou muito e trabalhou imenso a meio campo e até junto da nossa área. Depois deste período o Benfica conseguiu adaptar-se melhor à forma de jogar do Bayern, e depois de conseguir afastar o adversário da nossa área começou a aparecer também mais vezes na frente. Com o jogo mais repartido, pareceu ser possível conseguirmos mesmo marcar um golo, e isso esteve perto de acontecer mesmo sobre o intervalo, quando o Gaitán surgiu dentro da área em óptima posição para marcar, mas o remate acabou por ser interceptado por um jogador alemão.

 

 

Esperava uma reentrada forte do Bayern, mas isso não aconteceu. Vimos sim o jogo reiniciar-se na mesma toada com que tinha sido interrompido, mas com o Benfica a parecer jogar mais subido no campo. A nossa linha defensiva actuava vários metros à frente da área, o que permitiu cortar as jogadas de ataque e ainda apanhar os jogadores do Bayern deslocados por diversas vezes. À medida que o tempo passava a confiança dos nossos jogadores parecia também ir aumentando e a equipa soltou-se mais - por vezes, sinceramente, até me parecia demasiado solta, pois sabemos o perigo que o Bayern consegue causar nas transições e o Benfica posicionava-se de forma tão descomplexada que temia que pudéssemos ser surpreendidos numa recuperação de bola. O Jonas deu mais um sinal de perigo, depois de conseguir rodar sobre um defesa no interior da área, mas rematou de forma a permitir a defesa do Neuer. Pouco depois, o empate voltou a estar perto de acontecer, quando oo André Almeida ganhou uma bola na direita e fez o passe rasteiro para o interior da área, onde surgiu o remate de primeira do Jonas, que foi bater no corpo de Javi Martínez quando parecia ter tudo para dar golo. Nesta altura na transmissão televisiva já praticamente só eram audíveis os cânticos de apoio dos nossos adeptos, o que aliás se prolongou durante quase todo o tempo até ao final do jogo. O jogo estava numa fase bem mais equilibrada, em que conseguíamos manter o Bayern longe da nossa baliza e quase anular o jogo deles - parecia quase estranho vê-los a trocar a bola atrás quase sem ideias ou opções sobre como sair para o ataque, o que levou até a alguns assobios por prte do público da casa. O Benfica conseguia defender muito bem sem jogar deliberadamente à defesa e sem autocarros de qualquer espécie. Nos dez minutos finais, no entanto, o Bayern conseguiu voltar a acelerar o jogo e procurou um segundo golo, tendo construído duas excelentes ocasiões para tal. Primeiro o Ribéry numa iniciativa individual teve alguma felicidade num ressalto, e depois rematou cruzado para uma boa defesa do Ederson com o pé. E já mesmo sobre o final, o Lewandowski apareceu isolado após um grande passe para as costas da nossa defesa, mas quando o Ederson lhe saiu ao encontro tentou o passe para o Lahm, que lhe saiu demasiado adiantado. Seria um castigo demasiado pesado para a nossa exibição.

 

 

Grande elogio, como já o fiz em várias outras ocasiões esta época, para a equipa num todo. Entrar praticamente a perder naquele campo, onde tantas outras equipas já foram goleadas, e nunca perder a cabeça para depois conseguir fazer uma exibição tão personalizada não é para todos. Grande jogo dos nossos dois centrais, que conseguiram quase anular o perigoso Lewandowski durante todo o jogo. A única excepção foi o lance referido no final do jogo. Em particular, uma exibição quase sem mácula do Lindelöf, que cometeu apenas um erro no jogo, quando inventou mais do que é costume e isso acabou por custar-lhe um cartão amarelo. Grande exibição também do Jonas, de imenso trabalho e a quem só faltou ter aproveitado uma daquelas ocasiões para concretizar o golo. Quase que ia escrever que nos vai fazer falta no segundo jogo, mas sinceramente, esta época já aprendi que é um erro ficar a lamentar a ausência de qualquer jogador. De certeza que quem entrar no seu lugar cumprirá. E claro, Ederson. Nada podia fazer no lance do golo, mas esteve quase perfeito em tudo o que fez. O ano passado jogava no Rio Ave, começou esta época a fazer jogos na equipa B, e agora defende a nossa baliza sem acusar minimamente a pressão. Na minha opinião, temos aqui o dono da nossa baliza para os próximos anos. Destaco estes, mas todos os jogadores estiveram muito bem, com mais ou menos falha. Mas quando algum falhava, havia sempre outro para ajudar e corrigir, porque uma equipa é isto mesmo.

 

Uma derrota é sempre uma derrota, mas há derrotas que podem ser motivantes. Parece-me que é o caso de hoje. Para mim o resultado de hoje em nada muda a perspectiva da eliminatória. O Bayern era o grande favorito, e continua a sê-lo, porque tem capacidade para ganhar em qualquer campo. Aliás, até terá reforçado esse favoritismo, já que começa o próximo jogo em vantagem. Mas tendo em conta o enterro anunciado e as goleadas prometidas pelos nossos inimigos (não pelo Bayern, de quem só vi respeito pelo Benfica - o que não admira, porque o respeito pelo Benfica lá fora sempre superou em muito a imensa inveja por nós cá dentro) este jogo mostrou que temos equipa para honrar o nosso prestígio nesta competição, contra qualquer adversário. É claro que para outros, este foi o dia em que o Bayern mostrou que não é tão forte assim, o Guardiola mostrou que não percebe nada de bola, ou até em que o Bayern se poupou porque ainda está preocupado com o Dortmund na Bundesliga. Mas agora o mais importante mesmo não é a segunda mão desta eliminatória. É preciso esquecer completamente o Bayern, e dar tudo o que temos contra a Académica. Nada mais importa até ao apito final desse jogo.

tags:
publicado por D'Arcy às 03:06
link do post | comentar
13 comentários:
De RyanRed a 6 de Abril de 2016
É simples caros amigos Benfiquistas... Temos 90 minutos para marcar mais de dois golos que o Bayern Munchen. Ah... e ainda temos que jogar melhor que eles.
De antonio fonseca a 6 de Abril de 2016
Bom dia,

Bom comentário que retrata o que passou em campo.

Estou tremendamente satisfeito embora tenhamos perdido o jogo que bem o podíamos ter empatado. De facto aquele penalty não assinalado e as perdidas pouco habituais do Jonas deram a impressão de que o empate era o resultado mais correcto.

Gostei da atitude do nosso treinador que mantém a coerência demonstrada desde o inicio e que faz ver ao cérebro de verde mascarado que também ele Rui Vitória é treinador e com mais personalidade que o judas jasus . Gostei também da atitude competitiva dos nossos atletas e por ultimo os nossos adeptos que mais uma vez disseram presente e apoiaram a equipa incessantemente.

Os nossos detractores inacios e companhia estavam á espera de uma goleada mas fo *****se , o que viram foi uma personalizada exibição que se traduziu numas declarações excepcionais de Pepe Guardiola que enalteceu a nossa equipa.

Como diz o nosso técnico estou muito orgulhoso da nossa equipa, que nos dá uma enorme fé para o que falta no campeonato. No próximo jogo mais uma final esta em Coimbra e que temos que ganhar para manter acesa a chama que nos leva ao almejado 35º.

Saudações benfiquistas.
De ze a 6 de Abril de 2016
Ontem vendo um programa da sic noticias onde existe
um monólogo da dita verdade desportiva
foi possível constatar que o sportinguista rui santos
não viu nenhum penalti no bayern-benfica

a curiosidade está em que apenas duas pessoas
no planeta terra não viram o penalti

ELE E O APITADOR

de resto toda a gente viu

e por isso se deve colocar a seguinte questão:

este senhor tem autoridade para falar em verdade desportiva????

ou melhor
este senhor tem isenção q.b. que lhe permita falar em verdade desportiva????

a nosso ver não tem a isenção necessária para estar num programa SÓZINHO
a falar sobre verdade desportiva

há muito que o senhor balsemão devia ter acabado com um programa
onde um individuo fala envergando a camisola do seu clube

ou então devia colocar lá contraditório

há uns programas atrás fazendo campanha pelo seu clube do coração
elencou 3 ou 4 situações de hipotéticos penaltis que não foram marcados
contra o Benfica

o melhor que conseguiu arranjar foram uns encostos duvidosos de
defesas benfiquistas

ao ver aquele número de circo e de ilusionismo pensei
com que lata vem este tipo para aqui fazer de câmara de eco
da campanha do seu verde clube
quando só em jogos deste ano foram perdoados ao seu amado clube
oito, 8, oito, 8, oito penaltis!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1
só nos 4 jogos contra o Benfica, um deles com braço partido e tudo

(que infelizmente pode ter acabado com a carreira do Luisão)

está na altura de dizer basta

se o senhor balsemão não corre com este senhor
então tenha a coragem de mudar o nome do programa para:

TEMPO DE ANTENA DO SCP ÀS TERÇAS NA SIC

assim já as coisas se aproximavam da realidade

e agora olhos nos olhos com esse senhor:

-tú não tens vergonha ????
-ou tu pensas que enganas alguem????

se tivesses vergonha fingias que ias à casa de banho
e saías pela direita baixa

mas parece que não tens essa coragem

bem dizia o meu avô: homem pequeno velhaco ou bailarino

PS- apesar de tudo deixo ao senhor rui santos um conselho:
sempre que abrir a boca pense no que disse no passado
sobre situações iguais
para não cair no ridiculo de uma dita verdade desportiva
que a bem (e aqui sim da verdade desportiva)
se devia chamar
INVERDADE DESPORTIVA
OU VERDADE VERDE DESPORTIVA

TEM JUIZO PÁ
De Manuel Afonso a 6 de Abril de 2016
Sou Benfiquista. Não comemoro derrotas nem me desculpo com arbitragens miseráveis.
Posto isto, orgulho, muito orgulho.

Tenho 42 anos. Sou apaixonado pelo meu clube desde que tenho memória. E desde que tenho memória este é o melhor Benfica que já vi jogar. O melhor plantel? Não. Já vi melhores. Mas sem dúvida a melhor equipa.
Quer isto dizer que este é também o melhor Benfica de que me lembro. Dentro do campo, da quadra ou da pista e também fora dele(a).
Estamos na frente em tudo. Tudo. Não sei se vamos ser campeões este ano, ou se vamos passar dos quartos da Champions. É irrelevante. O futuro é nosso.

Sempre tive orgulho por ser Benfiquista. Nos momentos bons, nos maus e nos péssimos.
Mas nunca como agora fizeram tanto sentido estas sagradas palavras:

"Sou do Benfica, e isso me envaidece..."

Agora, com todo o respeito e humildade, que venha o próximo.
E o próximo é a briosa Académica, o mais difícil adversário em todo o mundo.




De Sérgio a 6 de Abril de 2016

O Bayern terminou uma série de 11 vitórias consecutivas do Benfica fora de casa. Perdemos o jogo mas ganhamos muitas outras coisas.

Eu tinha dito há uns meses que o RV precisava de aprender como treinador do Benfica. Afinal já vai mostrando que tem aprendido muito. Já consegue mexer melhor as peças e já não é só o treinador de equipas pequenas. O Guardiola andou a elogiar os 2 avançados do Benfica para ver se o RV colocava os 2 em campo e o RV teve Tomates e colocou-os mesmo. E provou que, sem alterar a filosofia de jogo, o Benfica pode bater-se com este Bayern. Isto foi uma importante mensagem em várias direcções e reforça a posição de RV como treinador. E o Benfica precisa de um treinador Forte. Vamos começar a próxima época com um treinador forte.

Foi um bom jogo do Benfica, que conseguiu manter-se na luta pelo apuramento para as meias finais. O Benfica tem poucas hipóteses de passar a eliminatória, mas tem algumas. Mas mesmo que não passe, fica a sensação de que começa a ter equipa para discutir o resultado com qualquer Bayern, Barcelona ou Real. E "real" também começa a ser o sonho de um ano destes vencermos a Champions.

Parabéns jogadores, parabéns RV e equipa técnica, parabéns LFV e estrutura.

Agora é pensar no jogo mais importante da época, já no próximo Sábado em Coimbra.

De Redpower a 6 de Abril de 2016
Ninguém pode esquecer que enfrentámos provavelmente a segunda melhor equipa do mundo da atualidade. E fomos bravos e humildes. Estamos de parabéns pela atitude e ambição com que os nossos jogadores entraram em campo. Seria muito fácil, depois de aos dois minutos de jogo sofrer um golo, perder a calma e a concentração, mas soubemos recompor-nos e disputar o jogo olhos nos olhos com eles.

Os benfiquistas foram ENORMES e enchem-nos de orgulho (aos benfiquistas que não estiveram lá). Lindo ouvir 5000 calarem 65000.

Neste momento tudo pode acontecer, mas este primeiro jogo prova que, se jogarmos assim descomplexados e concentrados na segunda mão, no nosso estádio, temos todo o direito de sonhar estar nas meias finais da Liga dos Campeões.

Agora é tempo de mudar o chip, e que venha a Académica!

VAMOS BRAVO BENFICA!
De arrifana a 6 de Abril de 2016
épiObrigado co épico.épico épico.épico épico.épico épico.épico épico.épico épico.épico
Obrigado BENFICA pelas alegrias que me estas dando
Obrigado darcy
Obrigado ZE
obrigado Sérgio
Obrigado Manuel Afonso pela vossa contribuição
Obrigado Rui Vitoria

já não aparecem os detractores antis fingindo se BENFIQUISTAS
Ate sempre benfica
De inês Lima a 7 de Abril de 2016
Ver o ar dos lagartos a atirarem-nos á cara que perdemos (como se nos tivéssemos esquecido disso), sem compreender que o motivo da nossa satisfação está em sentirmos que a nossa equipa nos representou BEM, ainda mais me reforçou a ideia de que independentemente do desfecho da eliminatória, já ganhámos muito pela nossa postura na Alemanha.
Sim, e só para lembrar, para se perder um jogo nos oitavos de final da Champions, é preciso lá estar ...
Sempre Presente
De jorge a 7 de Abril de 2016
o lance do LAHM, se fosse na area do SLB, de certeza que era penalty. A UEFA deseja o Barça, Real, PSG e Bayern, nas meias e finais. Lembrem-se do golo do Zenit antecedido de uma falta escandalosa.
De pensador benfiquista a 8 de Abril de 2016
De facto a equipa tem muita qualidade e joga com alma, e isso por vezes é o mais importante.

Mas estamos a menosprezar um pormenor que para o qual deveriamos estar mais revoltados, inclusivé a nossa direcção.

O penalty nao assinalado a nosso favor nao é obra do acaso. É raro, a este nivel da competição, assistir a erros destes, ainda por cima tao flagrantes. Se fosse ao contrario nao tenho quaisquer duvidas da decisao que o pseudo arbitro tomaria.

Este penalty transformado em golo mudaria o jogo e quem sabe eventualmente a eliminatoria.

É raro o Benfica ou outra equipa portuguesa ter este tipo de perfomances contra estes gigantes. Quando as tem está sempre alguem a puxar para baixo.

Fizemos um grande jogo, estamos contentes e esperançados, mas poderiamos estar aqui a falar duma façanha épica, porque a equipa jogou para isso.

Nao é por acaso que nas meias final da champions costumam estar lá sempre as mesmas equipas.

Inclusive o Porto o ano passado tambem se pode queixar. No jogo que eles ganharam em casa, o Neuer deveria ter sido expulso aos 2 min de jogo. Que influencia teria no jogo e no resto da eliminatoria. Nunca se sabe...

Por isto que acho que paralelamente ao elogio da atitude da equipa e dos adeptos, a nossa direcção deveria ter sido mais contundente relativamente a esta situação.

A verdade é que sem se falar muito, houve um penalty por marcar e o nosso matador nao puderá jogar na 2ª mao. Eu nao acredito em bruxas, mas que elas existem...

Vamos ver o que se vai passar no jogo da Luz...
Espero que seja daqueles jogos que o Benfica nem dê hipoteses nem ao arbitro de nos prejudicar...


Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Março 2024

Fevereiro 2024

Janeiro 2024

Dezembro 2023

Novembro 2023

Outubro 2023

Setembro 2023

Agosto 2023

Maio 2023

Abril 2023

Março 2023

Fevereiro 2023

Janeiro 2023

Dezembro 2022

Novembro 2022

Outubro 2022

Setembro 2022

Agosto 2022

Maio 2022

Abril 2022

Março 2022

Fevereiro 2022

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Persistência

Cumprida

Chave

Reflexo

Desastrosa

Inócua

Rajada

Consistência

Revolução

Medíocre

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds