VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Terça-feira, 15 de Agosto de 2023

Falso

Arranque em falso na liga, por culpa de um jogo onde praticamente tudo o que poderia correr mal correu mesmo. Isto redundou num resultado igualmente falso - uma derrota num jogo que tudo fizemos para ganhar e merecemos mesmo ganhá-lo, mas no qual por caprichos do futebol a vitória acabou mesmo por cair para a equipa que não fez absolutamente nada para a conquistar.

3.jpg

O onze que apresentámos não teve surpresas, houve apenas duas alterações em relação à equipa que conquistou a Supertaça e eram mais do que esperadas: Jurasek no lugar do Ristic e entrada do Musa para a frente de ataque, com a consequente saída do João Mário do onze. O início de jogo mostrou-nos um Boavista a jogar de forma tipicamente agressiva, tentando entrar de forma a intimidar o Benfica. Isto dificultou a nossa tarefa de impor o nosso jogo durante os minutos iniciais, mas o arraial de pancadaria do Boavista valeu-lhe três amarelos aos três médios ainda no primeiro quarto de hora, o que contribuiu para lhes refrear os ânimos. Melhor ficaram as coisas quando aos vinte e dois minutos o Benfica se colocou em vantagem: ainda sobre o meio campo o Rafa ganhou uma bola em antecipação a um defesa, correu isolado em direcção à baliza e depois já na área tocou a bola para o lado, deixando ao Di María a tarefa simples de empurrá-la para a baliza deserta. Tudo a correr bem, jogo completamente controlado e Boavista quase inofensivo, até porque a desvantagem no marcador era um duro golpe para um equipa cujo único objectivo parecia ser jogar para o pontinho. No entanto, e se calhar porque eu tenho tendência a estar permanentemente insatisfeito, achei que com o controlo quase absoluto que tínhamos do jogo nos faltou um bocado mais de assertividade. Pareceu-me que a nossa atitude esteve quase a roçar a sobranceria, demasiado convictos da nossa superioridade e de que mais cedo ou mais tarde novo golo acabaria por surgir, sem que tivéssemos que carregar muito para que isso acontecesse. Pareceu-me muito aquele espírito do 'deixa andar' que isto se resolve.

1.jpg

Nada parecia indicar que as coisas mudariam na segunda parte, mas logo nos minutos iniciais o Musa, ao disputar uma bola, deixou o pé resvalar sobre a mesma e acertou em cheio com os pitons na canela de um adversário. O vermelho naquela situação era simplesmente inevitável, e vendo-se em desvantagem numérica a opção do Roger Schmidt foi trocar o Di María pelo Morato e passar a jogar com três defesas. Para piorar a situação, quase de seguida o Boavista aproveita uma bola que ficou solta na zona do segundo poste depois de um cruzamento fazer a bola bater no Jurasek, e no primeiro remate que fez à baliza empatou o jogo. A situação complicava-se: empatados e em inferioridade numérica, perante um adversário motivado por ter aproveitado a expulsão para imediatamente empatar. Mas como escrevi antes, a única estratégia do Boavista era jogar para o pontinho, e o empate tinha-lhes caído literalmente do nada. Foi por isso completamente indiferente que o Benfica estivesse em desvantagem numérica, porque dominou completamente o jogo apesar disso, e de forma ainda mais evidente do que o tinha feito durante a primeira parte com onze contra onze. O segundo golo não era apenas provável mas quase inevitável, e depois de já ter visto o Rafa acertar na trave, foi o mesmo Rafa quem o obteve, numa jogada em que só à terceira tentativa a bola entrou, depois de duas defesas do guarda redes em que a segunda, depois de uma recarga do João Neves, levou a bola a embater na trave. Faltavam quinze minutos para o final, o Benfica dominava, o Boavista mostrava uma completa incapacidade para reagir e tudo parecia encaminhar-se para um final feliz. Até que mesmo sobre o final do encontro, e à falta de melhores ideias, o Boavista optou pelo chutão para a área. Um lance aparentemente inofensivo, só que o Vlachodimos teve uma branca e saiu desmioladamente da baliza. A defesa não foi eficaz a afastar a bola e o lance acabou com um penálti cometido pelo António Silva, que mais uma vez de forma completamente inesperada e imerecida deu o empate ao Boavista - que desde o seu primeiro golo não tinha voltado a rematar à nossa baliza. Ainda longos minutos de compensação, mais uma vez o Benfica completamente por cima e a carregar à procura da vitória, e mais uma vez a falta de sorte a aparecer: um remate de primeira do Neres à entrada da área levou a bola a embater com estrondo na barra e a ressaltar para fora - teria sido logo a abrir um dos golos do ano. E para piorar, como se o empate não fosse já uma injustiça atroz, nos instantes finais (já em igualdade numérica, depois do VAR ter alertado para uma expulsão de um jogador do Boavista) lançámo-nos de forma completamente irresponsável para o ataque, colocando os centrais na frente, e uma perda de bola deixou um adversário isolado para correr metade do campo e fazer o terceiro para o Boavista. O Boavista fez três remates à baliza durante o jogo, e marcou três golos.

2.jpg

O melhor jogador do Benfica foi o Rafa. Assistência para o primeiro golo, marcou o segundo, enviou mais uma bola à trave e foi sempre o jogador mais perigoso do Benfica. Para além dele, bom jogo do João Neves, que raramente sabe jogar mal, e boa entrada do Neres no jogo. Pela primeira vez em várias épocas o Vlachodimos tem concorrência séria pelo lugar e não pareceu lidar bem com a pressão. A cometer erros como o que resultou no segundo golo do Boavista só está a facilitar a vida ao seu concorrente.

 

É mau começar o campeonato a perder, mas isto não foi um jogo normal. Houve demasiada coisa a acontecer, e ao menos se é para nos correrem mal as coisas, então que aconteça logo tudo num só jogo. A parte positiva para mim foi mesmo a forma como lidámos com a expulsão: mesmo em inferioridade numérica dominámos completamente o adversário e fomos muito superiores. Acabámos por não ser felizes, também por culpa própria e erros individuais, mas há outras coisas que fazem parte do jogo e que não controlamos. Se o remate do Neres tem entrado provavelmente estaríamos aqui a falar de uma vitória épica. É deitar este resultado rapidamente para trás das costas e retomar o caminho certo.

tags:
publicado por D'Arcy às 15:44
link do post | comentar
20 comentários:
De José Manuel a 15 de Agosto de 2023
No meio do infortúnio, excelente atitude da equipa! Rumo ao 39, por que de resto é conversa fiada!
De Luis Agostinho a 15 de Agosto de 2023
Tens razão D'arcy, muita coisa a acontecer e também tens razão quando dizes que quando estávamos a dominar o jogo e a ganhar 1-0 abrandámos e circulámos a bola em demasia e não fomos à procura do 2-0 para matar o jogo. Continua a faltar "killer-instinct" ao Benfica, e começa na direcção, que apoiou a eleição do proença e continuam mansos em relação ao resto.

O processo defensivo do Benfica preocupa-me desde o jogo com o Feyenoord. A minha preocupação aumentou na primeira parte com os fruteiros e aumentou com este jogo. Quando a outra equipa carrega sobre o nosso meio-campo, quase em "rushing", o nosso meio campo não está a conseguir "segurá-los". Gosto muito, mesmo muito, do João Neves, mas como médio mais recuado...não sei... Não sofremos na primeira parte do jogo com os fruteiros, quase por milagre, e muito trabalho do João, e se tivéssemos sofrido eles teriam feito o tipo de jogo que conhecemos e teríamos perdido a supertaça, mas ao contrário da primeira parte da supertaça, ontem a sorte não esteve do nosso lado, mas mesmo assim, não podemos sofrer três golos do Boavista e esperar ganhar o campeonato.

Jogadores que muito elogiei na época passada como o Aursnes e o António Silva, estão muito longe do que fizeram na época passada. Aliás, o António Silva tem abusado nas entradas "à queima" na área... e ontem sentimos a venda do Ramos, uma venda desastrosa a nível desportivo e mediana ao nível financeiro. Provavelmente o problema no nosso processo defensivo começa mesmo aí, no ataque onde o Ramos trabalhava muito. Má a entrada do Morato.

O cabeça de alfinete da Caldas, dizem que lagartóide anti-Benfiquista, que foi o var do famoso jogo em Chaves que quase nos custava o campeonato, deixou os jogadores do Boavista fazer quase tudo, incluindo lesionar o nosso defesa esquerdo, teve dualidade de critérios na expulsão do Musa, pois não fez o mesmo quando um jogador do Boavista fez o mesmo ao João na primeira parte, e tenho sérias dúvidas na mão do jogador do Boavista na sua área, penalty que não foi assinalado. Deixou que jogdores do Boavista fizessem faltas atrás de faltas todo o jogo, e entradas muito duras na segunda parte. Na primeira até mostrou cartões, depois, pensou melhor...?

Por último, continuamos a ser gozados pela sporkus tv. Porque é que os outros têm comentadores adeptos, com o vidigal a falar em "nós" no jogo dos viscondes e nós levamos com "a mão do tonel"?

Este é um campeonato onde era absolutamente essencial não fazer uma entrada em falso. Já estamos com 3 pontos de atraso em relação aos nossos rivais/inimigos e por isso hoje estou muito desolado e cheio de azia.

Saudações Benfiquistas
De Manuel Abrantes a 15 de Agosto de 2023
O árbitro fez uma boa arbitragem e quanto a sorte e azar no futebol...rematar ao poste ou trave não é azar, é falta de acerto. Na minha óptica e na continuação de meio da segunda volta da época passada, o nosso treinador Schmit está a mostrar a sua incapacidade latente na gestão do plantel e de saber ler/interpretar o decorrer de um jogo, sendo uma menos valia no jogo. Quanto aos reforços, o Turco e o Checo não mostraram até agora qualidade para retirar a titularidade aos que já cá estavam, e espero que não joguem para simplesmente justificar as suas caras contratações como ocorreu com o Weigel, quantos aos nórdicos que chegaram a meio da época passada por valores elevados, ainda devem com ironia estar em período de habituação...
De Pedro Qwara a 15 de Agosto de 2023
“Se alguma coisa pode correr mal, vai correr. E vai correr mal da pior maneira, no pior momento e causando o maior dano possível.”
Murphy mesmo sem perceber nada de bola resumiu bem o que aconteceu no Bessa.
E Pluribus Unum!
De Redpower a 15 de Agosto de 2023
Plenamente de acordo. É incrível a sorte que o Boavista teve.

Uma nota só: não tinha visto, mas ao que parece, aos 10 minutos há uma entrada de um jogador do Boavista sobre o João Neves, em tudo parecida com a do Musa que resultou na sua expulsão. Não gostando de me desculpar com arbitragens, há aqui uma dualidade de critérios, e onde estava o VAR?

Já agora, acho que a nível defensivo a equipa perde muito quando o Florentino não joga. Veremos em jogos futuros.

VIVA O BENFICA!
De Nick Name a 16 de Agosto de 2023
Não consigo entender a obsessão de alguns pelo Florentino, bom recuperador sem dúvida mas totalmente incapaz do meio-campo para a frente. Contra o Boavista, foi depois da entrada dele (com o Chiquinho e o Neres) que passámos de estar a ganhar 2-1 para ficar a perder 3-2 e o conclusão é que " a nível defensivo a equipa perde muito quando o Florentino não joga"????????? Então sofremos 2 golos e marcamos zero por estarmos melhor defensivamente? Esta não dava parainventar...
De Anónimo a 15 de Agosto de 2023
Ó Abrantes, "rematar ao poste ou trave não é azar, é falta de acerto"?
É pá, se um dragarto tivesse cheiro na web, o Tertúlia tresandava...
Copy paste de comentários noutros blogues e está a andar!
De Francisco a 15 de Agosto de 2023
Acerto para alguns é um guarda redes Voar atravessa a baliza de uma ponta a outra e faz uma defesa do outro mundo desacerto é Vlachodimos sai não sai hesita volta a hesitar e termina em penalti isso sim é desacerto, na minha vida e já vai um pouquinho longa sempre ouvi dizer quando uma bola bate no poste na trave e sai fora azar se entra é sorte para uns é desacerto só me faltava ouvir esta depois de ver um porco andar de bicicleta já agora desacerto completo foi a arbitragem uma vergonha que conseguiu nos por atrás dos nossos rivais 3 pontos isto é apenas o começo mais está para vir.
De Jorge.A a 16 de Agosto de 2023
Acho que a equipa deu o litro para ganhar este jogo, disso nao tenho duvidas.
Agora ha certos aspectos a considerar:
O Musa e o Odysseas poderao ter sentido alguma pressao por causa da concorrencia e isso ter afectado o seu jogo.
Dizem que é bom haver concorrencia dentro do plantel. Eu não nego, mas tambem digo que essa concorrencia pode afectar um jogador e tirar a tranquilidade e confiança que necessita para jogar bem e dar o seu melhor. E pode ter sido isso que aconteceu ontem.
Tranquilidade e confiança que mostraram na epoca anterior.
O Musa mas tambem o A.Silva nao podem entrar a uma bola daquela maneira.
Demos tudo mas não correu bem.
De Jorge.A a 16 de Agosto de 2023
Sinceramente o que é mais importante?
Ter um Gr bom sem concorrencia no plantel que consiga estar em grande nivel e dar tranquilidade suficiente à equipa e fazer exibiçoes como a que fez no dragão e ainda ser fiel ao clube?
Ou ter um concorrente acima da media que caso faça grandes exibições poderá nem ficar mais do que 1 ano no clube e teremos novamente de procurar um Gr decente que fique mais tempo no clube sem ser assediado por tubarões?
De Nick Name a 16 de Agosto de 2023
Tenho que concordar com as critícias a esta arbitragem. Dualidade de critérios evidente e houve de facto penalty não assinalado (com a cumplicidade do VAR) por mão de um jogador do Boavista, Houve também muito azar e uma asneira do Vlachodimos. Quanto ao resto, até gostei da equipa, embora na minha opinião Schmidt se tenha orecipitado na troca do Di Maria pelo Morato.
De AP a 16 de Agosto de 2023
D'arcy,
Completamente de acordo com conteúdo do seu post.
Faltou mencionar algo que já aqui foi referido por alguns colegas benfiquistas e que foi fundamental para o desenroral do jogo e do resultado: aos 11 minutos um jogador do Boavista atinge a canela do João Neves com os pitons, pelo que tinha de ser expulso. Não se percebe como é que o vídeo arbitro, e bem, chamou o árbitro para ver o lance que dá origem à expulsão do jogador do Boavista aos 95 minutos, e não o chamou para ver esse lance aos 11 minutos ... talvez por isso mesmo, foi aos 11 minutos, não parecia bem o Benfica jogar contra 10 logos aos 11 minutos!
Também acho que a comunicação do clube deveria ter sido contundente a denunciar esta situação, até porque somos sempre prejudicados em lances iguais, recorde-se o jogo com o Braga para a taça.

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Dezembro 2023

Novembro 2023

Outubro 2023

Setembro 2023

Agosto 2023

Maio 2023

Abril 2023

Março 2023

Fevereiro 2023

Janeiro 2023

Dezembro 2022

Novembro 2022

Outubro 2022

Setembro 2022

Agosto 2022

Maio 2022

Abril 2022

Março 2022

Fevereiro 2022

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Impotência

Incompetência

Regresso

Crer

Previsível

Feio

Experiência

Inacreditável

Equívocos

Pobre

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds