O futebol apresentado foi um bocadinho melhor do que contra o Casa Pia, mas a vitória acabou por acontecer por números mais escassos. O que creio que no entanto continua a ser extremamente frustrante para a maioria dos benfiquistas é que continuamos a ser uma equipa incapaz de colocar em campo e de materializar a superioridade que temos sobre os adversários em termos de plantel e de valia individual dos nossos jogadores.
Para começar de uma forma absolutamente clara: a vitória do Benfica não tem qualquer contestação. Fomos imensamente superiores a um Estrela sem grandes argumentos para nos contrariar, e a única equipa a merecer ganhar este jogo. Somos muito mais fortes do que o Estrela, e acho que isso foi por demais evidente durante os noventa minutos de jogo. No entanto, chegámos ao fim do jogo com uma magra vantagem de um golo, muito por culpa da falta de critério e organização do nosso futebol. Os jogadores mostraram vontade, apenas não pareceram saber muito bem como chegar ao objectivo. Houve três alterações no onze em relação ao último jogo: na defesa, o Carreras rendeu o lesionado Beste e o nosso capitão Ota 'a selecção é a minha prioridade' mendi relegou o António Silva para o banco. Na ausência do João Mário, há sempre mais um médio centro para colocar numa ala, e desta vez calhou a sorte ao Kökçü. Mantemo-nos portanto fiéis ao paradigma dos quatro médios centro, com dois a ocuparem as alas e outros dois serem médios defensivos/de recuperação. O Kökçü começou o jogo sobre a esquerda, e o Aursnes sobre a direita. Perante um Estrela orientado por um treinador que faz questão de jogar de forma negativa contra o Benfica (valeu-lhe um ponto caído do céu o ano passado pelo Casa Pia), começámos o jogo com a falta de cortesia da troca de campo em relação ao que é tradicional, e com o Benfica a ir imediatamente para cima do adversário, dando o mote para aquilo que seria quase o jogo todo. Só que para um jogo disputado quase em exclusivo na metade do meio campo junto da área do Estrela, não conseguimos criar muitas jogadas de perigo. Até houve mais dinâmica e velocidade no nosso jogo, e muito por culpa dos nossos defesas laterais houve mais largura e exploraram-se as alas, mas os muitos cruzamentos pareciam sempre conseguir encontrar um dos vários jogadores do Estrela que povoavam a área. A melhor notícia foi que o Benfica desbloqueou o marcador ainda relativamente cedo, aos dezanove minutos, evitando assim um acumular de nervosismo que costuma vir naturalmente associado ao prolongar do nulo no marcador e que poderia ter complicado mais o jogo. Na zona frontal da área o Pavlidis desmarcou o Kökçü sobre a esquerda que, de ângulo já apertado, fez um remate cruzado e com pouca força que parecia ser relativamente fácil para o guarda-redes do Estrela, mas este acabou por deixar a bola passar por baixo das mãos. Ainda na primeira parte, mais más notícias no campo das lesões para nós, com a saída do Aursnes com aquilo que aparentou ser nova lesão muscular. Entrou o Tiago Gouveia, que foi para a esquerda, e o Kökçü foi recambiado para a direita. A primeira parte tem pouca história mais a contar, foi sempre o Benfica a comandar o jogo, o Estrela a mal passar do meio campo, e as ocasiões de golo a escassearem - o Pavlidis ainda meteu a bola na baliza à beira do intervalo, mas o eventual golo foi anulado por falta.
O início da segunda parte mostrou um Benfica quase avassalador. Houve vontade de chegar ao segundo golo para dar a necessária tranquilidade a uma equipa que dela necessita quase desesperadamente, e durante os primeiros minutos assistimos quase a um massacre, em que o Estrela mal conseguia sair da sua área - a bola era imediatamente recuperada pelo Benfica ainda na zona defensiva do Estrela para lançar mais uma vaga de ataque. Estivemos muito perto de marcar nesse período, com a melhor ocasião a surgir num remate do Tiago Gouveia que o guarda-redes do Estrela defendeu para canto numa altura em que já muitos gritavam golo. Infelizmente, com o segundo golo a não surgir, fomos perdendo critério e passámos a jogar de forma mais desgarrada. O Estrela aos poucos resolveu arriscar um pouco mais para tentar chegar ao empate, mas ficou-se mesmo pelo tentar porque não mostrou capacidade para mais - o Trubin foi um espectador durante todo o jogo e não fez uma única defesa, porque não houve um único remate na direcção da sua baliza. Mas ao arriscar mais, o Estrela também passou a dar mais espaço ao Benfica para atacar, e começou a ser frustrante a incapacidade do Benfica para o aproveitar, com a má definição das jogadas a levar muita gente ao desespero. Depois com o aproximar do final do jogo há sempre aquele nervosismo que se vai instalando perante a possibilidade de num qualquer lance fortuito o adversário chegar ao golo do empate, mesmo que até aí nada tenha feito para o justificar. Pela altura habitual (entre os vinte e os vinte e cinco minutos da segunda parte) o nosso treinador fez as suas substituições, assistindo-se ao (aplaudido) regresso do Renato Sanches à Luz, por troca com o Florentino, e também à troca directa do Prestianni pelo Di María. Directa porque o Di María foi jogar nas costas do avançado, e o Kökçü continuou a explorar a sua nova carreira como médio ala. Novas más notícias para o Benfica perto do final, com mais uma lesão, desta vez do Tiago Gouveia, que ficou mal tratado de um ombro. Aproveitou o Benfica para colocar o Cabral e o Rollheiser nos lugares do lesionado Tiago Gouveia e do Pavlidis, e também para fazer o Kökçü completar o périplo das alas e regressar ao ponto de partida, a esquerda. Sempre com um médio ala de origem em campo, o turco conseguiu começar o jogo na ala esquerda, passar para a ala direita, e regressar à ala esquerda. A justificação dada pelo nosso treinador no final foi que aparentemente ainda não está em condições físicas para conseguir jogar no meio. Por isso foi para as alas, porque como sabemos os médios ala/extremos são jogadores que têm que correr pouco. O Cabral ainda conseguiu cabecear uma bola ao poste logo a seguir a ter entrado, mas o lance foi imediatamente invalidado, e foi assim que chegámos ao final do jogo.
Em termos de destaques individuais, gostei dos nossos dois laterais. O Bah está em muito boa forma e consegue dar uma grande dinâmica ao lado direito, aparecendo muito em jogo por aquele lado e até mesmo na área em lances aéreos. Do outro lado, o Carreras continua a crescer a olhos vistos e a ganhar confiança. Parte decidido para cima dos adversário com a bola nos pés e tenta frequentemente combinar com o jogador do seu lado, deixando o adversário na incerteza sobre se irá atacar a linha de fundo ou progredir para o meio, um bocado à imagem daquilo que o Grimaldo costumava fazer. O outro jogador em evidência foi o Kökçü, que fez o golo da vitória e que mesmo a jogar claramente fora da sua posição mostrou alguma da qualidade que tem. Fiquei a desejar tê-lo visto trocar de posição com o Prestianni ou com o Di María mas o nosso treinador teve outras ideias. O Tiago Gouveia entrou e deu dinâmica ao lado esquerdo, mas tal como em outras ocasiões voltou a mostrar-se por vezes trapalhão e com alguma dificuldade em definir jogadas, o que talvez ajude a explicar as dificuldades que tem em assumir-se como uma alternativa muito fiável para titular.
Não vou utilizar o chavão do 'melhor o resultado do que a exibição' porque conforme disse, a vitória do Benfica era o único resultado que se ajustava a este jogo. Poderia e deveria era ter sido mais tranquila, porque o Benfica é muito melhor do que este Estrela, e o que se exige é que pratiquemos um futebol que mostre isso mesmo - é possível fazer muito mais e melhor com a matéria prima que o nosso treinador tem à disposição. E terá sido por isso que se ouviram assobios quando o árbitro apitou para o final, porque o futebol apresentado simplesmente soube a pouco. E por falar em árbitro, uma arbitragem simplesmente medonha do Hélder Malheiro ontem à noite na Luz. É preocupante sobretudo ver a diferença de atitude dos árbitros entre os nossos jogos e os dois outros. Deferente e submissa para os outros (são penáltis à menor oportunidade, e um deles vai prolongando aquilo que é capaz de já ser um recorde, que são sete jogos consecutivos para a liga com o adversário a ter um jogador expulso), prepotente e arrogante em relação a nós - alguns dos cartões ontem mostrados aos nossos jogadores foram patéticos. Não que isto tenha algo a ver com o futebol que jogámos, fica apenas a nota.
De BI-CAMPEÃO EUROPEU a 25 de Agosto de 2024
Preâmbulo: chamar árbitro a esse ESCABROSO helder malheiro é como chamar miss Portugal ao pinto da costa!!!! Esse indivíduo é um autêntico APITADOR - vejam a diferença quando ele apita jogos do fc-penalty - fiel à causa anti-Benfica, e a nossa Direcção não faz nada de nada!!! INCAPAZES E MEDROSOS E COVARDES QUE NÃO DEFENDEM O MAIOR E MELHOR DE PORTUGAL!!!
Quanto ao jogo, vitória INCONTESTÁVEL que peca por escassa, mas o nosso futebol continua apenas a ser sofrível pois em vez de um Treinador o que nós temos é um "treinador"!!!!!!
Pergunto: O que é que Rui Costa vê nesse miserável indigente da bola disfarçado de treinador roger schmidt?!?!
A equipa tem uma postura cansada, arrastada, pouca atitude e pouca força física!!!!
Os jogadores neste jogo deram tudo o que têm para dar, e por isso não os posso criticar, mas o que dão não está ao nível de um Clube gigantesco como o nosso SLBENFICA.
E não dão mais e melhor, simplesmente porque não têm um TREINADOR A SÉRIO.
Com este "treinador" só o "ceguinho" Rui Costa é que não vê que não vamos ganhar um jogo sequer a fc-penalty, riporting e braga!!! E na Liga dos Campeões e no Campeonato do Mundo em junho/julho de 2025 vamos correr sérios riscos de sermos o "BOMBO DA FESTA"!!!!
Fc-penalty financeiramente de rastos está a reforçar-se melhor do que o Benfica!! Foram agora buscar um avançado ao At. Madrid, um tal de Samu que é um autêntico touro no último terço do relvado!!!
O Benfica só compra gente cansada e depois de serem "treinados" por schmidt ainda ficam mais fracotes!!!!
UMA TRISTEZA este Presidente Rui Costa que para mim não vale meio cêntimo furado. Apenas sabe ESTURRICAR DINHEIRO do Clube e é o responsável por ter um "treinador" que já desvalorizou o plantel do Benfica em cerca de dois terços em relação ao início da época 2023!!!!
RUA RUA RUA RUA RUAAAAAAAAAAAA.. O Benfica merece outro tipo de gente que além de Benfiquismo puro tenha COMPETÊNCIA INABALÁVEL.
P.S. Como é possível depois de eliminarmos o fc-penalty na super-taça de andebol tenhamos levado uma autêntica CABAZADA de 37-21 do riporting de alvaLADRA?!?! Que vergonha!!! Foi quase um CAPOTE (dobro)!!!
Bem dizia o nosso jogador Paulo Moreno há bem pouco tempo atrás quando afirmou que no Benfica não há exigência, todos ganham bem, têm estatuto, bons carrões e boas casas, vivendo do Clube em vez de viverem para o Clube!!!
Depois que l.f.vieira mandou o CAMPEÃO Alexander Donner embora por os jogadores se queixarem de que ele era muuito exigente, o nosso Benfica no andebol nunca mais meteu " a mão no prato"!!!!!
PARASITAS!!! Perder aceita-se, agora uma cabazada de 37-21?!
Eh pá, mandem esses OCIOSOS trabalharem para as obras depois de fecharem a secção de andebol por uns cinco ou 10 anos.
Cada vez que penso nisso até me sinto mal. Não encontro justificação para semelhante coisa.
BENFICA ACIMA DE TUDO E DE TODOS, sempreeeeeeeeeeee
De Fernando Valente a 25 de Agosto de 2024
Parafraseando o nosso grande treinador e, com lupa na sua visão apras-me dizer "fizemos um bom jogo!".Com tal andamento duvido que fiquemos no 3º lugar, para o ano vão haver eleições, presidente e tecnico Rua !!!!!!!.
De BI - CAMPEÃO EUROPEU a 25 de Agosto de 2024
Rua é agora mesmo.
O treinadorzeco é um fiasco autêntico e o presidentezeco é um INOCENTE.
Coitado do meu querido SLBENFICA, nas mãos de dois mestres da INCOMPETÊNCIA.
RUA RUA RUUUUUUAAAAAAAA
Benfica sempreeeeee
De Luís Manuel a 25 de Agosto de 2024
Olá D'Arcy, e obrigado pelo post.
Concordo com a tua análise. Ninguém pode sequer contestar a nossa vitória, por mais jornaleiros que estivessem à espera de uma derrocada e lhes custe engolir os nossos três pontos. Mas a verdade é que, pelo menos eu, não estou nada satisfeito com o futebol apresentado. Continuo com esperança de ver dois extremos nas alas e dois avançados juntos contra equipas como o Estrela, jogando nós em nossa casa (e mesmo que não jogássemos). Dois médios defensivos e dois médios centro nas alas contra estas equipas parece-me um absurdo. Sinceramente: com o salário que aufere e com as condições de excelência de que dispõe, o nosso treinador tem a obrigação de nos dar (de dar ao Clube) muito mais do que isto. Percebe de futebol? Com certeza que sim, e mais do que eu. Mas duvido que perceba muito mais do que o Ricardo Rocha, por exemplo.
Sei que não é desculpa, mas esta arbitragem foi miserável. Cartões exibidos aos nossos jogadores foram uma vergonha. É assim que periodicamente vamos tendo jogadores importantes com um jogo de castigo, enquanto tudo o que é risca azul e verde tem sempre uma arbitragem agradável. Os ingénuos devem estar convencidos que por o pasteleiro estar na piscina do médico milagreiro as coisas vão mudar. Repito: não é desculpa. Ganhar pela margem mínima ao Estrela, em casa, não é uma alegria. E mais uma vez outra lesão muscular, e um uma infelicidade para o Tiago Gouveia. Esperemos que ambos recuperem depressa. O próximo jogo vai ser difícil.
Saudações Benfiquistas.
De Redpower a 26 de Agosto de 2024
Neste momento as vitórias estão-nos a custar caro. E nem vou falar de táticas, porque especialistas de café há muitos e assim eu seria só mais um. Mas o feeling que tenho é que há melhorias, e que com um pouco mais de confiança em si própria, a equipa vai dar o clique e encontrar o tom correto para engatar em exibições mais convincentes e resultados a condizer.
Entretanto, é importante não perder o foco, a atitude está lá e a qualidade também, só falta encontrar a dinâmica certa.
De resto, o Benfica é isto, ganhamos dois jogos seguidos e nos dois houve assobios, e nas conversas de café o negativismo é latente. Reconhecendo que as exibições não têm sido de encher o olho, acho que o importante agora é, mesmo jogando medianamente, ir ganhando.
Todos ficávamos mais contentes com um 5-0, mas no final os pontos são os mesmos. Deixemos a euforia para os outros, o importante é ir somando!!
VIVA O BENFICA!
De Joe Nash a 26 de Agosto de 2024
O Benfica tem que lutar contra muita coisa são os jornalistas os árbitros as direções e como se não bastasse os próprios adeptos aqueles burros que continuam a ver o que ninguém com juízo vê que só servem para criar divisões, o único que pode mudar alguma coisa é o presidente mas esse não está para aí virado só quer levar a sua teimosia até ao fim com a continuidade daquela coisa que está no banco que chamam de treinador, o Benfica está em coma profundo será mais um ano a ser gozado por toda a gente
De Nick Name a 26 de Agosto de 2024
Toda gente é má e incompetente, só tu é que és esperto e sabes tudo. Uma coisa te garanto: o Benfica não será gozado, gozados serão os personagens como tu que só conseguem despejar veneno e mandar abaixo. Gentinha assim não interessa para nada, nem no Benfica nem noutro clube qualquer.
De Joe Nash a 26 de Agosto de 2024
Tens razão eu despejo veneno e mando abaixo esta incompetência das pessoas que gerem o Benfica principalmente o seu treinador porque sou do Benfica e dói me ver o estado em que o clube está,tu a maior parte das vezes só estás aqui para criticar quem não tem a mesma opinião que vossa excelência mas se te serve de consolo á mais gentinha por aí como tu
De Nick Name a 27 de Agosto de 2024
Despejas veneno porque és do Benfica? Sem comentários. Também "à" mais gentinha como tu, infelizmente. Se fosses capaz ao menos de ler, já que tens tantas dificuldades em escrever, saberias que critico o que acho que devo criticar. Só que não suporto o bota-abaixismo azedo de gente como tu, que pelos vistos não suporta ser contrariada.
De Jorge Albuquerque a 26 de Agosto de 2024
Caro D’Arcy e Amigos Benfiquistas,
1- O frango do guarda-redes do Estrela fez-me perder a mariscada que tinha apostado em como o Schmidt era despedido até à 3.ª jornada. Não foi mas vai ser na próxima porque a jogar assim não vai ganhar ao Moreirense e temo mesmo que possa perder.
2- Não vi melhorias nenhumas neste jogo contra o Estrela, à exceção talvez de uma ou outra jogada do Tiago Gouveia e do Carreras. A nossa sorte foi o Estrela ter sido inofensivo no ataque mas quando entrou o Alan Ruiz notou-se um nervoso miudinho na equipa.
3- À equipa falta largura, profundidade e presença na área e isto não é culpa do João Mário.
4- O Schmidt tem dois modelos de jogo: o 4x3x2x1 e a “salada de frutas”. Quando o primeiro não está a resultar, começa a fazer substituições à toa e os jogadores parecem umas baratas tontas, cada um a jogar para seu lado: o Kokçu começou à esquerda, passou para a direita e acabou ao centro; coitado do Pavlidis, não lhe chega uma bola em condições e, vá lá, é dele a assistência para o golo …
5- Portanto, as substituições que fez contra o Casa Pia não foi um lampejo de inteligência mas puro acaso (o SMS do Rui Pedro Brás era piada …).
6- É preciso recuar 40 anos (1984/1985) para encontrar um treinador tão mau como o Schmidt, Pál Csernai de seu nome, de resto, o primeiro, que me lembre, a utilizar o modelo de jogo “salada de frutas”: só faltou pôr o Bento a avançado e o Nené na baliza. Dizem que na final da Taça desse ano contra o FCP (v. 3-1) foram os jogadores que fizeram a tática…
7- Por último, quero prestar a minha homenagem a Sven-Goran Eriksson: que descanse em paz.
Saudações benfiquistas.
De Luis Agostinho a 26 de Agosto de 2024
Quando vi a equipa inicial pensei para os meus botões se o treinador iria finalmente colocar os jogadores a jogar nos seus lugares, em particular, estava esperançado que colocasse o Kokçu no meio e o Prestianni na ala, mas depressa desisti da ideia, porque já conhecemos o treinador e jamais iria fazer isso. E assim, lá tivemos o Kokçu na ala direita, na ala esquerda, o Prestianni no meio, o Di Maria no meio...vá lá, o Tiago Gouveia lá entrou para a ala e não para defesa central ou algo do género, mas, também não entrou muito bem e o infortúnio bateu-lhe, bateu-nos, à porta novamente, já o Aursnes tinha tido uma rara lesão. O que se passa este ano com as lesões? O treinador justificou a colocação do Kokçu na ala porque ainda não está fisicamente apto para jogar no centro. Aprendi algo de novo. Que jogar no centro é muito mais exigente do que jogar na ala, e por isso colocou o Di Maria a jogar no centro. Entendo...
E assim, lá chegámos ao último terço do jogo novamente com o coração apertadinho não fosse o Estrela ir lá baixo e enviar uma para dentro, e da maneira como estávamos a jogar nessa altura jamais conseguiríamos dar a volta ao resultado, e lá ficaríamos a mais uns pontos dos outros.
Não vou deixar em claro a arbitragem, não só na Luz, mas dos outros também. Na Luz pode-se pisar o jogador do Benfica, incluindo por trás, que não é sequer amarelo. Já no clube da fruta, dá expulsão. E acho que ainda ninguém terminou ainda esta época um jogo com 11 contra eles.. Já o "novo banco", teve uma prenda do "5 cent". Entretanto na Luz, o árbitro distribui amarelos pelos jogadores do Benfica por tudo, e por nada. É tão fácil opara os árbitros "enganarem-se" contra o Benfica e punirem os jogadores do Benfica disciplinarmente, até na burguesa Luz. Acho que até lhes dá um certo prazer faze-lo. Compreendo. Eu também teria prazer em o fazer ao "novo banco" e à "frutaria do Contumil". Ainda bem que o Benfica ganhou, também por isso, para falar das arbitragens sem virem os puritanos diáconos da bola dar lições de moral sobre arbitragens e como não pudemos falar delas pois é contras os bons costumes da bola.
Também na competição dos reforços, o Benfica parece estar a ficar para trás em relação à concorrência. Bem, pelo menos voltaremos a ser campeões das vendas. Que tal começarmos a ir festejar o título de vandas para a frente do CMVM, já que o Marquês é para outros tipos de títulos...
Notícia muito triste, mas não surpreendente. Que o Grande Ericsson descanse em paz no Quarto Anel. Ainda bem que teve oportunidade de nos visitar e despedir antes de partir.
E Pluribus Unum
De BI-CAMPEÃO EUROPEU a 27 de Agosto de 2024
Li em algures que Rui Costa estava a estudar o mercado para tapar algumas lacunas do plantel!!!!!
Oh caro Rui Costa - esteve muitíssimo bem, mesmo grandioso, nas declarações que fez sobre o falecimento do nosso Sven Goran Eriksson -, o que é que o Presidente tem no cérebro a bloqueá-lo, para não ver que a maior e mais profunda e irreparável LACUNA é esse pseudo-treinador alemão, que para mim é ainda pior do que Pal Csernai. 100 vezxes pior em tudo, e que vai arrastar o Benfica para a desgraça total levando o Rui Costa também ao fundo!!!!!
Já desde a época passada digo que com este futebolzinho de milhares de passes inócuos para os lados e para trás, com intensidade de jogo ao nível de uma equipa feminina, a correr e a saltar parecem tartarugas, com tudo isso que é do mais paupérimo que se vê em Portugal, o nosso BENFICA com esse aborto de treinador este anonem em 3º lugar fica!!!!!
RUA RUA RUA RUA RUAAAAAAAAAAAAAAA
Caro Rui Costa, veja o exemplo do sc braga neste início de época e o que fez o seu presidente!!!!
Caro Rui Costa, despeça o quanto antes esse palermóide armado em bom schmidtzeco que não vale nem meio cêntimo.
O Carlos Carvalhal, agora no Braga, com provas e mais provas que já deu, é 100 vezes melhor que o schmidt, mas o problema dele é que fala português e não alemão!!!!!
RUA RUA RUA RUAAAAAAAAAAAA COM A FALSA COMPETENCIA.
BENFICA SEMRPEEEEEEEEEEEEEEE
De BI-CAMPEÃO EUROPEU a 30 de Agosto de 2024
Benfica a desfazer-se aos poucos!!!!
Morato, um jogadorzeco banal, lentão, que joga futebol como quem está a recrear-se na praia,sem agressividade, sem velocidade, muito alto mais pouco se eleva do chão, mais passes falhados do que certos, etc,etc,etc,.. e então essa super-estrutura inteligentíssima do Benfica comandada pelos dosi APEDEUTAS rui costa e r.schmidt só agora é que repararam que o Morato não tem nível para o Benfica?!
depois de há tempos atrás terem propostas de 25 milhões que poderiam chegar a trinta, não o venderam e agoram vendem-no em SALDOS por cerca de 11 a 15 milhões consoante refere toda a imprensa!!!!
QUO VADIZ Glorioso BENFICA?!?!
Actualmente só és grande porque tens milhares de Sócios e milhões de Adeptos pois quanto a dirigentes estás com os piores de toda a liga portuguesa, os mais lentos, mais mansos, mais burros, etc,etc,etc,...
Podem acreditar que podem comprar os jogadores que quiserem que enquanto essa ANEDOTA GIGANTE com carinha de PATETA ALEGRE E INOCENTE com que aparece nas conferências de imprensa estiver a "treinar" o Benfica, o nosso Glorioso Clube não mais ganhará nada de nada e o mâximo que pode atingir esta época será o 4º lugar atrás de scp fcp e scb !!!!!
Um VERGONHA!!! Com esse "treinador", os jogadores desaprendem de jogar futebol e ficam todos DESVALORIZADOS!!!
Culpado nr.1 desta DESGRAÇA há muito anunciada, e por mim várias vezes denunciada : o que faz de conta que é Presidente, RUI COSTA.
BENFICA BENFICA BENFICA......... Sempreeeeeeeeeeee
Comentar post