Tarefa cumprida na taça, com alguns momentos de maior aperto que eram perfeitamente dispensáveis, mas conseguimos levar de vencida o Varzim sem grande contestação, num jogo de alguns regressos que se saúdam.
Sem fazer uma autêntica revolução no onze, o Benfica ainda assim entrou com algumas mudanças. A começar pela dupla de centrais, constituída pelo Lucas Veríssimo e o Morato. No meio campo, o Enzo regressou à titularidade mas ao lado dele o Chiquinho manteve a titularidade, saindo o Florentino do onze. Regressou também ao onze o David Neres, ficando o João Mário no banco e o Draxler mantendo-se sobre a esquerda. O Aursnes também continuou no onze a jogar atrás do Gonçalo Ramos. A entrada foi perfeita para o Benfica, tendo em conta o que se esperaria deste jogo. Logo ao terceiro minuto, livre frontal por falta sobre o Gonçalo Ramos e conversão exemplar do Grimaldo, a deixar o guarda-redes do Varzim pregado ao relvado. Poder-se-ia pensar que isto seria o mote para uma vitória completamente tranquila, e a verdade é que o Benfica dominou completamente a primeira parte. O Varzim praticamente não chegou à nossa área e o Benfica teve sempre a iniciativa. Só que mostrámos uma faceta irritante de parecer quase querer entrar com a bola pela baliza adentro. Apesar do claro domínio, muito poucos remates e situações de finalização, porque andávamos ocupados a fazer tabelinhas à entrada da área sem resultados práticos. Foi um futebol demasiado rendilhado e mostrámos muita cerimónia na altura de rematar. O Neres está sem ritmo e complicou mais do que ajudou, e a profundidade e largura do nosso jogo foram quase sempre dadas pelo Grimaldo na esquerda. Obviamente que enquanto o resultado se fosse mantendo numa diferença de um golo, o Varzim continuaria a sentir-se vivo, e foi isso mesmo que verificámos no recomeço do jogo. Com o João Mário no lugar do Neres, o Benfica viu o Varzim reentrar com uma atitude muito aguerrida para a segunda parte, mais subido no terreno e a ganhar quase todas as bolas dividas e segundas bolas. Aproximou-se mais da nossa baliza, andou ali um período em que parecia andar à caça de um penálti, mas a situação mais perigosa acabou por ser um cruzamento que saiu na direcção da baliza e obrigou o Vlachodimos a uma defesa mais apertada para evitar que a bola entrasse. O Benfica reagiu com a entrada do Florentino (ficando a jogar com cinco médios centro) que foi importante para que conseguisse ir reassumindo o controlo do jogo. Acabámos por chegar ao golo da tranquilidade num remate do Enzo junto da marca de penálti, depois de um bom trabalho do Chiquinho no interior da mesma a deixar a bola na zona de finalização. Nos instantes finais do jogo até poderíamos ter aumentado a vantagem, porque o Varzim já estava demasiado exposto a contra-ataques, mas seria um castigo talvez demasiado pesado para aquilo que fizeram no jogo. O ponto mais negativo no jogo foi a saída precoce do Grimaldo por lesão, esperando-se que possa recuperar a tempo do próximo jogo.
O Grimaldo foi precisamente um dos nossos melhores jogadores. Gostei também do Enzo, bem melhor do que em Braga, e novamente do Chiquinho, que parece querer aproveitar ao máximo estas oportunidades que lhe estão a ser dadas para provar que pode ser uma opção válida. Nada mal para um jogador que no início da época foi dado como uma carta fora do baralho. O Florentino entrou bem no jogo e foi muito importante para devolver o equilíbrio à equipa e voltar a tomar o controlo do jogo. Uma palavra para o Morato: alguém tem que lhe explicar que, apesar do que ele pensa, ele não tem técnica suficiente para tentar sair da defesa a jogar. Tem tudo a ganhar se optar por processos mais simples. O Draxler voltou a ser uma desilusão.
Agora é trabalhar já para o próximo jogo. Foi positivo ver o David Neres fazer mais alguns minutos, para que esteja em melhores condições. Ficarei também na expectativa sobre as recuperações do Rafa e do Grimaldo, porque são dois jogadores fundamentais. Tudo o que não for dar o máximo no próximo jogo significará problemas, porque também me parece que se colocam ali muitas fichas para nos parar. A euforia desmedida azul-esverdeada depois da nossa derrota em Braga deu para o torto, e é preciso corrigir o mais depressa possível. E o Amorim é um treinador que se sente sempre muito confortável a deixar as suas equipas serem dominadas, para depois ferir na transição - eu não me esqueço da nossa derrota por 1-0 contra o Braga quando ele era o treinador, por exemplo. Tendo em conta que gostamos de ter bola e de jogar com linhas subidas, com os laterais muito projectados, apesar dos doze pontos de vantagem não encaro o jogo com qualquer tipo de excesso de confiança.
De Pedro Qwara a 11 de Janeiro de 2023
O Benfica fez um jogo pobrezinho na Póvoa de Varzim, parecendo até querer complicar aquilo que se tinha tornado fácil, com o golo madrugador de Grimaldo, logo aos 4 minutos.
Quem tivesse passado por cá só para ver a bola não diria que se defrontavam o 1º classificado da primeira liga e o 17º classificado da terceira, o que por si só, não é nada abonatório daquela que foi a exibição do Benfica.
Mas, em relação ao que verdadeiramente importa, o Benfica está nos quartos de final da taça de Portugal e, bem vistas as coisas, até conseguiu o melhor resultado dos últimos seis jogos disputados na Póvoa de Varzim, se bem que num contexto diferente.
No teatro é costume dizer-se que a um mau ensaio geral, corresponde uma boa estreia, espero que isto seja um bom presságio para o jogo do próximo domingo e que o Benfica possa estrear em 2023, aquele futebol brilhante a que nos habituou na segunda metade de 2022.
Espero também que os dois jovens nórdicos, de nomes impronunciáveis, venham acrescentar valor e agitar as águas, á semelhança daquilo que aconteceu no passado com Glenn Stromberg, Jonas Thern, Stefan Schwarz ou Michael Manniche.
E Pluribus Unum !
De
D'Arcy a 11 de Janeiro de 2023
Só uma correcção: o Varzim não é 17º classificado, é o 2º classificado na Série A da 3ª Liga. Não que isso faça grande diferença, mas é só para relatar os factos como eles são.
De Pedro Qwara a 11 de Janeiro de 2023
Tem toda a razão, o Google às vezes é como o GPS, leva-nos por caminhos errados, ainda assim…
De Anónimo a 11 de Janeiro de 2023
De BI-CAMPEÃO EUROPEU a 11 de Janeiro de 2023
Vitória inquestionável e justa, muito embora tenha estado em perigo quando o Varzim se predispôs a correr mais um bocadinho, o que foi o suficiente para a nossa equipa começar a tremer, a abanar, valendo-nos o nosso guarda-redes Ody Vlachodymos!!!!!
Penso que o nosso Benfica tem de ter jogadores bem mais poderosos do ponto de vista físico, pois nesse capítulo somos uma equipa banal, até mesmo inferior à grande maioria das equipas cá do burgo.
Sei perfeitamente que o nosso futebol e cultura desportiva, mais do que todas as outras equipas juntas, sempre foi baseado na capacidade técnica e virtuosismo de quem enverga o MANTO SAGRADO VERMELHO. Isso é absolutamente inquestionável. No entanto no futebol destes tempos, os factores força física e capacidade atlética, bem como a velocidade e intensidade de jogo são determinantes para o sucesso, não só nas provas internas, mas sobretudo a nível de competições europeias, mormente na Liga dos Campeões.
Gostava que a nossa Estrutura Profissional, a começar pelo Presidente e treinador, atentassem bem essa situação e dotassem o nosso Clube e equipa(s) com a VERDADEIRA MENTALIDADE DOS CAMPEÕES, que inclui os requisitos fundamentais que atrás descrevi.
Ainda quanto ao jogo, vimos "muito pau" dos vareiros para intimidarem os nosso jogadores, sendo que um dos vareiros - salvo erro, hélder barbosa - levou apenas um cartãozinho amarelo, quando esteve à beira de causar uma lesão grave ao nosso Enzo Pèrez numa entrada assassina com a sola da chuteira às canelas do Enzo Pérez com o apitador a fazer aquilo para que foi programado, isto é, vista grossa, mostrando apenas e a contra-gosto, o cartãozinho amarelo em vez do vermelho ao caceteiro poveiro, que ainda teve a distinta lata de pedir satisfações ao apitador por ter sido admoestado com o cartãozinho amarelo!!!!
Ainda quanto à apitadoragem empurrões aos jogadores do Benfica são considerados jogo legal, já se forem os nossos jogadores a dar o mais pequeno empurraãozinho/toquezinho ao adversário, logo vêem o cartão amarelo.... etc,etc,etc,..
Aliás basta ver as estatísticas do jogo. O nosso Benfica com cerca de 68% de posse de bola, e mesmo assim teve assinaladas contra si mais do dobro de faltas das que foram assinaladas ao adversário!!!
Ora isto acontece porque mais de metada das faltas assinaladas contra nós, PURA E SIMPLESMENTE NÃO EXISTEM. Apenas são assinaladas porque o "sistema" transformou os Árbitros em apitadores tele-comandados para fazerem esse "trabalhinho"!!!!!!
Pena que os nossos dirigentes continuem a fazer como o avestruz, isto é, a meter a cabeça dentro da areia para dizerem que não viram nada, e deixem o nosso Benfica sem defesa e à mercê de quem nos odeia e só quer o nosso mal!!!!
É preciso mudar de atitude e mandar a PAZ PÔDRE pelo cano de esgoto abaixo.
O nosso Glorioso SLBenfica é o Maior e o Melhor Clube Português e não pode estar sujeito a respeitar quem quer que seja, muito menos a ligueca Porcoguesa e seus mafiosos dirigentes anti-Benfica, por medo.
Respeitar algo ou alguém por medo é ridículo e desprezível, e só apequena quem o faz. O nosso Benfica não pode de forma alguma deixar-se cair nessa situação, pois isso está nos antípodas dos nossos Fundadores e grandes Dirigentes e Sócios do passado, que ao longo da nossa inigualável História sempre foram capazes de defenderem o Clube contra tudo e contra todos nas mais difíceis situações.
É isso que eu penso.
Benfica Benfica Benfica....... o Maior e o Melhor ad aeternunnnn
De Anónimo a 13 de Janeiro de 2023
É isso aí, patriota bi, marchemos contra a cidade do futebol a sede da liga e da APAF e quebramos tudo 💪
De Nick Name a 11 de Janeiro de 2023
Só queria gabar a paciência de quem lê os posts de "adeptos" que só deitam abaixo mesmo quando se ganha e quando se vai com 7 pontos de vantagem no campeonato, especialmente quando aparecem essas tiras dementes e despropositadas sobre os "apitadores". Que bem hajam os que têm coragem para aturar os doentes mentais, que eu sinceramente não consigo.
De BI-CAMPEÃO EUROPEU a 11 de Janeiro de 2023
Compra um cérebro a fim de seres capaz de ver os roubos de que o Glorioso SLBENFICA é vítima.
Tu deves ser mais daquele tipo de totós que ainda acreditam no Pai Natal, quiçá que os bébes vêm de Paris no bico das cegonhas.
Quem gosta de "Benfiquistas" como tu são os asquerosos andrades galegos do fcpenalty e os lagartinóide jacarés do riporting de alvaLADRA.
Por haver tantos nabos e resignados como tu é que há cerca de três anos o MEU BENFICA Glorioso e Inigualável não põe a mão no prato de nenhum Título.
ACORDA PARA A REALIDADE DO MUNDO.
Benfica Benfica Benfica............... Sempreeeeeeeeeeeeeeeeeeee o Maior e o Melhorrrrrrrrrrrrrrrrrrr
P.S. Os BENFIQUISTAS com quem eu convivo diariamente - e são muitos, muuitos, muuuitos - subscrevem na íntegra tudo aquilo que tenho escrito.
Mais uma vez: ABRE OS OLHINHOS.
De BI-CAMPEÃO EUROPEU a 11 de Janeiro de 2023
Tu é que és DOENTE MENTAL, pois de contrário serias capaz de ver todo o mal que é perpetrado INCESSANTEMENTE contra o Maior e Melhor de Portugal.
Repito: COMPRA UM CÉREBRO.
BENFICA BENFICA BENFICA............ AD Aeternunnnnnnnnnnn o Maior e o Melhorrrrrrrrrrrrrrrrr.
De Nick Name a 11 de Janeiro de 2023
Só isso? Fico desiludido, mas suponho que é porque a medicação está a começar a fazer efeito. Aconselha-se que não desista do tratamento.
De BI Campeão Europeu a 11 de Janeiro de 2023
Mantenho o que disse. A minha medicação é de pessoas normais e sadias. É água pura das fontes.
A tua já não te consegue recuperar, tal é o teu fraquinho Benfiquismo e atrasamento cognitivo de alto índice patológico.
Se não podes comprar, ao menos aluga um cérebro.
BENFICA DESDE SEMPRE E PARA SEMPRE.
(Aprende).
De Nick Name a 11 de Janeiro de 2023
Água pura das fontes para pessoas normais e sadias! Por esta é que eu não esperava, eheheheheheheheh!
De BI-CAMPEÃO EUROPEU a 12 de Janeiro de 2023
Estás a ver, oh "inteligente", aqui estás sempre a aprender. Normais e sadias pode até ser um pleonasmo, que não é incorrecto e serve para relevar o que se pretende transmitir.
Aprende nabo.
BENFICA SEMPREEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE
De Armando Cravo a 11 de Janeiro de 2023
Não podias ser mais assertivo, Nick. Eu também não tenho paciência para ler certos comentários de alguns "benfiquistas"!!!
De BI-CAMPEÃO EUROPEU a 12 de Janeiro de 2023
Olha o "cravinho"?!?! Saiu da toca este totó que também já andou aqui metido comigo!!!! Que morcão!!! Pareceis mais andrades/galegos do fc-penalty do que adeptos do Glorioso Benfica!!!!
Não interessa, pois a mim só o Benfica é que importa, o que dizem os burros, e dois burros não fazem sequer um cavalo, entra-me por um ouvido e sai-me por todos os buracos com velocidade 10000 vezes superior à que entrou.
Oh tótos ressabiados, o que é que o meu comentário tem de mais, se eu apenas falo, apelando para que O MEU BENFICA seja efectivamente defendido dos seus inimigos, e refiro também as APITADORAGENS anti-Benfica disfarçadas de arbitragens, que vocês os dois, BURROS E "CEGUINHOS" não conseguem enxergar, ou quiçá têm medo de ferir os vossos amigos andrades e lagartinóides?!"?!
Há muitos Benfiquistas que concordam com o que eu digo, e até já alguns aqui o manifestaram, mas como sou um ser imperfeito rodeado de seres ainda mais imperfeitos, aparece sempre um ou dois ressabiados lorpas a competirem entre si quem é o campeão do disparate.
Arre!!!! O que eu tipo tem de sofrer pelo Benfica?!?! Já não bastam os andrades do fc-penalty/porco e os lagartinóides que n unca mais chegam sequer a jacarés!!!!!
BENFICA SEMPREEEEEEEEEEEEEEEEEE O MAIOR E O MELHORRRRRRRRRRRRISSO É QUE É IMPORTANTE PARA MIM, O RESTO É PURA TRAMPA.
De Pedro Qwara a 11 de Janeiro de 2023
Na semana que antecede o derby, tomo a liberdade, se tal me for permitido, de homenagear aqui o Maior, que nos deixou, fez no passado dia um, vinte e quatro anos.
Dos muitos derbys a que assisti há um em particular que me ficará para sempre gravado na memória, por ser o primeiro de que me recordo com mais nitidez e também por ser certamente o derby mais surreal da história do futebol.
12 de Fevereiro de 1978, Estádio da Luz, o Benfica de Humberto, Toni, Chalana, Nené, Vítor Baptista, defrontava o Sporting de Manaca, Laranjeira, Fraguito, Manuel Fernandes, Inácio e Jordão. O jogo decorria normalmente, com as equipas bem encaixadas uma na outra, até que ao minuto 54 Cavungi centrou do lado direito, Vítor Baptista recebeu a bola no peito, antecipando-se a Inácio, e disparou uma autêntica 'bomba', com o pé direito, ao ângulo superior esquerdo de Botelho. Um golaço que acabou por ditar o resultado do jogo. Mas o melhor ainda estava para vir, após os festejos do golo, bola ao centro, mas algo de anormal se passava, uma vez que Vítor Baptista continuava na área sportinguista a vasculhar o relvado… A ele se juntaram companheiros, adversários e até o próprio arbitro, Rosa Santos, enquanto que os 60.000 espetadores que enchiam a Luz naquela tarde de domingo, ficavam estupefactos, sem saber o que se passava. O jogo esteve interrompido durante cerca de 10 minutos, enquanto na bancada muitos especulavam acerca do sucedido, sendo a versão mais repetida a de que o Vítor tinha perdido um dente de ouro… Até que finalmente e através do relato radiofónico surgiu a explicação, o Maior tinha perdido o brinco.
Esta é uma história do tempo em que, pelo menos para mim, o futebol tinha outro encanto, a “industrialização” do jogo roubou-lhe a magia, se bem que um derby é sempre um derby. Que ganhe o melhor, que é como quem diz o Benfica.
O Maior foi imortalizado nas palavras de José Jorge Letria e na voz de Vitorino…
Rapaz do brinco
Eras o rapaz do brinco
Eras o herói da tarde
Driblador cheio de afinco,
Médio seguro ou trinco
Da alegria dessa idade
Eras a festa do jogo,
Com o resultado incerto,
Entre a água e o fogo,
Adeus Vítor até logo
Que a vitória andou perto.
Eras o brinco perdido
Na parcela do relvado
Onde em sonhos tinhas lido
As promessas sem sentido
De um contrato renovado.
Eras o ponta de lança
Da infância sem ternura,
O campeão que foi esperança
E essa eterna criança
Sempre às portas da loucura
Foste a sombra do que eras,
A carreira interrompida,
Gazela no meio das feras,
A ruína das quimeras,
Destroço de um fim de vida.
Foste esse brinco perdido
Em grande tarde de glória
E podias ter vencido,
Mesmo vergado e rendido
Pelas traições da memória.
Foste o brinca jóia rara
Desse tempo de conquista;
A loucura sai tão cara
E se a grandeza é tão rara
Que viva o Vítor Baptista.
E Pluribus Unum !
De Anónimo a 11 de Janeiro de 2023
Surreais foram também as declarações prestadas á imprensa depois do jogo, onde o Vitor dizia que tinha perdido dinheiro a trabalhar, uma vez que o prémio de jogo eram 8 contos e o brinco tinha custado 12 contos
De Anónimo a 12 de Janeiro de 2023
Grande Vitor Batista, hoje já não há pontas de lança assim, exceto talvez Haaland, que com a sua robustez e capacidade de marcar golos de qualquer maneira e feitio, tem algumas semelhanças com o Maior. Foi um herói no seu tempo, mas infelizmente quem levou a melhor foi a heroína.
De Luís Manuel a 13 de Janeiro de 2023
Olá D'Arcy, e obrigado pelo post.
O mais importante está conseguido, que era a continuidade na Taça. Defrontaremos novamente o Braga, e é uma boa oportunidade para limpar a imagem deixada no último jogo contra eles.
Não fizemos um jogo brilhante, é verdade. Há jogos em que falhamos muitas ocasiões de golo, outros em que temos cerimónia em rematar. Demoramos a chegar à forma da primeira metade da época, em que jogávamos e marcávamos. Para ser sincero, o Varzim nunca foi um clube de que mais gostasse. Sempre que jogamos lá levamos sarrafada. Foi lá que partiram a perna ao Chalana, e foi lá que o Mantorras deve ter feito o segundo jogo em que levou mais sarrafada da sua carreira - o primeiro foi contra o Boavista. O Varzim é actualmente treinado pelo ex-treinador do Canelas. Não lesionaram gravemente o Enzo por acaso, fora outras entradas perfeitamente estúpidas. Lembro-me de um jogador do Varzim que deixa ficar o pé quando o Ody mergulhou para agarrar a bola.
Concordo com todas as apreciações individuais que fazes. Posso estar a ser muito injusto, e desde já peço desculpa, mas dá vontade de dizer que entramos sempre com 10 quando joga o Draxler. Gostei muito da exibição do Lucas Veríssimo. Se não me engano, foram os primeiros 90 minutos que fez na equipa principal após a lesão gravíssima que contraiu. E esteve muito bem, a antecipar-se, a impor o físico, a dar segurança à defesa.
Também não encaro o próximo jogo com qualquer tipo de excesso de confiança, pelo contrário. Não estamos no nosso melhor, o Neres ainda não está em boa forma, e, se se confirmar a ausência do Rafa, será uma baixa de peso. Mas para ser sincero prefiro que ele não jogue se for para jogar a meio-gás, com medo (normal) de meter o pé e de agravar a lesão. Terá de jogar outro, e espero que o nosso treinador esteja alertado para o modo como as equipas do Amorim se dispõem em campo, tal como referes. Além disso, já começámos a ouvir as vozes indignadas que clamam por justiça na arbitragem, e este jogo, embora não sendo determinante, é mesmo muito importante. Vão ser muitas as fichas colocadas para nos parar. Se não lutarmos, se não dermos tudo e não jogarmos com cabeça, encontraremos muitas dificuldades. Que os nossos adeptos apoiem e levem a equipa até à vitória.
Força, Benfica!
De BI-CAMPEÃO EUROPEU a 14 de Janeiro de 2023
Como sempre, eles, os INIMIGOS do nosso Glorioso SLBENFICA, quando se aproxima a data de nós jogarmos contra eles, "jogam" e "jogam" muito forte fora das quatro linhas!!!!!
E nós, sempre a ver a "banda a passar"!!!!
Vem agora por exemplo esse ESCARROLA ACÉFALO E MONTE DE ESTERCO carlos xavier do riporting de alvaLADRA - lá estão eles a ladrar mais uma vez - dizer em toda a imprensa escrita e não só, que, e passo a citar, "isto já está tudo entregue", querendo esse MONTE DE MERDA dizer que o Título já está entregue ao nosso SLBENFICA, tentando obter efeitos contrários, pressionando forte e feio o apitador soares dias para o jogo de domingo.
Esses lagartinóides são peritos nessas situações. É o melhor que sabem fazer. Uns INDIGENTES.
Pena e que não haja ninguém do Benfica a pôr esse e outros BURROS na linha, chamando-os aquilo que eles são: MENTIROSOS, SENIS, BÁCOROS, MONTES DE ESTERCO, que vivem com o trauma da Grandeza e Superioridade do nosso querido SLBENFICA.
Os nossos jogadores, além de serem melhores do que qualquer adversário no capítulo técnico, que se mentalizem que contra esses INIMIGOS RASTEIROS têm de dar no jogo no mínimo dos mínimos 100%, pois como habitualmente, iremos ter de jogar contra duas equipas em simultâneo, os lagartinóides e os apitadores!!!!
É a nossa sina, enquanto não formos capazes de nos libertarmos e tornarmo-nos INDEPENDENTES desta PAZ PODRE que reina no futebol cá do burgo, e mostrarmos efectivamente a nossa força e poder como o MAIOR e MELHOR Clube de Portugal.
BENFICA BENFICA BENFICAA........... Só Benficaaaaaaaaaaaaaaa e mais nadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.. Sempreeeeeeeeeeeeeeeeee
De Anónimo a 15 de Janeiro de 2023
Quem é esse aí de Xavier?
Comentar post