VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Segunda-feira, 26 de Fevereiro de 2024

Rajada

Chegou a parecer que derrubar a muralha que o Portimonense montou na Luz iria ser uma tarefa complicada, mas uma rajada de três golos em apenas quatro minutos garantiu a vitória e uma segunda parte muito tranquila para o Benfica.

1.jpg

Acho que quase toda a gente deve ter torcido o nariz ao ouvir a constituição da equipa e reparar que não tinha uma vez mais um ponta de lança de início. Eu não fui excepção. Depois pensei que muito provavelmente isto seria já um teste ao onze que poderemos apresentar nos próximos dois jogos, mas mesmo assim, sendo bastante previsível que o Portimonense se apresentaria na Luz com uma estratégia ultra-defensiva, não me pareceu que fosse o jogo ideal para alinhar sem pelo menos uma referência na área. Depois das exibições desastrosas em Toulouse quer do Morato, quer do Carreras, foi o Aursnes quem regressou a essa posição. O outro jogador a regressar ao onze foi o Kökçu, saindo o Tengstedt. Mas a novidade foi que o Rafa avançou para a posição mais adiantada e tivemos a oportunidade de, julgo que pela primeira vez esta época, vermos o Kokçu a jogar na sua posição natural, atrás do avançado e com dois médios atrás dele. O jogo foi o que se previa, com um Portimonense ultra defensivo e a acumular jogadores à frente da sua área, e o Benfica a tentar encontrar soluções para furar aquela muralha de corpos e pernas que tinha pela frente. Até gostei da dinâmica da equipa na fase inicial do jogo. Houve a tentativa de fazer a bola circular com alguma velocidade e os jogadores estavam em movimento constante com diversas trocas de posição, chegando até os nossos centrais a envolverem-se no movimento ofensivo já que praticamente não tinham trabalho defensivo. A directiva do Portimonense era defender, defender, defender. Depois, e para variar, o guarda-redes Nakamura, que nos últimos jogos se tem destacado por dar alguns dos frangos mais inacreditáveis desta edição da Liga (é ver o que ele fez contra o Arouca ou o Estrela) estava neste fim de tarde inspirado e resolveu defender tudo o que lhe apareceu pela frente, a começar por uma ocasião flagrante do Kökçu ainda dentro dos primeiros dez minutos que deu o mote para mais uma mão cheia de boas defesas. À medida que o tempo foi passando talvez alguma frustração se tenha apoderado da nossa equipa, e a qualidade do nosso jogo foi piorando à medida que nos aproximávamos do intervalo. Fomos mostrando uma tendência para afunilar mais o jogo e persistir em tentativas de entrar pelo meio, com tabelas pouco objectivas que resultavam quase sempre em perdas de bola. A disposição com o nulo ao intervalo não era, portanto, a melhor.

2.jpg

Sem alterações para a segunda parte (acho que muitos de nós esperaríamos já a entrada de um avançado), os minutos iniciais foram um prolongamento da nossa enervação, já que nem sequer conseguíamos encontrar espaço para rematar à baliza. Até que, ao fim de dez minutos, fizemos o primeiro remate e marcámos. Depois de mais uma tentativa de entrar pelo meio, onde de forma algo surpreendente tínhamos o Bah na meia lua, foi este quem encontrou o Rafa solto sobre a direita, que não pensou duas vezes e rematou de primeira e de trivela para fazer a bola entrar entre o guarda-redes e o poste, batendo finalmente o Nakamura. A partir daqui e nos minutos seguintes quase não deu para nos voltarmos a sentar. Com uma brecha finalmente aberta na muralha do Portimonense, depois tudo se desmoronou. Dois minutos depois, bola recuperada sobre a direita da nossa área, o João Mário colocou-a nos pés do Kökçu e este de imediato fez um passe fantástico para as costas da defesa onde o Neres ganhou em velocidade, aguentou uma carga e em frente ao guarda-redes teve uma finalização de classe, sentando-o para depois meter a bola na baliza deserta. Mais dois minutos passados e na esquerda o Neres solicitou a velocidade do Rafa, que chegando perto da área levantou a cabeça e viu a entrada do Di María do lado oposto, colocando lá a bola com um grande passe de trivela que depois o Di María finalizou de primeira com um toque subtil de enorme classe, com a parte de fora do pé a colocar a bola no poste mais distante. Três grandes golos em apenas quatro minutos, e tudo resolvido. De seguida trocámos o Neres e o João Neves pelo Tiago Gouveia pelo Florentino. Trocas directas portanto, e continuámos com o controlo total do jogo - o Trubin foi pouco mais do que um mero espectador e não me lembro de ter feito uma única defesa de maior dificuldade. A quinze minutos do final chegámos ao quarto golo, num lance em que o maior mérito é do Tiago Gouveia, que pela esquerda enfrentou o marcador directo numa iniciativa individual e conseguiu entrar na área e ganhar a linha de fundo para depois fazer o passe atrasado para o Kökçu. Este se calhar mais ou menos sem querer (fiquei sem perceber se foi uma tentativa de remate ou um passe deliberado) colocou a bola mais para a direita, onde perto do poste o Rafa se antecipou a um defesa para marcar. Só depois disto fizemos entrar um ponta de lança e ainda aproveitámos para proteger o António Silva de algum amarelo que o retiraria do próximo jogo. O Cabral ainda esteve perto de marcar, mas o Benfica enfrentou os minutos finais já em gestão de esforço.

3.jpg

O melhor em campo volta a ser o Rafa, com dois golos e uma assistência de enorme classe. Acho que esta época, que deverá ser a sua última no Benfica, está a ser a sua melhor de sempre, e se se confirmar a sua saída irá deixar saudades mesmo entre alguns dos seus maiores críticos. Eu tenho alguma dificuldade em imaginar o nosso ataque sem a velocidade dele. O Kökçu é capaz de ter feito o seu melhor jogo desde que chegou ao Benfica. Quem diria que ele iria ter melhor rendimento a jogar na sua posição e nas funções em que a época passada se destacou no Feyenoord, ao ponto de ter sido eleito o melhor jogador da liga holandesa? Duas assistências e diversos pormenores de classe no passe (por exemplo, a forma como na primeira parte isolou o Otamendi para uma grande defesa do Nakamura) a mostrar a enorme utilidade que poderá ter a jogar mais adiantado - ele próprio admitiu no final a sua satisfação por ter podido jogar ali. O Neres é outro dos destaques, e com a sua presença retiramos alguma da carga sobre os ombros do Rafa e do Di María para desequilibrar as defesas adversárias, pois passamos a contar com mais um criativo para o fazer.

 

Acabou por ser uma jornada muito positiva para o Benfica, que ganhou pontos a dois dos adversários mais próximos. Um bom tónico para os jogos difíceis que se seguem e que espero que saibamos aproveitar. Não me chocará que neles acabemos por apresentar um onze muito próximo deste, e até acho que poderemos tirar daí algum proveito. Pelo menos gostei da dinâmica que vi, que foi uma agradável mudança em relação ao habitual circular de bola sem grande objectividade à espera de um rasgo do Rafa ou do Di María. Com o Kokçu mais perto da baliza podemos esperar dali um passe de rotura, para além de achar que um meio campo verdadeiramente a três nos dá maior solidez (até o João Mário parece ser mais útil à equipa ali) e com o Neres na esquerda deixamos de ser uma equipa completamente balanceada à direita, com os desequilíbrios a poderem surgir de qualquer um dos lados.

tags:
publicado por D'Arcy às 11:39
link do post | comentar
17 comentários:
De BI-CAMPEÃO EUROPEU a 26 de Fevereiro de 2024
Hoje sim, tivemos BENFICA!!!! Quatro golos sem resposta - poderiam ter sido cinco ou ainda mais - , três dos quais são autênticas obras de arte futebolística, com o terceiro golo marcado por Angel Di Maria, e a jogada que o antecedeu, a atingirem a sublimação!!!!!
A equipa hoje correu e lutou, jogou limpo e à Benfica. É assim que deve ser sempreeeeeee.
De negativo, apenas a entrada em campo tardia, demasiado tardia, do Marcos Leonardo, que deveria ter entrado logo após o quarto golo para o lugar do Rafa Silva, a fim de fazê-lo descansar e dar tempo de jogo ao Marcos Leonardo.
Enfim, temos um "treinador" que lê mal os jogos, faz mal e tardiamente as substituições, mas parece que já esteve bem pior.
Viva o Benfica Glorioso e Inigualável.... Sempreeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

P.S. Se esta ATITUDE e ENTREGA/PROFISSIONALISMO for para se manter, e até ainda melhorar, sem factores externos que pululam no futebol desta ligueca PORCOguesa, o nosso Glorioso SLBENFICA será de certeza absoluta Campeão Nacional. MAIS NADA !!!!!

Viva o Maior. Viva o Melhor. Viva o B E N F I C A.
De Anónimo a 26 de Fevereiro de 2024
Esperemos que sim que esta atitude se mantenha mas...temos um treinador burro teimoso que nao sabe ler jogos nem fazer substituições e quem disser o contrário é burro como ele mas estamos em primeiro e se ganharmos este campeonato aos sapos ia ser lindo,rumo ao 39
De BI-CAMPEÃO EUROPEU a 26 de Fevereiro de 2024
Subscrevo na íntegra. Infelizmente.
Esta equipa, e sobretudo este nosso Clube lindo, belo e GIGANTE merece melhor, muito muito muitooooooooooooooooo MELHORRRRRRRRRRR.

Benfica Glorioso e Inigualável............ Sempreeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
De Ricardo a 26 de Fevereiro de 2024
Perdeu-se uma boa oportunidade de meter o Morato a ponta de lança.
De BI-CAMPEÃO EUROPEU a 26 de Fevereiro de 2024
Se ele aprimorar a arte de cabecear, e bem, e para a baliza adversária, poderá até ser uma medida de recurso contra aquelas equipas que contra o nosso Benfica defendem com quatro autocarros e conseguem manter o nulo na sua baliza até aos minutos finais do jogo.

No futebol de ataque há que explorar todos os recursos - recursos legais e honestos, isto é, à Benfica - para se poder sempre chegar à vitória!!!!

Viva o Benfica, Glorioso e Inigualável............. Sempreeeeeeeeeeeeeeeee
De Nick Name a 26 de Fevereiro de 2024
Também eu achei inicialmente que a estratégia de apresentar de início um 11 sem um ponta-de-lança contra uma equipa que estaria fechada atrás como o Portimonense não fazia sentido e... continuo a achar! Durante 55 minutos a equipa, recheada de excelentes executantes, até não jogou mal, mas o resultado foram zero golos e relativamente poucas oportunidades. Depois, entrou finalmente o primeiro golo, o medíocre Portimonense tentou avançar no terreno e o quarteto Rafa-Di Maria-Neres-Kokçu acabou com eles.
Mas não sei até que ponto este esquema poderá funcionar contra equipas mais fortes (mais fracas não vai haver, o Vizela já lá vai) e aliás já falhou várias vezes, contra o Porto na Supertaça, contra o Inter e contra o Guimarães. A verdade é que funcionou desta vez e por isso calo-me.
Nem vou voltar a referir os inúmeros jogadores contratados por milhões para ficarem no banco ou as já tradicionais substituições aos 89 minutos. Não é hora para isso, é hora para pensar nos grandes jogos que se aproximam!
De Henrique Teixeira a 26 de Fevereiro de 2024
Não tenho nada a acrescentar ao que o D´Arcy escreveu com a sua habitual, assertividade, clarividência e conhecimentos, apenas quero aqui expressar e partilhar a felicidade que me vai na alma por o nosso Glorioso Clube ter vencido em três campos.

VIVA O BENFICA
De Luís Manuel a 26 de Fevereiro de 2024
Olá D'Arcy, e obrigado pelo post.

Boa análise ao jogo. Eu também fui daqueles que torceram o nariz :)

Estou feliz pela vitória e pelo empenho que todos os nossos jogadores demonstraram em vencer, mesmo quando as coisas não estavam a sair bem - na primeira parte. Foi muito bom os nossos adversários terem perdido pontos, mas temos de seguir concentrados porque teremos três jogos extremamente importantes e difíceis no espaço de uma semana. Três provas de fogo... Não tivemos sorte nenhuma com o sorteio e com o calendário, mas é o que é e temos de ir à luta.

Se me perguntares se gosto desta táctica que apresentámos, sem um avançado de referência, para ser sincero tenho de dizer que não gosto e que a acho pouco exequível contra adversários mais fortes. Mas eu quero é estar totalmente errado, porque o importante é o Benfica ganhar.

Muito bem o Aursnes no lado esquerdo da defesa. Não é a posição dele, mas acho que neste momento ninguém sabe qual é a posição de origem dele. Oferece muito mais segurança ao sector defensivo e, como as alternativas são as que temos, talvez seja melhor deixá-lo a defesa esquerdo. Concordo com os destaques individuais que fazes.

Agora é, realmente, concentração total. O primeiro jogo desta muito difícil série de três jogos é já na quinta-feira, e espera-nos uma tarefa extremamente árdua. Muita união e entreajuda precisam-se.

Saudações Benfiquistas para ti e Tertúlia, e que tudo corra bem.
De Fernando Valente a 27 de Fevereiro de 2024
A história do jogo passou pela 1ª parte,embora um pouco mais mexiddos o costume zero golos. As minhas desculpas porque, sou exigente,todo o resto depois da casa começar a ruir veio por acresssimo. O teste do algodão vem a seguir,aí sim, quero ver a consistencia da mesma entrando em campo sem medo e, com um ponta de lança para conter os centrais do adversário, temos qualidade para assim fazer-mos. Os meus cumprimentos, Benfiquista sempre!...




os centrais
De BI-CAMPEÃO EUROPEU a 28 de Fevereiro de 2024
28-02-1904............28-02-2024..... 120 (CENTO E VINTE) anos!!!!!!
Anos de História Gloriosa, Limpa, sem paralelo em Portugal, ÚNICA!!!!!

Parabéns ao Glorioso e Inigualável SPORT LISBOA E BENFICA, e a todos os seus Sócios, Adeptos e Simpatizantes.

Benfica Benfica Benfica,... B E N F I C A A A A A A A... Sempreeeeeeeeeeeeeeee, o Maior e o Melhorrrrrrrrrrrrrrr

De Ricardo a 29 de Fevereiro de 2024
Uma carta especial dos 120 anos do SLB (ou do SL)

https://youtu.be/dwwnVlUDly0?si=2KuAtLyBh3TvSpdU
De BI-CAMPEÃO EUROPEU a 29 de Fevereiro de 2024
Arrepiante!!!
Benfica, ÚNICO e Inigualável, merece mais, muito mais de TODOS os Benfiquistas, a começar pelo seu Presidente - seja ele quem for - e por toda a sua Direcção, em total dedicação e disponibilidade para o DEFENDER e Glorificar contra a máfia anti-Benfica há muito inslada que actua na sombra para apequenar e até destruir o Maior e Melhor de Portugal.

Obrigado pelo link, caro Benfiquista Ricardo.

BENFICA BENFICA BENFICA......... Ad Eternunnnnnnnnnnnn
De Ricardo a 29 de Fevereiro de 2024
Jones pistolas (que qualidade, desde os anos 70 que o SLB não tinha tal qualidade de jogador na área,alguma dúvida? )

https://youtu.be/B-mFxf6DukY?si=Ro6a_9ElKtsHTioZ
De Ricardo a 29 de Fevereiro de 2024
Depois de ter celebrado o 120.º aniversário esta quarta-feira, o jogo com o Sporting poderá permitir ao Benfica atingir uma marca absolutamente histórica: 10 mil golos marcados.
https://desporto.sapo.pt/futebol/taca-de-portugal/artigos/120-anos-de-historia-e-9-999-golos-marcados-derbi-eterno-pode-dar-o-golo-10-mil-da-historia-do-benfica
De BI-CAMPEÃO EUROPEU a 29 de Fevereiro de 2024
Inigualável!!!! Mais de 1000 (MIL) golos de avanço sobre o riporting de alvaLADRA e quase 2000 (DOIS MIL) sobre o fc-penalty!!!!!!!

Atenção quanto ao jogo de logo com o alvaLADRA. O apitador é um tal de fábio VERDÍSSIMO, lagartinóide em todo o seu corpo de lagarto!!!!
É um dos piores APITADORES da ligueca PORCOguesa, sempre pronto a apitar tudo tudo tudo contra o Benfica, até mesmo as faltas dos adversários, em que este apitador que nunca chegará a Árbitro, consegue transformar em faltas e faltinhas contra o MAIOR E MELHOR DE PORTUGAL!!!!

Atenção caro Presidente Rui Costa!!! Não é apenas com idas ao Vaticano e ser recebido pelo Papa Francisco que se garante a DEFESA E O RESPEITO INTRANSIGENTE pelo nosso querido SLBENFICA!!!!

BENFICA BENFICA BENFICA........ Sempreeeeeeeeeeeeee
De BI-CAMPEÃO EUROPEU a 1 de Março de 2024
O golo nr. 10.000 (DEZ MIL) do Benfica foi marcado pelo Aursns em plena esterqueira de alvaLADRA!!!!
O golo nr. 10.001 (DEZ MIL E UM) foi marcado pelo Di Maria em alvaLADRA, entretanto anulado/ROUBADO por pretenso fora-de-jogo posicional do avançado do Benfica Tengsdet, quando este nem sequer está na linha de visão do guarda-redes lagarto!!!!

E os GFDPUTA dos comentadores lagartinóides da rtPORCOS que transmitiram o jogo nem sequer se dignaram falar do nosso golo 10.000 !?!?

MONTES DE ESTERCO A QUEM EU ODEIO PROFUNDAMENTE E LHES DESEJO MILHÕES DE VEZES PIOR DO QUE O QUE ELES DESEJAM DE MAL AO BENFICA.

Benfica Benfica Benfica. Sempreeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee...... o resto é TUDO trampaaaaaaaaaaaa pôdreeeeeeeeee... não se aproveita um!!!!!
De Ricardo a 1 de Março de 2024
"Não é apenas com idas ao Vaticano e ser recebido pelo Papa Francisco que se garante a DEFESA E O RESPEITO INTRANSIGENTE pelo nosso querido SLBENFICA!" -------------------- Não é de todo assim que se defende o SLB. E depois é o que se vê, fiam-se na virgem e não correm!

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Abril 2024

Março 2024

Fevereiro 2024

Janeiro 2024

Dezembro 2023

Novembro 2023

Outubro 2023

Setembro 2023

Agosto 2023

Maio 2023

Abril 2023

Março 2023

Fevereiro 2023

Janeiro 2023

Dezembro 2022

Novembro 2022

Outubro 2022

Setembro 2022

Agosto 2022

Maio 2022

Abril 2022

Março 2022

Fevereiro 2022

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Poucochinho

Gestão

Curta

Perdido

Frustrante

Desoladora

Persistência

Cumprida

Chave

Reflexo

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds