VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Segunda-feira, 19 de Setembro de 2022

Passeio

Até nem é um termo com que eu simpatize muito, mas o jogo contra o Marítimo foi mesmo um verdadeiro passeio para a nossa equipa. Marcámos cinco golos e criámos ocasiões para marcar pelo menos outros tantos, mas parece que já começa a tornar-se habitual chegarmos ao final dos jogos a pensar que foram poucos e que ficámos a dever ao desperdício um resultado mais dilatado.

1.jpg

A maior novidade no onze foi a titularidade do Aursnes no lugar do Florentino e de resto foi o esperado, com o Bah a manter-se a titular em vez de vermos a muito habitual rotação entre ele e o Gilberto. O Marítimo entrou na Luz sendo detentor do nada invejável registo de um pleno de derrotas, com uma média de quase três golos sofridos por jogo, e de facto mostrou que esses números não aconteceram por acaso. É que o Benfica nem sequer entrou no jogo com uma pressão alta e sufocante, ou a jogar num ritmo elevado - o ritmo parecia mesmo ser mais de passeio do que outra coisa, uma espécie de sobranceria apoiada numa quase certeza da enorme superioridade sobre o adversário que inevitavelmente conduziria à vitória. Confesso que tanta calma chegou para me enervar um pouco durante os primeiros minutos, até porque na baliza do Marítimo o Miguel Silva parecia apostado em recordar os tempos em que surgiu no futebol sénior na baliza do Vitória, quando nos fazia sempre passar um mau bocado (não chegava ao nível Marco Tábuas, mas andava perto). A resistência do Marítimo durou vinte e oito minutos, período durante o qual não tenho a certeza que tenham chegado uma vez que fosse à nossa baliza. Coube ao Rafa desfazer o nulo, quando surgiu isolado após uma tentativa de tabela com o Gonçalo Ramos, mas quem acabou por lhe devolver a bola foi mesmo um defesa adversário. Descaído sobre a esquerda, finalizou com facilidade com um remate para o poste mais distante. Depois disso, e até ao intervalo, fomos desperdiçando ocasiões soberanas para irmos completamente tranquilos para o descanso, com especial destaque para as ocasiões desperdiçadas pelo João Mário, isolado por um soberbo passe longo do António Silva para as costas da defesa, e pelo Gonçalo Ramos, que surgiu sozinho no meio da área depois de um passe fantástico do Enzo. O primeiro rematou torto (quando até poderia ter tentado assistir o Gonçalo Ramos ou o Rafa) e o segundo viu o Miguel Silva fazer mais um milagre e evitar o golo.

2.jpg

Na segunda parte o Benfica entrou a jogar um futebol mais vertical do que aquele que tinha apresentado na primeira parte, e o resultado foi imediato. Logo no segundo minuto o Gonçalo Ramos desviou de calcanhar um cruzamento tenso e rasteiro do Bah e fez o segundo golo, o que efectivamente acabou de vez com qualquer expectativa que o Marítimo ainda pudesse ter. Apesar de até se ter visto uma ténue reacção do Marítimo (e por ténue quero dizer que passaram mais vezes do meio campo) era quase uma certeza que o marcador iria voltar a funcionar, e para o lado do Benfica. O António Silva esteve muito perto de marcar o seu primeiro golo pela equipa principal, depois de uma grande iniciativa individual do Enzo pela direita, onde ganhou a linha de fundo e fez o passe atrasado para o remate forte do miúdo embater com estrondo no poste. Logo a seguir, aos sessenta e quatro minutos, o Benfica chegou ao terceiro golo. Mesmo contra uma equipa que quase só defendeu, deu para marcar um golo em transição. Numa rara ocasião em que o Marítimo subiu no terreno, para a marcação de um canto, o António Silva ganhou a bola duas vezes nas alturas e ela foi ter aos pés do Rafa. Depois ele deixou um defesa que o tentou travar para trás, e fez o passe perfeito a isolar o Gonçalo Ramos, que correu até à área e esperou até que o guarda-redes caísse para depois lhe fazer a bola passar por cima. Oportunidade então para fazer descansar dois dos jogadores mais importantes e trocámos o Rafa e o Enzo pelo Draxler e o Florentino. Ambos tiveram oportunidade para deixar a sua marca no jogo, no qual continuávamos a acumular ocasiões. Destaque para mais um falhanço do João Mário, isolado por um bom passe do Draxler. A oito minutos do final, e imediatamente a seguir à troca dos laterais (entraram o Gilberto e o Ristic), o Florentino fez aquilo que o Florentino faz. Numa reposição de bola em jogo perto da área o jogador do Marítimo deixou que o Florentino se aproximasse demasiado, e naturalmente ficou sem a bola. O Neres aproveitou e à entrada da área rematou rasteiro para o quarto golo. E a dois minutos dos noventa, foi a vez do Draxler fazer o gosto ao pé. Também à entrada da área, veio da esquerda para o meio em simulações para retirar os adversários do caminho e depois fuzilou autenticamente a baliza, com um remate imparável ao ângulo. Fim de jogo em festa, que só não foi ainda maior porque o Gonçalo Ramos desperdiçou uma ocasião soberana para o hat trick, cabeceando torto e para fora o excelente cruzamento do Gilberto, que o encontrou sobre a linha da pequena área.

3.jpg

O Gonçalo Ramos no final foi eleito o homem do jogo, o que é normal tendo em conta os dois golos, mas para mim o melhor em campo foi o Rafa. Acho aliás que até agora estamos a assistir à melhor época do Rafa. Na posição onde joga, com liberdade nas costas do avançado, sente-se perfeitamente à vontade e é dele que nasce uma boa parte dos desequilíbrios e acelerações tão necessárias no nosso jogo. Parece transbordar de confiança, está a finalizar e a definir melhor, e agora até nos remates de fora da área se está a tornar perigoso. É um jogador que sempre apreciei, e a notícia de que abdicou da ida ao clube privado do engenheiro e do eucalipto só aumentou o meu apreço por ele. Mais um grande jogo também do Enzo.

 

E vão treze, sendo que foi importantíssimo aproveitar os deslizes dos rivais e ir para a pausa das selecções mantendo o registo perfeito e depois de alargar a nossa vantagem. O factor psicológico nunca é de desprezar. Quando regressarmos, mais um teste difícil, como o são todas as visitas a Guimarães. Ainda falta um bocado para isso, mas seria de extrema importância que quando fôssemos ao Porto o fizéssemos pelo menos com a vantagem pontual actual.

tags:
publicado por D'Arcy às 22:10
link do post | comentar
13 comentários:
De Anónimo a 20 de Setembro de 2022
... é um jogador que sempre apreciei, e a notícia de que abdicou da ida ao clube privado do engenheiro e do eucalipto só aumentou o meu apreço por ele ...

bela 'sarrafada' ... a nação benfiquista agradece ❗ ❗ ❗
De BI-CAMPEÃO EUROPEU a 20 de Setembro de 2022
Concordo ABSOLUTAMENTE.
Quero que a selecãozeca do vassalo do APITO da costa disfarçado de seleccionador fernandeco santos perca os jogos TODOSSSSSSSSSSSS.
Não gosto de ver os jogadores do meu querido slBenfica partilharem balneários com PORCOS IMUNDOS do calibre de um tal OTÁRIO do clubeco da fruta e café com leite, que é simplesmente um MONTE DE ESTERCO com a cultura do clubeco da BATOTA, clubeco esse que se estivesse em Inglaterra e lá fizesse um terço do que o que faz aqui nesta aldeola ou quintarola dominada por trafulhas, criminosos e corruptos, há muito que tinham sido proibidos de andar a conspurcar o Desporto.

Esta equipa da federaçãozeca não é mais do que um TRAMPOLIM para o tal APITO da costa colocar a seu belo prazer os seus batoteiros jogadores a fim de os inflacionar para futuras vendas.
Põe lá qualquer coisa como se prova agora com esse OTÁRIO brasileiro que é para mim um dos mais odientos e execráveis simuladores e falsos jogadores de futebol que apareceram em Portugal.
Com esse porco imundo em campo, os vómitos que me provoca são tantos que nem sou capaz de ver qualquer jogo dessa equipazinha do tal fernandeco santos.

AVÉ GRANDE RAFA SILVA.

A minha Selecção verdadeira é apenas e só o meu querido SPORT LISBOA E BENFICA. Mais nada.

BENFICA BENFICA BENFICA................... Sempreeeeeeeeeeeeeeee.
De Anónimo a 20 de Setembro de 2022
O estado de graça ainda continua?
Aguardemos os próximos capítulos.
De O primata apolítico a 21 de Setembro de 2022
Continua e vai continuar que agora não há Taarabts nem maneis, e também não há treinailhador de arrasos e de jogar a triplificar ou lá como se diz em pastilhês amadorense.
De Sandra a 20 de Setembro de 2022
Parabéns ao Benfica!!
De Luis Agostinho a 21 de Setembro de 2022
Foi um jogo em que tive a sensação de que houve poupança de forças e os jogadores fizeram q.b. O início do jogo foi bastante molenga, aliás, parece-me que esta época os inícios têm sido sempre assim, para depois mais tarde a equipa se libertar e resolver os jogos. Sinceramente, eu prefiro os "15 minutos" à Benfica" e depois assistir ao resto do jogo em tranquilidade. Felizmente, do antónio nobre desta vez não há nada a dizer, e do jogo, também não.

Anda por aí uma onda de indignação relativamente ao apedrejamento do carro do treinador dos fruteiros. Pena essa indignação não ter acontecido nas várias vezes que o autocarro do Benfica foi apedrejado, que os jogadores do Benfica foram agredidos com bolas de golfe, que autocarros com adeptos do Benfica foram apedrejados, quase tirando a vida a um jovem que seguia no autocarro da Casa do Benfica de Barcelos. Já agora, as autoridades (in)competentes do "palermo do norte" já identificaram os autores do apedrejamento do carro da mulher do treinador. Esperamos que o façam também em relação ao autocarro da Casa do Benfica de Barcelos....e já estamos à espera há anos... Como o Vieira diz que o padrinho lhe disse, "se fosse no Porto..." A máfia da fruta tem fomentado o ódio e violência no desporto há pelo menos 40 anos, com total impunidade. Agora temos uma "maregada" só porque a besta se virou contra os donos? E o resto?

Anda por aí uma onde de indignação porque os adeptos do Estoril reagiram às provocações constantes e porcas de um azeiteiro quando da visita dos fruteiros ao Estoril. Em primeiro lugar, é de louvar a resistência da bancada a uma perda de pontos do contumil no Estoril, sem intervalo de meses com pagamentos pelo meio... em segundo lugar, onde estão estas virgens ofendidas quando a Nação Benfiquista é insultada em todos os jogos da dragartagem, chamando nomes às nossas mães? Porque é que a CPCJ não investiga um pai que provoca este tipo de situações com uma filha pequena consigo? E que pai sujeita uma filha pequena ao que ele fez? Enfim, todos conhecemos a frutaria do Contumil e seus adeptos, acho que ninguém se surpreende minimamente por estes acontecimentos.

Capa do rascorde, "Rafa diz não a Portugal". Pardon??? Desde quando uma equipa de futebol é um país? Ainda por cima uma equipa onde grande parte da população, talvez a maioria? não se sente representada? Ainda por cima uma equipa que é controlada por um grupo de interesses, que vão de jogadores a empresários, passando por clubes? Ainda por cima uma equipa onde há jogadores que ofendem a maioria da população deste país, chamando nomes às nossas mães? Acho que muito poucos Benfiquistas reprovaram a decisão do Rafa. Pelo contrário. Pena a chamada e ida do Ramos. Que convocatória tão política e hipócrita! Continuo a dizer o que tenho dito há anos. Esta equipa, e federação, não me representam, não gosto dela, acho que nenhum jogador do Benfica deveria ir ou jogador que se diz Benfiquista. Alguma vez eu partilharia o balneário com alguém que me chamou "filho da p..."? Jamais.

Apesar de reconhecer que a equipa estava cansada devido à sobrecarga de jogos (isso é outra coisa que não está a ser devidamente analisado e discutido a nível nacional e internacional) tenho sempre receio destas paragens para as federações, uefa e fifa ganharem dinheiro à custa dos clubes (adeptos). Voltarão em forma e a ganhar como foram? Haverá lesões? Além disso, é muito tempo sem o Benfica jogar e preciso do meu shot de Benfica.

Saudações Benfiquistas



De O primata apolítico a 21 de Setembro de 2022
Muito bem, excelentemente escalpelizado.
De Anónimo a 21 de Setembro de 2022
https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2020/06/08/clube-benfica-luis-filipe-vieira-declaracoes-na-sequencia-da-assembleia-geral-da-liga (recordo ...)

"O que me preocupa mais hoje é que o Benfica, nós, eu e o motorista, fomos vítimas de um atentado quando vínhamos de Paços de Ferreira e isso ficou em águas de bacalhau. Foi um milagre tanto ele como eu não termos falecido.

E o que agora se passou com o autocarro do Benfica é um crime grave, das coisas mais nojentas e maquiavélicas que eu vi! Não sei se são benfiquistas ou quem é que são, mas as autoridades têm de descobrir quem fez isto ao Benfica, é um apelo que fazemos! Se aquele pedregulho bate no vidro do motorista, o acidente podia ter sido muito grave e poderíamos ter tido mortes. Os responsáveis por este ato, se forem benfiquistas, serão afastados do Clube; se forem sócios, serão afastados imediatamente."

há benfiquistas com memória selectiva ... c'um catano ! ! !
De Luis Agostinho a 21 de Setembro de 2022
Coisas de amigos...

"O presidente do F.C. Porto pode ser inimigo do Benfica mas meu não é. Entrevista de Pinto da Costa na Luz? Temos de situar esse momento, estávamos numa altura de pacificação no futebol português. Não tenho inimigos no futebol. Quando ele falou comigo, aceitei desde que não falasse mal do Benfica. Não vi mal nisso.(...)"
De Anónimo a 21 de Setembro de 2022
* Roger Schmidt mudou o jogo do Benfica, desde que chegou para a actualidade, para não ser surpreendido pelo "autocarro". No início era mais incisivo com Neres, Enzo e Rafa. Agora é mais de desgaste, mas consegue colocar cinco futebolistas nas imediações da grande-área acrescentando Gonçalo Ramos e João Mário numa frente que passou de três para cinco. Bem pensado * (#am)
De Luis Agostinho a 21 de Setembro de 2022
Controlo anti-doping e pepe não participa.

Dia seguinte pepe tem dispensa da equipa da federação de FRUTAbol.

Nesse mesmo dia, o seleccionador ronaldo passa por cima do gestor e diz que vai ficar na equipa até...lhe apetecer...?

Reforço o que ando a dizer há anos: apelo a todos os jogadores do Benfica e os que já não estão no Benfica, mas que se dizem Benfiquistas, que saiam dali o quanto antes.
De Ricardo a 22 de Setembro de 2022
Concordo com D'Arcy...MVP Rafa!
De Luís Manuel a 22 de Setembro de 2022
Olá D'Arcy, e obrigado pelo post. Boa análise ao jogo. Também me enervei um bocado com essa atitude sobranceira dos primeiros 30 minutos (até porque era imperioso aproveitar os maus resultados dos nossos "adversários.") Não costuma dar bom resultado. Admito que o desgaste do jogo em Turim se tenha feito sentir. Na segunda parte a nossa equipa entrou com outra vontade e outra cabeça, e jogou um excelente futebol. Gostei bastante da dinâmica e entrosamento da equipa. Temos jogadores e treinadores que sabem perfeitamente que, no nosso Clube, nunca se pode facilitar/abrandar seja contra quem for.

Concordo com os destaques individuais. Gostava de ver o Aursnes num dos muitos jogos que iremos ter em que será preciso "meter o cabedal", talvez já em Guimarães. Mas ainda bem que o Florentino pôde descansar. Boa notícia não ter sido chamado ao clube dos nandos, do macaco e do Ronaldo. E depois de uma excelente notícia (o Rafa abdicar desse clube), lá veio outra má, que foi a chamada do Gonçalo. Se dependesse de mim, nenhum dos nossos poria lá os pés.

Importante fazer descansar alguns jogadores (infelizmente outros não descansarão muito, com jogos noutro continente, outros fusos horários e respectivas viagens) para o ciclo difícil que se avizinha. Está muito jornaleiro, comentadeiro e dragarto a apostar as fichas todas no Vitória, no PSG e no calor da noite. Temos de seguir unidos e concentrados.

Força, Benfica!

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Setembro 2022

Agosto 2022

Maio 2022

Abril 2022

Março 2022

Fevereiro 2022

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Passeio

Memorável

Sozinhos

Indiscutível

Superioridade

Pragmático

Complicado

Confirmação

Tranquila

Escasso

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds