VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Domingo, 6 de Março de 2022

Orientados

Pela segunda vez sob a orientação do Nélson Veríssimo conseguimos ganhar dois jogos seguidos. A exibição voltou a não ser brilhante, mas aos poucos continua a ir-se notando uma diferença na atitude da equipa, que não se deixou abater com um golo sofrido contra a corrente do jogo e conseguiu dar a volta ao resultado.

1.jpg

Com o Otamendi e o Weigl de regresso após cumprida a suspensão, o Morato e o Meïté saíram do onze para lhes dar lugar. A outra alteração foi a saída do Darwin, que já não tinha treinado durante a semana, entrando o Yaremchuk. O jogo descreve-se de forma simples: domínio territorial quase absoluto por parte do Benfica, nem só por mérito do Benfica mas também porque essa foi a postura do Portimonense desde o apito inicial. Jogou-se quase sempre exclusivamente no meio campo dos algarvios, que se acantonavam em frente à sua área e esperavam pelo Benfica para eventualmente explorar alguma oportunidade para contra-atacar. Diga-se que esta estratégia resultou em pleno na primeira volta, já que conseguiram arrancar uma vitória no Estádio da Luz, mas qualquer um que se recorde minimamente desse jogo sabe que a vitória do Portimonense nesse jogo caiu literalmente do céu e não foi qualquer resultado de uma estratégia de sucesso, mas sim do absurdo desperdício do Benfica. E aqui até chegou a dar a ideia que a coisa poderia acontecer outra vez, porque aos vinte e cinco minutos de jogo, e numa altura em que ainda não tinha feito absolutamente nada, o Portimonense apanhou-se em vantagem no primeiro remate que fez. O golo nasce numa asneira monumental do Taarabt, que regularmente nos recorda que aquilo de positivo que ele oferece à equipa como titular é contrabalançado pelo perigo que também causa. Um passe suicida no meio campo meteu a bola directamente nos pés de um adversário e apanhou a equipa completamente descompensada. Mas ainda assim, também ficaram muito mal no lance os nossos centrais, porque o Portimonense estava completamente enfiado na defesa e na altura em que recuperou a bola tinha apenas um único homem na frente, para os nossos dois centrais. Nenhum deles se incomodou em marcar em cima o único adversário que tinham pela frente, que se escapou facilmente entre os dois e marcou à saída do Vlachodimos. Não é que até à altura o Benfica também tivesse produzido muito em termos ofensivos, mas era a única equipa a ter a iniciativa no jogo. Pouco depois a nossa claque resolveu assinalar o seu aniversário atirando tochas para dentro do campo, o que resultou numa interrupção de longos minutos durante a qual o árbitro chegou a ordenar a saída das equipas do campo. A somar a isto uma outra interrupção anterior devido a uma lesão de um apanha-bolas, no total tivemos 15 minutos de tempo de compensação adicionados. E foi até durante esse período que o Benfica se tornou mais perigoso no ataque, acabando por chegar ao empate no sétimo minuto de compensação. Numa insistência após um pontapé de canto a bola sobrou para o Grimaldo à entrada da área, que com um remate rasteiro de primeira fez o golo que já era mais do que justificado na altura. São só pequenas coisas, mas a simples reacção dos nossos jogadores nos festejos do golo do empate foi suficiente para perceber a mudança de atitude que mencionei anteriormente.

2.jpg

Entrámos muito bem na segunda parte, a dar sequência ao bom final da primeira (na qual ainda estivemos perto de voltar a marcar, num livre do Grimaldo que fez a bola passar muito perto da baliza com o guarda-redes já completamente batido) a carregar sobre o Portimonense, e rapidamente fomos recompensados. Foram apenas necessários cinco minutos para consumarmos a reviravolta no marcador e ficarmos em vantagem. O lance nasceu novamente num pontapé de canto, no qual uma insistência do Everton permitiu-lhe recuperar a bola à entrada da área. A bola passou pelo Yaremchuk e seguiu para o Rafa que entrou pela direita, rematou cruzado e o guarda-redes apenas conseguiu sacudir a bola, com esta a sobrar para o Gonçalo Ramos empurrar para a baliza quase em cima da linha de golo. Houve protestos em barda da parte do Portimonense, sem qualquer razão, e confesso que achei no mínimo interessante esta atitude que eles tiveram durante os noventa minutos. Qualquer decisão por parte do árbitro, assinalada a favor ou contra, resultava imediatamente em protestos, com diversos jogadores do Portimonense a rodearem o árbitro aos gritos e o banco a saltar para ajudar a festa - já no primeiro golo que marcámos esta atitude resultou na expulsão do forcado que orienta o Portimonense devido aos protestos por uma ilegalidade qualquer que na realidade alternativa em que vivem terão visto, mas que na nossa não existiu. Após ficar em desvantagem o Portimonense foi obrigado a abandonar a postura defensiva e tentou ser mais agressivo no ataque, tendo ainda provocado um susto grande quando o Wellington esteve perto de bisar, mas rematou por cima quando apareceu em boa posição para fazer bem melhor. Mas no geral o Benfica conseguiu controlar o jogo relativamente bem, e as substituições que foram feitas ajudaram a consegui-lo, com as entradas primeiro do Meïté e depois do Paulo Bernardo. Ao contrário daquilo que foi feito no Bessa, onde quando quisemos controlar o resultado não reforçámos o meio campo e pagámos caro por isso. A entrada do Darwin apenas para os minutos finais ainda assim contribuiu para deixar o Portimonense mais em sentido, pelo que nem sequer passámos por qualquer aperto daqueles que costumam ser típicos dos instantes finais dos jogos em que o resultado ainda está por decidir.

3.jpg

Sem jogadores que se destacassem muito dos demais, ainda assim escolho o Grimaldo e o Rafa como os melhores. O Grimaldo, para além de ter marcado o golo do empate, deu sempre profundidade ao nosso ataque pelo lado esquerdo, tendo o Rafa feito o mesmo pelo outro lado. Continuo a achar que o Rafa perdeu protagonismo ao jogar mais encostado à linha ao invés de explorar mais os terrenos centrais, como fazia com o JJ, mas nos últimos jogos tem vindo a subir de rendimento e neste jogo voltou a ser importante.

 

Levamos agora quatro vitórias nos últimos cinco jogos para a Liga - não fosse aquela segunda parte lamentável contra o Boavista teríamos cinco vitórias consecutivas - e mantemos acesa a esperança de chegarmos ao segundo lugar. Mas ainda há um longo caminho a percorrer e muito a melhorar para que essa possibilidade possa ser encarada de forma mais concreta. Mas pelo menos parecemos estar orientados para o caminho certo.

tags:
publicado por D'Arcy às 22:35
link do post | comentar
3 comentários:
De Ricardo a 8 de Março de 2022
Excelente análise D'Arcy!
E sim passe suicida do Taarabt, mas com 2 defesas nas costas...um deles tinha de estar em cima do avançado do porco b.

Com o Marroquino, no meio campo, a jogar bem...a equipa tem beneficiado disso!

Viva O BENFICA
De Luís Manuel a 9 de Março de 2022
Olá D'Arcy, e obrigado pelo post. Foi mesmo tudo isso que aconteceu em Portimão :)

Gostei bastante da atitude da equipa. É certo que, como dizes, não foi uma exibição brilhante, mas eu às vezes (muitas) prefiro uma exibição com fato-macaco vestido do que uma com smoking. A equipa mostrou atitude, e isso é tudo. Mais uma vez o Portimonense marca-nos um golo que lhes cai do céu - embora, e detesto dizer isto mas acho que é verdade, os nossos centrais tenham ficado muito mal na fotografia. Já contra o Vitória se passou a mesma coisa. É preciso rever isso. Mas fiquei muito feliz com a reacção da equipa. De ter sofrido um golo e não se ter deixado abater, e ter ido à luta. Uma mudança de mentalidade que se começa a notar e é muito importante.

De resto, subscrevo todo o teu post e destaques individuais que fazes. Eu também prefiro ver o Rafa atrás do avançado, mas deve ser um dilema para o Nélson Veríssimo optar entre ele e o Gonçalo. Vamos tentar dar continuidade a esta boa série já contra o Vizela.

Saudações Benfiquistas.
De Luís Manuel a 9 de Março de 2022
Off-topic e por isso peço desculpa, mas ontem gostei de ver o Jaime Cancella de Abreu a esmagar (sempre com educação e cordialidade) um lagarto qualquer, um Manel não sei das quantas que foi jurado num programa de cantilenas, a propósito do "perdão" da banca ao Cashball de Portugal. Já o tinha feito também com outro lagarto, um pé-de-microfone cabeludo, e os dois ficaram verdes de raiva, mas não tiveram argumentos para o contradizer. Excelente, o Jaime Cancella de Abreu, que revelou estar muito bem preparado e informado. O que ele faz não é defender o Benfica, é defender-nos a nós, contribuintes, já que as moralistas sabichonas da Ana Silva e da Mortágua se remeteram a um conveniente mas esclarecedor silêncio.

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Janeiro 2026

Dezembro 2025

Novembro 2025

Outubro 2025

Setembro 2025

Agosto 2025

Junho 2025

Maio 2025

Abril 2025

Março 2025

Fevereiro 2025

Janeiro 2025

Dezembro 2024

Novembro 2024

Outubro 2024

Setembro 2024

Agosto 2024

Maio 2024

Abril 2024

Março 2024

Fevereiro 2024

Janeiro 2024

Dezembro 2023

Novembro 2023

Outubro 2023

Setembro 2023

Agosto 2023

Maio 2023

Abril 2023

Março 2023

Fevereiro 2023

Janeiro 2023

Dezembro 2022

Novembro 2022

Outubro 2022

Setembro 2022

Agosto 2022

Maio 2022

Abril 2022

Março 2022

Fevereiro 2022

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Vendaval

Repartido

Amadores

Segura

Lamentável

Controlado

Influência

Momento

Vivos

Curto

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds