VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Domingo, 5 de Novembro de 2023

Feio

Vitória justa num jogo feio e de muita luta. Foi melhor o resultado do que a exibição, mas ganhou a equipa que mais fez por isso e assim aproveitámos o resultado surpreendente do Estoril no Porto para fugir a um adversário directo na classificação.

2.jpg

O onze do Benfica confirmou aquilo que eu não desejava, a manutenção do esquema táctico apresentado em Arouca. Não sou, por princípio, adepto de tácticas com três centrais. Não é algo com grande tradição no Benfica e a mim só me trazem memórias dos piores momentos da última passagem do Jorge Jesus no nosso clube. A primeira parte nada mais fez do que reforçar as minhas más impressões sobre este sistema. Perante um autocarro muito bem estacionado pelo Chaves, o Benfica não manifestou qualquer arte ou engenho para lhe dar a volta. Regra geral uma táctica com três centrais costuma ser utilizada para libertar e encorajar o avanço dos laterais, de forma a servir os jogadores mais avançados a partir das alas. No caso do Benfica, apresentamos este esquema táctico jogando sem laterais, com dois médios centro adaptados a essas posições (Aursnes e João Neves) e sem nenhuma referência na área. É inovador, certamente, mas o resultado prático na primeira parte foi mais ou menos previsível. Na minha opinião voltámos a deitar literalmente fora metade do jogo com uma exibição muito pobre, em que mais uma vez tivemos imensa posse de bola estéril. Muito por culpa de exibições apagadas de todos os jogadores de características mais ofensivas, que raramente acertavam dois passes seguidos ou conseguiam controlar uma bola em condições. Ao intervalo comentava que o jogo estava feio, o campo pesado, estava vento, chuva, os jogadores do Chaves estavam a jogar duro, e que estava farto de ver 'borboletas' no nosso ataque. Por isso esperava que entrasse algum 'calhau' para andar aos encontrões aos defesas e servir de referência na área - na primeira parte, por exemplo, ficou-me na memória um momento em que estivemos a preparar uma jogada durante uns trinta segundos, a trocar a bola de um lado para o outro, para depois a cruzarmos para a área onde não estava absolutamente nenhum jogador nosso.

3.jpg

Acabou por entrar o Cabral para o lugar do Gonçalo Guedes, e se é verdade que a qualidade do nosso futebol não melhorou por aí além, pelo menos começámos a criar mais situações de finalização e não estivemos sempre tão longe da baliza adversária. Mas claro que persistia o problema de dar a volta ao autocarro do Chaves, o que continuava a parecer pouco provável de acontecer porque o Benfica não estava, de todo, a submeter o Chaves a qualquer tipo de pressão sufocante. Seria preciso acontecer algo excepcional para chegar ao golo, e foi mesmo isso que o João Neves se encarregou de fazer ao fim de um quarto de hora. Pela direita, foi deixando adversários pelo caminho até entrar na área e ganhar a linha de fundo, para depois fazer o passe atrasado. A bola iria para o Cabral mas o guarda-redes ainda conseguiu tocar-lhe ligeiramente com a ponta dos dedos, o que fez com que o Cabral apenas conseguisse desviá-la de forma destrambelhada na direcção da baliza (ele acabou por escorregar quando tentou ir buscar a bola mais atrás depois do toque do guarda-redes e desviar a bola com a bunda). Um defesa do Chaves conseguiu o corte em cima da linha, mas o Aursnes estava lá para fazer a recarga para golo. Honestamente, pareceu-me que a bola do Cabral até ultrapassou completamente a linha de golo, mas a Liga resolveu atribuir o golo ao Aursnes, o que me faz pensar que se por acaso ele não estivesse ali para fazer a recarga provavelmente não nos dariam aquele golo. Com o principal problema resolvido, agora era esperar que não resolvêssemos recuar e permitir a reacção imediata do adversário, mas logo a seguir levámos com uma bola na barra, num remate forte e cruzado que o Trubin ainda desviou muito ligeiramente. E com este lance o Chaves pareceu despertar um pouco e finalmente desmontou a sua estratégia fortemente defensiva. O Benfica respondeu com a entrada de mais um avançado a vinte minutos do fim, o Tengstedt, que substituiu um apagadíssimo Di María que na verdade já não justificava a presença em campo há bastante tempo. E o golo da tranquilidade surgiu a dez minutos do final, num penálti marcado pelo João Mário. Sobre o lance, se fosse assinalado penálti a favor de qualquer outra equipa seria penálti óbvio. Como foi a favor do Benfica, conseguimos logo ver um coro que acha que uma mão na cara do João Neves, que é sempre falta em qualquer situação ou posição no campo, não era falta, e portanto não era também penálti. Pior ainda, até consigo ver benfiquistas armados em moralistas a juntar-se ao coro (é incrível como conseguimos sempre arranjar gente para fazer o serviço dos outros). Não é agressão, é certo, mas é falta. E se é falta dentro da área, é penálti. É incrível que se tenha que estar a defender a justeza deste lance, o que só acontece, repito, porque foi assinalado a favor do Benfica. De tão absurda que é a argumentação de que não é penálti, cito a avaliação que o Duarte Gomes fez n'A Bola sobre o lance:

"Só emoções momentaneamente alteradas ou o desconhecimento das regras pode levar alguém a defender que o lance entre Bruno Langa e João Neves não justificava o pontapé de penálti. Reparem: bola no chão a ser jogada com o pé, braço direito (cá em cima) levantado quase na horizontal e chapada de mão aberta na cara do adversário. A imprudência é exactamente isto: a falta de cuidado/atenção que um jogador tem quando disputa a bola com um adversário. Não é preciso haver malícia nem intenção, isso é irrelevante tecnicamente."

Entretanto, com o jogo resolvido, e como não há fome que não dê em fartura, de não termos avançados centro de raiz em campo na primeira parte passámos para acabar o jogo com três, após a entrada do Musa para o lugar do Rafa. Que poderia ter dado resultados imediatos, pois uma boa jogada de entendimento entre ele e o Cabral terminou com um remate cruzado do primeiro e o terceiro golo do Benfica. Mas o VAR entrou em acção e sempre que vemos o tempo de decisão a aumentar já sabemos que deve estar a ser cozinhada uma linha conveniente, que neste caso descobriu uma posição irregular ao Musa e anulou o golo. É suposto acreditarmos na justeza de um VAR que não foi capaz de detectar que a bola do Cabral tinha ultrapassado a linha de golo, mas que conseguiu determinar que o Musa estava 9 cm deslocado. Nestes lances o VAR simplesmente anula ou valida golos de forma aleatória ou conforme lhe apetece. Toda a gente viu de que forma foi traçada uma linha completamente errada de forma a permitir a anulação do golo do empate do Boavista frente ao Sporting, como o mesmo clube foi beneficiado com nova linha errada para validar um golo claramente ilegal contra o Casa Pia, mas quando ficamos à espera longos minutos para anular um golo por meros centímetros, é suposto acreditarmos. Ainda ontem vi dois golos serem anulados desta forma à nossa equipa B, quando em imagem corrida nenhum deles pareceu ter qualquer ilegalidade.

1.jpg

O João Neves é o homem do jogo. Desfez o nulo com a sua iniciativa individual e sofreu o penálti que resultou no segundo golo. O Aursnes conseguiu estar num nível aceitável e na medida do possível foi sempre tentando dar profundidade pelo seu lado. Os centrais, em particular o António Silva e o Otamendi, estiveram num bom nível e em termos tácticos a entrada do Cabral foi importante.

 

Foi uma vitória importante, mas mantenho que não gosto nem sinto confiança neste esquema táctico. E espero que não seja esta a opção tomada para os próximos dois jogos, que serão bastante importantes. É uma preferência pessoal, não só por não gostar desta táctica, mas também porque nos dois jogos que fizemos com ela a qualidade do futebol apresentado em nada melhorou e continuou a deixar muito a desejar - se tivesse visto melhorias notórias, então teria que dar o braço a torcer. Enfim, seja qual for a opção tomada, é ficar à espera do melhor, porque estes dois jogos podem ser muito decisivos para o que resta da época.

tags:
publicado por D'Arcy às 20:04
link do post | comentar
12 comentários:
De Pedro Qwara a 5 de Novembro de 2023
Começar sem ponta de lança e acabar com três, pelo meio muita posse de bola, completamente inócua e apenas cinco remates enquadrados.
O Benfica passou grande parte do jogo a esbarrar contra a muralha de Chaves e parecia que quanto mais esbarrava, mais teimava em esbarrar…Valeu a tenacidade do jovem João Neves, hábil a contornar a muralha e a contribuir decisivamente para uma vitória preciosa.
Também me pareceu que o golo devia ter sido atribuído ao Cabral, poderia nem ser candidato ao prémio Puskás, mas seria certamente um dos golos mais insólitos da história do futebol.
E Pluribus Unum!
De Armando Cravo a 6 de Novembro de 2023
Eu, pelas imagens vistas e revistas, também acho que o golo é do Cabral e que o golo do Musa, não tem nada de fora de jogo!...
Está provado, que o VAR foi criado, para manipular os resultados a seu bel-prazer, de acordo com as conveniências!...
De Anónimo a 6 de Novembro de 2023
eu estava assistindo ao jogo num stream online germânico e, eles, numa repetição do lance, mostraram a bola, para além da linha de golo, vinda dum ressalto no cu do cabral, ponto final parágrafo ...
aap
De Nick Name a 6 de Novembro de 2023
Foi de facto uma vitória importante, mas de facto o jogo do Benfica continua confuso e pouco acutilante. E isto de comprar laterais e pontas de lança por uma fortuna e depois deixá-los no banco é no mínimo bizarro. Valeram dois golos caricatos e, como já é habitual, o João Neves. Mas agora vamos ter adversários que em nada se comparam com a nulidade do Chaves e do Arouca, e vão ser estes os dois grandes testes para a equipa e para o treinador.
De BI-CAMPEÃO EUROPEU a 6 de Novembro de 2023
Muito bem escrito. Subscrevo integralmente, assim como os dois comentários precedentes.

Temos um "carro" muito bom, o melhor que existe na "pista", mas o "condutor/piloto" é mesmo muito fraquinho!!!!!
Por isso o "carro" anda muito pouco, porque apenas e só, uma "peça" (JOÃO NEVES) está realmente bem afinada!!!!

Este scmidt é um autêntico FIASCO!!!! Foi campeão?! Sim foi, mas o bife que eu comi ontem, hoje já não me serve para nada.
Tenho um quase vizinho que é burro que nem uma pedra, saiu-lhe há poucos meses quase um milhão de €uros no Totoloto, mas isso não fez dele alguém inteligente, infelizmente ainda o tornou mais calhau, e com a agravante de se metamorfosear em arrogante asqueroso e repugnante!!!!

Em termos futebolísticos, é o que está a acontecer a esse "alemanhão" roger scmidt!!!

A "equipa" mal se mexe em campo!!! São os campeões do joguinho para os lados e para trás, precisam de 987900000 passes e passinhos para conseguirem rematar uma vez à baliza!!!!
Nos pontapés de canto tanto a favor como contra, mas principalmente a favor, é raro ganharem uma bola!!!!!

São uns PÔDRES DE MIMADOS!!! Nenhum clube em Portugal oferece aos seus jogadores o que o nosso querido SLBENFICA dá a essa "tropita" que temos!!!
Entramos com 11 em campo, e só um joga VERDADEIRAMENTE À BENFICA (JOÃO NEVES)!!!!
Com apenas 19 anos feitos recentemente, consegue ser sempre ou quase sempre o jogador mais importante e produtivo do nosso Plantel!!!!

Os outros, se tivessem um pingo de vergonha e dignidade, deviam enfiar um saco preto pela cabeça abaixo e pedir perdão aos Sócios e Adeptos do Benfica, por andarem nos relvados a PASSEAR o nosso Manto Sagrado Vermelho com ares de imperadores, autênticas majestades, em vez de COPIAREM TOTALMENTE o que joga e e faz jogar o nosso querido JOÃO NEVES.

Por falar em João Neves, os adversários / inimigos já repararam que ele é de facto o PONTO FORTE do Benfica, e por isso estão sempre a entrar duro e muitas vezes às margens da Lei na tentativa de o "ARRUMAREM PARA CANTO"!!!!!
Do Benfica e da sua "estrutura" não se vê ninguém a DEFENDER o nosso "ABONO DE FAMÍLIA" dos tempos presentes!!!

Talvez algum "dirigente" ACORDE da letargia e covardia, e venha dizer alguma coisinha quando algum caceteiro covarde e filho da p..ta partir uma perna ao nosso MELHOR jogador, o Benfiquista João Neves!!!

ABRE OS OLHOS Rui Costa, e defende o Glorioso SLBENFICA.
Não basta dizer que se ama o Benfica, é preciso PROVÁ-LO e viver esse amor ao Clube.

Domingo temos na nossa Catedral da Luz o riporting de alvaLADRA.
Muito honestamente, e dado aquilo que tenho observado, estou muito pessimista para esse jogo!!!

O nosso "carro" é bem melhor, mas o nosso "condutor" fica a Anos Luz de atraso e inteligência do "condutor" dos lagartinóides, por mero acaso, o Benfiquista Rúben Amorim!!!

Se fosse crente começava já a rezar todos os dias até à hora do jogo. Como sou agnóstico, não posso recorrer a essa prática e apenas peço aos jogadores do Benfica para serem merecedores de estarem no Maior e Melhor Clube de Portugal. Para isso basta-lhes apenas serem TODOS João Neves!!!

BENFICA BENFICA BENFICA, ontem, hoje e sempre....... o Maior, ÚNICO!!!!!

P.S. Na sexta-feira passada, observámos mais um "jogo" no estádio do ladrão, em que, como de costume, o fc-penalty mais uma vez jogou com 16 (DEZASSEIS) a seu favor!!! Nada de admirar, o COSTUME!!!
O melhor "jogador" dos andrades foi, como seria espectável, o apitador tiago CINCO CÊNTIMOS martins, que INVENTOU rapidamente um penalty fantasma contra o Estoril Praia, e marcou quase uma dezena de faltas e faltinhas absolutamente inexistentes sempre e só a favor desse clubeco azul às riscas!!!!

É o triste futeboleco PORCOguês que temos!!! enquanto o medo e a covardia fizerem parte do ADN dos dirigentes dos outros clubes portugueses, incluindo o nosso Glorioso SLBENFICA, esse clubeco repugnante e do mal, continuará a reinar, a transformar os Árbitros em meros apitadoes ao seu serviço, e consequentemente a fazer o que bem lhe apetecer!!!

Quem me dera ver a Liga cá da paróquia ser dirigida e administrada pela Entidade que gere a Liga Inglesa!!!!
Aí é que que queria ver quem tinha de facto unhas para a guitarra!!!!
De Anónimo a 6 de Novembro de 2023
A medicação ou não está a fazer efeito ou está a fazer efeito a mais...
De BI-CAMPEÃO EUROPEU a 6 de Novembro de 2023
Tal como os lagartinóides nunca serão capazes de chegarem a jacarés, também este calhau "anónimo" nunca será capaz de sequer chegar a burro!!!!
Oh CALHAU, tira-te a uma fossa séptica, ACÉFALO.
Nem a burro consegues chegar, és mesmo um tijolo ou um toco de vassoura.

BENFICA SEMPREEEEEEEEEEEEEEEEE...
De Cá não há bar a 6 de Novembro de 2023
Tem razão em quase tudo o que disse(só não acho que seja apenas o Neves a dar o litro). Agora se toma medicação,ou se é efeito a mais ou a menos não me importa nem me exporta.
De Anónimo a 7 de Novembro de 2023
Olha, já tinhamos o mestre e agora temos o discípulo!
De Henrique Teixeira a 6 de Novembro de 2023
O Benfica venceu num campo onde na época passada perdeu. Os campeonatos conquistam- se com pontos e vitórias e por essa razão festejei efusivamente os dois golos validados. Tal como em Arouca, ou talvez ainda pior, as condições do relvado não permitiam a prática de bom futebol, mas mesmo assim tenho que reconhecer que o Benfica tinha obrigação de ter jogado muito melhor.
De resto foi uma jornada positiva, pois penso que honestamente nenhum Benfiquista estaria à espera que o Estoril fosse ganhar, ou sequer empatar, ao Porto.
Para o dérbi do próximo domingo nem estou otimista nem pessimista,
mas o facto do Benfica ter que jogar quarta-feira para a liga dos campeões é que não é nada bom. Penso que para ganhar ao Sporting o Benfica terá que jogar mais do que nos últimos jogos.
Termino dizendo que concordo totalmente com os comentários do D`Arcy a este jogo de Chaves.
Saudações Benfiquistas
De Luís Manuel a 7 de Novembro de 2023
Olá D'Arcy, e obrigado pelo post. Não só concordo com o que escreveste acerca do jogo, como subscrevo inteiramente esta tua opinião:

"É uma preferência pessoal, não só por não gostar desta táctica, mas também porque nos dois jogos que fizemos com ela a qualidade do futebol apresentado em nada melhorou e continuou a deixar muito a desejar - se tivesse visto melhorias notórias, então teria que dar o braço a torcer."

Também não vejo que a equipa melhorasse. Antes pelo contrário, vejo-a com ideias mais confusas. É um autêntica salganhada. E 3 centrais contra equipas que metem 3 autocarros lá atrás?! Por alma de quem? O meio campo fica entregue ao Florentino, porque ao João Mário continua a fazer-lhe confusão correr e meter o pé, e o nosso melhor 8, João Neves, está encostado à linha, onde faz o que pode, e bem, porque ele não sabe jogar mal até numa posição para que nunca foi talhado. E ver o Aursnes ali é ver outro desperdício. Qualquer treinador mais perspicaz que apanhemos pela frente desmontará esta nossa táctica (para mim absurda) em dois tempos. Por isso é que não estou nada optimista para os dois decisivos jogos que teremos nesta semana. Que eu esteja enganado: garanto que venho aqui dar o braço a torcer. E, em minha opinião, o Musa tem de jogar. Não é um prodígio, tem muitas limitações, mas neste momento é o nosso melhor avançado. Foi titular da Croácia no últimos 2 jogos. Saiu aos 60 e tal minutos, sim senhor, mas eu acho que a Croácia não é uma seleção qualquer. Inacreditável como se contrataram dois laterais-esquerdos que não jogam e como não se foi buscar uma alternativa ao Bah. Não haverá ninguém na equipa B ou sub-23 melhor que os dois laterais-esquerdos que temos no plantel? Não é assim tão difícil. Quando o mini pereira saiu, o Rui Vitória não teve qualquer problema em ir à equipa B trazer o Semedo, que não tinha, salvo erro, nenhum jogo realizado pela equipa A.

Falando no Musa: golo limpo que nos foi anulado, mais uma vez. No momento em que o Cabral toca a bola o Musa está totalmente em jogo. Mais um roubo. Tal como já foi o penálti não assinalado sobre o Tengsted na Luz contra o Casa Pia. Se a falta assinalada ao Aursnes contra o Vizela é penálti , não percebo por que razão este não foi. Mas acho que não temos departamento de comunicação. Não vi lá ninguém nos últimos anos, e eu gostava que no clube houvesse alguém que viesse a público denunciar estes VARs, que foram rápidos a traçar linhas no golo que foi sonegado ao Boavista contra o Sporting, e que são sempre estranhamente lentos a analisar e a traçar linhas contra nós. Muita sarrafada dos jogadores do Chaves contra nós que ficou por punir disciplinarmente, e nesse aspecto tenho de elogiar os nossos jogadores, que não se atiram para o chão agarrados à cabeça quando levam pisões e sarrafadas nas pernas. Acho uma piada do caraças a benfiquistas que quase choraram com o penálti sobre o João Neves: o que é que é preciso para ser penálti contra nós? Com amigos destes, venham todos os nossos inimigos!

Di María fez um jogo horrível. Centrais, Florentino, Aursnes e Neves muito bem. Por que razão não joga Tiago Gouveia, quando já se percebeu que temos jogador? Enfim, ainda acredito que haja bom senso e o nosso treinador ponha os jogadores certos nos lugares certos, e possamos ganhar os dois próximos jogos.

Saudações Benfiquistas a todos.

P.S. : Incrível como temos bancadas em peso a apoiar-nos em todos os estádios. Adeptos que fazem sacrifícios enormes para apoiar o Benfica. Obrigado a todos.
De Cá não há bar a 8 de Novembro de 2023
"Com amigos destes, venham todos os nossos inimigos!" ------------------ Exactamente. Não veêm(ou não querem ver)um boi à frente dos olhos. Muitos deles devem ter votado no demissionário(de ontem) só porque o viam na tribuna ao lado do presidente dos pneus.

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Fevereiro 2024

Janeiro 2024

Dezembro 2023

Novembro 2023

Outubro 2023

Setembro 2023

Agosto 2023

Maio 2023

Abril 2023

Março 2023

Fevereiro 2023

Janeiro 2023

Dezembro 2022

Novembro 2022

Outubro 2022

Setembro 2022

Agosto 2022

Maio 2022

Abril 2022

Março 2022

Fevereiro 2022

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Consistência

Revolução

Medíocre

Atrás

Superioridade

Confortável

Rasgos

Degradante

Cruel

Tenacidade

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds