VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Terça-feira, 15 de Março de 2016

Passeio

Não foi das exibições mais conseguidas ou agradáveis do Benfica mas mesmo assim, perante o último classificado da liga, acabámos por construir mais uma goleada. E foi obtida de forma muito natural, quase em ritmo de passeio, ainda que tenha ficado com a sensação de que o resultado até acaba por ser generoso para aquilo que foi o jogo.

 

 

O grande handicap do Benfica para este jogo era, em princípio, a ausência do Renato Sanches, que tem sido um dos dínamos da equipa. Tendo em conta o que já tinha sido feito na recepção ao União da Madeira, não surpreendeu que a escolha para o substituir tenha voltado a ser o Talisca. A única meia surpresa foi a manutenção do Nélson Semedo na direita da defesa face à disponibilidade do André Almeida. O Benfica não teve uma entrada muito forte no jogo, pois pareceu abordá-lo com alguma calma (se calhar a ausência do Renato no meio campo dá logo essa ideia). O Tondela jogava com três homens bem abertos na frente e procurava pressionar logo a saída de bola do Benfica, que mostrava alguma lentidão nas transições para o ataque, com a bola a demorar demasiado tempo nos pés dos dois médios centro, e o Talisca a mostrar pouca precisão no passe. Mas esta equipa está com uma confiança muito alta e tem tido uma eficácia muito grande, conseguindo regularmente concretizar logo um golo nas primeiras ocasiões que consegue criar. E hoje isso voltou a acontecer, pois no primeiro remate digno desse nome que fizemos, com onze minutos decorridos, marcámos. Após um canto marcado pelo Gaitán na esquerda, o Jardel soltou-se da marcação e cabeceou para o golo. O Tondela procurou reagir a este golo - verdade seja dita que, não sei se por influência do golo madrugador, o Tondela nunca se remeteu exclusivamente à defesa e tentou sempre pressionar em todo o campo - mas o Benfica foi uma vez mais terrivelmente eficaz e aos vinte e quatro minutos voltava a marcar, na segunda oportunidade criada e depois de ter acelerado um bocadinho. Desta vez o golo foi resultado de uma jogada muito bonita (a mais bonita de todo o jogo, parece-me) em que a bola passou pelos pés de diversos jogadores, quase sempre ao primeiro toque, até ao passe atrasado do Gaitán para o interior da área, onde o inevitável Jonas finalizou com um remate rasteiro de pé esquerdo. Assim quase sem forçar muito, o Benfica apanhava-se com o jogo praticamente resolvido, e isso notou-se no resto da primeira parte, que foi morna e sem muitos mais motivos de interesse.

 

 

O jogo só não estava completamente resolvido porque o Tondela nunca baixou os braços nem desistiu de tentar voltar ao jogo. A pressão em todo o campo manteve-se na segunda parte, e a sensação que tinha era a de que o jogo estava num ponto em que podia cair para um de dois cenários: ou o Tondela reduzia, e aí o Benfica poderia sofrer um bocado, ou então o Benfica fazia o terceiro golo e arrumava definitivamente a questão. A primeira hipótese até foi a que esteve perto de acontecer primeiro, pois o Tondela fez a primeira ameaça na segunda parte com um remate por cima, e logo a seguir dispôs de uma ocasião muito boa para reduzir, mas o remate do seu jogador saiu muito ao lado quando estava em condições para fazer muito melhor. Faltava dinâmica ao nosso meio campo e cedo o nosso treinador fez uma alteração para corrigir isso, retirando o Talisca e colocando o Salvio, com o Pizzi a passar para o meio. Logo na primeira intervenção o argentino deu uma boa ocasião ao Mitroglou, mas a tentativa deste marcar de calcanhar não saiu bem. Logo a seguir, nova alteração, com a saída do Gaitán (pediu para sair, aparentemente tocado) e a entrada do Gonçalo Guedes. O nosso futebol agora tinha um pouco mais de velocidade e o jogo começou a pender nitidamente para a hipótese do terceiro golo que arrumaria a questão. Que surgiu aos sessenta e nove minutos, pelo inevitável Jonas, que no seguimento de um ressalto após um lançamento de linha lateral, com um cabeceamento sem muita força mas bem colocado colocou a bola fora do alcance do guarda-redes. A partir daqui a questão passou apenas a ser quantos golos mais conseguiríamos marcar, e apesar de mais algumas ocasiões a resposta foi apenas mais um, a três minutos do final, pelo Mitroglou. Um lance do mais simples que poderia haver, em que o Jardel fez um alívio desde a nossa defesa e a bola foi cair nas costas da defesa do Tondela, para depois o Mitroglou ganhar em velocidade aos adversários e marcar à saída do guarda-redes. Mas não gostei que tivesse tirado a camisola nos festejos, porque isso valeu-lhe o amarelo que completou a série de cinco e assim o deixou de fora do próximo jogo. Na última jogada do encontro, o Tondela conseguiu chegar ao golo de honra (que em abono da verdade, fez por merecer) depois do Pizzi perder uma bola no ataque quando a nossa equipa estava toda balanceada para tentar obter mais um golo, e depois fomos surpreendidos no contra-ataque.

 

 

Tenho alguma dificuldade em fazer destaques na exibição desta noite. O Gaitán somou duas assistências e mostrou mais empenho do que tem sido habitual nos últimos jogos. O Jonas marcou dois golos, mas até achei que à parte isso não foi dos jogos mais conseguidos dele. Acho que gostei do trabalho da dupla de centrais, mas foi pena o disparate que custou o amarelo ao Jardel que o retira também do próximo jogo, embora a culpa nesse lance seja repartida com o Fejsa. Mas o Fejsa voltou a mostrar ser um reforço muito importante para atacar a fase final da época.

 

Está ultrapassado o primeiro dos nove desafios até final. Confesso que apesar da diferença classificativa entre as duas equipas, até tinha algum receio deste jogo, por temer uma certa descompressão da equipa após vencer dois encontros decisivos. Mas a nossa equipa deu uma boa resposta e permitiu aos mais de cinquenta e um mil benfiquistas que numa noite de segunda-feira preencheram as bancadas da Luz criar um ambiente de entusiasmo quase permanente durante todo o jogo. Espero agora nova 'mini-Luz' no Bessa, para empurrar a nossa equipa e ajudá-la a superar mais um obstáculo no caminho para o desejado tricampeonato.

tags:
publicado por D`Arcy às 02:48
link do post | comentar
15 comentários:
De Zico a 15 de Março de 2016 às 09:10

Vitória absolutamente NORMAL. NATURAL. N A T U R A L Í S S I M A.
Mesmo, e para não variar, contra CATORZE.
Amarelo INJUSTIFICADO ao nosso Jardel logo na sua primeira falta no início do jogo, e numa jogada BANAL. Ao contrário dos jogadores do Tondela, e de outros clubes, não teve direito a um " aviso" de contenção. Como é jogador do BENFICA, à mínima coisinha... PIMBA.. cartão amarelo no gajo. Pois é, é sempre isto. E ninguém diz nada de nada. A fraqueza de quem nos dirige fez com que nós já achemos "isto" normal, e resignadamente o aceitemos "sem espinhas" como se tal fosse uma FATALIDADE IRREVERSÍVEL. Não. Não é uma FATALIDADE IRREVERSÍVEL, se tivermos dirigentes de COLHÕES E CAPAZES de DEFENDER O NOSSO BENFICA como Ele tanto precisa e sobretudo tanto e tanto MERECE.
À GRANDE PUTA PÔDRE QUE PARIU estes apitadores corruptos e anti-BENFICA. A estes PULHAS JAVARDOLAS quero que lhes aconteça triliões de vezes PIOR do que o que eles desejam ao MEU BENFICA. Sem apelo nem agravo.

Quanto ao jogo, penso que poderia ter sido mais profícuo na finalização das jogadas, obtendo-se dessa forma mais alguns golos.
Não é admissível é estarmos quase em condições de fazermos o quinto golo, e depois de uma perda de bola ESTÚPIDA - não sei se há ou não falta sobre o Pizzi, pois até a BTV, infelizmente não dá a repetição do lance, enfim, querem copiar a sporcos-tv!!!!!! - abrimos uma AUTÊNTICA Auto-Estrada de TRÊS VIAS para a nossa baliza, com toda a nossa defesa a recuar em linha e ninguém a ir ao encontro do transportador da bola tondelense e...... PUMBA, golo do Tondela. Pois é, erros destes não podem ser cometidos por uma equipa da Grandeza Europeia e Mundial do nosso BENFICA. Se por acaso o resultado estivesse em 1-0 ou 2-1 lá se iam mais dois pontos pelo cano da água abaixo.

No próximo domingo contra o Boavista no Bessa, o BENFICA vai precisar de ser mesmo o BENFICA. Temos OBRIGAÇÃO de ganhar o jogo. Somos MELHORES EM TUDO. Basta-nos ser portanto iguais a nós próprios e lutar no mínimo dos mínimos tanto como o adversário. Nessas condições a nossa qualidade superior fará o resto, ou seja, DAR-NOS-Á a vitória e os três pontos.
MENTALIDADE À BENFICA = VITÓRIA CERTA. MAIS NADA.

Outro assunto que quero abordar, é o que se passa com a nossa equipa B.
A nossa Equipa B, anda, para quem pelo menos "dois dedos de testa", desde praticamente o início do Campeonato, e de forma mais DESCARADA e até PROVOCATÓRIA nas últimas dez jornadas, a ser EMPURRADA para a DESCIDA DE DIVISÃO.
Estranho que a "super-hiper" estrutura não faça nada para DENUNCIAR esse CRIME e esteja à espera que seja a CARIDADE de alguns apitadores não CORRRUPTOS a salvarem o Benfica B da VERGONHOSA DESCIDA DE DIVISÃO.

Como é possível o MAIOR E MELHOR Clube de Portugal, com a maior e melhor Massa Adepta e Associativa do País, permitir essa INFÂMIA sem sequer ESTREBUCHAREM?!?! E a Administração e respectivo Presidente da SAD do Benfica, o que fazem eles?!! Apenas vêem, ou fazem que não vêem?!?!
Sr. Vieira, há que tomar MEDIDAS ENÉRGICAS. Ou o senhor tem a garantia dada pela Liga de que o Nosso BENFICA B é tratado e respeitado como devem ser todos os clubes, ou então pura e simplesmente RETIRA A EQUIPA B da ligueca secundária PORCOguesa, e mandamo-los a TODOS, à GRANDE PUTA PÔDRE QUE OS DEFECOU.

Volto a citar o grande filósofo irlandês, Edmund Burke, que dizia:
"A TOLERÂNCIA QUANDO PASSA DOS LIMITES DEIXA DE SER VIRTUDE".

O Benfica B, só descerá de divisão se FORMOS TODOS tolerantes de mais, isto é, se FORMOS COVARDES. Não posso acreditar numa ignomínia destas.

UNIÃO E FORÇA TOTAL EM DEFESA DO MAIOR DE PORTUGAL.

BENFICA BENFICA BENFICA semrpeeeeeeeeeeeeeeee o Maior e o Melhorrrrrrrrrrrr
De RyanRed a 15 de Março de 2016 às 09:24
Uma final ganha. Falta ganhar as outras 8
De Pitons na Boca a 15 de Março de 2016 às 10:23
Na perda de bola que antecede o golo do Tondela, até acho que a "culpa" deve ser mais atribuida a Gonçalo Guedes, que matou completamente o lance de ataque, quando não meteu a bola à sua esquerda onde aparecia o Eliseu em velocidade. Gonçalo virou para dentro, perdeu algum tempo e largou (em más condições) para Pizzi, que num instante se viu apertado (não sei se houve falta ou não, mas isso não é relevante para o caso).

Além de estar muito, muito certo a defender, Lindelof está anos-luz à frente de todos os outros centrais do plantel, no que diz respeito a sair a jogar... apesar de ser uma comparação um pouco exagerada, faz lembrar o Hummels a construir jogo no Dortmund.
De Manuel Afonso a 15 de Março de 2016 às 11:04
Os jogos não podem ser analisados fora do seu contexto.
Factores temporais, altura da época em que o jogo acontece, factores espaciais, os jogos e as competições que o antecedem e sucedem no calendário, factores de gestão física e emocional dos atletas, e acima de tudo isto, de factores resultadistas, e que têm a ver com o que se pretende trazer do jogo em função dos objectivos da época.

Posto isto, fizemos mais um excelente jogo ontem na Luz. Repito, excelente. Sobre todos os pontos de vista.
Após um jogo da champions de máxima intensidade conseguimos manter o foco perante o último classificado da liga Portuguesa. Excelente.
Conseguimos limitar o cansaço psicológico a 0, tendo em consideração que controlámos o jogo de fio a pavio, e ao resolver a questão cedo não ouve motivo para qualquer tipo de ansiedade. Excelente.
A gestão física foi fantástica, uma vez que raramente tivemos que acelarar para manter o domínio absoluto do jogo. Excelente.
A única coisa que interessava tirar de um jogo desta indole seriam os 3 pontos, tarefa conseguida com distinção e ainda com brinde aos adeptos, que fizeram a festa 4 vezes. E que eu saiba a festa no futebol ainda são os golos. Excelente.

Portanto, EXCELENTE. E é por aqui que devemos começar. Por salientar a excelência da nossa equipa.
Ou então começamos a parecer o Paulo Garcia, que indroduz os jogos do Benfica sempre da mesma maneira. Goleada após goleada. "Melhor o resultado que a exibição". "Apesar do resultado a exibição deixou muito a desejar", e tretas deste género.

TRETAS!!!. Porque quando se ganha por 4, por 5 e por 6, as exibições não podem deixar o que quer que seja a desejar. Isto não existe. Ou melhor, pode existir na patinagem artística, no jogo da malha ou no berlinde, Mas no futebol não existe.
Tal como não existe uma equipa que tem 51 golos marcados no campeonato e que joga melhor que outra equipa que leva 70 golos marcados no mesmo campeonato. ISTO NÃO EXISTE!!! Nem aqui, nem na China nem em lado nenhum.

So na cabeça da tonelada de Paulos Garcias que por aí andam, que não passam de jornaleiros lagartóides. Agora um jornalista, que tem o dever de obedecer a princípios básicos como o rigor, a isenção e a objectividade, nunca poderia dizer semelhante aberração.

E é isto que temos que denunciar. Não podemos ficar anestesiados perante a propaganda com que nos bombardeiam todos os dias. Isto do Sporting ser a equipa que melhor joga é uma treta, objectivamente uma treta, que sublinho, temos que denunciar. Porque é uma treta que se destina a dar cobertura a outras tretas, tais como que só estamos em primeiro por causa das arbitragens.

NÃO!!! A quipa que melhor joga em Portugal é o SPORT LISBOA E BENFICA. É por isto que estamos em primeiro no campeonato, e é por isto que temos mais 19 golos marcados que o segundo classificado.
E a prova disto mesmo é o excelente jogo que fizemos ontem contra o Tondela. Excelente sobre todos os pontos de vista e sem necessidade de qualquer outra adjectivação.



Com todo o respeito e humildade, que venha o próximo. E o próximo é o enorme Boavista, o quarto grande clube de Portugal.


De simplesmente avô a 15 de Março de 2016 às 12:11

Comentário excelente.
Produzido por quem conhece da poda
Parabéns
De Francisco Pereira a 15 de Março de 2016 às 13:15

Olá D'Arcy.

Realmente não foi um jogo daqueles de encher o olho.

Acho que jogámos um bocado aos solavancos, mas fizemos o principal, que foi sermos mais uma vez eficazes., isto pese emobora um bom pedaço de demérito da defesa adversária. Mas ainda bem, o que não esteve bem foram os amarelos muito escusados, tendo em conta, principalmente, o facto do próximo jogo ser em terreno alheio e contra uma equipa que é como se estivesse, igualmente, a jogar pelo título, para não descer, claro.

Penso, muitas vezes, porque não serão esses jogadores avisados antes dos jogos, para terem os cuidados inerentes. Mas chego sempre à conclusão que isso limitaria muito a sua acção em campo. Mas ontem...., mesmo limitados, sinceramente.....

Pessimismos à parte, vamos concerteza, conscientes, que o próximo jogo, como os restantes, será para dar tudo, muito mesmo, pela indispensável vitória.

BENFICA SEMPRE.
De Maria a 15 de Março de 2016 às 13:22

"Coisas pó amigalhaço Inácio dizer hoje :

O Ederson não renovou com o dentista, o aparelho nos dentes não brilha o suficiente...
O Nelsón Semedo não renovou com a cabeleireira que lhe fazia as rastas;
O Lindelof já assinou com a marca Whirlpool, para promover os frigoríficos da nova geração...
O Jardel vai voltar a ser Rei do Carnaval de Florianópolis;
O Eliseu renovou com o Chimarrão...
O Fejsa ainda não foi campeão em 2016...
O Renato Sanches devia ter sido expulso da musgueira, por ser o único que tem um carro comprado...
O Samaris vai dar aulas de português aos treinadores mais necessitados;
O Pizzi vai para o Atlético de Madrid em troca com o Roberto...
O Gaitan sente saudades do Maxi Pereira, e vai colocar um sinal igual...
O Mitroglou vai voltar para Inglaterra, para obrigar as crianças a comer a sopa...
Tenho que ter cuidado senão ainda diz que sou um "cão de fila" pago pelo Benfica... wink emoticon
não fui eu que escrevi, foi o meu primo mas eu achei tanta piada que partilho convosco :)
De antonio fonseca a 15 de Março de 2016 às 14:17
Boa tarde,

Bom comentário.

Jogo em traje de passeio aqui e ali sobressaltado pela reacção do Tondela.

Mais uma de nove finais quando passámos a liderar a pauta classificativa.

Os viscondes chorões continuam na sua ardilosa tramóia para ver se desestabilizam os nossos. A última é daquele metralha de seu nome inácio . Mais uma vez esse sabujo se presta ao jogo baixo. Que nojo de pessoa!! Ó inácio vê se aprendes e não sejas inácio!!

No próximo jogo no Bessa vai ser de sofrer, mas decerto que iremos levar de vencida os boavisteiros e caminharmos a passo certo a caminho do 35º.
De Ogamaras a 15 de Março de 2016 às 18:38
Manuel Afonso faça-me um favor. Mande lá o Zico ir mamar na 5ª pata de um elefante, porque ele não me liga nenhuma, e eu, como já tinha dito anteriormente, já não tenho pachorra para aturar tanta...tanta...olhe eu sei lá.
Muito obrigado
De Zico a 16 de Março de 2016 às 15:52

Mas que "JUSTIÇA" Desportiva é esta, neste QUASE-país, que para mim não passa de uma QUINTAROLA DOMINADA POR CORRUPTOS, à beira-mar plantado, com cerca de 92.000 Km2 de superfície territorial, que entre centenas de CALINADAS justiceiras, nos acaba de presentear PROVOCATORIAMENTE com mais esta:
Luís Filipe Vieira, Presidente do SL BENFICA, suspenso com 23 dias e mais não sei quantos €uros de multa pecuniária.
TRINCA BOLATAS burro de parvalho, que faz de presidente do riporting comédia de telheiras/alvaMERDA, 19 dias de suspensão e não sei se alguma multa em dinheiro.


Quer dizer, um palhaçote difamador e mentiroso COMPULSIVO como o TRINCA BOLOTAS burro de parvalho, que anda desde antes do início da presente época a DIFAMAR tudo e todos com as maiores BACORADAS alguma vez vomitadas em tudo o que é jornal, rádio e televisão, etc,etc,etc, leva de suspensão 19 dias!!!!!!!!!
O Dgmº Presidente do SPORT LISBOA E BENFICA, que apenas falou - e MUITÍSSIMO BEM -, apenas uma vez, dizendo as verdades com EDUCAÇÃO E MUITA MODERAÇÃO aquando do jogo BENFICA, 3 - Rio Ave, 1 apitadorado por um FILHO DA PUTA CORRUPTO de nome manuel oliveira da cidadela do porto, e que é um fanático adepto do porco corrrupto - espero bem que no próximo sábado ROUBE E ROUBE MUITO o riporting de alvaMERDA contra o Arouca - , jogo esse em que nós BENFICA fomos ROUBADÍSSIMOS em TRÊS PENALTIES CLAROS que o filho da puta do apitador corrupto fez que não viu, e mesmo assim o CASTIGO ao noddo Presidnete é mais grave do que o que foi atribuído ao TRINCA BOLOTAS?!?!

Isto não pode ser a política MEDROSA e COVARDE do " COMER E CALAR". Do "Está caladinho senão levas no focinho", etc,etc,etc,.

O BENFICA, OS SEUS SÓCIOS E ADPETOS T~EM OBRIGATORIAMENTE DE REAGIR E CONSTESTAR esta MERDA CORRUPTA que é a "JUSTIÇA" Desportiva PORCOguesa.

Quanto mais nos baixamos mais nos vêem o cu.
O BENFICA É O MAIOR E O MELHOR. Deve EXIGIR TRANSPARÊNCIA E RESPEITO.
Não podemos ficar caladinhos e quietinhos como se fôssemos INDIGENTES INDEFESOS.
Temos de mostrar PUBLICAMENTE a nossa REVOLTA E INDIGNAÇÃO.
QUE VÃO BRINCAR COM A grande puta pôdre QUE OS PARIU.

Entretanto, noticia o Correio da Manhã de hoje, que o cão de fila e porta chaves/criado de servir do TRINCA BOLOTAS burro de parvalho, de seu nome inaçola asqueroso e repelente, DEVE MAIS DE CEM MIL EUROS ao Fisco.

Se não paga ao Fisco, que venda tudo o que tem para pagar, e se o produto da venda não chegar para pagar a totalidade da dívida, que lhe metam o LOMBO PORCO de lagartinóide imundo atrás de QUATRO GRADES.
ODEIO PROFUNDAMENTE todos os inaçolas que MENTEM CONTRA O MEU BENFICA.
CADEIA COM ESSE DEFECADO POR UMA PUTA PÔDRE.

BENFICA BENFICA BENFICAAAAAAAAAAAA Semrpe o Maior e o Melhorrrrrrrrrrrrrrrrrrr

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Desnecessário

Desilusão

Estrelinha

Paciência

Incontestável

Difícil

Serenata

Crença

Evidente

Talento

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds