Quando aos vinte e cinco minutos de jogo o Benfica já vencia por dois golos e realizava uma exibição agradável, pensei que poderia escrever que finalmente tínhamos tido direito a um jogo minimamente normal para aquilo que esperamos do nosso clube e uma vitória tranquila. Obviamente que estava enganado.

O mesmo onze da supertaça para defrontar em nossa casa o último classificado Portimonense. Uma entrada agradável do Benfica no jogo perante um Portimonense pouco mais do que inofensivo, suportada por um Rafa em alta rotação, acabou por resultar num golo ainda na fase inicial do jogo. O Waldschmidt deu o primeiro sinal, e aos treze minutos uma boa combinação Rafa/Waldschmidt permitiu libertar o primeiro para entrar na área descaído pela esquerda e depois fazer a assistência para uma finalização fácil do Darwin de baliza aberta. O mesmo Darwin, na jogada anterior, já tinha falhado completamente o remate depois de assistido pelo Grimaldo, quando estava numa óptima posição na área. Continuou a dar só Benfica e o Waldschmidt, em boa posição, conseguiu rematar com o seu pior pé directamente para as mãos do guarda-redes. A sequência natural das coisas foi o segundo golo do Benfica. Nova combinação entre o Rafa e o Waldschmidt pelo meio, atrapalhação da defesa do Portimonense a afastar a bola e esta a sobrar novamente para o Rafa, que em posição frontal dentro da área finalizou com um remate rasteiro. Tudo normal, Benfica completamente por cima do jogo e o Portimonense inofensivo - durante toda a primeira parte fizeram um único remate à nossa baliza, bem de fora da área e à figura do Vlachodimos. Tudo portanto a correr da melhor forma e a encaminhar-se para um final de tarde tranquilo para os benfiquistas, provavelmente com um ampliar natural do resultado. Mas infelizmente já nos vamos habituando a que isso não aconteça, e nos minutos finais da primeira parte começámos logo a ver alguns sinais pouco motivadores quando me pareceu que estávamos nitidamente a abrandar o ritmo.

Esses sinais foram-se agravando no início da segunda parte. Nos minutos iniciais ainda tivemos uma ocasião soberana para fazer o terceiro golo, que teria muito provavelmente acabado de vez com o jogo. Mas de uma forma que se poderá considerar escandalosa o Darwin, completamente à vontade bem no meio da área depois de receber um passe do Waldschmidt, e só com o guarda-redes pela frente, conseguiu acertar no poste. Depois o jogo foi piorando progressivamente, passando a segunda parte a ser francamente desinteressante e mal jogada. O Benfica simplesmente pareceu não querer incomodar-se muito. Os jogadores deixaram de correr muito às bolas ou de meter o pé nas divididas. Não é um termo que eu goste de usar, mas pareceu-me claramente displicência e até mesmo desleixo. O Portimonense, sinceramente, não parece ter capacidade para grande coisa. No final o seu treinador pareceu estar convencido que fizeram um grande jogo, mas o que eu vi foi um Portimonense a ter bastante mais bola muito pelo facto do Benfica não se esforçar sequer para contrariar isso, mas a não conseguir fazer nada com ela. A segunda parte foi morníssima e o Vlachodimos nem sequer foi posto à prova durante a maior parte do tempo, nem a nossa baliza passou por qualquer perigo. Aliás, até aos minutos de descontos a melhor ocasião de perigo foi nossa, num remate do Nuno Tavares já dentro da área que obrigou o guarda-redes a uma defesa apertada. Não quero com isto esconder que jogámos mal - nós na segunda parte jogámos a um nível inadmissível para o Benfica - mas o Portimonense nunca foi dominador. A jogada mais 'perigosa' do Portimonense foi a cerca de um quarto de hora do final quando um jogador deles tentou sacar um penálti à Taremi na Supertaça (é desviar a bola e arrastar as pernas para cima do guarda-redes). Como nós fizemos o favor de não ganhar o jogo tranquilamente, isso já deu motivo para as habituais manobras para fazer crer que o Benfica é que é a equipa mais beneficiada pelas arbitragens. E não ganhámos o jogo tranquilamente porque se a segunda parte foi toda jogada com uma displicência inadmissível, então o período de compensação foi simplesmente lamentável. O Benfica não foi capaz de manter um mínimo de posse de bola, nem sequer de mantê-la afastada da sua área. Por isso num cruzamento de insistência, ainda fizemos o favor de deixar o Portimonense reduzir, com um autogolo de cabeça do Gilberto que não deu qualquer possibilidade de defesa ao Vlachodimos. Depois foi o natural nervosismo nos minutos que restavam e ainda mais a compensação sobre a compensação (foram dados dois minutos para além dos cinco que tinham sido dados inicialmente, mas o Portimonense queria ainda mais) mas acabou por ser mesmo só nervosismo, porque ocasiões concretas de perigo não foram nenhumas.

Melhor do Benfica foi o Rafa, naturalmente, com um golo e uma assistência. O Waldschmidt também não esteve mal, já que participou em ambos os golos e ainda ofereceu mais um ao Darwin, que se encarregou de o desperdiçar. Em relação ao Darwin, acho que está praticamente completo o processo de transformação e adaptação dele ao nosso futebol. Recebemos um avançado rápido, móvel e explosivo. Agora já está muito mais fixo, a encostar-se frequentemente aos defesas, toma más decisões e a finalização está cada vez pior. Acho que temos uma espécie de fábrica de clones do Seferovic no Seixal.
A segunda parte do Benfica foi pobre demais para ser admissível. É incompreensível a falta de chama desta equipa e a ausência de vontade em ser feliz. O Benfica, assim o querendo, é muito superior ao Portimonense e, conforme o demonstrou durante a primeira parte, poderia ter ganho facilmente este jogo. Mas a partir de um determinado momento a equipa pareceu achar que já chegava e que não valia a pena esforçar-se mais. Isto não tem explicação. Os minutos finais então foram de um completo desleixo. Isto já é mais do que falta de vontade, é mesmo falta de profissionalismo. Lá vamos ganhando e mantemo-nos a dois pontos da liderança, mas isto não deixa qualquer confiança para o futuro. Não é que os adversários directos estejam muito melhor - quando ganham à rasca contra equipas do fundo da tabela são sempre postos nos píncaros, enquanto que o grau de exigência para o Benfica é muito maior e somos sempre severamente criticados mesmo quando ganhamos - mas com o mal dos outros posso eu bem.
De Redpower a 30 de Dezembro de 2020
Se me permite D'Arcy, eu acho que tenho explicação! Falta o colinho, faltam os benfiquistas a cobrar quando a equipa abranda em vez de acelerar, ou quando erra passe atrás de passe, ou quando deixa o adversário jogar como quer. Falta a cobrança e o apoio dos benfiquistas! Essa falta afeta-nos negativamente e deixa os adversários mais à vontade.
Sinceramente, acho que grande parte da explicação reside aqui. Outra parte mais pequena poder-se-à explicar por deficiências técnicas e táticas da equipa. E não vale a pena esmiuçar muito mais. O futebol, como a vida em geral, tem sido muito mais triste desde o início do COVID. Não há muito a fazer, senão esperar o regresso a 100% do público aos estádios.
Apesar de tudo continuamos na luta. O Sporting fez uma exibição medíocre e o FCP foi poupado de uma clara expulsão ainda durante a primeira parte! Uma vergonha!... mas os jornais só vão falar na má segunda parte do Benfica (mesmo que tenhamos ganho o jogo) porque o Benfica é que vende jornais.
VIVA O BENFICA!
De vitor a 30 de Dezembro de 2020
O que é que interessa o que os jornais escrevem? Isso marca golos?, Ou impede-os? Não entendo, a sério.
De Paulo Santos a 30 de Dezembro de 2020
Subscevo, com a devida autorização.
Jornais só falam da má segunda parte e pior do que isso, limparam um vermelho que deveria ser mostrado a um jogador adversário por uma dupla falta para amarelo sobre o Rafa na mesma jogada, uma a meio campo e outra perto da área, a que foi assinalada e exibido amarelo, por volta dos 35 minutos da 1ª parte. Num jogo entre nós e o Porto o Gabriel foi expulso por cometer duas faltas para amarelo seguidas. Ninguém fala disso , nem na BTV. Será que viram o jogo com olhos de ver ?
De
D'Arcy a 30 de Dezembro de 2020
Na BTV falaram disso. Pelo menos eu vi o António Rola a comentar o lance e a referir isso mesmo.
De Paulo Santos a 31 de Dezembro de 2020
Agradeço a rectificação. Confesso que não vi.
Quando o Sr. António Rola fala...
Mas ainda bem que assim foi.
Mas, pelo que eu vi nos canais, que apelido de antis, essa informação não chegou aos "representantes " do nosso Glorioso, ou então passaram lixívia, nem houve qualquer nota para o exterior sobre esse lance...eu sei que não somos de choradeira, mas como se costuma dizer, e está á vista de todos : quem não chora não mama.
Mas bem vistas as coisas nem estamos assim tão mal. Apesar de sermos considerados, entre os candidatos, o que pior futebol pratica, o que tem mais necessidade de ida ao mercado, jogadores em pior forma, futebol sem soluções...enfim problemas mil, sem falar que entre os mesmos, somos a Equipa MENOS beneficiada e MAIS prejudicada pelos benefícios dados a outros concorrentes, é obra estarmos com dois pontos de atraso em relação ao primeiro e dois de avanço para o terceiro, precisamente as equipas supra sumo da, e para a, Comunicação Social. O que seria se já estivéssemos a jogar o que eu acho que iremos jogar ? Vamos melhorar. Confiança acima de tudo. QUE VOLTE A GARRA, OU ALGUÉM QUE A TENHA...
Grande Abraço Benfiquista e votos de um ENORMÍSSIMO 2021.
De vitor a 30 de Dezembro de 2020
As pessoas preocupam-se muito com o que a comunicação social e os comentadeiros dizem, se falam bem ou mal de nós - isso marca golos???, a mim preocupa-me que joguemos bem, de acordo com os ordenados que todos auferem, dezenas de vezes mais que os outros jogadores da liga. este Benfica é risível no contexto.
De antonio fonseca a 30 de Dezembro de 2020
Boa tarde,
Comentário que retrata fielmente o que se passou. Exibição medíocre na segunda parte, porém a vitória é justa.
Os detratores não faltam, acerca das vitórias com exibições menos boas, ainda agora vi dois paladinos da verdade desportiva (rui santos e aquele arbitro que me nego a dizer o nome) apregoarem que o Benfica foi beneficiado pela arbitragem. Porém os nossos adversários continuam a ser levados ao colo, com a poupança de um segundo amarelo a um jogador do porto e a comunicação social nada.
Saudações benfiquistas
De Anónimo a 30 de Dezembro de 2020
De facto o Benfica está a jogar vergonhosamente.
O treinador está apático e transmite essa apatia para os jogadores.
O Darwin e o waldschemidt estão a desaprender de jogar, atento o futebol que os dois nos ofereceram no início da época.
JJ ainda julga estar no Brasil e só fala do que ganhou no Flamengo.
Os jogadores merecem um abanão como o do Luisão, mas tudo o que se passou depois, apenas dá força aos jogadores para serem prima donas e desleixados.
O treinador é um fanfarrão e o é para arrasar e jogar o triplo só nos envergonha e somos alvo de chacota.
As novelas com as contratações só demonstra que não temos estrutura.
O Benfica está a tornar-se um clube ridículo.
Sócio há 26 anos.
De BI-CAMPEÃO EUROPEU a 31 de Dezembro de 2020
Caro anónimo Benfiquista, alguém com possibilidades, que faça chegar esse teu comentário ao que faz de conta que é Presidente do Maior de Portugal, com conhecimento ao Rui Costa e ao J. Jejum.
Pode ser que eles se libertem da mediocridade e banalidade que presentemente apresentam.
Benfica Benfica Benfica, meu querido SLBenfica, sempreeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee.
De ChakraIndigo a 30 de Dezembro de 2020
O que dá mesmo muito "trabalho", é 2 equipas candidatas ao titulo terem respetivamente 0 penaltys a favor , e 10 penaltys a favor !!!
A mesma equipa quem Portugal está em 2º lugar, e que marca mais golos, na Europa consegue marcar em 7 jogos 19 golos, e usufrui de 4 penaltys, fruto da sua postura no jogo!
Em Portugal, só o Nacional consegue ter 0 penaltys a seu favor, juntamente com esta equipa, apesar de ser das mais concretizadoras, das que mais ataca e mais oportunidades cria na área!
Faça-se uma analise séria em qual campeonato as 2 equipas que disputam o titulo têm em 19 jogos consecutivos uma diferença de 12 penaltys, e a desfavorecida consegue ainda assim lutar pelo titulo.
Não existe, não vale a pena procurarem, porque nesses países não existem árbitros como Soares a Dias, Hugo Miguel, Jorge Sousa , Verissimoou Xistra.
Se o Benfica nestas condições se sagrasse campeão, merecia uma estátua em frente à FIFA, como caso único mundial.
Isto sim, dá muito trabalho, assim como ser a única equipa do mundo sem casos de Covid. Talvez uma analise séria aos responsáveis pelo laboratório que faz testes de COVID fosse isso sim um bom trabalho em prol do futebol inquinado português.
Mas isso dá muito trabalho, e pode provocar danos físicos draconianos.
Quanto ao resto, e apesar do que escrevi, faço a pergunta - o Everton tem a mais o quê relativamente ao Cervi, por exemplo, para não falar do Nuno Santos que entregamos a concorrencia? Tem mais 20Milhões em cima, só, porque de resto não ganha uma bola dividida, não cruza, não finta um unico jogador, e NUNCA, mas NUNCA, faz uma arrancada em velocidade à linha para cruzar ou criar perigo. Sempre que recebe a bola, todos sabem o que vai fazer, volta-se de costas para o ataque, passa para trás, ou vai para dentro. Uma nulidade de 20M!
O Benfica tem uma gestão desportiva de amadores.
Viva o Benfica.
De Henrique Teixeira a 30 de Dezembro de 2020
Quando até cerca da meia hora vi o Benfica a ganhar por 2-0, a merecer estar a ganhar por mais, e a fazer um belo jogo, o meu pensamento foi este: assim, sim, Jorge Jesus; assim, sim, Benfica.
Mas com o passar dos minutos vi logo que tudo não passara de uma ilusão. Na verdade, só no Benfica dos últimos tempos se pode passar de ótimo a péssimo no mesmo jogo.
Se Rafa jogasse sempre como o fez ate aos 25 minutos era um dos melhores jogadores do mundo.
Outro assunto: antes do campeonato se iniciar vários comentadores de televisão disseram que Taremi e o Benfica tinham chegado a acordo para a transferência do atleta e que esta só não se concretizou porque Jorge Jesus não quis. Se tal foi verdade, foi mais um grande favor feito ao adversário, que o Benfica, com aquele rosário de pontos perdidos, já antes ajudara, e de que maneira, a salvar-se da insolvência.
Saudações Benfiquistas
De Anónimo a 31 de Dezembro de 2020
Terminado o 1º terço do campeonato, em 2020/21 em apenas 11 jornadas, o FCP já leva uma vantagem de 7 penaltis em relação ao SLB!
Historicamente a máxima diferença entre o F. C. Porto e o Benfica num campeonato inteiro, foram 6 penaltis de vantagem para o F. C. Porto e nas 2 épocas em que aconteceram essas 2 enormes diferenças (2008/09 e 2019/20), o F. C. Porto aproveitou sempre essa enorme vantagem arbitral para se sagrar campeão. Estatisticamente fica evidente que, construir uma diferença de 6 penaltis entre o F. C. Porto e o Benfica, é a melhor forma do C. A. garantir qual das 2 equipas será campeão no final da época! Quem é que quer assistir um campeonato em que em 11 jogos existe uma diferença de 7 penaltis entre o 1º e o 10º ou pior entre os 2 principais candidatos ao titulo?
Os Benfiquistas sabem porque a MDCSDQT ataca ferozmente o treinador mais titulado da história do Benfica.
O facto de Jorge Jesus mesmo nestas condições arbitrais tão adversas, ainda assim conseguir fazer melhor que o F. C. Porto, é um sinal evidente que não estamos perante um treinador fraco/resignado, pois o Benfica com um treinador resignado já estaria com uma desvantagem de pelo menos 7 golos para o F. C. Porto, tamanha diferença definida só pelo efeito direto do elenco do Fontelas Gomes.
Vejam informações detalhadas sofre a enorme diferença arbitral existente na Liga Portuguesa entre os 2 principais candidatos ao titulo em http://influenciaarbitral.blogs
De BI-CAMPEÃO EUROPEU a 31 de Dezembro de 2020
Tens toda a razão. Agora pergunto: O que fazem a Direcção e Presidente do Maior Clube de Portugal para denunciar essa PATRANHA nitidamente cometida contra o nosso Clube, e EXIGIR, repito, EXIGIR - não é pedir, pedir pedem os fracos e indigentes -, o Benfica tem é de EXIGIR que a VERDADE E A TRANSPARÊNCIA DESPORTIVA sejam uma garantia real nas competições que disputa em Portugal?!
Resposta: Fazem nada. NADA.NADA. Porquê? Perguntar-me-hão. Eu respondo que não é por serem atrasados mentais nem ceguinhos.
É por serem MEDROSOS E COVARDES, DESQUILHOADOS, SEM FORÇA, SEM CORAGEM, enfim sem nada, mesmo sem nada para DEFENDEREM o Glorioso SPORT LISBOA E BENFICA.
Dentro dos relvados somos ROUBADOS DESCARADAMENTE e o único que tem coragem de questionar os apitadores e enfrentar adversários maldosos e rasteiros simuladores, é precisamente o OTAMENDI!!!!!!! E apenas chegou agora. Está a subir, e muito, na minha consideração, pois vejo que independentemente de ser bom ou muito bom ou mau jogador, é um profissional que defende a sério o seu patrão.
São jogadores desse calibre que fazem falta ao BENFICA.
O resto é só anjinhos e anjolas!!!!! Os adversários jogam contra eles no limite da violência e aceitam tudo!!!!! Depois simulam faltas e faltinhas e os nossos ainda vão como CORDEIRINHOS ajudá-los a levantar!!!!!!
Pergunto como é que é possível esta merda!?! Que mentalidade é que esse vieireco cabeça de sabão, e toda a sua "estruturazona" implementam na cabeça dos jogadores?!?!?!
O Benfica de vieira está de cócoras neste futeboleco PORCOguês, tanto fora como dentro dos relvados. Essa é que é a realidade.
Tudo por culpa de um Presidente e uma Direcçãozinha COMPLETAMENTE INCAPAZES.
Eu acho que aquela enorme e bela Águia de granito que numa escultura lindíssima - que até me faz vir as lágrimas aos olhos quando a encaro de frente, pois revejo ali toda a Grandiosa e Gloriosa História do meu Benfica - está no interior da nossa Catedral da Luz se tivesse o poder de encarnar e ganhar vida real, já tinha pegado nos elementos desta direcçãozeca e lavá-los a dar um passeio a grande altura sobre o rio Tejo para largá-los em queda livre.
Uma VERGONHA esta direcção constituída por eunucos, em que é preciso os Adeptos e Sócios virem para aqui alertar sobre os ROUBOS que fazem ao nosso Benfica e os BENEFÍCIOS que fazem ao oporco corrruptus, o clubeco do mal, como muito bem os definiu o nosso antigo Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Dr. Juíz ADRIANO AFONSO.
Quanto ao jogo o caro D'Arcy já disse tudo. Exactamente o que se passou.
Primeira parte: equipa com uma postura muito perto do que deve ser o Benfica.
Segunda parte: equipa com postura à lá vieireco, isto é, lenta, displicente, sensaborrona, a dar demasiados espaços e a limitar-se a esperar que o tempo passasse.
Tivemos mais uma vez - e para não variar - de sofrer até ao fim!!!!
Uma VERGONHA o maior e melhor Clube do país com tudo do melhor que há e é oferecido aos seus atletas, em vez de verdadeiros Profissionais, o que tem é um conjunto de amadores e semi-profissionais apenas CARREGADOS DE VAIDADE por envergarem - sem o merecerem - o MANTO SAGRADO de um dos maiores Clubes da Europa e do Mundo, e em tudo o Maior e Melhor do seu país!!!
Ademais, alguém da "estruturazona" LOL LOL LOL LOL, que tenha um mínimo de inteligência e diga ao Vlachodimos que ele não está a jogar na Alemanha, ele está a jogar em Portugal no futeboleco PORCOguês, onde para além da VASSALAGEM ao oporco corruptus por parte de apitadores, jornaLIXEIROS, clubezinhos, etc,etc,etc,.... abundam os taremis e betos que não passam de meros ENGANADORES / SIMULADORES, autênticos VIGARISTAS do Desporto.
Pena que no nosso Benfica ninguém tenha a coragem de dizer isto na imprensa!!!! MEDROSOS. COVARDES.
Quanto à qualidade do futeboleco PORCOguês a sua pobreza vê-se nas declarações de um proto-treinador ( paulo sérgio do portimonense) dizer que o lence entre o beto e o Odysseias era penalty!!!!!!
Que cabeça de corrrupto e de merda tem esse mentecapto. Se assim fosse havia 100 (cem) penaltis em cada jogo, claro com a maioria a favor da equipa que o apitador quisesse que ganhasse.
Portimonense vassalo aos fruteiros, 2ª divisão já.
BENFICA BENFICA BENFICA.Bom ano para todos os Benfiquistas.TODOS.
De Luís Manuel a 31 de Dezembro de 2020
Olá D'Arcy, e obrigado pelo post.
Análise objectiva como sempre, e não posso estar mais de acordo com o que escreves. Displicência, desleixo e falta de profissionalismo foram mesmo os três pilares da nossa exibição na segunda parte. Lamentável. E, convenhamos, fazer uma primeira parte em que nos empenhámos contra o último classificado não abona muito a nosso favor. Tudo verdade o que dizes sobre aquilo que se diz de nós e dos nossos directos adversários - mas é isso mesmo, nada nos interessa o que se passa ou deixa de passar com eles. Temos é de jogar. Já nem digo bem, mas jogar. Disputar cada bola como se fosse a última é o mínimo que se exige. Lembro-me de uma época em 86/87, por aí, em que não tínhamos propriamente uma grande equipa (longe disso), no último ano do Mortimore, mas lutávamos. Púnhamos o pé. E agora, não sei quantos milhões depois, vejo o contrário disso. Não vai ser o Lucas Veríssimo ou qualquer autocarro de jogadores que o Jorge Jesus queira trazer a resolver uma questão de fundo.
Bom ano de 2021 para ti e toda a Tertúlia. Saudações Benfiquistas.
Comentar post