VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Segunda-feira, 21 de Dezembro de 2020

Paciência

Nova vitória obtida com algum sofrimento em mais um jogo onde a paciência dos adeptos foi posta à prova. Acho que nesta fase o melhor é mesmo começar a aceitar isto como a nova normalidade, e ficarmos pelo menos felizes com o facto de irmos somando os três pontos em jogos destes.

1.jpg

A equipa apresentou-se sem o Otamendi, Gabriel, Rafa e Waldschmidt a titulares (os primeiros três nem no banco estiveram), o que acabou por ser algo surpreendente. Talvez tenha havido alguma cautela adicional a pensar na Supertaça já esta quarta. Jardel, Weigl, Pedrinho e Seferovic foram os escolhidos para esses lugares. A primeira parte nem se pode dizer que tenha sido particularmente má. De forma objectiva, foi um jogo de sentido único, com o Benfica a assumir a despesas totais do jogo. A parte mais positiva foi mesmo que, ao contrário de outros jogos, o adversário não conseguia sair frequentemente com grande facilidade no contra-ataque e assustar de cada vez que passava o meio campo - o Gil Vicente criou apenas uma situação fortuita no ataque, um cabeceamento que passou muito perto do poste da nossa baliza. A parte negativa, a habitual incapacidade do Benfica para criar perigo de forma consistente apesar de ter tanta posse de bola. Como sempre, demasiada insistência em entrar pelo centro - os nossos extremos não actuam como tal - e excessivas lateralizações ou passes para trás. O Benfica neste momento é uma equipa que quase não faz uma transição rápida para o ataque. Isto é para mim um mistério absoluto, até porque é completamente atípico numa equipa treinada pelo Jorge Jesus. As transições rápidas são aliás uma imagem de marca das equipas dele. Os comentadores mencionaram durante a transmissão que o nosso treinador pedia aos jogadores para jogarem a bola no pé. Isto para mim é capaz de ser parte do problema. O Benfica simplesmente não tenta atacar o espaço, ou seja, não há passes para o espaço vazio a pedir desmarcações - algo que a equipa fazia na perfeição durante aquele período com o Bruno Lage em que jogámos o futebol mais entusiasmante dos últimos anos. Os passes são feitos para os pés de um colega que está parado à espera que a bola lá chegue. É difícil criar desequilíbrios assim. São várias as situações que vejo em que bastaria um passe de primeira para a frente para desmarcar um colega, mas o primeiro instinto dos jogadores quando recebem a bola parece ser controlá-la, e depois procurar uma linha de passe para o lado ou para trás. Parece haver receio de falhar e procura-se quase sempre a opção mais segura. Aliás, o receio de falhar também ficou expresso em situações de desequilíbrio que conseguimos criar, onde um jogador nosso ficou em posição para rematar (na maior parte das vezes o Darwin) e nem sequer olhou para a baliza, preferindo procurar um colega a quem entregar a responsabilidade do remate - e fê-lo sempre mal. Perto do final da primeira parte o Gil Vicente ficou reduzido a dez e pensei que a nossa tarefa poderia ficar um pouco mais facilitada.

2.jpg

Mas não ficou. Ao intervalo entrou o Taarabt para, com a sua habitual capacidade para jogar simples, desembrulhar o nosso jogo (para quem não esteja familiarizado com a opinião que tenho dele, estou a ser irónico) e o que vimos foi um Gil Vicente muitíssimo mais perigoso a jogar com dez. Deu logo sinal com um contra-ataque conduzido apenas por dois jogadores (contra cinco nossos) que terminou num remate de fora da área defendido pelo Vlachodimos. Pouco depois, uma sequência de três pontapés de canto em que o mesmo jogador ganha sempre a bola de cabeça na zona do primeiro poste. No primeiro, o Vlachodimos defendeu por instinto e evitou um golo quase certo. No segundo, a bola foi com estrondo à barra e na recarga o Vlachodimos ainda teve que se aplicar, embora a bola fosse para fora. E no terceiro cabeceou para fora. Quase na resposta, e naquele momento até se pode dizer que contra a corrente do jogo, o Benfica marcou. Uma rara situação de desequilíbrio na ala direita, causada pela subida do Gilberto e combinação com o Pizzi, resultou num cruzamento para a zona do segundo poste. O Everton cabeceou com pouca força e a bola morreria nas mãos do guarda-redes, mas na tentativa de intercepção um defesa do Gil Vicente acabou por desviá-la para a própria baliza. Não esmoreceu o Gil Vicente, que respondeu de imediato com nova saída rápida para o contra-ataque e a melhor ocasião de golo do jogo. O Vlachodimos defendeu o primeiro remate cruzado mas não conseguiu segurar a bola, e depois fez nova defesa miraculosa por instinto à recarga, ainda que o jogador do Gil Vicente que fez a recarga já estivesse a ser estorvado pelo Grimaldo. Depois repetiu-se a história e o Benfica voltou a marcar quase na resposta. Outra vez pelo lado direito, desta vez foi o Seferovic quem teve um bom trabalho individual e ultrapassou um defesa para centrar de pé direito e o Everton encostar de cabeça ao segundo poste. Este golo acabou por significar na prática o fim do jogo, apesar de ainda faltarem vinte e cinco minutos para o final do mesmo. O Gil Vicente já não teve impeto para ir à procura de algo do jogo, e o Benfica não mostrou grande vontade de se esforçar muito para obter mais. O tempo foi quase todo passado com os nossos jogadores a fazer a bola circular de pé para pé e sem grandes acelerações, que na quarta há novo jogo.

3.jpg

O homem do jogo para mim é o Vlachodimos. Evitou dois golos certos e com isso sérios problemas para a nossa equipa. Para variar não sofremos golos, e bem lhe podemos agradecer por isso. Depois o Everton merece também destaque, já que marcou um golo e meio, e parece ser dos jogadores com menos receio de arriscar no remate quando tem oportunidade para isso. É que o Darwin parece estar a passar pelo processo de adaptação ao Benfica, no qual transformamos um avançado explosivo e de remate fácil num jogador que tem medo de ser feliz. Também uma menção para o Gilberto, que continuo a achar que está a mostrar claros sinais de evolução. Está mais agressivo e interventivo nas subidas ao ataque, e ontem foi responsável pela assistência para o primeiro golo, tendo tido ainda um remate perigoso na primeira parte.

 

Segue-se a Supertaça, prova onde temos um péssimo registo contra o nosso adversário da próxima quarta-feira. Pode ser que a nossa equipa consiga surpreender, e quando falo em surpreender até estou a pensar mais em nós próprios do que no adversário. E confesso que nem é tanto a qualidade do futebol que terá que mudar muito se queremos vencer, porque a qualidade do futebol apresentada pelo nosso adversário também anda muito longe da ideal. O que terá certamente que mudar, e muito, é a atitude da equipa: será necessário muito mais garra e vontade de ganhar do que a que temos visto ultimamente. E isso normalmente é uma coisa que não falta aos jogadores do nosso adversário sempre que jogam contra nós. Um bom resultado e uma exibição convincente neste jogo pode ser o impulso que falta para afastar esta inércia que parece consumir a nossa equipa.

tags:
publicado por D'Arcy às 14:22
link do post | comentar
8 comentários:
De Henrique Teixeira a 21 de Dezembro de 2020
Estou totalmente de acordo com a análise a mais um mau jogo do Benfica. É certo que foram conseguidos os 3 pontos, mas houve sorte nessa conquista.
Por ser antagónico ao futebol que sempre foi praticado pelas equipas treinadas por Jorge Jesus, é de facto estranho este futebolzinho que o Benfica está a jogar.
A jogar assim, se na próxima 4.ª feira acontecer a quarta derrota seguida contra o Porto, penso, que ninguém poderá ficar surpreendido..
Mas quem sabe, pode ser que o Benfica finalmente faça um grande jogo e ganhe. Veremos.
Saudações Benfiquistas.
De BI-CAMPEÃO EUROPEU a 21 de Dezembro de 2020
Caro D'Arcy, nem me apetecia comentar, tal a pobreza deste futebolzeco de brincadeira que jogamos actualmente, e por 95% dos nossos jogadores actuais não me merecerem um pingo de consideração e respeito, mas, mas mas mas.... o meu BENFIQUISMO é superior a isso tudoe portanto sinto-me na obrigação de fazer o meu comentário, que é mais um ALERTA, para o que se passa no nosso SLBENFICA!!!!!

Futebolzinho lento, repetitivo, a passo, mil oitocentos e noventa e cinco passes para se fazer um remate à baliza adversária, etc,etc,etc,....
Uma tristeza. O nosso SLBenfica está simplesmente a caminhar alegremente para o abismo. Realmente LFVieira conseguiu transformar o Maior e Melhor Clube de Portugal num CLUBE DE FÉRIAS em que os beneficiáriops das mesmas em vez de as pagarem, são PRINCIPESCAMENTE pagos para as gozarem!!!!!!

UMA VERGONHA. UMA TÃO GRANDE VERGONHA TAMBÉM, É OS SÓCIOS DO BENFICA não miarem nem piarem e pedirem explicações aos responsáveis mâximos pelo Clube POR ESTA BANALIZAÇÃO, ESTE AJAVARDAMENTO que está a destruir o Benfica!!!!

Gostava de confrontar PESSOALMENTE o que faz de conta que é presidente, o Rui Costa e o Tiago Pinto, se é isto que eles pensam que é o Glorioso e Inigualável SL-BENFICA?!?!?!

Há um aforismo popular que diz " patrão fora dia santo na loja".... pois no Benfica de LFVieira tanto faz o patrão estar fora como na loja que é sempre dia santo!!!!! Ou seja, tudo a MANGUELAR E À ESPERA do fim de mês para ver o "EL CONTADO" nas suas contas bancárias!!!

Sou Benfiquista 10000000000%, mas já não sinto alegria em ver esta equipa jogar. Qualquer equipazeca da nossa praça corre, luta, salta e esfola-se mais em campo do que os "PARASITAS" que nós temos disfarçados de jogadores profissionais de futebol!!!!

Por falta de ânimo não vou dizer mais anda além disto:
Positivo do jogo de ontem apenas Vlachodimos e o apitador Nuno Almeida que apenas errou na amostragem do cartão amarelo ao Weigl pois ele apenas toca na bola, e é depois o jogadorzseco do Gil Vicente que toca no nosso jogador, não o lesionando por mero acaso.

Já quanto àquele caceteiro que foi expulso, que COVARDEMENTE andava a distribuir cotoveladas e braçadas À FARTAZANA, chamar jogador de futebol a esse MOSTRENGO é o mesmo que dizer que um Australopithecus é professor de Física Quântica!!

P.S. Será que LFVieira, Rui Costa, etc,etc,etc,... conseguem dormir em condições com esta VERGONHA INCOMENSURÁVEL que estão a apresentar aos Benfiquistas??!
Se forem tão Benfiquistas como eu, não conseguirão. De contrário dormirão um soninho profundo e retemperador, pois a "maquia", o "el contado" está GARANTIDINHO!!!!!

Meu querido SL-BENFICA, o que tu eras e o que tu és, futebolisticamente falando!!!! Será que alguma vez mais irás encher a nossa Bela Catedral da Luz?!?! Com os FRACOTES E MEDROSOS E ABÚLICOS que te dirigem o destino no presente momento, definitivamente não!!!!

Mais uma semana TERRÍVEL para quem efectivamente tem o Benfica no coração. Tudo por culpa da INÉPCIA E FALTA DE LIDERANÇA do "dono" do Clube, que é tão incapaz que nem sequer consegue enxergar-se e ver a APATIA E CULTURA DE VERANEANTES que está a implementar no Clube!!!

Benfica sempre, seempre, sempre ,sempreeeeeeeeeeeeeee mesmo com toda esta TRISTEZAAAAAAAAAAAAAAAAA.
De Anónimo a 23 de Dezembro de 2020
J JESUS PA RA A RUA ..POR FAVOR

De Anónimo a 22 de Dezembro de 2020
Concordo com a análise, em toda a linha. Nunca tive grande fé no JJ e, infelizmente, o estado das coisas deu-me razão. Oxalá a perca e o Benfica comece a ganhar, com grande superioridade (se possível). A planificação da equipa no defeso foi feita a pensar em resultados/exibições ou no fortalecimento de egos?
De Anónimo a 23 de Dezembro de 2020
JORGE JESUS E FALSO
De Anónimo a 22 de Dezembro de 2020
Abraço e
parabéns pela análise.

Só um Detail para refletir.
Os dados de Taraabt desta época ...

13 jogos
7 V
3 E
3 D

Isto são factos.

Mais... não quero julgar ou focar demasiado em Taraabt, mas se quase metade dos jogos não são vitórias, isto é preocupante!!
Com outras palavras e isto é
“Minha opinião” ... o que é preocupante é a cultura tática do jogador porque abre buracos em todo lado (defensivamente) e reduz espaço para os avançados.
Um jogador tão “vádio” só é aceitável numa equipa, se faz assistências e marca golos .

Mas a falta de qualidade do nosso jogo não se reduz ao Taraabt!!!


Viva o GLORIOSO
e abraço
Alex

De Anónimo a 23 de Dezembro de 2020
JESUS NAO PRESTA
De Anónimo a 23 de Dezembro de 2020
GRANDE FILHO DA PUTA

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Junho 2025

Maio 2025

Abril 2025

Março 2025

Fevereiro 2025

Janeiro 2025

Dezembro 2024

Novembro 2024

Outubro 2024

Setembro 2024

Agosto 2024

Maio 2024

Abril 2024

Março 2024

Fevereiro 2024

Janeiro 2024

Dezembro 2023

Novembro 2023

Outubro 2023

Setembro 2023

Agosto 2023

Maio 2023

Abril 2023

Março 2023

Fevereiro 2023

Janeiro 2023

Dezembro 2022

Novembro 2022

Outubro 2022

Setembro 2022

Agosto 2022

Maio 2022

Abril 2022

Março 2022

Fevereiro 2022

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Modalidades

Cinzenta

Histórica

Discussão

Resgate

Cadeirinha

Guião

Bruxo

Acabado

Frustrante

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds