VAMOS ACABAR COM AS IMBECILIDADES
Segunda-feira, 24 de Dezembro de 2018

Redenção

And now for something completely different. Ganhámos bem. Jogámos bem. Dominámos o jogo e não deixámos a menor sombra de dúvida sobre qual era a melhor equipa em campo. E no final destroçámos por completo uma das equipas mais fortes e regulares deste campeonato, podendo afirmar sem dúvidas que o resultado não é melhor do que a exibição; pelo contrário, adequa-se-lhe perfeitamente.

 

 

Entrámos em campo com um onze sem surpresas, que será o mais previsível nesta altura. A defesa habitual, o Gedson a completar o trio do meio campo, e as alas entregues ao Zivkovic e ao Cervi. O Braga entrou na Luz disposto a justificar o estatuto de candidato ao título jogando de peito aberto, num 4-4-2 no qual os alas tentavam compensar a inferioridade numérica no meio. Durante os minutos iniciais até me pareceu que o Benfica não iria conseguir explorar isso, porque o Pizzi aparecia demasiadas vezes muito adiantado, ou encostado à direita, onde se sobrepunha ao Zivkovic e era redundante, ou perto do Jonas. Mas a partir dos dez minutos tudo isso mudou, com o Pizzi a aparecer em zonas mais centrais e recuadas, para pegar no jogo. Mas a principal diferença no nosso jogo esta noite, e que permitiu construir este resultado, residiu na atitude. Uma grande agressividade à perda de bola, com pressão quase constante sobre o adversário, muitas vezes com mais do que um jogador a atacar o portador da bola. E depois, uma vez recuperada, muito maior velocidade na transição, em particular pelo Gedson mas também pelo Cervi, Zivkovic ou Grimaldo. O domínio do Benfica começou a tomar forma, e depois de uma boa jogada colectiva o Jonas apareceu solto ao segundo poste em boa posição, mas falhou a tentativa de rematar de trivela e a bola saiu ao contrário daquilo que se queria. O Braga afastou a bola, e na insistência um passe do Grimaldo encontrou o Pizzi ainda na frente, descaído sobre a esquerda. Veio para o meio, tirou o defesa da frente, e rematou cruzado para o poste mais distante. 

 

 

Um belíssimo golo, a dar início às festividades na Luz, e ao qual se viriam a somar muitos outros golos de belo efeito. Estavam decorridos dezanove minutos de jogo, e nos minutos que se seguiram ao nosso golo o Braga teve o seu melhor período no jogo, deixando a ideia de que estava na discussão do resultado e que o empate poderia surgir. Foram três boas situações as que conseguiu construir: um remate de longe do Fransergio que ainda raspou na barra, um remate à malha lateral por parte do Dyego Sousa depois de um contra-ataque, e uma situação em que o Ricardo Horta apareceu em situação privilegiada para marcar, mas o Vlachodimos fez bem a mancha. Foram quase quinze minutos de equilíbrio, mas o lance do Horta foi o canto de cisne do Braga no jogo, porque a partir daí o Benfica pegou nele e não mais o largou. E aos trinta e nove minutos aumentou a vantagem, num cabeceamento do Jardel após canto marcado pelo Zivkovic na direita do nosso ataque - depois da longa travessia no deserto, dois jogos seguidos a marcar na sequência de pontapés de canto, ambos marcados pelo Zivkovic. Este golo fez lembrar um pouco o frango do Ricardo com o Luisão, que nos deu o título no ano do Trapattoni. O guarda-redes saiu para agarrar a bola e quando estava à espera que ela lhe chegasse às mãos, a cabeça do Jardel chegou primeiro. O segundo golo, mesmo obtido perto do intervalo, não foi sinal para que o Benfica abrandasse, e só não aumentámos para três logo no minuto seguinte porque o guarda-redes bracarense conseguiu fazer bem a mancha aos pés do Jonas, que lhe apareceu isolado à frente depois de um mau corte de um defesa. Até ao apito para intervalo continuámos sempre a procurar com afinco o terceiro golo.

 

 

O regresso para a segunda parte nem sequer foi a continuidade do fecho da primeira, porque a atitude foi ainda mais decidida. Rapidamente recompensada com um golo do Grimaldo, que depois de um grande passe do Cervi entrou na área pela esquerda, aproveitou um mau corte de um defesa, e de pé direito colocou a bola entre o guarda-redes e o poste. O Braga respondeu rapidamente e reduziu três minutos depois pelo Dyego Sousa, que de cabeça concluiu um cruzamento da esquerda - a bola desviou ligeiramente no Zivkovic, o que terá ajudado a que o Rúben tivesse ficado completamente fora do lance. Mas o Benfica pagou na mesma moeda, e também três minutos depois voltou a repor a vantagem com um golo do Jonas, na conclusão de uma belíssima jogada colectiva. Toque de primeira do Cervi a desmarcar o Gedson, corrida deste em direcção à área e quando flectiu para o meio toda a gente, incluindo os jogadores do Braga, anteciparam que iria rematar. Em vez disso, soltou a bola para a esquerda onde o o Cervi, que acompanhou a jogada, recebeu solto e passou a bola para um Jonas completamente à vontade à entrada da pequena área, que apenas teve que encostar para o golo. Foi uma forma eficaz de cortar cerce quaisquer ambições que o golo tivesse dado ao Braga de entrar na discussão do resultado. O jogo era nosso e, para vincar bem isso mesmo, mais dois golos de rajada, aos sessenta e três e sessenta e sete minutos, já com o Seferovic em campo no lugar do Jonas. O primeiro foi numa jogada rápida, simples e eficaz. Lançamento de linha lateral na direita, toque de primeira do Seferovic a desmarcar o Zivkovic e passe atrasado para o interior da área, onde surgiu o Cervi com um remate de primeira a fuzilar a baliza. O segundo, uma prova de que era mesmo uma noite em que tudo corria bem. Canto na esquerda, bola metida no Pizzi, que depois de uma boa incursão individual para ganhar a linha de fundo colocou a bola para o segundo poste. Esta foi afastada para a zona central na entrada da área onde, contra todas as probabilidades, apareceu o André Almeida a rematar meio de pé esquerdo, meio de canela, quase em queda, e a fazer a bola descrever um arco perfeito que a colocou na gaveta. Entrou mesmo junto ao ângulo superior, com o guarda-redes a não poder fazer mais nada senão olhar. O golo foi de certa forma o ponto final no jogo, já que o Benfica deixou de procurar o golo com tanta intensidade e o Braga percebeu que não havia mesmo nada mais a fazer senão lutar pelo brio. Ainda conseguiu reduzir a quinze minutos do final, num remate colocado do João Novais, mas pouco mais digno de realce aconteceu até final.

 

 

Gedson, Pizzi, Cervi, Zivkovic, Grimaldo, todos eles se destacaram numa grande exibição da nossa equipa. De realçar o 'regresso' do Pizzi, depois de ter andado completamente ausente durante várias semanas. Este foi aliás um dos factores que eu julgo mais terem contribuído para tão drástica melhoria exibicional. O Gedson foi importantíssimo quer na pressão, quer nas transiçõpes, o Cervi marcou um golo e fez duas assistências, o Zivkovic é provavelmente o jogador mais inteligente que temos no plantel e o Grimaldo cada vez mais me convence que esta será a última época que o verei jogar com a nossa camisola, já que em breve dará o salto para mais altos voos.

 

Fez mais este jogo pela recuperação da confiança e crença da e na equipa do que os seis anteriores. Esta exibição, resultado e consequente salto de dois lugares na classificação podem muito bem significar a redenção desta equipa. Mas para isso é fundamental que saibamos transportar tudo o que de positivo retirámos do jogo de hoje já para o próximo jogo. Porque se voltarmos a apresentar o nível exibicional dos jogos anteriores, tudo terá sido em vão.

tags:
publicado por D'Arcy às 03:38
link do post | comentar
5 comentários:
De Henrique Teixeira a 24 de Dezembro de 2018
O Benfica fez um jogo de se lhe tirar o chapéu.
Meu Deus, há quanto tempo não o víamos jogar assim!
No tempo de natal muitas famílias dispersas pelas contingências da vida, juntam-se e matam saudades; também nós, Benfiquistas, matamos as saudades que já tínhamos de ver a equipa jogar bom futebol.
Depois do paupérrimo jogo com o Montalegre, que se seguira aos maus jogos anteriores, o Benfica realizou finalmente um exibição de gala, a roçar a perfeição. .
Devemos sempre dizer a verdade, não poupando críticas à equipa quando ela as merece nem lhe poupando elogios quando ela cumpre com as obrigações e puxa pelos seus galões para mostrar que " nunca encontrou rival neste nosso Portugal" como diz a belíssima canção "Ser Benfiquista" cantada pelo inigualável Luís Piçarra.
Agora que saltamos do 4.º. para o 2.º lugar não devemos descansar enquanto não subirmos ao 1.º. Para isso só há um caminho a seguir:
Ganhar, Ganhar , Ganhar.
Saudações Benfiquistas.
De E Pluribus Unum a 24 de Dezembro de 2018
Ganhar ganhar ganhar, GANHARRRRRRRRRRRRRRRRR é apenas um caminho, mas há ainda outro mesmo caminho tão importante como este, que é o de EXIGIRMOS TODOS - desde o Presidente e Direcção, até ao mais anónimo dos Sócios e Adeptos - que os jogos de riproting de alvaLADRA, e principalmente do oporco corruptus de contumil /antas/freixo sejam efectivamente ARBITRADOS por verdadeiros Árbitros em vez de serem - como têm sido incessantemente - APITADORADOS por apitadores corruptos e/ou vassalos-escravos ao Sistema/Máfia anti-Benfica comandado por esse CASAMENTO desses dois clubezecos que ainda nem sequer sabemos quem faz de MACHO e de quem faz de FÊMEA!!!

Essa é que deve ser a grande LUTA INCESSANTE de todos os Benfiquistas, pelo menos daqueles que vivem o Clube 24 horas por dia em todos os dias das suas vidas, que são os que de verdade AMAM o Benfica.

BENFICA BENFICA BENFICA, Sempreeeeeeeeeeeee acima de TUDO e de TODOS.

P.S. Os filhos da puta dos "machos" do vit.setúbal - "machos" apenas no jogo contra o Benfica em que COVARDEMENTE e com o beneplácito do apitador MONTE DE MERDA cagalhão xistra , deram porrada à grande e à Americana -, depois desse jogo entraram em METAMORFOSE REGRESSIVA e tansformaram-se em "Fêmeas" prenhas de nove meses, alguns deles mesmo já em trabalho de pré-parto!!!!!

Desejo profundamente que esse clubeco vá para a 2ª divisão. À grande puta que os pariu.
Por causa desse clubezeco já nem sequer gosto da cidade de Setúbal.
De Dias Pereira a 24 de Dezembro de 2018
Boa noite.
Ainda estou atordoado com o banquete de ontem...
Estou entre o "Afinal... o Pai Natal existe!" e o "Por onde andava este futebol?"...
Confesso que estou completamente perdido com a exibição com que fomos presenteados ontem, de tão inesperada que foi. Foi convincente, esclarecedora e inteiramente merecida a vitória, frente à equipa que, na minha opinião, melhor futebol joga em Portugal. Não foi, no entanto, uma exibição perfeita, e... tudo nos correu bem!
A equipa foi incomparavelmente mais dinâmica, privilegiou um futebol mais vertical, foi mais objectiva, pressionou mais o adversário - embora não em todo o jogo... - e foi incrivelmente eficaz. Sem dúvida que foi!
Mas o adversário teve oportunidades para empatar o jogo - quando estávamos a vencer por 1-0... - e concedemos-lhe a possibilidade de reentrar no jogo, logo depois de termos feito o 3-0. E ainda lhe demos o bónus de fazer um segundo golo - num momento de flasb-back às exibições passadas... - numa jogada em que perdemos a posse da bola no limite da grande área adversária e permitimos uma caminhada serena de três jogadores que progrediram com bola, e em triangulações, até à nossa área, onde isolaram um deles para, calmamente, chutar a cerca de 25 metros da baliza, e bater o desolado Odysseas... que bem se esticou, mas não chegou à bola.
Aliás - como fez questão de frisar Rui Vitória - os dois golos não podiam ter sido consentidos. O segundo, porque a equipa não recuperou no terreno, como devia, sendo notória a marcha lenta que imprimiram uns quantos dos nossos jogadores. O primeiro, porque Ruben Dias está de frente para a jogada, tem o adversário à sua vista, e deixa-se antecipar de forma inadmissível...
De resto, deve salientar-se a extrema - e inesperadíssima!... - eficácia dos nossos jogadores na hora da verdade - e, honra seja feita, decidiram anormalmente bem no momento de tomar opções!... - que, em 7 remates enquadrados com a baliza, marcaram 6 golos! E se os do André Almeida, do Jardel, e mesmo do Grimaldo, são estranhos, os golos do Pizzi, do Jonas e do Cervi são golos de grande primor, colectivo e individual.
Este foi, para mim, o jogo da era Rui Vitória em que melhor futebol jogámos! Será que a luz que iluminou Luís Filipe Vieira era de origem extraterrestre e fez um desvio para iluminar, também, Rui Vitória, concedendo-lhe capacidades e dotes que ele nunca demonstrou possuir no passado? Se foi assim, só foi pena que tenha demorado tanto tempo a fazer efeito...
Parafraseando o nosso hino, eu quero, como benfiquista, "... ter na alma a chama imensa... ". Mas não me quero desiludir, repetidamente! Por isso, equipa, transformem este milagre de Natal numa normalidade terrena, reiterando a atitude e a qualidade de ontem... se possível estendendo isso à totalidade do tempo de jogo!
Agora que acordámos, é tempo de não voltarmos a adormecer!
Viva o Benfica!
Saudações benfiquistas!

PS - Votos de um Bom Natal para toda a família benfiquista.
De E Pluribus Unum a 24 de Dezembro de 2018
Comentário PERFEITO.
Subscrevo-o inteiramente.

Bom Natal e um Ano Novo ainda melhor para todos os verdadeiros BENFIQUISTAS.

BENFICA SEEMRPEEEEEEEEEEEEEEEE SEMRPEEEEEEEEEEEEEEEEEEE SEMRPEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE O MAIOR E O MELHORRRRRRRRRRRRRR
De Anónimo a 25 de Dezembro de 2018
Forcaaaaaaaaa Benficaaaaaaaa Deus é grande.....

Comentar post

escribas

pesquisar

links

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos

Março 2024

Fevereiro 2024

Janeiro 2024

Dezembro 2023

Novembro 2023

Outubro 2023

Setembro 2023

Agosto 2023

Maio 2023

Abril 2023

Março 2023

Fevereiro 2023

Janeiro 2023

Dezembro 2022

Novembro 2022

Outubro 2022

Setembro 2022

Agosto 2022

Maio 2022

Abril 2022

Março 2022

Fevereiro 2022

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

tags

todas as tags

posts recentes

Persistência

Cumprida

Chave

Reflexo

Desastrosa

Inócua

Rajada

Consistência

Revolução

Medíocre

origem

E-mail da Tertúlia

tertuliabenfiquista@gmail.com
blogs SAPO

subscrever feeds