VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Terça-feira, 9 de Março de 2021

Profundidade

Conseguimos regressar às vitórias fora de casa depois de meses. Foi uma vitória incontestável, à custa de uma boa segunda parte na qual acrescentámos um ingrediente muito simples ao nosso futebol, que há meses que parecia andar estranhamente ausente: profundidade.

1.jpg

Num onze sem grandes surpresas a maior novidade foi a titularidade do Pizzi no meio campo em vez do Taarabt. Não foi preciso ver muitos minutos para ficar com a sensação de que a coisa tinha tudo para correr mal. O Benfica revelava muitas dificuldades para conseguir desmontar o autocarro da B SAD, voltando a apresentar aquele futebol irritante de tabelas e tabelinhas, toques para o lado e para trás, e demasiada insistência em penetrar pelo meio, onde existia uma floresta de jogadores azuis. O já habitual estado do relvado do Estádio Nacional também não ajudou em nada - embora estivesse muitíssimo melhor do que já o vimos noutras ocasiões, ainda assim estava bastante irregular e isso dificultava a tarefa aos jogadores, tendo por isso sido normal vermos muitos passes errados e maus controlos de bola. Ainda assim, durante quase meia hora o jogo foi quase de sentido único, jogando-se quase sempre no meio campo da B SAD sem que o Benfica passasse por grandes dificuldades na defesa. Apesar da inépcia no ataque, conseguimos criar duas ocasiões flagrantes no espaço de um minuto, aos vinte e quatro e vinte e cinco. Na primeira, depois de uma boa incursão o Grimaldo conseguiu isolar o Pizzi, deixando-o na cara do guarda-redes, mas o melhor que ele conseguiu fazer foi rematar-lhe quase à figura. Logo a seguir, um cruzamento do Rafa da direita permitiu ao Seferovic antecipar-se de cabeça ao guarda-redes, mas a direcção que a bola levou apenas serviu para reforçar a minha opinião de que o suíço é um dos piores cabeceadores do Benfica. A partir da meia hora a B SAD começou a tentar dar arzinho no ataque e teve uma boa ocasião, na qual o Varela se apanhou em posição frontal para rematar mas fê-lo quase na direcção do Helton, que apenas teve que ter bons reflexos para evitar o golo. O nulo ao intervalo não era de todo desajustado, mas podíamos lamentar as duas boas situações desperdiçada.

3.jpg

Percebeu-se logo no recomeço que o Benfica regressou com outra mentalidade para a segunda parte. Maior velocidade e sobretudo maior verticalidade no seu jogo. O primeiro golo demorou dez minutos a surgir. O primeiro momento decisivo na jogada é quando na transição o Rafa consegue evitar o corte de carrinho de um adversário no meio campo, deixando depois a bola no Everton. Esta seguiu para o Grimaldo na esquerda que depois fez uma coisa surpreendente. Em vez de tentar vir para dentro e tabelar com algum colega, decidiu-se por um cruzamento imediato, colocando a bola tensa no centro da área, onde o Seferovic se antecipou aos defesas e rematou de primeira para o golo. Revolucionário. Não refeito ainda da surpresa do primeiro golo, três minutos depois vejo o Diogo Gonçalves a fazer um passe em profundidade, permitindo ao Seferovic atacar o espaço vazio sobre a direita, fugir aos defesas, e à saída do guarda-redes finalizar de forma perfeita com um remate de pé esquerdo para o poste mais distante. De alguma maneira, após estes meses todos, parece que chegámos à conclusão que jogar de vez em quando a bola de forma mais directa ou na direcção da baliza adversária é capaz de ser uma forma eficaz de marcar golos, sobretudo quando as tabelinhas e os passes para trás e para o lado não estão a surtir efeito. Aos dois golos no espaço de três minutos seguiu-se um terceiro dez minutos depois do primeiro, isto depois de já termos desperdiçado mais duas grandes ocasiões para marcar, pelo Rafa e pelo Everton. Este surgiu de um canto marcado à maneira curta, com o Grimaldo a fazer um cruzamento muito semelhante ao que tinha dado o primeiro golo e surgindo três jogadores do Benfica na zona de finalização, sendo o toque final do Lucas Veríssimo com o peito. Depois do vendaval que foram estes minutos o Benfica foi fazendo algumas alterações e pareceu mais interessado em gerir o jogo até final, mas mesmo assim ainda criámos mais uma ocasião flagrante para o quarto golo, que seria também o terceiro do Seferovic, mas o suíço não acertou com a baliza quando estava em posição frontal. Das alterações feitas, achei que o Taarabt entrou particularmente destrambelhado (mesmo para aquilo que é habitual nele), voltei a gostar do Chiquinho, e nos minutos finais experimentámos outra vez o esquema de três centrais. Foi precisamente nesse período que a B SAD ressurgiu um pouco e ainda tentou o golo de honra tendo o Helton sido obrigado a uma boa intervenção para o evitar.

2.jpg

O homem do jogo é o Seferovic pelos dois golos, mas podia ter marcado outros tantos pois teve oportunidades para os fazer. Os outros destaques vão sobretudo para os defesas, o que é até estranho num jogo que dominámos e vencemos com alguma facilidade. O Grimaldo fez duas assistências e só não foram três porque o Pizzi não conseguiu concretizar o golo que ele lhe ofereceu. O Diogo Gonçalves parece estar a tomar conta da lateral direita, e o passe dele para o segundo golo do Seferovic foi excelente. A dupla de centrais esteve em bom nível e raramente perdeu um lance.

 

Três vitórias seguidas no campeonato já parecem um luxo nesta altura. Parece-me que em termos de processos defensivos o Benfica já conseguiu estabilizar minimamente a coisa - temos apenas um golo sofrido nos últimos seis jogos para o campeonato, e esse golo foi de penálti. Agora falta que o ataque comece a render regularmente aquilo que o valor dos nossos jogadores exige. Tivemos um vislumbre disso naquele período inicial da segunda parte, agora é esperar ver isso durante períodos mais prolongados e com maior consistência.

tags:
publicado por D`Arcy às 22:49
link do post | comentar
18 comentários:
De SAP2ii a 10 de Março de 2021
Esperemos pelo Boavista, para ver se se confirma.
Era bom.

#AguiadosCéus
De Luis Agostinho a 10 de Março de 2021
Qual será o Benfica verdadeiro, o da primeira parte, ou o da primeira metade da segunda? Ou será algures no meio?

Qual vai ser o Seferovic que vamos ter? O habitual, que falhou mais um golo "fácil" na primeira parte, ou o dos dois golos da segunda? Irá o JJ fazer um milagre e colocar o Seferovic a marcar 30 golos?

O Benfica até nem entrou mal no jogo e tivemos duas oportunidades flagrantes (Pizzi e Seferovic). Após os seus habituais falhanços, a equipa entrou em depressão até ao inicio da segunda parte.

Assim que vi a equipa inicial, mais ou menos uma hora antes do jogo e vi o Pizzi a 8 e o Sefe a 9, tive uma angustia imensa, que durante a segunda parte se tornou numa depressão.

Inaceitável a falta de competitividade que o Benfica está a revelar em todas as modalidades. Não lideramos em nenhuma, e vamos perdendo as sucessivas taças. Na minha opinião, o Benfica está doente.

Preocupa-me as pequenas mensagens que "a estrutura" vai enviando cá para fora através de vários média. A de que "vamos voltar a apostar na formação". Eu gosto de ter jogadores da formação na equipa, quem não gosta? O que me preocupa é o retorno ao passado recente vitoriano e lagiano, de aposta incondicional no Seixal, vendendo os melhores e ficando com os que não têm mercado, garantindo-lhe lugar no plantel, e por falta de opções, na equipa, e a continuada perda de competitividade. O assunto do dia ontem é que o Florentino, o Gedson (que aparentemente recusou voltar este mercado de Inverno) e o Jota iriam voltar para a próxima época, juntando-se a eles mais alguns que já cá estão na B. Alguém tem dúvidas de que, se eles tivessem tido mercado, não voltariam? E não têm mercado porquê? O objectivo é valorizá-los no Benfica para os vender? E no meio disso tudo, onde ficam os objectivos do Benfica, o maior clube de Portugal, de vencer? Se a isso associarmos o que o Vieira disse na tal entrevista, onde deu a entender que estava satisfeito por os "reforços" não estarem a render porque isso mostrava que a aposta na formação era o único caminho e que só investiu para satisfazer os sócios e que foi contra a sua vontade....antes do factor "made in Benfica" ou "made in conchinchina", para mim o mais importante, é a qualidade. Se o jogador tem qualidade, fica no plantel e pode até jogar, se não há, vai-se buscar fora. Há jogadores que não evoluíram como deveriam porque em vez de irem rodar em clubes mais pequenos, foram logo atirados às feras na equipa inicial. E vários dos jovens que a época passada foram vítimas dessa política, onde estão agora? Há muito talento na equipa B, mas não é ainda para a equipa principal. Têm de ter espaço para crescer, terminar a formação, ganhar experiência. Há outra factor que não sei bem como irá evoluir, se voltarmos a apostar desmesuradamente na formação, isso significa que o JJ irá embora, e quem voltará? O Lage a quem continuamos a pagar ordenado? Será a próxima época o deja vu vieirista do passado recente, relembro aquela final da taça de Portugal contra os fruteiros e a queda na classificação do ano passado, e mais uma época a ver navios em termos de vitórias, que será a terceira?

Elogia à atitude da direcção de não enviar atletas ao nacional de atletismo devido à falta de garantias de seguranaça dos atletas. Se tivessem esse tipo de atitudes mais vezes, e em outras modalidades, incluindo o futebol, se calhar não estávamos na situação em que estamos.
De Luis Agostinho a 10 de Março de 2021
ERRATA:
Assim que vi a equipa inicial, mais ou menos uma hora antes do jogo e vi o Pizzi a 8 e o Sefe a 9, tive uma angustia imensa, que durante a PRIMEIRA parte se tornou numa depressão.
De BI-CAMPEÃO EUROPEU a 10 de Março de 2021
Caro Luís Agostinho, totalmente assertivo o seu comentário, aliás, como sempre são. Parabéns.

Quanto a nós Benfica não liderarmos em nenhuma modalidade desportiva, isso é na actualidade o NOVO NORMAL do nosso querido SLBenfica!!!

E é-o, porque as nossas várias equipas são CLONES quase perfeitos do HIPER-MURCHO que faz de conta que é Presidente do Maiior e Melhor Clube de Portugal, e que só os BATATOLAS não se deram ainda conta de que o homenzinho serve-se a si próprio e aos seus "amigos", em vez de servir o nosso Benfica!!!!

O nosso querido Clube está desde há uns bons temos transformado num grande clube de FÉRIAS PAGAS aos seus "profissionais"!!!!

Todos se "esfalfam", "esganam", "se matam", etc,etc,etc,.... quando sabem que o Benfica "anda com olho" neles. Nada de admirar, pois jogar/representar o Benfica é um PRIVILÉGIO só ao alcance de uns poucos entre muitos e muitos e muitos!!!! Até aqui, tudo bem, tudo normal e natural.

O problema é quando chegam ao Benfica!!!! Aí chegados, atingiram a sua "zona de conforto". Condições de treino e logísticas incomparáveis em Portugal e não só, bons e muito bons ordenados, estatuto de jogar no Maior Clube Português, etc,etc,etc,.... mas depois de encontrarem tudo isso, PARADOXALMENTE passam a correr e a lutar metade ou menos, daquilo que corriam e lutavam quando estavam nos seus anterirores clubes!!!!!!

Porque é que isso acontece?!
Para mim só existe uma resposta: FALTA DE EXIGÊNCIA MÂXIMA de que dirige o Clube, principalmente quem está na sua mais alta Cadeira do Poder, que é o Presidente da Direcção e da SAD.

Infelizmente sou obrigado a reconhecer que nos clubes nossos inimigos figadais, o riporting de alvaLADRA, e principalmente o fcpenalty, a capacidade de EXIGÊNCIA E IMPOSIÇÃO DE TRABALHO E DEDICAÇÃO E APLICAÇÃO TOTAL, é o triplo ou o quádruplo daquilo que acontece no nosso querido SLBenfica!!!!

Eis pois, a razão de estarmos subalternizados por eles em matéria classificativa nas várias modalidades, quando na verdade temos tudo de melhor do que qualquer um!!!
Ainda agora na final da Taça de Portugal de Voleibol em que éramos super-favoritos fomos COMIDOS porque vamos para as finais como se já as tivéssemos ganho, e sem a VERDADEIRA MENTALIDADE COMPETITIVA E DE CAMPEÃO!!!

A mentalidade destes clones de vieira é: estamos na Final, ganhemos ou percamos, está tudo bem na mesma, estaremos sempre felizes porque o clube é grande, é o maior e paga bem e sempre a horas, e portanto não há razão para alguém ficar chateado!!!!

Vejam bem a quantidade de finais que as nossas equipas perdem nas várias modalidades!!!! Fazemos na maior parte delas o papel de CABEÇUDOS, DE BÔBOS DA CÔRTE!!!

Enquanto tivermos dirigentes mansos e murchos. dirigentes com água a correr-lhes nas veias em vez do VERDADEIRO SANGUE VERMELHO, iremos continuar a olhar para cima se quisermos ver os nossos adversários/INIMIGOS e a fazer o papel de fugurantes menores nas várias finais desportivas!!!

ESSA É QUE É (infelizmente) A VERDADE!!!
NÃO DEVEMOS ESCONDÊ-LA. NUNCA. É NOSSO DEVER DE BENFIQUISTAS DENUNCIÁ-LA E EXIGIR MUDANÇAS. MUDANÇAS DRÁSTICAS PARA QUE DEIXE DE FALTAR BENFICA AO BENFICA.

Quanto ao jogo, tivemos na 1ª parte uma espécie de "svj" sujeito sempre a ir para as cabines a perder e na 2ª metade já vimos alguma coisa do SLBENFICA!!!!

Helton Leite está a JUSTIFICAR titularidade.
Inacreditável Pizzi, quase sempre a jogar a passo, e isolado aos 23 minutos e com tudo para fazer golo, só resolve rematar para a baliza quando está a 30 centímetros do g.redes adversário, facilitando a defesa deste - o que veio a acontecer -, e depois levando as mãos à cabeça como fazem sempre os jagdores BANAIS!!!
Jogador sem intensidade e com pouca força, fácil de desarmar, teve a sorte de nascer com o cu virado para o Sol e "cair" no Benfica, pois se estivesse num Guimarães, Braga, Paços-Ferreira, etc,etc, dificilmente seria titular!!
Atenção que, como pessoa gosto bastante de Pizzi, homem simples, afável e sem peneiras, mas como jogador do Benfica, penso que actualmente não acrescenta nada, antes porém, com ele quase que jogamos com menos um!!!!

Quanto ao Sferovic, o COGNOME de hiper-cepo parece que o fez acordar e dar mais ao pedal!!!
Dois belos golos. Falta-lhe SABER CABECEAR.

SLB, desde sempre e para sempreeeeee
De Luís Manuel a 10 de Março de 2021
Caro Luís Agostinho,

Concordando com muito do que diz, estou em desacordo consigo relativamente a isto: nem sempre os jogadores da equipa B têm de ter espaço para crescer, terminar a formação e ganhar experiência. Evidentemente que não serão todos, mas vejo na nossa equipa B e sub-23 pelo menos 3 ou 4 jogadores com capacidade e muita qualidade para jogar na equipa principal. E, olhando até para muitos dos jogadores que temos na equipa principal, sobretudo para vários que custaram milhões, tenho a impressão que esses 3 ou 4 entravam de caras na equipa principal, ou pelo menos estariam sempre entre os 18/20. É preciso apenas que haja um treinador que aposte neles, que os saiba motivar, e não que os deixe a queimar em lume brando, como está a acontecer com o Gonçalo Ramos. Renato Sanches, Nelson Semedo, João Félix, Rúben Dias, Ferro, Lindelof, Florentino e Gonçalo Guedes, por exemplo, passaram directamente da equipa B para a principal, e acrescentaram muito, mas muito, à qualidade do nosso futebol. (Quando Rui Vitória lançou Nelson Semedo e Renato Sanches, por exemplo, JJ veio dizer que já tinha reparado neles... pois, se calhar até já tinha - o que duvido -, mas não apostou neles, e devia estar com alguma dor de cotovelo quando afirmou isso...) No Braga, o Carvalhal tem apostado em alguns jogadores da B com algum sucesso, o mesmo se podendo dizer do Amorim. No Ajax, isso faz-se com naturalidade e sucesso, e nem todos os jogadores da B vão rodar para outros clubes antes de regressarem à casa-mãe.

Saudações Benfiquistas.
De Luis Agostinho a 10 de Março de 2021
Caro Luis,

Ma eu não sou contra a jogadores vindos da formação entrarem no plantel. Eu sou todo a favor, só penso que tem de haver pelo menos dois critérios: a qualidade do jogador, e se o jogador está pronto a entrar no plantel da equipa principal. Se cumprir estes dois critérios, ainda bem, obviamente deve entrar. Se não cumprir, por exemplo o segundo, deve ir rodar e com calma, crescer, e depois, se for caso disso, voltar. Como aliás aconteceu com o Rui Costa, e tantos outros. Nem todos são Chalanas. Apesar de reconhecer muito talento na equipa B, não sei se algum terá para já maturidade para entrar na equipa principal, e se for para não ser convocado, mas vale continuar a crescer numa equipa mais pequena. Mas isso, é para que servem os técnicos, que trabalham com eles e os conhecem melhor.

Temos um exemplo na equipa principal de um jogdor que deveria estar a rodar. O lateral esquerdo, o Tavares. Quantos pontos já nos custou? E se é verdade que todos esses que nomeia tiveram sucesso, também há vários que não tiveram, e onde estão eles agora? Há um caso que eu considero que foi tratado de forma tão injusta, um jogador que eu aprecio bastante e que foi vitima disso. O Ferro. Foi daqueles a quem mais culpas foram atribuídas pelo descalabro da época passada, mas grande parte da responsabilidade foi dos seus parceiros da esquerda (laterais esquerdos) e meio campo. O Tavares da direita, outro. Jota. Etc.

O problema é que houve aposta em jogadores que não estavam prontos para isso, e ainda por cima, alguns foram aposta em jogos das ligas europeias, incluindo champions. Não sei se o objectivo era colocá-los numa montra para ver se alguém comprava... mas o custo desportivo para o clube tem sido enorme. Desde que o Vieira mudou o paradigma em relação à aposta, na minha opinião desmesurada, e aí é que está o problema, na formação, passámos do top 10 do ranking europeu para...sinceramente já nem sei, mas sei que é baixo. Acho que é um facto indesmentível. Temos vindo a perder muita competitividade. Primeiro foi na Europa, fazendo campanhas europeias indignas dos pergaminhos do Benfica, contabilizando 0 pontos e levando 5 de colossos suíços, por exemplo. Agora, estamos a perder também competitividade interna. O covid não explica tudo.

Relativamente ao Ajax, eu penso que há uma grande diferença entre o que o Ajax faz e o que o Vieira faz. O Ajax forma e aposta na formação, é verdade, mas mantém os jogadores vários anos, eles contribuem para o clube desportivamente, e só os vende, por preços muito altos, os melhores, quando já estão maturos. O Viera vende logo os melhores e só ficam os que não têm mercado. Veja-se o caso Félix, Renato Sanches, Bernardo Silva, Gonçalo Guedes, por exemplo. Todos saíram cedo de mais. Se já é muito dificil ser competitivo apostando na formação, vendendo sempre os melhores, é impossível.

Tem de haver um equilíbrio entre jovens e jogadores mais experientes e só assim os jovens conseguem atingir o seu potencial. Não penso que o Gonçalo Ramos esteja a ser queimado. Está a ser utilizado aos poucos, com calma, sem grande pressão, para ele poder crescer, adaptar-se. Acho que é o correcto, embora tenha havido ocasiões onde ele poderia e deveria ter tido mais minutos. Mas isso também se deve às contingências dos jogos, e vamos admitir que o que o Benfica tem jogado não tem sido o melhor para a entrada de um jovem na equipa. O que o queimava era mandá-lo lá para dentro quando as coisas não estão a correr bem e esperar e dar a ideia aos adeptos, que ele deve mudar o rumo dos acontecimentos. Isso seria muita pressão em cima de um jovem , embora com potencial, como ele tem.

Saudações Benfiquistas
De Luís Manuel a 11 de Março de 2021
Caro Luís Agostinho,

Perante o que estamos a ver na equipa principal, há na equipa B pelo menos três ou quatro jogadores, que têm mais do que qualidade para se afirmarem na primeira. O que acontece é que o actual treinador não gosta de arriscar em jovens da formação. Foi assim no passado e, por aquilo a que temos assistido, continuará a ser assim - e com o beneplácito da nova política da direcção, que resolveu mudar de paradigma do dia para a noite. Diz bem: o caso do Ferro é um dos bons exemplos disso mesmo - o treinador actual foi-o encostando e desmotivando até ele perceber que a única hipótese que tinha era sair. O mesmo aconteceu com o Florentino - também percebeu que não iria jogar e preferiu pedir para sair (a história que o Jesus conta é boa apenas para ele próprio acreditar nela). O Gonçalo Ramos já poderia ter jogado muito mais, e ocasiões propícias a isso não faltaram. Veja-se o último jogo, para não ir mais longe. A ganhar 0-3 seria uma excelente ocasião para o pôr a jogar. Mas não, foi preferível entrarem o Taraabt e o Jardel para segurar o resultado e jogarmos com três (!) centrais contra o Belenenses... Normalmente é isso mesmo que o Luís Agostinho refere que o Jesus faz: mete um jovem jogador em campo nos últimos minutos quando as coisas não estão a correr bem. Porquê? Para quê? Não sei. Provavelmente para demonstrar que ele é que tem razão. Foi assim com o Gonçalo Guedes. Jogava a espaços, alguns minutos. Quando RV chegou ao Benfica e decidiu apostar nele de início, foi o que se viu.

Verdade: há alguns jovens formados por nós que não se conseguiram impor imediatamente: nem todos o conseguem fazer, mas, em vez de se lhes dar tempo e mantê-los com vínculo ao clube, deixamos que outros os contratem depois (Nuno Santos e Danilo, por exemplo, são os casos mais flagrantes; com todos os jogadores que mencionei no meu comentário anterior, mais estes dois, já temos 11 jogadores formados no Benfica nos últimos 7/8 anos, todos de enorme e inegável qualidade, que se afirmaram aqui ou no estrangeiro. Esqueci-me do Cancelo e do Diogo Gonçalves, que tem tudo para ser outro excelente jogador, e já conto 13. Parece-lhe pouco? A mim não.). Isso demonstra alguma coisa. E para alguma coisa se construiu o Seixal. Se não, é melhor afixarem no Seixal uma placa à entrada a dizer: "Todos vocês têm de nascer 10 vezes para jogarem na equipa A."

(continua)
De Luís Manuel a 11 de Março de 2021
Clubes como o nosso têm de apostar na formação. Não digo que tenhamos de jogar com 11 jogadores na equipa principal, mas com três, quatro, pelo menos. Fomos campeões e jogámos o melhor futebol dos últimos anos com 4 jogadores vindos diretamente da equipa B, e com outro (Rúben Dias), que dela tinha chegado há um ano. E jogavam ao lado de jogadores com mais experiência, no tal equilíbrio a que se refere. O que sucede agora é que pura e simplesmente se abandonou essa política, e assim se gastam milhões a contratar jogadores de fraca qualidade - não sei por indicação de quem, e para proveito de quem.

Mas, no contexto actual do futebol europeu, e tendo em conta as cláusulas que figuram nos contratos dos jogadores, é inevitável que seja difícil "segurar" os melhores por muito tempo - e não, o Ajax também não os consegue segurar: veja o que aconteceu com o De Ligt e com o De Jong, mais recentemente, que ao fim do segundo ano como titulares da equipa principal (e após aquela magnífica época na CL) foram imediatamente contratados pela Juventus e Barcelona, e o Ajax nada pôde fazer. Porque é impossível conseguir segurar jovens jogadores com muito talento durante mais de dois anos, seja o Ajax, o Benfica ou outro clube qualquer desta dimensão. Aponto críticas a LFV, mas esta não é seguramente uma delas. No entanto, não é por perder dois ou três jovens jogadores que o Ajax deixa de apostar de um momento para o outro na formação, e é isso mesmo que nós deveríamos fazer. Não é ao sabor de caprichos de treinadores e de políticas erráticas das direcções que se constroem estratégias consistentes. A formação é desde sempre um pilar daquele clube. Veja quantos jogadores oriundos da formação do Ajax estavam (a titulares e no banco) no recente jogo contra o Lille, na LE. O Ajax passou a eliminatória (ganhou os 2 jogos), e o Lille está em 1º lugar na Liga Francesa. Nós teríamos conseguido ganhar ao Lille? E o Ajax faz ainda outra coisa: ou contrata jovens (e menos jovens ) jogadores na Liga Holandesa (não queimando assim etapas nas adaptações de novos jogadores a um novo país, a uma nova língua, etc.), coisa que nós também fazíamos bem e deixámos de fazer, ou contrata jogadores, ainda muitos jovens de outros países (sobretudo da Escandinávia, Europa de Leste e América do Sul) para a sua formação. Nós estávamos a conseguir fazer isso mesmo com algum sucesso (Ederson e Lindelof, por exemplo), mas de um momento para o outro resolve-se mudar uma estratégia que estava a dar bons resultados.

Quanto ao Nuno Tavares: já nos terá custado pontos esta temporada, é verdade. Mas quantos jogadores, comprados por milhões e pagos a peso de outro, não se cansaram de fazer o mesmo esta temporada e na anterior? O dedo pelos pontos perdidos deveria ser apontado a esses, não ao Nuno Tavares. O Nuno Tavares tem potencial. Cruza bem, ataca bem, ainda defende mal. Tem de aprender a defender, e o treinador está lá para isso - ou deveria estar... Fez, por exemplo, um grande jogo contra o Porto, onde não acusou nem inexperiência, nem falta de maturidade, nem falta de bravura, muito pelo contrário. E noutros jogos não foi o cepo que muita gente quer fazer crer que é. Também chamavam cepo ao Eliseu, por exemplo...

Saudações Benfiquistas.
De Luis Agostinho a 11 de Março de 2021
Caro Luis Manuel,

O Ferro foi queimado na segunda parte da última época, onde lhe foram atribuídas culpas por vários dos golos, na minha opinião, como já referi, injustamente, porque ele estava desprotegido à esquerda e à frente, e não foi o Jesus.

Em teoria, não posso deixar de concordar com o seu argumento. No entanto, continuo a apontar que, na minha opinião, apostámos em excesso na formação. O próprio Luis fala em três ou quatro jogadores no plantel.

E há o facto indesmentível que desde que o Vieira mudou o paradigma, temos vindo a perder competitividade gradualmente, primeiro na Europa, e agora a nível doméstico. E isso tem vindo a acontecer desde que o Vitória pegou na equipa, e apenas foi interrompido brevemente pela "explosão" do Félix. E a prová-lo estão os despedimentos do Vitória e do Lage.

Discordo que as contratações não tenham valor. O que não se pode é deixar a equipa ir descapitalizando em termos de qualidade ano após ano, e depois contratar três ou quatro jogdores, e esperar que as coisas mudem automaticamente de um momento para o outro. Em equipas, no desporto, as coisas simplesmente não funcionam assim e o que aconteceu era muito previsível. Ainda mais porque há outros problemas na equipa, que vêm de outras épocas e que foram muito evidentes na segunda parte da época passada, que não foram resolvidos, e que por isso tiveram impacto nesta época. E isso, na minha opinião, nada tem a ver com o JJ nem com os reforços.
De Luís Manuel a 10 de Março de 2021
Olá D'Arcy, e obrigado pelo post. Inteiramente de acordo com a tua análise ao jogo, sem lhe retirar uma vírgula sequer. Se tivéssemos jogado sempre assim (e foram muitos os jogos pré-covid em que o poderíamos ter feito), não estaríamos nesta situação... Excelente o Diogo Gonçalves, e que pena o André Almeida se ter lesionado com tanta gravidade. Ele e o Diogo a extremo-direito teriam feito uma grande ala direita. Também voltei a gostar do Chiquinho, quando entrou, e do Rafa. Seria excelente que conseguíssemos manter o que fizemos na segunda parte, e que o Seferovic continue a marcar. Saudações Benfiquistas.
De SAP2ii a 10 de Março de 2021
Já repararam no sítio da tarja?
É ali na esquina da CMTV, ao pé do Estádio.
Já repararam que as tarjas são postas sempre que o fcPorto ganha qualquer coisa?
A CMTV não foi comprada recentemente pelo accionista do fcPorto dos "barcos do Douro"?
Coincidências...
Têm medo de mais 3 anos de Vieira!
Será por isso que há tantos rivais infiltrados, e antis-Vieira a apostar na instabilidade e divisão do Benfica?
O que trazem de bom ao Benfica, ao quererem atacar a Direcção e o Vieira?
Coincidências...

#AguiadosCéus
De BI-CAMPEÃO EUROPEU a 10 de Março de 2021
Oh "sap2ii", para ti já se vê que discordar desta direcçãozeca da treta com um presidentezeco de trazer por casa que nem para assar chouriços serve, é ser anti-Benfiquista!!!!!

A correio-da-merda TV é de facto o maior canal-TV de lixo já alguma vez visto no Planeta Terra, mas olha que dá de comer a muitos VIEIRISTAS!!!

Faz como eu que não vejo essa TRAMPA.
Explica-me lá, como é que mesmo sendo ela tão anti-vieira, como é que esse teu "presidente" se presta tão docilmente a lá ir dar entrevistas?!!?!

Se fosse um tipo de COLHÕES E DIGNIDADE, dizia-lhes olhos nos olhos que eles só espalham anti-Benfiquismo, fanatismo, ódio e potenciam a violência no desporto, com o LIXO que diariamente propagam!!!!

Tu que adoras esse tal de vieireco dos pneus, já lhe perguntaste porque é que os jogadores do fcpenalty correm e lutam e se esfalfam CINCO VEZES mais do que os assalariados dele, vieira?!?!

Será que eles - os nossos jogadores - passam fome no Seixal ou têm falta de relvados para treinarem?!
Anda lá, indaga, pergunta ao homenzinho que ele certamente não deixará de responder a quem tanto o adora.

Para mim, o problema do Benfica há muito tempo que está diagnosticado. E o diagnóstico é este:
Jogadores PÔDRES DE MIMADOS a passar férias pagas num resort de SETE ESTRELAS, e uma "Direcção" e Presidente" absolutamente INCAPAZES de implantarem no Clube a EXIGÊNCIA TOTAL, e a VERDADEIRA CULTURA DE CAMPEÃO!!!

Se essas duas prerrogativas fizessem de facto parte do ADN do Clube e de quem o dirige, em vez de termos neste momento 13 pontos de atraso do primeiro classificado, estaríamos em primeiro com pelo menos seis pontos de avanço.
Estaríamos, não na Liga Europa, mas sim na Liga dos Campeões a fazer aquilo que o fcpenalty está a fazer!!! mesmo que apenas tivéssemos um décimo da sorte que eles têm!!!!

É isso meu caro. Este é o pensamento de um, segundo as tuas "doutas" palavras, anti-Benfica infiltrado!!!!! LOL.LOL.LOL.LOL.

De facto é bem verdade: é mais fácil enganar as pessoas do que convencê-las de que foram enganadas.

Abre bem os olhos, oh sap211, e não te preocupes em apoiar o vieira.
Preocupa-te em apoiar apenas e só o Glorioso SPORT LISBOA E BENFICA, seja quem for o Presidente que lá esteja. MAIS NADA.

BENFICA BENFICA BENFICAAAAAAAAAAAAAAAAA desde sempre e para sempreeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

De SAP2ii a 11 de Março de 2021
«BI-CAMPEÃO EUROPEU»,

1. Também sinto essa mágoa.

2. Defendo Vieira, porque para mim a instabilidade e a queda da Direcção antes de terminar o mandato, é pior para o BENFICA. Porque não temos desvantagem financeira e desportiva em relação aos rivais (FCP e SCP) que justifique essa ruptura.

3. Estou de acordo com a falta de um espírito de sede de vitória como há no FCP. Apesar desta equipa ter dado nas Antas uma bela resposta em termos dessa garra e raça.

4. Julgo que o BENFICA se transformou numa organização tão profissionalizada e bem gerida em termos empresariais, que perdeu a ligação emocional entre a «os que jogam e treinam» e a «direcção». Julgo que «os que jogam e treinam» gostavam de sentir mais a proximidade e a emoção da «direcção» quando jogam. Sentirem que quando ganham o Clube exulta e agradece-lhes.

5. Acho que o Vieira não faz por mal, e até se esforça nisso. Mas não tem perfil para fazer bem esse papel, porque é um homem muito calejado e sofreu muito para chegar onde chegou apenas com a "4.ª classe e sem saber falar inglês". Habituou-se a ser ofendido e atacado pelos doutores, croquetes, oportunistas e bem-falantes (como por exemplo, o Pinto da Costa, que usa a ilicitude e suga o FCP e os sócios até gostam, pois vai chorar para o campo e faz aquele teatro das emoções que engana bem os tontos).

6. Razão pela qual, sou a favor da saída de Vieira o final deste mandato. Mas nunca pela porta-pequena, ofendendo-o ou vilipendiando-o.

7. É por isso que comento contrapondo um peso aos ataques infames e sem gratidão que lhe fazem.

8. O futuro do BENFICA não precisa que achincalhemos o Vieira como os opositores fizeram e fazem. Se quiserem ir pelo caminho da guerra, cá estaremos para a fazer. Se quiserem ir pelo consenso e pela unidade, cá estaremos para darmos as mãos. É como quiserem, que seja.

9. Daqui a 3 anos teremos um novo Presidente. Que deverá agradecer e enaltecer o extraordinário trabalho que Vieira fez no GLORIOSO BENFICA.

10. É esta a minha posição.
De Luis Agostinho a 11 de Março de 2021
Caro Águia dos Céus,

Concordando no geral com o seu comentário, gostaria de reforçar o ponto 4. Na minha opinião, mais grave do que a perda de ligação entre a equipa e a direcção, é a perda de ligação entre a direcção, a equipa e os sócios/adeptos. Poder-se-ia analisar porque isso aconteceu e isso dava pano para mangas. Penso que começou a partir do momento em que foi assinado o contrato de cedência dos direitos à NOS e da mudança de paradigma no futebol, e até do clube, e se tem agravado desde aí, por várias politicas que a direcção tem seguido e com as quais a nação Benfiquista no geral não se revê, principalmente no que diz respeito à política de comunicação e da relação do Benfica com as instituições do FRUTAbol (liga, FPF, e até outros clubes).

Neste momento também acho que a saída do treinador ou do presidente não trariam nada de bom, mas as coisas a continuarem assim, com o Benfica tão doente a nível desportivo, e em todas as modalidades, que também tem impacto a nível económico, não sei se não seria melhor para todos o presidente Vieira sair antes de terminar o mandato. Reforço, se as coisas continuarem como estão e ele não se reencontrar.

Saudações Benfiquistas
De Luis Agostinho a 11 de Março de 2021
Todos o grupo Cofina adoptou uma postura editorial anti-Benfica. O pasquim "correio da manhã", o telelixo da "cmtv", as investigações míopes da "sábado", o pasquim oficial dos viscondes, o rascord, também conhecido como "recorde", reco-reco, etc...

Se os Benfiquistas fizessem como eu, não consumo, não compro, não clico, eles já tinham falido. Mas nós, Benfiquistas, e estou a falar no geral, não resistimos ir dando uma espreitadela. É como um acidente, não queremos realmente ver, sabemos que vamos ver desgraça e que não vamos gostar do que vamos ver, mas não resistimos dar uma espreitadela. Infelizmente, eles usam essa fraqueza humana para seu proveito.
De SAP2ii a 11 de Março de 2021
Caro Luís Agostinho,

1. Na minha opinião, um dos maiores sucessos do contributo de Vieira é o salto em termos de Gestão. Os fracos resultados desportivos nos últimos 3 anos (e não nos últimos 10) escondem esse facto.

2. Considero-o importante porque é isso que nos vai permitir manter 50/60% de sucesso desportivo nos próximos 10 anos (independentemente da mudança de Presidente), portanto uma superioridade em relação aos nossos rivais (FCP, SCP).

3. Em comparação com os nossos rivais é quase... “estar 10 anos à frente”. Porque eles terão que recuperar os seus clubes da má situação financeira, e terão que fazer investimentos em coisas que nós já fizemos.

4. A nossa revolta com os resultados desportivos, em minha opinião, não nos deve levar a misturar e confundir estas duas coisas. Não nos deve levar a prejudicar a razão com a emoção e a impaciência.

5. Quanto à NOS, não sou dessa opinião. O Vieira fez bem em usar esse dinheiro para manter a estabilidade económica e financeira, recuperar a independência em relação à «dívida aos Banco», e recuperar o Património.

6. O que mais temo, são os novos desafios do digital. E como vão ficar os direitos comerciais após 2025, quando o contrato com a NOS terminar. Veja-se o que o fcPorto está a fazer à CMTV e à TVI através do empresário portista Mário Ferreira. Temo que haja uma estratégia combinada com o actual Presidente da Federação Portuguesa de Futebol (que fez parte da Direcção do Apito Dourado). O Proença (Liga) não conta, porque está totalmente dominado por eles.

7. Não votarei num novo Presidente, sem saber com clareza o que vai fazer nesta questão dos “Direitos Digitais”, e da relação que vai estabelecer com a OliveiraSport, o empresário Mário Ferreira, e o fcPorto. Por exemplo, o Noronha submetia-se servilmente a esses interesses, e tinha até um desses amigos do fcPorto afecto à SportTV na sua lista para a Direção. Éramos comidos de cebolada...!

8. Temos que ter muito cuidado. Porque há cumplicidades de grandes grupos económicos que, acima do clubismo, querem é ganhar dinheiro. Grupos que até são accionistas e patrões de empresas diferentes, onde candidatos de diferentes clubes se atacam uns aos outros. Por exemplo, concessões de hamburguerias em certos hotéis, ou autorizações para fazerem negócio em certas autarquias. Os coitados, mesmo sendo do SCP, SLB ou FCP, vão para o desemprego se não cumprem as ordens desses patrões. Ou, agora com o caso da compra da Cofina.

9. Quanto à parte desportiva, na minha opinião, devíamos unir-nos numa defesa forte da equipa e do treinador (mesmo que não gostássemos) durante está época e na preparação da próxima.

10. Quanto à parte da Gestão, devíamos usar a nossa energia na procura de um bom Presidente para substituir o Vieira. E não num ataque a uma situação que não vai ser o futuro. Porque além se ser ineficaz, cava divisões e feridas entre nós totalmente desnecessárias.

É assim que vejo as coisas.

#AguiadosCéus

De Anónimo a 10 de Março de 2021
Caro D'Arcy
Completamente de acordo com o seu relato do jogo.
Agora o que importa é saber o que se passa com todas as equipas do Benfica, excepto as femininas, com tamanha falta de competitividade e ganas de ganhar.
A perda da Taça de Portugal com o Sporting em Voleibol é o exemplo mais recente.
O que se passa com a equipa de Hóquei em patins masculina é um mistério.
Aliás, em termos de competividade dos jogadores masculinos do Benfica é um grande mistério.
Sócio há 26 anos, hoje mais Benfiquista que ontem.
De SAP2ii a 12 de Março de 2021
1. E digo mais.

2. Há por aqui uns, a dizerem que o Vieira é o pior do mundo e errou muito. Quando tem um sucesso desportivo e financeiro muito maior do que o FCP e SCP.... 5 vezes campeão nos últimos 7 anos (70% de êxito); 1.º Tetra; 7 anos consecutivos de lucro; construção do SeixalC e 500M de receitas; Futebol Feminino pela 1.ª vez; construção do Museu do Benfica e recuperação do património de taças e documentos que as anteriores Direções deixaram ao abandono; posse definitiva do Estádio; resgate da dependência aos bancos; investimento numa equipa com valor para discutir o título na Liga nos próximos 3 anos.

3. Há por aqui uns, a dizerem que o SCP e FCP estão falidos. E que o Vieira é o pior do mundo, porque não se aproveita da situação. Como se o SCP e FCP não tivessem o apoio de accionistas e grupos económicos tão poderosos como o SLB. Só mesmo tontos!

4. Vimos o que Varandas fez aos que lhe puseram trajas e o insultaram. E vemos os resultados que essa firme posição deu ao Sporting nesta Liga.

5. Portanto, aos que continuam a atacar Vieira, a sua Direcção, e a equipa, mesmo depois de terem perdido em eleições, digo: --- Vamos-vos perseguir com toda a força, sem tréguas, expulsaremos todos os que ponham tarjas no Estádio e insultem os 63%. Para que vocês não prejudiquem o Benfica, como fizeram no Sporting durante os últimos 20 anos.

6. Querem guerra, tê-la-ão. Vamos atrás de vocês. Já nos estamos a organizar. Já há vários grupos.
Nem sabem o que vos espera. Julgam-se superiores, falam nas TV´s, e aparecem a dar entrevistas. Veremos essa fanfarronice.

Não deixaremos que vocês abandalhem o Glorioso Benfica.

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Obrigação

Banco

Exemplar

Madrugadora

Pouco

Inconsistência

Confrangedora

Arrasador

Sofrível

Solidez

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds