VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Quarta-feira, 1 de Outubro de 2014

Fraca

Exibição muito fraca esta noite na Alemanha e derrota mais do que justa perante um Leverkusen que foi melhor em todos os aspectos do jogo. Já disse diversas vezes qual é a importância que eu dou à Champions, mas independentemente disso não posso ficar indiferente a um desempenho muito abaixo de qualquer mínimo aceitável, que foi aquilo a que assistimos esta noite.

 

 

Foi visível desde o apito inicial que seria muito difícil conseguirmos o que quer que fosse deste jogo. Os alemães submeteram-nos a uma pressão intensíssima e nós fomos praticamente incapazes de sair do nosso meio campo, e nem sequer de armar uma jogada com dois ou três passes seguidos. O Leverkusen foi superior em tudo, colectivamente e individualmente. Foi como se nós estivessemos a jogar de bicicleta e eles de BMW. Qualquer bola dividida entre um dos nossos e um alemão acabava quase invariavelmente da mesma forma: com o nosso jogador no chão e a bola nos pés do adversário. No meio campo fomos completamente atropelados, e os alemães insistiram sobretudo pelo lado esquerdo da nossa defesa, que foi incapaz de dar conta do recado. A pressão alemã foi impiedosa até que chegou finalmente a um merecido golo, aos vinte e cinco minutos de jogo - nesta altura o Benfica tinha feito zero remates no jogo o que, convenhamos, até tinha toda a lógica porque provavelmente ainda não tínhamos passado do meio campo. O golo resultou da recarga a um remate largado pelo Júlio César, que já antes tinha largado a bola. Poucos minutos depois chegou o segundo golo, numa jogada que já tinha sido repetida várias vezes: entrada pelo lado esquerdo, centro atrasado e remate de um adversário vindo de trás sem o devido acompanhamento pelos médios.

 

 

Só depois do segundo golo é que o Benfica conseguiu finalmente respirar um pouco, mas claramente mais como consequência de algum abrandamento por parte dos alemães do que por subida de rendimento da nossa parte. A segunda parte foi jogada mais nesse ritmo, em que pelo menos não éramos pressionados logo à saída da nossa área e ainda conseguíamos trocar a bola mais ou menos à vontade na nossa defesa, mas a partir do meio campo a história era diferente: parecia que só se viam camisolas vermelhas do Leverkusen por toda a parte, e quase nenhum espaço para jogarmos, sendo a bola perdida muito rapidamente. A meia hora do final, praticamente na primeira vez que o Gaitán conseguiu ter uma bola controlada perto da área adversária, deixou três adversários para trás e entregou ao Salvio na direita, que evitou um adversário e de pé esquerdo fez um golo que, com toda a honestidade, nada tínhamos feito por merecer. Mas nem deu sequer para começar a alimentar qualquer esperança de entrarmos na discussão do resultado, porque a bola foi ao meio campo e na jogada seguinte, numa raríssima ocasião em que um árbitro de baliza se lembrou que está lá para fazer algo mais do que ser um mero espantalho, assinalou um penálti no mínimo manhoso do Jardel sobre o Kiessling, e o resultado voltou outra vez para os dois golos de diferença. E o jogo terminou efectivamente aí, porque durante o tempo que restou jogou-se a um ritmo muito reduzido. O Leverkusen estava satisfeito e não parecia disposto a esforçar-se muito mais, mantendo o jogo sempre perfeitamente sob controlo, e nós não mostrámos qualquer capacidade para alterar o rumo dos acontecimentos.

Seria fácil estar a desancar alguns dos suspeitos do costume depois de um jogo destes, mas francamente, o nosso jogo desta noite foi tão mau sob todos os aspectos que seria injusto fazê-lo. Foi tudo demasiado mau.

 

Não vou entrar pelo discurso do 'há que levantar a cabeça' porque para mim nunca a baixamos. Mas no domingo já terei posto este jogo para trás das costas e lá estarei a apoiar os nossos contra o Arouca. O campeonato é a nossa principal prioridade e eu concordo completamente com essa estratégia. Mas esta noite estivemos muito mal, e se eu não estou à espera que o Benfica aposte as fichas todas na Champions, pelo menos espero que consigamos deixar uma imagem minimamente condigna ao nome do Benfica. E não foi isso o que aconteceu hoje.

publicado por D'Arcy às 23:40
link do post | comentar
21 comentários:
De ÁGUIA GENIAL a 2 de Outubro de 2014
A EXIBIÇÃO FOI PIOR QUE MISERÁVEL, O BENFICA TEM QUE JOGAR MAIS E MELHOR, TEM TODAS AS CONDIÇÕES PRA ISSO, PARA NÍVEL INTERNO CHEGA E SOBRA MAS PARA FAZER ALGUMA COISA DE JEITO LÁ FORA TEM QUE MELHORAR E OBVIAMENTE VAI MELHORAR, TANTO A NÍVEL INTERNO COMO LÁ FORA, MAS DÁ JEITO QUE O FAÇA RAPIDAMENTE.
NÃO ESQUECER QUE O PRINCIPAL OBJECTIVO É O CAMPEONATO E AÍ O BENFICA ESTÁ BEM E AINDA VAI MELHORAR MUITO.
AGORA É GANHAR TODOS OS JOGOS.

FORÇA BENFICA!
De pge a 2 de Outubro de 2014
Disse-o antes e digo-o agora, nunca vi uma emergência na contratação de um trinco, vieram 2 e o q melhor cumpre é o André Almeida. Ok podem jogar no lugar do Enzo e provavelmente vieram por causa disso, mas mais uma histeria colectiva sem sentido.
De Águia IMPERIAL a 2 de Outubro de 2014
Vergonhosa FALTA de RESPEITO ao Nosso BENFICA. Parecíamos uma equipa de MULHERZINHAS. Mulherzinhas cheias de VARIZES. Correm pouco, pouquíssimo. INTENSIDADE de jogo ao nível quase de uma qualquer equipa B. Sinto os Sócios/Adeptos do BENFICA muito moles. Aceitam tudo com a maior das facilidades. Vê-se, e vê-se bem à distância que, quer adeptos do porco corrupto ou do riporting de alvalixo são MUITO MAIS EXIGENTES DO QUE NÓS. Vejam o texto do D'Arcy. Fica contente apenas com uma EQUIPAZINHA para consumo interno. Oh D'arcy, que DESILUSÃO meu caro. Pensei que o teu BENFIQUISMO era de um NÍVEL MAIS ELEVADO E MUITO MAIS EXIGENTE.
É por essas e por outras que no Nosso Clube cada um faz o que quer que está sempre tudo bem. Não há CRÍTICA.a exigência é de nível inferior ao riporting e ao fócorrupto do porco. O clube é GRANDE DEMAIS, e melhor, os IDIOTAS ÚTEIS, lá estarão no jogo seguinte para bater palmas e palminhas a "meninas escanzeladas" dentro do relvado a fazerem-se passar por JOGADORES PROFISSIONAIS de futebol. Parece que aquela ENORMÉRRIMA OVAÇÃO, outrora NUNCA VISTA aos Nosso jogadores no final do BENFICA-Zénit, em vez de fazer com que os jogadores tenham mais RAÇA, FIBRA, VONTADE,QUERER, AMBIÇÃO, etc,etc,etc, os transformou em MULHERZINHAS que deviam jogar de saias.
Mas quem é o tal de Cristante??!! Um imberbe comparado com o Nosso JOÃO TEIXEIRA. Esse J.Jesus, para mim treinador VULGARÍSSIMO - disse-o desde sempre e continuo a dizê-lo, pois para mim os resultados não são tudo, e aliás está provado e mais que provado que mesmo um MAU TREINADOR pode alcançar bons resultados, e o contrário também é verdade -, esse J.Jesus, dizia eu, tem a mania que é um "DOUTOR DA BOLA", e não passa de UM ARREMEDO, e como manda acima de tudo e de todos no Nosso Clube INIGUALÁVEL, pensa que pode expor o NOSSO BENFICA à VERGONHA e ao ridícula de se sujeitar a sofrer GOLEADAS. Vejam bem: a defesa é LENTÍSSIMA. Saltam pouco e mal. só "jogam" com os olhos, os adversários nos cantos e livres ganham as 1ªs, 2ªs, 3ªs bolas, etc,etc,etc,.
Nunca tive tanto medo de ver o meu BENFICA sofrer goleadas como tenho agora com esse "rod stwart" da Musgueira.
O meio campo e mesmo os nossos centrais quando em posse de bola NUNCA têm ninguém livre para receber a mesma. Não se mexem para criar linhas de passe. Dão-se todos à marcação. Depois acontecem os passes de risco só para o meio, onde se perdem inúmeras bolas que dão lugar a rápidos contra golpes do adversário. O J.Jesus parece um treinador da regional. passa o tempo a gesticular com o braço esquerdo, o direito, a berrar, dando a ideia que está a comandar INICIADOS na profissão e que não tem o TRABALHO DE CASA, leia-se os treinos, bem feito.
Estivémos 45 minutos - toda a 1ª parte sem FAZER UM REMATE À BALIZA ADVERSÁRIA. Uma VERGONHA QUE EU NUNCA VI EM 59 ANOS DE BENFIQUISMO.
Custa-me dizer, porque me fere a ALMA, pois eu ao contrário de mutos que apenas aparecem nas vitórias e se escondem nas derrotas, varrendo muitas vezes o "lixo para debaixo do tapete", eu, ESTOU CÁ SEMPRE, porque eu AMO MESMO O MEU BENFICA. Para mim a ÁGUIA, A COR VERMELHA DO MEU SANGUE e a CULTURA DO MEU BENFICA que é baseada na VERDADE, TRANSPARÊNCIA E HONESTIDADE estão à FRENTE DE TUDO, RECONHEÇO QUE NÃO TEMOS intensidade de jogo para este nível. E NÃO TEMOS, NÃO PoRQUE NÃO TENHÁMOS bons jogadores, mas porque os treinos são fracos e o treinador é um FALSO COMPETENTE, que vai enganado a maioria com os Títulos que com a GENIALIDADE INDIVIDUAL de alguns dos Nosso jogadores lá vai conseguindo.
Estou tão FODIDO com esta INCOMPETÊNCIA DO TREINADOR, que terminado o jogo não li nada de nada sobre o mesmo a não ser este Post do DÁrcy. Para me esquecer e não me dar o BADAGAIO, estive a ver um filme de 2 horas, um Western de John Wayne em Blue Ray de 1930 qunado o actor tinha 23 anos, pois nasceu em 1907, já o Nosso BENFICA existia e lutava para ser o MAIOR.
Infelizmente não acredito nem sequer que esta dupla imberbe LFV/jj seja capaz de ganahr 2 Campeonatos seguidos.
Deus, se existes mesmo, diz-me que estou PROFUNDAMENTE ENGANADO.
BNEFICA....Semprreeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
De Águia IMPERIAL a 2 de Outubro de 2014
Só para dizer que no meu comentário anterior me esqueci de falar da APITADORAGEM. contra Nós, BENFICA marca-se tudo e mostra-se cartões amarelso por dá cá aquela palha. A Nosso favor é precisamente o contrário. Marcam-Nos um penalty inexistente - o Jardel apenas toca na bola e depois o jogador alemão é que provoca o contacto com o Jardel, e já depois este ter jogado de forma LIMPA E LEGAR o esférico. Dois penalties que ficaram por marcar a Nossa favor - mais uma vez - um de uma mão de um adversário e outro num AGARRÃO À CAMISOLA DO LUISÃO.
Enfim, depois daquela "BRILHANTE DEFESA PÚBLICA" e na UEFA, LOL, que este que faz de Nosso Presidente fez, a seguir ao SUPER-ROUBO de que fomeos vítimas INOCENTes na final da Liga europa contra o Sevilha, era de prever que continuássemos a ser para qualquer APITADOR cá dentro como lá fora, o MEXILHÃO DO FUTEBOL. AQUELE CLUBEZINHO de gente muto dócil e boazinha que se pode ROUBAR À VONTADE que ninguém se importa nem ninguém se queixa. sIGA O BAILE. É este o "grande" Benfica DE l.f. vIEIRA.
Que Deus, Nosso Pai Todo Poderoso e MISERICORDIOSO o perdoe que eu não posso.

BENFICA..............semprtrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr a soferr por ti mas sempre BENFIQUISTAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA.

P.S. Agora está na moda os Nosso jogadores dizerem semrpe que, e passo a citar "ENTRAMOS MAL NO JOGO".

pOIS É, o LAXISMO tem destas coisas. Os jogos começam e a mentalidades deles é a de quem ainda está no Hotel a jogar Play station.

BENFICAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
BENFICAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
BENFICAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
Semrpeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
De Redpower a 2 de Outubro de 2014
Sinceramente D'Arcy, como já tive oportunidade de dizer, não consigo perceber como não se pode dar importância à Champions. Então qualificámo-nos para quê? Para depois dizer que não é importante, mas afinal depois quando perdemos temos, ao menos, de deixar uma imagem digna. Parece-me um pouco confuso. Diria aos jogadores: Joguem para deixar uma boa imagem, mas não se cansem muito porque esta não é a nossa prioridade.

Sinceramente, acho que já devíamos estar acima disso e ser um pouco mais ambiciosos, ou então estaremos sempre ao nível de equipas como Maribor, BATE Borisov, Anderlecht, etc, que não passam normalmente da fase de grupos. É isso que queremos para o nosso Benfica? Eu não. Depois levamos os títulos de jornais como o que vi hoje: "A Champions é outra música". Provavelmente vai-me dizer que uma equipa que chega a duas finais da Liga Europa está num nível acima dessas equipas. Concordo, mas penso que temos capacidade e devemos ter a ambição de ir um pouco mais longe na Liga dos Campeões.

Aparte estas discordâncias, concordo com a análise do jogo. Jogámos mal! E não nos resta outra opção se não ganhar os jogos que faltam.
Agora trata-se de recuperar física e mentalmente a equipa para enfrentar o Arouca que na última época nos deu muito trabalho, não esqueçamos. E é preciso motivar os jogadores neste sentido, porque depois de um jogo de Champions é difícil motivar os jogadores para um jogo destes.

VAMOS BENFICA!
De antonio fonseca a 2 de Outubro de 2014
Bom dia,

Retrato rigorosissimo do que se passou em campo.
Estou desolado. Embora já contasse com uma fraca exibição ela transcendeu em tudo. Foi deplorável ver os nossos sem velocidade, e tempo de entrada.
Todos jogaram muito mal. Hoje teria que voltar a desancar em alguns, porém como a medioricridade foi geral fico-me por aqui.

Espero e desejo que nos próximos jogos os nossos voltem as vitorias e aos bons jogos.

Saudações benfiquistas
De RyanRed a 2 de Outubro de 2014
Porra... Perder com o Leverkusen esta atual equipa do Benfica penso que seja muito normal. O que nao e normal e perder por tantos e termos na baliza um tal de Júlio César que afinal não veio dar nada de melhor ao Benfica. Agora compreendo o treinador do QPR que se quis desfazer dele. Ele e o Artur juntos não fazem sequer um bom guarda redes. O Benfica que comece a pensar fazer evoluir um bom guarda redes Português. Ja chega de comprar la fora, investir e depois vê-los partir de repente.
De Antonio Matos a 2 de Outubro de 2014
Entre o 1º e o último classificado da Liga Portuguesa, neste momento, ou em qualquer outra altura, não existe, nem existirá uma diferença de categoria tão grande, como aquela que ontem se verificou na Alemanha. Há quem tenha ficado incrédulo, com o que viu! Não foi o meu caso, porque já sei de que vai a coisa. Se disser que somos a equipa mais fraquita das 32 que compõem os diversos Grupos, não andarei longe da verdade. E estamos a falar duma equipa que integrou o Pote 1 (!!!). Com aquela defesa, no seu todo, frágil, lenta e cerimoniosa, com trincos de "fato e gravata" e com a falta de intensidade manifestada por todos os jogadores, mais vale não saír de Lisboa. Não temos pedalada para estas andanças. Se é pelo dinheiro que nos arriscámos a estas vergonhas, mais vale porem o plantel, equipa técnica e dirigentes, a pedir esmola no Rossio, nas quartas-feiras europeias.
De Manuel Afonso a 2 de Outubro de 2014

Nem vou perder muito tempo. Basta fazer um copy/past do meu comentário ao último jogo na champions, que vai ser igual ao meu comentário ao próximo jogo da champions.


Manuel Afonso a 17 de Setembro de 2014 às 12:53
A explicação para mais uma derrota na champions está encontrada.
Chama-se Jardel. E no ano passado deveria chamar-se Garay. E há dois anos deveria chamar-se Witsel. E há três anos talvez fosse por culpa do Javi Garcia. Talvez...

Mas justificações para quê? É preciso justificar alguma coisa que já se sabe ser assim vai para 4 épocas? Mas aconteceu alguma coisa que seja novidade para alguém?

A única diferença é que nas 3 épocas anteriores fomos eliminados vergonhosamente em grupos que deveriam estar facilmente ao nosso alcance.
Esta época ao menos vamos ser eliminados num grupo dificílimo. E provavelmente com 0 pontos.

Para mim não é o Jardel que só dá para consumo interno, e e...
O JJ tem virtudes e defeitos. A sua concepção de jogo contra equipas fortes e bem organizadas tacticamente, é de um lirísmo tal que o resultado vai ser sempre o mesmo. Vezes e vezes sem fim.
Dá para os jogos internos ou para jogos da Liga Europa, em que equipas fortes que lá estejam caem da champions como nós, treinadas por líricos como o Jesus.

Enquanto jogarmos contra equipas da champions em inferioridade no meio-campo, não vamos ganhar um jogo que seja.
Mas a culpa vai ser do Jardel, ou do Luisão, ou do Samaris, ou do Enzo, ou de outro qualquer.
-------------------------------------
E já agora, aproveitando a deixa do PGE, faço também um copy/past do que escrevi a propósito do jogo da Amoreira.

Manuel Afonso a 28 de Setembro de 2014 às 23:34
Basta ver o que aqui se dizia sobre a anterior dupla de centrais por esta altura da época passada e até Janeiro deste ano, antes de ter passado de horrivel a uma das melhores da Europa num ápice.
O Luisão era um velho e o Garay um coxo.
A jogar com a equipa toda subida, com uma distância enorme entre os centrais e o trinco e o resto da equipa, ainda por cima com um trinco com pouca intensidade e que me parece muito pouco posicional, nem Garay, nem Luisão, nem Jardel, nem nenhum. Nenhum presta.
------------------------------------------------------
E a propósito do trinco, aqui vai o que escrevi na análise da pré-época.

Manuel Afonso a 6 de Agosto de 2014 às 19:52
Para 6, e já que se fala tanto em formação e em jogadores portugueses, nem consigo conceber que não se dê ao André Almeida a possibilidade de jogar na sua posição. Particularmente depois de o ter feito tão bem, e em situações desesperadas, durante a época passada.
------------------------------------------------------
No plantel do Benfica apenas 2 jogadores de meio campo pensam o jogo do prisma defensivo. O Fejsa e o André. E o Fejsa está lesionado...

E com apenas meia dúzia de linhas digo tudo o que queria dizer, porque a verdade é que tudo isto está visto e está escrito há muito tempo.
Acrescentaria apenas que

Manuel Afonso a 17 de Setembro de 2014 às 12:53
Pelo lado positivo, um dos pontos fortes do JJ é a forma como sabe motivar os jogadores. Por isto estou convencido que no próximo jogo, contra uma equipa mais condizente com o seu modelo de jogo, esta derrota não vai ter a mínima influência e vamos ganhar com clareza.
---------------------------------------------------------------
E não haja dúvidas que o Arouca é um adversário mais condizente com o brilhantismo do pensamento táctico e estratégico do JJ.
De Anónimo a 2 de Outubro de 2014
O que se passou foi mau de mais para ser verdade .
O Benfica não pode encarar a Champions como algo secundário , sabemos que não a vamos vencer mas temos que ter ambição de passar a primeira fase .
Rodar a equipa contra um adversário poderoso foi fazer de todos nós BURROS , pois pelos vistos vamos jogar na máxima força contra o Arouca .
Jorge Jesus tem que entender que o bi campeonato é importante mas ganhar o campeonato é a obrigação do benfica sempre ! E a champions é onde o clube que esta acima dele vai buscar o prestigio e o dinheiro para lhe pagar o salario e para mostrar os Taliscas á Europa .
Um pequeno reparo para ser coerente sobre o que escrevi quando contratamos o Julio Cesar .
O primeiro golo é imperdoável para um guarda redes da idade e experiencia dele e não sofreu um igual antes pois o Luisão estava perto dele , no segundo golo convido a observarem bem pois aquele estilo de guarda redes de andebol que é enganado pela direção do remate não se aplica no futebol , não teve qualquer reação ou esboço de tentar defender a bola ou então interpretou á risca as palavras do JJ que o objetivo é o campeonato e como tal na champions perder ou ganhar são pinets

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Confrangedora

Doloroso

Inequívoca

Tristeza

Deplorável

Descanso

Cumprido

Entradas

Regresso

Inadmissível

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds