VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Quinta-feira, 22 de Dezembro de 2016

Gestão

Um jogo que o Benfica começou a resolver cedo e depois se limitou a manter controlado no ritmo que mais lhe convinha, fazendo uma gestão bastante sóbria do esforço sem que alguma vez tivesse deixado a ideia de que a conquista dos três pontos pudesse estar em causa.

 

 

O Rio Ave entrava neste jogo apresentando as credenciais de estar 100% vitorioso desde que o Luís Castro assumiu o comando da equipa. Quatro vitórias noutros tantos jogos eram um sinal bastante claro que este jogo teria que ser encarado com toda a seriedade pelo Benfica. E foi isso mesmo que fizemos, desde o apito inicial. Com o Mitroglou a ser desta vez o escolhido para ocupar a posição mais avançada da equipa, o Benfica tomou imediatamente conta do jogo e remeteu o Rio Ave para a defesa, procurando chegar ao golo o mais cedo possível. Tirando partido sobretudo da grande mobilidade e constantes trocas de posição do Gonçalo Guedes, Rafa e Cervi, sempre com o apoio do Pizzi, o cerco à baliza adversária foi-se apertando e o golo chegou, com toda a naturalidade, com catorze minutos decorridos. O Mitroglou, que no início da jogada tinha demorado um pouco mais a concluir e acabou por tentar finalizar de calcanhar, acabou por ficar com a bola nos pés bem no centro da área depois de um remate enrolado do Gonçalo Guedes, e enquanto os defesas do Rio Ave pediam um fora de jogo inexistente finalizou com toda a calma. Conseguido o golo, o Benfica imediatamente levantou um pouco o pé. Não passou a defender o resultado, simplesmente começou a querer sair de forma mais organizada e estruturada para o ataque, privilegiando a posse de bola, e recuou também a linha de pressão. O Rio Ave aproveitou então para ter mais alguma bola, mas foi incapaz de construir qualquer lance de perigo, e pelo menos de memória digo que nem sequer um remate conseguiu fazer. O melhor que conseguiu foram alguns cruzamentos para a nossa área, que morreram quase todos nas mãos do Ederson. O Benfica, mesmo neste ritmo mais pausado, dava ideia de poder marcar um segundo golo sem precisar de forçar muito mais, pois as iniciativas individuais dos nossos jogadores eram suficientes para semear a atrapalhação na defesa adversária. Já quase sobre o intervalo veio a confirmação disto, quando o Pizzi arrancou com a bola, tabelou com o Rafa à entrada da área, e depois picou a bola sobre o guarda-redes à saída deste. Tudo aparentemente simples, a resultar num golo muito bonito.

 

 

Sobre a segunda parte, não tenho praticamente nada a dizer. Se com um golo de vantagem o Benfica já parecia estar tranquilo e sem grande vontade de forçar muito, então com dois isso foi ainda mais notório. Acho que as notas de maior destaque foram a entrada do Jonas, para somar mais alguns minutos à tarefa de ganhar ritmo de jogo, e uma grande defesa do Ederson, lá para o meio desta segunda parte, naquele que terá sido o primeiro (ou na melhor das hipóteses o segundo) remate do Rio Ave no jogo. Mais uma vez o Ederson a confirmar a sua qualidade e aptidão para guarda-redes de equipa grande: quase todo um jogo sem ter que fazer uma defesa, tendo tido mais acção a jogar com os pés para os colegas do que a tocar na bola com as mãos, e quando finalmente foi chamado, correspondeu de forma brilhante. O outro facto a realçar é a expulsão do Pizzi, forçada pelo próprio. O amarelo que tinha visto a meio da segunda parte (não percebi bem qual o motivo, só se foi por palavras e foi o único amarelo mostrado pelo árbitro em todo um jogo no qual teve um critério disciplinar larguíssimo, optando por deixar jogar sempre que era possível - e às vezes até quando isso não parecia ser a opção correcta) deixava-o suspenso para o próximo jogo do campeonato, em Guimarães. Por isso nos instantes finais ele retardou a marcação de um livre até ser admoestado com o segundo amarelo e consequente expulsão, o que faz com que se mantenha à beira da suspensão por amarelos, mas cumpra o jogo de castigo no próximo compromisso do Benfica, contra o Paços de Ferreira para a taça da liga. Parece estúpido, mas os regulamentos estão redigidos assim, e recordo-me perfeitamente de há uns anos o Fucile, então no Porto, ter feito a mesma coisa num jogo contra o Belenenses, de forma a estar disponível para jogar contra nós. Quanto ao jogo jogado, o Rio Ave ainda tentou durante alguns minutos chegar a um golo que relançasse o resultado, mas mostrou demasiada incapacidade para o fazer, e na fase final do jogo já nem sequer conseguia ter bola para tentar o que quer que fosse.

 

 

Destaques no Benfica, para mim, o Fejsa por mais uma exibição sólida e sóbria, a dobrar sempre bem os colegas da defesa e a cobrir com eficácia a sua zona, o Cervi e, a espaços, o Pizzi. Não foi jogo para grandes destaques individuais mesmo.

 

Gosto destes jogos. Não é necessária grande nota artística nem números de circo. Temos uma tarefa a cumprir, e fazemo-la de forma eficaz e segura. Quem tiver assistido ao jogo viu que em nenhuma altura do mesmo a vitória do Benfica pareceu ser algo menos do que uma certeza. E é assim que se somam três pontos em cima de três pontos, e que no final se conseguem somar mais pontos do que todos os outros adversários. É esta competência que nos permite passar o ano confortavelmente instalados no topo.

tags:
publicado por D`Arcy às 01:11
link do post | comentar
7 comentários:
De Águia Real e Eterna a 22 de Dezembro de 2016 às 02:36
Vitória normal, NATURALÍSSIMA, que peca por escassa devido essencialmente a dois factores:
1º - Depois dos golos, mormente o segundo, o nosso Benfica apenas jogou para controlar o resultado.
2º - O jogo não teve - INFELIZMENTE - um Árbitro. O jogo teve - INFELIZMENTE - um mero apitador/bufador do apito contrário à VERDADE, e contra o SPORT LISBOA E BENFICA.
Admira-me muito pois, que o autor desta crónica ao jogo, não faça nenhuma referência ao APITADOR, tantos foram os prejuízos ao nosso Clube.
Eis alguns exemplos: PENALTY descaradíssimo cometido sobre nosso Gonçalo Guedes antes ainda dos dez minutos iniciais, com amostragem do respectico cartão amarelo ao jogador do rio-ave, a que o tal apitador corrupto de serviço da cidadela do oporco fez VISTA GROSSA.
Golo mal anulado a Mitroglou numa jogada completamente LEGAL, que a contar - como deveria ter contado - seria o 3-0.
Já na parte final da partida entrada A MATAR, A PÉS JUNTOS sobre o nosso Raúl Jiménez que seria livre directo contra o rio-ave e CARTÃO VERMELHO ao seu jogadorzeco caceteiro. Mais uma vez, o apitador fez que não viu.
A somar a estes factos VERDADEIROS, há ainda algumas faltas e faltinhas inventadas contra o nosso Benfica.
Não percebo como é que a favor de oporco e riporting de alvaLADRA se marca tudo, marca-se o que existe e mesmo o que não existe.
Já a favor do Benfica quase nada se marca, e pelo contrário marcam-se contra a nossa equipa faltas que muitas vezes são feitas até pelos nossos próprios adversários, e que portanto deveriam era ser marcadas contra eles.
Não me admira que isto aconteça. E acontece não apenas desde agora, mas desde há vários e longos anos. A razão é simples. Os árbitros quase que não existem. Em seu lugar emergiram uma catrefada de apitadores/bufadores do apito que, muito bem pressionados quer por oporco corrupto, quer por riporting de alvaLADRA, e com o nosso BENFICA sempre CALADINHO E A "DORMIR NA FORMA", resignado e a aceitar tudo com o maior dos conformismos, é claro que os apitadores/bufadores de apito têm tendência ENORME, de sempre nos casos que possam suscitar alguma dúvida e não só, apitarem a favor daqueles dois clubecos e contra o nosso BENFICA.
Essa é que é a VERDADE. Continuo a dizer, e di-lo-ei sempre que na minha opinião tal se verificar, que embora sejamos a todos os níveis o Maior e Melhor Clube de Portugal, a verdadeira referência do País, continuamos a ser muito fracos e muito mal tratados pelas diversas entidades do Desporto em Portugal, e INDECENTEMENTE ROUBADOS praticamente em todos os jogos que fazemos cá na "paróquia".
Com a agravante de ainda por cima e para piorar as coisas, permitirmos que os nossos adversários/INIMIGOS, directamente, e indirectamente através dos seus "pontas de lança" nas diversas TVs e pasquins, VENDAM A IMAGEM/IDEIA, absolutamente falsa, de que o nosso Benfica é que ainda é o beneficiado!!!!!!
Infelizmente há muita gente que por interesse ou por fraco poder de observação e análise dos factos, assumem como verdade aquilo que a MÁFIA ANTI-BENFICA espalha aos quatro-ventos, sempre utilizando as mentiras e mais mentiras com o fim de desmerecer o nosso Glorioso Clube.

A Direcção e Presidente do Benfica não pode ser passiva, inerte. Tem de ter ACÇÃO e tem de deixar de ser uma espécie de FIGURANTE para ser ACTOR PRINCIPAL, tal como o é a nossa grande equipa dentro dos relvados.

Para acabar digo apenas isto: Esse analfabruto j.judas desde que perdeu - e perdeu muitíssimo bem - com o nosso Benfica na Luz (2-0), em todas as conferências de imprensa que deu antes dos jogos que se seguiram a esse, vem com a CANTILENA de que o riporting de alvaLADRA só não ganhou na Luz por causa do árbittro Jorge Soua, e que em vez de ter saído do jogo com cinco pontos de atraso deveria ter saído com um ponto de avanço!!!!!
E então, do BENFICA ninguém responde a esse MENTECAPTO, dizendo-lhe que a haver prejudicado nesse jogo, foi o nosso BENFICA?!
Volta grande JOÃO GABRIEL. Fazes tanta falta como o nosso grande EDERSON.

Para esse j.judas um grande balde de MERDA DE PORCO na cabeça e outro ao TRINCA BOLOTAS burro de parvalho, é o que eu lhes desejo no Natal. Isso e o maior número de derrotas possíveis.

BENFICA BENFICA BENFICA semrpeeeeeeeeeeà frente de TUDO e de TODOS....
De RyanRed a 22 de Dezembro de 2016 às 09:14
Espero que depois do descanso de fim de ano haja uma forma lucida de pensar o Benfica sobretudo no meio campo. E a eficácia a frente da baliza apareca. Estou farto de ganhar jogos pela margem minima. Apesar de hoje o Rio Ave nao ter dado assim tanto trabalho... espero que a eficácia e o poderio no meio campo que era nossa característica regresse que bem precisamos. O Fejsa sozinho nao chega precisamos de muito mais.
De antonio fonseca a 22 de Dezembro de 2016 às 11:37
Bom dia,

Vitoria justa, mas com mais um jogo para o fraquinho do meu ponto de vista.

Chegámos ao Natal na mó de cima. Contrariamente aos metralhas calimeros, que habitualmente passam esta quadra com muita azia. Espero que a azia se prolongue até maio.

A todos os benfiquistas votos de bom natal e um 2017 coroado de glórias.

Saudações benfiquistas.
De Manuel Afonso a 22 de Dezembro de 2016 às 11:53
Semana difícil que não augura nada de bom.
O desastre espreita o tri-campeão já na próxima esquina.
Será dura a crise que se adivinha para o vencedor da Super Taça, apurado para os oitavos da Champions, para os quartos da Taças de Portugal e líder destacado do campeonato nacional.
Devem estar muito preocupados todos os Benfiquistas.

Em boa verdade só ganhamos ao Estoril por termos sido claramente beneficiados pela arbitragem, que não marcou dois penaltis claros a nosso favor, 4 se falarmos à moda do Porto, sendo que todos os 3 lances de perigo criados pelo Estoril foram prejudicados por falta de sancionamento dos foras de jogo que precederam todos eles.
Quem se sentir baralhado com esta conversa, que vá falar com o rasteirinho Santos. Ele explica isto melhor do que eu e ainda oferece calendários de natal com a liga da verdade dele.

E ontem foi mais do mesmo, não fosse a ajuda do senhor árbitro ao não assinalar um penalti da área do Rio Ave por abalroamento ao Guedes, mais uma série de foras de jogo que interromperam brilhantes jogadas defensivas do nosso adversário, e teria sido mais uma derrota na certa, tal a falta de qualidade de jogo que exibimos.

Isto ainda se torna mais grave se pensarmos na fantástica e exuberante capacidade futebolística da nova esperança dragarta, agora trata-se do Porto, que tem brindado os seus adversários com vitórias caseiras de arrasar, goleando o Marítimo e o Chaves pela margem mínima.

E pronto. Desejo um bom natal ao rasteirinho Santos, ao otário Lopes e a toda a restante corja jornaleira, cheio de guloseimas, fritos e outras coisas boas, para que lhes dê uma caganeira tão grande que acabem na ETAR lá da terrinha a alimentar as moscas.
Ainda assim seria a porcaria mais útil que fariam em toda a sua existência.
De Luís Manuel a 22 de Dezembro de 2016 às 23:45
Olá D'Arcy, e obrigado pelo post. Começo pelo fim do mesmo: é isso; sem notas artísticas nem números de circo, mas com competência, encarando o jogo e o adversário (qualquer adversário) de forma séria. O Rio Ave vinha moralizado, e a nossa equipa percebeu que as camisolas não chegam para vencer. É preciso empenho, concentração. Fizemos por marcar cedo e depois marcámos outra vez no final da primeira parte, podendo gerir o jogo na segunda. Muito bem. Pode ser que alguém não goste, mas eu não me importo quando vejo a nossa equipa a gerir assim os jogos. Claro que um terceiro golo traria mais tranquilidade (porque nunca estamos livres de o adversário marcar num lance fortuito ou de bola parada) mas, tal como disseste, o próprio Rio Ave nunca demonstrou grande capacidade para o fazer. De acordo com os destaques individuais que fazes, mas também gostei muito do Gonçalo. É um lutador, dá tudo o que tem, joga nos limites, ataca e defende, dá força e pulmão à equipa. Agora é concentração nos jogos da Taça da Liga, antes de vir o próximo e muito difícil teste em Guimarães. Bom Natal para ti e todos os tertulianos. Força, Benfica!!
De Águia Real e Eterna a 23 de Dezembro de 2016 às 00:43
A MENTIRA estacionou na bocarra imunda do CAGALHÃO com duas patas j.judas que faz de treinador do riproting de alvaLADRA.
O filho da a puta depois de à RASQUINHA ter ganho em Belém contra o Belenenses, vem outra vez, mais uma vez - parece que ENGOLIU uma cassete - dizer que perdeu com o Benfica na Luz (2-1) por causa da arbitragem de jorge sousa. Cada vez ODEIO MAIS este mentecapto e só quero que lhe aconteça TUDO TUDO TUDO TUDO do pior.
Infelizmente ninguém do BENFICA tem capacidade para desconstruir a repetida MENTIRA DESSA asno que de tantas vezes repetida daqui a pouca passa a verdade.
Como é que ele atribui a crise do seu clubezeco a jorge de sousa por causa desse jogo se a própria Liga atribuiu ao dito apitador jorge de sousa uma nota posiviva, aliás, bem positiva de 8,6 pontos?!?!

Irrita-me estes VENDEDORES DE PEIXE PÔDRE andarem sempre a MENTIR e a DESMERECER O MAIOR CLUBE DE PORTUGAL e não haver NINGUÉM do Clube ofendido - o nosso Benfica -, que lhe dê uma resposta dura e lhe envie um balde cheio de MERDA de porco igual à do seu presidentezeco.
O Benfica apesar de ter o maior número de Adeptos e Sócios parece que não tem ninguém que o defenda como deve ser e reponha a VERDADE dos factos.
Até parece que somos um clube de ninguém.
Se formos ver bem os casos desse jogo BENFICA-riporting, o prejudicado foi o nosso clube. No entanto esses ASQUEROSOS E ESCABROSOS lagartinóides todas as vezes que lhes aparece um pé-de-microfone ou um junta-letras à frente, aproveitam para divulgar e expandir a MENTIRA.
E nós, como sempre e infelizmente, deixamos passar tudo.
Depois admiram-se que os apitadores não marcam penalties a favor do BENFICAA, COMO AGORA SE VIU NO JOGO COM O RIO-AVE, falta claríssima sobre Gonçalo Guedes, etc,etc,etc,..
Claro que eles não marcam porque eles só favorecem a quem eles têm medo. E eles têm medo é do bimbo da bosta corrupto e do TRINCA BOLOTAS burro de parvalho. De L.F. Vieira não têm medo nenhum, pois sabem que ele é um medroso, e incapaz de tomar uma posição pública forte e determinada na defesa intransigente do Benfica. E por isso a prejudicar prejudica-se o Benfica. Esta situação que descrevo já é VELHÍSSIMA, e acontece sempre e mantém-se porque nós Benfiquistas, a começar por quem lidera o Clube SOMOS MUITO FRACOS A DEFENDER OS SUPERIORES INTERESSES DO BENFICA E A VERDADE DESPORTIVA.

Com este andar, e com as próximas apitadoragens a serem do mesmo nível dos vascos santos na Madeira contra o Marítimo, ou deste escarro rui costa agora no jogo contra o rio-ave, e do mesmo nível, quero dizer APITAR SEMPRE TUDO CONTRA O BENFICA e fazer vista grossa a jogadas perigosas do Benfica travadas em falta pelo adversários, vai ser quase MILAGROSO ganharmos o próximo jogo da Liga, que é em Guimarães contra o Vitória local.
Uma coisa garanto: com uma direcção e Presidente verdadeiramente FORTES E À BENFICA a vitória estaria praticamente assegurada.
Com esta gente abúlica, frágil, medrosa, etc,etc,etc, resta-nos confiar na maior capacidade dos nossos jogadores e esperar que o DIVINO ESPÍRITO SANTO esteja do nosso lado.

BENFICA BENFICA BENFICA
BENFICAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA Sempreeeeeeeeeeeeeeeeeee
De ÁGUIA GENIAL a 11 de Janeiro de 2017 às 19:45
GANHAMOS BEM!
É CONTINUAR A GANHAR TODOS OS JOGOS.

FORÇA BENFICA!

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Controlo

Tranquila

Desconcentração

Cinzenta

Frustrante

Lamentável

Desnecessário

Desilusão

Estrelinha

Paciência

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds