VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Terça-feira, 5 de Abril de 2022

Erros

As minhas expectativas para este jogo eram poucas e a primeira parte confirmou o que esperava. Felizmente uma boa reacção do Benfica na segunda parte acabou por melhorar um pouco o cenário, mas tal como previ no final do último post uma equipa que defende tão mal como o Benfica acaba quase sempre penalizada pelos seus erros, e apesar do Liverpool ser uma equipa muito superior ao Benfica é sobretudo por isso que sai de Lisboa com a eliminatória praticamente resolvida.

1.jpg

O onze foi o esperado, o que incluiu o regresso do Taarabt à titularidade (não desiludiu e foi o desastre do costume). O Benfica assumiu a esperada postura defensiva, fechando atrás para depois, em teoria, sair rapidamente explorando a velocidade do trio da frente, Rafa, Everton e Darwin. Em teoria, porque na prática isso não aconteceu muitas vezes, dado que o passe ou não saía e preferíamos voltar para trás, ou saía mal (com o Taarabt sempre em destaque nesse aspecto). O Liverpool, talvez ciente do perigo que isso poderia constituir, não pareceu querer lançar-se abertamente ao ataque e privilegiou a posse de bola e os ataques organizados, exercendo sempre enorme pressão assim que o Benfica a recuperava - raramente passávamos do meio campo. O Benfica na primeira fase do jogo até fez algo que me pareceu acertado, que foi perante a pressão do Liverpool na saída de bola optar por não tentar sair a jogar, já que para o conseguir fazer acabava por ter que encostar os dois centrais à linha de fundo e qualquer perda de bola resultaria em deixar os adversários em jogo. Além disso cedo se percebeu que o árbitro espanhol que veio esta noite à Luz permitia ao Liverpool jogar à inglesa, raramente assinalando qualquer falta, por isso os jogadores ingleses podiam cair rapidamente e em força sobre o portador da bola. Mas defendendo o Benfica mal como defende não é uma questão de se o erro vai acontecer mas sim de quando é que ele vai acontecer. E aconteceu várias vezes, porque só na primeira parte o Vlachodimos deve ter defendido três situações em que tinha um adversário isolado na sua frente. Mas brilhante mesmo foi o lance que deu o primeiro golo do Liverpool: aos dezassete minutos, canto para o Liverpool e na sequência do mesmo o Everton(!) estava a marcar um dos centrais, o Konaté, que obviamente não teve qualquer dificuldade em marcar de cabeça. Fiquei a perguntar-me se por acaso treinamos estes lances (prefiro pensar que não os treinamos, porque se o fazemos então é ainda pior). O segundo golo do Liverpool nasce do génio do Taarabt, pouco depois de, num pontapé de canto, o Otamendi não ter conseguido cabecear a bola para a baliza depois de aparecer sem marcação em posição frontal na pequena área. Numa saída do Benfica para o ataque o Grimaldo conseguiu colocar a bola no marroquino que, excepcionalmente, estava completamente sozinho perto do círculo central. Podia receber a bola tranquilamente, mas não é isso que os génios da bola, que pensam com os pés, fazem. Não, o Taarabt fez um passe de primeira direitinho para os pés de um adversário (como já tinha feito diversos outros maus passes até então). Com a equipa descompensada a sair para o ataque, o Liverpool fez golo em quatro toques. Passe para o Alexander-Arnold, passe longo para o Luiz Diaz na área, que assistiu de cabeça para o golo do Mané. Dois a zero ao intervalo (podia ter sido ainda pior) e tudo tranquilo para os ingleses.

2.jpg

De forma surpreendente não houve alterações ao intervalo e até o Taarabt regressou apesar de ter sido o pior jogador em campo durante a primeira parte. Mas o Benfica veio com uma atitude melhor, e foi mais eficaz a explorar o espaço vazio (que o havia) que o Liverpool deixava nas costas. E deu resultados logo ao fim de quatro minutos, quando o Rafa fugiu pela direita, cruzou rasteiro para a área e uma falha grosseira do Konaté deixou a bola nos pés do Darwin. Depois o Darwin finalizou com calma e classe, colocando a bola no poste mais distante. O Estádio da Luz animou-se, a equipa motivou-se, passámos a ganhar mais duelos individuais e bolas divididas, e durante os minutos que se seguiram o Liverpool passou por dificuldades que eram de todo inesperadas para quem quer que tivesse assistido à primeira parte. O Benfica podia perfeitamente ter chegado ao empate neste período. Durante toda a primeira parte acho que o Benfica fez um remate, e nos primeiros quinze minutos da segunda parte fez cinco. O Darwin cabeceou mal depois de mais um bom cruzamento para a área, rematou para a bancada quando estava em posição frontal (e podia ter tentado o passe para o Rafa), mas a melhor situação foi um remate do Everton, que o Alisson defendeu com dificuldade. O Klopp depressa percebeu o perigo do jogo estar assim partido e de uma assentada fez três substituições, sendo que uma delas foi para encostar o Jota à direita, por onde o Benfica estava a criar mais perigo devido ao facto do Salah quase não defender. Imediatamente o Liverpool conseguiu acalmar o jogo e adormeceu-o para um ritmo que lhe era muito mais conveniente. Houve ainda uma situação na qual acho que poderá ter ficado um penálti por assinalar sobre o Darwin, mas com os critérios de arbitragem do espanhol esta noite, era difícil. Depois foi a repetição da história: é esperar que o erro defensivo aconteça, porque ele vai inevitavelmente acontecer. O Benfica só mais tarde mexeu na equipa, e já depois da entrada do Meïté para o lugar do Taarabt a vinte minutos do final, já dentro dos últimos dez minutos não gostei quando trocámos o Everton pelo Yaremchuk, porque o brasileiro estava a fazer um jogo bastante positivo. Voltando à questão de como defendemos, eu acho sinceramente que somos das equipas que pior defendem em Portugal. Vejo melhor organização defensiva em qualquer equipa do fundo da tabela do que no Benfica, onde nem sequer parece existir a noção de uma linha de fora de jogo. Por isso mesmo sofremos o terceiro golo a três minutos do final e numa altura em que o Liverpool não o justificava de todo, depois de uma perda de bola do Otamendi que resultou numa bola metida nas costas da defesa, tendo o Díaz sido deixado em jogo para marcar (pareceu-me que o Vlachodimos hesitou na saída, o que acontece quase sempre nestas situações). E não sofremos o quarto, pelo Jota, de uma forma quase igual (mais uma perda de bola disparatada do Otamendi) porque o Vlachodimos defendeu.

3.jpg

A primeira parte do Benfica foi para esquecer, mas houve vários jogadores que lutaram muito na segunda. O Darwin foi dos melhores, sendo dos poucos a conseguir ganhar no corpo a corpo com os defesas adversários. Gostei do trabalho do Everton, que ajudou muito o Grimaldo nas tarefas defensivas. O Gonçalo Ramos foi outro que correu muito. Deu pouco nas vistas, até porque jogou claramente como médio e não como avançado. Gostei também do Gilberto e do Weigl, e obviamente que o Vlachodimos é um dos maiores destaques, porque sem as suas intervenções o resultado teria sido muito mais pesado. Não gostei nada do Taarabt nem do Otamendi.

 

Não tinha grandes ilusões para este jogo e agora menos ainda tenho para a segunda mão. Acho que a segunda parte nos permitiu pelo menos perder com alguma dignidade e é pena que os constantes erros defensivos não nos tenham permitido fazer um pouco melhor, mas se até contra equipas menores na nossa liga os cometemos e pagamos por eles, a este nível é ainda pior. Estou particularmente chateado porque detesto o Liverpool, apesar de ser treinado por um dos meus treinadores preferidos, mas como pontos positivos levo a atitude mostrada na segunda parte, e o ter matado saudades de estar num Estádio da Luz assim. Desde antes da pandemia que não o via assim cheio, e o público foi inexcedível no apoio, até mesmo perante a horrível primeira parte que fizemos.

tags:
publicado por D'Arcy às 22:45
link do post | comentar
14 comentários:
De BI-CAMPEÃO EUROPEU a 6 de Abril de 2022
Perder por dois golos de diferença, não sendo bom, acabou por não ser catastrófico, isso é verdade, mas fica sempre connosco, os que amamos o nosso slBenfica, a tristeza de não ter o nosso Inigualável Clube a grande equipa que precisa.

Falando verdade, correu melhor do que eu julgava, pois honestamente e considerando o que a nossa equipazinha e toda a estruturazinha do Futebol "Profissional" do Benfica actual valem, poderíamos com alguma facilidade ser goleados em nossa própria casa!!!!
Felizmente os "anjos" estiveram do nosso lado e safámo-nos de mais uma vergonha.

Quem não esteve connosco foi o apitador espanhol. Nem connosco nem com a verdade de jogo, pois não se admite nem se entende como é que não marca contra o Liverpool um PENALTY claríssimo cometido contra o Darwin Nunhes, qaundo o resultado estava em 1-2 a favor portanto, dos ingleses?!?!?!

Quanto ao resto tudo bem, tudo dentro do normal, pois mais uma vez se provou que neste momento não temos equipa para estas andanças. Treinamos mal e pouco, mimamos demais os nossos jogadores, etc,etc,etc,..
quanto a esse aspecto nem sequer precisamos de nos comparar com o Liverpool. Basta olhar cá para dentro e vê-se à distância que tanto o fc penalty como o riporting de alvaLADRA, e até o sc braga, apresentam um futebol mais rápido e mais eficaz do ponto de vista físico. Isso acontece, não é porque eles tenham melhores jogadores. Isso acontece porque eles TRABALHAM MAIS, MUITO MAIS do que os jogadores do nosso slBenfica, tanto nos treinos como nos jogos.
E assim sendo, eu só posso responsabilizar quem está no topo da hierarquia do Benfica.
Quando o General é fraco, os soldados tendem a ser FRAQUÉRRIMOS.

Como dizia L.V. Camões, um Fraco Rei (Presidente) faz fraca a forte gente(jogadores e treinador).

A isto, juntando-se a verdadeira máfia existente nos organismos que gerem este futeboleco PORCOguês para apequenar e roubar incessantemente o Benfica, chegamos à conclusão que a não se tomarem medidas radicais, vamos andar anos e anos e mais anos a lutar apenas pelo TERCEIRO lugar!!!!!

ACORDEM BENFIQUISTAS, E DEFENDAM E SALVEM O MAIOR E MELHOR CLUBE DE PORTUGAL, QUE MERECE VERDADEIROS DIRIGENTES CAPAZES E UMA GRANDE EQUIPA, MESMO UMA GRANDE EQUIPA QUE HONRE, GLORIFIQUE E DIGNIFIQUE ESTE CLUBE TÃO LINDO E TÃO BELO, QUE É A REFERÊNCIA MAIOR DO NOSSO PAÍS, O NOSSO GLORIOSO E INIGUALÁVEL SPORT LISBOA E BENFICA.

Benfica Benfica Benficaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa............ Sempreeeeeeeeeeeeee acima de tudo e de todosssssssssss.
De Anónimo a 6 de Abril de 2022
Não fosse o "santo" Odisseas com os seus milagres do costume e a noite teria uns contornos bem mais dramáticos. Não sei o que será mais insólito, se as constantes criticas ás suas fracas capacidades de "jogar com os pés" se a salvação da equipa semana após semana.....
De BI-CAMPEÃO EUROPEU a 6 de Abril de 2022
Muito bem visto. É de facto absolutamente incompreensível como é que esta nossa equipazinha permite que tantas e tantas vezes os adversários apareçam isolados frente ao nosso guarda-redes!!!!

O meio-campo é lento e frágil do ponto de vista físico-atlético. "Jogam" mais com os olhos do que com os pés e a cabeça!!!! Pelo que em cada jogo esta equipazinha nos apresenta, vê-se à distância de vários milhares de Anos-Luz, que os treinos durante a semana são uma autêntica brincadeira, comparado com os treinos de equipas como o Liverpool, Manchester City, Bayern Munique, etc,etc,etc,...e até mesmo cá dentro da paróquia, tanto o fc penalty e o riporting de alvaLADRA têm treinos muito mais intensos e competentes!!!!

No Benfica dos nossos tempos falta a VERDADEIRA EXIGÊNCIA e o PROFISSIONALISMO A SÉRIO!!! Os nossos jogadores são tratados como "prima donas" e ficam pôdres de mimados.

É uma VERGONHA, um Clube tão grande, tão lindo e o mais belo de Portugal, ter uma equipazinha que não consegue ganhar a clubes como do sc braga para cima!!! Esta época já perdemos duas vezes com o fc penalty, duas vezes com o riporting, e uma vez com o sc braga!!!! Pior ainda, é o facto de esta equipazeca e este treinadorzeco ainda terem de jogar até ao fim da época contra o riporting em alvaLIXO, e contra o fc penalty na nossa catedral da Luz. Infelizmente, com tudo o que nos tem sido mostrado e os resultados anteriores anunciam, vão ser mais duas DERROTAS HUMILHANTES!!!!

ACORDEM BENFIQUISTAS.
O BENFICA PRECISA DE SER REFUNDADO, PRINCIPALMENTE NA SUA MENTALIDADE COMPETITIVA E CULTURA DE CAMPEÃO.

Quanto ainda à APITADORAGEM de ontem desse MONTE DE ESTERCO espanhol, que nem merece que aqui refira o seu nome, o ESCABROSO APITADOR seguiu a cartilha dos apitadores cá da paróquia, e que se consubstancia naquilo que diz o Filósofo Nicolau Maquiavel:
" Para os amigos favores, para os inimigos a Lei".

Pois é ESCABROSOS apitadores, nós Benfica, não queremos favores, queremos a Lei, mas a Lei para todos, não só para nós e para os outros, os nosso adversários, favores.

BENFICA BENFICA BENFICAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA ................ Sempre acima de tudo e de todossssssssssssssssssssssss.
De Luis Agostinho a 6 de Abril de 2022
Cinco pontos sobre o jogo de ontem:

- O nosso processo defensivo é um desastre e só não levámos mais do que os fruteiros por sorte;
- O Taarabt a oito, com um nivel de exigência um pouco superior, é um desastre, e assim, continuamos com o problema do número oito e laterais, que se arrastam há anos, e há anos que não ganhamos nada, por resolver;
- Até com árbitros estrangeiros somos roubados;
- Só o Darwin jogo a um nível mínimo para competições internacionais;
- O presidente do Benfica continua a abusar da minha paciência ao mostrar-se nos camarotes ao lado de quem nos quer e nos fez e faz tanto mal.

Saudações Benfiquistas
De Ricardo a 6 de Abril de 2022
"O presidente do Benfica continua a abusar da minha paciência ao mostrar-se nos camarotes ao lado de quem nos quer e nos fez e faz tanto mal."...tb eu continuo incrédulo!!!

Se é protocolo? Deixem-nos sozinhos e q se vá sentar noutro local da tribuna...fdx!

Estamos a caminho da centralização dos direitos TV...e, a mim parece-me q vamos continuar a ser comidos! :(
De Luis Agostinho a 6 de Abril de 2022
Tudo indica que vamos continuar a ser comidos, e neste assunto dos direitos televisivos, a acontecer, como penso que irá acontecer, será por muitos anos e com graves prejuízos para o Benfica. Não podemos estar a sustentar essa maralha toda, que ainda por cima nos trata tão mal, e é esse o objectivo da centralização dos direitos televisivos.

Quanto ao protocolo...por acaso tanto a liga como a federação, através dos seus organismos que gerem o frutabol, tratam-nos com o respeito e isenção que o Benfica merece? Há alguma lei que obrigue o Benfica a convidar essa gente para os jogos?

Saudações Benfiquistas
De BI-CAMPEÃO EUROPEU a 6 de Abril de 2022
Caro Benfiquista, o chamado "protocolo", para mim é uma falsa questão, é uma autêntica máquina de lançar areia para os olhos das pessoas (adeptos).

O ÚNICO Protocolo que o nosso querido slBenfica deve seguir, respeitar e fazer respeitar, é o PROTOCOLO DA VERDADE DESPORTIVA, E SERIEDADE E HONESTIDADE DE TODAS AS ENTIDADES DO DESPORTO EM PORTUGAL E NO MUNDO.

Mais nada. De "protocolso" em "protocolos", lá vamos nós ser ROUBADOS todas as vezes que lhes apetece, e o nosso Clube a definhar!!!!

ACORDEM BENFIQUISTAS, principalmente que dirige o Clube.

BENFICA BENFICA BENFICA ................ Sempreeeeeeeeeeee
De Luís Manuel a 6 de Abril de 2022
Totalmente de acordo, Luís Agostinho. Ver escumalha daquelas a conspurcar o nosso Estádio é revoltante. Qualquer dia vem o macaco, o soares dias e o hugo miguel. Se houvesse uma lei e a isso fôssemos obrigados, sob pena de multas, perda de pontos, etc., não teríamos outro remédio. Agora, protocolos? O nosso protocolo deveria ser: estamos em nossa casa e nós é que dizemos qual é o protocolo. Já não bastava os clubecos que vêm jogar à Luz e nos faltam ao respeito ao quebrar a tradição na escolha de campo? E espero que não nos deixemos comer de cebolada na questão da centralização dos direitos televisivos, marosca para tirar a corda da garganta aos caloteiros e aos porcos, que ainda por cima têm a banca por eles e nós contribuintes a tapar-lhes os buracos, tudo isto sob o olhar benevolente das anas gomes e das mortáguas.
De Anónimo a 6 de Abril de 2022
Caro D'Arcy
Bem descrito tudo o que se passou no jogo. Nada a acrescentar!
Contudo, não posso deixar de questionar a nossa política desportiva de constatações.
Há anos que na esquerda não temos alternativa ao Grimaldo, que todos sabemos defende muito mal. No entanto, tivemos na equipa B um defesa esquerdo de nome Reinildo que descartamos para a B sad. Só que o Reinildo, depois de passar pelo Lille, ainda ontem foi titular no jogo da Champions pelo Atlético de Madrid contra o City. Afinal que política desportiva queremos no nosso Benfica?
Sócio há 27 anos, hoje mais Benfiquista que ontem.
De Anónimo a 6 de Abril de 2022
Pobre Benfica! Temos da fazer um movimento nacional para pôr o Benfica no lugar que merece: o primeiro.
É frustrante dizer-se que perder na Luz não foi mau. Foi um desastre!
De BI-CAMPEÃO EUROPEU a 6 de Abril de 2022
"É frustrante dizer-se que perder na Luz não foi mau. Foi um desastre!"

Caro Benfiquista "anónimo", como eu o compreendo!!!!
Frustrante?!?! Sim, é verdade, mas eu diria mesmo que é quase "mortal" para um Clube da Grandeza e Prestígio Internacional do nosso querido slBenfica.

BENFICA BENFICA BENFICAAAAAAAAAAAAAAAA. Sempreeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee... só o Glorioso Benfica me interessa, o resto é cascalhooooooooooooooooooo.
De Anónimo a 6 de Abril de 2022
Coisas que é preciso fazer urgentemente:
- mudar radicalmente uma boa parte da equipa (fundamental a posição 8 - o Tiago Dantas brilhou nos jogos dos sub-21).
- mudar de treinador (o Veríssimo é boa pessoa, mas a equipa tem de jogar bem, no mínimo, 60/70 mnts)
- é urgente alguém por ordem na falta de respeito assustador pela instituição: os nossos rivais têm comentadores infiltrados nos programas televisios que fazem análises muito superficiais, sempre em prejuízo do SLB. Ontem foi demais! Não os vi falar assim do Porto quando levou 5 do mesmo Liverpool. Já para não falar da análise ao lance do penalti. Vergonhoso e irritante.
De Luís Manuel a 6 de Abril de 2022
Olá D'Arcy, e obrigado pelo post.

Estou de acordo com o mesmo do princípio ao fim, a tua análise ao jogo é perfeita. Mas não posso deixar de dizer isto: já não é a primeira vez que uma equipa grande inglesa vem à Luz e comete um penálti nas barbas do árbitro (da outra vez foi o Chelsea, nas barbas do árbitro e dos "árbitros de baliza", com uma mão na bola descarada do Terry, que ninguém viu). O corpo a corpo é uma coisa: leva a melhor o mais forte, e o holandês é um armário. Mas aquilo não foi corpo a corpo. O Darwin foi impedido de prosseguir o lance pelo braço do holandês. Se fosse a favor do Liverpool ficaria por marcar? A verdade é que estávamos a jogar muito bem, a disputar e a dividir todas as bolas, a criar ocasiões, e o Liverpool estava a tremer. Poderíamos falhar o penálti? Sim, mas era uma flagrante oportunidade de golo e se marcássemos seria o 2-2.

Não sei o que poderia acontecer a partir daí, mas recuperar de uma desvantagem de 2 golos contra o Liverpool seria uma injecção de ânimo e de confiança nos jogadores e no público (que esteve extraordinário - é verdade o que dizes: pelo menos este ano, em que provavelmente não ganharemos nenhuma competição oficial, já vivemos algumas boas noites europeias "à antiga" na Luz). Já durante a primeira parte houve dois lances (um com o Rafa que se isolaria, e outro com o Darwin) que foram claramente falta. em que o árbitro beneficiou o Liverpool. Quando estas equipas têm todo o dinheiro do mundo, contratam os melhores jogadores do mundo e os melhores treinadores do mundo, e ainda por cima têm os árbitros a seu favor, então já agora a UEFA ou os clubes com dinheiro que façam lá a superliga deles. Isto não é "fair-play" coisa nenhuma. Parabéns ao Villareal, que hoje ganhou ao Bayern e mostrou que mesmo com tudo a favor dos grandes é possível ganhar-lhes.
De Luís Manuel a 6 de Abril de 2022
Acho que o nosso treinador "mexeu" muito bem na equipa contra o Ajax, mas contra o Braga e contra o Liverpool foi um desastre. O Meité não é propriamente um Fejsa (que saudades), mas "mete" o cabedal e contra estes adversários isso é muito importante. No golo de canto que sofremos, por exemplo, seria ele a estar no lugar do Everton, em princípio, e duvido que fosse batido pelo Konaté daquela forma. Não percebo como é que o Nélson Veríssimo diz na conferência de imprensa que o Taarabt "vê mais à frente" e que "dá consistência defensiva" à equipa. Não percebo como é que o Yaremchuk joga em Braga e entra contra o Liverpool. O Seferovic, em Braga, vindo de uma lesão de meses, fez mais em 20 minutos do que o Yaremchuk em 70. 17 milhões por um jogador destes? Na Bélgica é que se devem estar a rir. O Everton, para minha surpresa, estava a fazer uma 2ª parte muito boa mesmo, acho que a melhor que o vi fazer. Sair o Gonçalo Ramos a 10 minutos do fim? Sim, estaria cansado, fez um grande jogo (tal como todos os que referes no teu post), mas para entrar o João Mário? E o Paulo Bernardo, serve para quê?

Fiquei mesmo com muita pena deste resultado. Acho que merecíamos o empate. E com um empate tudo poderia acontecer em Inglaterra. Seria um jogo apenas, agora que os golos fora não contam em caso de empate. E num jogo tudo pode mesmo acontecer. Assim, vai ser praticamente impossível, mas não podemos desistir. Sinceramente, neste próximo jogo contra o Belenenses punha todos os titulares a descansar. Pensar no segundo lugar na Liga é uma ingenuidade, sobretudo depois de tudo o que vimos suceder em vinte e tal jornadas, e especialmente depois de uma das mais ridículas simulações validadas pelo VAR que vi até hoje. É que o Taremi ao menos é um bom simulador. Um batoteiro, claro, mas esforça-se por afinar as batotices. Este dos lagartos nem se dá ao trabalho de ser bom na batota. Ao menos deu para rir um bocadinho. Foi como o Ricardo Horta, em Braga: foi tocado no cabelo e levou a mão à cara. Grande desilusão para mim. Não o tinha nessa conta. Pelo menos o irmão não festejou o golo que marcou contra nós.

Milagres não há. E com uma equipa com tantas lacunas como a que temos só mesmo um jogo mais do que perfeito, uma superação extraordinária de todos os nossos jogadores, uma exibição épica, um árbitro imparcial e um Liverpool cheio de azar a rematar aos postes e à trave é que poderemos passar.

Saudações Benfiquistas.

P.S.: Por acaso também sempre detestei o Liverpool e os seus adeptos, uns bêbados arruaceiros.

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Agosto 2022

Maio 2022

Abril 2022

Março 2022

Fevereiro 2022

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Tranquila

Escasso

Hiato

Formação

Exemplar

Brilhante

Brio

Dignos

Darwin

Erros

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds