Uma ode à hipocrisia. É aquilo a que tenho vindo a assistir desde sábado. Não só uma tentativa ridícula de beatificar uma personagem tenebrosa, como a falsa e hipócrita indignação pela falta de reacção do Benfica (e Sporting). A morte não é uma espécie de esponja mágica, que apaga tudo aquilo que uma pessoa foi em vida. Em primeiro lugar, convém recordar que Benfica e Sporting estão de relações institucionais cortadas com o FC Porto há anos, precisamente por causa dessa personagem. Alguém que construiu a sua presidência assente num clima de ódio por ele inventado e introduzido no futebol português. Que extravasou esse ódio para além das fronteiras do futebol, expandindo-o a uma suposta guerra Norte-Sul, apenas porque servia os seus propósitos. Que enquanto vivo desrespeitou sempre que podia o Benfica e os benfiquistas, gozou com a 'morte' do Benfica, classificou-nos de 'inimigos' e não adversários, queria ver 'Lisboa a arder', apadrinhou bolas de golfe, ataques organizados a adeptos e atletas adversários sempre com sorrisos boçais e 'fina ironia'. E agora pedem respeito da nossa parte? Respeito já é o que estão a ter, é por isso que estamos em silêncio. Se não tens nada de bom para dizer, ficas calado. Isso é respeito. Qualquer nota de pesar da nossa parte seria profundamente hipócrita.
Que numa lógica maquiavélica seja admirado e idolatrado pelos adeptos do Porto, posso compreender. Agora não esperem é que qualquer tipo de idolatria se estenda aos benfiquistas. O seu desaparecimento agora serve para opinadeiros e jornaleiros subirem a um pedestal qualquer que inventaram e lá de cima tecerem considerações moralistas sobre a atitude dos clubes de Lisboa, e tudo o resto aproveitar a boleia para atacar e criticar o Benfica. O sarrafeiro do Rodolfo, um parte-pernas enquanto jogava e um caceteiro enquanto comenta, chama-nos estúpidos. Cheguei ao ponto de ver o Inácio dizer, com a maior cara de pau, que a maioria dos benfiquistas não se revê neste silêncio. Claramente não tem a menor noção do sentir benfiquista. Quem semeia ventos, colhe tempestades. Pinto da Costa tem, na hora do seu desaparecimento, aquilo para que trabalhou toda uma vida: uma admiração infindável de uma reduzida região, e um até mais respeitável do que merecia desprezo da zona do país que constantemente atacou e vilipendiou. Fechou-se num feudo em vida, não podiam estar à espera que o resto do país lhe abrisse os braços em veneração na morte. Ao desaparecer deixa ao país, e em especial ao futebol português, a sua marca indelével: o legado do ódio.
De Anónimo a 17 de Fevereiro de 2025
Caro Gonçalo, revejo-me palavra por palavra, linha por linha, parágrafo por parágrafo, por tudo o que escreveu.
Um grande bem haja, e
Viva o Benfica.
De Paulo Jaime a 18 de Fevereiro de 2025
Revejo-me nas suas palavras, só mudo a cor....Viva o Sporting!!!
De Nick Name a 17 de Fevereiro de 2025
Muito bom, não tenho nada a acrescentar. Só acho que um boçal do nível do Rodolfo não merece sequer ser citado.mm
De Anónimo a 17 de Fevereiro de 2025
Nem mais, revejo-me em cada uma das suas palavras.
De Anónimo a 17 de Fevereiro de 2025
Completamente de acordo.
De BI-CAMPEÃO EUROPEU 1960/61 e 1961/62 a 17 de Fevereiro de 2025
Grande artigo. Totalmente verdadeiro. Linguagem simples e directa para que todos possam entender, até os "doutores"!!!!!
Nenhum dos pseudo-jornalistas de agora, os também designados jornaLIXEIROS, seria capaz de escrever um artigo deste nível e verdade.
Uns porque não têm cérebro para isso, outros porque há muito venderam o cérebro à máfia anti-Benfica.
Para uns e para outros, MIL VEZES PIOR do mal que eles querem para o Benfica, é o que eu lhes desejo.
Este esforço de "CANONIZAÇÃO" de uma pessoa que deixou o legado do ódio no país desportivo, só acontece porque de facto somos o cú da Europa, como muito bem dizia Eça de Queirós.
Uma VERGONHA e uma VASSALAGEM que não se vê nem no 4º Mundo!!!!
Quanto a "títulos", a "vitória" de ontem em Faro é um dos espelhos de como a maioria desses títulos foram "ganhos". Só os totós e os submissos resignados é que não conseguem ver a verdade dos factos.
Sobre o ex-"crac" da cacetada covarde, um tal de palerma rudolfo, só tenho a dizer que um BURRO MENTIROSO É SEMPRE UM BURRO MENTIROSO.
Peço apenas desculpas ao burro pela comparação.
De facto, o burro verdadeiro se trocasse a sua cabeça pela cabeça do burro rudolfo caceteiro, ficaria a perder, e perder de goleada!!!!
BENFICA BENFICA BENFICA............... Sempreeeeeeeeeeeeeeeee O Maior e o Melhorrrrrrrrrrrrrrrr
De
Ricardo a 18 de Fevereiro de 2025
O Supremo Tribunal de Justiça manteve as decisões da Relação no denominado caso dos emails, obrigando o FC Porto a pagar ao Benfica. A administração liderada à altura dos acontecimentos pelo falecido Pinto da Costa foi condenada neste caso a pagar aos encarnados 605.300,90 euros, verba acrescida de juros de mora, que ascendem a 164 mil euros. Tudo somado, os dragões terão de pagar cerca de 770 mil euros.
No que diz respeito a danos reputacionais, o Supremo converteu o montante de 1 milhão de euros numa indemnização a fixar em sede de liquidação de sentença, que até poderá determinar uma indemnização superior ao anteriormente referido. De acrescentar que os réus (FC Porto, FC Porto SAD e Francisco José Marques) foram condenados ao agamento da quantia que se liquidar em execução de sentença relativamente ao dano causado aos autores pela apropriação, desde abril de 2017 até à data da liquidação, dos segredos de negócio.
Esta decisão do Supremo não é susceptível de recurso ordinário, pelo que transitou em julgado.(ontem no sapo desporto actualidade)
De BI - CAMPEÃO EUROPEU a 18 de Fevereiro de 2025
Tanto prejuízo e tanta difamação ao Benfica , um Clube mundial com a sua SAD a movimentar cerca de TREZENTOS MILHÕES de EUR por ano e é apenas ressarcido com um valor indemnizatório RIDÍCULO!!!!!
A INDEMNIZAÇÃO JUSTA deveria ser de alguns milhões de EUR.
Enfim, é Portugal no seu "melhor".
Infelizmente é o que temos.
Benfica sempre.
De Tinoni a 17 de Fevereiro de 2025
Completamente de Acordo com o que escreveu
A família que me perdoe ,mas não podemos ser Hipocritas
Fez bem o Benfica em não se pronunciar publicamente pois foi sempre um alvo abater pelo PC
Inácio é um Veneno anti Benfica
O Pc foi sempre inimigo do Benfica,fez tudo para partir o Glorioso
Não sei do resto do fungágá mediático (outros canais e rádios etc)mas o canal Now transmitiu das 9 às 11(até onde vi pois desde essa hora que não vejo qualquer tv)o funeral das Antas e parece que entretanto mais nada aconteceu no país e no mundo,ao meio dia e meio já em casa liguei o rádio para o 'E o campeão é' da Observador e desliguei passados cinco minutos pois também só falavam do tal funeral com reportagem em directo das Antas.....podridão mediática sem fim.
De BI-CAMPEÃO EUROPEU 1960/61 e 1961/62 a 17 de Fevereiro de 2025
É isso. Somos mesmo pequeninos em tudo, exceptuando o nosso Glorioso SLBENFICA.
Não admira pois que sejamos desde há várias dezenas de anos o pa+is europeu com pior nível de vida.
Só basbaques a fazerem a adoração a uma personagem que só espalhou ódio no Desporto em Portugal.
VERGONHA.
BENFICA......... Sempreeeeeeeeeeeeeeeee
P.S. " A morte não é uma esponja mágica que apaga tudo aquilo que uma pessoa fez em vida".
Estou completamente de acordo, mas a jornaLIXEIRADA é. Por isso mesmo assistimos a esta espécie de CANONIZAÇÃO absolutamente ridícula.
De Foz a 17 de Fevereiro de 2025
Concordo consigo, já não há pachorra para tanta sabujice destes jornalistas avençados.
Alguém hoje escreveu, com "fina hironia", que, nos tempos que correm, se vendem mais jornalistas do que jornais. Certeiro!
De BI - CAMPEÃO EUROPEU a 18 de Fevereiro de 2025
Essa é de Mestre.
E é verdadeira!!!!!
Benfica sempre.
De Fábio Almeida a 17 de Fevereiro de 2025
Ponto Final. Paragrafo!!
Excelente texto que replico na integra.
De mlm a 17 de Fevereiro de 2025
Muito bem. É isso tudo sem tirar nem pôr.
mlm
De Miguel a 17 de Fevereiro de 2025
é raro ler um texto e no final não ter nem querer mais nada a acrescentar. Mas esta opinião podia ter sido escrita por mim dado que tudo o que foi escrito é exactamente o que penso e sinto.
Eu vivi todo o periodo aureo deste senhor e do seu terrorismo psicologico sobre o Benfica e os Benfiquistas. Muitos episódios se poderiam escrever desde o famigerado guarda Abel até o ver querer "Lisboa a arder". E durante anos este ódio visceral apenas gerou mais ódio visceral entre adeptos dos 2 clubes levando a cenas tristes. Eu costumava achar que ir às Antas (ao antigo estádio) era fisicamente tão perigoso como ir à Somália dos senhores da guerra. Era o unico estádio que realmente sentia que era perigoso. E era o PDC que muito contribuiu para esta situação.
Inclusivamente, tenho vários amigos (e eu incluido) que costumavamos dizer que no dia que o PDC falecesse iriamos para o MArques comemorar. Não, não é bonito e os anos passaram-se e não se deve comemorar a morte de ninguém. Mas que este senhor levou muito boa gente ao extremo disso nao tenho duvidas
É só excelente.
Vamos aqui passar uma esponja, um corrupto, só semeou ódio.
Força Benfica
Comentar post