VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Domingo, 3 de Agosto de 2014

Pré-época

Terminou hoje a pré-época do Benfica, e deixo aqui algumas opiniões sobre a mesma. O balanço é obviamente muito negativo. Não é que eu tivesse logo à partida grandes expectativas para a mesma (até porque fazê-lo para uma pré-época nem me parece muito lógico), mas o que vi foi ainda pior do que eu esperava. As minhas expectativas eram baixas a partir do momento em que ficou claro que a orientação da direcção do nosso clube foi dar preferência à vertente financeira em relação à desportiva. Se as inúmeras vendas (não colmatadas até agora por aquisições de valor semelhante) não fossem por si só suficientes para concluir isso, os dois jogos na Suíça martelados no meio do calendário, que nos deixaram na confortável situação de disputar quatro jogos no espaço de cinco dias, mais reforçaram essa convicção - não consigo conceber outro motivo para este disparate a não ser o cachet que nos terá sido pago para essa ida à Suíça.

 

Estes jogos de preparação terão sido também afectados pela ausência de alguns jogadores importantes, em particular no centro da defesa. O facto do Sidnei ter sido titular em todos eles (não acredito que fique no plantel) é exemplificativo. A defesa foi um dos piores sectores em todos estes jogos, completamente descoordenada e a conceder golos infantis. Mas independentemente disso, a conclusão óbvia que podemos retirar destes jogos é que a nossa equipa perdeu qualidade em relação à época passada, o que não é espanto nenhum se olharmos aos jogadores que foram vendidos. A situação mais irreparável foi, na minha opinião, a perda do Oblak. Como ficou brutalmente evidente no jogo de hoje (embora não seja surpresa nenhuma) não podemos atacar uma época confiando a baliza ao Artur. Até estaríamos melhor servidos com o Varela ou outro guarda-redes da formação, porque ao menos esses são jovens e têm margem de progressão. O Artur é um jogador formado que já não vai evoluir mais e que, pelo contrário, com o tempo tem vindo a acentuar os defeitos que já tinha. A saída do Siqueira não é das que mais me preocupa, já que fiquei agradado com o Benito e teremos ainda em princípio o Sílvio quando recuperar, embora tenha quase a certeza de que o Eliseu irá ser o eleito porque é um jogador da confiança do treinador. No centro, apesar de obviamente o Garay ser muito difícil de substituir, a época passada o Jardel cumpriu sempre que foi chamado, e o Lisandro seria para mim a escolha óbvia para ocupar o lugar ao lado do Luisão (não consigo perceber que se contemple sequer a possibilidade de novo empréstimo). O César poderá ser um jogador interessante quando se adaptar ao nosso jogo e se for introduzido na equipa de forma gradual, ao lado de um colega mais experiente (nunca ao lado do Sidnei). Não querendo desancar à partida um jogador depois de ver tão pouco dele, ou o Luís Felipe está mesmo muito fora de forma depois de tanto tempo sem jogar, ou então é mais um erro de casting que nada vem acrescentar ao plantel.

 

Na zona central do meio campo tivemos outro problema durante estes jogos. Jogámos sem um verdadeiro '6', e a verdade é que no plantel apenas existe neste momento o Rúben para tentar fazer essa posição enquanto o Fejsa não estiver recuperado. O Talisca é um médio ofensivo e se existe a ideia de o converter a tarefas mais defensivas, isso levará certamente tempo (o Matic levou praticamente uma época inteira). A surpresa pela positiva foi o miúdo João Teixeira. Ainda revela naturais insuficiências pela falta de experiência e comete erros por causa disso, mas mostrou ter potencial e se for possível lançá-lo aos poucos no onze (como foi feito com o André Gomes, por exemplo) parece-me que poderá ser um jogador útil. Nas alas, creio que o Markovic poderá ser substituído pelo Salvio (que até seria em teoria o titular a época passada, já que o sérvio apenas assumiu a titularidade depois da lesão do argentino). Já a substituição do Rodrigo no ataque será outro problema de difícil resolução. Olhando para o plantel, o jogador que me parece ter características mais apropriadas para ocupar o lugar até seria o Bebé, ou eventualmente o Sulejmani. Mas até preferiria a solução de colocarmos o Gaitán a jogar nas costas do avançado.

 

De uma forma resumida, apesar de para mim ser evidente a perda de qualidade do plantel, acredito que existe matéria prima suficiente para montar uma equipa capaz de defender o título. Isto se (e é um enorme 'se') o Enzo e o Gaitán se mantiverem no plantel, e conseguirmos encontrar uma solução para o problema da baliza. Se tal não acontecer, então as perspectivas para esta época serão ainda mais sombrias.

publicado por D'Arcy às 20:58
link do post | comentar
22 comentários:
De Anónimo a 3 de Agosto de 2014
E um seis de categoria e claro sempre partindo do pressuposto de que o gaitan e o enzo ficam mau demais o que vimos até agora espero que o vieira acorde e diga alguma coisa
De João Norte a 3 de Agosto de 2014
Há muita coisa errada e algumas quase inexplicáveis.
A questão dos Laterais Esquerdos é má de mais, Djavan é comprado e sai sem jogar, ninguém sabe quais os custos disto, alguém acredito que não perdemos dinheiro nisto? Transparência precisa-se.
Eliseu vem contratado por cerca de 1,5M sendo que um mês antes era um jogador livre.
Benito é curiosamente representado pelo mesmo empresário do Siqueira, jogador que dava garantias mas em que não quisemos apostar porque alegadamente quereria um ordenado muito elevado, algo negado pelo próprio.

Posto isto, o que espero é que se remedeiem dentro do possível os erros cometidos, é urgente contratar um Gr e um trinco de qualidade seria muito útil, perder Enzo e Nico não pode ser hipótese.
Lá estarei a apoiar tal como na ultima época, mas peço que o esforço não seja só meu e dos restantes sócios e adeptos.
De Ricardo Caldas a 3 de Agosto de 2014
Para 6 temos o André Almeida, neste momento! Não é o melhor, mas é a solução possível.
De pge a 4 de Agosto de 2014
As minhas grandes preocupações são Guarda redes e Avançado. A questão do trinco até dou de barato, temos Almeida e Amorim perfeitamente integrados nas ideias da equipa, só se fosse Javi Garcia a vir.

Parece que não gostas muito de Eliseu mas eu gostei bastante do que vi embora não tenha visto os seus 20min contra o Arsenal.

Para mim é quase certo que o "chines" do Valencia vai bater a clausula do Enzo, pois agora aquilo é um brinquedo novo pra ele e aí teremos novo problema.

Tambem me agradou o João Teixeira, tambem gostava de ver Bebe no ataque e tenho pena q Pizzi esteja lesionado pois Ola Jonh vai ser mais do mesmo.













De Arim a 4 de Agosto de 2014
Parece-me a mim que temos o futebol profissional mais concretamente a equipa principal numa situação muito mas mesmo muito complicada.
De Anónimo a 4 de Agosto de 2014
Considerando a situação económico-financeira que se vive, penso legítimo antever que o Benfica tenha que fazer sacrifícios, com naturais reflexos na qualidade da sua equipa de futebol ("Quem não dinheiro não tem vícios").

No entanto, três coisas me ocorre questionar:
- desde logo, as incompreensíveis e não explicadas condições da venda do Garay;
- o facto de o Presidente LFV não se dirigir à "nação benfiquista" dando-lhe conta da realidade actual das finanças do clube, aparente razão primeira para um desinvestimento no futebol profissional;
- como é possível o vizinho da Segunda Circular, com uma situação financeira ainda mais periclitante, consegue fazer equipas competitivas com tostões, dando-se mesmo ao luxo de recusar vendas de activos por valores abaixo das cláusulas contratuais, o que não tem acontecido no Glorioso.
De Jose Joao a 4 de Agosto de 2014
D'Arcy , estou de acordo com tudo o que escreveu. Mas se é verdade que também as minhas espectativas eram nenhumas em relação a pré-época, também é verdade que a humilhação foi tremenda. Não posso conceber que o Benfica vá a um torneio daqueles, e traga na bagagem 8 golos sofridos e 2 marcados em dois jogos. Isto é mau demais. Quando somos humilhados por um clube como o Valencia , e não me venham conversas do dinheiro... Aquilo foi mau de mais. Mas o mais curioso é que durante o ano, vimos os nossos dirigentes afirmarem que o Benfica estava consolidado, tinha as contas em ordem, tinha uma pujança como nenhum outro, e tal e tal... O BES vai abaixo e o Benfica vende tudo? Olhe, eu sou sócio da província, pago as quotas, assino a BTV , compro camisolas, participo na Casa do Benfica da minha terra, e quando há um Benfica- Sporting, ou Benfica -Prto , gosto de ir ver. Sabe a que horas costumam ser esses jogos em nossa casa? Sabe a que horas chegamos a casa para ver o Benfica? O que faz a Direcção, a não ser pedir dinheiro e mais dinheiro aos sócios? Para construir bancadas no Seixal, já há dinheiro? Para o senhor das Casas do Benfica , há BMW serie 7 ou 8? Então mas que raio de conversa é esta? Não tem dinheiro para o futebol, não tem vícios.
De Antonio Matos a 4 de Agosto de 2014
Depois de tudo o que já fez (Estádio, Centro de Treinos, BTV e Museu), para o serviço ficar completo, restava a LFV, cavar a sepultura e tratar das exéquias do Benfica. Vamos acompanhar o BES, nasta viagem sem retorno. A minha dúvida é se, a exemplo do banco, renascerá das cinzas um Novo Benfica.





















De Joao Coelho a 4 de Agosto de 2014
Olá Darcy e já era tempo de alguém postar algo que possamos comentar. O outro blogger que por aqui anda está demasiadamente colado com o status quo e os seus posts, sabe-se lá porquê, não dão direito a comentário.

Eu vou deixar passar mais algumas semanas e depois digo de minha justiça. Mas o que me parece é que o LFV está de tal maneira atravessado que desatou a vender tudo o que mexe. Estaria tudo bem se fosse pelas cláusulas mas parece que andamos a fazer saldos. Urgem explicações mas quem aparece é o Pedro Guerra com discursos alucinantes.

Mais que os jogadores que devíamos ter e não temos, temo mais pela saúde financeira do SLB e pelas negociatas do LFV que só têm prejudicado o nossos Clube. Há anos que venho dizendo que a gestão do SLB é feita sem estratégia, não se percebe como o nosso déficit aumenta e preocupa-me ainda mais que haja Benfiquistas que vão na cantiga.
De Francisco Pereira a 4 de Agosto de 2014
Olá D´Arcy.

Sou o tal que deixei de gostar do J.J., primeiro como homem depois como treinador.
Claro que o nosso Benfica está em baixo, falta de dinheiro para cumprir compromissos, mais agora com a questão do BES. A equipa reforçou-se muito, mas de modo fraco, mesmo assim não tanto como no Sporting onde, ao que parece têm caído os bons treinadores, aqueles que ainda pensam primeiro na carreira deles e da equipa e só depois no dinheiro. No Benfica, jogadores a custo zero, só entram em grande desespero e, depois, o pouco que jogam não lhe dão confiança nem rotina para se mostrarem. Caso evidente, a melhor, para mim, aquisição do Benfica :
Candeias, jogador rapidíssimo e alta técnica. Bom, mas os benfiquistas também não falam nele. Treinador, será que não viu, contra o Valência, que a direita deles estava sempre à vontade para criarem golos, era fácil intervir vocalmente mesmo, lá para dentro e resolver o assunto.
De resto, o super Cancelo e outros jovens, não contam muito para o JJ, a não ser que não tenha outro remédio.
Rodrigo, esse super ponta de lança ???? Mas, no Mundial, eu vi Campbel (emp. ao Olimpyakos), Montero (joga no México), Costli, Valência, Green(19 anos, E.U.A.), Origin (bruges), respectivamente da Costa Rica, Equador, Honduras, Equador, E.U.América e Bélgica.

Além de tudo hà o tal triângulo de que falei no fim da época passada e que agora já é um exágono com P.Costa no vértice primeiro e último, Angel M.Vilar, Lopetegui, Nuno Esp.Santo e 4 primeiros de Espanha, e Empresários de Jogadores e P.Costa.
Além da necessidade de dinheiro do Benfica, a coincidência de ter entrado no Porto uma equipa de Espanha.sem( estranhamente) serem exigidas verbas exorbitantes e outra equipa a sair do Benfica para Espanha. Acrescenta-se a obrigação dos três maiores, Real Madrid, Atlético de Madrid, Barcelona a sentirem-se na obrigação de cederem igualmente cada um deles, algo para o Porto.

Realmente, o Pedro Guerra, na CMTV, põe-me fora de mim, tira-me toda a paciência para ver aquilo o que fará para os outros intervenientes no Programa.!!!! Se ainda fosse para beneficiar o Benfica, mas não, o que faz é transmitir uma péssima imagem de todos os benfiquistas que, óbviamente (falo por mim), não se comportam assim.

Que Deus valha ao meu Benfica.

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Confrangedora

Doloroso

Inequívoca

Tristeza

Deplorável

Descanso

Cumprido

Entradas

Regresso

Inadmissível

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds