VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Domingo, 10 de Novembro de 2019

Raça

Depois de uma primeira parte deplorável conseguimos dar a volta na segundo e regressar dos Açores com os três pontos. À falta de inspiração, a reviravolta teve que ser feita com base na raça, e por isso pelo menos é de assinalar a vontade que a equipa mostrou em dar a volta à situação e ir à procura da vitória.

 

 

Foi o regresso a um onze mais expectável. A titularidade do Jardel nem foi surpreendente, dada a lesão do Ferro em Lyon, e na frente desta vez foi o Seferovic a formar dupla com o Chiquinho. Cedo se percebeu que tínhamos pela frente um jogo muito difícil. O Benfica foi manifestamente incapaz de ultrapassar a teia montada pelo Santa Clara, e passou a maior parte do tempo a lateralizar jogo, trocando a bola entre centrais, médios e laterais sem ser capaz de progredir no terreno de jogo. As poucas tentativas de passes de ruptura  nunca resultaram - a tarefa foi quase sempre executada pelo Gabriel, que esteve um autêntico desastre neste particular. Aliás o nosso meio campo no geral foi perfeitamente anulado pelo Santa Clara, já que nem mesmo o Pizzi conseguiu ter qualquer tipo de influência no jogo quando vinha para a zona central, e o Florentino era um jogador redundante. O Santa Clara, quando recuperava a bola, conseguia sair rapidamente para o ataque em dois ou três toques e assim criar perigo. Foi numa jogada dessas que se colocaram em vantagem, ainda antes do primeiro quarto de hora de jogo. Um cruzamento largo a partir da esquerda da nossa defesa e depois o adversário ganhou no confronto directo com o André Almeida e cabeceou para golo. Adivinhavam-se grandes dificuldades para o Benfica, porque mesmo em desvantagem não fomos capazes de mudar a nossa forma de jogar e o Santa Clara continuava a ser perigoso nas poucas vezes em que saía para o ataque, ameaçando um segundo golo. Não sei sequer se o Benfica chegou a fazer um remate à baliza durante todo o primeiro tempo.

 

 

Na entrada para a segunda parte trocámos logo o Florentino pelo Vinícius, passando o Chiquinho para a zona central. Nos minutos iniciais o Santa Clara ainda conseguiu uma ou outra saída para o ataque, mas o Benfica foi progressivamente tomando conta do jogo até ao ponto em que se passou a jogar quase exclusivamente no meio campo do Santa Clara, sendo que mesmo as tentativas dos açorianos de sair para o ataque eram imediatamente cortadas. Em termos ofensivos é que as coisas continuavam a não ser as melhores para nós, já que o caudal ofensivo não se reflectia em ocasiões de golo em número suficiente. Mas pelo menos já conseguíamos fazer a bola circular com maior velocidade e causar desequilíbrios na muralha do Santa Clara. O primeiro grande sinal de perigo foi dado pelo Rúben Dias, num pontapé de canto, mas o guarda-redes adversário defendeu por instinto. Mas logo no minuto seguinte, e ainda antes de se completarem dez minutos na segunda parte, chegámos ao empate. Bola do Chiquinho para o Pizzi na direita, que ultrapassou o defesa no um para um e depois cruzou tenso e rasteiro para o Vinícius finalizar à boca da baliza. No período a seguir ao empate a pressão do Benfica intensificou-se, mas as ocasiões de perigo continuavam a não ser suficientes em número ou qualidade e a manutenção do empate até final era uma ameaça real. Trocámos o Cervi pelo Taarabt, que foi para o meio passando o Chiquinho para a direita e o Pizzi para a esquerda, mas a substituição não teve efeitos imediatos. O Santa Clara até pareceu começar a conseguir acalmar o ritmo de jogo conforme lhe convinha, libertando-se da pressão a que tinha estado sujeito. Até que a doze minutos do final, um mau alívio da defesa fez a bola ir parar aos pés do Seferovic a meio do meio campo açoriano. O suíço progrediu até à entrada da área chamando a si os defesas, e depois soltou para o Pizzi que, descaído sobre a esquerda, finalizou à saída do guarda-redes. Estava consumada a reviravolta, mas até podermos festejar a vitória ainda tivemos que passar por um enorme calafrio, quando em período de compensação o Ukra surgiu solto e rematou cruzado, fazendo a bola passar a centímetros do poste.

 

 

Melhor do Benfica tem que ser o Pizzi. Assistência para o primeiro golo e golo da vitória. Ser decisivo já se tornou um hábito para ele. De resto não consigo destacar mais ninguém numa exibição com tão pouco brilho.

 

Valeu, e muito, a vitória num campo complicado contra um adversário difícil. Mais difícil ainda porque foi um jogo fora arbitrado pelo inefável Artur Soares Dias, que conseguiu ignorar olimpicamente um penálti descarado sobre o Cervi nos minutos finais da primeira parte - ignorar penáltis a favor do Benfica é uma das principais qualidades que têm permitido a este árbitro progredir na carreira. Conforme escrevi no início, a exibição não foi lá grande coisa, mas fico satisfeito com a vontade mostrada pelos jogadores em dar a volta à situação. Quando há atitude, a probabilidade de sermos felizes é maior.

tags:
publicado por D'Arcy às 14:13
link do post | comentar
10 comentários:
De Redpower a 10 de Novembro de 2019
Factos: somos primeiros isolados, equipa com mais golos marcados e menos sofridos; somos os vencedores da única competição nacional decidida até ao momento, a supertaça; temos 28 vitórias nos últimos 30 jogos para o campeonato.
E apesar disto tudo vê-se que o nosso treinador não está contente com o nível exibicional da equipa, pois sabe que a jogar assim os dissabores vão aparecer. Isso em conjunto com o vídeo-árbitro a mostrar semana após semana a sua sem-vergonhice leva-nos a pensar que será mesmo uma questão de tempo até nos conseguirem roubar pontos.

Por isto tudo, e apesar de estarmos contentes com a posição em que estamos (excepto na LC), exige-se mais segurança e regularidade à equipa. E espero que não seja preciso que o nosso treinador faça um filho todas as semanas para conseguir motivar os jogadores... pois vestir a camisola do Benfica é a maior de todas as motivações!!!

Fico à espera de um Benfica implacável que impõe respeito aos adversários! E confio no nosso treinador para fazê-lo!

VIVA O BENFICA!
De BI-Campeão EUROPEU a 11 de Novembro de 2019
Muito contente com a vitória e os respectivos três pontos, mas mais uma vez desiludido e irritado com a pobre exibição da equipa.

Para quem não pôde ver o jogo, mas leu a análise ao mesmo aqui referida pelo caro Benfiquista D'Arcy, logo concluirá que o meu primeiro parágrafo tem toda a razão de ser e é absolutamente verdadeiro.

A primeira parte foi completamente perdida, sem chama, sem vontade, sem força, enfim, sem nada de nada, apenas com os repetidíssimos passes para trás e para os lados à velocidade do caracol, a dar todas as possibilidades ao antagonista para se organizar defensivamente!!!

UMA VERGONHA. "Aquilo" não é, e nem pode ser o Benfica. Uma imitação barata, talvez, mas o Benfica Glorioso e Inigualável... NUNCAAA!!!

Qualquer equipazeca que acelere um pouco o seu jogo é capaz de nos marcar golos!!! Estamos, por exemplo, a ver o jogo, seja em casa ou no café, ou "in vivo" no estádio, e quando menos esperamos lá sofremos um golo " aparecido do nada"!!!!!!!!

Por protecção do "Divino Espírito Santo", lá nos safamos de, também vindo do nada, de sofrer o segundo golo aos 92 minutos de jogo, que nos retiraria inapelavelmente dois pontos!!!!

Infelizmente tenho de dizer que continuo a ver muitas fragilidades na equipa, principalmente ao nível do poder físico e da velocidade / intensidade de jogo.

O nosso querido Benfica, se quiser evitar goleadas e humilhações na Europa do Futebol, se quiser ser de facto Campeão e dominador em Portugal, se quiser ter sempre a Catedral da Luz com perto de 60.000 BENFIQUISTAS, etc,etc,etc..... tem de ter muito melhores dirigentes e treinadores, que sejam efectivamente capazes de colocar todos os nossos atletas profissionais a "DAR MAIS AO PEDAL".

Para mim, BENFIQUISTA dos pés à cabeça desde que me conheço, ganhar nos Açores ou em outro lado qualquer, a equipas como o Santa Clara e /ou bem melhores do que eles, é encarado como uma absoluta normalidade e naturalidade.

Costumo dizer, meio a brincar meio a sério, aos meus amigos Benfiquistas, que neste tipo de jogos, menos de três golos de diferença a nosso favor, é "derrota"!!!

Infelizmente ontem foi a sensação com que fiquei, pois para mim não bastam os "três pontinhos". Isso é pensar pequeno.
Para mim, a equipa tem sobretudo de mostrar qualidade em cima das vitórias para dar confiança aos seus fiéis Sócios e Adeptos, e infundir total respeito aos adversários e principalmente aos inimigos.

O Benfica, o SPORT LISBOA E BENFICA, não é uma mera equipa de futebol, nem sequer apenas um clube. O Benfica é muito mais, muitíssimo mais do que isso.
O Benfica é um Ideal de Vida, uma "Religião", onde assentam os princípios da Verdade e da Honestidade.

Por isso me revolto por ver tanta gente atacar o Clube com as mais infames mentiras, acusando-o de crimes e vigarices que os próprios acusadores praticam, e ver tão pouca e fraca gente a defender o Benfica como ele tanto precisa, e sobretudo tanto MERECE!!!!

Ora, a nossa equipa de Futebol Profissional, que é a chamada "mola real do Clube", e todos os profissionais dessa área têm de ser os primeiros a darem SANGUE SUOR E LÁGRIMAS pelo Benfica, como o fez o nosso grande Eusébio, e tantos e tantos outros "Eusébios" antes e depois do Pantera Negra.

Se queremos de facto sair da vulgaridade / banalidade e deixarmos zemerdings e porKos para trás, temos de ter a mentalidade de antigamente, isto é, temos de jogar DEZ VEZES melhor do que qualquer desses nossos inimigos.
Quando digo jogar melhor, quero significar corrermos mais, saltarmos mais, termos mais raça e vontade de vencer, etc,etc,etc.....

Quanto ao "aPINTOdor" artur soares dias e à não marcação do penalty a nosso favor por falta cometida dentro da área adversária sobre o nosso Franco Cervi, falta claramente visível, que até o pasquim "o nojo", braço armado do oporco corruptus, refere unanimemente ( os seus três semi-amestrados comentadores de apitadoragem) que é penalty descarado a nosso favor, quanto a esse aPINTOdor soares dias, dizia eu, entre outros muitos roubos praticados por ele contra O Benfica, quem não se lembra daquele PENALTY DESCARADÍSSIMO do jogadorzeco mangala do porco naquele jogo em que ganhámos 2-0 ( golos de Rodrigo e Garay).

soares dias é apenas mais um ponta de lança do anti-Benfica.
Benfica exige respeito.
De Anónimo a 11 de Novembro de 2019
Ó diabo! Mas você não viu o jogo, como pode detalhar todas as circunstâncias do mesmo. Aqui há gato!!! Ass: Ogamaras
De BI-Campeão EUROPEU a 11 de Novembro de 2019
Ele aqui está. O mentecapto com morfologia de cagalhão saiu do centro da esterqueira onde vegeta, para vir mais uma vez dar-nos conta de quanto é desprovido de neurónios!!!!!
Zero neurónios, e ZERO X ZERO em inteligência.

Oh "samarras" MONTE DE ESTERCO, põe o dedinho no ânus e leva-o depois à tua bocarra imunda e putrefacta, para veres de facto a MERDA que és.

P.S. Mas porque carga d'água estou eu a perder tempo com este INDIGENTE ESCATÓFAGO??!!!!???


Benfica Benfica Benfica, vê lá o que é que eu sou capaz de fazer por Ti: Aturar até mesmo sub-nutridos da cabeça como este ACÉFALO "samarrone". ah,ah, ah,....


Benfica sempreeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee. O MAIOR E O MELHORRRRRRRRRRRRRRRR.

De Anónimo a 12 de Novembro de 2019
De facto você faz-me rir a bandeiras despregadas face ao vocabulário empregue nas suas narrativas. Que mal é que um simples comentário meu lhe possa fazer tanta perturbação para disparar tantos impropérios. Foi essa a educação que recebeu enquanto criança? Ou será que ainda não cresceu o suficiente para respeitar as pessoas que se “atrevem” a discordar um pouco das suas ideias ou observações? Repare que eu ao longo destas “épocas” que vimos trocando ideias e opiniões, diferentes todavia, mas sempre dentro do maior respeito e urbanidade, nunca lhe faltei ao respeito. Nem a si nem a outrém, porque foi essa a educação que recebi dos meus pais, professores e comunidade em que fui e estou inserido. Isto é apenas e tão só uma troca de opiniões entre pessoas da mesma côr clubística. Ou, com o devido respeito, ainda não entendeu isso. Vá lá, pare lá de insultar e ofender as pessoas gratuitamente. Vai ver que ainda vamos petiscar qualquer coisa juntos. Viva o Benfica. Ass: Ogamaras
De BI-Campeão EUROPEU a 12 de Novembro de 2019
Desculpe-me lá, mas este parece-me ser o seu primeiro comentário com algum sentido. Os outros são cheios de veneno e de segundas intenções.
Eu considero-me um indivíduo civilizado, e que não pretende fazer mal a ninguém, mas se me atiram pedras eu sou capaz de responder com "canhões" ou ainda pior.
Para mim, "dar a outra face" não tem sentido absolutamente nenhum.

Dos vários comentários incivilizados que produzi, - e que tanto me custou enviá-los - há-de reparar que foram sempre em resposta a ATAQUES COVARDES dirigidos à minha pessoa, sendo o mais levezinho, o de me chamarem de "infiltrado"!!!!!

Estou neste espaço apenas por BENFIQUISMO. Vivo o meu querido e amado SPORT LISBOA E BENFICA intensamente, durante todos os dias do ano e durante todas as 24 horas de cada dia.

Só desejo um BENFICA Glorioso e Inigualável, verdadeiro Campeão dos Campeões, mas para isso é necessário, muitas das vezes, "ACORDAR" o Presidente e toda a estrutura do Clube que, vezes demais se deixam "adormecer" e viver à custa dos ganhos do passado.

É contra a minha personalidade e princípio de vida ver um jogador do Benfica ou dois ou três, ou mesmo a equipa toda a "pastar" dentro do campo, a andar a passo de caracol, etc,etc,etc, e mesmo assim apoiar esses "profissionais". Para mim, nesse caso têm de ser VAIADOS E BEM VAIADOS, para sentirem a frustração, desilusão e revolta dos Benfiquistas.

O Manto SAGRADO VERMELHO é para ser respeitado e defendido sempre a 10000000000000% por que tem o PRIVILÉGIO de jogar com ele no corpo.

O Benfica seria muito mais forte, mais Campeão e mais respeitado e admirado, se tivesse Sócios e Adeptos mais exigentes e mais fortes, e por inerência muito melhores dirigentes, que realmente sentissem o Clube como sente o mais simples e anónimo Sócio / Adepto.

É assim que eu penso.
O Benfica, para está acima de tudo e de todos. Ontem, Hoje e Sempreeeeeeeeeeeeee

BENFICA BENFICA BENFICAAAAAAAAAAAAAAAAAAA.
De Anónimo a 12 de Novembro de 2019
"Prontos, tá bem" Já entendi...não vale mesmo a pena. Eu bem tentei, mas não vale a pena. Tem a ofensa na ponta da língua, neste caso do dedo. Não se consegue controlar.
Todavia, anote aí, ainda nos iremos encontrar para uma almoçarada ou jantarada.Terei muito prazer em conhecê-lo pessoalmente!!!!

Ass: Ogamaras
De BI-Campeão EUROPEU a 13 de Novembro de 2019
Pronto, não vou ofendê-lo, pois você se ofende a si próprio!!!!
Quem, depois de ler o que escrevi no meu anterior comentário, conclui o que você concluiu, não precisa que ninguém o ofenda, pois ele próprio é bastante para isso.

Não vou perder mais tempo.

BENFICA SEMRPEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE.. O MAIOR E O MELHORRRRRRRRRRRRRRRRRR
De Dias Pereira a 12 de Novembro de 2019
Boa noite.
Foi um jogo absolutamente miserável, inaceitável e incompreensível.
Durante a primeira parte não fomos capazes de fazer nada digno de registo, à excepção de um remate do Seferevic ao poste direito da baliza adversária... desferido em posição de fora de jogo. E de conseguir, num raide individual do Cervi, dentro da área do Santa Clara, que o argentino fosse derrubado, sem qualquer dúvida, e Soares Dias, tal como o VAR, nada tivesse assinalado. Ao estilo mais pulha do Apito Dourado!
Do outro lado, uma equipa que, a jogar de vermelho e branco, marcou um golo e ficou a dever a si mesma não ter marcado mais dois ou três, sem qualquer exagero...
Fomos, sem qualquer dúvida, miseráveis, do primeiro ao último minuto! Sem qualidade, sem atitude e... sem orientação de onde ela devia vir! Jogámos, como tem sido habitual, devagar, muito devagar, para os lados e para trás, com a bola a passar dos centrais aos laterais e vice versa, e destes aos médios defensivos, e dos ditos aos centrais, ad nauseam!
Para não destoar de outras situações, os nossos jogadores nunca se deram ao incómodo de criar linhas de passe, não meteram o pé, deixaram-se invariavelmente antecipar e, consequentemente, perderam a posse da bola para o adversário e, nos passes mais verticais, falhámos 4 em cada 5...
Em suma, uma miséria absoluta, que o intervalo veio, providencialmente, interromper temporariamente. Sim, temporariamente...
Porque a segunda parte manteve a mesma toada sensaborona, apesar das deambulações e da irrequietude que Vinicius tentava imprimir na frente de ataque. Pizzi e Chiquinho também apareceram mais empreendedores e, curiosamente, foi de um lance de entre eles que, um pouco caído do céu apareceu o golo do empate...
E, então, o adversário quebrou um pouco o ânimo e a nossa equipa ganhou algum fôlego e animou, por uns momentos, na procura da vantagem. Que apareceu já dentro do último quarto de hora, num bom lance de Pizzi. A querer contrariar aqueles que, como eu, o identificam como um elemento habitualmente morto na manobra colectiva da nossa equipa, nomeadamente a defender!
O golo da vantagem veio recolocar as coisas no registo que tão maus resultados deu no início do jogo, e voltámos a passar por dificuldades. De tal modo que, mesmo no dealbar da partida, poderíamos ter visto escapar dois pontos, quando um atacante santaclarense - Ukra, creio... - rematou, à vontade, mais uma vez no flanco esquerdo da nossa defesa - onde andava Grimaldo, outra vez?... - cruzado, fazendo a bola passar muito perto do poste direito da nossa baliza...
Enfim, mais um jogo inenarrável, onde valeu o resultado, mas ficou uma exibição péssima, na linha do que têm sido, invariavelmente, os nossos desempenhos. E não só fora de portas!...
Factos, são factos. E os números de Bruno Lage no campeonato são arrasadores. Tão arrasadores quanto a falta de qualidade do nosso futebol e a titubeação do nosso domínio e controle...
Escrevi, recentemente, por aqui, que deveríamos ter especial cuidado com os Famalicões desta vida, que para nós seriam Bayernes. E mesmo que alguém possa ter considerado isso um exagero, não o é, da facto. Já vi - e continuo a ver!... - muita coisa nesta vida. De facto, são muitos anos a virar frangos...
E quando somos confrontados com decisões tomadas quando alguém vê luzes a meio da noite, ou com alterações de desempenho que decorrem do anúncio de uma paternidade próxima, anunciada no intervalo de um jogo... então estamos bem tramados!
Quo vadis, Benfica?
Acorda, Benfica!
Viva o Benfica!
Saudações benfiquistas!
De Luís Manuel a 12 de Novembro de 2019
Olá D'Arcy, e obrigado pelo post.

Foi muito importante termos voltado às vitórias após o péssimo jogo em Lyon, que me deixou extremamente desapontado.

É verdade o que escreves na tua análise. Primeira parte mesmo para esquecer - fizemos mesmo apenas um remate , aquele de cabeça do Rúben mesmo no fim da primeira parte.

A segunda parte foi bastante melhor, a equipa quis ir para a frente e ganhar o jogo. Na raça, como dizes. Portanto, mesmo apesar das coisas más na primeira parte, é preciso dizer, e acho que isso é importante, que os jogadores acreditaram e não viraram a cara à luta. Se o Santa Clara jogar sempre assim contra todos os candidatos ao título, não vai ser fácil para nenhum ganhar nos Açores. Portanto, subscrevo por inteiro o teu último parágrafo. Atitude, virar a página, preparar os próximos jogos e força Benfica!!

PS: Mais outro penálti a nosso favor que ficou por marcar, mas olha, ainda bem. Mostrámos que mesmo apesar deste tipo de arbitragens seguimos em frente.

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Março 2024

Fevereiro 2024

Janeiro 2024

Dezembro 2023

Novembro 2023

Outubro 2023

Setembro 2023

Agosto 2023

Maio 2023

Abril 2023

Março 2023

Fevereiro 2023

Janeiro 2023

Dezembro 2022

Novembro 2022

Outubro 2022

Setembro 2022

Agosto 2022

Maio 2022

Abril 2022

Março 2022

Fevereiro 2022

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Persistência

Cumprida

Chave

Reflexo

Desastrosa

Inócua

Rajada

Consistência

Revolução

Medíocre

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds