VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Quarta-feira, 5 de Abril de 2017

Nervos

A vantagem trazida da primeira mão e o facto deste jogo se disputar em nossa casa poderiam fazer-nos esperar por uma noite tranquila, mas acabámos com os nervos em franja. O melhor: estamos na final da Taça de Portugal, mesmo com as várias limitações que tínhamos para este jogo. O pior: um jogo inaceitavelmente mau da nossa parte, com falhas gritantes quer no ataque, quer na defesa. A equipa menos rotinada que alinhou não serve exclusivamente de desculpa, porque aqueles jogadores têm a obrigação de fazer melhor frente a uma equipa como o Estoril. Passámos no limite, mas não é um jogo que me tenha deixado particularmente satisfeito - pelo contrário, quando os noventa minutos terminaram estava bastante irritado, e estive à espera até agora para me acalmar antes de escrever alguma coisa.

 

 

Houve uma verdadeira revolução na equipa inicial, que deixou apenas três 'sobreviventes' do onze que alinhou contra o Porto: Lindelöf,  Samaris e Rafa. Pelo que soubemos, o jogo contra o Porto terá deixado algumas mazelas e obrigou o nosso treinador a mexer talvez mais na equipa do que desejaria. Assim, entrámos com quatro jogadores muito móveis na frente e sem um avançado fixo - Carrillo, Zivkovic, Cervi e Rafa. Na defesa, dois dos jogadores que entraram, Grimaldo e Lisandro, estavam com muita falta de ritmo, pois há vários meses que estavam afastados da competição. O início do jogo nem foi mau da parte do Benfica. entrámos a dominar e a desperdiçar ocasiões flagrantes de golo, com a inevitável participação do Rafa neste capítulo. Sobre a capacidade de finalização do Rafa acho que já escrevi aqui vezes suficientes. Direi apenas que nesta fase quando vejo o Rafa isolado à frente do guarda-redes já nem sequer fico entusiasmado. Depois aconteceu o habitual, ou seja, com tanto golo falhado, assim que o Estoril rematou pela primeira vez, marcou. Foi preciso esperar meia hora para que isso acontecesse, mas o que é certo é que assim que conseguiram lá chegar, meteram a bola na nossa baliza, e nem foi precisa uma jogada de golo tão evidente como aquelas que nós andámos alegremente a desperdiçar. Devo dizer que antes do remate sair já eu estava a adivinhar o golo, devido à irritante mania que os nossos defesas têm de marcar os adversários com os olhos (neste caso foi o Lindelöf). Quando se dá tempo e espaço ao avançado para, colocado à entrada da área, controlar a bola, levantar a cabeça e armar o remate sem sequer esboçar um movimento de cair em cima dele o resultado mais provável é sofrer um golo - e foi um grande golo mesmo, com a bola a entrar ao ângulo. Felizmente que empatámos quase na resposta, com o Carrillo a aproveitar um erro grosseiro do guarda-redes do Estoril quando tentou socar uma bola. Ela ressaltou no Samaris e caiu aos pés do peruano, que rematou de primeira para o golo. Saída para intervalo em vantagem na eliminatória, mas o Estoril estava a um golo de empatá-la. 

 

 

E o André Almeida fez o favor de, logo no pontapé de saída, de uma forma perfeitamente displicente oferecer-lhes isso mesmo. A resposta do Benfica foi boa em termos de atitude, mas péssima na execução: logo nos minutos seguintes o Cervi e o Zivkovic falharam o golo do empate de forma escandalosa. Até se pode elogiar o guarda-redes do Estoril pelas defesas, mas aquilo foi mais tiro ao boneco, porque foram sobretudo os nossos jogadores a rematar na direcção dele. Mas a pressão continuou e poucos minutos depois o Zivkovic redimiu-se do falhanço com um grande golo, num remate em arco, de pé esquerdo e de fora da área, que levou a bola ao ângulo. Depois foi o Carrillo a ficar muito perto de terceiro, num chapéu ao guarda-redes que terminou com a bola na barra. Nesta fase já se começava a notar a falta de ritmo dos jogadores escolhidos para esta noite. A nossa equipa estava cada vez mais partida, e quando falhávamos na frente o Estoril contra-atacava quase em igualdade numérica com os nossos defesas, ameaçando seriamente a nossa baliza - o terceiro golo só não surgiu porque o Júlio César, numa dupla defesa, o impediu. O Filipe Augusto já tinha sido obrigado a sair, lesionado (nem neste jogo conseguimos poupar o Pizzi) e depois também acabou por se dar a entrada previsível do Jonas. Jonas que, quase no primeiro toque que deu na bola, marcou o terceiro golo, a passe do Cervi. Faltavam dezoito minutos para o final e parecia que estava tudo resolvido, mas muito pelo contrário. O Benfica nos minutos finais já não era uma equipa de futebol, era um grupo de amigos que se tinha juntado para uma peladinha e a qualidade do jogo não era muito diferente daquilo que se vê nos distritais. Preocupações tácticas não existiam. Metade da equipa atacava e a outra metade defendia, sem qualquer ligação entre os sectores. E a metade que defendia, fazia-o mal, com erros grosseiros a roçar a displicência. O Estoril chegou ao empate em mais um desses erros - o Lindelöf fez um bom corte que impediu a bola de chegar ao avançado, a bola subiu dentro da área, e o Lisandro, completamente à vontade sem qualquer tipo de pressão sobre ele, fez um cabeceamento ridículo que deixou a bola nos pés de um adversário. Depois o mesmo Lisandro juntou-se ao André Almeida para ficarem os dois a assistir, impávidos e serenos, ao jogador do Estoril a passar calmamente por eles e a passar para a finalização de um colega à boca da baliza. com treze minutos para jogar, foi necessário cerrar fileiras e esperar em sofrimento o apito final que confirmou a presença no Jamor (ainda deu para ter um calafrio perto do final, em que nos valeu o Grimaldo para evitar um cabeceamento do Kleber que muito provavelmente daria golo).

 

 

Mesmo tentando conter-me para não bater demasiado nos nossos jogadores, é-me impossível não classificar as exibições do Lisandro e do André Almeida como inadmissivelmente más. O Lisandro ainda tem a desculpa do regresso após lesão, mas o André Almeida nem isso. Aquele espaço entre os dois não foi um buraco, foi uma cratera de dimensão semelhante à que foi criada pelo asteróide responsável pela extinção dos dinossauros, e foi explorado até à exaustão pelo Estoril. E peço desde já desculpa aos mais sensíveis nestas questões de críticas aos nossos jogadores, mas continuo com uma dúvida persistente desde o final de Janeiro: o que é que o Filipe Augusto está a fazer no Benfica? É que do que eu já conhecia do jogador antes e do que vi dele até agora no Benfica, tenho a firme convicção de que temos na equipa B quem faça tanto ou até melhor do que ele. Isto para não falar no André Horta, cujo eclipse ainda não consegui perceber. Ou está ali uma pérola muito escondida que ainda me vai surpreender, ou então parece-me que a época vai acabar e a dúvida vai permanecer.

 

Espero que os jogadores que estão diminuídos fisicamente possam recuperar rapidamente, e que possamos jogar muito mais e melhor no sábado em Moreira de Cónegos. Temos mesmo que jogar muito mais e melhor do que jogámos hoje. A situação na Liga não permite qualquer tipo de descuido ou escorregadela, nem os erros displicentes a que assistimos hoje.

tags:
publicado por D`Arcy às 23:49
link do post | comentar
16 comentários:
De Águia Real e Eterna a 6 de Abril de 2017 às 00:32

Caro D'Arcy, subscrevo na íntegra a tua crónica sobre este PÉSSIMO jogo da nossa "equipa".
Mais te digo que foste muito BRANDO nos reparos que fizeste àqueles que envergonharam o MANTO SAGRADO e a ÁGUIA do nosso querido SL-BENFICA.

M I S E R Á V E I S !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Não sabem defender. Parecem BARATAS TONTAS todos DESORGANIZADOS. Não há nenhuma equipa em Portugal que permita que os adversários joguem tão à vontade e descansados no meio campo ofensivo como o "Benfiquinha" do ARREMEDO rui derrota.

INCOMPETÊNCIA deste treinadorzeco "bem falante" que apenas serve para ANESTESIAR os mais tótós.

sempre os mesmos erros e sempre as mesmas facilidades concedidas aos adversários. Só "atacam" as bolas com os OLHOS!!!! O primeiro golo do Estoril (0-1), acontece porque o semi-jogasr lidelof estava a olhar, a olhar, a olhar e a voltar a olhar para as chuteiras do jogador estorilista e a prestar-lhe VASSALAGEM.
Também no terceiro golo do Estoril, esse lindlof - que vá o mais depressa possível para qualquer lado que é um jogador banal - fica a ver a bola passar. ele é o jagador mais próximo do estorilista que faz o golo, e deixou-se ficar para trás a tentar fazer o fora-de-jogo?!?! que PALERMA. ele tem de se preocupar é com a LINHA DA BOLA. Se soubesse fazer isso defendia-se em caso de FORA-DE-JOGO e no caso em concredto tinha IMPEDIDO o estorilista de fazer o (3-3).

Até os jogadores dos distritais DEFENDEM MELHOR que as defesazinHAS MONTADAS À RUI derrota!!!!

O nosso meio-campo defensivo então nem se fala. Aquilo para os nossos adversários é uma autêntica auto-estrada, mas uma autO-estrada à AMERICANA!!

INCOMPETÊNCIA TOTAL do ruizinho DERROTA que me começa a fazer ter SAUDADES DO J.judas - que Deus me perdoe mas para mim o MEU BENFICA ESTÁ ACIMA DE TUDO - PORQUE QUERO VER O NOSSO GLORIOSO a ganhar, a ganhar, a ganhar, mas a GANHAR BEM.

Não admira pois que qualquer equipazeca consiga marcar golos ao BENFICA mesmo tendo nós dois dos melhores GUARDA-REDES MUNDIAIS.

Além DISSO ESTA EQUIPAzeca DO RUIZINHO derrrota TEM A intensidade físico-atlética não de uma VERDADEIRA ÁGUIA, mas sim a de uma GALINHA CHOCA.

Que tristeza, que sofrimento e angústia é ver o Benfica jogar, quando de facto se AMA E SENTE O CLUBE ACIMA DE TUDO E DE TODOS.

FODA-SE, APETECIA-ME DIZER MUITA COISA MAS NÃO DIGO MAIS NADA PORQUE ESTOU IRRITADÍSSIMO com toda esta merda onde vemos um
Clube ENORME que tem TUDO SUPERIOR AOS OUTROS e só se vê INCOMPETÊNCIA, LAXISMO, DEIXAR CORRER O MARFIM e ficar à espera que as coisas correm bem.
Esta passagem à final foi um "MILAGRE". Custa-me dizê-lo mas o Estoril, dadas as diferenças de tudo o que envolve as equipas e os clubes, é que merecia estar na final.
Eles sim, DERAM TUDO O QUE SABIAM E PODIAM PARA CHEGAREM À FINAL.

NO BENFICA VÊ-SE QUE O TRABALHO É MAU. OS JOAGDORES PARECEM ARRASTADEIRAS. NÃO TÊM ORGANIZAÇÃO DEFENSIVA E A ATACAREM SÃO UNS CAGAROLAS. REMATAM MAL E CABECEIAM AINDA PIOR.

SÓ POR UM VERDADEIRO MILAGRE, SIM, MILAGRE MESMO SEM ASPAS, É QUE CONSEGUIREMOS SER TETRA-CAMPEÕES.

É que o DIVINO ESPÍRITO SANTO NÃO ESTÁ SEMPRE DO NOSSO LADO.

Mesmo com toda esta pobreza futebolística a roçar a INDIGÊNCIA, nada, NADA, ABSOLUTAMENTE NADA NESTE MUNDO me fará mudar a agulha e deixar de ser BENFIQUISTA até mesmo depois do TÚMULOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO.


BENFICA BENFICA BENFICA BENFICAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAASEMRPEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE SEMRPEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE
De Anónimo a 6 de Abril de 2017 às 00:32
Equipa da treta, com um treinador cada vez mais da treta, a jogar um futebol da treta!!!
Não se admite a porcaria do jogo que fizeram!!!
Não querem jogar, dêem o lugar a outros!!!
PQP!!! PQP!!! PQP!!!
De marco rijo a 6 de Abril de 2017 às 07:53
Não gostei nada do jogo nem de equipa.
Não gostei das mexidas do treinador.
Não gostei de vêr o meu Benfica entrar no nosso estádio sem um avançado de referência .
Mau demais , desde o treinador aos jogadores.

Saudações.

De Águia Real e Eterna a 6 de Abril de 2017 às 08:42
Oh "sr." l.f.vieira, ARRANJE UM TREINADOR A SÉRIO.
Um TREINADOR À BENFICA e devolva esse ARREMEDO ao vi.t guimarães que com certeza já não o quer, pois tem lá melhorrrrrrrrrrrrrrrr.

alguém que diga a esse semi-jogador LENTÃO do andré almeida que os jogadores do meu clube aqui da distrital não fazem a ASNEIRA que ele fez logo a começar a segunda parte, e que têm mais GARRA, QUERER, VELOCIDADE, ENTREGA, APLICAÇÃO, etc,etc,etc, com esse PASMÃO.
Até dá a entender que entra nos jogos a DORMIR.
Jogadorzeco para clubes que lutam para não descer e está no BENFICA?!?!
mAS O BENFICA AGORA É A santa casa da misericórdia?!?!

oUTRA COISA: o QUE É QUE ESSE arremedo RUIZECO derrota ANDA A FAZER AO aNDRÉ hORTA que é BENFIQUISTA DE SANGUE - muito mais do que esse ruizeco DERROTA - E MUITO, mas muitíssimo melhor jogador em tudo do que o aprendiz filipe augusto?!?!

eSSE arremedo rui DERROTA já se esqueceu que só conseguiu empatar na campo do LADRÃO CORRUPTO (1-1) na primeira volta devido à participação DETERMINANTE do André Horta nesse jogo?!

Já estou FARTÉRRIMO desse arremedo de treinadorzeco pois não vejo o MEU QUERIDO SL-BENFICA a fazer a diferença para melhor em relação às outras equipas.

a SORTE DESSE RUIZECO É QUE A MAIORIA DOS SÓCIOS E aDEPTOS DO BENFICA são clones do "presidente" l.f.vieira e "comem" TUDO.
fRACOS E POUCO exigentes.
eXIGÊNCIA ERA NOS OUTROS E GRANDES TEMPOS, NOS TEMPOS DE bORGES COUTINHO e Joaquim Ferreira Bogalho.
O Benfica actual está AJAVARDADO e igual a qualquer outro clubeco em Portugal.
qualquer equipa peqiuena/média vai ao estádio da Luz e consegue EMPURRAR O BEBNFICA quase para dentro da sua própria baliza, ois o sistema defensivo desse rui DERROT É encolher-se, rrecuar, recuar, encolher-se, olhar para as botas dos adversários, encolher-se e voltar a encolher-se ec,etc, sempre a rrezarem para que os adversários chutem para o lado ou para cima da trave.

QUE MERDA DE RISTEZA.
Se não gostasse tanto do BENFICA como gosto, MANDAVA FODER ESSES PARASITAS E PALERMAS TODOS que andam a ULTRAJAR E A ENVERGONHAR O MANTO SAGRADO VERMELHO DO MEU QUERIDO E AMADO SPORT LISBOA E BENFICA.

tANTO DINHEIRO, TANTAS RECEITAS, "torna-te num dos nossos", tudo melhor do que os outros, autênticos privilegiados neste país, e mesmo assim não são capazes de MARCAREM A DIFERENÇA?!
À GRANDE PUTA QUE OS PARIU. todos com uma pá e uma vassoura A limpar a merda que os cães defecam por essa linda Lisboa fora.

DESCULPEM-ME MAS NÃO CONSIGO conceber um Benfica assim tão FRÁGIL, INOCENTE, INCAPAZ, que é a antítese do VERDADEIRO E GLORIOSO SPORT LISBOA E BENFICA.

Rua com TODOS OS PALHAÇOS INCOMPETENTES a começar pelo ARREMEDO treindorzeco rui DERROTA que já se viu que é INCOMPETNTE para um Clube Enorme, o MAIOR E O MELHOR de Portugal, o nosso Inigualável SPORT LISBOA E BENFICA.

COM UM treinador A SÉRIO - mesmo o Marco Silva - seríamos Campeões ATÉ a JOGAR DE COSTAS.

BENFICA BENFICA BENFICA BENFICA BENFICA BENFICA BENFICA
Sempreeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee o MAIOR E O MELHORRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR
De antonio fonseca a 6 de Abril de 2017 às 09:33
Bom dia,

Mais um comentário que eu subscrevo.

Salvou-se a passagem para a final. Um jogo onde os defesas deram uma grande barraca. Salvou-se a meu ver o Grimaldo.

No ataque o que dizer do Rafa!! corre corre e não acerta uma. Foi um grande flop esta compra. No meu entender Gonçalo Guedes era bem mais necessário que este Rafa.

Foi como disse o moderador, um jogo miserável onde se viu que o nível dos que habitualmente jogam e estes que ontem entraram é bastante desnivelado passe a redundância.

Espero que no domingo contra o Moreirense a atitude e a eficácia seja bem melhor para podermos continuar a alimentar o sonho do tetra.

Saudações benfiquistas
De Manuel Afonso a 6 de Abril de 2017 às 10:10
A quem trabalha comigo não peço nada que não exija a mim próprio.
Apenas que possam olhar todos os dias os colegas nos olhos, porque mesmo quando as coisas correm mal, sabem que fizeram tudo ao seu alcance para que corressem bem.
Que possam chegar todos os dias a casa e ver os seus filhos com alegria no olhar. Com orgulho de terem merecido ganhar o seu sustento de uma forma honesta.
E é só isto. Pode não parecer muito, mas para mim é tudo.

Não estou minimamente preocupado com o estado de alma dos 25.010 palhaços que foram ontem ao estádio e nos quais me incluo. Menos ainda com o estado de espírito dos derrotistas militantes e dos apoiantes de sofá.

Mas estou extremamente preocupado com o estado de espírito dos meus jogadores que entraram ontem em campo. É que se tiveram uima boa noite de sono, se hoje for para eles um dia absolutamente normal, se conseguirem chegar ao campo de treinos sem pedir desculpas a pelo menos 100 pessoas pelo caminho, se conseguirem caminhar de cabeça ergida como se merecessem, então alguma coisa vai extremamente mal.

De ryanred a 6 de Abril de 2017 às 10:32
Depois do final de Janeiro sinceramente que nao espero grande coisa da nossa equipa. Nao estou a criticar ou o que quer que seja pois nao da mesmo para mais. O interessante de tudo isto é o facto de se ir aguentando na frente do campeonato.
Agora.... chega de empates porque a sorte pode abandornar-nos. Entramos na fase final e na mais dificil do campeonato. Ir buscar energias para aguentar na frente talvez seja pedir demais mas so pode ser assim se quizerem ser campeoes. Tivemos demasiado credito que foi gasto em alguns jogos parvos.
Se ganharmos o campeonato ficarei contente mas se nao acontecer nao vou chorar apenas respirar de alivio por ter acabado.
outra vez digo, mais de metade da equipa nao esta a render o que devia. A defesa uma porcaria. O meio campo nao pressiona e segura a bola balanceando para o ataque como em outros tempos. A linha avancada esta demasiado perdularia.
De António Matos a 6 de Abril de 2017 às 11:31
O homem, é o único animal que tropeça duas vezes na mesma pedra. Esteve à vista, a repetição malfadada meia-final da Taça da Liga. E não foi por falta de empenho de Rui Vitória, que isso não se concretizou! Se as mazelas do clássico e os "casos especiais", como ele classifica os jogadores que estão presos por arames e com os quais não se pode contar, são a justificação para as alterações efectuadas, então não restam dúvidas de que, em termos físicos, temos um plantel lastimoso. Filipe Augusto não é jogador de futebol, é um ratinho de laboratório, para investigação de medicina desportiva. E até aqui não tem defraudado, pelo contrário. Inacreditável!










De Redpower a 6 de Abril de 2017 às 11:34
Perfeitamente de acordo com o que foi escrito pelo D'Arcy. Absolutamente ridícula a nossa exibição e indigna de quem enverga a nossa camisola. Depois há a questão do Filipe Augusto que não consigo avaliar quanto à qualidade do jogador dado que tudo o que ele fez até agora foi estar lesionado. E está é uma questão importante: o Filipe Augusto veio para o Benfica com um historial de lesões já conhecido, e tem feito jus a esse historial, e depois há a questão do Fejsa que tem uma qualidade enorme, mas, um jogador que faz seis jogos e está lesionado por outros seis com a frequência com que o Fejsa o faz, será que interessa ao Benfica? Sinceramente, acho que não. Todas as grandes equipas têm um trinco de qualidade, o nosso está constantemente lesionado...

Também concordo com o D'Arcy, onde anda o André Horta que nem na rotação da equipa tem lugar?

Enfim, no meio disto tudo, acho que o nosso treinador percebeu que tinha de dar um puxão de orelhas aos jogadores pela pobreza da exibição de ontem, e para os acordar para o que falta que vai exigir a máxima concentração, empenho e espírito de sacrifício. E, nós benfiquistas, não exigimos menos do que isso.
De Luz Benfiquista a 6 de Abril de 2017 às 13:38
Por favor ...ontem na Luz parecia um jogo de terror!
Um jogo de susto!

O treina(dor) ... perdeu o sentido...Tão depressa nos engrandece como de repente nos esmorece!
Um jogo de suplicio ... de fanico...
Por este andar os Benfiquistas vão ter que penar!

Benfica Sempre!

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Controlo

Tranquila

Desconcentração

Cinzenta

Frustrante

Lamentável

Desnecessário

Desilusão

Estrelinha

Paciência

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds