VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Segunda-feira, 8 de Agosto de 2016

Hábito

E a nova época começa dando sequência ao hábito de ganhar das anteriores, com o Benfica a conquistar mais um troféu e a reafirmar o estatuto de equipa dominadora do futebol português nos últimos anos. Desta vez até a Supertaça, competição que nos costuma ser avessa, vai a caminho do nosso museu.

 

 

Apresentámos, como seria de esperar, um onze muito próximo do da época anterior, com apenas duas das novas contratações de início, André Horta e Cervi, que entraram precisamente para os lugares de dois jogadores que foram transferidos (Renato e Gaitán). A Supertaça começou a ser ganha com uma entrada fortíssima do Benfica no jogo: até à meia hora de jogo, praticamente só deu Benfica, e o golo inaugural, da autoria do Cervi, até era uma vantagem escassa para o domínio do Benfica. Os dois laterais que jogaram, Nélson Semedo e Grimaldo, integram-se muito no ataque e dão uma enorme dinâmica ao nosso jogo - o Nélson Semedo até esteve perto de marcar, acertando no poste. Por outro lado, este balanceamento ofensivo dos laterais tem o potencial para deixar a equipa desequilibrada na defesa caso o adversário recupera a bola e consiga sair rapidamente para o contra-ataque. Se a jogada não é cortada logo à nascença o adversário pode causar sérios problemas, e por isso não me parece que o Luisão seja a opção ideal para jogar quando temos este dois laterais, devido à sua menor velocidade. De qualquer maneira, e apesar do estatuto que tem no balneário, eu considero que a dupla de centrais titular continuará a ser aquela que terminou a época anterior. Voltando ao jogo, na fase final da primeira parte o Braga conseguiu travar o ímpeto ofensivo do Benfica, equilibrar o jogo e dispor de ocasiões para marcar, colocando o Júlio César à prova.

 

 

A segunda parte iniciou-se numa toada mais morna, mas aos poucos o Braga foi subindo no terreno e tornado-se cada vez mais perigoso, construindo mais uma série de ocasiões para chegar ao empate. Nesta fase achei que a nossa defesa se revelou demasiado permeável, o que poderá não ser alheio ao facto de estarmos a jogar sem quatro dos jogadores que faziam parte da defesa mais rotinada a época passada (Ederson, André Almeida, Jardel e Eliseu) e foi o Júlio César quem aproveitou para brilhar e ter uma contribuição decisiva para manter o adversário em branco. Outras vezes foi aselhice deles mesmo, como naquele falhanço escandaloso do Rafa num lance algo inadmissível, em que na sequência de um pontapé do guarda-redes adversário ficaram dois jogadores isolados. Na fase em que o Braga estava mesmo por cima no jogo e na minha opinião já justificava o empate, surgiu o inevitável Jonas a dar o golpe decisivo marcando o segundo golo. Iniciou a jogada, deixou a bola no Pizzi e desmarcou-se nas costas da defesa para receber o grande passe deste, e depois finalizar com a calma imperial e a classe que lhe reconhecemos. É a diferença que faz a qualidade individual dos nossos jogadores. Com este segundo golo a aparecer a um quarto de hora do final, o jogo ficou praticamente decidido e fechou mesmo da melhor maneira possível, com um grande golo do Pizzi já em período de descontos. Depois de uma iniciativa individual do Salvio que deixou o Jiménez isolado em frente ao guarda-redes, o mexicano permitiu a defesa mas a bola sobrou para o Pizzi, que com classe fez a bola passar por cima de toda a gente e acabar no fundo da baliza (apesar da azia do comentador da TVI, que resolveu dizer que o azar foi que o defesa que estava em cima da linha de golo era um dos 'baixinhos').

 

 

Com este golo e a assistência para o que marcou o Jonas, o Pizzi é um dos jogadores em destaque. Outro dos destaques foi o Júlio César que mostrou estar de regresso para discutir a titularidade com o Ederson. Gostei muito do Grimaldo, mas conforme disse, é preciso ter em atenção o aspecto defensivo do jogo - algo que também se aplica ao Nélson Semedo. Gostei do André Horta, sobretudo na primeira fase do jogo. Depois foi-se apagando e agarrou-se mais à bola. O Cervi confirmou os bons pormenores da pré-época e aquele lado esquerdo com ele e com o Grimaldo pode tornar-se um caso sério. O Jonas ainda não está no ponto ideal mas mostrou o instinto de matador e voltará a ser um dos pilares da equipa, tal como o Fejsa. Já o Mitroglou pareceu-me estar mais ou menos como começou a época passada, ainda algo preso de movimentos.

 

O resultado final até pode ser um pouco enganador, já que quem não viu o jogo poderá pensar que foi uma tarefa fácil conquistar esta sexta Supertaça. A vitória do Benfica é indiscutível, embora o Braga tenha conseguido dar uma boa réplica e feito o suficiente para justificar um resultado menos dilatado. Mas saber aproveitar as oportunidades criadas é também um indicador de qualidade, e nisso fomos largamente superiores.

tags:
publicado por D`Arcy às 00:52
link do post | comentar
8 comentários:
De Sérgio a 8 de Agosto de 2016 às 11:47

Hábito.

Obrigado D'Arcy por este hábito de fazer um relato fidedigno dos jogos do Benfica.

Ter o jogo na TVI comentados pelo Bernardino Barros, um dos mais fanáticos do Porto Canal, é uma afronta aos benfiquistas. Ainda o Braga tinha só feito 2 ou 3 ataques com algum perigo já ele estava a dizer: "que pena estas jogadas serem desperdiçadas por más decisões dos avançados".

Desta vez o jornal O Jogo esmerou-se e conseguiu colocar na capa um alegado penalty que o árbitro terá perdoado ao Benfica. É fantástico. Depois do não assinalado penalty sobre o Jonas logo no início do jogo, depois da mão (cotovelo) não assinalada à entrada da área do Braga, depois do cartão amarelo ridículo ao Grimaldo num lance que nem falta era (até o Bernardino Barros disse isso) e depois de vários cartões amarelos perdoados aos jogadores do Braga, trazer para capa esse alegado erro do Capela é de uma desonestidade intelectual gritante. Ainda por cima, nesse lance o Jogado do Braga jogou a bola com o braço. Com o braço houve essa, o tal corte com o cotovelo na primeira parte e num canto na segunda parte um desvio com a mão que quase ia dando golo (o árbitro assinalou pontapé de baliza). Tudo em prejuizo do Benfica. Aliás, fiquei com a impressão que os jogadores do Benfica terão ficado mais nervosos com a atuação da equipa de arbitragem do que com a equipa do Braga.
De ZEZE a 8 de Agosto de 2016 às 12:44
O PIOR DO JOGO FOI A MISERÁVEL ARBITRAGEM DO SR CAPELA

QUE ESPERAMOS NÃO SEJA UM SINAL EVIDENTE DO QUE AÍ VEM

DEPOIS DE APITADORES ""PATRIOTAS"" PARA OS CALIMEROS
NESTA PRÉ-ÉPOCA A DAREM PENALTIZINHOS RIDICULOS
EIS QUE SAI NA RIFA AO SLB O SR CAPELA

O SR CAPELA QUE ESTÁ VISTO QUE ENTRA NOS JOGOS DO BENFICA
CONDICIONADO PELAS BOCAS DOS CARNEIROS/INÁCIOS/AURÉLIOS
TENTA SEMPRE CONTRARIAR ESSAS INJUSTAS ACUSAÇÕES
RESULTANDO DAÍ GRAVES PREJUIZOS PARA O SLB

VIU-SE O ANO PASSADO
E VIU-SE JÁ ONTEM NO DEALBAR DA NOVA ÉPOCA

DISCIPLINARMENTE FALANDO
TEVE UMA DUALIDADE DE CRITÉRIOS VERGONHOSA
DEU AMARELOS A JOGADORES DO BENFICA
EM LANCES ONDE NEM FALTA EXISTIU
E PELO CONTRÁRIO FECHOU OS OLHOS A TODA A VIOLÊNCIA BRACARENSE

MAS A CEREJA FOI UMA JOGADA COM DUPLO PENALTI
TER PASSADO POR ASSINALAR
UM DEFESA BRACARENSE CORTA A BOLA COM A MÃO
E DERRUBA JONAS NUMA MESMA JOGADA

É OBRA NÃO TER VISTO ESSAS GRAVES INFRAÇÕES
POR ISSO PERGUNTA-SE: ONDE TINHAS TU A CABEÇA Ó CAPELA??????????

É QUE ATÉ O INSUSPEITO EX-APITADOR MARCO DA MADEIRA
DISSE AO RECORD QUE FOI PENALTI
ATÉ ELE !!!!!!!!! VÊ BEM Ó CAPELA!!!!!!

ESTAMOS CURIOSOS PARA SABER
QUAL A REAÇÃO DO SR CAPELA QUANDO VIR
O FAMOSO VIDEO-ÁRBITRO

CAPELA ESTÁ NESTE MOMENTO MAIS PREOCUPADO
COM A SUA CARREIRA DO QUE APITAR JOGOS DO BENFICA COM ISENÇÃO

PARA ELE JOGOS DO BENFICA
SÁO PARA NA DÚVIDA... CONTRA O SLB

LIBERTE-SE DISSO Ó SR CAPELA
OU ENTÃO O MELHOR SERÁ PEDIR ESCUSA DE APITAR
JOGOS DO SLB

MAS PIOR DO QUE O SR CAPELA
QUE TEM QUE DECIDIR SEM VER TELEVISÓES
SÃO OS ANALISTAS DO DITO ""TRIBUNAL""
DO JORNAL O JOGO

OS TRÊS EX-APITADORES CUJOS NOMES DESCONHEÇO
PORQUE NUNCA LEIO ESSE DITO JORNAL AZUL
TEREM DITO POR UNANIMIDADE, NA CAPA DESSE JORNAL
QUE HOUVE UM PENALTI SOBRE HASSAN DO BRAGA!!!!!!!!!!!!!

EHEHEHEHEHEHEEH

DEVEM TER VISTO OUTRO JOGO

HASSAN COMEÇA POR RECEBER A BOLA COM O BRAÇO ESQUERDO
FAZENDO UM VOLEI PARA A APANHAR MAIS À FRENTE

(LOGO AQUI FALTA ATACANTE)

LINDELOF APÓS ESSE LANCE PUXA INICIALMENTE A CAMISOLA DO ATACANTE
E LARGA-A, MAS O ATACANTE ESPERTALHAÇO ATIRA-SE PARA O CHÃO

(PODIA AQUI O APITADOR FECHANDO OS OLHOS À FALTA ATACANTE
TER ASSINALADO FALTA DEFENSIVA, MAS TAMBEM PODIA TER MARCADO
FALTA OFENSIVA POR SIMULAÇÃO)

O ATACANTE CAI CLARAMENTE FORA DA ÁREA
SEM QUALQUER MARGEM PARA DÚVIDAS

E APESAR DISSO ESSE 3 ESTAROLAS
QUERIAM QUE FOSSE PENALTI CONTRA O BENFICA!!!!!!!!!

EHEHEHEHEHEHEHEHEHEEH

COMEÇAM BEM

EHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEH

MAS O DUPLO PENALTI SOBRE O JONAS
ESTÁ QUIETO BISSAIA !!!!!!!!!!!!!!

EHEHEHEHEHEHEEHEH

VAI SER UM ANO DESGRAÇADO

UM VAI A ELEIÇÕES
TEM UM TREINADOR QUE SONHA COM VINGANÇAS

E O OUTRO 4 ANOS SEM GANHAR
SERIA O FIM DE UMA ERA

POR ISSO PERSPECTIVAM-SE TEMPOS DIFICEIS
ATÉ PORQUE NA LIGA ESTÁ UM QUERIDO
QUE FAZ TUDO QUE A FRUTARIA LHE PEDE (OU ORDENA?)
SEGUNDO DISSE RECENTEMENTE ALGUEM QUE PEDIU
A DEMISSÃO DA LIGA
E NA ARBITRAGEM ESTÁ O PAI DO JOVEM
CONTRATADO PARA A ACADEMIA DE ALCOCHETE
TAMBEM CONHECIDO POR CLUBE DOS DEPOSITOS NA MADEIRA

ESTÁ BONITO ESTÁ
De Redpower a 8 de Agosto de 2016 às 13:41
Este jogo veio mostrar o quão importante é ter uma pré-época como se exige. Fosse a nossa pré-época como a que fizemos a época passada e a tarefa de ontem teria sido muito mais difícil do que aquilo que já foi.

Não gostei de ver a forma como começamos a segunda parte, em que, em vez de controlar o jogo, e tentar trocar a bola fazendo o adversário correr, tentamos impôr velocidade no jogo, acabando por perder bolas infantilmente e dando a possibilidade ao Braga de atacar em velocidade e no contra-ataque.
No entanto, e apesar de ainda faltar limar arestas, vejo muito trabalho e empenho dos nossos jogadores e isso só pode resultar em sucesso.
Individualmente, e falando dos reforços que ontem atuaram concordo em pleno com o que diz o D'Arcy sobre a nossa ala esquerda que, neste momento, tem tanto de talento como de fragilidade defensiva... O André Horta tem sido para mim uma surpresa muito positiva. Ainda me lembro do tempo em que se contratavam jogadores portugueses só para dizer que sim, pois 99% deles não se impunham na equipa principal. André Horta parece-me ter garantido esse lugar, e outros exemplos são o Pizzi e o André Almeida. Já para não falar nos jogadores da nossa formação que vão aparecendo e se vão impondo (Gonçalo Guedes, Renato Sanches, Nélson Semedo).

Não concordo com o D'Arcy no que diz do Luisão. Sim, o Luisão é lento, sempre o foi, e sempre compensou isso com qualidade posicional, capacidade física e de antecipação. E sempre tivemos laterais com pendor atacante porque essa é uma característica do nosso jogo (ou melhor, do jogo das grandes equipas que jogam para ganhar). Se pensarmos bem, o Luisão até joga do lado direito da defesa central quando os maiores problemas defensivos de ontem se apresentaram pelo lado esquerdo... Creio ainda que um Luisão em forma ainda é um pilar da nossa defesa e da nossa equipa, já para não falar da voz de comando que representa. Sinceramente, acho que temos 4 centrais de grande nível e se pudesse punha-os a todos a jogar :) É uma boa dor de cabeça para o Rui Vitória.

Parabéns e obrigado à equipa por mais uma alegria! É bom começar a época a ganhar um troféu. É importante também começar o campeonato com uma vitória.

VAMOS BENFICA!
De D`Arcy a 8 de Agosto de 2016 às 14:31
Acho que o comentador era o Manuel Queirós, não o Bernardino Barros. Não que faça grande diferença, porque o Manuel Queirós é igualmente doente pelo Porto.
De Francisco Pereira a 8 de Agosto de 2016 às 18:01
Olá D´Arcy.

Estamos aqui na nova temporada da Tertúlia, espero que tudo corra para Vocês sem grandes contrariedades com os comentadores.

Vi o jogo, fiquei espantado com a velocidade com que o Benfica abordou a primeira meia hora de jogo. Marcámos e podíamos ter marcado mais.

Depois, fiquei com a ideia que o Rui Vitória teve, tácticamente, dificuldade em combater as mudanças de posição do adversário no terreno.

Mas acabámos, com alguns momentos de atrapalhação, por vezes criados por nós próprios, tanto no ataque como na defesa, por dar conta do recado e arrecadarmos o troféu que já nos faltava hà algum tempito. Viu-se nas atitudes finais de Pizzi e Jonas que, jogo simples e objectivo, é outra coisa.

Fiquei feliz, mas como pessimista que sou, parece-me que temos uma catrefada de extremos que, embora bons, parece que estamos com dificuldades em dar-lhes o caminho devido. São mesmo demais e não sei porquê !!!!

Mais uma vez repito, o meu Clube precisa de êxitos desportivos e financeiros.

Estou ansioso pelo que irá acontecer na primeira jornada do campeonato.

UM BOM COMEÇO E UM MELHOR FINAL, GLORIOSO.
De Manuel Afonso a 8 de Agosto de 2016 às 18:34
Certos hábitos são muito dificeis de adquirir. Os que dão trabalho. Os que exigem preserverança, coragem, liderança, competência e dedicação.
Em desportos colectivos ganhar é um destes hábitos. O mais importante de todos, e que não poucas vezes leva décadas a alcançar.

É isto, ou então esta supertaça é mais um capítulo no plano maquievélico de destruição do clube levado a cabo pelo presidente Luís Filipe Vieira. É...

Estive a ver a supertaça Inglesa, ganha pelo MU do Mourinho aos campeões Leicester.
Em comparação com encontro entre Benfica e Braga, pareceu-me um jogo de solteirios e casados.
Para um jogo efectuado uma semana antes do início da época, teve uma qualidade extraordinária.
Por culpa de Benfica, e de Braga. Ninguém joga sozinho.

Temos muito que evoluir, como é óbvio. Mas se pensarmos que se é verdade que só jogamos com dois reforços, é igualmente verdade que só jogamos com 5 titulares da época passada, não haja dúvidas, ou pelo menos eu não as tenho, que ainda vamos crescer muito.
E sem considerar que ainda há reforços com muita qualidade em processo de integração.

Neste momento só tenho um motivo de preocupação. O Tondela.
De Luís Manuel a 8 de Agosto de 2016 às 21:45
Olá D'Arcy,

Estou muito feliz pela conquista da Supertaça. Foi um jogo muito difícil, e com um ritmo muito alto para primeiro jogo oficial. Concordo com a tua análise. Entrámos muito bem nos primeiros 30 minutos, depois fomos baixando e, de facto, tenho que ser sincero: o Braga poderia ter empatado. Fomo-nos um pouco abaixo no meio-campo, mas isto é mesmo assim, o adversário também joga, e o Braga é uma excelente equipa. Por outro lado, também temos de pensar que, tal como dizes, a nossa defesa nesta final não foi a mesma que acabou a época passada e é natural que sintamos a falta de jogadores importantes. Gostei do Grimaldo, do Nélson, do Júlio César, do Luisão. O Lindelof estava a jogar na esquerda, é uma posição que não é a dele, e mesmo assim esteve bem. Que dizer? Penso que podemos ter mais solidez defensiva com a defesa titular da época passada, mas para este jogo, e com as lesões do André, Jardel e Ederson, e com o Eliseu regressado de férias, os jogadores que foram titulares deram o seu melhor. Concordo com o que dizes relativamente ao André Horta e Cervi. Há muita gente que quer que ambos sejam já grandes jogadores, mas estas coisas levam tempo. Quando o Gaitán chegou não era o grande jogador que é hoje. Temos ainda mais dois ou três reforços que podem vir a ser importantes, com tempo e paciência. E é como diz o nosso treinador, temos de continuar a melhorar. Foi muito importante ganhar esta competição, mas é agora temos de nos concentrar para a época que aí vem, e esperar que o maldito azar com as lesões não nos continue a perseguir. Que o André Almeida, Jardel e o Ederson recuperem bem das lesões sofridas, são três jogadores muito importantes e que aprecio particularmente. Parabéns a todos pela conquista deste troféu! Força, Benfica.

PS: Desculpa o off-topic, mas tenho de dar os parabéns à nossa Telma pela conquista da medalha de bronze nos Jogos Olímpicos! É um orgulho termos no Benfica uma atleta com a tenacidade e a determinação da Telma Monteiro.
De ÁGUIA GENIAL a 13 de Agosto de 2016 às 19:20
GANHAMOS BEM!
É O PRIMEIRO (DE MUITOS) TÍTULO(S) DA ÉPOCA.
AGORA É ENTRAR NO CAMPEONATO A GANHAR E CONTINUAR A GANHAR ATÉ GARANTIRMOS O TETRA.

FORÇA BENFICA!

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Desnecessário

Desilusão

Estrelinha

Paciência

Incontestável

Difícil

Serenata

Crença

Evidente

Talento

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds