VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Quinta-feira, 21 de Setembro de 2023

Quinze

O Benfica teve uma entrada absolutamente desastrosa (se calhar a mais desastrosa que tenho memória de ver) no jogo e na Champions, e em apenas quinze minutos de desacerto total hipotecou seriamente a possibilidade de vencer o jogo. Começar a campanha europeia perdendo aquele que seria teoricamente o jogo mais fácil do calendário não é um bom presságio.

2.jpg

Não esperava revoluções no onze e naturalmente nem uma alteração houve - jogámos com a mesma equipa que tinha entrado em campo em Vizela. O jogo, foi basicamente aquilo que escrevi no parágrafo de abertura. A entrada do Benfica no jogo foi completamente disparatada e antes de se completarem dois minutos já tínhamos um penálti assinalado contra nós. O Salzburg saiu com a bola, conquistou um pontapé de canto, e na sequência do mesmo o Trubin chegou atrasado ao cruzamento e atingiu com as mãos a cabeça de um adversário. O penálti foi marcado de forma desastrada para a bancada, mas o que eu vi foi um Benfica a mostrar mais uma vez a velha lacuna de não conseguir lidar com equipas que pressionam de forma muito agressiva, que foi aquilo que os austríacos fizeram. Caíam logo em cima da bola e dos nossos jogadores à saída da nossa área, pressionavam em bloco, e nós acabávamos por parecer intimidados e com receio de arriscar passes em progressão de forma a ultrapassar esta primeira linha de pressão - o que é a chave para quebrar estas equipas. É difícil descrever a minha irritação quando por diversas vezes via a bola seguir para um jogador que até conseguiria uma linha de passe para a frente, ou que poderia correr com a bola, mas em vez disso optava imediatamente por um passe de primeira para trás, voltando a colocar a equipa sob pressão. Durante este período apenas por uma vez o Benfica conseguiu construir uma boa jogada, que terminou com um remate do João Mário ao poste, mas praticamente na resposta aconteceu a jogada que eventualmente decidiu o jogo. Um péssimo atraso do Bah colocou a bola nos pés de um adversário, a tentativa de remate deste ainda foi interceptada pelo Otamendi e a bola subiu em balão, passou sobre o Trubin que entretanto tinha saído da baliza, e foi na direcção da baliza com o António Silva em perseguição. Acabou por bater na barra e cair para a mão do António Silva, que por ter assim impedido que a bola ficasse ao alcance de um adversário acabou expulso, para além do inevitável penálti ser assinalado. Parece-me que dentro do primeiro quarto de hora num jogo da Champions cometer dois penáltis e ter um jogador expulso é uma receita quase infalível para o insucesso. Após a expulsão, trocámos o João Mário pelo Morato e passámos a jogar em 4-2-3, deixando sempre muito espaço no meio campo porque o Kokçu e o João Neves não chegam para tudo.

1.jpg

O resto do jogo ficou naturalmente condicionado pela inferioridade numérica, mas verdade seja dita que o Benfica conseguiu disputá-lo olhos nos olhos, mostrando que em condições normais o adversário estaria perfeitamente ao nosso alcance. Mas mais uma vez o problema da finalização também voltou a mostrar-se. Desde o início da época que a equipa me parece órfã do Grimaldo - e a colocação do Aursnes naquela posição em nada ajuda a esquecê-lo - mas parece-me que a falta do Gonçalo Ramos também se vai fazer sentir muito. O Salzburg ficou confortável no jogo e aplicou uma receita mista de toda a calma do mundo em qualquer reposição de bola, de forma a quebrar o ritmo do jogo, em contraste com uma permanente agressividade sempre que a bola estava em jogo. Apesar da superioridade numérica, conseguiram acabar com mais do dobro das faltas cometidas pelo Benfica, porque não tinham qualquer problema em matar as jogadas com faltas sempre que possível. Apesar do Benfica se manter vivo, acho que todos sabíamos que um segundo golo dos austríacos acabaria com a questão de vez, e este surgiu na fase inicial da segunda parte numa jogada absurda. O Benfica, pressionado, tem os dois centrais junto à linha lateral direita. E o Morato, em vez de jogar simples, no meio de uma multidão de adversários tenta um passe ao longo da linha para o Otamendi. claro que um adversário se antecipou, e a partir do momento em que eles recuperam a bola a nossa equipa está completamente descompensada. Na enorme cratera aberta no meio estava apenas o Aursnes em clara inferioridade numérica, que ainda por cima tentou imediatamente o corte à queima. Foi batido, e ficaram dois jogadores do Salzburg isolados em frente ao Trubin, não tendo qualquer dificuldade em marcar. Daí até final foi simplesmente um exercício de paciência. Não deixámos de tentar, mas quando o João Neves consegue cabecear à figura do guarda-redes a um metro da baliza acho que é evidente que a bola não vai mesmo entrar. Achei que o Roger Schmidt voltou a mexer tarde na equipa - não que eu achasse que do banco pudesse sair algum milagre (ao contrário do público, que achou que o Neres iria resolver tudo) mas chegou uma altura em que vários jogadores já pareciam exaustos sem que do banco houvesse reacção. Quando mexeu, lá fez a troca do Kokçu pelo Chiquinho que continua a fazer-me confusão quanto à sua eficácia, e acabámos o jogo com uma frente de ataque completamente nova - Neres, Tengstedt e Tiago Gouveia.

3.jpg

Foi um jogo completamente atípico disputado em circunstâncias pouco habituais, e como tal tenho dificuldade em destacar algum jogador. Acho que a equipa continua a querer viver muito à custa do Rafa e do Di María em termos ofensivos, e quando os adversários os conseguem travar, mesmo que seja á custa de faltas como o fizeram muitas vezes ontem, temos problemas.

 

Foi a pior entrada possível na Champions já que, como referi, perdemos aquele que em teoria seria o jogo mais fácil. Salvou-se o facto do outro jogo ter dado empate, mas qualquer um dos outros adversários não será fácil, pelo que desperdiçar assim três pontos num grupo que se prevê equilibrado em nada abona a favor do nosso sucesso.

 

Umas últimas palavras sobre o Trubin. Mostrou-se nervoso, provavelmente por ter cometido aquele penálti logo no início, e depois teve uma falha na saída a um cruzamento no final da primeira parte. Mas eu não tenho muita paciência para os 'adeptos de Champions' que começaram imediatamente a criticá-lo e até a assobiá-lo. Eu não sei se as pessoas têm memória curta, mas qualquer guarda-redes que o Benfica contrate é imediatamente colocado sob escrutínio e pressão pela comunicação social, e irrita-me quando somos nós próprios a alinhar no regabofe e a fazer o trabalho por eles. Estamos fartos de queimar guarda-redes assim, e eles tentam fazê-lo com todos. O Vlachodimos estava cá há cinco anos, mas também ele passou por isto no início (sofreu um golo de fora da área em Chaves e foi logo acusado de não saber defender remates de longe, por exemplo). O Júlio César era o acabado que tinha levado sete da Alemanha. O Svilar marcou um autogolo quando se estreou com 16 ou 17 anos na Champions (porque não tínhamos sequer alternativa) e ficou queimado para sempre. Nenhum guarda-redes contratado pelos adversários tem que passar por isto. O Trubin foi colocado sob pressão ainda antes de se estrear, porque nunca mais se estreava, e depois de se estrear até foram buscar um treinador ucraniano qualquer da segunda divisão para o criticar e dizer que não devia começar já a jogar. Não sei bem que tipo de satisfação é que os benfiquistas poderão tirar se conseguirem queimar mais um guarda-redes (que, acreditem ou não, é mesmo um dos mais promissores jovens guarda-redes europeus) mas se quiserem fazê-lo, pela amostra de ontem estamos no bom caminho.

tags:
publicado por D'Arcy às 11:05
link do post | comentar
15 comentários:
De Nick Name a 21 de Setembro de 2023
Muito boa analíse, com um comentário particularmente certeiro sobre as entradas do Chiquinho e do Neres, isto reclamado pelo público como salvador da pátria para depois pouco ou nada contribuir. Apetecia-me ser sarcástico quanto à inutilidade de meter um jogador como o Tengstedt, mas trata-se de uma questão menor.
O que não é uma questão menor, e aí não estou de acordo consigo, é o problema do trubin. Não se trata agora de crucificar o jogador por uma exibição de facto catastrófica e de os "adeptos da Champions" (?) terem assobiado e não terem memória. É exactamente o CONTRÁRIO: os adeptos 'da Champions ou da Liga) recordam perfeitamente que tínhamos um GR chamado Odysseas que era um bom GR sem ser fabuloso, 2 vezes campeão, e que foi CORRIDO A PONTAPÉ pelo treinador, porque o Trubin era muito melhor.
O que aconteceu depois: não jogou o Trubin, mas o Samuel , claramente pior que o Odysseas e sem nível para o Benfica. Apareceu finalmente o Trubin, e o resultado é este.
Quem pôs o Trubin sob esta pressão e o clube nesta situação não foram os malandros dos "adeptos da Champions" nem foi a entrevista ridícula ao treinador ucraniano. Foi o treinador Roger Schmidt quem criou esta problema, e ao assobiar Trubin os adeptos estão na realidade a assobiar Schmidt. Comparar a estreia de Trubin com as estreias de outros GR é não ter a sensibilidade para perceber o que está em causa e a quem se devem atribuir responsabilidades. Haja coragem para identificar quem é o culpado.
Por já ter escrito muito nem comento o facto de jogadores que custaram muitos milhões terem ficado no banco ou mesmo de fora para entrarem jogadores da loja chinesa como Chiquinho ou Tiago Gouveia. Isso fica para a próxima.
De BI-CAMPEÃO EUROPEU a 21 de Setembro de 2023
Muito azar, alguns erros e teimosia do treinador que continua a diminuir a equipa colocando o Aursnes a aprender a ser defesa lateral e a perder-se um muito bom centro-campista foi o que ditou esta derrota.

De resto acho que o Benfica não tem treinador para dar ritmo e intensidade europeia à equipa!!! Infelizmente para nós, tanto o sapo amorim como o sérgeta coacção conseguem ser muito superiores nesse aspecto ao nosso treinador Shmidt!!!!

A equipa entra meio a dormir nos jogos e parece ficar paralisada a ver os adversários correrem e ganharem quase todas as bolas no início dos jogos quando os adversários são mais profissionais e intensos!!!
CULPA do treinador. Já sabemos que o Benfica tem um nome muito grande no Mundo do Futebol e por isso mesmo todas as equipas se matam contra nós em todos os lances. Não é de admirar e por isso temos de pagar essa "factura"que se deve apenas à nossa Grandeza. Uma vitória de um qualquwer clube sobre o nosso Benfica vale tanto ou mais do que 10 vitórias contra fc-penalty ou riporting!!!

A nossa mentalidade competitiva tem de melhorar e muito, senão corremos o risco de ser uma equipazinha contra quem todos querem jogar dadas a facilidades que oferecemos aos adversários.

O nosso meio campo é frágil defensivamente e lento a atacar as bolas, dá demasiados espaços aos adversários para receberem as bolas completamente à vontade!!! O grande Ausnes faz muita falta junto do grandíssimo João Neves, que é talvez a ÚNICA argamassa real que o Benfica tem em campo!! E isso é apenas culpa de treinadorzeco TEIMOSÃO, CONSERVADOR e lento a fazer substituições que ainda não se deu conta de que contra o Benfica todo0s se "matam" para impedir o nosso clube de ganhar!!!!

Quanto ao Anatoliy Trubin, confesso que embora algo precipitado no lance do primeiro penalty e vítima de um apitador rigorosíssimo contra o Benfica, eu gostei do guar-redes e tenho confiança de que ele vai ser o melhor em Portugal. Muuito rápido, muito alto, bom entre os postes, só precisa de melhorar o seu jogo fora dos postes.

Como era esperado, os INDIGENTES DA CABEÇA ANTI-BENFIQUISTAS - até o pasquim " a bosta" do burro serpa -, já começaram a deitar o Trubin abaixo só porque cometeu um erro que foi mais azar do que erro!!!

Esse filhos da puta o que querem é desestabilizar o Benfica e manipular os seus Sócios e Adeptos para estes criarem mau ambiente na equipa e desmoralizar o nosso jovem guarda-redes!!!!

Alguém do Benfica que seja capaz de publicamente pôr esses montes de esterco na linha e dizer aos benfiquistas que deixem de alimentar esses montes de esterco deixando de compara os seus pasquins.

Mete-me nojo profundo este anti-Benfiquismo saloio e asqueroso dessses grandes filhos da puta a quem eu desejo triliões de vezes mais mal do que o que eles desejo ao meu querido SLBENFICA.

Quanto á apitadoragem do turco com focinho de mulher, o palerma na dúvida apitou sempre contra o Benfica e deixou os carroceiros do salzburgo bater em tudo o que mexia. mais um bosta que nos calhou na rifa!!!!

Quanto ao Rafa, confesso que me tem desiludido. Não acaba uma jogada e a jogar dentro da área adversária é uma autêntica menina!!!

Aquele gyokers do riporting, infelizmente para nós vale mais do que 5 Rafas!!!!!

BENFICA, defende-te e ERGUE-TE seriamente contra todos aqueles que nos querem mal, senão apenas conseguirás desiludir os sessenta e tal mil que te acompanham no Estádio da Luz e os milhões espalhados por todo o Mundo que amam o Maior e Melhor Clube de Portugal.

Fico doente com as derrotas do meu Benfica e com todo mal que covardemente lhe fazem mas o meu Benfiquismo é sempre o mesmo, ou mesmo ainda mais se isso for possível.

BENFICA...........Sempreeeeeeeeeeeeeeeeee
De Anónimo a 21 de Setembro de 2023
Deste delîrio anormalóide de velho babado a discursar sózinho na rua, só quero extrair uma pérola: este gostou do Trubin ( o Rafa é que não presta) e quem critica è de FDP para pior. É o habitual desta avestruz, sempre um bocadinho mais tarada a cada dia que passa,
De Anónimo a 24 de Setembro de 2023
Não sei como deixam "comentar" aqui quem é anti-Benfiquista e se limita a insultar os Benfiquistas que demonstram a sua paixão. O que este fórum tinha de melhor, era ser um fórum Benfiquista.
De Anónimo a 26 de Setembro de 2023
caro @ luis agostinho não se deixe intimidar com o novo 'controleiro de serviço' (penso eu de que ...) ! ! !
senti a falta de seu comentário ❣
aap
De Redpower a 21 de Setembro de 2023
Não vi os 15 minutos fatídicos, mas o resto que vi, foi uma equipa reduzida a 10 a ser muito superior ao adversário. O Salzburg deve estar muito agradecido pela vitória, porque tiveram os astros do lado deles. As vitórias morais não servem de muito, mas não há muito que se possa apontar aos jogadores que fizeram tudo para pelo menos não perder.
Nunca é bom perder, mas temos 15 pontos em disputa e qualidade para conquistar os 15!

Visto que jogamos 80 minutos com 10, espero alguma rotação contra o Portimonense.

Quanto aos assobios D'Arcy, infelizmente há coisas que não mudam. E os adversários agradecem.

VIVA O BENFICA!
De Pedro Qwara a 21 de Setembro de 2023
Aqueles quinze minutos iniciais mais pareciam um filme de terror, fosse eu um tipo supersticioso e iria pensar que aquilo só podia ser a maldição de Béla Guttmann, elevada ao expoente máximo. Mas o azar e um árbitro turco, que até parecia vir também ele patrocinado pela Red Bull, não explicam tudo. O Salzburgo entrou bem no jogo, com aquela postura competitiva que se exige na Champions, manietou completamente o Benfica, pressionou alto e assim forçou o erro.
O Benfica, pelo contrário, entrou apático e expectante, algo de errado por ali se passa, na época passada com uma equipa frugal o Benfica jogava um futebol vistoso e competente, esta época com mais opções, parece que a coisa não arranca.
Se bem que ter mais opções não é o mesmo que ter melhores opções e o Benfica não conseguiu, para já, compensar devidamente as saídas de Grimaldo, Ramos e Vlachodimos.
E se em relação aos dois primeiros as saídas seriam inevitáveis, já em relação a Vlachodimos a forma atabalhoada e até mesmo deselegante como foi despachado em nada beneficiou a equipa. Nada tenho contra o Turbin, mas se era para substituir Vlachodimos, que fosse por um guarda-redes experiente e maduro. Vlachodimos com todas as suas virtudes e defeitos era um guarda-redes mais experiente e identificado com a equipa, substitui-lo por uma promessa não me pareceu um grande ato de gestão desportiva, até porque para promessas já temos o Samuel Soares, o Leo Kokubo e o André Gomes.
Ter um jogador como o Neres sentado no banco é um desperdício, como as bancadas da Luz, outrora conhecidas como o tribunal do 3º anel, ontem fizeram questão de recordar, ali por volta do minuto 60, e quando há tanta gente a dizer o mesmo, não devem estar todos errados. Não é obrigatório que seja sempre titular, mas tem que ter mais tempo de jogo, e não venham para cá com a história dos equilíbrios e da consistência defensiva, porque como dizia o grande Sven-Göran Eriksson, a melhor defesa é o ataque.
E Pluribus Unum !


De AP a 21 de Setembro de 2023
Caro D´Arcy,
Há pouco a acrescentar ao seu comentário.
Acrescento que, na minha opinião, os péssimos primeiros 15 minutos iniciais também se deveram ao facto de a equipa não ter toda ela sido igualmente reactiva à perda da bola, quer na ocupação dos espaços defensivos, quer na pressão ao portador da bola.
Exemplo disso foi o que aconteceu logo na jogada de abertura do jogo na qual o Salzburg saiu a jogar com rapidez para o ataque colocando cinco jogadores junto à nossa defesa e o resto da equipa bem avançada e a pressionar, e o Rafa, o Di Maria e o Musa ficaram a ver!
Aliás, o Salzburg vinha com a lição bem estudada a esse nível, porque nesses primeiros quinze minutos praticamente só atacou pelo seu flanco esquerdo, sabendo que o Di Maria não desce. Além disso, como o João neves tem de descair à direita para compensar a não descida do Di Maria, e nem o Musa, nem o Rafa desciam para compensar ao meio, criou-se ali uma autoestrada que em jogos deste nível é fatal.
Relembro, que isso já aconteceu na primeira parte do jogo da supertaça, período durante o qual podíamos ter perdido o jogo.
Não estou a dizer com isto que o Di Maria tem de sair da equipa porque a deixa desequilibrada. É um jogador que nos jogos do campeonato tem sido fantástico na forma como tem contribuído para desmontar equipas fechadas, mas também me parece óbvio que esta formula corre muitos riscos de falhar contra equipas de outro nível se a equipa no seu conjunto não encontrar uma forma de compensar essa sua menor capacidade defensiva que é absolutamente compreensível num jogador com a sua idade.
Quanto ao resto do jogo, só posso deixar elogios aos jogadores porque lutaram e criaram boas jogadas que só não deram em golo porque fomos ineficazes, caso contrário até poderíamos ter tido um resultado positivo.
Em relação ao Trubin, concordo em pleno com o que escreveu, e digo mais: se cada um daqueles que o assobiou fosse igualmente rigoroso consigo próprio no seu quotidiano, teríamos certamente um país bem melhor!
De Jorge a 21 de Setembro de 2023
A generalidade dos alemães é arrogante e muito dificilmente admite os erros perante aqueles que eles consideram ser inferiores, pelo que Schmidt jamais reconhecerá a diferença de tratamento que deu ao Odysseas Vlachodimos e Trubin depois de erros cometidos. Acresce a isto o facto de António Silva, ao reconhecer que o erro cometido serviu para ele aprender, demonstrou perante todos que pertence à generalidade de bons jogadores que só sabem jogar com os pés e pouco têm de inteligentes. E quando no mesmo dia se junta a burrice de uns aos erros de outros, o resultado normalmente não é animador.
De Anónimo a 21 de Setembro de 2023
É curiosa a forma como um excelente guarda redes foi queimado em lume brando durante anos e anos apesar de ter salvo o clube em tantas ocasiões que até se perdeu a conta e depois chega um treinador que nada sabe sobre o clube e muito menos sobre o nosso futebol e o queimou na primeira oportunidade que teve. Agora com um guarda redes manifestamente inferior está-se a pagar o preço da idiotice.
De D'Arcy a 21 de Setembro de 2023
Não tendo eu nada contra o Vlachodimos, não deixo também de achar curioso ver a quantidade de viúvas do Vlachodimos que de repente nasceram. Porque ele era constantemente criticado por uma enorme fatia dos adeptos quando jogava. Porque só era bom entre os postes, porque não sabia jogar com os pés, porque não saía da baliza, etc. Agora de repente parece que despachámos um guarda-redes brutal.

A forma como o Schmidt geriu o processo foi péssima, a forma como o Vlachodimos reagiu foi péssima também (e eu não me esqueço que ele já anteriormente, quando perdeu o lugar para o Helton, também já tinha reagido mal e feito declarações públicas sobre querer sair). Mas ao fim de dois jogos estar-se a dizer que o Trubin é um guarda-redes manifestamente inferior é, para mim, uma precipitação e um perfeito exagero.
De Armando Cravo a 21 de Setembro de 2023
Subscrevo totalmente o teu comentário D'Arcy. Tudo aquilo que escreves sobre o Vlachodimos e a opinião das suas atuais viúvas, também eu já o escrevi várias vezes nas redes sociais. Agora Vlachodimos, como num passe de mágica, deixou de ser aquele guarda redes que não servia para o Benfica, porque não sabia jogar com os pés, nem fora da baliza!... E uma equipa com ambição, precisava de ter um guarda redes completo.
Para alguns infelizmente muitos, mudam-se os tempos, mudam-se as verdades!...
De Nick Name a 21 de Setembro de 2023
Passando a outro tema, o enorme investimento feito esta época pelo Benfica no plantel e os resultados que estå a dar. Temos um excelente jogador, sem dúvida, Kokçu, embora ainda não tenha justificado plenamente ser o jigador mais caro da história do clube e o regresso do grande Di Maria. A partir daí:
1) GR: Odysseas despachado, contratado Trubin, o GR mais caro de sempre do Benfica, que se revela para já um desastre
2) Laterais: contratado Jurasek pir 14M, o lateral mais caro de sempre, emprestado o caríssimo Bernat. Jurasek não convence, ficou ontem no banco, Bernat ainda não jogou, nem esteve no banco, zero minutos
3) Ataque: emprestado de novo Guedes, crónico lesionado até agora com zero minutos. Contratado Arthur Cabral por 20+5, até agora zero golos e, no último jogo, zero minutos, parecendo estar atrás até do inenarrável Tengstedt. Este último que tinha vindo em pacote de 14M com Schjelderup, (jogou 1 minuto no total em jogos oficiais pela A!) entretanto já devolvido à procedência para jogar na insignificante liga dinamarquesa.
Em suma, Kokçu e Di Maria sim, mas... Trubin, Jurasek, Bernat, Cabral, Guedes, Tengstedt, Schjelderup, é para isto que se gastam tantos milhões ??????????
De Henrique Teixeira a 21 de Setembro de 2023
Continuo a pensar que Roger Schmidt esteve mal no caso Odisseas Vlachodimos, e se de esse seu erro houver consequências quem pagará a fatura é o clube que principescamente lhe paga.
Eu não faço parte do número de benfiquistas que criticava o guarda-redes grego que o Benfica se viu obrigado a vender. Ele não era perfeito mas deu muito mais pontos ao Benfica do que aqueles que eventualmente lhe tirou.
Recordo que quando o Benfica perdeu uma final da taça com o Vitória de Guimarães, Óscar Cardozo ao empurrar Jorge Jesus ter-se-á portado bem pior do que Vlachodimos. Lembro-me que nessa altura houve aqui quem dissesse que ele não tinha condições para continuar, enquanto eu disse que para bem do Benfica o melhor seria aplicar-lhe uma pesada punição pecuniária e não o vender. Felizmente foi isso o que aconteceu.
Pode até ser que Trubin venha a ser melhor do que Vlachodimos, mas qualquer equipa que queira lutar pelo título deve estar servida por dois guarda-redes muito bons.
Na semana passada expressei aqui os meus receios, porque de facto as coisas não estar a correr bem na posição de guarda-redes, como ontem se viu.
Mas foi Rui Costa quem contratou Trubin, e ele percebe muito mais de futebol do que todos os que aqui escrevem, embora também tenha o direito de se enganar. O que todos nós queremos é que Trubin nos venha a dar muitas alegrias.
Todavia, apesar deste caso, eu continuo a confiar em Roger Schmidt, porque o Benfica da época passada esteve entre as melhores equipas da Europa.
Saudações Benfiquistas.
De Anónimo a 22 de Setembro de 2023
Porquê Neres só a 15 minutos do fim? Para o queimar, como Vlachodimos?

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Setembro 2024

Agosto 2024

Maio 2024

Abril 2024

Março 2024

Fevereiro 2024

Janeiro 2024

Dezembro 2023

Novembro 2023

Outubro 2023

Setembro 2023

Agosto 2023

Maio 2023

Abril 2023

Março 2023

Fevereiro 2023

Janeiro 2023

Dezembro 2022

Novembro 2022

Outubro 2022

Setembro 2022

Agosto 2022

Maio 2022

Abril 2022

Março 2022

Fevereiro 2022

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Bruno Lage ou o prego no ...

Surpresa?

O 'meu' treinador

Incapaz

Emendar

Bravo

Roger Schmidt – o erro im...

Apropriado

Despedida

Vergonha

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds