Creio que diz muito sobre o estado actual da nossa equipa quando chegamos ao fim de um jogo com um resultado de quatro golos sem resposta e mesmo assim ficamos com a sensação que foi pouco. Foi mais uma vitória sem discussão e nem sequer pareceu que a equipa tivesse forçado muito, porque tudo parece ser feito de forma tão natural.
Não havia André Almeida nem Ferro para este jogo, por isso jogou o Corchia na direita (estreia na liga) e o Samaris recuou para central, ficando o Florentino a fazer dupla com o Gabriel no meio campo. Os primeiros minutos deram logo para ver ao que o Chaves vinha. Simplesmente, não vinham para jogar futebol. Uma equipa extremamente defensiva, a acumular gente junto à área e a tentar queimar tempo sempre que possível - ao fim de dez minutos de jogo já o guarda-redes do Chaves era o homem mais odiado sobre o relvado da Luz, e provavelmente assim teria continuado caso o árbitro de serviço não tivesse feito um esforço notável para arrecadar essa distinção. Normalmente até tenho uma certa simpatia pelo Chaves, mas a jogar desta forma e com este treinador não me parece que fique com grande pena se acabarem por descer de divisão. A resistência do Chaves durou dezanove minutos, altura em que o Rafa aproveitou um ressalto na área para inaugurar o marcador - mas o melhor pormenor do lance foi a recepção do João Félix, que deixou o seu marcador directo completamente fora da discussão do mesmo. Mas nem a perder o Chaves abandonou a postura defensiva. O Benfica ia construindo ocasiões para ampliar o resultado, com o Rafa a desperdiçar por falta de pontaria e o João Félix a ver o guarda-redes negar-lhe o golo, seguindo-se um falhanço incrível do Seferovic na recarga. Mas era apenas uma questão de tempo, e aos trinta e sete minutos o golo inevitavelmente acabou por surgir. Grande passe do Seferovic para uma ainda melhor desmarcação do João Félix, remate de primeira de pé direito defendido pelo guarda-redes e recarga imediata e fulminante de pé esquerdo para o fundo da baliza. A perder por dois o Chaves lá deu um ar da sua graça e saiu um bocadinho lá de trás, tentando pressionar a saída de bola do Benfica. E foi imediatamente punido por isso. O lance do terceiro golo foi simples e eficaz: começa num alívio de bola do Vlachodimos, que a faz chegar ao Gabriel. Toque para o João Félix, que rodeado por três adversários liberta de calcanhar para o mesmo Gabriel. Segue-se um passe de primeira para a desmarcação do Seferovic, que mesmo empurrado ainda consegue rematar e fazer o golo. Tudo isto feito de forma rápida e quando os nossos jogadores estavam pressionados por adversários.
Já nos habituámos a ver o Benfica nunca tirar o pé do acelerador mesmo quando está com uma vantagem confortável, por isso todos nós antecipámos o que a segunda parte traria. Afinal de contas, com o Nacional também estávamos a vencer por três ao intervalo e depois foi o que se viu. E o Benfica não desiludiu, pois veio para a segunda parte como se o resultado ainda estivesse em branco. O Chaves não foi deliberadamente defensivo como na primeira parte, foi sim remetido para a defesa por não ter capacidade para atacar. É que os nossos defesas nem sequer tiveram grande trabalho porque era quase impossível ao Chaves conseguir ultrapassar o Florentino e o Gabriel no meio campo, que recuperavam tudo o que era bola que lhes passasse ao alcance. Sinceramente, face ao número e qualidade de ocasiões criadas este jogo poderia muito facilmente ter acabado com um resultado ao nível do do Nacional. Posso estar a esquecer-me de alguma, mas assim de repente menciono um remate do João Félix para a bancada logo a abrir a segunda parte, quando estava completamente à vontade no interior da área, duas ocasiões do Pizzi negadas por defesas incríveis do guarda-redes, mais uma grande defesa do guarda-redes a um remate do Grimaldo (teria dado um golo parecido ao que ele marcou contra o Boavista) ou um penálti que ficou por marcar sobre o Pizzi. Sobre este lance, achei fantástico que mesmo após indicação do VAR de que tinha de facto sido penálti, o árbitro tenha ido ver as imagens e nem assim foi capaz de assinalar o mesmo. Para variar, o VAR fez um trabalho competente mas o desta vez foi o árbitro que não conseguiu ter coragem para fazer o seu trabalho. O jogo estava mais do que ganho, mas todas estas ocasiões desperdiçadas iam contribuindo para a tal sensação de que era pouco. Num jogo em que assistimos à estreia do Jota na liga (já tinha jogado para a taça), só sobre o minuto noventa é que finalmente marcámos o mais do que merecido quarto golo. O Jonas, que tinha substituído o Rafa, tinha que picar o ponto e fê-lo aproveitando um grande passe do João Félix, que o deixou isolado para marcar, ainda que pressionado por um defesa.
Escolho para melhor do Benfica o Gabriel, mas podia muito facilmente escolher também o Florentino. Qualquer um dos dois foi um recuperador de bolas incansável no meio campo, mas o Gabriel destacou-se como habitualmente nos passes, tendo feito a assistência para o terceiro golo. De mencionar também o João Félix, porque esteve nas jogadas dos quatro golos do Benfica. Uma palavra também para o Corchia, que foi mais um exemplo que neste momento todos contam e é por isso uma opção válida para a posição de lateral direito.
Em tempos não muito distantes uma equipa que viesse jogar à Luz como o Chaves se apresentou teria fortes probabilidades de nos causar sérios problemas. Nos tempos que correm, o táctica ultra-defensiva e voltada para o antijogo resistiu dezanove minutos e foi destroçada com uma facilidade e naturalidade que até nos parece normal. Há muito tempo que não via o Benfica jogar desta forma e que não sentia tanto prazer em ver-nos jogar. É uma equipa onde todos querem jogar e mostram uma enorme alegria em fazê-lo. Cheia de portugueses e de gente nova que já está no Benfica há muitos anos. A minha expectativa é mesmo ver se seremos capazes de segurar todos estes jogadores e consolidar isto, porque se o conseguirmos o futuro será radioso.
De António Madeira a 26 de Fevereiro de 2019
Olá, D`Arcy.
A palavra certa é mesmo essa: "naturalidade".
O camião TIR que veio de Trás-os-montes foi desmontado com uma facilidade e uma tranquilidade que nos dava a certeza de que seria uma questão de tempo até ao primeiro golo. Quantas vezes vimos na Luz equipas a entrarem assim e nós a temermos e a penarmos para marcar?
Contudo, ainda deu para sofrer um calafrio com um erro do Samaris na nossa pequena-área. Fosse outro jogador mais lesto e poderíamos ter entrado praticamente a perder.
No entanto, acho que nem isso lhes valeria, porque o nosso jogo é um autêntico carrossel, e com um bicho como o Seferovic, um abre-latas como o Félix, apoiados pelo Pizzi e pelo Rafa e o maestro Gabriel (melhor em campo, mais um jogão!) muito dificilmente o Chaves não seria derrotado. Restava saber por quantos.
A naturalidade com que os miúdos entram e jogam, a naturalidade com que a equipa sai de situações apertadas, a naturalidade com que as triangulações são feitas, a naturalidade com que o Florentino ocupa os espaços sem bola, a naturalidade com que o Jonas entra e acaricia a bola e marca golos, tudo isto nos faz sorrir e sonhar.
Contudo, vamos jogar o próximo jogo contra uma equipa que vai jogar de maçarico e marreta em punho, tentando levar o jogo para o confronto físico. O lado mental será preponderante, mas sem escandaleira na arbitragem, estou (estamos) certos de que faremos um grande jogo e traremos os 3 pontos.
Vai, Benfica!
De E Pluribus Unum a 26 de Fevereiro de 2019
Comentário excelente e totalmente verdadeiro. Assino por baixo.
Parabéns.
BENFICA, Glorioso e Inigualável......................Sempreeeeeee o Maior e o Melhorrrrrrrrrrrrrr
De Anónimo a 26 de Fevereiro de 2019
Desde que os jogadores não se deslumbrem tudo vai sendo possível. Quem deve andar já deslumbrado com comissões financeiras vantajosas é o presidente. Os jogadores têm de ser realistas e pensar que tem de ficar mais uma época inteira porque não vão entrar a titular em nenhuma equipa grande da Europa a única garantia que tem é o Benfica. Depois de uma época mais, entendo que alguns sendo valores desportivos seguros possam voar. Mas deviam ser convidados a ficar mais. O Benfica precisa da prata da casa mais do que estrangeiros de qualidade duvidosa (e o recrutamento no verão passado mostrou muita coisa)
A seguir jogamos com o FCP espero que no mínimo marquemos um golo mais do que eles nem que seja um 12-11 final mas que a vantagem seja sempre nossa. O Benfica já provou que o pode fazer se o VARgonha não decidir pro mesmo lado.
Olá D'Arcy.
Quase totalmente de acordo contigo, já que antes de marcarmos o primeiro golo, eles foram suficientemente perigosos para terem tido duas oportunidades quase flagrantes, como aquela àvontade de cabeça que felizmente só não deu golo para eles, em virtude da bola não ter chegado a bater no chão. Graças a Deus.
Quanto ao mais, é verdade que gostei mais do Benfica na primeira parte, apesar de terem estado mais tranquilos na segunda, mas com um jogo com muitas lateralizações aborrecidas.
Desculpa, mais uma vez, estar a apontar apenas os pontos negativos. São lógicamente em muito menor quantidade que os positivos. A propósito, o Jonas, mais uma vez fechou o jogo não só com um golo mas, infelizmente também, com um disparate sem nexo que resultou em amarelo.
Quanto ao jogo de sábado no Dragão, se o árbitro ajudar como fez no penálty do primeiro golo do Porto (João Pinheiro), estamos feitos. Se já será difícil, pior ainda. Curioso, que antes deste jogo do Benfica, eu tinha dito, aqui em casa, que os árbitros que iam apitar este Porto-Braga e depois o Porto-Benfica, ou eram o Pinheiro e o Soares Dias ou semelhantes e, os Vares, seriam Vascos Santos.... e outros da Companhia!!!!!
Rezemos todos muito, para que ninguém tenha medo dos corredores do Dragão.
BENFICA SEMPRE.......PRÁ FRENTE GLORIOSO.
De E Pluribus Unum a 28 de Fevereiro de 2019
BENFICA BENFICA BENFICA......... Sempreeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
o Maior e o Melhorrrrrrrrrrr. em TUDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO.
115 ( cento e quinze) ANOS. Anos VERDADEIROS, de VERDADEIROS E REAIS TÍTULOS E GLÓRIAS, mesmo com os incontáveis ROUBOS que são feitos, uns às ESCONDIDAS e outros às DESCARADAS E A CÉU ABERTO, a este MARAVILHOSO, BELO E INIGUALÁVEL Clube, que é o nosso Eterno e Glorioso SPORT LISBOA E BENFICA.
Pena os BENFIQUISTAS serem tão PASSIVOS E POUCO PARTICIPATIVOS - não admira, pois com esta direcçãozeca de abúlicos e dorminhocos, a tendência é os Sócios e Adeptos terem o mesmo "ADN" da Direcção e Presidente - pois um Clube como este merecia muito mais APOIO, ENTREGA, MILITÂNCIA, ter o Estádio sempre com 60.000 BENFIQUISTAS, etc,etc,etc,... e sobretudo, ter Sócios, Adeptos e Direcção com muuito maior CAPACIDADE E PODER, para O defender contra TODOS os grandes FILHOS DA PUTA ESCABROSOS E ASQUEROSOS, RANÇOSOS E PIOLHOSOS E MAIS O CARALHO QUE OS FODA, que têm ÓDIO E INVEJA ao nosso querido e amado SL-BENFICA, pois não aguentam com a sua Grandeza e Prestígio cá entre-portas, e na Europa e resto do Mundo.
O meu desejo e esperança é que a AZIA e MÁ DISPOSIÇÃO os MATE A TODOS. À GRANDE PUTA PÔDRE QUE OS PARIU, POIS EU ODEIO-OS MAIS A ELES DO QUE ELES ALGUMA VEZ POSSAM ODIAR O MEU QUERIDO E AMADO SL-BENFICA.
BENFICA BENFICA BENFICAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
Semrpeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee até mesmo depois da morteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee.
De E Pluribus Unum a 2 de Março de 2019
Grande golo de Castillo na marcação de um livre direto. Um verdadeiro golo à EUSÉBIO!!!!
Pergunto: Porque razão o "ceguinho" rui derrota não viu qualidades no Castillo para marcar livres directos quando estava no Benfica?!
E pagamos nós a estes palhaçotes MILHARES de €uros por mês!!!!!!
Bem, adiante. Para o jogo de hoje entre oporco corruptus e BENFICA a disputar no campo do LADRÃO, o andrade-galego nomeador de apitadores domesticados ao oporco, lá ENCOMENDOU o outro andrade-galego jorge sousa!!!
Enfim, sempre a mesma MERDA. Ou seja, é sempre ou o artur soares dias, o jorge sousa, o hugo miguel (menos mal este), etc,etc,etc,-- sempre apitadores que PREJUDICAM O BENFICA, roubando-Lhe campeonatos, e entregando-os de mão beijada ao oporco corruptus.
E adirecçãozeca e presidentezeco do nosso querido BENFICA nem pia nem mia. São uns MEDROSOS E COVARDES que aceitam tudo como condenados e resignados.
Os SÓCIOS E ADEPTOS do nosso Glorioso Clube deviam questionar este presidentezeco MANSO E INOCENTE o porquê desta postura SUBMISSA neste futebolzeco PORCOguês, e EXIGIREM A SUA DEMISSÃO e arranjarem uma DIRECÇÃO E PRESIDENTE A SÉRIO, VERDADEIRAMENTE BENFIQUISTAS E DE TOMATES.
Com este vieirita e seus clones de MERDA, o filme já está visto. Vai ser a mesma merda de sempreeeeeeee, ou seja, vamos ter os nosso jogadores a terem de jogar em simultâneo contra TRÊS equipas: o oporco corruptos, o APITADOR e bandeirinhas de campo e o VARgonha.
SE o FUILHO DA PUTA do fontelas gomes andrade-galego nomeador de apitadroes pidesse nomear o próprio bimbo da bosta corrupto e o reinaldo teles e outro andrade-galego qualquer para apitarem o jogo, mesmo assim esta nossa direcçãozeca continuava quieta, muda e agachada!!!
COVERDES, MEDROSOS, INCAPAZES, EUNUCOS, QUE NÃO TÊM TOMATES PARA DEFENDEREM O BENFICA E A VERDADE NO DESPORTO.
SÓ HÁ UMA RÉSTEA DE ESPERANÇA: que a SORTE - que é um factor 100% aleatório - esteja do lado do nosso querido SPORT LISBOA E BENFICA.
BENFICA BENFICA BENFICA.............Sempreeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
o MAIOR e o MELHORRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR.
Comentar post